sábado, 26 de dezembro de 2015

NOTAS DO ENEM SERÃO DIVULGADAS NO DIA 8 DE JANEIRO, INFORMA MEC

Diante de centenas de apelos de estudantes feitos pelas redes sociais, o Ministério da Educação (MEC) comunicou que as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão sair no dia 8 de janeiro."Nós entendemos a ansiedade de vocês e não poderíamos passar o Natal sem divulgar a data do resultado do #‎Enem2015 !", diz um "post presente" do MEC publicado nas páginas do ministério no facebook e no twitter. "Aproveitem as festas, dia 8 de janeiro está logo ali".

Além da seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com a nota do Enem, o estudante de baixa renda pode tentar uma vaga na educação superior por meio do programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior.

O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado ainda como certificação do ensino médio.

Agência Brasil

MORRE JOSÉ MARIA DE MELO, EX-PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO CEARÁ (TJCE)

Foto: Site www.baladain.com.br
O desembargador aposentado José Maria de Melo, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), morreu na noite desta sexta-feira, 25, em Fortaleza. O velório será realizado na sede do TJCE, conforme a assessoria do órgão. O Jornal "O Povo" apurou que o sepultamento será no cemitério Parque da Paz, mas o horário ainda não foi definido pela família.

José Maria é natural de Groiarás e bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, na turma de 1961.

Em 1969 graduou-se em Administração Pública, pela Escola de Administração do Ceará e em Administração de Empresas, em 1972, na Escola de Administração do Ceará. Como Juiz de Direito, passou pelas comarcas de Farias Brito, Morada Nova, Granja, Tauá, até chegar a Fortaleza. Na qualidade de Juiz de 3a. entrância, foi nomeado Corregedor Geral de Justiça, onde cumpriu um biênio (1968 a 1969).

Os Fóruns das Comarcas de Itapipoca, Groaíras, Aratuba, Farias Brito e Poranga, foram intitulados de “Fórum Desembargador José Maria de Melo”.

Carreira 

Ele assumiu o cargo de juiz de Direito da Capital em 27 de setembro de 1969, sendo titular das 9ª Vara Criminal, 3ª Vara Cível, 2ª Vara de Família e Sucessões e Vara Única de Menores Abandonados e Infratores.

Foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará pelo critério de merecimento, conforme o TJCE, e passou a integrar a 1a. Câmara Cível. Também foi vice-presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, de 1988 a 1989.

No Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, exerceu cargo de presidência de 1989 a 1990. Assumiu a diretoria da Escola Superior da Magistratura do Ceará (ESMEC), nos anos de 1993-94; Eleito Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará para o biênio 1995-96, foi também diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, durantec1995-96.

Em 1997, assumiu como Presidente do Tribunal de Justiça, cargo que ocupou até 1998. Em 1º de fevereiro de 1999 assumiu o cargo de Corregedor Geral da Justiça.

Como professor, ensinou na Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade de Fortaleza. 

Fonte: Redação O POVO Online, com informações do TJCE 

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

TRISTEZA NA NOITE DE NATAL EM ALCÂNTARAS

Antônio Araujo Freire, músico e sacristão
Tinha tudo para ser uma Natal mais feliz, mas infelizmente...! 

No inicio da noite desta quinta-feria(24), um acidente envolvendo duas motos deixou dois lesionados e causou a morte de um jovem que prestava serviços a Paróquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. 

O fato ocorrido na CE 241, na altura do Sitio om Jesus, teria acontecido por volta das 18:30m quando uma moto Honda Broz colidiu com uma Honda 150 preta com dois passageiros.

Com blog Portal Jovem

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

VISITA DE NATAL!

Charge do Cazo para o Jornal do Comércio de Jahu - SP

CÂMARA DE ALCÂNTARAS REALIZA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO!

Pela primeira vez na sua história, a Presidência da Câmara reuniu todos os vereadores em uma confraternização
Na ocasião os 09 vereadores levaram sua mensagem de "Natal e de Ano Novo" a todos os alcantarenses, deixando pelo menos de lado no momento, o embate político.

A Câmara de Alcântaras realizou na noite desta terça-feira (22), sua festa de confraternização. O evento aconteceu no restaurante "Brisa da Serra". Na oportunidade vereadores, funcionários e convidados levaram palavras de agradecimento e felicitações. Dentre os convidados  estavam o presidente da Câmara de Camocim (Emanuel Vieira), que esteve representando o presidente da UVC (César Veras), o Vigário de Alcântaras (Pe. Edmilsom), e o Sr. Benício.

A presidenta Cleuvilândia Menezes agradeceu a todos, em especial aos funcionários da casa. Vejo o esforço de cada um e agradeço a Deus por ter tido o privilégio de contar com  pessoas responsáveis e competentes. Quero aproveitar para desejar um Feliz Natal e um Ano Novo de grandes realizações. Disse Cleuvilândia.

Apesar de muitas divergências políticas, todos os 09 vereadores de Alcântaras participaram da confraternização, um fato incomum. Na ocasião todos os vereadores levaram sua mensagem de Natal e de Ano Novo, deixando pelo menos no momento, o embate político de lado.

Com informações Blog Luís Carlos Silva

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

RÉVEILLON DE SOBRAL SEM "PARALAMAS" E COM BANDAS DA REGIÃO. CONFIRA DETALHES

Ao contrário do que divulgou o site da “Banda Paralamas de Sucesso”, de que estaria no réveillon 2016 de Sobral, fui informado nesta quarta feira(23), durante a entrevista do Chefe de Gabinete da Prefeitura de Sobral, Dr.Luciano Arruda, no Programa Alô ALô Zona Norte (Rádio Tupinambá AM), de quem não havia dado certo a contratação da Banda Paralamas do Sucesso.

Segundo a chefia de gabinete, Prefeito Veveu arruda(PT) achou muito alto o preço cobrado pela Banda e decidiu que fará o réveillon com bandas da região, valorizando a “prata da casa” e logicamente pagando muito menos. Parece-me que a ideia é fazer um revezamento de Bandas no decorrer da noite.

Ressaltar que em 2014 tivemos  como atração principal Alceu Valença e em 2015  Biquine Cavadão. Em 2016 temos que iniciar economizando.

A festa acontecerá na Margem Esquerda do Rio Acaraú, ao lado da Biblioteca e terá a Secretaria de Cultura e Turismo e a ECOA no comando da organização, que deverá em breve anunciar os nomes das atrações do nosso réveillon 2016.

Para quem gosta de festa de réveillon sem praia, uma boa pedida é ir á Margem Esquerda na noite do dia 31 de dezembro e se divertir. Um bom número de seguranças devem ser contratados para o evento que terá apoio ainda da Polícia Militar.

Fonte: Sobral Agora.

OBS: No último dia 21/12 foi publicado aqui, que ocorreria a apresentação da Banda "Os Paralamas do Sucesso" no Réveillon de Sobral, na ocasião, Sobral estava na agenda do site oficial da Banda, o que não mais ocorre hoje dia 23 de dezembro.

COM O "JUVENTUS DE VENTURA" CAMPEÃO, CHEGOU AO FIM A I COPA PADRE MARCONE DE FUTSAL SUB-18

No último dia  19 de dezembro de 2015 aconteceu a final da I Copa Pe Marcone de Futsal sub-18.

Das 08 equipes de várias localidades do município de Alcântaras que competiram, apenas 04  passaram para a etapa final com a disputa da 3ª colocação os times Santo André x PSG de Carmolândia, já a final ficou com os times da Juventus de Ventura x Bayer de Alcântaras e a equipe do Distrito de Ventura sagrou se campeã desta copa.

A realização foi do Pe Marcone, com organização de Venceslau Andrade e apoio dos padrinhos das musas, da presidente da Câmara Municipal Cleuvilândia Meneses e da Secretaria de Esporte do município.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

CARTÃO, DINHEIRO OU CHEQUE, O PREÇO DEVE SER IGUAL, DIZ STJ

Em recente decisão sobre direito do consumidor, Corte Superior alertou que preço diferente representa 'cobrança abusiva'

O valor para pagar as compras de Natal com cartão de crédito tem que ser o mesmo caso o pagamento seja feito em dinheiro ou em cheque. A regra é consequência de uma recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ao julgar um caso envolvendo direito do consumidor. A decisão considera que cobrar preços diferenciados na venda com cartão e com dinheiro à vista é prática abusiva.

As informações foram divulgadas no site do Superior Tribunal de Justiça nesta segunda-feira, 21, e fazem referência à decisão da Corte, em outubro.

“Toda decisão que venha ao encontro dos princípios e fundamentos do Código de Defesa do Consumidor, fortalecendo o consumidor nas relações de consumo, são auspiciosamente recebidas”, afirmou o diretor-geral do Procon-Distrito Federal, Paulo Márcio Sampaio, ao comentar a decisão do STJ.

Atualmente, o Procon-DF realiza um ciclo de palestras para lojistas para informar e esclarecer a orientação adotada pelo STJ.

O presidente da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), Cleber Pires, explicou que a venda com cartão de crédito tem um custo operacional. Para cada operação realizada, o comerciante paga à administradora do cartão entre 3% a 4% do valor da transação. “Esse custo operacional está embutido no preço, já recai naturalmente sobre o valor total, mas hoje o consumidor está atento, a concorrência é grande e todo benefício para o consumidor é bem-vindo”, afirmou.

Na decisão do STJ, o relator do caso, ministro Humberto Martins, salientou que o estabelecimento comercial tem a garantia do pagamento feito com cartão, já que a administradora assume a responsabilidade por eventuais riscos da operação. Uma vez autorizada a transação, o consumidor recebe quitação. Por essa razão, a compra com cartão é considerada um pagamento à vista.

A decisão do STJ considera a cobrança abusiva quando o comerciante oferece preço menor para o consumidor que paga em dinheiro ou cheque em comparação a quem paga com cartão de crédito. Segundo o julgador, tal prática constitui infração à ordem econômica.(Resp 1479039)

Conteúdo ESTADÃO

(POLÍTICA NACIONAL) CCJ JULGA NESTA TERÇA-FEIRA (22) RECURSO DE CUNHA CONTRA DECISÃO DO CONSELHO DE ÉTICA

O recurso apresentado pelo deputado Carlos Marun (PMDB-MS) contra decisão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, que aprovou na semana passada o parecer preliminar do relator, deputado Marcos Rogério (PDT-RO), deverá ser votado amanhã (22) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. A reunião foi marcada para as 14h30m e tem como primeiro item da pauta a apreciação do recurso.

O recurso visa cancelar a votação do parecer de Marco Rogério que foi aprovado no dia último dia 15 por 11 votos a 9. Embora deputados aliados a Cunha tentassem adiar a votação com pedido de vista do parecer, o conselho rejeitou o pedido. Isso levou o deputado Carlos Marun  a recorrer à CCJ da decisão do Conselho de Ética.

Para que o parecer seja aprovado são necessários os votos da maioria simples dos presentes na CCJ, desde que haja quórum mínimo de metade mais um dos 66 membros do colegiado, ou seja 34 deputados. Se for aprovado, será anulada a votação do Conselho de Ética.

Agência Brasil

(EDUCAÇÃO) INEP PUBLICA NOTAS DO ENADE 2014

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou na edição de hoje (22) do Diário Oficial da União as notas dos cursos superiores no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2014. O objetivo do exame é avaliar o conhecimento dos estudantes do último ano dos cursos de graduação sobre o conteúdo programático, suas habilidades e competências.

O resultado é usado para compor índices que medem a qualidade de cursos e instituições de ensino superior. Os estudantes devem fazer o Enade para obter o diploma, no entanto, não existe um desempenho obrigatório aos alunos.

Na última sexta-feira (18), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que o exame passará por um processo de aprimoramento em 2016. Entre as novidades está a inserção da nota do exame no currículo do aluno, de forma que possa contar como critério para acesso à pós-graduação.

Outra mudança para o ano que vem é a implantação do Enade Digital, para a aplicação da prova, e um mecanismo de avaliação mais preciso do desempenho da instituição na formação dos alunos. Serão incorporadas à nota final a taxa de desistência (estudantes que abandonaram o curso) e a evolução de desempenho, que compara a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de ingresso na instituição, com a do Enade, na conclusão do curso.

Acesse AQUI a lista com as notas do Enade 2014, publicada no Diário Oficial da União. 

Agência Brasil

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

CONFIRMADO NO RÉVEILLON 2016 EM SOBRAL, A BANDA "OS PARALAMAS DO SUCESSO"

Mais uma vez a "Margem Esquerda do Rio Acaraú" na cidade de Sobral, receberá mais uma grande atração na virada do ano.

O Site oficial da Banda Paralamas do Sucesso, confirma na agenda de shows, dia 31 na cidade de Sobral.

CÂMARA DE ALCÂNTARAS CONCEDE TÍTULO DE CIDADANIA A SEIS NOVOS ALCANTARENSES

A câmara de Alcântaras vivenciou uma noite de festa no último sábado (19). Uma sessão solene onde a festa foi comandada pela presidenta Cleuvilândia Menezes e os demais vereadores. Na oportunidade seis novos alcantarenses recebiam o título de cidadão. Durante a palavra facultada podíamos observar a alegria e o orgulho dos agraciados com esse novo compromisso com o município.

Dentre elas podemos destacar do Sub-tenente  Jhonson   em suas palavras ressalta essa benção de Deus. "essa data é única, não é todo dia que receberei um título dessa natureza, e temos que valorizar esse reconhecimento, e ser grato as pessoas, por isso sou muito grato ao povo de Alcântaras".

Já o Padre Marcondes fez um relato desde quando chegou no município e foi acolhido pelo povo, principalmente no distrito de Ventura. "hoje me torno um de vocês, um alcantarense, uma cidade pacata, ordeira, uma cidade de luta, de cultura, mas carente de políticas públicas, onde possibilite viver condições melhores para seu povo. Receber esse título é motivo de honra e alegria e de bastante compromisso."

Para a presidenta Cleuvilândia Menezes é um dia muito feliz por estar juntos com os companheiros vereadores está podendo proporcionar esse momento sublime, único e tão importante. Sabemos da felicidade de vocês por está sendo agraciados com esse título. "digo vocês estão sendo oficializados com essa comenda, pois vocês já são cidadãos alcantarenses, mas que vocês possam realmente dizer que fazem parte deste município e são nosso irmãos de verdade é preciso terem essa oportunidade de receber esse título.

No total, seis personalidades foram agraciadas: o Subtenente Francisco Lindon Johnson, Padre Marcone e Sargento Guilherme; autoria da Vereadora Cleuvilândia Menezes, além do Professor Edson, autoria do requerimento do Vereador Régis do Bonfim e do casal e Sra. Irene Sr. Adriano de autoria do vereador Antônio Marcos

Sub-tenente Jhonson
 Padre Marcone
Adriano, Srª Irene e Sargento Guilherme
Com Blog Luís Carlos Silva (Andarilho da Notícia) Fotos: Divulgação Facebook

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA TEM HORÁRIO DIFERENCIADO DURANTE RECESSO LEGISLATIVO

Assembleia Legislativa do Ceará
Durante o período de recesso legislativo, setores da Assembleia Legislativa voltados ao atendimento ao público, como Procon Assembleia, agência do Banco do Brasil e Casa do Cidadão, terão atendimento em horário diferenciado.

O Procon Assembleia funciona normalmente até o dia 22 de dezembro e, durante o mês de janeiro, das 8h às 17 horas. Segundo a coordenadora do Procon, Telma Valéria, o recesso do órgão ocorre de 23 a 03 de janeiro, retomando as atividades dia 04 de janeiro. 

A Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) já se encontra em período de férias, de acordo com a diretora da instituição, Lindomar Soares. Em janeiro, a equipe vai se dedicar ao planejamento das atividades do primeiro semestre de 2016 e às matrículas dos projetos Superação e Alcance. Lindomar lembra que, entre 18 de janeiro e 19 de fevereiro, ocorrem as matrículas do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos, realizado em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece). As aulas dos cursos oferecidos pela Unipace serão retomadas na primeira semana de fevereiro.

O Departamento de Saúde estará aberto de terça a quinta-feira, entre 8h e 13 horas. 

A agência do Banco do Brasil funcionará normalmente durante os dias de recesso, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Apenas no dia 24 de dezembro, o atendimento ao público será das 8h às 10 horas. No dia 31, a agência não funciona.

Já o atendimento ao público na Casa do Cidadão não sofrerá alterações nos meses de dezembro e janeiro. O órgão estará fechado apenas nos dias 24 e 31 de dezembro. O atendimento é realizado das 8h às 17h, com distribuição de senhas até 16h30.

Assessoria de Imprensa - AL/CE

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores