sábado, 27 de maio de 2017

COMANDANTE DA POLÍCIA MILITAR DE ALCÂNTARAS LINDON JOHNSON SE APOSENTA E DEIXA O COMANDO DO MUNICÍPIO

Com a saída do militar quem assume o Comando da PM de Alcântaras é o Subtenente  Neto que já encontra-se na cidade e a serviço da população.

Veja os agradecimentos do comandante "Lindon Johnson de Vasconcelos".    

"Agradeço primeiramente a Deus pela saúde e vida e tenho o dever de agradecer a comunidade alcantarense por nesses quase cincos anos que estive a frente do comando do destacamento de Alcântaras, o apoio que recebi de todos, inclusive aos poderes legislativo e e executivo e judiciário, que nos ajudaram com suas parecerias desenvolver um trabalho policial militar com transparência e dignidade, aos meus  amigos policiais militares que estiveram comigo nessa missão árdua e gratificante de trabalhar na amada cidade de Alcântaras" disse o Subtenente que ainda desejou Paz, Luz, Saúde e Sabedoria aos irmãos alcantarenses e destacou ficar a disposição de todos

Nascido em em dezembro de 1963, Francisco Lindon Johnson de Vasconcelos ingressou na PM  no dia 06 de junho de 1988 e trabalhou em várias cidades e distritos nos últimos vinte e nove anos em que esteve na corporação. Antes de ingressar na Policia Militar por seis anos este também trabalhou no comércio. Com a saída do militar quem assume o Comando da PM de Alcântaras é o Subtenente  Neto que já encontra-se na cidade e a serviço da população.

Com Blog Sinhá Saboia

É HOJE, MAIS UMA GRANDE NOITE EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DE FÁTIMA NO SÍTIO BELÉM ALCÂNTARAS

Nesta noite de sábado 27/05 acontece a última e mais movimentada noite da Festa de Nossa de Fátima na localidade de Belém na zona rural de Alcântaras.

Belém fica aproximadamente a 5 km da cidade de Alcântaras e seu acesso é feito pela estrada que liga ao município de Coreaú. A festa termina no domingo, no entanto como é de tradição, é na última noite que o lugar recebe uma multidão de visitantes e fiéis, onde são esperadas pessoas de toda região serrana e também da região de Coreaú.

O dia 13 de maio é dedicado a santa, no entanto o calendário religioso católico de Alcântaras tradicionalmente segue datas diferentes e não obrigatoriamente o dia oficial de cada padroeiro. 
Imagens; Arquivo VN

quinta-feira, 25 de maio de 2017

IFCE ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS TÉCNICOS EM SOBRAL

Inscrições podem ser feitas entre os dias 25 de maio e 09 de junho. São 245 vagas.

O campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará (IFCE) abrirá inscrições para sete cursos técnicos. O processo seletivo é para o semestre 2017.2. Ao todo, são ofertadas 245 vagas. As inscrições podem ser feitas entre os dias 25 de maio e 09 de junho, exclusivamente pela internet.

As vagas são para sete cursos técnicos gratuitos: Agroindústria, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente, Panificação e Segurança do Trabalho. Para participar do processo seletivo, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio. As aulas são no turno da noite, com exceção do curso de Segurança do Trabalho, que é ofertado à tarde. Cada curso conta com 35 vagas.

Para a inscrição, é cobrado o valor de R$ 40, mas o candidato pode solicitar a isenção da taxa até o dia 30 de maio, desde que atenda a um dos seguintes requisitos: ter cursado integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública ou como bolsista integral da rede privada e ter renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; ou ser declarado baixa renda. O pedido de isenção deve ser feito no próprio campus, de 8h às 12 horas e de 13h às 17 horas.

A data de realização das provas - Redação e Conhecimentos Gerais - será 9 de julho. Para se inscrever, o candidato deve acessar o endereço eletrônico do IFCE (http://qselecao.ifce.edu.br), onde poderá também consultar o edital para obtenção de mais informações.
Serviço:

Inscrições no processo seletivo 2017.2
Quando: de 25 de maio a 9 de junho
Período para pedido de isenção: até 30 de maio
Cursos ofertados: Agroindústria, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente,  Panificação e Segurança do Trabalho

IBGE RECONHECE A REGIÃO METROPOLITANA DE SOBRAL. ALCÂNTARAS É UMA DAS 18 CIDADES DA RMS

Bairro Bela Vista em Alcântaras-CE (Foto: Maxuel Aguiar)
Com 18 cidades, Sobral e municípios vizinhos formam 3ª Região Metropolitana do Ceará Cidades do Cariri e do entorno de Fortaleza formam as outras duas regiões metropolitanas do Ceará.

Sobral e outras 17 cidades foram reconhecidas como a terceira Região Metropolitana no Ceará, além das regiões de Fortaleza e do Cariri. A criação da região foi divulgada nesta quarta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além de Sobral, compõem a nova Região Metropolitana as cidades Massapê, Senador Sá, Uruoca, Santana do Acaraú, Forquilha, Coreaú, Moraújo, Groaíras, Reriutaba, Varjota, Cariré, Pacujá, Graça, Frecheirinha, Miraíma, Meruoca e Alcântaras.

A lei estadual que estabeleceu a Região Metropolitana de Sobral é de 2016 e foi reconhecida pelo IBGE nesta semana, data de divulgação da atualização semestral as regiões pelo órgão. Conforme o IBGE, as regiões metropolitanas e aglomerações urbanas são recortes instituídos por lei, de acordo com determinação da Constituição Federal. O objetivo das regiões é facilitar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

Atualmente, existem 69 regiões metropolitanas no país, sendo que o estado com maior número é a Paraíba (12), seguida por Santa Catarina (9) e Alagoas (8). A revisão atual do IBGE mostra a criação da RM de Ribeirão Preto (SP), com 34 municípios, instituída pela Lei Complementar nº 1.290, de 06 de julho de 2016.

Com G1 CE
(Foto: Wellington Macedo/Agência Diário)

TRÊS NOVAS REGIÕES METROPOLITANAS SÃO CRIADAS NO BRASIL

Vista de Porto velho com o Rio Madeira ao fundo. (Wilson Dias/Agência Brasil
A capital do estado de Rondônia, Porto Velho, tornou-se região metropolitana com Candeias do Jamari.

No segundo semestre do ano passado, foram criadas três novas regiões metropolitanas no país: a de Ribeirão Preto (SP), a de Sobral (CE) e a rondoniense, em torno da capital, Porto Velho.  A informação consta da listagem semestral dos municípios brasileiros que compõem as regiões metropolitanas do país (RMs), divulgada hoje (23)  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o IBGE, as regiões metropolitanas e aglomerações urbanas são recortes instituídos por lei complementar estadual, de acordo com a determinação da Constituição Federal de 1988, “visando integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum”. É competência dos estados a definição das regiões metropolitanas e aglomerações urbanas, nos termos do Artigo 25, Parágrafo 3° da Constituição Federal.

Pelas informações relativas a 31 de dezembro do ano passado, a Região Metropolitana de Ribeirão Preto, abrange 34 municípios e foi instituída pela Lei Complementar nº 1.290, de 6 de julho de 2016. A Região Metropolitana de Sobral foi criada pela Lei Complementar nº 168, de 27 de dezembro de 2016, e tem 18 municípios. A RM rondoniense inclui, além da capital Porto Velho, o município de Candeias do Jamari, conforme Lei nº 3.654, de 09 de novembro de 2015.

Com a nova revisão anunciada pelo IBGE, o país passou a contar com 69 regiões metropolitanas, sendo a Paraíba o estado com maior número de regiões metropolitanas (12), seguida por Santa Catarina (9) e Alagoas (8).

A nova revisão do IBGE não traz mudanças nas listagens de municípios das regiões integradas de desenvolvimento (RIDEs), que são regiões metropolitanas que se situam em mais de uma unidade federativa. A competência de criar RIDEs é da União, dada pelo Artigo 43, Parágrafo 1° da Constituição Federal. Constam no registro as RIDEs de Petrolina/Juazeiro, a da Grande Teresina e a do Distrito Federal e Entorno.

Da Agência Brasil

quarta-feira, 24 de maio de 2017

TRINTA E CINCO COMARCAS DO INTERIOR PODERÃO SER EXTINTAS. CONFIRA A LISTA

Fórum de Alcântaras (Divulgação Internet)
Trinta e cinco comarcas de municípios do interior do Ceará poderão ser extintas por parte do Tribunal de Justiça do Estado, através da Portaria nº 345/2017, datada em 24 de fevereiro de 2017, institui Grupo de Trabalho para a elaboração de estudo técnico acerca da reestruturação da organização do judiciária do Estado do Ceará.

Um dos motivos é a limitação orçamentária, por força da promulgação, logicamente pelo Governo Temer, na Emenda Constitucional nº 88 de 21 de dezembro de 2016, instituindo novo regime fiscal e por consequência da necessidade de racionalização da estrutura judiciária.

Na Portaria, ainda esclarece que as experiências recentemente adotadas no âmbito da organização judiciária de outros Estados, como Bahia e o Piauí, com a agregação de Comarcas. Aproveita o exemplo da iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, que importou a transferência de zonas eleitorais sediadas em municípios com baixa densidade eleitoral.

Abaixo a relação dos 35 municípios que sofrerão que sofrerão com a medida.

Potiretama, Miraíma, Potengi, Tarrafas, Umari, Salitre, Paramoti, Granjeiro, Ocara, Moraújo, Martinópole, Pires Ferreira, Ererê, Tejuçuoca, Nova Jaguaribara, Itaiçaba, Penaforte, Senador Sá, Alcântaras, Abaiara, Pacujá, Guaramiranga, Apuiarés, General Sampaio, Banabuiú, Choró Limão, Ibaretama, Palhano, Catunda, Altaneira, Dep. Irapuan Pinheiro, Milhã, São João do Jaguaribe, Arneiroz, Tururu.

Fonte: Nordeste Notícia (Via Sobral Agora)

terça-feira, 23 de maio de 2017

EM PARCERIA COM A UFC, GOVERNO DO CEARÁ LANÇA TURMA DE MESTRADO EXCLUSIVA PARA PROFESSORES DA REDE ESTADUAL

Com o objetivo de estimular a qualificação profissional dos educadores e incentivar o aperfeiçoamento da Educação, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Federal do Ceará, lançou, na manhã desta segunda-feira (22), o edital para uma turma exclusiva no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática.

O lançamento ocorreu na Reitoria da UFC com a presença do secretário da Educação, Idilvan Alencar; da secretária adjunta, Márcia Campos; do reitor da UFC, Henry Campos; pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Antônio Gomes Souza Filho; da coordenadora do Mestrado Profissional do Ensino de Ciências e Matemática; Maria Gorete da Silva; do vice-coordenador do curso, Carlos Alberto de Almeida; além de coordenadores e técnicos da Seduc.

O processo de seleção ofertará 30 vagas destinadas aos professores efetivos e detentores de função da rede pública estadual de ensino da capital e do interior, que terão a pós-graduação financiada nos termos da Lei n° 16.157 de 26 de dezembro de 2016. As inscrições seguem até o dia 17 de junho de 2017.

O processo seletivo é composto de três etapas de caráter eliminatório e classificatório, contendo prova escrita de avaliação do conhecimento, pré-projeto e análise do Curriculum Lattes. Poderão inscrever-se os portadores de diploma de Bacharelado ou Licenciatura em Matemática, Física, Química e Biologia. O candidato deverá preencher o formulário eletrônico disponível no caminho: http://www.si3.ufc.br/sigaa/public (aba processos seletivos stricto sensu) e imprimir o comprovante de inscrição gerado pelo sistema. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 29 de julho de 2017.

O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática tem duração de dois anos. As aulas acontecerão, semanalmente, às sextas-feiras (no horário de 18h às 22h) e aos sábados (de 8h às 17h), no Campus do Pici – UFC, Centro de Ciências. O início do período letivo será em 16 de agosto de 2017.

Esta é a terceira pós-graduação ofertada para os professores da rede estadual. Em dezembro, foi lançado um edital com 30 vagas para o Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (Específica para Tecnologia Social – Seduc) da Universidade Estadual do Ceará (Uece). No início de maio, foi aberta seleção para oferta de 35 vagas para os docentes no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFF).

O secretário da Educação destaca o simbolismo da parceria do Governo do Ceará com a UFC para promover um mestrado na área de ciências voltado aos professores da rede estadual. “Esta é uma iniciativa pioneira e de extrema relevância do Governo do Ceará. É uma promessa que o governador Camilo Santana fez aos professores e que está se concretizando agora com o objetivo de promover a valorização profissional e a qualificação dos professores, buscando com isso melhorar o nível de educação da rede pública do Ceará. Essa formação vai garantir que isso possa repercutir em ações de qualidade na sala de aula”, destacou o secretário da Educação, Idilvan Alencar.

O reitor Henry Campos também ressaltou a importância do mestrado para a formação dos professores da rede estadual. “Esta parceria tem um simbolismo muito grande porque a UFC sempre teve esse compromisso forte com essa questão da formação dos professores e, agora, com o Mestrado Profissional, a gente ganha mais uma modalidade de articulação e de formação. Isso é muito bom porque esses mestrandos vão certamente exercer um papel de influência e qualificação na rede. Sempre trabalhamos em articulação e, agora, a gente chegou no primeiro mestrado. Certamente, virão outros e espero que, em breve, a gente possa ofertar o doutorado profissional”, declarou Henry.

Confira aqui o edital e o aditivo.

Assessoria de Comunicação da Seduc

HOSPITAL REGIONAL NORTE REALIZA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

O Hospital Regional Norte (HRN), da rede pública do Governo do Ceará, e o Hemocentro de Sobral realizam nesta quarta-feira (24), a segunda campanha de doação de sangue de 2017. As doações poderão ser feitas das 8 às 12 horas e das 13 às 18 horas na recepção do Ambulatório do HRN. Para doar, basta estar saudável, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e apresentar um documento oficial com foto.

A macrorregião Norte abrange 55 municípios e tem uma população estimada em 1,6 milhão de pessoas. Segundo o Hemocentro de Sobral, são necessárias entre 1.400 e 1.500 doações mensais para suprir a demanda. A coordenadora do serviço social do Hospital Regional Norte, Iara Pinto, destaca que a necessidade de bolsas de sangue é constante. “A nossa necessidade de bolsas de sangue no HRN é muito grande, em qualquer época do ano. Trabalhamos em conjunto com o Hemocentro para que possamos fortalecer o engajamento das pessoas para a importância do ato de doar”, afirma.

Cada bolsa de sangue coletada tem em média 450 ml e é fracionada para extrair três componentes: hemácias, plasma e plaquetas. Sendo assim, uma doação pode salvar até três vidas. Os candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos devem possuir consentimento formal, por escrito, do responsável legal para cada doação que pretende realizar.

Intervalo para doação de sangue
- Homens podem doar sangue a cada 2 meses, até 4 vezes por ano;
- Mulheres podem doar sangue a cada 3 meses, até 3 vezes por ano.

Serviço:
Campanha de doação de sangue
Data: 24 de maio de 2017
Horário: de 8 às 12 horas e 13 às 18 horas
Local: Ambulatório do Hospital Regional Norte, Bairro do Junco, Sobral
Informações: (88) 3677-9300

Assessoria de Imprensa do HRN (Foto: Divulgação internet)

ALCÂNTARAS: BIBLIOTECA MUNICIPAL 'TERÁ SEDE' TRANSFERIDA PARA A RUA PEDRO CARMO

Nos próximos meses usuário da Biblioteca Municipal Francisco Cunha Freire, em Alcântaras deverão conhecer a nova sede do equipamento cultural que está de mudança. O fato acontece porquê a Prefeitura Municipal pretende demolir o prédio da antiga Lavandeira Pública para no lugar construir o primeiro Centro de Educação Infantil da cidade.

A obra projetada desde 2015 será financiada com recursos do Tesouro Estadual e do Tesouro Municipal e está orçada em mais de R$ 1 milhão.

Há dois anos a Secretaria do Desenvolvimento da Educação Básica (SEDEB) informou que o Centro de Educação Infantil haveria sido liberado inicialmente para o Distrito de Ventura e que esta seleção haveria partido da SEDUC que em setembro de 2015 também haveria convocado o prefeito da cidade para uma reunião sobre os procedimentos a serem adotados pelo município para liberação da primeira parcela da verba.

Atualmente a Francisco Cunha Freire contaria com mais de 5 mil exemplares, e desde sua implantação em 2010 tem recebido aos poucos a modernização de seu acervo e das instalações como feito através do programa BibLivro e por meio de doações do BNB e Sistema de Bibliotecas Pública dos Estado do Ceará (SBP).

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

ConheÇe um pouco sobre a atual Biblioteca Municipal clicando AQUI.

segunda-feira, 22 de maio de 2017

VEREADORES DE ALCÂNTARAS E MERUOCA PARTICIPARAM DE REUNIÃO COM COMANDANTE DO BATALHÃO DE SOBRAL PARA REIVINDICAR SEGURANÇA PARA A SERRA

Vereadores de Alcântaras e Meruoca, reunidos com a cúpula da Polícia Militar
O vereador Mardônio Cavalcante e com o apoio dos demais edis de Meruoca, e contando com a participação do prefeito Joaquim do Quinca e vereadores de Alcântaras,  promoveu reunião com o Comandante do batalhão de Sobral, Tenente-Coronel Assis Azevedo, na última sexta-feira (20), para solicitar providências em relação a onda de assaltos que vem acontecendo nos municípios de Alcântaras e Meruoca. 

De acordo com o edil Mardônio, a serra da Meruoca que até então era muito tranquila, vem nos últimos meses sofrendo com a violência e deixando a população intranquila. “O que estamos querendo do Comandante Assis é a garantia de mais policiais nos dois municípios, para que as pessoas possam se sentir tranquilas. Queremos também o apoio dos prefeitos Fonteles (Meruoca) e Joaquim do Quinca (Alcântaras), dando condições para que os policiais possam realizar um trabalho mais ostensivo e evitar que a bandidagem tome de conta da nossa Serra da Meruoca”. Finalizou Mardônio.

Participaram da reunião além do edil Mardônio, Márcia  do Pimenta e Maurício Sanford da Meruoca. O prefeito Joaquim Do Quinca e seu vice e vários vereadores de Alcântaras; Antônio Marcos, Júnior Ximenes, Zé do João Luís, Aírton da Carmolândia, Rogério Angelo, Jhon da Ventura, e o presidente Manoel Albuquerque. O prefeito Fonteles, não compareceu ao evento realizado no restaurante Brisa da Serra, em Alcântaras.

Fonte: Blog Política em Evidência (Marcelo Marques)

HOSPITAL REGIONAL NORTE EM SOBRAL REALIZARÁ SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS

As inscrições serão realizadas no período compreendido entre às 10h do dia 16 (dezesseis) de maio de 2017 e às 23h e 59min do dia 4 (quatro) de junho de 2017.

O Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar – ISGH, entidade de direito privado e sem fins lucrativos, classificado como Organização Social pelo Governo do Estado do Ceará, conforme Decreto nº 26.811, de 30.10.2002 e suas alterações observadas às disposições constitucionais, TORNA PÚBLICA, mediante as condições estipuladas em edital, a realização de Processo Seletivo de Provas e Títulos, sob regime da Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT, para selecionar candidatos para o preenchimento de vagas do quadro de funcionários do Hospital Regional Norte – HRN, além de formação de cadastro de reserva para vagas que surgirem durante o prazo  de validade do Processo Seletivo. Para profissionais de nível fundamental, médio e superior. As inscrições estão abertas pelo site: AQUI.

As inscrições serão realizadas no período compreendido entre às 10h do dia 16 (dezesseis) de maio de 2017 e às 23h e 59min do dia 4 (quatro) de junho de 2017, observado o horário oficial de Brasília – DF, por meio do link PROCESSO SELETIVO 2017/13 – ISGH, a ser disponibilizado na página do PRO-MUNICÍPIO (AQUI).

É importante que o candidato inicie o preenchimento de sua inscrição online o mais breve possível, durante o período de inscrições, evitando contratempos na reta final.

Via Blog Sobral em Revista

PREFEITURA DE SOBRAL DIVULGA EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA A SAÚDE

A Prefeitura de Sobral divulgou, na última sexta-feira (19/05), o edital do processo seletivo simplificado para contratação temporária de pessoal e formação de cadastro de reserva para a Secretaria da Saúde. As inscrições vão até sexta-feira (26/05). São 181 vagas, sendo 96 para cadastro de reserva. As remunerações chegam ao valor de R$ 8.792,00.

As inscrições do processo seletivo deverão ser efetuadas apenas de forma presencial, na sede da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, situada na Av. John Sanford, 1320 - Junco - Sobral-CE, entre os dias 19 e 26 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

A seleção será realizada em etapa única de Avaliação Curricular. O resultado final será divulgado no dia 20 de junho. Saiba mais: (88) 3611-7758.

Veja o Edital da Seleção Pública simplificada AQUI.

Via Sobral de Prima

CANDIDATO DE MARTINÓPOLE VENCE O “CONCURSO DE GENTE FEIA DE SOBRAL”. VEJA MAIS DETALHES

O 1º Campeonato de Gente Feia da Região Norte, reuniu uma multidão na tarde deste sábado(20) no Bar do Lulu, no centro de Sobral. Com uma platéia prá lá de alegre e contando com a presente de várias redes de TV, Blogs e outras mídias.

Vários candidatos foram inscritos para este concurso que reuniu gente de Sobral e de várias cidades da Região Norte.  A premiação foi de 1.000,00 para o 1º lugar; 500,00 para o 2º e 300,00 para o 3º colocado.

Veja os Vencedores:
O primeiro lugar foi de um FEIO procedente da cidade Martinópole(CE). O Segundo colocado foi da cidade de Meruoca e o terceiro da cidade de Sobral – a “Bebel do Parque Santo Antonio”.

Vídeo do Blog o sobralense
Fonte: Blog Sobral Agora

OBS: Um dos candidatos finalista, é um conhecido como Chico, morador da região do sítio Alegre no município de Alcântaras, e representou a cidade de Meruoca, ficando em 2º lugar no concurso.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores