sábado, 29 de agosto de 2015

MAIS DE 4 MILHÕES DE CRIANÇAS AINDA NÃO FORAM VACINADAS CONTRA POLIOMIELITE

Dados do Ministério da Saúde mostram que mais de 4 milhões de crianças ainda não receberam a vacina contra a poliomielite. A campanha de imunização, que termina na próxima segunda-feira (31), pretende alcançar 12 milhões de crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos, o que representa 95% do grupo dessa faixa etária.

O levantamento, divulgado hoje (28), foi feito até a última quinta-feira, quando 7,8 milhões de crianças tinham sido imunizadas. Os dados também mostram que os estados com maior cobertura vacinal são Santa Catarina, São Paulo, Paraíba e Paraná, todos com índice acima de 70%. Segundo o Ministério da Saúde, o Distrito Federal está com a menor cobertura (36%), seguido dos estados de Roraima (43,9%), Rondônia (44,7%) e Pará (44,8%).

O Ministério da Saúde alerta que a vacina é a única forma de prevenção contra a paralisia infantil. Embora o Brasil não tenha casos da doença há 26 anos, a Organização Mundial da Saúde recomenda a imunização, já que nove países registraram casos da doença nos últimos dois anos. 

Além de imunizar contra a doença, a 36ª Campanha Nacional contra a Poliomielite, que começou no dia 15, tem o objetivo de atualizar o calendário vacinal das crianças de até 5 anos que não tomaram alguma outra vacina na rede pública. Para que o profissional de saúde acompanhe as vacinas que a criança ainda não tomou, é importante que os responsáveis levem a caderneta ao posto de vacinação.

Agência Brasil

É NESTE SÁBADO (29) A ÚLTIMA NOITE DA FESTA DE SÃO JOSÉ DE VENTURA - ALCÂNTARAS

Nesta noite de sábado 29.08 em Alcântaras, as atenções estarão voltadas para o Distrito de Ventura, onde acorrerá a principal noite da Festa de São José.

Muita gente é esperada no lugar; celebração religiosa, leilões e bingo, além de uma programação voltada para o social que deve atrair muitos visitantes por toda a noite e todo o dia de domingo.

Ainda no no período da manhã de domingo 30.08 ocorre a missa de encerramento da festejo.

DOM VASCONCELOS É EMPOSSADO HOJE COMO O 7º BISPO DE SOBRAL

Sobral recebe oficialmente o novo Bispo Diocesano, que tomará posse logo mais ás 17 horas, na Praça da Igreja Catedral Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. A festa promete ser bem movimentada, com a participação de várias paróquias pertencentes a Diocese de Sobral.

O papa Francisco nomeou no dia 8 de julho de 2015, dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, 52 anos, como novo Bispo de Sobral. A vaga estava aberta desde dezembro de 2014, quando Dom Odelir José Magri, 6° Bispo de Sobral, foi transferido para Chapecó, em Santa Catarina.

Dom Vasconcelos é natural de Garanhuns (PE) e era Bispo auxiliar de Fortaleza há cerca de três anos. Desde fevereiro, no entanto, ele ocupava interinamente cargo de administrador apostólico da diocese de Sobral. “Eu já estava passando uma semana lá e uma semana aqui em Fortaleza. O papa confirmou essa nomeação e me sinto muito feliz, pois nós missionários vamos para onde a igreja precisa”, frisou.

Dom Vasconcelos estudou Filosofia e Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP). Como aluno do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, obteve diploma de mestrado em Teologia Patrística e História da Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

A ordenação de presbítero ocorreu em dezembro de 1989 e, em junho de 2012, foi nomeado Bisco, recebendo a ordenação episcopal no mesmo ano. Quando padre, ele foi reitor do Seminário Maior de Caruaru, em Pernambuco, e presidente do da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB) do regional Nordeste 2.

Fonte: O POVO. (Via Sobral Agora)

IBGE – CEARÁ TEM HOJE 8,9 MILHÕES DE HABITANTES

A população brasileira superou a marca dos 204 milhões de habitantes neste ano. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas nesta sexta-feira (28), no Diário Oficial da União, o país tinha em 1° de julho deste ano, 204.450.649 habitantes. No ano passado a população estimada era 202.768.562.

O IBGE também divulgou as populações estimadas das 27 unidades da federação e dos municípios brasileiros. O estado mais populoso do país, São Paulo, tem 44,4 milhões de pessoas. Outros cinco estados têm populações que superam os 10 milhões de habitantes: Minas Gerais (20,87 milhões), Rio de Janeiro (16,55 milhões), Bahia (15,2 milhões), Rio Grande do Sul (11,25 milhões) e Paraná (11,16 milhões).

Três estados têm populações menores do que 1 milhão: Roraima (505,7 mil), Amapá (766,7 mil) e Acre (803,5 mil).

As demais unidades da federação têm as seguintes populações: Pernambuco (9,34 milhões), Ceará (8,9 milhões), Pará (8,17 milhões), Maranhão (6,9 milhões), Santa Catarina (6,82 milhões), Goiás (6,61 milhões), Paraíba (3,97 milhões), Amazonas (3,94 milhões), Espírito Santo (3,93 milhões), Rio Grande do Norte (3,44 milhões), Alagoas (3,34 milhões), Mato Grosso (3,26 milhões), Piauí (3,2 milhões), Distrito Federal (2,91 milhões), Mato Grosso do Sul (2,65 milhões), Sergipe (2,24 milhões), Rondônia (1,77 milhão) e Tocantins (1,51 milhão).

Fonte: Agência Brasil (Via Sobral em Revista)

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

CENTENAS DE PESSOAS ACOMPANHAM PALESTRA DA "CEARÁ SEM DROGAS" NO CUCA DA BARRA

Foto: Dário Gabriel/ AL-CE
Centenas de estudantes, educadores e moradores da Barra do Ceará, em Fortaleza, participaram, nesta quinta-feira (27/08), do sexto encontro da campanha Ceará sem Drogas, realizado no Cuca da Barra do Ceará.

O encontro contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e do ex-jogador de futebol e comentarista esportivo Walter Casagrande.

O deputado Zezinho Albuquerque, idealizador do projeto, disse que, para a campanha obter os resultados esperados, é necessário a parceria com prefeitos, vereadores, lideranças políticas e a sociedade em geral para mobilizar os jovens e esclarecer sobre as consequências do uso de drogas.

O parlamentar também ressaltou projeto de lei, de autoria dele, aprovado na Assembleia Legislativa criando o Fundo Especial de Combate às Drogas. "Essa lei vai permitir que mais recursos sejam aplicados no combate às drogas", explicou. Zezinho Albuquerque também destacou a criação da Secretaria Especial de Políticas sobre às Drogas e do Batalhão de Fronteiras como importante medidas para enfrentar o problema do tráfico de drogas.

O ex-atacante do Corinthians e da Seleção Brasileira de Futebol, Walter Casagrande, falou sobre os primeiros passos dele no esporte ainda no início da adolescência, a chegada à seleção e, também, a experiência vivenciada com as drogas.

Para Casagrande, a curiosidade leva o jovem a entrar para a dependência química e, ao escolher esse caminho, é muito difícil sair dele. "Ele vai ter que lutar muito durante toda a vida para voltar a ter uma convivência melhor com a sociedade", comentou.

Um das maiores dificuldades enfrentadas por quem quer deixar as drogas, segundo Casagrande, é o preconceito. Por isso, ele confidenciou ter sentido a necessidade de escrever um livro – intitulado “Casagrande e seus Demônios” - para esclarecer o público sobre o que é um processo de internação para o dependente químico. "Para a pessoa se recuperar e retornar a sociedade, ela tem que ter um acompanhamento de profissionais. Só a força de vontade não resolve", esclareceu.

O ex-jogador elogiou a campanha Ceará sem Drogas da Assembleia Legislativa do Ceará. "Outros Estados deveriam promover campanhas como essa esclarecendo aos jovens sobre os riscos do uso de drogas, falando sobre o tratamento e sobre as dificuldades enfrentadas no processo de recuperação", afirmou.

Também participaram da solenidade os deputados estaduais Walter Cavalcante (PMDB) e Rachel Marques (PT); o vereador Didi Mangueira (PDT); a secretária Especial de Políticas sobre as Drogas do Estado, Mirian Sobreira; a coordenadora de Políticas sobre Drogas de Fortaleza, Juliana Sena; o superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Santana; o coordenador especial de Políticas da Juventude, Júlio Brizzi; e o secretário executivo da Regional I, Paulo Gomes.

Assessoria de Imprensa – AL/Ceará

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

PARÓQUIA COMEMORA A CONSTRUÇÃO DO NOVO 'CENTRO DE EVANGELIZAÇÃO' NA CELEBRAÇÃO DO 'MÊS DA FAMÍLIA 2015'

Fotos: Paróquia de N.S Perpétuo Socorro. Alcântaras-CE
Na última quarta-feira, foi realizada mais uma celebração do Mês da Família 2015, esta com o encontro das famílias do Setor III, Micros 5, 6, 7, 8 e 18 da Paróquia de Alcântaras.

Diferentes das outras, esta teve um algo a mais especial, o local, situado no final na Rua Pedro Caetano (sentido Norte) está sendo construído o Centro de Evangelização do Bairro Santo Antônio, que é mais uma importante obra da Paróquia de N.S do Perpétuo Socorro.

O Centro de Evangelização, que abrigará o Salão de Eventos, cultos e celebrações, além de outras instalações, também contará com uma estrutura de três salas de aulas para formações catequistas, totalizando quase 250 m2 de área construída.

A missa teve como celebrante PE. Edmílson Eugênio que acatou o projeto do Grupo de Oração da Paróquia e que agora estará mais presente em todos as setores urbanos da cidade de Alcântaras.
OBS: Bairro Santo Antônio, nome não oficial, foi adotado pelos moradores situados próximo a Rua Santo Antônio, e ao morro da Santana ou Santa Cruz, comunidade mais carente da cidade situado ao Norte do Bairro Bela Vista.

MINISTÉRIO PÚBLICO DENUNCIA OITO PESSOAS PELA MORTE DO RADIALISTA

O promotor de Justiça da Comarca de Camocim, Evânio Pereira de Matos Filho, denunciou oito pessoas pela morte do radialista Gleysdson Carvalho, que foi executado dentro da Rádio Liberdade FM, na rua Antônio Zeferino Veras, em Camocim, município distante 347 km de Fortaleza.

O documento do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) foi protocolado na última segunda-feira, 24. O crime ocorreu no dia 6 de agosto, em Camocim. A Polícia Civil havia prendido três pessoas suspeitas de envolvimento no envolvimento no caso.

O POVO teve acesso ao documento do Ministério Público do Estado do Ceará com os respectivos nomes dos denunciados, sendo eles João Batista Pereira da Silva, 43 anos, Daniel Lennon Almada Silva, 31, Israel Marques Carneiro, 31, Thiago Lemos da Silva, 22, Gisele de Souza do Nascimento, 23, Regina Rocha Lopes, 19 e Francisco Antônio Carneiro Portela, 18.

O Ministério Público, conforme o documento, ainda pediu a manutenção das prisões preventivas de Gisele e Francisco Antônio, que já estavam detidos suspeitos de envolvimento no caso. E pediu as conversões temporárias em preventivas para Regina e Daniel Leon.

O crime

Segundo o documento do Ministério Público, a dupla formada por Israel e Thiago seria responsável por invadir o trabalho da vítima efetuando três disparos, sendo que um dos projéteis teria alvejado na cabeça.

Ainda conforme a denúncia, o contratante da execução do radialista seria João Batista. A motivação do crime não é citada. O POVO tentou contato com o delegado, após às 22 horas, mas não obteve êxito.

Fonte: O Povo, via Camocim Policia 24h

SOMENTE ESTE ANO, QUATRO RADIALISTAS FORAM ASSASSINADOS NO CEARÁ

Na maioria dos casos, a motivação para o crime teria sido questões políticas. Categoria pede mais apoio dos sindicatos e segurança. Entidades defendem qualificação dos profissionais e atuação do poder público.

Este ano, quatro radialistas foram assassinados a tiros no Ceará. Os crimes aconteceram no Interior e, na maioria dos casos, a motivação teria sido envolvimento político. De acordo com profissionais da área, “falar demais”, principalmente sobre denúncias de corrupção, é o que determina a sentença de morte dos comunicadores. Entidades que representam a categoria acreditam que maior qualificação profissional e mais acompanhamento e investigações sobre as denúncias de ameaça podem reduzir o número de atentados.

Os crimes ocorridos este ano foram contra o repórter policial Patrício Oliveira, 39, morto em março no município de Brejo Santo, após deixar a sede da rádio Sul Cearense AM; o radialista Francisco Rodrigues de Lima, 62, assassinado no estacionamento da rádio FM Monte Mor, em Pacajus; o apresentador de um programa político em Camocim, Gleydson Carvalho, morto no dia 6 de agosto dentro dos estúdios da rádio Liberdade FM. O último crime foi na sexta-feira, 21, quando o radialista e também vereador de Barreira, no Maciço de Baturité, José Targino dos Santos, o Faceta, levou um tiro no peito após discussão política em 

Matéria completa no Jornal O Povo clicando AQUI.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

HOSPITAL REGIONAL NORTE ABRE SELEÇÃO COM SALÁRIOS QUE CHEGAM A R$ 6.067,63

O Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) lançou o Edital nº 027/2015 que disciplina a Seleção Pública de diversos cargos e funções para trabalharem no Hospital Regional Norte, em Sobral.

Ao todo serão 196 cargos com remuneração entre R$ 788,00 para Jardineiro a R$ 6.067,63 para Médico de Terapia Intensiva.

As inscrições vão até o próximo dia 11 de setembro de 2015, e podem ser feitas através do site do Pró-Município clicando (AQUI)

Para conferir o Edital nº 027/2015 na íntegra, clique AQUI

Informações do Blog Várias Variáveis (Via Sobral Online)

"CHAPEUZINHO VERMELHO OU O DIÁRIO DE LOBO MAU" EM CARTAZ NO THEATRO SÃO JOÃO

Na próxima quinta, 27, Sobral recebe o espetáculo "Chapeuzinho Vermelho ou o Diário de Lobo Mau", texto adaptado por Luiz Arthur.

A Comédia Infantil faz uma “contação de histórias”; envolvendo a platéia e estimulando os pequenos espectadores sobre valores que são básicos na formação do indivíduo: a importância de respeitarmos sentimentos, emoções que são descobertas na fase inicial da vida.

Mostra as primeiras descobertas da criança sobre o significado do Bem e o Mal, apresentado através das figuras que expressam conflitos, "o Lobo Mau talvez seja o primeiro grande encontro lúdico com esse assunto; pois as reações provocam curiosidade e medo ao mesmo tempo", comenta o Diretor Luiz Arthur.

O espetáculo será dia 27 de agosto às 19h no Theatro São João e o público que imprimir e apresentar o anúncio acima pagará pelo ingresso R$15,00 e poderá ser adquirido na própria quinta-feira a partir das 14h na bilheteria do Theatro.

SERVIÇO:
Dia 27/08 (quinta-feira)
19h - Espetáculo Chapeuzinho Vermelho ou o Diário de Lobo Mau – Teatro da Juventude do Rio de Janeiro (RJ)
Local: Theatro São João
Acesso: R$20,00 ou R$15,00 com impressão do anúncio  
Classificação: Livre

CONVITE AUDIÊNCIA PÚBLICA ‘ANAC’ EM SOBRAL

Audiência Pública será às 19 horas na Câmara Municipal de Sobral, endereço. Praça Dom Jerônimo, 1 - Centro.

CAMPANHA CEARÁ SEM DROGAS PROSSEGUE NESTA SEMANA EM FORTALEZA E NOVA RUSSAS

A campanha institucional Ceará sem Drogas, da Assembleia Legislativa, retoma suas atividades nesta semana. Em Fortaleza, na próxima quinta-feira (27/08), o evento acontece no Cuca da Barra do Ceará, às 16h30min, com a participação do presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), e do prefeito Roberto Cláudio (Pros). No dia seguinte, o grêmio recreativo do município de Nova Russas (Sertão de Crateús) será sede da campanha, a partir de 9h30min.

Nas duas ocasiões, o palestrante será o ex-craque do Corinthians e da Seleção Brasileira, Walter Casagrande. O atual comentarista de esportes televisivo, que já foi dependente químico, vai conversar com os jovens sobre sua experiência com as drogas e o processo de reabilitação. A vivência está narrada no livro biográfico “Casagrande e seus demônios”.

O presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, lançou a campanha Ceará sem Drogas em 2014, com objetivo de mobilizar a sociedade cearense em torno da prevenção e do enfrentamento à dependência química. A Casa do Povo está realizando uma série de encontros em todo o Estado, reunindo lideranças políticas, educadores, estudantes, profissionais de saúde e toda a população, com o objetivo de buscar soluções para o problema.

A campanha já promoveu atividades em Fortaleza, Crato, Limoeiro do Norte, Sobral e Viçosa do Ceará. No último encontro, em maio deste ano, em Viçosa, cerca de cinco mil pessoas, entre estudantes, políticos e representantes da sociedade compareceram para prestigiar a campanha.

Serviço:
Campanha Ceará sem Drogas
Em Fortaleza - 27/08, às 16h30min
Local: Cuca Barra do Ceará (Avenida Presidente Castelo Branco, 6417)
Em Nova Russas - 28/08, às 9h30min
Local: Grêmio Recreativo Novarussense (Avenida General Sampaio, 1050)

Foto: Divulgação/ AL-CE
Assessoria de Imprensa – AL/CE

terça-feira, 25 de agosto de 2015

UVA INICIA MATRÍCULA DE ALUNOS APROVADOS NO VESTIBULAR 2015.2. CLASSIFICÁVEIS FARÃO MATRÍCULA NOS DIAS 26 E 27 DE AGOSTO

PROGRAD iniciou a matrícula dos aprovados no Vestibular 2015.2, nesta segunda-feira, 24 de agosto, no campus da Betânia.

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UVA (PROGRAD) iniciou nesta segunda-feira, 24 de agosto, no campus da Betânia, as matrículas dos 875 candidatos aprovados no Vestibular 2015.2. No primeiro dia foram matriculados os candidatos aprovados para os cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Enfermagem e Engenharia Civil. No dia 25 serão matriculados os aprovados para os cursos de Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Tecnologia em Construção de Edifícios e Zootecnia.

As vagas remanescentes para os classificáveis serão divulgadas a partir das 20h desta terça-feira, 25 de agosto, na página da UVA na Internet e na PROGRAD, no campus da Betânia. A matrícula dos candidatos classificáveis, para todos os cursos, será nos dias 26 e 27 de agosto, no horário das 9h às 17h. "Se ainda restarem vagas, após a matrícula dos classificáveis, a PROGRAD divulgará, a partir das 20h do dia 27 de agosto, o número de vagas para a chamada dos classificados seguintes", explica a Diretora do Departamento de Ensino de Graduação (DEG), Professora Jônia Albuquerque.

A chamada dos classificáveis seguintes será a partir das 9h da manhã da sexta-feira, 28 de agosto, na PROGRAD, e "perderão o direito à vaga os candidatos que não estiverem presentes à chamada", acrescenta a Diretora do DEG. Saiba mais: (88)3611-6836 e 3611-6652.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA 

A SITUAÇÃO DE HEITOR FÉRRER COM CIRO E CID GOMES NO PDT


Charges Clayton O Povo 25.08.2015 e Sinfrônio Diário do Nordeste em 24.08.2015

HEITOR FÉRRER ANALISA FILIAR-SE A PPS OU PSB PARA DISPUTAR PREFEITURA DE FORTALEZA

Foto: Máximo Moura/Assembleia
O deputado estadual Heitor Férrer teve ontem sua primeira reunião com o presidente estadual do PDT, André Figueiredo, depois do anúncio de que o grupo político dos irmãos Cid e Ciro Gomes (hoje no Pros) deve filiar-se em breve à legenda. E deixou claro que, no momento, tem mais razões para deixar o partido – ao qual é filiado há quase 30 anos – do que para permanecer. “Acho que o trauma de ficar é maior, porque envolve a frustração do meu eleitorado”, afirma

Heitor, pela primeira vez, falou sobre os partidos em relação aos quais tem afinidade para poder filiar-se. Ele – que, conforme foi publicado pelo O POVO de ontem – tem convite de seis partidos, declarou que os dois pelo quais tem predileção são o PSB e o PPS. De acordo com o ainda trabalhista, são as duas legendas que seus eleitores veem como mais adequadas para o que ele advoga hoje no PDT.

Contudo, entre os dois partidos, o único que foi efetivamente procurado pelo deputado foi o PSB, assim que surgiram os primeiros rumores sobre a filiação dos Ferreira Gomes ao PDT. “É sempre bom a gente ter um porto seguro”, diz. Entretanto, apesar de ter sido bem-recebido pelo presidente estadual, Roberto Pessoa, ele diz não lhe foi garantida a candidatura à Prefeitura de Fortaleza. “Naquele momento, ele disse que ele tinha um compromisso com o Wagner”, afirmou, referindo-se ao deputado estadual e pré-candidato pelo PR – ex-partido de Pessoa – Capitão Wagner.

O dirigente socialista, por sua vez, afirma que não foi bem assim. De acordo com Pessoa, quando foi convidado para o PSB, houve o convite para que disputasse a Prefeitura de Fortaleza, que ele negou. Afirmou que, além de desejar empenhar-se na reeleição de Firmo Camurça (PR) em Maracanaú, tinha um compromisso pessoal com seu antigo partido. “Eu saí em paz com todo mundo lá. Não sou nem Ferreira Gomes para sair brigando”, alfineta. Entretanto, destaca que, no caso de o partido convidar Heitor e ele aceitar disputar a Prefeitura como um socialista, seria bem-vindo. Porém, Pessoa não deixa claro se ele teria seu apoio para enfrentar Wagner.

Matéria completa no O Povo Online

A AGONIA DO RIACHO PAU FERRADO NO CENTRO DE ALCÂNTARAS

No centro poluição compromete vida de riacho que vira esgoto a céu aberto.

Já citado na história do processo de colonização alcantarense o Riacho Pau Ferrado foi por muitos anos um importante afluente e fonte d'água para muitas família que ainda hoje residem na antiga rua da baixa.

O riacho que tem nascente no sopé da serra do Sitio que leva o mesmo nome nos últimos anos registrou o pior estágio de degradação de sua história, devido o assoreamento de suas margens, devastação da sua mata ciliar e canalização de esgoto domiciliar. 

O pequeno rio que corta o centro urbano da sede ao invés de transparecer vida, fartura e saúde encontra-se poluído em grande parte de seu perímetro, e apesar da obras já realizadas parte do esgoto de muitas residências das ruas Pedro Carmo, Pedro Caetano, São Miguel e  Av.Virgílio Fernandes continua  desembocando em seu leito.

 Em Alcântaras onde o gerenciamento e tratamento de esgoto é feito pela Cagece, apesar de citado no relatório de fiscalização da ARCE nenhuma medida parece haver sido adotada, mesmo o cenário de poluição ocorrer há pouco metros da Estação de Tratamento de Esgoto e da Secretaria Municipal de Saúde. A situação que já haveria sido denunciada outras vezes, deve agora resultar em intervenção do COMDEMA que deverá identificar e notificar os proprietários dos imóveis que utilizam o afluente e estudar junto com as autoridade competentes alternativas para reverter a situação.

Com Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

DEPUTADO FEDERAL MOSES RODRIGUES DEFENDE REVISÃO URGENTE DO PACTO FEDERATIVO

Foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados
Em discurso no Plenário, o deputado Moses Rodrigues (PPS-CE) defendeu a revisão do pacto federativo.

 “Precisamos, com extrema urgência, fazer essa reforma e fazê-la de forma que contemple todos os entes de forma justa, democrática, equilibrada e compatível com as responsabilidades desempenhadas por cada um. E, em especial, uma reforma que contemple os municípios, locais onde, de fato, tudo acontece, pois é onde se executam as políticas públicas. E, sobretudo, que essa reforma não onere mais o cidadão brasileiro, que se vê enganado por pagar tantos tributos e contribuições e não ter o retorno desejado”, afirmou.

O deputado lembrou que a Câmara está discutindo o tema em comissão especial. “Será uma oportunidade de equilibrar e democratizar essa distribuição na busca de mais recursos aos estados e municípios, na expectativa de gerar melhoria dos serviços públicos oferecidos aos cidadãos brasileiros”, disse.

Moses Rodrigues também abordou a crise pela qual passa o País. “Lamentavelmente, estamos vivendo uma crise política e de representação sem precedentes. Um dia, nós nos deparamos com a corrupção; no outro, com o desemprego; no outro, os aumentos da luz, da gasolina, da cesta básica e dos mais variados serviços. Isso sem falar na falta de segurança que aflige todo o País.”

Ele cobrou uma atuação mais concreta do governo. “Quando olhamos para este governo, o que vemos? Apenas boas intenções. E de boas intenções o inferno está cheio. São necessárias ações concretas e imediatas”.

Fonte: Jornal da Câmara

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

FORTALECIDO, SINDICATOS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE ALCÂNTARAS, ANUNCIA A CONSTRUÇÃO DO AUDITÓRIO NONATO FREIRE

No destaque Nonato Freire ao Centro (Foto: Arquivo VN)
Na primeira reunião extraordinária após a reunião de conciliação com a Prefeitura de Alcântaras no TJ-CE, o Sindican anunciou no último dia 20, que vai homenagear Nonato Freire. 

Após conseguir uma importante vitória; que a Prefeitura realizasse o pagamentos dos Servidores Municipais que participaram da última greve e marcado para ser realizado até o próximo dia 10, o Sindican mostrou que continua firme e forte na defesa dos direitos dos servidores municipais e que a realidade é diferente do que passaram ou tentaram propagar pelas ruas da cidade. 

O Sindican ainda anunciou após ser aprovada em Assembleia, que irá homenagear um de seus ilustres filiados que faleceu no último dia 08 de agosto. Nonato Freire dará nome um moderno Auditório que a instituição construirá juntamente com toda uma sede própria a ser localizada na Av, Antônio Rocha Freire.

O início da construção ainda não tem data marcada.

COMEÇOU A FESTA DE SÃO JOSÉ DO DISTRITO DE VENTURA - ALCÂNTARAS

A população do Distrito acordou cedo na manhã de domingo (23). Alvorada musical e procissão e marcaram a abertura oficial da festa.

Um dos antigos e tradicionais festejos da região serrana teve início neste domingo no Distrito de Ventura, além da alvorada, procissão e hasteamento oficial da Bandeira nas primeiras horas do último domingo fizeram parte da cerimônia de abertura e logo em seguida, a população também participou de uma breve celebração e um café comunitário.

A festa segue até o próximo dia 30, com uma programação religiosa durante toda a semana e sendo no próximo sábado a noite principal da festejo

CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS REALIZOU COM SUCESSO EM CARMOLÂNDIA, A PRIMEIRA SESSÃO ITINERANTE

A Câmara Municipal de Alcântaras realizou com sucesso a primeira das três Sessões itinerantes prevista em 2015. 

O Povoado de Carmolândia recebeu a reunião legislativa na última sexta-feira (21) e teve o comparecimento de boa parte da população da região. Todos os vereadores tiveram direto a tribuna no mínimo 05 minutos, mesmo os não oficialmente inscritos, assim a sessão teria uma caráter mais democrático, esclareceu a Presidenta Cleuvilândia Menezes que foi a idealizadora e autora dos projetos das Sessão Itinerantes de Carmolândia e de outras que ainda deverão ocorrer este ano.  

Mesmo no clima festivo, a Sessão contou com momentos tensos e de desentendimentos entre alguns vereadores. Os vereadores inscritos e tivera maior tempo na tribuna foram o 2º secretário Aírtom da Carmolândia, vereador eleito pelo votos da região, Manoel Albuquerque, o vice-presidente José Maurício, o vereador Antônio Marcos e a Presidenta Cleuvilândia Menezes responsável em presidir os trabalhos na maior parte da reunião.

O vereador e anfitrião da Sessão Aírton da Carmolândia foi o responsável em levar a mensagem da população onde também aproveitou para enviar importantes requerimentos como; a reforma e manutenção da Quadra Poliesportiva; a regularização da distribuição de água feita pelo SISAR; a instalação de uma antena de telefonia móvel e a construção de um campo de futebol, todos apresentados e aprovados no grande expediente.

Para a vereadora e Presidenta da Casa, um dos objetivos da sessão era justamente poder ouvir as revindicações para poder enviar e cobrar do executivo, pois um dos papeis do legislativo é pedir e cobrar aquilo que é o ensejo pela melhoria do povo e por isso parabenizou a população pelo comparecimento.
Na Tribuna Vereador Rogério Angelo - PMDB
Vereador Réges Barros - PMDB
Vereador Gilberto - PMDB
Vereador Aírton da Carmolândia - PSD
Vereador Manoel Albuquerque - PROS
Vereador Manoel Albuquerque aproveitou a sua fala na tribuna para destacar projetos da Administração Municipal na região.
Vereador José Maurício - PSD
José Maurício destacou em suas palavras, o suposto descaso da administração Municipal na região, em especial o uso de recursos públicos na perfuração de poços em propriedades particular e a questão da saúde pública.
Vereador Antônio Marcos PSD
Antônio Marcos destacou os projetos de seu grupo político na região quando na frente da Administração.
Na tribuna, a Vereadora Cleuvilândia Menezes - PT
Presidenta Cleuvilândia aproveitou também para cobrar aos vereadores que se preocupassem mais pelas revindicações da população e não com a ordem ou vez na tribuna

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores