sábado, 5 de julho de 2014

(241 ANOS HISTÓRIA DE CONQUISTAS) SOBRAL É ÍCONE DE DESENVOLVIMENTO

Ponte sobre o Rio Acaraú, por onde a cidade construiu a sua história até os dias atuais como metrópole

Sobral. Este município chega hoje aos seus 241 anos de criação com motivos de sobra para comemorar. Isto porque são registrados diversos avanços em setores como Educação, Saúde, Ação Social e em setores da economia como Indústria, Comércio e serviços.

A cidade é destaque no ranking cearense e nordestino do Firjan de Desenvolvimento Municipal, figurando em 245º lugar entre os 5.565 municípios brasileiros. Detem o índice de 0,8132 nesta avaliação (quanto mais próximo de 1 melhor o desempenho).

A cidade foi uma das duas únicas cearenses a apresentar alto desenvolvimento.

Seguida por Eusébio, a "Princesa do Norte" é o única cidade cearense na classificação, que refere-se ao ano de 2011, mas divulgada no mês de junho último. Conforme a pesquisa, Sobral vem registrando avanços nas áreas de Educação, Saúde e grande crescimento industrial, comercial e imobiliário. O município passou do 6º maior PIB per capita, em 2011, para ser atualmente o 4º PIB per capita do Ceará.

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo do Sistema Firjan que acompanha anualmente o desempenho socioeconômico de todas as cidades brasileiras em três áreas de atuação: Emprego e renda; Educação; e Saúde. A avaliação é medida em índices que variam de zero a um ponto, que classifica o nível de desenvolvimento de cada município em quatro categorias: baixo, de 0 a 0,4; regular,0,4001 a 0,6; moderado, de 0,6001 a 0,8; e alto desenvolvimento, de 0,8001 a 1.

Matéria completa no Jornal Diário do Nordeste

Arco de Nossa Senhora de Fátima, no Centro da cidade, é cartão postal do Ceará. No seu aniversário de 241 anos, a "Princesa do Norte" exibe índices de crescimento que lhe colocam em posição de destaque no cenário nacional. Fotos: Wellington Macedo

PARABÉNS SOBRAL - MENSAGEM DE PADRE ZÉ

"Minha Querida Sobral, 

Os seus 241 anos são um marco fincado na história gloriosa dos teus filhos. Assistimos hoje, o desfile dos nosso antepassados, a presença forte dos do presente e o compromisso dos do porvir.

Aceita com muito amor nossa homenagem e imorredoura gratidão.

Com carinho e com afeto, Padre ZÉ."

sexta-feira, 4 de julho de 2014

NOTA DE FALECIMENTO - MAURÍCIO

Maurício é natural de Alcântaras - COHAB, atualmente está fora de sua cidade natal
E na manhã de hoje, 04/07, em Goiânia-GO, passou para a Vida Eterna, o jovem Maurício, filho de Batista Albuquerque e Socorro Benício.

Enquanto eu descanso em Deus, Ele me dá tudo que eu preciso. - (Salmos 27:2)

"Alberto Lourenço (Via Facebook)"

OS NOVOS GESTORES DE ALCÂNTARAS NA LISTA ATUALIZADA DO TCM

Saúde é uma das áreas de mais processos em Alcântaras. Há vários gestores na lista
Com a divulgação da lista do TCM encaminhada ao TRE contendo os gestores com contas desaprovadas, novos nomes de secretários alcantarenses veio a tona. Dos nomes, muitos já conhecidos das últimas administrações municipais. E após três anos da atual gestão, alguns já começam a aparecer.

Na Relação de Processos Prestação de Contas de Governo, há duas mudanças; a inclusão de Raimundo Gomes Sobrinho com as contas de exercício 2009 e desaprovada em 2014, e a exclusão dos processos em nome de Joaquim Ximenes Carvalho, que em decorrência do seu falecimento saíram da lista do Tribunal. Continua o nome de Gerardo Alves Carmo, com contas de 2004 desaprovadas em 2009.

Na Relação de Processos Com Nota de Improbidade um nome novo: O atual Secretário José Helder Lima Parente. A multa aplicada ao Secretário neste processo é de R$ 12. 237,15 reais.

E na Relação de Processos Sem Nota de Improbidadee, os Gestores ou Ex-gestores são; Ataíde Lauriano Vieira, Joaquim Alcantara Parente e Valdelice Menezes Costa Maia.

Confira a lista de nomes e processos de todos os municípios do Estado do Ceará clicando AQUI.

(FICHA SUJA) Presidente do TRE recebe do TCM lista de gestores com contas desaprovadas

Entrega da lista do TCM no Gabinete da Presidência do TRE
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Iracema do Vale, recebeu em seu gabinete, na tarde desta quinta-feira, 3/7, a visita do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Francisco Aguiar, que entregou ao TRE e ao Ministério Público Eleitoral, cópia da lista de gestores com contas desaprovadas elaborada pelo TCM.

A presidente do TRE agradeceu ao presidente do TCM, “que gentilmente nos visitou para entregar esta lista que será muito importante no julgamento dos registros de candidatura para as eleições 2014, que já começa na próxima semana”. A desembargadora Iracema do Vale disse ainda que “no momento, a bola está com o Ministério Público Eleitoral, através do procurador Rômulo Conrado, que analisará caso a caso e, se necessário, fará as denúncias contra candidatos que possam integrar a lista do TCM”.

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Francisco Aguiar, afirmou que “a lista é fruto de um trabalho criterioso que já está disponível no site do TCM, com livre acesso para quem quiser consultar”.

Na lista divulgada pelo TCM constam 9.694 processos. Deste total, 4.115 são relacionados às contas desaprovadas de prefeitos e gestores, sendo que 1.648 por improbidade administrativa. Todos os 184 municípios cearenses têm gestores incluídos na lista.

Da entrega da lista do TCM ao TRE estiveram presentes ainda o corregedor regional eleitoral, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, o procurador regional eleitoral, Rômulo Parente, e o conselheiro do TCM, Hélio Parente.

Fonte: Informações TRE/CE

quinta-feira, 3 de julho de 2014

UVA DIVULGA O RESULTADO DO VESTIBULAR 2014.2

A Universidade Estadual Vale do Acaraú, divulgou o resultado do seu Vestibular 2014.2. Confira aqui mesmo o resultado. ou acesse o site da UVA.

*Clique no curso desejado para visualizar a classificação  ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO - 40 vagas - Diurno
 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BACHARELADO - 20 vagas - Integral
 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA - 20 vagas - Integral
 CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO - 40 vagas - Noturno
 CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO - 50 vagas - Integral
 CIÊNCIAS SOCIAIS BACHARELADO - 25 vagas - Noturno
 CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA - 25 vagas - Noturno
 DIREITO BACHARELADO - 40 vagas - Noturno
 EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA - 40 vagas - Integral
 ENFERMAGEM BACHARELADO - 40 vagas - Integral
 ENGENHARIA CIVIL BACHARELADO - 40 vagas - Integral
 FILOSOFIA LICENCIATURA - 40 vagas - Diurno
 FÍSICA LICENCIATURA - 50 vagas - Noturno
 GEOGRAFIA BACHARELADO - 25 vagas - Diurno
 GEOGRAFIA LICENCIATURA - 25 vagas - Diurno
 HISTÓRIA LICENCIATURA - 50 vagas - Noturno
 LETRAS HABILITAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA LICENCIATURA - 40 vagas - Diurno
 LETRAS HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA LICENCIATURA - 40 vagas - Noturno
 MATEMÁTICA LICENCIATURA - 35 vagas - Noturno
 PEDAGOGIA LICENCIATURA - 50 vagas - Diurno
 PEDAGOGIA LICENCIATURA - 50 vagas - Noturno
 QUÍMICA LICENCIATURA - 40 vagas - Noturno
 TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS TECNOLÓGICO - 50 vagas - Noturno
 ZOOTECNIA BACHARELADO - 40 vagas - Integral

(COREAÚ) PREFEITURA MUNICIPAL COMEMORA O SUCESSO DO FESTIVAL DE QUADRILHAS DO MUNICÍPIO

Evento foi realizado no último final de semana. Uma verdadeira multidão compareceu para prestigiar, além dos grupos participantes, os Shows da dupla Italo & Renno e do grupo Sertanois.

A Prefeita de Coreaú, Erika Frota Cristino, é só alegria com o sucesso do Festival de Quadrilhas realizado no último final de semana, mobilizando os coreauenses e uma legião de brincantes que foram conferir o mega show da dupla Italo & Renno e do grupo Sertanois, que abalaram a multidão até a madrugada de segunda-feira (30).

Participaram do Festival, quadrilhas de Coreaú, Meruoca, Tianguá e Sobral, que levaram os três primeiros lugares 1° Botando Quente, 2° Estrela do Luar e 3° Pisa na Fulô.

Com blog Sobral em Revista


(FORQUILHA) COMEÇA HOJE O XIV FESTIVAL DE QUADRILHAS. CONFIRA A PROGRAMAÇÃO!

Começa hoje o XIV FESTIVAL DE QUADRILHA DE FORQUILHA, uma das maiores festa juninas da Região Norte do Ceará. 

A Prefeitura de Forquilha preparou uma grande estrutura para receber mais de 15 mil pessoas, com Camarotes e uma estrutura de palco digno de uma grande festa. As melhores quadrilhas juninas da Região Norte estarão participando da competição, sem contar com grandes Shows que acontecerá em todas as noites do Festival.

O Festival de Quadrilha de Forquilha está entre os grandes eventos juninos do Estado do Ceará, num grande esforço do Prefeito Gerlásio Loiola e todo o seu secretariado, contando com o apoio do Governo do Estado do Ceará.

A cidade de Forquilha vive esse momento e se prepara para receber um grande número de turistas que participarão dessa grande festa.

Fonte: Sobral Agora. 

(DE COREAÚ) MAIS UMA LIDERANÇA DA ZONA NORTE ADERE A MOSES RODRIGUES

Desde que o nome de Moses Rodrigues foi indicado pelo PPS para disputar uma vaga ao legislativo federal, a agenda do jovem empresário mudou. 

Na última quarta-feira, o pré-candidato a Deputado Federal esteve reunido, em Fortaleza, com mais uma liderança política. Em uma conversa amistosa, o advogado e ex-vice-prefeito do Município de Coreaú, Dr. Francimor aderiu à pré-candidatura com a proposta fortalecer um novo nome no atual cenário político.

D blog Sobral de Prima

SECULT - ALCÂNTARAS PRONUNCIA-SE SOBRE AS BANDAS DO FESTIVAL

A Secretaria de Cultura do município por meio de nota da Secretária Ana Gláucia, afirma não haver atrações definidas até o momento.

 A Secretaria de Cultura de Alcântaras, zona norte do Ceará, lançou na tarde desta última quarta-feira, 02, uma nota ao público falando sobre desconhecer as atrações da 18ª edição do Festival de Quadrilhas da cidade, conforme veiculado nas mídias sociais.

Em nota publicada no blog oficial da Prefeitura de Alcântaras o órgão responsável por organizar e promover o evento junino disse não haver até o momento bandas musicais definidas para se apresentarem no Festival previsto para ocorrer no final de julho conforme compartilhado nas redes sociais.  A Secult informou ainda que até esta data não haveria sido realizado nenhum processo licitatório para este fim e que tão logo seja realizado o procedimento o cartaz com as bandas que animarão o Festival serão divulgadas oficialmente. 

Ao fim do documento a Secretária Ana Gláucia informou que a Licitação deve ocorrer até o dia 15 de julho.

Com Post de Francisco Freire (Portal Jovem)

quarta-feira, 2 de julho de 2014

(MERUOCA) SINDTRAM INFORMA; EDITAL 02/2014 II ASSEMBLEIA GERAL DO ANO DE 2014.

Clique na imagem para melhor visualizar
O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Meruoca - SINDTRAM, faz saber a todos os seus filiados e demais interessados que será realizada a II ASSEMBLEIA GERAL de 2014. 

Na pauta serão discutidos várias assuntos relevantes, entre eles, relacionados as categorias da Saúde e Educação. Confira:

Serão acordados os seguintes assuntos na ordem do dia:
1. Prestação de Contas Ano Base 2013; 
2. Contribuição da Mensalidade Sindical;
3. Contribuição  Sindical Anual ;
4. Modernização do Estatuto Social Do SINDTRAM;
5. PCCS dos Profissionais de Saúde;
6. Piso dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e  Agente de Combate a Endemias (ACE);
7. Insalubridade;
8. Cumprimento da Integridade do Pccs dos Profissionais do Magistério;
9. Anuênio;
10. Ratificação da Entidade Sindical. 

LOCAL: AUDITÓRIO OSWALDO SOARES (CAMARA MUNICIPAL DE MERUOCA-CE)
DATA: 11/07/2014
HORÁRIO: 18:00h

As informações são da Diretoria do Sindtram

SOBRAL REALIZARÁ A EXPOSIÇÃO "MUSEUS CRIAM CONEXÕES: TEMPOS E ESPAÇOS DIVERSIFICADOS"

Grato pelo convite!
C o n v i t e

O Prefeito de Sobral Veveu Arruda e a Secretária da Cultura e do Turismo Eliane Leite convidam para a abertura da Exposição "Museus Criam Conexões: Tempos e Espaços Diversificados", com registros fotográficos da arquitetura sobralense.

Data: 09/07/14 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Casa da Cultura de Sobral
Av. Dom José, 881 - Centro



terça-feira, 1 de julho de 2014

MPCE RECOMENDA EXCLUSÃO DE CANDIDATA FILHA DO PREFEITO APROVADA EM CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE MERUÓCA

Segundo apurado em Procedimento Ministerial da Promotoria de Justiça de Meruóca, instaurado para acompanhar a lisura do referido certame, foi constatado que a candidata M.L.S.G., aprovada em primeiro lugar para o cargo de Fiscal de Tributos do Município é filha do atual prefeito Manuel Costa Gomes e sobrinha de Francisco Apoliano Gomes (irmão do prefeito), secretário de Administração e Finanças. Este fato culminou na recomendação da exclusão da candidata aprovada no referido concurso público.

A Recomendação nº 003/2014 foi expedida no dia 30 de junho de 2014 para adoção das providências cabíveis, para ciência dos interessados e do Tribunal de Contas dos Municípios, da Procuradoria de Justiça do Combate aos Crimes Contra a Administração Pública (PROCAP), bem como ao Legislativo Municipal, por intermédio do presidente da Câmara Municipal.

Conforme o representante do Ministério Público do Estado do Ceará, o impedimento também ocorreu porque o então prefeito assinou aditivos aos editais do concurso e o secretário de Administração e Finanças é o gestor da licitação, firmando os contratos e autorizando os empenhos e pagamentos para a FUNCEP, empresa contratada para realização e execução do concurso público.

 O ato do prefeito municipal de intervir diretamente na execução do concurso e do tio da candidata assinar o procedimento licitatário e o contrato perante a empresa FUNCEP gerou impedimento total dos parentes dos gestores públicos de participarem do certame.

Fonte: Ascom MP/CE


FETAMCE E SINDTRAM - MERUOCA, REAGEM AS DECLARAÇÕES FEITAS À ORGANIZAÇÃO SINDICAL

Segundo o presidente do Sindtram, Luciano Passos, a perseguição teve início há pelo menos um ano e ganhou caráter mais ostensivo diante das últimas atividades do sindicato, que cobra em 32 processos, que correm na justiça. Veja a matéria na íntegra publicano no site da FETAMCE.

"Prefeitura de Meruoca assedia representantes do Sindicato de Servidores da cidade

O Sindtram – Sindicato dos Trabalhadores Públicos de Meruoca denuncia mais um dos ataques feito pela Prefeitura da Meruoca à organização sindical dos trabalhadores da cidade. Utilizando blogs e rádios comunitárias comandadas pelo executivo municipal, o chefe de gabinete da cidade, Cesário Apoliano, repercutiu nota descredibilizando a existência do sindicato e classifica como “futrica” as ações implementadas pelo Sindtram em busca dos direitos dos trabalhadores do serviço público.

O relato dos ataques sofridos pela organização sindical foram feitos durante a Caravana dos Servidores Municipais do Ceará, que levou as presidentes da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) e da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (CONFETAM-CUT), Enedina Soares e Vilani Oliveira, aos sindicatos municipais de Coreaú, Moraújo, Ubajara, Meruoca e Tianguá nos dias 26 e 27 de junho.

Segundo o presidente do Sindtram, Luciano Passos, a perseguição teve início há pelo menos um ano e ganhou caráter mais ostensivo diante das últimas atividades do sindicato, que cobra em 32 processos, que correm na justiça, a devolução de direitos dos trabalhadores, entre eles mandatos de segurança; cobrança de pagamento de salário mínimo, tendo em vista que ainda existem servidores que recebem menos que isso, violando os direitos básicos; retroativo salarial; correção salarial; licença prêmio; assédio moral; suspensão do desconto mensal dos servidores e apropriação pelo município da contribuição sindical anual.

Utilizando-se de palavras de baixo calão, que podem ser conferidas, o chefe de gabinete de Meruoca afirma que o Sindicato não teria representatividade por não possuir Carta Sindical, conferida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)."

CLIQUE AQUI PARA CONTINUAR E LER O CONTEÚDO COMPLETO.

DEFINIDOS OS PRINCIPAIS NOMES DAS ELEIÇÕES NO CEARÁ

Definidas as candidaturas dos dois principais grupos que disputarão as eleições neste ano no Estado do Ceará.

No grupo liderado por Eunício Oliveira - PMDB ao governo do Ceará, temos ainda Roberto Pessoa - PR para vice-governador e Tasso Jereissati para o senado da República.

No grupo da situação, além do candidato a Governador Camilo Santana - PT, conta ainda com Izolda Cela - PROS na Vice-governadora e Mauro Filho para senador

"ESTÃO QUERENDO EMPURRAR UM CANDIDATO DE GOELA ABAIXO" DISSE PADRE ZÉ LINHARES

Repercutiu em toda a cidade (Sobral) a entrevista concedida pelo deputado federal do Padre Zé Linhares ao repórter Carlos Alberto Ritchelly, Rádio Tupinambá de Sobral, durante convenção do PT no domingo em Fortaleza. 

Padre Zé Linhares, chegou a dizer que o seu partido foi desprestigiado pelo governador Cid Gomes, que o deixou de lado durante as articulações para a composição das coligações partidárias. Padre Zé Linhares, enquanto lamentava de forma emocionada, chegou a dizer que todos que estavam ali estavam sendo pagos e cerca de 70 ônibus foram contratados para levar o povo a convenção do PT. Tudo que eles querem somente o PT e o Pros estão sendo privilegiados. "Nós vamos sair, para não sofrer a humilhação do jeito que está não dar para o PP", disse padre Zé Linhares, ao mesmo tempo em que falava que esteve por diversas vezes reunido com os Ferreira Gomes e nada foi definido.Em outro trecho, bastante emocionado o deputado do PP, disse que não entende política sem conversa, e sem diálogo. 

"Juntando esse monte de partido pequeno que está aqui, não dar um minuto de televisão e o PP tem um minuto e 59 segundos" desabafou Zé Linhares. Querem empurrar um candidato de goela abaixo sem a gente saber quem ele é, não dá, disse Zé Linhares se referindo ao candidato do PT Camilo Santana.

Fonte: Blog do Radialista Wilson Gomes

PROJETO SOBRE LIMITES MUNICIPAIS DEVE SER CONCLUÍDO ATÉ O FINAL DE 2014

O projeto de georreferenciamento dos limites municipais no Estado do Ceará deverá ser concluído até o fim deste ano, de acordo com o presidente da Comissão de Criação de Novos Municípios, Estudos de Limites e Divisas Territoriais da Assembleia Legislativa, Luiz Carlos Mourão Maia.

Neste momento, está sendo concluído o levantamento da macrorregião dos Inhamuns. Em seguida, será a vez da macrorregião de Ibiapaba e Sobral e, por fim, o Litoral Oeste. Já foram georreferenciados as seguintes macrorregiões: Litoral Leste/Jaguaribe, Maciço de Baturité, Cariri, Região Metropolitana de Fortaleza e Sertão Central. 

Além disso, de acordo com Luiz Carlos Mourão, há a expectativa da votação, ainda neste ano, pelo Senado Federal, do Projeto de Lei Complementar (PLP) 97/2014. O projeto regulamenta a criação de municípios no Brasil e é resultado de um acordo entre o Congresso Nacional e a Presidência da República, após veto integral da presidenta Dilma Rousseff ao PLP 416/08, que tratava sobre o mesmo tema.

Tanto o município a ser criado quanto aquele que perdeu população deve atender a requisitos mínimos: população igual ou superior a 6 mil habitantes nas regiões Norte e Centro-Oeste; 12 mil na região Nordeste; e 20 mil nas regiões Sul e Sudeste. 

Com a aprovação do novo projeto, Luiz Carlos estima que 10 municípios devem realizar plebiscitos no Ceará. “Mas acredito que seis a oito cidades possam ser efetivamente criadas”, projeta. Porém, antes de realizar o plebiscito, a Assembleia Legislativa deverá realizar um estudo sobre a viabilidade do novo município e submetê-lo à votação no plenário da Casa. 

No Ceará, que atualmente conta com 184 municípios,  o último estudo sobre divisas municipais  foi realizado em 1951. De lá para cá, alguns dos marcos que serviam de referência para a divisão das cidades desapareceram - como linhas telegráficas, rochas, etc. 

Luiz Carlos Mourão aponta como exemplo os limites entre Fortaleza e Maracanaú. Antes, existia um espaço sem residências entre as duas cidades, mas a conurbação, gerou dúvidas sobre a responsabilidade pelos serviços públicos na região. “O regaste da cidadania é a coisa mais importante desse projeto”, salienta o presidente da Comissão. 

O trabalho tem utilizado técnicas de ponta, como geoprocessamento de dados e GPS, que permite maior precisão na definição dos novos marcos territoriais.

GS/JU
Fonte: Site da AL/CE 

SARAMPO AVANÇA NA ZONA NORTE E MERUOCA REGISTRA DOIS CASOS DA DOENÇA

A preocupação dos gestores da saúde do Ceará com o Sarampo não é à toa. Uma doença que havia desaparecido do Estado reaparece com força total e ameaça, pela sua natureza viral, se constituir em mais um surto. Se não bastasse a preocupação com a Dengue no Ceará, e as doenças importadas neste período de Copa, o sarampo vem avançando e exige um maior esforço de todos profissionais de saúde.

A Secretaria da Saúde do Estado (SESA/CE) é ciente do risco e já começou  campanha de vacinação contra o sarampo, que teve início no dia 27 de junho e vai até o dia 18 de julho. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado no mês passado pela Secretaria da Saúde do Estado, no Ceará foram notificados 415 casos suspeitos de sarampo entre 25 de dezembro de 2013 e 12 de maio deste ano, e confirmados 161 casos em Fortaleza (118 casos), Aracati (1 caso), Camocim (1 caso), Caucaia (3 casos), Itaitinga (1 caso).

Em Sobral, a vacinação também já começou e, segundo informação do Site 24 Horas, já se tem notícia de um caso grave da doença no distrito de Patriarca. Em Meruoca, segundo a secretária da saúde, Sabrina Frota, já foram registrados dois casos. Conforme a secretária, a campanha de vacinação contra o sarampo no município que teve início no dia 17. “Pedimos o apoio da população, ressaltando que as mães devem levar as sua crianças para se vacina. Temos muito medo de um surto no município”, ressalta Sabrina Frota.  Uma eventual propagação da doença deixa em alerta todos os municípios da zona Norte, já os casos de sarampo, nesta nova fase, vem mostrando que os cuidados com a doença, quando outrora o restabelecimento acontecia em domicílio, faz-se necessário a internação hospitalar.

Blog Encontro com Saúde (Via Sobral de Prima)

segunda-feira, 30 de junho de 2014

SOBRE O INDICADO POR CID GOMES PARA DISPUTAR O GOVERNO DO ESTADO

Charge Sinfrônio, Diário do Nordeste em 30/06/2014

SENADOR EUNÍCIO OLIVEIRA (PMDB) OFICIALIZA A CANDIDATURA AO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

Eunício, Tasso e Pessoa aparecem juntos em convenção, mas não formalizam chapa. O ex-governador tucano afirmou que decidirá na segunda-feira, 30, se será candidato ao Senado.

O senador Eunício Oliveira (PMDB), o ex-governador Tasso Jereissati (PSDB) e o ex-prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa (PR) chegaram juntos à convenção do PMDB no Ceará, neste domingo, 29. Pessoa será o candidato a vice-governador. Embora Tasso não tenha confirmado, ele deverá ser candidato ao senado, segundo o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE).

“Não estamos fazendo aliança por cargos, para ter favorecimento do governo, estamos fazendo aliança para que as coisas no Estado do Ceará sejam feitas como devem ser feitas”, disse Tasso durante a convenção. O tucano ainda não confirmou se deve disputar o Senado em chapa com Eunício Oliveira candidato ao governo com Roberto Pessoa para vice. 

Em referência à Tasso, nome de destaque na chapa, Eunício disse que o ex-senador é o representante do povo cearense “contra os poderosos de plantão”. “Hoje o Ceará se levanta para dizer que quer outra forma de governar o Estado”, disse o peemedebista.

Oficialmente com candidatura de oposição do governo de Cid Gomes (Pros), Eunício fez críticas à segurança, à saúde e a obras do atual governo. Hoje temos vergonha de saber que aqui é a sétima cidade mais violenta do mundo”, falou. 

“Vou rodar o Ceará inteiro para dizer que a saúde é muito ruim, saúde que Tasso e Lúcio (Alcântara, ex-governador) organizaram. Como pode o Ceará ter a pior saúde no Nordeste depois da Paraíba?”, questionou Eunício. Ele fez críticas ainda à construção do Acquario Ceará. “Estão gastando um bilhão de reais num tal de aquário para aquecer peixes”. disse Eunício. 

Convenções
A convenção do PMDB aconteceu na manhã de hoje, no ginásio Aécio de Borba, em Fortaleza. Na ocasião, foi confirmada a candidatura do senador Eunício Oliveira para o Governo do Estado. Ao mesmo tempo, partidos da aliança do Pros, como PT e PC do B, estavam reunidos em convenção no ginásio da faculdade Ari de Sá. O grupo governista oficializou a candidatura do petista Camilo Santana para a sucessão de Cid. Os nomes para vice e Senado ainda não foram definidos.

Fonte: Redação O POVO Online (Atualizada às 13h20min de ontem)
Fotos: Augusto Filho Cesar (Via Facebook)

NEM ZEZINHO, LEÔNIDAS, IZOLDA, MAURO OU DOMINGOS FILHO, GRUPO DE CID GOMES OFICIALIZA CAMILO SANTANA A CANDIDATO AO GOVERNO

Foto: Lucas de Menezes.
As vagas de senador e vice-governador na chapa majoritária apoiada por Cid só serão definidas hoje. O palanque abrigou dezenas de lideranças aliadas de Cid Gomes que firmaram apoio à candidatura de Camilo Santana. Alguns grupos do PT que se colocavam contra a aliança do partido com o Governo compareceram ao evento. 

A candidatura do petista Camilo Santana ao Governo do Estado foi oficializada na manhã de ontem durante convenção coletiva do PROS, PT e outros partidos aliados à coligação liderada pelo governador Cid Gomes. Apesar de o evento marcar, em tese, a definição dos nomes que disputarão as eleições deste ano, ainda seguem indefinidas as vagas na chapa majoritária de vice-governador e senador. O grupo só vai bater o martelo hoje.

Realizada em um ginásio no Centro de Fortaleza, a convenção reuniu milhares de militantes de dezenas de partidos que compõem a aliança da situação, além de prefeitos e lideranças do Interior. O evento estava marcado para iniciar às 9h, mas apenas depois das 10h30 o governador Cid Gomes chegou ao local acompanhado da comitiva formada pelo candidato Camilo Santana, prefeito Roberto Cláudio e deputados aliados.

O nome de Camilo Santana já havia sido cogitado anteriormente para a sucessão estadual, mas ele não integrava a lista dos favoritos para o cargo, na qual só constavam pessoas do PROS. Como a candidatura dele foi confirmada somente sábado à noite, os banners de divulgação da campanha foram produzidos na madrugada de domingo, ilustrando uma foto do petista ao lado de Lula, Dilma, Ciro, Cid e Roberto Cláudio.

Frustrada

O deputado federal José Guimarães teve grande destaque no evento de ontem. Na calçada do ginásio, era possível visualizar alguns banners dele ao lado da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula, levando-se a supor que o material foi feito para uma campanha de senador, que acabou frustrada. Desde o ano passado, Guimarães tenta emplacar postulação ao Senado, mas seu nome enfrentou resistência dos partidos aliados. O deputado retirou, no último sábado, a candidatura de senador e indicou Camilo ao Governo para unificar a aliança.

Mesmo com um tom de unidade durante a convenção, ainda restaram arestas que não foram digeridas completamente por alguns líderes partidários. O encontro conseguiu reunir petistas que se posicionavam contra a aliança com o Governo Estadual, como os vereadores Guilherme Sampaio, Deodato Ramalho e Acrísio Sena, mas deixou de fora os militantes da corrente da ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins.

Ausência

No palco do ginásio, dos cinco pré-candidatos do PROS, só não estava presente a ex-secretária da Educação Izolda Cela. O vice- governador Domingos Filho, que poderá ganhar uma cadeira no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM); o deputado Mauro Filho, que foi indicado para o Senado, e o ex-ministro dos Portos Leônidas Cristino, que vai se candidatar a deputado federal, mantiveram-se no palco ao lado de Cid e Camilo durante toda a solenidade.

A ausência do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque, foi sentida na maior parte do evento. O parlamentar, que era um dos mais cotados para postular o Governo e tem relação estreita com o governador, ficou pouco tempo no palanque e não se posicionou, em nenhum momento, ao lado do candidato Camilo Santana. Algumas pessoas nem chegaram a ver se Zezinho Albuquerque teria ido mesmo à convenção, mas Ciro Gomes confirmou a presença do aliado. Ao presidente da Assembleia foi oferecida a vaga de vice-governador na chapa.

Leia a matéria completa no Diário do Nordeste

domingo, 29 de junho de 2014

SOBRAL-CE: MAIS UM CIDADÃO PERDE A VIDA EM ACIDENTE DE TRÂNSITO

Na noite de sábado, 28/06, um cidadão perdeu a vida tragicamente em um acidente envolvendo uma Hilux cor prata que puxava um reboque com um Jet ski com uma moto que era pilotada por Itamar Gomes, o qual teve morte no hospital. 

Itamar, tinha 42 anos, era casado, deixou filhos, residia na COHAB lll e era funcionário da loja H-Jóias. Segundas informações o jovem Itamar transitava em sua motocicleta nas proximidades do bar do Flamengo logo depois do IML, quando foi pego de surpresa pelo o Jetski que vinha rebocado na traseira da Hilux.

Ainda segundas informações, o carro vinha destino serra/ Sobral, quando em uma manobra o Jetski avançou a contramão colhendo o cidadão que vinha na mão contrária. Uma ambulância do SAMU foi acionada para prestar os primeiros socorros a vítima, onde o mesmo foi encaminhado pra santa casa de Sobral, mais não resistindo aos ferimentos veio a óbito horas depois do acidente. O condutor do carro não teve a sua identidade revelada o mesmo foi detido e conduzido ate a Delegacia Regional para os procedimentos cabíveis.

Fonte: Plantão Alerta, via Camocim Polícia 24hs
Essa notícia nos deixa ainda mais triste, ao saber que este jovem é de família alcantarense, pai e mãe, e também irmão de um de nossos amigos.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores