sábado, 31 de julho de 2010

LUZ, EMOÇÃO E ALEGRIA: CONFIRA AS IMAGENS DA SEGUNDA NOITE DO 14º FESTIVAL DE QUADRILHAS DE ALCÂNTARAS

Luz, brilho, emoção a alegria marcaram as apresentações das quadrilhas na segunda noite do 14º Festival de Quadrilhas de Alcântaras. (Fotos: Edilson Angelo)                                                                                                                            



Casal de Noivos: luz da Serra
Forró Estourado
Homenagem ao Inácio Sousa
Marcador Luz da Serra: Aléx
Movimentação nas dependências do Colégio Inocência
Sobralenses tomaram de conta da festa!
Casamento matuto
Confira outras imagens

sexta-feira, 30 de julho de 2010

OPERADORA "CLARO" PASSA A OFERECER SINAL EM ALCÂNTARAS

A "CLARO"operadora de telefonia móvel começou a operar na cidade de Alcântaras desde a manhã de quinta-feira 29/07.

A torre de celular da Claro estava montada desde o natal de 2008, e de nada servia, a não ser enfeitar o morro. A "Oi móvel"  passou a operar em definitivo no mês de Abril desde ano.

Agora os usuários de telefonia móvel terão mais uma opção e poderão escolher entre a Oi e Claro e suas atraentes promoções.

IMAGENS DA PRIMEIRA NOITE DO 14º FESTIVAL DE QUADRILHAS DE ALCÂNTARAS

Começou nesta quinta-feira 29/07 o Tradicional Festival de Quadrilhas de Alcântaras. Além dos grupos juninos houve shows das bandas Forró na Boa e Forró Real. Hoje será a vez da banda Forró Estourado.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

COMEÇA HOJE O FESTIVAL DE QUADRILHAS DE ALCÂNTARAS

Forró Real. É logo mais a noite no Centro Educacional Inocência Alcântara Freire.

O palco está armado. As quadrilhas juninas estão prontas, então só falta você comparecer!

14º Festival de Quadrilhas de Alcântaras
Uma promoção da Prefeitura Municipal e Secretarias municipais.

PRESO NA PRAIA DO FUTURO ACUSADO DE "GOLPE DA CASA"

O homem preso por policiais da Defraudações é acusado de crimes de estelionato em cidades do Interior do Ceará

Uma operação realizada por Inspetores da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), sob o comando do delegado Jaime Paula Pessoa Linhares, resultou na prisão do homem acusado de aplicar o "golpe da casa". O ex-presidente da Federação de Pescadores e Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado do Ceará (Fetraace), Francisco Eraque Roque, possuía contra três mandados de prisão expedidos pela Justiça e acabou detido na última quinta-feira, na Praia do Futuro, (Zona Leste de Fortaleza).

De acordo com o delegado Jaime Linhares, há alguns dias eles receberam a informação de que Eraque estava escondido em Fortaleza. "Fizemos levantamentos e descobrimos a exata localização onde ele estava. Fizemos um acompanhamento, e na última quinta-feira, conseguimos realizar a prisão", revelou.

O acusado tinha contra si, mandados de prisão expedidos pelas Comarcas de Pindoretama, Mulungu e São Luiz do Curu. "Desde que teve sua prisão decretada, ele vinha se escondendo em vários lugares, por último, ele se refugiou em Fortaleza", contou Jaime. Segundo o titular da DDF, Eraque é acusado de aplicar um golpe milionário, que consistia na promessa de construção de casas populares para pessoas que vivem da agricultura ou aposentadoria em Municípios do Interior do Estado e recebem, em média, um salário mínimo. Depois de prometer as casas, segundo as investigações, o acusado recolhia o dinheiro e ´desaparecia´ das cidades.

Conforme também as investigações da Polícia, os compradores eram orientados a pagar R$ 300 para a federação, que supostamente, construiria o imóvel, cabendo aos futuros moradores indicar o terreno. Na DDF, Eraque foi indiciado em setembro de 2009, pelos crimes de estelionato e falsidade ideológica. A partir do projeto ´Nossa Morada´, o acusado ofertou mais de 1.500 casas em 22 municípios do Estado.

Antes de ter seu nome envolvido no ´golpe da casa´, Eraque já respondia por outros crimes. Em um deles, ele estava cumprindo pena no regime semiaberto. O acusado também responde por estelionato em Cidades do Interior do Estado como Cruz e Acaraú. Contra ele, existem 29 processos na Justiça Estadual, seis na Justiça Federal e três nos juizados especiais. Na maioria deles, Eraque é acusado de crime de estelionato. 

Fonte: JAcomunicação & Divulgação

"Se eu não me engano esse rapaz andou fazendo estrago nas cidades de Coreaú e Moraújo"

CHARGE: "Prefeitos tucanos insistem em votar em Cid"

Charge do Jornal O Povo, Clayton 29/07/2010

quarta-feira, 28 de julho de 2010

CARAVANA DO "PSOL" SE PREPARA PARA VISITAR A CIDADE DE ALCÂNTARAS

O Candidato a deputado estadual, Charlys Menezes 50000, se encontra em Fortaleza desde o dia 24 de Julho, onde participou do Lançamento da campanha da dupla Renato Roseno deputado federal 5050 e João Alfredo deputado Estadual 50050 no domingo pela manhã no parque Rio Branco que contou com a presença de muitos apoiadores e simpatizantes do partido. 

Esteve a tarde juntamente com o presidente estadual do PSOL Moésio Mota num acampamento do MST no Bairo Zé Valter. na segunda e terça-feira visitou Algumas lideranças que o apoiam em diversos bairros da capital.

Participa nesta quarta feira a tarde de uma reunião no partido que definirá a data da visita da caravana do PSOL em Alcantaras e região, com a presença de dos candidatos as vagas proporcionais, assim como todos os candidatos as vagas mojoritárias.

Aproveitou o momento para juntamente com o coletivo de comunicação do partido, preparar o material de divulgação da candidatura,  jingle da campanha, panfletos, santinhos, cartazes, bótons, site e outros, que já estão todos encaminhados.

O candidato Charlys Menezes 50000, que fará dobradinha com o federal Renato Roseno 5050 estará de volta a cidade serrana na sexta feira dia 30 de julho, quando concentrará seu esforços na campanha eleitoral na sua Cidade Natal e região.

Fonte: Assessoria do Psol

terça-feira, 27 de julho de 2010

FENAIVA 2010 EM SOBRAL FOI UM SUCESSO

Considerada vitrine empresarial da região norte do Ceará, este ano o evento ofereceu showroom de produtos e serviços, artesanato regionais e diversificada programação.

Como feira consolidada no calendário estadual e destinada a negócios e comercialização, a Fenaiva amplia as relações em todos os setores. O evento a cada ano vem se consolidando não somente como uma boa oportunidade de fazer negócios, mas também de como forma de atração cultural devido a boa música apresentada em diversos Shows musicais na ocasião.

O  evento que durou três dias, terminou no dia 24/07 e deixou saudades. Para o próximo ano, os organizadores prometem muito mais!

A foto acima é do Garotinho Alexsandro Filho, alcantarense de 03 anos de idade  que brilhou na passarela da Moda na FENAIVA 2010 representando a Loja Dystak Kids.

Algumas informações são do Blog Alcântaras

GOVERNO FEDERAL MUDA AS REGRAS DA TARIFA SOCIAL DE ENERGIA ELÉTRICA

O subsídio também irá beneficiar indígenas e quilombolas, que terão desconto de 100% para os primeiros 50 kWh mensais

As famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que tenham renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, vão pagar mais barato pela conta de luz. Elas serão enquadradas nos critérios da Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de 10% a 65%, de acordo com o consumo.

Antes, esses descontos eram concedidos às residências que tinham consumo inferior a 80 quilowatts-hora (kWh) por mês. O subsídio também irá beneficiar indígenas e quilombolas, que terão desconto de 100% para os primeiros 50 kWh mensais.

As mudanças foram aprovadas nesta terça-feira, 27, em reunião da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A retirada do benefício dos consumidores que tinham direito a receber a Tarifa Social deve ser feita pela Aneel a partir de novembro, e concluída em um prazo de 24 meses.

Para as habitações multifamiliares, popularmente conhecidas como cortiços, onde não é possível instalar mais de um medidor, a distribuidora deverá manter medição única para as habitações. O desconto, nesse caso, deverá ser aplicado de forma cumulativa multiplicado pelo número de famílias que utilizem a mesma unidade consumidora.

As distribuidoras de energia terão 60 dias a partir da publicação da resolução para informar a todos os consumidores das classes residencial e rural, por meio de mensagem na fatura de energia elétrica, a respeito do direito à Tarifa Social.

Agência Brasil e O Povo Online

CONTAS PÚBLICAS: CGU fiscalizará prefeituras de Crateús, Pacujá e Beberibe

Três municípios cearenses receberão a visita de equipes de inspeção da Controladoria Geral da União (CGU): Crateús, Pacujá e Beberibe. 
 
Eles foram sorteados na 33ª rodada do programa de auditorias do órgão sobre gestão municipal. Nesse trabalho, os auditores conferem se os gestores municipais estão aplicando com regularidade os recursos federais, bem como avaliam os impactos sociais.

Os municípios mais atingidos pelas enchentes ocorridas há um mês, nos estados de Pernambuco e Alagoas, foram retirados do sorteio. Neles, a CGU fará um trabalho especial de acompanhamento da aplicação dos recursos recebidos a título de ajuda para reconstrução das áreas afetadas. Esses municípios são: Murici, Quebrângulo, Santana do Mundaú, São José da Laje e União dos Palmares, em Alagoas; e Água Preta, Barra de Guabiraba, Barreiros, Catende, Correntes, Cortês, Jaqueira, Maraial, Palmares, Primavera, São Benedito do Sul e Vitória de Santo Antão, em Pernambuco.

Os sorteios da CGU são realizados a cada três meses e, nessa segunda-feira o órgão definiu 60 municípios de 24 Estados.

Fonte: Blog do Eliomar de Lima

SELEÇÃO DE FUTEBOL SUB-20 DE MASSAPÊ É CAMPEÃ REGIONAL

Não deu para o bom time da Seleção de Alcântaras Sub-20. Massapê foi a grande Campeã em disputa realizada no último sábado na cidade de Uruoca.

Depois de tomar o único gol da partida, a Seleção de Alcântaras até que pressionou por todo o restante do jogo, teve a chance de empatar quando desperdiçou um pênalti chutando para fora do gol adversário.

Quem não faz, leva !

Parabéns ao Sub-20 de Massapê CAMPEÃO REGIONAL - REGIÃO NORTE

Os campeões da Região Norte devem disputar a próxima fase com a seleção campeã regional do Vale do Curú, quem passar vai para as disputas das finais em Fortaleza no estádio que será um  dos palcos da Copa do Mundo de 2014, o Castelão. De lá sairá o grande Campeão Estadual 2010

Na foto, modelo da Taça da Seleção Campeã
Escrito por Edilson Angelo

segunda-feira, 26 de julho de 2010

ALCÂNTARAS, CARIRÉ, COREAÚ, GROAÍRAS E MERUOCA SE PREPARAM PARA OS NOVOS FORMULÁRIOS DO CADASTRO ÚNICO

O curso é destinado aos técnicos da Assistência Social, Sáude e Educação de 5 municípios da zona norte do Ceará que trabalham com o Cadastro Único e o programa Bolsa Família. A cidade de Cariré sedia a capacitação

Nos dias 26 a 29 de Julho, tendo como local o auditório da Fábrica de Cultura, a cidade de Cariré sediará o Curso de Capacitação Municipal para Entrevistadores dos Novos Formulários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, dentre os quais, o Bolsa Família. Referido curso regional contará com a participação e parceria dos municípios de Alcântaras, Cariré, Coreaú, Groaíras e Meruoca.

Cadastramento Único

O Cadastro Único é um instrumento de mapeamento e identificação das famílias de baixa renda brasileira. Por meio de formulários, são registrados dados de identificação e características do domicílio, da composição familiar, da qualificação escolar e profissional e de rendimentos e despesas mensais.

A quem se destina
As famílias brasileiras de baixa renda, em situação de pobreza e extrema pobreza.

Objetivo

Essa ferramenta tem como objetivo retratar a situação sócio-econômica da população brasileira. Por meio do cadastro, o governo federal espera conhecer e avaliar as principais necessidades e carências dessa classe social, identificar os potenciais beneficiários e evita a sobreposição de programas para uma mesma família.
O mapeamento dessa situação vai possibilitar a abrangência e a implantação dos serviços sociais destinados a estas famílias.

Com informações do Blog Cariré em Revista

FESTEJOS JUNINOS AGITAM FINAIS DE SEMANA NA CIDADE DE ALCÂNTARAS

Não é em Junho, mas está valendo. Uma multidão compareceu ao sítio Espírito Santo para prestigiar o VII Arraiá Unidos do Suvaco.

Na apresentação do grupo junino o que não faltou foi muita alegria e humor ao estilo caipira ou matuto. O que também não deixou de ter no local foram às tradicionais comidas típicas.

O grupo musical “Som da Terra” seguiu animando a noite até as 4:30 da manhã de sábado, depois disso, mesmo assim algumas pessoas preferiram amanhecer no local ou nas imediações do evento.

Arraiá Missionário

Sábado 24/07, foi à vez dos grupos da Paróquia; o Arraiá Missionário tomou de conta do colégio Inocência Alcântara Freire; quadrilhas formadas por grupos diversos, idosos, crianças e adultos em tom familiar e de confraternização. Uma multidão compareceu as dependências do colégio para assistir a 4ª edição do evento que já passou a fazer parte do calendário cultural do município.

Festival de Quadrilhas de Alcântaras

Um evento maior e um dos maiores da zona norte, nos próximos dias 29,30 e 31 o colégio Inocência vai receber grupos juninos de inúmeros municípios do Ceará. O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de Alcântaras através da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULTUR).

As fotos são da festa no sítio Espírito Santo na sexta-feira dia 23/07

Escrito por Edilson Angelo


PESQUISA DATAFOLHA: Na corrida presidencial Dilma e Serra aparecem com empate técnico

Dilma Rousseff aparece com 37% das intenções de voto e José Serra, com 36%

A candidata do PT, Dilma Rousseff, e o candidato do PSDB, José Serra, aparecem com empate técnico no último levantamento do instituto de pesquisas Datafolha, divulgado nesta segunda-feira, 26, no site da instituição. Dilma Rousseff aparece com 37% das intenções de voto e José Serra, com 36%.

A candidata do PV, Marina Silva, aparece em terceiro lugar, com 10%. O índice é 1 ponto percentual acima da pesquisa anterior, feita há 20 dias. Plínio Sampaio (P-SOL) e Eymael (PSDC) aparecem com 1% das intenções de voto cada um. Os outros candidatos não alcançam esse percentual.

Entre os entrevistados, 10% declararam estar indecisos e 4% pretendem anular o voto ou votar em branco.

A pesquisa mostra, ainda, que entre as mulheres, Serra teve uma queda de 7 pontos. Além disso, Dilma Rousseff perdeu 5 pontos na Região Nordeste, mas cresceu seis pontos entre os que tem renda familiar mensal entre cinco e dez salários mínimos.

Na análise dos estados, a pesquisa mostra que Dilma Rousseff teve melhor desempenho na Bahia, no Rio de Janeiro, em Pernambuco e no Distrito Federal. Serra lidera em São Paulo, no Rio Grande do Sul e no Paraná. Em Minas Gerais, a disputa está equilibrada: Serra tem 38% e Dilma 35%. Nas capitais, Serra aparece na frente em Curitiba (47%), Porto Alegre (42%) e Belo Horizonte (39%). Dilma aparece em primeiro em Recife (41%) e em Salvador (40%).

Entre os candidatos que declararam sua opção de voto, 69% se classificam como “totalmente decidido” e 27% admitem que ainda podem mudar a escolha. Entre os eleitores de Dilma Rousseff, 78% disseram estar totalmente decididos. Entre os de Serra o índice fica em 67%. Dos eleitores de Marina Silva, 38% admitem que podem mudar o voto.

Dilma Rousseff também lidera a expectativa de vitória. A maior parte (41%) acredita que a candidata petista será a vencedora das eleições, enquanto 30% acham que o vitorioso será José Serra.

A previsão de empate técnico continua num possível segundo turno. Dilma Rousseff teria 46% dos votos e José Serra, 45%. Além disso, 5% dos entrevistados votariam branco ou nulo e mais 5% estariam indecisos.

Entre os eleitores de Marina Silva, 39% escolheriam Dilma em um eventual segundo turno e 41% optariam por Serra. Entre esses eleitores, 15% votariam em branco ou anulariam o voto, caso a disputa ficasse apenas entre PT e PSDB.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais. A pesquisa foi feita entre os dias 20 e 23 em todo o país.

Agência Brasil e O Povo Online

PRINCESA NO NORTE: "mais de dois séculos de conquistas"

Caderno especial mostra a história e os avanços conquistados nas áreas sociais pela cidade de Sobral

Sobral. Esta cidade da Zona Norte do Estado, considerada como uma das melhores cidades do Brasil no que diz respeito a qualidade de vida, chega aos 237 anos de emancipação política. Lá estão instaladas diversas universidades, o que comprova a intensa atividade cultural da cidade. Principal município da região, o segundo mais importante em termos econômicos e culturais do Estado e o terceiro em número populacional do Ceará - com cerca de 190 mil habitantes -, ficando atrás da Região Metropolitana de Fortaleza e Juazeiro, no Cariri.

O estudo dos primeiros caminhos traçados na região foi fundamental para a compreensão da formação do espaço territorial sobralense. As trajetórias das boiadas constituíram caminhos que convergiam para a área em que se localizava a Fazenda Caiçara. Esta, geograficamente bem disposta, pela proximidade das águas do Rio Acaraú e do celeiro dos gêneros alimentícios na Serra da Meruoca, aglutinou em seu entorno atividades que fixaram os novos moradores e trabalhadores.

A Fazenda Caiçara servia ainda como ponto de referência na região da Ribeira do Acaraú, para a organização das boiadas com destino a Pernambuco, Maranhão e Bahia. Da fazenda, as boiadas partiam em comboio para proteger-se contra saqueadores e índios bravios. Assim, capitaneada pelo comércio do gado, iniciou-se uma rede de trocas na região. Dos centros comerciais receptores da carne seca, eram trazidos diversos produtos e escravos que ali chegavam pelos portos de Camocim e Acaraú.

Reportagem completa, clique  AQUI Diário do Nordeste

domingo, 25 de julho de 2010

INSTITUTO AGROPÓLOS DO CEARÁ PROMOVE CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA APICULTORES DE ALCÂNTARAS

Aconteceu nos dias 21,22, e 23 em Alcântaras um Curso de Apicultura. O encontro aconteceu na Escola João Caetano Freire na localidade de Espírito Santo e imediações do bairro do Junco.

O curso que foi realizado pelo Instituo Agropólos do Ceará, faz parte do contrato de gestão com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará e foi ministrado pelo professor Marcelo Porto e Everton Alves no apoio técnico.

O principal objetivo do curso, era mostrar e repassar técnicas e experiências a partir do manejo de apicultura para uma melhor produção e qualidade de mel de abelha que vem sendo produzido pelos apicultores da Serra da Meruoca  e focalizando principalmente o município de Alcântaras, por isso, a troca de experiências contou com a participação de um expressivo número de apicultores no evento, um desses apicultores, foi o próprio Secretário de Agricultura de Alcântaras Francisco Eneudo e Paulo Reinaldo, da Secretaria de Agricultura de Meruoca e presidente da Associação de Apicultores daquele município bem como outros representantes que também participaram da encontro. Além das palestras, também aconteceu uma aula de campo nos apiários de criadores da comunidade do sítio Espírito Santo.
Somente em Alcântaras, existem cerca 330 colméias doadas pelo Fundo Estadual de Combate a Pobreza (FECOPE) adquiridas em 2005 e mais outras que não fazem parte do projeto. Cada colméia tem potencial para produzir cerca de 45 kg de mel por ano.

Escrito por Edilson Angelo

AOS SEGUIDORES

O Blog está temporariamente desde sexta-feira sem poder postar devido a falta de Internet

Aos poucos tentaremos voltar a normalidade!

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores