sexta-feira, 3 de novembro de 2023

IFCE ABRE INSCRIÇÕES PARA MOSTRA DE PROJETOS COM ESTUDANTES DE ESCOLAS E UNIVERSIDADES DE SOBRAL

Estudantes de instituições públicas e privadas de Sobral podem submeter os trabalhos até o dia 14 de novembro.

Estão abertas as inscrições para a I Mostra de Projetos do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Sobral - SOBRALTEC. O evento, que faz parte da programação do Universo IFCE, é destinado a estudantes de ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico e ensino superior de instituições públicas e privadas no município de Sobral e cidades circunvizinhas.

A ideia da mostra é reunir projetos científicos, extensionistas, culturais e tecnológicos desenvolvidos pelos estudantes a fim de fomentar a divulgação das ações realizadas pelas instituições de ensino na região, favorecendo, dessa forma, o compartilhamento científico e de informações.

Os estudantes podem submeter os trabalhos até o dia 14 de novembro, via preenchimento de formulário eletrônico e envio, em anexo, de um resumo simples em PDF, conforme template. Cada resumo poderá conter, no máximo, três autores. A participação é gratuita. As atividades da mostra serão realizadas no dia 21 de novembro, nos turnos da manhã (7h30 às 11h30) e da noite (das 18h30 às 21h30). É importante ler o regulamento com atenção. 

A I SOBRALTEC aceitará trabalhos nas áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes. Todos os projetos receberão certificados de participação. Os três primeiros lugares em cada área receberão também certificados de premiação. Em caso de dúvidas, enviar e-mail para pesquisa.sobral@ifce.edu.br.

SERVIÇO

I Mostra de Projetos do IFCE campus Sobral – SOBRALTEC

Quando: 21 de novembro, no IFCE Sobral

Inscrições: até 14 de novembro

Acesse o regulamento aqui: https://ifce.edu.br/sobral/arquivos/regulamentosobraltec.pdf

Acesse o template para envio do resumo simples aqui: https://docs.google.com/document/d/1M3h79TkUEKzzwCPwlnRvIk3RhpKBJDXNwAW4xmqly5U/edit

Acesse o formulário de inscrição aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeNZvL0GyKWs--fBqz13-aZBS9ncY_ReKnt276CcmzESY02PA/viewform

Acesse o site do Universo IFCE aqui: https://lets.4.events/universo-ifce-2023-campus-sobral-C3401E124

Coordenadoria de Comunicação Social do IFCE de Sobral

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

IFCE SOBRAL ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO TÉCNICO EAD EM INFORMÁTICA PARA INTERNET

São 40 vagas para o curso na modalidade de Educação a Distância (EaD). Inscrições vão até 10 de novembro.

Foi lançado edital de seleção com 40 vagas para o curso técnico em Informática para Internet, o primeiro na modalidade de Educação a Distância (Ead) no campus de Sobral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

O curso técnico, voltado para quem já concluiu o ensino médio, tem como objetivo formar profissionais para atuarem em desenvolvimento de sistemas para internet e aplicativos para dispositivos móveis, qualificando-os a planejar, projetar, construir e manter sistemas de software na forma de serviços em Tecnologia da Informação (TI).

“É um curso muito bom, bastante procurado, há uma carência de profissionais qualificados na área”, resume o coordenador do curso, professor Antônio José Fernandes Andrade. A seleção é por análise de histórico escolar. A duração do curso é de um ano e meio.

Há somente um dia de aula presencial por semana, no turno da tarde, às terças-feiras (no primeiro semestre letivo). As demais aulas ocorrem online, sejam assíncronas (gravadas) ou síncronas (em tempo real), no ambiente virtual alimentado pela equipe do Núcleo de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (NTEaD) do campus.

INSCRIÇÕES

As inscrições acontecem pela internet, no período de 23 de outubro a 10 de novembro de 2023, sem cobrança de taxa, através de formulário eletrônico disponível no site ifce.funetec.org, na área do candidato. A seleção ocorrerá em uma única etapa e levará em conta as notas constantes no histórico escolar dos participantes.

São três procedimentos para inscrição:

a) preencher todos os itens do requerimento de inscrição (formulário eletrônico) e transmitir os dados via internet;

b) salvar o comprovante onde consta o número do protocolo de inscrição, resguardando as credenciais de acesso (nº de inscrição e chave de acesso), que são a única forma de acesso ao andamento do processo seletivo;

c) enviar virtualmente, através do sistema de inscrições, a documentação estabelecida no subitem 7.5 do edital, no período de 23 de outubro a 10 de novembro de 2023.

O item 7.5 do edital estabalece como documentos de inscrição:

I - Histórico do ensino médio completo ou documentos equivalentes (curso técnico de nível médio; magistério; certificado de conclusão do ensino médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, ou do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino);

II - Documento oficial de identificação.

O edital prevê possibilidades de envio de documentação para quem esteja cursando a última série do ensino médio (ver item 7.5.1 do edital).

RESERVA DE VAGAS

O IFCE reserva 50% do total das vagas ofertadas para candidatos egressos de escolas públicas. Não poderão concorrer a essas vagas candidatos que tenham, em algum momento, cursado parte do ENSINO FUNDAMENTAL em escolas particulares. Para concorrer às vagas do Sistema de Cotas para Egressos de Escolas Públicas reservadas aos candidatos pretos, pardos e indígenas e pessoa com deficiência, os candidatos deverão, ao efetuar a inscrição via Internet, marcar a opção correspondente a essas vagas, o que implica autodeclarar-se pertencente ao grupo étnico preto, pardo ou indígena e pessoa com deficiência.

A validação da autodeclaração para pessoas negras pretas e negras pardas ocorrerá após a divulgação do resultado final, a partir de um procedimento junto à Comissão Institucional de Heteroidentificação (CIH), que considerará como critério o fenótipo do(a) candidato(a), isto é, o conjunto de características físicas visíveis que o(a) fazem ser identificado(a) socialmente como pessoa negra-preta ou negra-parda, não sendo considerada a sua ascendência ou a sua autopercepção.

Acesse o edital aqui: https://www.funetec.com/noticias/ver/565

Faça a inscrição aqui: https://ifce.funetec.org/e/ifce-edital-13-2023-cursos-tecnicos-subsequentes-a-distancia/

Coordenadoria de Comunicação Social do IFCE de Sobral

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores