quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

FRASES DE ALBERT EINSTEIN


"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer."

Outra:

"Eu quero saber como Deus criou este mundo. Não estou interessado neste ou naquele fenômeno, no espectro deste ou daquele elemento. Eu quero conhecer os pensamentos Dele, o resto são detalhes."

Albert Einstein, o mais célebre cientista do século 20, foi o físico que propôs a teoria da relatividade. Ganhou o Prêmio Nobel de física de 1921. Einstein tornou-se famoso mundialmente, um sinônimo de inteligência. Suas descobertas provocaram uma verdadeira revolução do pensamento humano, com interpretações filosóficas das mais diversas tendências.

CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS


Apesar da aprovação da nova lei que ainda precisa ser sancionada pelo governo estadual, ainda há muita cautela na criação de novos municípios. Poucos distritos terão o privilégio.

A criação de novos municípios, se não feito com o devido cuidado, pode acarretar em mais despesas para o governo, dinheiro esses que vem dos impostos do contribuinte.

Quando se fala em emancipação de distritos, muitos espalhados pelo interior do Ceará, logo devem se animar com a possibilidade de passar-se a sede municipal. O problema é o potencial para um distrito ou determinada região efetivar o tal desejo.

Muitos distritos por possuírem 8, 9 ou mais de 10 mil habitantes, traços culturais próprios, peso eleitoral e anseio por parte de alguns políticos ou líderes comunitários, pensam já está merecendo passar a cidade, isso, porém não quer dizer que esse lugar deve ter a sua emancipação política.

Na verdade, poucos não os municípios pequenos que conseguem se manter por si só; a grande maioria vive basicamente dos recursos do FPM, recurso esses que vem da distribuição do dinheiro da união, e que antes já vem da parcela da industrialização das grandes cidades. Por tanto, em tese os municípios pequenos sem recursos, são sustentados pelo impostos dos municípios grandes e industrializados.

Isso não é o caso do distrito de Jurema em Caucaia, lá o distrito que faz parte da região metropolitana de Fortaleza tem uma população bem maior do que a maioria dos municípios cearenses, com cerca de 150 mil habitantes e outros critérios que atendem a nova lei, Jurema provavelmente será um dos novos municípios cearenses.

A ultima lei criada no Ceará e que possibilitava a criação de municípios, foi em 1951, mas agora a situação é muito diferente. Por isso distritos, não adiantam ir animando-se, emancipação é para quem pode e não para quem quer.

Escrito por Edilson Angelo
Foto: Panorâmio (Taperuaba: Distrito de Sobral)

LEI DAS EMANCIPAÇÕES APROVADA NA ASSEMBLEIA

A aprovação desse projeto ainda deverá gerar muita discussão, pois apesar de alguns considerarem o projeto inconstitucional, a maioria preferiu aprová-lo. Confira trechos da reportagem de hoje, 03 de Dezembro no Diário do Nordeste.
"Os deputados que votaram contra o projeto insistem na tese de que a Lei Complementar da AL é inconstitucional"
.
A Assembleia Legislativa aprovou, ontem, o Projeto de Lei Complementar, de autoria do presidente da Casa, deputado Domingos Filho (PMDB) e outros 41 deputados, que trata da criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios no Estado. O projeto recebeu apenas dois votos contrários: dos deputados Heitor Férrer (PDT) e Augustinho Moreira (PV). O projeto começou a tramitar no dia 25 de novembro.
.
Bruno considerou que os critérios estabelecidos no projeto apresentado por Domingos Filho, para a criação de novos municípios, são bem elaborados dificultando a emancipação aleatória de distritos, posto que estabelece a obrigatoriedade de o distrito ter uma população superior a oito mil habitantes. "Quero parabenizar a elaboração do projeto. Muito bem feito, amarrado juridicamente. Será um salto de melhoria para aquelas pessoas que vivem em distritos", destacou.
.
O deputado Osmar Baquit (PSDB) contabilizou que pelo menos 20 distritos no Ceará estão prontos para serem emancipados, o que acredita trará prosperidade para essas localidades. "Emancipar distritos não é dividir pobrezas, é corrigir injustiças", declarou.
.
Para o líder dos tucanos na Casa, deputado João Jaime (PSDB), ontem foi um dia histórico para a Assembleia, pois significa a quebra de um regime de 20 anos sem ocorrer nenhuma emancipação no Estado. "Hoje se vê o sonho cearense ser realizado. Estamos na primeira fase, porque ainda falta o governador sancionar, mas Cid Gomes irá sancionar. Ele que foi prefeito sabe do desenvolvimento de um distrito quando se emancipa", ressaltou.
.
Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

EDUCAÇÃO “ESCOLAS DA ZONA NORTE SE DESTACA NO ESTADO DO CEARÁ”


Os servidores das escolas estaduais com melhor desempenho recebem renumeração pelo prêmio “Aprender pra valer”. Nosso Blog faz uma atenção especial ao potencial de algumas escolas da região Norte cearense; das 13 apenas quatro não são da região.

Entre os agraciados, estão profissionais de escolas de Sobral, Alcântaras, Jijoca de Jeriquaquara, Carnaubal, Viçosa do Ceará, São Benedito, Carnaubal, Mucambo e Moraujo. Além de Guaramiranga, Acopiara, Abaiara e Missão Velha.

Veja mais:
Os servidores das 13 escolas da rede estadual que obtiveram os melhores resultados no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2008 receberam hoje(1º), da Secretaria da Educação (Seduc), o pagamento referente ao Prêmio Aprender Pra Valer.

A iniciativa é destinada aos funcionários das escolas que atingiram médias de competência em Língua Portuguesa e Matemática, nas três séries do Ensino Médio, igual ou superior a 1.500 pontos, e participação de estudantes na avaliação de, no mínimo, 80% dos alunos.

A premiação beneficiará 466 pessoas e representa um investimento de R$ 638,5 mil.Confira as escolas cujos funcionários foram premiados:
Liceu de Maracanaú; EEM José Teixeira de Albuquerque - Jijoca de Jericoacoara; EEFM Antônio Raimundo de Melo – Carnaubal; EEFM Deputado Manoel Rodrigues - Viçosa do Ceará; EEFM Ministro Antônio Coelho - São Benedito; Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota - Sobral; EEM Francisco de Almeida Monte – Alcântaras; EEM Huet Arruda – Moraújo; EEM José Cláudio de Araújo – Mucambo; EEFM Zélia de Matos Brito – Guaramiranga; Liceu Deputado Francisco Alves Sobrinho – Acopiara; EEFM Belarmino Lins de Medeiros – Abaiara e EEFM Padre Amorim - Missão Velha.
Na foto arquivo, a cidade de Alcântaras, onde a Escola Francisco de Almeida Monte também foi uma das premiadas.

Escrito por Edílson Ângelo, com informações do Blog Alcântaras.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

CARIRI “PREFEITO E VICE DE JARDIM SÃO JULGADOS”


Mais uma batida no martelo prestes a acontecer, sobre as eleições realizadas em 2008.

O prefeito e o vice-prefeito de Jardim, na Região do Cariri, são julgados, no início da noite desta terça-feira (1º). De acordo com o processo, Fernando Neves Pereira Luz, e o vice dele, Etelvino Leite Bringel, devem ser condenados às seguintes sanções: inegibilidade pelo prazo de três anos a contar do pleito de 2008; cassação dos diplomas; e anulação dos votos recebidos.

Os gestores são acusados de terem utilizado a Funasa para benefícios eleitorais. Caso a sentença do juíz seja favorável ao relatório apresentado, serão realizadas novas eleições no município em um prazo de 20 a 40 dias.

Fonte: Portal Verdes Mares

TERRITÓRIO DA CIDADANIA DE SOBRAL "MEMBROS DOS MUNICÍPIOS SE REUNEM E DEFINEM METAS"


Muita dificuldade na coletas de informações, desconhecimento de muitos sobre o próprio território, e a falta de empenho de gestores, secretários municipais, ONG e sociedade civil.

O Território de Sobral se reuniu mais uma vez nesta terça-feira 01 de dezembro, a fim de dar continuidade na elaboração do diagnóstico dos micros territórios e assim poder conhecer e elaborar o documento que definirá o território da cidadania de Sobral.

Dos 17 municípios que compõem a área de Sobral, apenas representantes de 11 municípios esteve presente ao “Centro de Encontro Murmúrio da Natureza”, local do encontro no município de Meruoca.

No encontro se percebeu muita angústia por parte de alguns participantes, de alguns mobilisadores e das pessoas de boa vontade que compareceram ao evento, se perceberam também a diminuição dos participantes em relação aos outros encontros realizados anteriormente.

A plenária comandada pelos consultores da CAPACITE Roni e Marcio, que ouviram descontentamento dos muitos participantes em relação à divulgação dos trabalhos, da importância do território e da pouca participação dos gestores municipais, mesmo se sabendo que dois prefeitos terão que ser escolhido e fazerem parte do Comitê de Atuação.

No final ficaram decididos os encaminhamentos seguintes:
Mobilizar as instituições e movimentos sociais e, reuniões em micros; os municípios que ainda não conseguiram se mobilizar e que necessitam de apoio através de visitas para orientação: Massapé, Senador Sá, Santana do Acaraú, Mucambo, Graça, pacujá, Coreaú, Frecheirinha e Moraújo. Estes municípios terão visitas de apoio com o articulador Osvaldo Aguiar do Instituto Carnaúba e com representantes do núcleo dirigente.

Os municípios que não precisam de tratamento especial, mas que ainda também precisam de orientação, são: Varjota, Cariré, Reriutaba, Meruoca, Alcântara e Sobral.
Também serão realizados eventos com ong´s do território para discutir a responsabilidade social de cada território. Os responsáveis são Janeide (Capacite) e José Maria (Cáritas).

O evento seguiu até o final da tarde, e teve a participação dos Secretários de Agricultura de Meruoca, Francisco Abelardo, de Alcântaras; Francisco Eneudo, o secretário de Cultura de Alcântaras Miguel Marcelo. Entre outros presentes o Secretário de Agricultura de Santana do Acaraú, e o articulador Pedro Pitombeira, os organizadores do Instituto Agropólos e da Capacite, além de representante de vários municípios que formam o território de Sobral.
Este encontro foi a última planária geral do ano de 2009.
.
Escrito por Edilson Angelo

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

CONCURSO DA SEDUC-CE "COITADO DOS PROFESSORES"


Se já estava difícil, agora piorou. Concurso para professor da rede pública estadual do Ceará deverá ter conteúdo da prova prática sorteado na hora.
.
Soube em Off, que a prova prática do concurso, terá o assunto sorteado na hora, onde o candidato terá que "dançar conforme a musica", se isso realmente for acontecer, contradiz totalmente a SEDUC-CE prega, ou seja, quando chegam em nossas escolas cobram planos de aula dos professores, agora querem que o camarada dê aula "em cima da bucha" como dar aula sem planejamento? fere totalmente os princípios da didática. Alô sindicatos façam alguma coisa!

Informações do Blog Romildo Moura

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores