sábado, 1 de maio de 2010

PADRE EDMILSON EUGÊNIO É CIDADÃO ALCANTARENSE


O Decreto Legislativo proposto pela vereadora Cleuvilândia Menezes costa Machado (PT), além do religioso, ainda tinha os nomes do Fotógrafo Vicente Sales Filho e do político Francisco Eliésio Fonteles.

O título de cidadão alcantarense foi concedido ao Padre Eugênio do Nascimento (Padre Edmilson). O religioso foi um dos responsáveis pela a implantação da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Alcântaras e por isso foi o designado pela a Diocese de Sobral para organizar e administrar a nova paróquia instituída em 2007. Em seus planos estão além da conclusão da nova matriz e Alcântaras, um centro de reuniões e estudos religiosos, além de outros projetos. Padre Edmilson é natural da cidade de Massapê, já recebeu o título de cidadão de Santa Quitéria, onde também trabalhou, e agora de Alcântaras.

O fotógrafo Vicente Sales filho, foi reconhecido pela população, devido aos principais registros fotográficos realizados em Alcântaras, hoje não possui mais o seu Stúdio e não mais fotografa, mais as suas fotos serviram para mostrar a história cultural, social e política do lugar. Vicente Foto é natural de Cariré, já tinha sido proposto para receber o título de cidadão alcantarense em outra oportunidade, mas na ocasião não aceitou. Vicente foto também constituiu uma grande família em Alcântaras. Alguns chegaram ainda pequenos, a maioria de seu filhos nasceram em Alcântaras.

Francisco Eliésio Fonteles, é muito querido por parte da população, foi duas vezes candidato a prefeito do município, a última em 2008,leia mais clicando aqui , e apesar de não residir no lugar, conseguiu um expressivo número de votos. Pesam ao seu desfavor, o fato de ter sido o secretário de finanças da prefeitura em um período onde os funcionários públicos passaram nove (9) meses sem receber os seus vencimentos e ainda de ter sido o representante do prefeito Joaquim Ximenes em audiências judiciais quando o ex-prefeito demitiu dezenas de funcionários sem alguma justificativa (os funcionários conseguiram retornar aos postos de trabalho). Eliésio Fonteles é o favorito para se eleger prefeito em 2012, talvez por isso tenha sido negado o título a ele.

A sessão que concedeu os títulos de cidadão alcantarense ao Padre Edmilson e ao Sr. Vicente Foto, foi realizada na última sexta-feira (30/04). A entrega acontecerá em uma outra data.

ANTÔNIO MARCOS É O NOVO PREFEITO DE ALCÂNTARAS


Antônio Marcos Ximenes de Carvalho assumiu, nesta sexta-feira, o poder executivo do município de Alcântaras, após a cassação do prefeito (Raimundo Manduca) e do vice (Benício). Ainda não se sabe quanto tempo ele permanecerá no cargo.

Em suas palavras de posse, Antônio Marcos disse que será o primeiro prefeito a procurar sua própria cassação já que a saida de Raimundo Gomes Sobrinho foi totalmente injusta e "vou correr atrás da volta de Raimundo", mas deixou bem claro que enquanto estiver no poder irá contribuir para o bem-estar de todos os 10.000 munícipe.

Outra mudança que ocorreu no município foi a posse da nova presidente da câmara municipal, Antônia Sergino. Em suas palavras disse que essa mudança só atrapalha o bem do município, mas que irá assumir com total entusiasmo.

O vereador Antônio Marcos está no seu segundo mandato como vereador de Alcântaras, tem dois cursos superior, é contador e professor, atualmente está cursando a faculdade de direito. Um dos seus objetivos políticos e de chegar a chefia do poder execultivo de Alcântaras através do voto popular e democrático.


Fonte: Escrito por Edilson Angelo e Douglas Alcântara


quinta-feira, 29 de abril de 2010

SOBRE A POLÍTICA EM ALCÂNTARAS

Clima tenso nesta última noite de quarta-feira (28) na Câmara Municipal de Alcântaras

Os rumores pela cidade, é que o prefeito Raimundo Gomes e o seu vice Joaquim Benício estariam novamente cassados pelo o TRE-CE desde a semana passada. A sessão extraodinária seria para empossar o presidente da câmara Antônio Marcos, e o que desencadearia um nova eleição municipal nos próximos meses.

A movimentação na noite de quarta foi intensa, de um lado a oposição em estado de graças, e do outro, partidários do prefeito inquietos também não paravam, ninguém sabia de fato o que iria acontecer. A sessão foi um pouco tumultuada, e no final foi aprovado um requerimento enviado pelo o prefeito onde requeria explicações sobre a interpretação do ofício enviado a câmara municipal que pedia ou não a posse do prefeito interino Antônio Marcos.

O coligação que venceu as eleições de Outubro de 2008 PRP, PC do B e PP tinha duas ações contra seu favor. Uma delas a considerada a pior, foi absolvidos no último dia 24 de Março, a outra apesar de ser considerava mais leve, o processo ainda continua parece trazer um verdadeiro temporal na política de Alcântaras.

"Acompanhamos a sessão, mas por cautela, por se tratar de um assunto delicado e onde a justiça está envolvida, achamos por melhor não expor mais detalhes sobre o assunto enquanto ainda temos algumas dúvidas a respeito"

Mais detalhes a qualquer momento!

PSOL deverá lançar candidatos a deputado estadual e federal, em Sobral

No último sábado, estiveram em Sobral o vereador de Fortaleza João Alfredo (PSOL) e o estadual da sigla, ex-vereador de Uruoca, Moésio Mota, conversando com alguns filiados sobralenses na tentativa de fechar uma dobradinha de pré-candidatos a deputado estadual e federal na Zona Norte. Os pretendentes são os socialistas João Vitor Paiva para estadual e Osvaldo Aguiar para federal.

João Vitor Paiva é estudante de ciências sociais da UVA e milita no movimento estudantil deste o ensino médio, onde fundou e presidiu o grêmio estudantil do Liceu de Sobral. Já na Universidade, Vitor, esteve à frente da gestão de 2009 do Diretório Central dos Estudantes da UVA, tendo articulado e puxado a campanha Diretas Já na UEVA, que reivindicava eleições diretas para reitor. É um dos fundadores do PSOL em Sobral.

Osvaldo Aguiar milita na causa ambiental e dirige uma ONG que trabalha com ecologia social, além de ser professor universitário e articulador do território da cidadania com atuação em várias cidades. Prof. Osvaldo – como é conhecido – é um ambientalista reconhecido em toda Zona Norte do Estado.

“Osvaldo foi um do poucos petistas que resistiu ao processo de cooptação do PT de Sobral pelo Ferreira Gomes” afirma João Vitor. O pré-candidato do PSOL faz questão de lembrar que o partido, até o momento, foi o único a montar chapa de oposição a reeleição de Cid Gomes, oferecendo aos cearenses o nome da engenheira de pesca e ecologista Soraya Vanini Tupinambá. Fonte: Blog ZONA NORTE

Prof. Osvaldo Aguiar

João Vitor


terça-feira, 27 de abril de 2010

ONG alcantarense lança boletim informativo


A Entidade Cooperativista Sustentável, lança o projeto "Ecos News"

Em reunião extraordinária realizada dia 17.04.10, a mesa diretora da ECOS, através do Presidente Francisco Freire, resolveu implantar no município de Alcântaras o boletim "Ecos News",trata-se de um mini-jornal, que inicialmente deverá conter 4 laudas, com notícias, receitas, comunicados, curiosidades dentre outras novidades. O Ecos News como será denominado inicialmente deverá ser publicado todos os sábados, e será editorado por uma equipe técnica estabelecida pela organização, tendo como finalidades: a promoção o incentivo a leitura,tornar acessível a população um meio de comunicação escrito com as principais notícias de região, e arrecadar fundos para a ECOS.

Segundo a equipe coordenadora do projeto, o mesmo contará com o apoio técnico de gerenciadores de vários blogs alcantarenses como o Blog Alcântaras, Blog Visão Norte e Portal Jovem. A direção da entidade pretende ainda padronizar o boletim informativo à medida em que o mesmo for expandindo-se e aumentando o número de assinantes.

Para tornar-se assinante do boletim Ecos News, basta preencher uma ficha de pré-cadastro e realizar o pagamento da taxa de 2,00 R$ (mensal). Deste modo além de ficar informado contribui para melhorar nosso planeta.

Interessados procurar Zoraide Alcântara e Douglas Alcântara ou pelo endereço: ecos.alcantaras@gmail.com

Conheça a ECOS: www.ecosativistas.no.comunidades.net
www.ecosalcantaras.blogspot.com


UBAJARA: INCÊNDIO NA GARAGEM DA PREFEITURA


A Polícia da cidade de Ubajara, na região da Ibiapaba, deverá abrir inquérito para apurar as causas de um incêndio registrado nas dependências da garagem da Prefeitura deste município.

O incêndio aconteceu por volta das 18h30 de domingo e consumiu alguns carros oficiais, entre os quais um micro-ônibus pertencente a Secretaria da Educação.

A Polícia já sabe que um dos veículos incendiados, no caso o micro-ônibus, havia passado por reparos na parte elétrica antes de chegar ao estacionamento, um galpão de aproximadamente 1,5 metro. A informação foi repassada pelo próprio motorista do coletivo, Acrísio Júnior da Costa Landim.

De acordo com informações do vigilante Cassemiro Ferreira Neto, o sinistro teria começado numa camionete F-4000, que estava ao lado do micro-ônibus.

Segundo o procurador do município, Eduardo Andrade Albuquerque, os prejuízos com o incêndio podem chegar a R$ 110 mil. O município irá solicitar a abertura de um procedimento administrativo para saber se ação foi criminosa ou não. "Um boletim de ocorrência já foi registrado na Delegacia e esperamos que a Polícia possa esclarecer se houve a participação direta de alguém", disse ele.

Do Diário do Nordeste (foto e reportagem)

segunda-feira, 26 de abril de 2010

CAPA DO JORNAL CORREIO DA SEMANA EDIÇÃO 365

A reportagem do Jornal Correio da Semana do sábado 17/04 destacou a construção da nova Matriz de Alcântaras
Alguns populares da cidade falaram sobre o que esperam do novo templo, beleza, conforto e mais alguns pontos positivos sobre a futura igreja. Muito boa a reportagem, o que não é agradável são as constantes palavras que fazem questão de mencionar a fim de justificar a demolição do antigo templo.

Não entendo como algumas pessoas tratam o que é velho ou antigo como algo que não presta mais, e principalmente se tratando de um templo religioso. Pelo o que entendo, as igrejas quanto mais antigas são mais valorizadas. A igreja de Alcântaras, era comum como qualquer templo desses que encontramos nas cidades da região norte do estado do Ceará, com colunas largas e etc. Construção comum nos séculos passados. É só olhar para as igrejas de Meruoca, Moraújo, a do Rosário no centro de Sobral e etc, qual o problema com esses templos religiosos, todos muito parecidos com a antiga igreja de Alcântaras?
"Não entendo como uma coisa passa um século sendo tratado como sagrado, e de repente passa a ser um NADA"
Só lembrando: "O Correio da Semana, pertence a Diocese de Sobral"

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores