sexta-feira, 1 de agosto de 2014

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA RETOMA SESSÕES PLENÁRIAS NESTA SEXTA-FEIRA

A Assembleia Legislativa retorna nesta sexta-feira (01/08), seu funcionamento normal, após o recesso regimental iniciado no último dia 18 de julho. A partir das nove horas, será aberta a 84º sessão ordinária da quarta sessão legislativa da 28ª legislatura do Poder Legislativo.

Além do retorno das atividades de plenário, também voltam a funcionar no horário normal todos os órgãos de atendimento ao público, com exceção do Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), que continua com os equipamentos em manutenção, e reabre na segunda-feira, de acordo com o historiador do Malce, Carlos Pontes .

Dos órgãos de atendimento ao público que tiveram horário de funcionamento reduzido, estão o Espaço do Povo, que a partir desta nesta sexta-feira volta a funcionar das 7h30min, encerrando as atividades às 17h e os Correios, que também retornam ao atendimento normal, das 9h às 17h. 

Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 31 de julho de 2014

VEM AÍ, O CAMPEONATO ALCANTARENSE DE FUTSAL 2014!

Em uma primeira reunião, será discutido os detalhes do campeonato 2014. Para maiores informações, os interessados devem comparecer ao encontro. 

Reunião acontecerá sesta quinta-feira, 31 de julho, à partir das 19 horas na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alcântaras.

Sintan-se todos convidados!

Informações Venceslau Andrade.

SETE MUNICÍPIOS CEARENSES VOTARÃO COM IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICO

Alcântaras  terá votação com urna biométrica. Foto: Diário do Nordeste
Nas eleições de outubro próximo, 334 mil cearenses serão identificados pelas digitais para exercer o voto. 

Eles são cidadãos dos municípios que já participaram do cadastramento biométrico realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Alcântaras, Aquiraz, Crateús, Forquilha, Ipaporanga, Juazeiro do Norte e Sobral já cadastraram 76% dos eleitores.

O Programa de Identificação Biométrica do Leitor, iniciado em 2008, tem  avançado por fases, por isso ainda não contemplou todos os municípios do Estado. Pelo Brasil, alguns estão mais adiantados que outros. Os estados de Alagoas, Amapá e Sergipe, juntamente com o Distrito Federal, têm 100% dos eleitores inseridos no sistema.

Via Blog Sobral de Prima

TRE DEFERE AS CANDIDATURAS DE EUNÍCIO OLIVEIRA E CAMILO SANTANA AO GOVERNO DO CEARÁ

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará deferiu, nesta quarta-feira, 30/07, as candidaturas de Eunício Lopes de Oliveira e Roberto Soares Pessoa (Coligação Ceará de Todos - PMDB – PSC – DEM – PSDC – PRP – PSDB – PR – PTN – PPS) e de Camilo Sobreira de Santana e Maria Izolda Cela de Arruda (Coligação para o Ceará seguir mudando – PT - PRB – PRTB – PHS – PMN – PTC – PV – PEN – PPL – PSD – PC do B – PT do B – SD – PROS) ao Governo do Ceará. 

O primeiro candidato a ter o registro deferido para o cargo de governador foi Aílton Claércio Lopes Dantas, da Coligação Frente de Esquerda Socialista - PSOL-PSTU-PCB, em 25/07. Falta ser julgada a candidatura de Eliane Novaes Eleutério ao Governo do Estado. Quando não há pedido de impugnação, os processos estão sendo julgados de forma monocrática, pelos juízes relatores, uma novidade nessas eleições.

Nesta quarta-feira, 30/07,o Pleno do TRE-CE julgou 13 processos de registros de candidaturas. Apenas a do candidato a deputado estadual, Elmano de Freitas da Costa, foi deferida. Os candidatos com pedidos de registro indeferidos na sessão desta quarta foram: Raimundo Dias Angelim (PSB), João Paulo Nascimento Oliveira (PSC), Euclides Júnior Fernandes (PSB), Francisco Alves da Penha Filho (PTC), Pedro Ferreira de Souza Neto (PSC), Marcos Aurélio Bezerra Gomes (PSC), Dalila Maria Andrade da Silva (PTC), Maria Carine Nogueira de Aquino (PTC), Carlos Alberto Gomes Mesquita (PMDB), João Jacques Carneiro Albuquerque (PMDB), Francisco Valdez Souza da Silva (PV) e João Andrade da Silva (PHS).

Até o momento, o TRE já julgou 645 pedidos dos 872 registros de candidatura para as Eleições 2014. Desse total, 570 foram deferidos; 50 indeferidos; 10 renunciaram e 15 Demonstrativos de Regularidades Partidárias (DRAPs) foram deferidos. O Tribunal tem até o dia 5/8 para julgar os 227 pedidos restantes. Faltam analisar 9 pedidos de impugnação pelos juízes da Corte.

Para o Senado Federal, foram julgadas e deferidas as candidaturas de Tasso Ribeiro Jereissate (1º Suplente: Francisco Feitosa de Albuquerque Lima e 2º Suplente: Fernando Antônio Mendes Façanha Filho), da Coligação Ceará de todos – PMDB – PSC – DEM – PRP – PSDB – PR – PTN – PPS, Raquel Dias Araújo (1º Suplente: Carlota Sales de Carvalho e 2º Suplente: Augusto Cesar Tavares da Silva) da Coligação Frente de Esquerda – PSTU – PCB – PSOL e Carlos Mauro Benevides Filho (1º Suplente: José Linhares Ponte e 2º Suplente: Francisco Honório Pinheiro Alves), da Coligação Para o Ceará Seguir Mudando - PRB – PP – PDT – PT – PTB – PSL – PRTB – PHS – PMN – PTC – PV – PEN – PPL – PSD – PC do B – PT do B – SD – PROS. Para o Senado, falta ser julgado apenas o registro de Geovana Maria Cartaxo de Arruda Freire do PSB (1º Suplente: Maria Valda de Albuquerque e 2º Suplente: Geraldo Cadeira de Oliveira).

Fonte: TRE/CE

PROGRAMAÇÃO DO MUSEU DO ECLIPSE EM SOBRAL, PARA O MÊS DE AGOSTO 2014

Foto: Divulgação Web
Nesse mês de agosto o Museu do Eclipse de Sobral preparou uma programação especial para os visitantes. As observações no telescópio dos planetas Marte, Saturno e Lua e exibições de vídeos tem como objetivo proporcionar às pessoas uma visão diferente dos céus e dos astros. As atividades são realizadas no Salão de Exposição do próprio Museu.

A entrada para visita guiada custa R$ 2,00 e a meia entrada R$ 1,00. Idosos acima de 60 anos e jovens abaixo de 21 anos pagam meia e crianças abaixo de seis anos são isentas de pagamento. Professores da rede municipal de ensino podem marcar visitas gratuitas com seus estudantes. Confira a programação abaixo.

Dia 1º/08 (sexta-feira)
Observações no telescópio: Planetas Marte, Saturno e Lua
Horário: 08h às 11h30min e das 14h às 21h

Dia 02/08 (sábado)
Observações no telescópio: Planetas Marte, Saturno e Lua
Horário: 08h às 11h30min e das 14h às 21h

Dia 05/08 (terça-feira)
Observações no telescópio: Planetas Marte, Saturno e Lua
Horário: 08h às 11h30min e das 14h às 21h

Dia 06/08 (quarta-feira)
Apresentação de Vídeo: “Saturno”
Horário: 18h

Dia 07/08 (quinta-feira)
Observações no telescópio: Planetas Marte, Saturno e Lua
Horário: 08h às 11h30min e das 14h às 21h

Dia 08/08 (sexta-feira)
Observações no telescópio: Planetas Marte, Saturno e Lua
Horário: 08h às 11h30min e das 14h às 21h

Dia 09/08 (sábado)
Observações no telescópio: Planetas Marte, Saturno e Lua
Horário: 08h às 11h30min e das 14h às 21h

Dia 13/08 (quarta-feira)
Apresentação de Vídeo: “Matéria escura”
Horário: 18h

Dia 20/08 (quarta-feira)
Apresentação de Vídeo: “Galáxias Distantes”
Horário: 18h

Dia 27/08 (quarta-feira)
Apresentação de Vídeo: “Estudando o Sol”
Horário: 18h

Das Assessorias PMS

quarta-feira, 30 de julho de 2014

(CAPACITAÇÃO) INSTITUTO CENTEC OFERECE 100 CURSOS BÁSICOS EM 36 MUNICÍPIOS

36 municípios serão atendidos com os cursos básicos do Centec. Os interessados devem ser maiores de 16 anos e podem se inscrever até a data de início de cada curso.
  
O Instituto Centec está com inscrições abertas para 100 cursos básicos em 36 municípios do Ceará. Os interessados devem ser maiores de 16 anos e podem se inscrever até a data de início de cada curso. O primeiro curso terá início em agosto deste ano.

As capacitações são para áreas como hospitalidade e lazer, informação e comunicação, ambiente, saúde e segurança, gestão e negócios, infraestrutura, produção alimentícia, dentre outros. A lista completa dos cursos pode ser acessada no site do Instituto Centec.

Em média, as turmas serão formadas por 30 pessoas e os cursos terão carga horária que varia entre 40 a 80 horas aulas.

Serão atendidas as seguintes cidades: Acaraú, Amontada, Aracoiaba, Barreira, Beberibe, Boa Viagem, Brejo Santo, Campos Sales, Canindé, Crateús, Fortaleza, Fortim, Granja, Horizonte, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Ipu, Itaiçaba, Jucás, Limoeiro do Norte, Maranguape, Maracanaú, Massapê, Mauriti, Missão Velha, Orós, Pentecoste, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeré, Santa Quitéria, São Benedito, Tabuleiro do Norte, Tauá e Viçosa do Ceará.

Diário do Nordeste Online

JUÍZES DA PROPAGANDA JÁ RECEBERAM 96 PETIÇÕES CONTRA IRREGULARIDADES DE CANDIDATOS NAS ELEIÇÕES 2014

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará já instaurou, no período de 6 a 29 de julho, 96 processos administrativos por infrações cometidas pelos candidatos, no pleito de 2014, em todo o Estado do Ceará. Só em Fortaleza, foram recebidas 91 petições.  As outras 5 foram recebidas pelos cartórios no interior do Estado. A maioria, 53 infrações à legislação eleitoral, diz respeito à pintura irregular nos muros das cidades. Mas também houve notificações de infrações em rádios, cartazes irregulares, amplificadores e carros de som, panfletos e outros casos.

Até agora, os candidatos que receberam maior número de petições foram: Camilo Santana (13), Dilma Roussef (12), Mauro Benevides Filho (11), Leonel Alencar Júnior (7), Fernando Hugo (4) Francisco Wellington Vitorino (3) e Walter Cavalcante (3).

Veja planilha (formato PDF) com a relação de candidatos, partidos e coligações que respondem por propaganda irregular no Estado e as respectivas quantidades de processos (contabilizadas até o dia 29/07).

Julgamento e fiscalização

A presidente do TRE-CE, desembargadora Iracema do Vale, designou três juízes substitutos do Pleno para Comissão da Propaganda Eleitoral, coordenada pelo juiz Carlos Henrique Oliveira, e composto, ainda, pelos juízes Antônio Sales Oliveira e Ricardo Porto.

Em Fortaleza, os juízes da 1ª, 2ª, 3ª, 82ª, 112ª e 113ª Zonas Eleitorais da Capital são os responsáveis pela fiscalização da propaganda eleitoral e poder de polícia, coordenados pelo juiz da 82ª ZE, Antônio Pádua Silva. Já no interior do Estado, os juízes das 110 zonas eleitorais atuam na fiscalização da propaganda irregular nos municípios.

As denúncias podem ser feitas através do telefone 148, disponibilizado pelo TRE-CE. Veja o que pode e não pode na propaganda durante a campanha das eleições 2014.

Informações do Site do TRE-CE

terça-feira, 29 de julho de 2014

FALECEU JOVEM COREAUENSE ESPANCADO NA CIDADE DE MORAÚJO

Faleceu o jovem Coreauense que foi espancado em Moraújo na madrugada do último sábado.

"Esperamos que não seja mais um na estatística da violência e da impunidade, é mais uma vida Humana ceifada pela violência descabida que reina, devido a impunidade. Todos esperamos que os culpados sejam identificados e punidos na forma da Lei. Que DEUS possa dar o conforto a família enlutada.

Por Benedito Gilson Ramo (Manchão , via Facebook)

CEARÁ TEM NOVE CIDADES ENTRE AS MAIS VIOLENTAS DO BRASIL

O “Mapa da Violência” traz também o levantamento das 100 cidades mais violentas do Brasil no tocante à mortalidade juvenil. Foram considerados somente os municípios com mais de 10 mil pessoas entre 15 e 29 anos. O Ceará tem nove cidades na lista.

Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), é o primeiro a ser citado. Teve a 13º maior taxa de homicídios do País e a maior dentre as cidades do Ceará em 2012: 207,9. Itaitinga, na RMF, ficou em 20º lugar nacional e segundo no Ceará, com taxa de 181,9.

Fortaleza, com 2,5 milhões de habitantes e um terço da população do Estado, figura em 24º lugar nacional e terceiro no Ceará. Teve taxa de homicídio juvenil de 176,6 em 2012. A capital é seguida por Aquiraz, cidade da Região Metropolitana que teve taxa de 140,3 e ficou em 46º lugar nacional e quarto no ranking local.

Com taxa de 134,4, Horizonte está em 56º na lista nacional e quinto na estadual. Já Barbalha, no Cariri, teve taxa de 127,2. Ficou, portanto, no sexto lugar do Ceará e 66º do nacional. Em sétim local, Maracanaú teve taxa de 125,2 e está na 70ª posição nacional.Caucaia, na RMF, e Juazeiro do Norte, no Cariri, fecham a lista com taxas de 122 e 114,6, respectivamente.

Fonte O Povo (Via Sobral Agora)

OFICINAS DEBATEM DESAFIOS DO COMPLEXO DO PECÉM A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA

O Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa (Caeae) realiza, de 29 de julho a 7 de agosto, sete oficinas de trabalho para debater os desafios em busca de consensos para a implementação do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). “O objetivo é colaborar para que o CIPP impulsione o desenvolvimento do Estado de forma equânime e sustentável”, observou o presidente do Conselho, deputado Lula Morais (PCdoB).

As oficinas terão como temas gestão ambiental integrada; políticas sociais para a dinâmica populacional da área do CIPP e entorno; infraestrutura básica; políticas de atração, fixação e fortalecimento de cadeias produtivas no Estado; descompasso entre oferta e demanda de mão de obra, bens e serviços; Integração do planejamento dos municípios de São Gonçalo do Amarante, Caucaia com o CIPP; e o aperfeiçoamento do sistema de gestão com capacidade para desenvolver uma gestão compartilhada.

Os desafios surgiram durante o I Encontro Estadual do Pacto pelo Pecém, em continuidade ao trabalho divulgado no documento “Cenário Atual do Complexo Industrial e Portuário do Pecém”, lançado em 16 de maio deste ano, com um diagnóstico sobre a questão. Organizada pelo Conselho de Altos Estudos, a publicação resultou de reuniões com o Poder Público e os diversos setores da sociedade, somando mais de 140 instituições participantes. A ideia das oficinas é oferecer o embasamento técnico-científico necessário ao planejamento de políticas públicas e ao processo decisório Legislativo.

O próximo passo será a elaboração de uma agenda propositiva a ser referendada até o final de 2014, no II Encontro Estadual, para efetivar o potencial de desenvolvimento sustentável do entorno do CIPP e das oportunidades para o Estado.

A coordenação de implementação das ações ficará a cargo do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Cede), com apoio técnico, metodológico e administrativo do Conselho de Altos Estudos. “Há um grande esforço das instituições envolvidas no processo, sistematizadas por este Conselho, para que o CIPP ofereça oportunidades de crescimento e evolução econômica para o nosso Estado”, assinalou o secretário executivo do Caeae, engenheiro Francisco Lopes Viana.

CONCURSOS

O Conselho promoveu ainda, no primeiro semestre de 2014, o Concurso de Redação com o tema “Ceará sem Drogas: uma luta de todos nós”. Realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, recebeu 41 mil redações de alunos do ensino médio, de escolas da rede estadual de ensino. Como parte da Campanha “Ceará sem Drogas”, o concurso buscou na dinamização do esporte e lazer comunitários, uma forma de combater o uso indiscriminado das drogas no Estado. Este foi o segundo concurso de redação organizado pelo Conselho. O primeiro aconteceu em 2013 e teve como tema a importância da Refinaria Premium do Ceará. 

Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

segunda-feira, 28 de julho de 2014

POPULAÇÃO DE ALCÂNTARAS, AGUARDA A CONCLUSÃO DA ADUTORA EMERGENCIAL

Continua a todo vapor a Construção da Adutora Emergencial que vai abastecer a cidade de Alcântaras. Os trabalhos segundo a placa começaram no último dia 11/07/14 e a previsão de conclusão é para o dia 08/10/14. 

Ao todo serão aplicados R$ - 2.011.597,71. A obra é muita aguardada pelos moradores para resolver de vez o problema de água na sede urbana do município. Quando concluída, trará água do açude jenipapo no município de Meruoca para a cidade de Alcântaras
 Fotos: Blog Luís Carlos Silva (Andarilho da Notícia)

domingo, 27 de julho de 2014

8 PESSOAS MORREM E 23 FICAM FERIDAS EM ACIDENTES NAS ESTRADAS DO CEARÁ

Imagem; Web divulgação. Apenas ilustração
Um homem de 57 anos morreu após ser atropelado. Cinco mortes ocorreram nas estradas estaduais.

As Polícias Rodoviárias Estadual (PRE-CE) e Federal do Ceará (PRF-CE) registraram 28 acidentes entre 11h de sábado (26) e 11h deste domingo (27). Ao todo, oito pessoas morreram e 23 ficaram feridas nas estradas que cortam o estado em 24 horas.

Segundo a PRF-CE, um homem de 57 anos morreu após ser atropelado por volta de 21h de sábado. O acidente ocorreu no quilômetro 40 da BR-222, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. A PRF-CE registrou sete acidentes.

Já a PRE-CE, contabilizou 13 ocorrências com três mortes. O condutor de uma moto morreu após sofrer uma colisão com um caminhão no quilômetro 23 da CE-445, em Pacujá. Segundo a polícia, o acidente ocorreu por volta de 18h40, a vítima tinha 27 anos, não era habilitada e não usava capacete.

A passageira de uma pick up morreu após o veículo em que estava chocar-se com um poste no quilômetro 25 da CE-261, em Icapuí. De acordo com a PRE-CE, a mulher tinha 49 anos, o motorista ficou ferido e foi encaminhado para o hospital. O terceiro acidente fatal ocorreu por volta de 4h deste domingo e, até as 9h, os policiais rodoviários ainda acompanhavam o caso.


O terceiro acidente fatal e que ocorreu por volta de 4h deste domingo, apesar de não explicitado pela matéria do O Povo, trata-se de um jovem alcantarense natural da localidade de Bonfim que sofreu um acidente na CE-241 trecho sitio Bom Jesus, quando retornava para casa. O jovem que vinha do Festival de Quadrilhas faleceu na hora.

(CUSTO DO VOTO) FEDERAL PAGA A R$ 100 E ESTADUAL VAI A R$ 80

Os que não têm como pagar ficam entre os desistentes e aqueles que trocam de aliança para sobreviverem.
  
Se os bastidores da disputa majoritária fervilham, intensamente agitada também está a concorrência pelo voto proporcional, para a eleição dos representantes cearenses na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. O voto para deputado federal está cotado a R$ 100 e de estadual a R$ 80. Alguns dos atuais detentores de mandatos que já fizeram "investimentos" nas eleições de prefeitos e vereadores, em 2012, e que conseguiram liberar recursos das tais emendas parlamentares, compram por menos.

A economia marginal do período de eleição, com a movimentação de muitos milhões de reais, é um tema que as partes não querem comentar, diferentemente daquela lícita quando todos opinam e sobretudo o principal ator, o investidor, ressalta, inclusive, os benefícios sociais e os resultados favoráveis ao crescimento do Estado, advindos de suas aplicações. Nesta, ninguém esconde valores. Naquela, comprador e vendedor sequer querem ser conhecidos, talvez até, pelo fato de os seus efeitos serem maléficos, também, e principalmente, à ordem democrática que reclama eleições livres.

Leia a matéria completa no Diário do Nordeste

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores