sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

EDUCAÇÃO: MEC PRORROGA INSCRIÇÕES DO SISU PARA DIA 27

Alunos relatam lentidão no sistema; MEC faz ações para estabilidade. 
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até as 23h59, no horário de Brasília, de domingo (27). As inscrições se encerrariam amanhã (25). 

Desde o primeiro dia de inscrição, estudantes relatam dificuldade de acessar o site e problemas na hora de fazer a inscrição. 

"O sistema está funcionando de forma estável nesta quinta-feira (24) e a lentidão eventualmente registrada resulta do volume massivo de acessos simultâneos. O MEC continua realizando todos os procedimentos técnicos para que o sistema continue estável", diz a pasta em nota. 

Ontem (23), a página chegou a registrar 500 mil acessos simultâneos. O número superou o máximo de acessos ao mesmo tempo no primeiro dia, que foi 350 mil.

Ao todo, o Sisu oferece, nesta edição, 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o país. Podem concorrer às vagas os estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Segundo o MEC, 3,5 milhões de estudantes preenchem os requisitos e podem concorrer a essas vagas.

Redirecionamento

Estudantes relataram também nas redes sociais que conseguiram acessar perfis que não são os deles. Monique Rosa, 22 anos, estudante de São Bernardo do Campo (SP), que pretende cursar cinema, contou que acessou o site, usando login e senha, para trocar a segunda opção de curso e foi direcionada para a página de outra candidata. “Tive que deslogar da página dela e logar novamente na minha”, acrescentou, destacando que só conseguiu fazer a troca na madrugada de ontem (23) após várias tentativas.

Tharcio Marques, de 21 anos, passou pela mesma situação de redirecionamento e ainda não conseguiu concluir a inscrição. "O site entrou em manutenção e hoje pela manhã voltou com meus dados. Ainda não consegui colocar a segunda opção, pois a página cai”.

Procurado pela reportagem, o MEC solicitou os dados dos estudantes para apurar os ocorridos. A reportagem aguarda manifestação do ministério.

Notas de corte

O MEC também decidiu rever as divulgações de nota de corte. A partir de hoje, as notas serão divulgadas apenas à meia-noite, como era feito nos últimos anos. Nesta edição, a pasta começou a divulgar as notas cinco vezes por dia.  

"A medida foi adotada para não prejudicar os estudantes que ainda não realizaram sua inscrição e melhorar o acesso devido ao alto tráfego existente", informou. 

O resultado da seleção está mantido para segunda-feira (28), conforme calendário divulgado anteriormente.

Da Agência Brasil

PREFEITURA DE SOBRAL RENOVA PROGRAMA DE BOLSAS A UNIVERSITÁRIOS; 350 VAGAS SÃO OFERECIDAS

É o segundo ano consecutivo que a Bolsa Universidade Sobral abre inscrições. Veja o edital completo.

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, tornou público nessa últma terça-feira, 22, o edital para seleção pública do projeto Bolsa Universidade de Sobral do Progama Ocupa Juventude. Serão selecionados 250 jovens de baixa renda que estão no primeiro ano da universidade para receber bolsa mensal de R$ 400 por mês.

De acordo com o edital, o objetivo do projeto é melhorar as condições de permanência no ensino superior dos estudantes saídos da rede pública de ensino por meio de auxílio financeiro, a ser concedido através de bolsa a alunos em situação de vulnerabilidade econômica. O prefeito do município, Ivo Gomes, publicou a abertura das inscrições em sua página pessoal no Facebook.

Alunos que recebam qualquer outras bolsas ou auxílios financeiros mantidas com recursos públicos ou que possuam vínculo empregatício ou estágio remunerado, seja na esfera privada ou pública, não podem participar do projeto. Serão aceitos apenas os que fazem parte do Bolsa Família, Prouni e que possuem isenção de mensalidade.

A inscrição é feita somente pela internet entre os dias 22 janeiro e 22 de fevereiro de 2019, e o processo seletivo compreende a etapa de "Análise Documental de Cumprimento dos Requisitos" e a etapa "Classificação". As 350 bolsas terão valor mensal de R$ 400 por 10 meses. Serão reservados os percentuais de 5% às pessoas com deficiência.

O edital, que contém todas as datas limite, requisitos para a participação e demais detalhes da seleção, está disponível CLICANDO AQUI. As inscrições são feitas no site da Prefeitura de Sobral.

Programa AvanCE

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) lançou, pelo menos, dois editais de seleção do Programa AvanCE – Bolsa Universitário, de autoria do Governo do Estado do Ceará. O programa beneficiaria, ao todo, dois mil universitários. 

Entretanto, o edital foi revogado por recomendação do Ministério Público por infringir Lei das Eleições, que proibia a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da administração pública durante anos eleitorais sem previsão na execução orçamentária do ano anterior. 

Fonte: Redação O POVO Online

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

TEM INÍCIO AS INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO 2019.1 DA UVA, COM 812 VAGAS EM 22 CURSOS DE GRADUAÇÃO


A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) divulgou no último dia 14 de janeiro de 2019, o Edital do Processo Seletivo para ingresso no semestre letivo 2019.1. As inscrições seguem abertas no período de 21 de janeiro a 08 de fevereiro e devem ser feitas, exclusivamente, via Internet, no endereço eletrônico vestibular.uvanet.br. São fertadas 812 vagas, em 22 cursos de graduação, ministrados em Sobral.

Conforme Lei Estadual nº 16.197, a UVA reservará 50% das vagas no Processo Seletivo 2019.1, por curso/turno/modalidade, para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (Cota PPI); e candidatos incluídos na Cota Social, conforme critérios descritos no item 2 do Edital nº01/2019-CEPS.

Serão reservadas, também, por curso/turno/modalidade, o percentual de 3% (três por cento) de suas vagas de ampla disputa para Pessoas com Deficiência (PcD), em conformidade com a Lei Estadual nº16.197, de 17/01/2017.

Os candidatos que desejarem solicitar isenção ou desconto no pagamento da taxa de inscrição deverão fazê-lo, também via Internet, durante a inscrição on-line, somente no período de 21 a 25 de janeiro de 2019, nos horários das 8h às 11h e das 14h às 17h, conforme item 4 do Edital.

As provas deverão ser aplicadas no dia 17 de março de 2019, na cidade de Sobral-CE, em local a ser indicado no Cartão de Informação ao Candidato.

O resultado final do Processo Seletivo deverá ser divulgado no dia 12 de abril de 2019, às 17h, na CEPS e/ou no sítio eletrônico da UVA, em www.uvanet.br.

Todas as informações referentes ao Processo Seletivo 2018.1 estão disponíveis no Edital nº01/2019. Saiba mais: (88)3677-4210.

Fonte: Uvanet

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores