sábado, 6 de fevereiro de 2016

(BENEFOLIA 2016) O MELHOR CARNAVAL DA REGIÃO DA IBIAPABA É EM SÃO BENEDITO!

Um dos melhores e mais tradicionais carnavais da região da Serra da Ibiapaba é na cidade de São Benedito. Vejas as atrações do Benefolia 2016.

Levada da Breca
Luís Marcelo e Gabriel
May & Karen
Pé de Ouro
Marcelo Serra
Dragões de Piri Piri
Bambanca Pissiu

CIDADE DE MASSAPÊ TAMBÉM TEM CARNAVAL, VEJAS AS ATRAÇÕES!

Cidade de Massapê também entra em clima de Carnaval 2016, vejas as atrações para os quatro dias de folia:

Forró Misturado
Vammus Forrozão
Forró da Diretoria
Banda Patrulha
Danny Toppy
Laninho é Xé Bacana
Tiaguinho e 3º pecado

ATRAÇÕES DO CARNAVAL 2016 EM CAMOCIM

Veja as atrações do Carnaval 2016 na cidade praiana de Camocim:

Avneh Vinny
Taty Girl
Luís Marcelo & Gabriel
Terceiro Pecado
Forrozão Cobra Criada
Selva Branca
Forró Real
Onda Axé
Patrulha
Banca do Pirata
Farra Feita

ATRAÇÕES DO CARNAVAL DE GRANJA 2016. VEJA A PROGRAMAÇÃO!

Sem dúvidas, um dos melhores carnavais do Ceará, é na cidade de Granja. Veja a programação:

Sábado:
Selva Branca
Pé de Ouro
Piripak
Swing do Paredão

Domingo:
Prabalá
Patrulha
Mariano Carvalho

Segunda:
Ávine Vinny & Xé Pop
Solteirões
Fabinho Negão
Timbaleira

Terça-feira:
Forró Real
Conde do Forró
Rafaella Manville
Forró de Ouro

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS, REALIZOU NESTA NOITE DE SEXTA-FEIRA (05), A 1ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2016

A Câmara Municipal de Alcântaras, abriu nesta sexta-feira 05, os trabalhos de mais um ano legislativo. A Tribuna foi movimentada, e já teve vereador faltando aos trabalhos.

Apesar do recesso parlamentar, e de só haver sessões ordinárias quinzenalmente, teve vereador que já começou os trabalhos faltando a primeira reunião. Dos oito presentes, cinco vereadores foram a tribuna, que foram; vereador Aírton da Carmolândia, Réges Barros, José Maurício, Antônio Marcos e a presidenta da casa Cleuvilândia Meneses.

Na sessão, um dos principais assuntos, foi da atual situação vivida causada pelo calendário letivo da educação do município em 2016, que foi retardado e tem previsão para iniciar somente à partir do mês de março, além de outros problemas no município.

Apesar do pouco público presente ao Auditório Raimundo Nonato Albuquerque, a sessão teve uma ótima transmissão feita pela Rádio Comunitária Bela Vista FM. O vereador ausente, foi José Cunha, e mandou justificativa. Posteriormente divulgaremos mais detalhes. 

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES PARA 36º CICLO DE CURSOS EAD/SENASP

As inscrições para o 36º Ciclo de Curso da Rede de Ensino a Distância (Rede EAD/SENASP) foram prorrogadas até o próximo sábado, 06 de fevereiro de 2016. Os interessados podem se inscrever no site do Ministério da Justiça (http://ead.senasp.gov.br). 

Os novos alunos poderão matricular-se em somente um curso e o aluno já cadastrado, que não esteja bloqueado por evasão, poderá se inscrever em até dois cursos.

A Rede EAD/Senasp disponibiliza, atualmente, 66 cursos voltados à capacitação continuada de policiais militares, policiais civis, bombeiros militares, servidores da perícia forense, guardas municipais, policiais federais, policiais rodoviários federais, agentes penitenciários e servidores administrativos da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), garantindo o acesso destes profissionais aos processos de aprendizagem e à educação continuada gratuita.

Neste ciclo, seis cursos foram atualizados e estão sendo disponibilizados em novas versões, são eles: Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (ESCAVA); Gestão de Projetos (GPVA); Polícia Comunitária (PCOVA); Crimes Ambientais (CRAVA); Segurança Pública sem Homofobia (SPSHVA) e Mediação de Conflitos (MCVA).

Serviço:
36º Ciclo de Cursos Rede EAD/SENASP
Inscrições (Etapa Única): Até o dia 06 de fevereiro de 2016.
Período das aulas (40 h/a): 03/03/2016 a 07/04/2016
Período das aulas (60 h/a): 03/03/2016 a 22/04/2016

Mais informações:
Célula de Ensino a Distância da AESP/CE: (85) 3296-0860/ ead@aesp.ce.gov.br 

Fonte: Assessoria de Imprensa da AESP no Site do Governo do Ceará

SEGUNDO O ÚLTIMO BOLETIM PLUVIOMÉTRICO DA FUNCEME, 71 CIDADES REGISTRARAM CHUVAS NAS ÚLTIMAS HORAS

A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) registrou chuvas em 71 localidades de 56 municípios do Estado do Ceará. As maiores chuvas ocorreram em Moraújo (Posto: Moraújo) : 39.0 mm, Granja (Posto: Granja): 38.0 mm , ainda em Granja (Posto: Pessoa Anta): 34.0 mm
Cariré (Posto: Cariré) : 32.0 milímetros.

Veja as precipitações relativa ao período: 7:00 de 03/02/2016 às 7:00 de 04/02/2016 nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba, além das 10 maiores chuvas de todo o estado.

Litoral Norte:

Moraújo Moraújo 39.0
Granja Granja 38.0
Pessoa Anta Granja 34.0
Barroquinha Barroquinha 25.2
Paracuã Uruoca 20.2
Meruoca Meruoca 20.0
Chaval Chaval 20.0
Uruoca Uruoca 12.0
Sinhá Saboia Sobral 9.7
Ac. Sobral Sobral 9.0
Morrinhos Morrinhos 7.0
Camocim Camocim 6.0
Martinópole Martinópole 6.0
Senador Sá Senador Sá 2.5
Cruz Cruz 1.0

OBS: Até às 16:37hs, o órgão ainda não tinha disponibilizados os dados sobre Alcântaras para o período indicado

Ibiapaba:

Cariré Cariré 32.0
Reriutaba Reriutaba 28.0
Sítio Urubu Coreaú 22.0
Pacujá Pacujá 18.2
Ubaúna Coreaú 18.0
Tianguá Tianguá 17.4
Amanaiara Reriutaba 12.0
Forquilha Forquilha 8.0
Mucambo Mucambo 7.0
Manhoso Viçosa Do Ceará 6.0
São Benedito São Benedito 5.6
Guaraciaba Do Norte Guaraciaba Do Norte 5.5
Picada Guaraciaba Do Norte 5.5
Graca Graça 5.5
Frecheirinha Frecheirinha 5.0
Ac. Forquilha Forquilha 2.8
Nova Russas Nova Russas 2.0
Ibiapina Ibiapina 2.0
Pires Ferreira Pires Ferreira 1.8

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Moraújo (Posto: Moraújo) : 39.0 mm
Granja (Posto: Granja) : 38.0 mm
Granja (Posto: Pessoa Anta) : 34.0 mm
Cariré (Posto: Cariré) : 32.0 mm
Palmácia (Posto: Palmácia) : 29.0 mm
Reriutaba (Posto: Reriutaba) : 28.0 mm
Barroquinha (Posto: Barroquinha) : 25.2 mm
Palmácia (Posto: Chácara Pedro Henrique) : 25.0 mm
Coreaú (Posto: Sitio Urubu) : 22.0 mm
Uruoca (Posto: Paracuã) : 20.2 mm

Dados extraídos da Funceme às: 14:55 de 4/2/2016

SERASA EXPERIAN: MOVIMENTO NO COMÉRCIO TEM MAIOR QUEDA ANUAL DOS ÚLTIMOS 13 ANOS

Movimento em janeiro  - 9,6% em relação a janeiro 2015
O movimento dos consumidores nas lojas de todo o país caiu 9,6% em janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado, e 1,1% sobre dezembro de 2015. De acordo com a pesquisa Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, a queda foi a maior já registrada no comércio varejista, desde desde abril de 2002, quando houve retração de 11,2% sobre o mesmo mês de 2001.

Os economistas da Serasa Experian atribuíram essa retração às projeções de desaquecimento na economia. “Juros altos, desemprego em ascensão e inflação elevada, que afetaram negativamente o comércio no ano passado, ainda continuarão presentes em boa parte do ano de 2016”, justificaram eles.

Na comparação de janeiro deste ano com o mesmo mês do ano passado, apenas o segmento de combustíveis e lubrificantes apresentou avanço, com crescimento de 3,8%. No setor de veículos, motos e peças foi constatada queda de (-20,4%) e nos demais setores foram registradas as seguintes oscilações: tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-15,3%); móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática (-13,1%); supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-6,7%) e material de construção (-2,4%).

Na comparação com dezembro passado, três setores apresentaram alta: veículos, motos e peças (3%); móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática (3,9%) e material de construção (4,3%). Nos demais, ocorreram redução: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-1%); combustíveis e lubrificantes (-0,2%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-0,4%).

Agência Brasil (Foto: Tânia Rêgo)

(RISCO DE ESTIAGEM) EXÉRCITO VISITA COMUNIDADES RURAIS DE ALCÂNTARAS

Fiscalização no Sítio Tábuas (Foto: Wyrna Freire)
Quatro localidades receberam fiscalização 'In loco' da CONDEC

Apesar do bom volume de chuvas já registrados neste inicio de ano em Alcântaras, os problemas relativos a seca ainda é uma preocupação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) que na última semana esteve em companhia com o Exército Brasileiro visitando algumas das comunidades rurais do município mais atingidas pela estiagem.

Em Alcântaras, onde a situação de emergência tem sido prorrogada a cada 90 dias, desde o ano de 2012, a escassez d'água aflige milhares de pessoas que moram na zona rural, onde no verão o abastecimento de água só chega por meio de caminhão pipa, sendo reforçado pela distribuição mesmo que pequena ainda feita pelos poços tubulares. 

Visando otimizar a prestação de serviços e garantir que a água chegue aos moradores a COMDEC desde o início do ano tem reunido informações para montar o plano de trabalho que conforme o decreto abrange cerca de 31 localidades em território municipal. Na última Quarta-Feira, 03, além da comunidade de Pai João, Tabúas, São Bento e Jardim também receberam visita da força nacional. 

Em todo o Ceará, apesar do volume de precipitações acima da média para o mês de Janeiro, o prognóstico divulgado pela FUNCEME indica probabilidade de chover 65% abaixo da média até Abril.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

PREFEITOS BUSCAM ALTERNATIVAS PARA PAGAMENTO DE PRECATÓRIOS JUDICIAIS

A Assembleia Legislativa do Ceará sediou, na manhã desta quarta-feira (03/02), reunião proposta pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), realizada em parceria com o Legislativo Estadual. O objetivo do encontro foi discutir alternativas aos problemas administrativos gerados em municípios cearenses por conta do pagamento de precatórios judiciais.

Na ocasião, o presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), propôs a elaboração de um documento  buscando sensibilizar o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que tem bloqueado os recursos de alguns municípios para o pagamento de precatórios. No ofício, a ser entregue em audiência com a presidente do TJCE, desembargadora Iracema Vale, será solicitada a adoção de alternativas legais propostas pela Aprece, para não prejudicar as administrações destes municípios.

“Esta é uma oportunidade de fazermos um apelo público para a realização de uma audiência com a presidente do TJCE, para propormos um acordo entre o Tribunal e as prefeituras em relação ao pagamento destes precatórios”, destacou Zezinho Albuquerque.

Ainda de acordo com o presidente, precisa ser levado em consideração que o país atravessa uma grave crise econômica, que tem afetado sensivelmente os municípios mais pobres. “Muitas prefeituras tiveram redução de repasses federais nos últimos anos, e quando se retira os recursos legais da conta de uma prefeitura, não é só o prefeito que é sacrificado, mas todos os demais cidadãos comuns”, pontuou.

Para o presidente da Aprece, Expedito Nascimento, é importante que os gestores municipais que têm enfrentado dificuldades em suas administrações por conta destes bloqueios se manifestem e atuem unidos contra esta situação.

“Quando a determinação de um bloqueio de contas chega, os municípios enfrentam uma insegurança financeira muito grande, influenciando negativamente o comércio e a economia local, além de descompensar totalmente as finanças do município”, salientou Expedito Nascimento.
Estiveram presentes na reunião os deputados estaduais Carlos Felipe (PCdoB) e Joaquim Noronha (PP), bem como o ex-deputado Dr. Santana (PT); além de prefeitos e lideranças municipais do Estado.
Assessoria de Imprensa – AL/CE (Foto: Bia Medeiros)

NAS ÚLTIMAS HORAS, CHUVAS NO CEARÁ BANHARAM 111 MUNICÍPIOS. VEJA BOLETIM DA FUNCEME

Nas últimas horas, a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) registrou chuvas em 154 localidades de 111 municípios do Estado do Ceará. As maiores chuvas ocorreram em Itapipoca (Posto: Bela Vista): 64.0 mm, Pedra Branca (Posto: Mineirolândia): 48.0 mm e Ererê (Posto: Açude Santa Maria): 43.0 milímetros.

Veja as precipitações relativa ao período: 7:00 de 02/02/2016 às 7:00 de 03/02/2016 nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba, além das 10 maiores chuvas de todo o estado.

Litoral Norte:

Martinópole Martinópole 32.0
Morrinhos Morrinhos 28.0
Sambaíba  Granja 24.0
Marco Marco 15.5
Paracuã Uruoca 13.2
Moraújo Moraújo 13.0
Acaraú Acaraú 10.4
Meruoca Meruoca 9.0
Bela Cruz Bela Cruz 8.0
Alcântaras Alcântaras 7.2
Miraíma Miraíma 6.5
Cruz  Cruz 4.2
Lagoa do Carneiro Acaraú 3.4
Sinhá Saboia Sobral 2.7
Sobral Sobral 2.5
Ac. Sobral Sobral 2.0
Santana do Acaraú Santana Do Acaraú 1.6
Camocim Camocim 1.0
Jericoacoara Jijoca De Jericoacoara 1.0

Ibiapaba:

Guaraciaba Do Norte Guaraciaba Do Norte 39.0
Ibiapina Ibiapina 34.3
Ubajara Ubajara 27.0
Capim 1 Groaíras 25.0
São Benedito São Benedito 22.2
Hidrolândia Hidrolândia 21.0
Ubaúna Coreaú 19.4
Groaíras Groaíras 17.6
Reriutaba Reriutaba 16.8
Sitio Urubu Coreaú 16.0
Tianguá Tianguá 15.4
Cariré Cariré 15.0
Dipan-escritório Do Dnocs Varjota 14.0
Picada Guaraciaba Do Norte 13.0
Ac. Araras Varjota 13.0
Viçosa do Ceara Viçosa do Ceará 12.2
Frecheirinha Frecheirinha 12.0
Flores Ipu 11.0
Amanaiara Reriutaba 11.0
Morrinhos Novos Guaraciaba Do Norte 9.2
Pires Ferreira Pires Ferreira 9.0
Carnaubal Carnaubal 8.0
America Ipueiras 5.4
Graça Graça 5.0
Mucambo Mucambo 4.0
Ac. Forquilha Forquilha 3.0
Manhoso Viçosa do Ceará 3.0

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Itapipoca (Posto: Bela Vista) : 64.0 mm
Pedra Branca (Posto: Mineirolândia) : 48.0 mm
Ererê (Posto: Acude Santa Maria) : 43.0 mm
Guaraciaba do Norte (Posto: Guaraciaba do Norte) : 39.0 mm
Ibiapina (Posto: Ibiapina) : 34.3 mm
Martinópole (Posto: Martinopole) : 32.0 mm
Aracoiaba (Posto: Furnas) : 32.0 mm
Russas (Posto: Sitio Timbauba Macore) : 31.5 mm
Iracema (Posto: Bastioes) : 30.0 mm
Iracema (Posto: Iracema) : 29.0 mm

Dados extraídos da Funceme às: 14:55 de 3/2/2016

CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS VOLTA AS ATIVIDADES APÓS O RECESSO PARLAMENTAR NESTA SEXTA-FEIRA 05

Presidente da Câmara de Alcântaras Cleuilândia Menezes anunciando início dos trabalhos legislativos para esta sexta-feira. Vereadores devem se pronunciar sobre o problema do ano letivo do município.

A presidente da Câmara de Alcântaras, Cleuvilândia Menezes, anunciando que os trabalhos legislativos começam nesta sexta-feira (05), a partir das 19:00h. Informa Cleuvilândia, que vários assuntos serão tratados nesta sessão, principalmente a questão do não início das aulas no município, que foi transferido pelo prefeito Eliésio para o início do mês de março, alegando falta de recursos. 

“Vamos tocar neste assunto, porque percebemos que o dinheiro do Fundeb está chegando a Alcântaras. Não estamos convencidos desta história”. Comentou Cleuvilândia. 

Blog Política em Evidência (Marcelo Marques)

BANCOS NÃO ABREM NO CARNAVAL E SÓ REABREM NA 4ª DE CINZAS AO MEIO-DIA

Imagem: Divulgação Internet
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou hoje que as agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público durante os dias de Carnaval. Na segunda-feira (8) e na terça-feira (9) as agências estarão fechadas e, na quarta-feira de cinzas (10), abrirão ao meio-dia. 

A população poderá utilizar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas. Outra opção é a agendar o pagamento das contas com código de barras nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico do banco. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos via DDA - Débito Direto Autorizado.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc) e carnês que tiverem os dias 8 ou 9 de fevereiro como data de vencimento poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado (10), sem acréscimo. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Via Blog Luís Carlos Silva (Andarilho da Notícia)

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA RETORNA AOS TRABALHOS COM VISITA DO GOVERNADOR

O primeiro dia de atividades da Assembleia Legislativa do Ceará em 2016 foi dedicado ao pronunciamento do governador Camilo Santana (PT). Ele fez um balanço da atual gestão ao longo de 2015 e em janeiro deste ano. 

Presidida pelo deputado Zezinho Albuquerque (Pros), a sessão solene de instalação marcou a retomada das atividades dos deputados estaduais. De acordo com o presidente do Legislativo, a partir desta quarta-feira (03/02), o plenário voltará à sua rotina normal, inclusive com votação de mensagens do Executivo agendadas já para a próxima quinta-feira (04/02). 

Zezinho Albuquerque destacou ainda que as eleições municipais não deverão atrapalhar o andamentos dos trabalhos legislativos. "A Assembleia vai funcionar perfeitamente. Apelo aos meus colegas, que me ajudam a presidir esta Casa, para deixarem as questões municipais com as câmaras municipais. Tragam à tribuna apenas o que é de interesse estadual e nacional", afirmou o deputado.

Otimista com o resultado pluviométrico constatado em janeiro, ele ratificou que a área dos recursos hídricos será prioridade nas discussões e votações em 2016. Ao lado de segurança, educação e saúde. Entre os projetos mais urgentes está o que prevê o acesso dos agentes sanitaristas aos domicílios no combate ao mosquito Aedes aegypti, que deve ser votado ainda nesta semana.
Fotos: AL/CE
Mais informações: www.al.ce.gov.br

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

CHUVAS NO CEARÁ BANHAM 131 MUNICÍPIOS NAS ÚLTIMAS HORAS. VEJA BOLETIM DA FUNCEME

A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) registrou chuvas em 218 localidades de 131 municípios do Estado do Ceará. As maiores chuvas ocorreram em Acaraú (Posto: Aranaú): 52.4 mm, Abaiara (Posto: Abaiara): 50.0 mm e Paracuru (Posto: Paracuru): 49.0 milímetros.

Veja as precipitações relativa ao período: 7:00 de 01/02/2016 às 7:00 de 02/02/2016 nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba, além das 10 maiores chuvas de todo o estado.

Litoral Norte:

Aranau Acaraú 52.4
Miraíma Miraíma 45.0
Icaraí De Amontada Amontada 37.0
Amontada Amontada 27.4
Santa Cruz Amontada 25.0
Itarema Itarema 24.0
Granja Granja 19.0
Acaraú Acaraú 15.0
Carvoeiro Itarema 15.0
Sinhá Saboia Sobral 12.7
Pessoa Anta Granja 12.0
Cruz Cruz 10.8
Meruoca Meruoca 10.0
Lagoa do Carneiro Acaraú 9.0
Camocim Camocim 8.0
Prata Bela Cruz 7.4
Barroquinha Barroquinha 7.2
Bela Cruz Bela Cruz 7.0
Chaval Chaval 6.0
Paracuã Uruoca 5.0
Camilos Meruoca 4.8
Alcântaras Alcântaras 4.4
Uruoca Uruoca 4.0

Ibiapaba:

Picada Guaraciaba Do Norte 22.0
Viçosa do Ceara Viçosa do Ceará 15.2
Nova Russas Nova Russas 15.0
Matriz Ipueiras 13.2
Hidrolândia Hidrolândia 11.0
Ac. Forquilha Forquilha 8.6
Forquilha Forquilha 8.3
Pires Ferreira Pires Ferreira 8.0
Guaraciaba Do Norte Guaraciaba Do Norte 7.5
Poranga Poranga 4.0
Ipueiras Ipueiras 4.0
Manhoso Viçosa Do Ceará 4.0
Ipu Ipu 3.9
Ibiapina Ibiapina 3.0
Tianguá Tianguá 3.0
Ac. Araras Varjota 2.0
Frecheirinha Frecheirinha 2.0
Ararendá Ararendá 2.0
América Ipueiras 1.8
Carnaubal Carnaubal 1.4
Mucambo Mucambo 1.0
Santa Tereza Croatá 0.4

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Acaraú (Posto: Aranaú) : 52.4 mm
Abaiara (Posto: Abaiara) : 50.0 mm
Paracuru (Posto: Paracuru) : 49.0 mm
Icó (Posto: Cascudo) : 48.0 mm
Miraíma (Posto: Miraíma) : 45.0 mm
Crateús (Posto: Monte Nebo) : 44.0 mm
Novo Oriente (Posto: Novo Oriente) : 42.5 mm
Orós (Posto: Guassussê) : 42.0 mm
Aracati (Posto: Mata Fresca) : 41.0 mm
São Gonçalo do Amarante (Posto: Siupe) : 40.0 mm

Dados extraídos da Funceme às: 14:55 de 2/2/2016

SEPULTADO EM FORTALEZA TEÓFILO RAMOS XIMENES

Teófilo Ramos Ximenes
Na manhã de ontem 01 de Fevereiro, o município de Alcântaras perdeu um de seus grandes filhos; Teófilo Ximenes, pessoa muito sábia e bastante querida na cidade. 

Sr. Teófilo costumava andar pela cidade de Alcântaras a pé e assim conversando com todos que tinha oportunidade a sua frente, um bom conhecer do povo de Alcântaras e de suas famílias, cidade que viu crescer a partir do Sítio Caldeirão onde nasceu e viveu na juventude. Na maturidade, sua vida se revezava entre Alcântaras e Fortaleza, além de Sobral, cidade onde também era bastante conhecido e preservava boas amizades.

Teófilo Ximenes; pai do Delegado Lira Ximenes, de João Lira, de Fernando Lira e Wagner Ximenes

"Agradeço a todos a solidariedade e apoio neste momento do falecimento de nosso pai, Teófilo Ramos Ximenes, aos que puderam ou não comparecer ao sepultamento nossos sinceros agradecimentos: Filhos e netos." João Lira Ximenes.

AUTORIZADA A CONSTRUÇÃO DA CADEIA PÚBLICA DE TIANGUÁ

A unidade terá um investimento de R$ 4,5 milhões, com recursos oriundos do Ministério da Justiça, e capacidade para abrigar 153 internos, do sexo masculino e feminino.

O Governo do Estado do Ceará liberou a ordem de serviço para a construção da Cadeia Pública de Tianguá. O documento foi assinado pelo secretário da Justiça e Cidadania do Estado, Hélio Leitão. Agora, a construtora responsável irá solicitar os alvarás necessários aos órgãos responsáveis para, em seguida, dar início às obras. A previsão é que a cadeia seja entregue um ano após o início das obras.

A assinatura da ordem de serviço teve a presença do prefeito do município, Jean Azevedo e do deputado estadual Zezinho Albuquerque.

De acordo com o titular da Sejus, Hélio Leitão, a construção da Cadeia Pública de Tianguá atende a uma demanda antiga da população do município. “Fizemos algumas gestões para acelerar as obras, que contam com recurso federal e são uma demanda antiga da população do município e da região da Ibiapaba”, destaca.

A unidade terá um investimento de R$ 4,5 milhões, com recursos oriundos do Ministério da Justiça, e capacidade para abrigar 153 internos, do sexo masculino e feminino. 

Fonte: Site do Governo do Ceará

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

RESULTADO DO FIES JÁ ESTÁ DISPONÍVEL

O resultado da seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está no ar. O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou a lista dos pré-selecionados por volta das 16h50. Os demais candidatos foram automaticamente incluídos na lista de espera.

Para os participantes do programa, o dia foi de espera. O edital da seleção prevê apenas a data de divulgação, agendada para hoje (1º), sem especificar o horário. Desde de manhã, pelas redes sociais, os candidatos reclamam da demora.

Segundo o MEC, o sistema opera normalmente e não houve registro de problemas técnicos.

O estudante pode consultar o resultado dos pré-selecionados na chamada regular e a lista de espera no site do Fies (AQUI). O resultado também estará disponível na instituição em que o candidato fez a inscrição. Os pré-selecionados terão de amanhã (2) a sábado (6) para concluir a inscrição no Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

Mais informações clique AQUI.

Da Agência Brasil

ZIKA: 'OMS' DECLARA EMERGÊNCIA INTERNACIONAL EM SAÚDE PÚBLICA

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou hoje (1º) situação de emergência em saúde pública de interesse internacional em razão do aumento de casos de infecção pelo vírus Zika identificados em diversos países e de uma possível relação da doença com quadros registrados de malformação congênita e síndromes neurológicas.

A decisão foi tomada após reunião de um comitê de emergência em Genebra, convocado pela entidade na última sexta-feira (29) para tratar do assunto.

Durante coletiva de imprensa, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, destacou que ainda é necessário comprovar cientificamente a ligação entre infecções pelo vírus Zika em gestantes e casos de microcefalia em bebês. As evidências, entretanto, são consideradas fortes pelos especialistas do grupo. “É preciso investigar e entender melhor a relação”, disse.

Agência Brasil

VOLTA A CHOVER NA MAIORIA DOS MUNICÍPIOS CEARENSES

Imagem: Reprodução Funceme
Depois de alguns dias sem chuvas, a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) voltou a registrar chuvas no Estado do Ceará. No total 185 localidades de 128 municípios registraram precipitações. As maiores chuvas ocorreram em Abaiara (Posto: Abaiara): 75.0 mm, Milagres (Posto: Milagres): 52.5 mm e São Benedito (Posto: Sao Benedito): 46.0 milímetros.

Veja as precipitações relativa ao período: 7:00 de 31/1/2016 às 7:00 de 01/02/2016 nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba, além das 10 maiores chuvas de todo o estado.

Litoral Norte:

Meruoca Meruoca 19.0
Salão Senador Sá 17.6
Acaraú Acaraú 16.0
Sinhá Sabóia Sobral 15.0
Camilos Meruoca 14.8
Carvoeiro Itarema 12.0
Alcântaras Alcântaras 9.0
Cruz Cruz 7.8
Jericoacoara Jijoca de Jericoacoara 6.0
Martinopole Martinópole 5.0
Prata Bela Cruz 4.2
Lagoa do Carneiro Acaraú 3.2
Morrinhos Morrinhos 3.0
Uruoca Uruoca 3.0
Moraújo Moraújo 2.0

Ibiapaba:

São Benedito São Benedito 46.0
Matriz Ipueiras 36.0
Graca Graça 33.0
Ibiapina Ibiapina 32.5
Carnaubal Carnaubal 31.0
America Ipueiras 29.0
Guaraciaba do Norte Guaraciaba no Norte 22.0
Morrinhos Novos Guaraciaba no Norte 20.8
Picada Guaraciaba do Norte 20.0
Mucambo Mucambo 20.0
Ubauna Coreaú 19.4
Pacuja Pacujá 19.0
Ubajara Ubajara 19.0
Frecheirinha Frecheirinha 18.0
Ipueiras Ipueiras 17.3
Forquilha Forquilha 17.0
Tiangua Tianguá 16.6
Ac. Forquilha Forquilha 15.0
São José das Lontras Ipueiras 14.0
Pires Ferreira Pires Ferreira 13.4
Poranga Poranga 12.0
Manhoso Viçosa do Ceará 12.0
Carirá Cariré 10.0
Reriutaba Reriutaba 7.0
Nova Russas Nova Russas 6.0
Flores Ipu 6.0
Ac. Araras Varjota 6.0
Sitio Vambira Viçosa do Ceará 5.6
Ararendá Ararendá 5.5
Groaíras Groaíras 5.4
Viçosa do Ceara Viçosa do Ceará 3.8

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Abaiara (Posto: Abaiara) : 75.0 mm
Milagres (Posto: Milagres) : 52.5 mm
São Benedito (Posto: Sao Benedito) : 46.0 mm
Morada Nova (Posto: Aruaru) : 46.0 mm
Brejo Santo (Posto: Brejo Santo) : 39.2 mm
Barro (Posto: Brejinho) : 38.8 mm
Missão Velha (Posto: Jamacaru) : 38.0 mm
Jardim (Posto: Jardim) : 38.0 mm
Cascavel (Posto: Cristais) : 37.6 mm
Ocara (Posto: Ocara) : 36.1 mm

Dados extraídos da Funceme às: 14:55 de 1/2/2016

MESMO COM CHUVAS, AÇUDE PINGA EM ALCÂNTARAS AINDA SEGUE SECO

 Ainda é bastante crítica a situação do Açude Pinga em Alcântaras que não acumulou água em 2016.

As últimas chuvas ocorridas neste mês de janeiro praticamente não fizeram efeito algum ao reservatório do município que segue ainda completamente em seco para termos de abastecimento humano. as últimas chuvas trouxeram ânimos, tanto para os agricultores quanto no sentido de armazenamento de água, no entanto uma das maiores preocupações é que o Açude Pinga venha a armazenar boa quantidade de água até o final da quadra chuvosa.

Enquanto isso,  a cidade segue sendo abastecida pelo Açude Jenipapo, reservatório do município de Meruoca. 
Apesar da aparente e bonita lamina de água, Açude está completamente seco

MISSÃO DE SOBRAL REALIZA RENASCER EM ALCÂNTARAS E MAIS CINCO CIDADES DA REGIÃO NORTE DO CEARÁ

Em Alcântaras "o Renascer" acontecerá no período de 06.02.2016 à 09.02.2016, no Colégio Inocência, terá todos os dias a Santa Missa, bem como atrações artísticas (Banda na Fé, Suwingueira de Cristo e Vinde Louvar), evangelização, louvor, adoração, Renascer Kids, entre outras atrações!

A Comunidade Católica Shalom realiza retiro de carnaval em todo país durante este período. Em alguns estados o evento leva o nome de Renascer, em outros de Reviver. Em Sobral será o terceiro ano que acontece o evento E outras seis cidades da região norte do Ceará também estarão sediando a festa, são elas: Coreaú, Forquilha, Massapê, Alcântaras, Cariré e o distrito de Sobral Rafael Arruda.

A programação do Renascer Sobral começa às 8h dos dias 7, 8 e 9 de fevereiro. São momentos de oração, louvor, alegria, adoração ao Santíssimo, Santa Missa e de shows, que oferecem a população uma opção de carnaval diferente.

Em 2016 o Renascer traz o tema ‘Uma Vida Toda Nova’, e é justamente esse o propósito, transformar a vida dos que optarem por uma festa de carnaval diferente em que Deus é o centro. Neste Ano Santo da Misericórdia esse o objetivo do evento, mergulhar no mistério do amor de Deus. 

Renascer Alcântaras 2016.

Data: 06 a 09 de fevereiro.
Local: na Escola Inocência. 
Programação/horário: Sábado inicia ás 18 h, Domingo, Segunda e Terça-feira começa ás 16 h, participe e tenha UMA VIDA TODA NOVA!
Imagens: Divulgação Facebook
Fonte: Reediçao Visão Norte, com informações blog Wilson Gomes

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores