sábado, 21 de março de 2015

ENTIDADES EDUCACIONAIS PEDEM QUE 'MEC' NÃO SEJA USADO COMO MOEDA DE TROCA

Entidades ligadas à educação pedem à presidenta Dilma Rousseff que o Ministério da Educação (MEC) não seja usado como moeda de troca e que o novo ministro esteja comprometido com o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) e com o fortalecimento da educação pública, com o diálogo permanente com a sociedade.

Esta semana, o ex-ministro Cid Gomes deixou a pasta, após embate com parlamentares na Câmara dos Deputados. O secretário-executivo, Luiz Cláudio Costa, assumiu interinamente o MEC.

Na quinta-feira (19), a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) informou, por meio de manifesto, que o MEC "não pode ser balcão de negócios ou moeda de troca para assegurar a governabilidade".

A associação sugere que o novo ministro assuma o compromisso de cumprir o PNE, em consonância com as deliberações aprovadas no documento final da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2014.

A Anped defende o fortalecimento da educação pública e manifesta "preocupação com os rumos do Ministério da Educação, que, desde o início de 2015, evidencia um descompasso entre sua agenda política e o fortalecimento da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada".

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação, rede que articula mais de 200 grupos e entidades distribuídas por todo o país, divulgou ontem (20) carta aberta à Dilma Rousseff, na qual sugere que a chefia da pasta "seja ocupada por pessoa que goze da necessária legitimidade política e também de amplo reconhecimento na comunidade educacional, especialmente de trabalhadores(as) em educação, gestores(as) públicos, conselheiros(as) educacionais, ativistas e pesquisadores(as)".

O documento ressalta a necessidade de um "esforço irrevogável de cumprimento do PNE", além do fortalecimento da Conae, Fórum Nacional de Educação (FNE) e outros canais efetivos de participação social. Pede também compromisso com a repactuação federativa no compartilhamento dos custos das políticas educacionais.

Também ontem, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) encaminhou carta à presidenta da República elogiando a declaração de que a escolha do novo ministro será a partir de critérios técnicos.

"Sabemos que o nome escolhido deverá carregar legitimidade política para implementar uma profícua gestão frente ao MEC e articular as ações necessárias junto ao Congresso Nacional. Esta decisão firme e acertada provocará resultados capazes de efetivar os avanços necessários na educação brasileira", acrescenta a carta. 

A Undime reúne os gestores responsáveis pela educação pública nos 5.569 municípios brasileiros. Conforme a entidade, o tema de governo Brasil: Pátria Educadora é um questão que favorece "o diálogo para concretizar novas conquistas".

Para representantes da Undime, o PNE em vigência é "desafio imposto à União, aos estados e municípios e, por isso, requer permanente diálogo, adequado planejamento e adoção de novas ações na gestão pública".

O PNE estabelece metas para serem cumpridas nos próximos dez anos. Elas vão da educação infantil à pós-graduação, incluindo a formação de professores. Entre as metas. o investimento anual de, pelo menos, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação até o fim da vigência do plano.

Da Agência Brasil

AS ÚLTIMAS CHUVAS REGISTRADAS NO ESTADO DO CEARÁ. SEGUNDO A FUNCEME, PRECIPITAÇÕES OCORRERAM EM 28 MUNICÍPIOS

Ameaça de chuvas em Alcântaras
A Fundação Cearense de Meteorologia registrou no período de 7:00 de 20/3/2015 às 7:00 de 21/3/2015 chuvas em 39 localidades distribuídas em 28 municípios do Estado do Ceará. As maiores precipitações ocorreram em Salitre (Posto: Salitre): 82.0 mm, Beberibe (Posto: Uruau Carrapicho): 60.0 mm, Itaiçaba (Posto: Itaiçaba): 50.0 milímetros.

Confira onde choveu nas regiões Litoral Norte, na Ibiapaba, e também as 10 maiores chuvas de todo o estado.

LITORAL NORTE

Local/posto Município
Panacui Marco 47.2
Tiaia De Baixo Granja 24.0
Bela Cruz Bela Cruz 7.0
Sinhá Sabóia Sobral 5.0

IBIAPABA

Local/posto Município
Viçosa do Ceará Viçosa do Ceará 1.3

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Salitre (Posto: Salitre) : 82.0 mm
Beberibe (Posto: Uruau Carrapicho) : 60.0 mm
Itaiçaba (Posto: Itaiçaba) : 50.0 mm
Marco (Posto: Panacui) : 47.2 mm
Beberibe (Posto: Lagoa Funda) : 46.0 mm
Itaiçaba (Posto: Elevatório ) : 39.0 mm
Beberibe (Posto: Beberibe) : 38.0 mm
Campos Sales (Posto: Campos Sales) : 37.0 mm
Fortim (Posto: Fortim) : 35.0 mm
Independência (Posto: Desejo) : 32.0 mm

Dados extraídos da Funceme às : 14:15 de 21/3/2015

CANDIDATO A PRESIDÊNCIA DA 'UVC' APRESENTA PROPOSTAS AOS VEREADORES DE ALCÂNTARAS

Vereadores em Visita à Câmara de Alcântaras
Quem esteve na Sessão da Câmara de Alcântaras nesta sexta-feira (20/3), foi o candidato à presidência da UVC (União dos Vereadores do Ceará), Herberih Freitas Reis Cavalcante Mota (Vereador de Baturité), o mesmo está em campanha e visitando todas as câmaras municipais do Ceará. 

"Sou filho de Vereador do Tauá e tenho certeza que herdei do meu Pai e da minha família que milita na política esse gosto, e esse afinco em lutar pela veriança do estado do Ceará, e se Deus quiser e que cada um vereador e cada uma vereadora de Alcântaras nos permitir à frente da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará" O candidato ainda apresentou aos vereadores de Alcântaras algumas de suas propostas para compartilhar com todos os vereadores e somar com algumas propostas dos mesmos. Como uma das propostas é a construção da sede própria, até porque a instituição tem 25 anos de existência e não tem uma sede própria. 

Outra proposta é a criação da Rádio e TV da UVC, até porque esses meios de comunicação são armas fortes para melhorar a imagem dos vereadores. Regionalização da entidade é outra proposta do candidato Herberih. A elaboração do Plano de Assistência à Saúde e a Previdência do Vereador é outra meta nossa caso sejamos eleito presidente da UVC. A outra proposta é a criação da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Vereadores e o fortalecimento da UVC mulher.

Nos detalhes Vereador Herberih Mota e público presente.

Informações e imagens blog Luis Carlos Silva 

EDUARDO CUNHA COGITOU DAR VOZ DE PRISÃO A CID GOMES, DIZ COLUNA PAINEL

Presidente da Câmara dos deputados, Eduardo Cunha
A coluna Painel da Folha de S. Paulo desta sexta-feira (20) afirma que o presidente da Câmara dos deputados, Eduardo Cunha (PMDB), admitiu a aliados que, por pedido de deputados, pensou em dar voz de prisão a Cid Gomes, após ser acusado de achacador. 

Cunha estava presidindo a sessão na qual Cid foi à Câmara para prestar explicações sobre declaração polêmica de que haveria “uns 400, 300 deputados achacadores” no Parlamento. Em vez de retirar o que disse, Cid Gomes reafirmou as críticas, atacou Cunha e a base aliada do governo, o que tornou sua permanência como ministro insustentável. Ele entregou o cargo logo após deixar a Câmara dos deputados.

DEPUTADO MOSES RODRIGUES SEGUE EM BUSCA DE MELHORIAS PARA O CEARÁ

O desenvolvimento do Estado do Ceará tem sido a principal meta na gestão do deputado federal Moses Rodrigues (PPS-CE). Desde que tomou posse, em fevereiro, o parlamentar mantém agenda constante com chefes de Estado, Prefeitos Municipais e líderes políticos. Nas últimas semanas, o parlamentar também esteve reunido com os ministros dos Esportes e de Desenvolvimento Agrário ampliando o diálogo sobre as necessidades do Estado.

No encontro com Patrus Ananias, titular da pasta do Desenvolvimento Agrário, Moses Rodrigues apresentou propostas apontadas por vereadores e lideranças do município de Sobral para o desenvolvimento local. “Em nosso encontro, o Ministro demonstrou o interesse em manter um diálogo permanente e a ampla participação social em busca de definir políticas públicas. Precisamos promover a ampliação de renda da agricultura familiar em nosso Estado”, destacou o deputado.

Na próxima semana, Moses Rodrigues cumpre agenda com Elizeu Padilha, Secretário de Aviação Civil. Na pauta da audiência, que acontecerá em Brasília, serão tratados assuntos referentes ao aeroporto de Sobral.

Da Assessoria

sexta-feira, 20 de março de 2015

MOSES RODRIGUES É ELEITO VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO DE CULTURA

Desde que assumiu o mandato de deputado federal, Moses Rodrigues (PPS/CE) vem ocupando lugares de destaque na Câmara. A postura adotada diante do atual cenário político, o aprofundamento em temas centrais e a desenvoltura são qualidades apontadas para tais resultados. Nesta semana, Moses Rodrigues foi eleito para assumir a vice-presidência da Comissão de Cultura da Câmara Federal.

“Espero poder contribuir para a promoção e o desenvolvimento cultural do Brasil. Em um país repleto de peculiaridades, atuarei com o desejo de contribuir para o fortalecimento de culturas locais e pela valorização do patrimônio histórico, arqueológico, científico e artístico de nosso país”, revela Moses Rodrigues.

A Comissão de Cultura é uma das mais jovens do Congresso Nacional. Com apenas dois anos, é palco de importantes debates, reflexões e deliberações voltadas para as políticas culturais do Brasil. Na Comissão, os membros terão grandes desafios a fim de promoverem uma multiplicidade de manifestações culturais e garantirem ao povo brasileiro o acesso a bens simbólicos.

Da Assessoria

FORTALECIMENTO DO SUS É BANDEIRA PRIORITÁRIA DO DEPUTADO ODORICO MONTEIRO

Lutar por mais saúde é um dos grandes compromissos assumidos pelo deputado federal Odorico Monteiro (PT-CE), que nesta segunda-feira (16/3), fez o seu primeiro grande pronunciamento da tribuna da Câmara dos Deputados, homenageando os 25 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), seus avanços e desafios.

Acompanhado da bandeira do SUS, Odorico - que traz para o parlamento sua experiência enquanto médico, professor e gestor em saúde - ressaltou que o SUS é um dos maiores avanços do Brasil nas políticas públicas nos últimos 25 anos. “O SUS é um grande legado da Constituição Federal de 1988”, afirmou o deputado, ao mencionar o papel do parlamento na construção desse legado. 

De acordo com Odorico, a Constituição brasileira é uma das mais avançadas do mundo, pois além de trazer o conceito de saúde como um direito de cidadania e dever do Estado, também materializa a saúde como qualidade de vida.

“As políticas intersetoriais são essenciais para a garantia da saúde, da prevenção e na promoção da saúde. E isso está como um direito garantido da Constituição brasileira”, explicou o parlamentar.

Segundo Odorico, o SUS não nasceu por acaso, é fruto de lutas e conquistas do povo brasileiro.  “Importante ressaltar  que trabalhadores e trabalhadoras foram às ruas lutar contra a ditadura, foram às ruas lutar pela democratização do Brasil,  num processo que gerou um grande consenso da necessidade de se construir o Sistema Único de Saúde”, afirmou.

Em aparte, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), saudou o pronunciamento do deputado em nome da Bancada do Partido dos Trabalhadores.

“Essa sua trajetória na área da saúde, como profissional, como militante do SUS, já era conhecida por todos nós, mas certamente esta Casa e o Brasil ganham muito porque nós temos aqui o competente e aguerrido defensor dessa bandeira, como V.Exa. disse, uma das mais importantes conquistas da Constituição de 1998, mas uma luta que está constantemente ameaçada, que precisa ser sempre ampliada e defendida”, disse o deputado, ao destacar que Odorico é a certeza não só para o Ceará, mas para o Brasil, de um guerreiro desta causa e desta luta.

Avanços dos governos Lula e Dilma – Odorico fez uma menção especial aos governos democráticos e populares de Lula e Dilma e dos inúmeros avanços conquistados na área da saúde nestes últimos 13 anos.

“Em 2002, o orçamento do Ministério da Saúde foi de R$ 28 bilhões. Em 2014, foi de R$ 106 bilhões. Então, nesses últimos 13 anos, nós tivemos um acréscimo de 271% no orçamento do Ministério da Saúde”. 

O deputado chamou a atenção para o Programa Mais Médicos e a coragem que a presidenta Dilma teve tratar da questão da ausência de médicos no País.

“O Brasil acumulou, ao longo dos anos, uma dívida importante nessa área. Argentina tem 3,2 médicos por mil habitantes; a Espanha tem 4 médicos por mil habitantes; Portugal tem 4 médicos por mil habitantes; a Inglaterra tem 2,7 médicos por mil habitantes; e o Brasil tem 1,8 médicos por mil habitantes”, exemplificou.

O parlamentar falou, ainda da extensão e da desigualdade territorial brasileira, da concentração de médicos nas regiões Sul e Sudeste e da ausência desses profissionais no interiro do Nordeste, na Amazônia e nas periferias das grandes cidades.

“Hoje os números do Programa Mais Médicos, já falam por si só. São 18.247 médicos em 4.058 Municípios. Com certeza esses Municípios são os Municípios que mais têm necessidade de médicos nesse País. São 63 milhões de brasileiros que estavam sem assistência, e que hoje, com o Programa Mais Médicos, têm condição de fazer seu pré-natal, o diabético tem condição de fazer o seu acompanhamento, o hipertenso tem condição de ser acompanhado”, disse o deputado. 

Desafios – Na opinião do deputado, o atual Pacto Federativo está entre os grandes desafios do SUS, além da questão do financiamento e da participação popular.

Odorico defendeu a revisão do atual pacto federativo; a criação de um plano decenal de Saúde, a exemplo, do Plano Nacional de Educação; e o aumento dos investimentos da Saúde, com a adoção de 10% da receita líquida da União para o setor, como defendido pelo Movimento Saúde Mais 10.

Por Helly Ellery (Assessor de Comunicação)

CAMPUS DE SOBRAL DO IFCE TERÁ TRÊS NOVOS CURSOS

Serão implantados os cursos de Segurança do Trabalho, Matemática e Agropecuária.

Os três novos cursos que serão ofertados pelo campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará (IFCE) foram referendados em audiência pública realizada na última quarta-feira, 18 de março. Foram aprovados os cursos de Licenciatura em Matemática, técnico em Segurança do Trabalho e técnico em Agropecuária. A expectativa é de que comecem a funcionar a partir de 2016.

Segundo o diretor de ensino do campus de Sobral, Wilton Fraga, as próximas etapas serão finalizar os projetos político-pedagógicos dos cursos e aprová-los no Conselho Superior (Consup) do IFCE. "Após a aprovação, a gente vai implantar esses cursos progressivamente de acordo com a contratação de novos professores, a criação de novas salas", informa. O primeiro a ser ofertado será o de Segurança do Trabalho. Serão 35 vagas por semestre, no turno da tarde.

Os novos cursos são os que faltavam para consolidar a estrutura atual do campus, formada por eixos. "Nesse momento, a gente não está tendo expansão de infraestrutura. O que estamos fazendo é referendando cursos que já têm os seus eixos prontos. Já existem professores, laboratórios", explica o diretor-geral do campus, Eliano Pessoa.

A audiência pública contou com a presença do chefe do Departamento de Ensino Básico e Técnico da Pró-reitoria de Ensino (Proen), Ricardo Liarth Silva da Cruz. "Esse é um momento muito importante, um momento rico, onde o campus apresenta as propostas de curso, escuta das comunidades os anseios e, nessa discussão, chega-se a um resultado", explica Ricardo.

Um dos participantes da audiência foi o presidente da Cooperativa dos Irrigantes de Forquilha, Aldaberto Rodrigues Martins. Ele elogia os novos cursos. "É uma escolha que foi feita baseada na necessidade da população, dos segmentos produtivos. Eu, por exemplo, como trabalho no setor rural sei da carência muito grande que a gente tem de um curso como o técnico em Agropecuária. São cursos muito bem-vindos e de suma importância para nós da Região Norte do Estado", afirma.

Por Tiago Braga 

SOBRE CID GOMES PROCESSADO PELA CÂMARA!

Charge Sinfrônio Diário do Nordeste em 20.03.2015

DEPOIS DO BATE-BOCA, CÂMARA PROCESSA CID GOMES POR DANOS MORAIS

A Câmara dos Deputados, por meio do procurador da Casa Cláudio Cajado (DEM-BA), ingressou ontem com uma ação por danos morais contra o ex-ministro Cid Gomes (Educação) e com uma representação contra ele na PGR (Procuradoria-Geral da República).

A ação, ajuizada na Justiça Federal, argumenta que ele feriu a imagem da Casa com suas declarações e pede que a indenização seja revertida ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Não foi estipulado valor.

Em sessão na quarta, 18, Cid fez críticas de "oportunismo" à base aliada e disse que preferia ser acusado de "mal-educado" a ser acusado de "achaque", apontando para o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ao fim, acabou pedindo demissão do cargo.

A representação na PGR aponta três infrações do ex-ministro, segundo argumentação do procurador: crime de responsabilidade, por ter deixado antecipadamente a sessão para a qual foi convocado; condescendência criminosa, por afirmar que havia 'achacadores' na Câmara sem denunciar formalmente o caso; e improbidade administrativa, por ter ferido princípios da administração pública ao se omitir sobre os 'achacadores'. (Folhapress)


APENAS 19 MUNICÍPIOS DO CEARÁ REGISTRARAM CHUVAS NO DIA DE SÃO JOSÉ (19/03)

Foto: Serra Pau-Ferrado em Alcântaras na manhã de 19.03.15
A Fundação Cearense de Meteorologia registrou no período de 7:00 de 19/3/2015 às 7:00 de 20/3/2015 chuvas em 24 localidades distribuídas em 19 municípios do Estado do Ceará. As maiores precipitações ocorreram em Caucaia (Posto: Tucunduba): 19.0 mm, Uruoca (Posto: Paracuã): 14.8 mm e Meruoca (Posto: Meruoca): 14.0 milímetros

Confira onde choveu nas regiões Litoral Norte, na Ibiapaba, e também as 10 maiores chuvas de todo o estado.

LITORAL NORTE

Local/posto Município
Paracuã Uruoca 14.8
Meruoca Meruoca 14.0
Camocim Camocim 14.0
Carvoeiro Itarema 5.0

IBIAPABA

Local/posto Município
Forquilha Forquilha 5.2
Ac. Forquilha Forquilha 5.0
Tianguá Tianguá 2.2
Frecheirinha Frecheirinha 2.0

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Caucaia (Posto: Tucunduba) : 19.0 mm
Uruoca (Posto: Paracuã) : 14.8 mm
Meruoca (Posto: Meruoca) : 14.0 mm
Camocim (Posto: Camocim) : 14.0 mm
Pentecoste (Posto: Sebastião De Abreu) : 13.2 mm
Várzea Alegre (Posto: Riacho Verde) : 10.0 mm
Caucaia (Posto: Caucaia) : 8.6 mm
Irauçuba (Posto: Irauçuba) : 6.2 mm
Forquilha (Posto: Forquilha) : 5.2 mm
São Luís Do Curu (Posto: São Luís Do Curu) : 5.0 mm

Dados extraídos da Funceme às : 14:55 de 20/3/2015

FESTA DE SÃO JOSÉ EM VENTURA TAMBÉM MARCA DEFINIÇÕES POLÍTICAS!

Rumos da Câmara Municipal começaram a ser definidos um ano atrás
Quem acompanha a cena política local, sabe que é sobre o olhar de São José em Ventura, que muitas definições políticas acontecem no município de Alcântaras.

Ontem, como já é tradição, além da atenção religiosa, muitos políticos estiveram presentes na sede do distrito, entre eles vereadores, ex-vereadores e líderes políticos.

Entre muitas, foi exatamente há um ano, ou seja mesmo período das comemorações do dia 19 de março que as atenções se voltaram para a eleição da Câmara Municipal; uma das mais acirradas e indefinidas já vista em Alcântaras e que alguns ainda não digeriram o resultado de mais de nove meses de batalhas jurídicas e resistências políticas no Legislativo.

Para 2016, é imprevisível avaliar o cenário político, muito menos de como estará em 2017, más! do dia de São José no período de 01 (um ano), este foi o grupo vencedor! E que na fé católica em São José, dizemos abençoado!

Confira CLICANDO AQUI.

CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS REALIZARÁ MAIS UMA SESSÃO ORDINÁRIA

Imagem: Arquivo
A Câmara Municipal de Alcântaras realiza hoje a partir as 19:00hs, mais uma Sessão Legislativa no Plenário Raimundo Nonato Albuquerque.

De volta aos trabalhos normais, já que na última não houve tribuna e nem discussões a aprovações de projetos e sobre a Presidência da Vereadora Cleuvilândia Menezes  - PT, os vereadores de Alcântaras se reúnem hoje (20/03) na primeira reunião após a Sessão solene em Homenagem ao "Dia Internacional da Mulher". Sobre o comando da mesa diretora empossado em janeiro último, a cada dia, as sessão tem atraído mais a atenção da população a casa legislativa.

Reunião também tem transmissão ao vivo pela Rádio Bela Vista FM, e pela internet a partir as 19:00hs. 
Imagem: Início da Sessão Solene do dia 06 de março.

CID, CANDIDATO À PRESIDÊNCIA

Imagem: Arquivo VN
Cid Gomes deve despontar como o mais novo candidato à Presidência em 2018. É o que aponta o colunista Ilimar Franco. Segundo ele, o ex-ministro da Educação quer ser o porta-voz do eleitor “contra tudo e contra todos”, por onde já passaram o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa e a presidenciável Marina Silva.

Dirigentes políticos acreditam que, no atual cenário, com a criminalização de doações eleitorais, escândalos de corrupção e com a crise econômica, haveria espaço para a ‘antipolítica’.
Cid deixou o governo em bate-boca no Congresso, após chamar deputados de “achacadores”. Ele fez críticas de "oportunismo" à base aliada e disse que preferia ser acusado de "mal-educado" a ser acusado de "achaque", apontando para o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Nesta quinta-feira, a Câmara ingressou com uma ação por danos morais contra ele e com uma representação contra ele na Procuradoria-Geral da República. A ação, ajuizada na Justiça Federal, argumenta que ele feriu a imagem da Casa com suas declarações e pede que a indenização seja revertida ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Com blog Sobral de Prima

CID GOMES EM SESSÃO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Charge Clayton , Jornal O Povo em 19.03.2015

quinta-feira, 19 de março de 2015

DIA DE SÃO JOSÉ: PREVISÃO DE CHUVAS ISOLADAS NO NORTE DO CEARÁ

Serra em Alcântaras na manhã do 19 de março de 2015
 Funceme afirma que não há correlação entre a ocorrência de precipitações no dia 19 de março com a qualidade da quadra chuvosa.

No feriado de 19 de março, dia de São José, padroeiro do Ceará, devem ocorrer chuvas isoladas com nebulosidade variável na parte norte do Estado, segundo informa a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Para a parte centro-sul, a tendência é de pouca nebulosidade sem precipitações. 

“Áreas de instabilidade atmosférica estão atuando próximo à faixa litorânea, e devem trazer eventos isolados de chuva, mas não deve ser algo generalizado, pois a Zona de Convergência Intertropical está afastada do Estado”, informa o meteorologista Leandro Valente. Durante o feriado, a Funceme estará com plantão entre 8h e 12h pelo telefone (85) 3101-1117.

Correlação com a quadra chuvosa

A Funceme informa também que respeita a tradição religiosa e o significado das chuvas no dia do padroeiro e esclarece que, do ponto de vista científico, não há correlação entre a ocorrência de precipitações no dia 19 de março com a qualidade da quadra chuvosa. 

Dois exemplos recentes mostram a ausência de correlação: 

Em 2012, no dia de São José, choveu em 110 municípios cearenses. Entretanto, a quadra chuvosa foi bastante seca, com somente 302,5mm acumulados nos quatro meses (fevereiro a maio), enquanto a média é de 607,4mm. 

Já em 2009, no 19 de março, houve precipitações em 54 municípios, mas o acumulado da estação de chuvas ficou bastante acima da média, com 977,1mm. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme em 18 de março de 2015
Alcântaras na manhã de 19 de março de 2015

quarta-feira, 18 de março de 2015

NAS ÚLTIMAS HORAS, FUNCEME REGISTROU CHUVAS EM APENAS 13 MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ

Imagem: Alcântaras, foto arquivo VN
A Fundação Cearense de Meteorologia registrou no período de 7:00 de 17/3/2015 às 7:00 de 18/3/2015 chuvas em 14 localidades distribuídas em 13 municípios do Estado do Ceará. As maiores precipitações ocorreram em Viçosa do Ceará (Posto: Viçosa do Ceara): 16.6 mm, Aratuba (Posto: Aratuba): 12.0 mm e Jati (Posto: Sitio Macapá): 12.0 milímetros.

Confira onde choveu nas regiões Litoral Norte, na Ibiapaba, e também as 10 maiores chuvas de todo o estado.

LITORAL NORTE

Não houve chuvas no período

IBIAPABA

Local/posto Município
Viçosa do Ceara Viçosa do Ceará 16.6
Sitio Vambira Viçosa do Ceará 6.6
São Benedito São Benedito 6.2
Frecheirinha Frecheirinha 6.0
Graça Graça 5.0
Guaraciaba Do Norte Guaraciaba Do Norte 1.0

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Viçosa do Ceará (Posto: Viçosa do Ceará) : 16.6 mm
Aratuba (Posto: Aratuba) : 12.0 mm
Jati (Posto: Sitio Macapá) : 12.0 mm
Altaneira (Posto: Altaneira) : 8.0 mm
Crato (Posto: Lameiro) : 8.0 mm
Viçosa Do Ceará (Posto: Sitio Vambira) : 6.6 mm
São Benedito (Posto: São Benedito) : 6.2 mm
Frecheirinha (Posto: Frecheirinha) : 6.0 mm
Graça (Posto: Graça) : 5.0 mm
Jaguaribara (Posto: Jaguaribara) : 3.6 mm

Dados extraídos da Funceme às : 14:15 de 18/3/2015

PREFEITURA DE ALCÂNTARAS DECRETA FERIADO MUNICIPAL NO DIA DE SÃO JOSÉ

No dia 19, apenas os serviços públicos municipais caracterizados como serviços essenciais, a exemplo de saúde e limpeza pública, deverão funcionar em regime extraordinário. Confira o Decreto na íntegra publicado no Diário Oficial dos Municípios na data de hoje:

GABINETE DO PREFEITO
DECRETO Nº 20150317-1 DE 17 DE MARÇO DE 2015.

DISPÕE SOBRE O FERIADO MUNICIPAL QUE 
INDICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

O Prefeito Municipal de Alcântaras, Estado do Ceará, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município de Alcântaras, e
CONSIDERANDO que, o dia 19/03 é consagrado a festividades católicas dedicadas a São José, padroeiro de nosso Estado;

D E C R E T A :

Art. 1º. Fica decretado FERIADO MUNICIPAL, no Município de Alcântaras, estado do Ceará, no dia 19 de março de 2015, em virtude das celebrações do Dia de São José, Padroeiro do Estado do Ceará.
Parágrafo único. Os serviços públicos municipais caracterizados como serviços essenciais, a exemplo de saúde e limpeza pública, deverão funcionar em regime extraordinário em 19/03/2015.
Art. 2º. O presente Decreto entrará em vigor na presente data, ficando revogadas as disposições em contrário.

PUBLIQUE-SE,
REGISTRE-SE E
CUMPRA-SE.

Paço da Prefeitura Municipal de Alcântaras, em 17 de março de 2015.

FRANCISCO ELIÉZIO FONTELES
Prefeito Municipal

Publicado por:
Ana Kelly Pontes Albuquerque
Código Identificador:A2F47F72 

DETRAN FAZ LEILÃO DE 646 LOTES DE VEÍCULOS E SUCATAS SEXTA-FEIRA E SÁBADO

O DETRAN-CE fará leilão de 647 lotes de veículos (carros e motos) e sucatas de veículos sexta-feira e sábado próximos (dias 20 e 21), das 10 às 13 horas, no pátio da Montenegro Leilões (Rua Ademar Paula, 1000 – Esplanada do Castelão). São 365 lotes de motocicletas; 27 lotes de veículos.; 212 sucatas de moto e 39 sucatas de veículos.

Quando o veículo é transformado em sucata, o Órgão dá baixa no seu registro e não mais poderá circular em via pública. Os veículos ofertados no leilão foram apreendidos pelo DETRAN, por estarem circulando irregularmente e estavam há pelo menos três meses no pátio do órgão, sem que seus proprietários fossem resgatá-los.

A programação do leilão se inicia com a oferta dos lotes de sucata de moto (sem placa e documentos), depois são ofertados os lotes de moto (que possuem placa e documentação); em seguida sucata de veículos (sem placa e documentos) e, por fim, os de veículos (com placa e documentos). Estes dois últimos lotes geralmente são ofertados no dia final do certame.

Cada lote contém sucata de quatro ou cinco motos. O lote de número 20 tem lance inicial de menor valor: R$ 220,00 (são duas Hondas , uma CG125cc e uma CG150; uma JTA Suzuki EN125 Yes150cc, Honda XR 200R e Dafra Speed 150. E o lote de número 107 tem lance inicial com maior valor: R$ 590,00 (três Honda CG 125 Titan, XRE 300 e 125; uma Yamaha YBR 125E e uma Kasisnski CRZ 150 10.

Dos lotes de motocicleta também o que tem menor valor do lance inicial é o de número 578: R$ 300,00 (uma Traxx JH125 35A 2012/2013); e o de maior valor é o de número 570: R$ 3.200,00 (uma Honda CB 300R 2011/2011. Há 39 lotes de moto no valor de R$ 1.000,00, além de lotes com valor de lance inicial que variam de R$ 400,00 a R$ 2.300,00.

Quanto aos lotes de veículos, o com maior valor de lance inicial é o de número 620, um Neobus Way Mercedes Benz LO812 2007/2008: R$ 22.000,00; e o de menor valor é um Astra Sedam Advantage GM 2006/2007. Há ainda uma VW Saveiro 1.6 2008/2009 (lote número 630), no valor do lance inicial de R$ 7.300,00.

Há cinco lotes de sucatas de veículos que tem lance inicial de R$ 800,00: são os de números 585, 596, 598, 601 e 608.  O lote com menor valor de lance inicial é o de número 609: R$ 400,00 (VW Apollo Vip 1991/1991, e um GM Chevette SL 1979/1979; e o lote de sucata com o maior valor de lance inicial é o de número 619: R$ 5.100,00 (Fiat Pálio Weekend 1997/1997; um Fiat Pálio 1.0 2000/2000; e um VW 6.9 1986/1986.

Da Assessoria de Imprensa e Comunicação do Detran-Ce

GOVERNO PREPARA MEDIDAS ANTI-CORRUPÇÃO APÓS ONDA DE PROTESTOS

Charge Clayton para o Jornal o Povo em 18/03/2015

MEIO AMBIENTE SEM NENHUMA PRIORIDADE!

Quando alguém sai ganhando, algo tem que sair perdendo, neste caso foram as plantas que ficavam muito longe do riacho e agora estão no caminho dele.

Más como um rio muda de lugar? simples, terreno R$! E a planta que não tem nada a ver com isso segue seriamente ameaçada a medida que o novo rio vai se alargando.
É o novo Riacho Espírito Santo.


DISTRITO DE VENTURA EM ALCÂNTARAS SE PREPARA PARA O TRADICIONAL 19 DE MARÇO, 'DIA DE SÃO JOSÉ'

 
A sede do Distro de Ventura em Alcântaras se prepara para receber mais uma vez neste ano muitos visitantes em decorrência do dia de São José em 19 de março.

A Festa principal em louvor a São José em Ventura só acontece no mês de agosto, o dia 19 de março em Ventura é uma festa extra para o Santo Padroeiro do Estado do Ceará e tem um simbologia muito forte devido as esperanças por chuva neste período do ano. 

Dia 19 bom é com chuvas!
Imagens: arquivo VN

PRINCIPAIS ARTILHEIROS DO CAMPEONATO CEARENSE DE FUTEBOL 2015

Imagem: Divulgação Facebook
Com boa participação nos últimos jogos do Guarany de Sobral, jogador Alcantarense se destaca entre os artilheiros do Campeonato Cearense 2015.

O jogador que se tornou um dos principais jogadores do time de Sobral, não poderá melhorar a sua marca, pois não jogará mais pelo Cearense neste ano. Em compensação também não poderá ser ultrapassado por ninguém do Guarany, e se consagrando como artilheiro do time no campeonato:

ARTILHARIA
Campeonato Cearense Série A 2015

Posição Jogador Clube Gols
1 Núbio Icasa 9
2 Assiszinho Ceará 8
3 Juranilson Itapipoca 8
4 André Horizonte 7
5 Everton Fortaleza 5
6 Tininho Guarany (S) 5
7 Cleiton Maranguape 5
8 Edson Cariús Quixadá 5
9 Magno Alves Ceará 4
10 Ricardinho Ceará 4

Última Atualização da FCF: 16/03/2015 às 18:39

DEPUTADO MOSES RODRIGUES RECEBE MOÇÃO HONROSA DE CÂMARA EM SP, POR APOIAR ABERTURA DA CPI DA PETROBRAS

A presidência da Câmara de Vereadores do Município de Itú, São Paulo, aprovou moção de congratulação de autoria da vereadora Balbina de Oliveira, que reconheceu o deputado federal Moses Rodrigues (PPS/CE), como um legítimo representante da população brasileira, por ter cumprido sua função de homem público no combate à corrupção, ao assinar o requerimento de criação de CPI para investigar o desvio de bilhões de reais na Petrobras.

“Requeri a moção considerando a importância da decisão de se apurar desvios bilionários na Petrobras. E também em reconhecimento ao exercício da função de homem público em cumprir com suas obrigações na defesa do interesse nacional e no combate a corrupção”, avaliou a vereadora Balbina sobre a assinatura do parlamentar para criar a CPI da Petrobras.

Segundo a vereadora a perda foi significativa nas ações da Petrobras, o que afetou milhares de brasileiros que confiaram na Estatal, uma vez, que o Governo Federal incentivou ao trabalhador brasileiro a retirada do FGTS em troca das referidas ações.

Enviado pela Assessoria

CEARENSE É CONDENADO A INDENIZAR EX-MULHER POR TER PRATICADO BIGAMIA

Imagem da internet
Ele casou com uma mulher em 1992, mesmo já sendo casado com outra. Justiça determinou pagamento de R$ 4 mil por danos morais.

Uma mulher da cidade do Crato, no sul do Ceará,  ganhou na Justiça o direito de receber do ex-marido indenização de R$ 4 mil por danos morais pela prática de bigamia. De acordo com o processo, o homem casou com ela em 1992, mesmo  sendo casado com outra mulher desde 1980. A decisão,  da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), foi proferida nesta terça-feira (17).
De acordo com o desembargador Carlos Rodrigues Feitosa, relator do processo, “o dano moral é manifesto, pois o sofrimento e a humilhação da autora decorrem diretamente da bigamia praticada, que permitiu a realização de ato solene, na presença de familiares e amigos, ficando constatada, posteriormente, sua invalidade”.

Segundo os autos, o homem utilizou a segunda via da certidão de nascimento para casar novamente. A mulher só descobriu o fato depois que o ex-companheiro abandonou o lar e entrou com ação solicitando a anulação do matrimônio por já ser casado.

A segunda união durou 15 anos e o casal teve dois filhos. Ao recorrer à Justiça, a dona de casa disse que passou por situação vexatória e teve a vida privada exposta. Na defesa, o homem alegou que a ex-mulher sabia de seu casamento anterior. Argumentou também que ela havia lhe causado prejuízos financeiros.

Em 2011, o juiz da 4ª Vara de Crato determinou o pagamento da indenização. Ele recorreu, mas a 8ª Câmara Cível confirmou a sentença de 1º Grau. Segundo o relator, "ao entrar com ação anulatória de casamento, ele confessou sua má-fé e a prática do crime de bigamia, pois tinha conhecimento do impedimento legal".

terça-feira, 17 de março de 2015

POLÍCIA FEDERAL PRENDE EX-PREFEITO DE CAMPOS SALES, SECRETÁRIOS E LARANJAS

Imagem: Internet
O ex-prefeito de Campos Sales, Paulo Ney Martins (PSDB), do seu filho Cristian Martins e os ex-secretários municipais César Lima (Finanças) e Luzeilton Santiago (Obras) foram presos temporariamente, nesta quarta-feira em operação da Polícia Federal e Ministério Público. A ação, que contou com 30 agentes da Polícia Federal, cumpriu mandatos de busca e apreensão e de prisão temporária.

Os presos são acusados de enriquecimento ilícito através de desvio de verba pública. As prisões temporária foram decretadas pela Justiça Federal a pedido do Ministério Público, que investiga desvio de dinheiro público durante a gestão de Paulo Ney Marttins (2009-2012).

Também foram presos três homens identificados apenas como Dieguinho, João Paulo e Colorau, que seriam “laranjas” do esquema de corrupção. Eles são supostamente os responsáveis por aberturas de empresas fantasmas para apoiar o esquema criminoso.

Fonte: Ceará Agora

(MERUOCA) SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA MUTIRÃO DE LIMPEZA EM CAMILOS

Na última sexta-feira (13/3), a prefeitura de Meruoca, através da secretaria de saúde, e a secretaria infraestrutura realizaram mais um mutirão, desta vez foi no Distrito de Camilos. 

 O objetivo foi o recolhimento de materiais que acumulem água e possam se tornar criadouro do mosquito da dengue e febre Chikungunya. Na oportunidade participaram agentes de saúde e endemias, garis, médicos, enfermeiros e colegiais do distrito. A Secretária Sabrina Frota ressalta a importância da participação da população nessa luta. A mesma chama atenção de todos com relação as chuvas caída, e os cuidados com as vasilhas contendo água.

Fonte: Blog Luís Carlos Silva

REFORMA POLÍTICA: PROPOSTA DO PMDB TEM FINANCIAMENTO PRIVADO E FIM DA REELEIÇÃO

O PMDB apresentou hoje (17) um conjunto de propostas do partido para a reforma política, entre elas, o fim da reeleição e a manutenção do financiamento privado de campanhas, desde que limitado a um candidato por cargo.

As propostas foram elaboradas pela Fundação Ulysses Guimarães – instituição de pesquisas e estudos do PMDB – e entregues pelo presidente da entidade, Moreira Franco, ao presidente nacional do partido e vice-presidente da República, Michel Temer. O documento, de oito páginas, também sugere a adoção do voto distrital puro, o chamado distritão, com a eleição dos candidatos com mais votos; o fim das coligações nas eleições proporcionais; mandatos de cinco anos para deputados, vereadores e chefes do Executivo (federal, estadual e municipal) e de dez anos para senadores.

Ao receber o documento, Temer disse que o Congresso Nacional é o “senhor absoluto” da reforma política e que acredita na votação do assunto ainda este ano. “Temos a obrigação de não falhar neste momento, precisamente no instante em que o PMDB ocupa a presidência do Senado e da Câmara.  O país confia muito que agora a reforma política vai.”

O próximo passo, segundo Moreira Franco, será o começo da negociação com outros partidos no Congresso para levar as propostas adiante. “[A reforma política] passa a ser um fato a partir das articulações que Temer fará para, junto das lideranças da Câmara e do Senado, encaminhar as propostas que estamos fazendo”, disse.

Moreira Franco disse que a manutenção do financiamento privado de campanha com limitação para que cada empresa opte por apenas um candidato por cargo vai dar transparência à doação.  “A contribuição terá de ser feita ao partido para esse candidato, e será fixado um teto para a contribuição tanto para empresa, quanto para o cidadão, para que o sistema tenha transparência absoluta.”

A proposta peemedebista de reforma política prevê ainda o fim da reeleição, com extensão dos mandatos de quatro para cinco anos. O período de transição já começaria nas eleições municipais de 2016, para que em 2022 todos os cargos sejam disputados ao mesmo tempo”.

O PMD defende também a chamada cláusula de desempenho, que impede o funcionamento parlamentar de partido que não alcançar 5% dos votos em pelo menos um terço dos estados. A medida chegou a ser aprovada em 1995, mas foi declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, que a considerou prejudicial aos pequenos partidos.

Da Agencia Brasil

14 CASOS SUSPEITOS DE DENGUE SÃO NOTIFICADOS EM ALCÂNTARAS

Município está cercado pela dengue alerta a Vigilância Sanitária.
  
Autoridades do Serviço de Vigilância Sanitária de Alcântaras chamam a atenção da população para o aumento dos cuidados de prevenção contra a proliferação do mosquito da Dengue. No último mês quatorze casos suspeitos foram notificados à Secretaria Municipal de Saúde, que já realiza sorologia dos pacientes para apurar o diagnóstico.

 O município que não registrava casos confirmados desde o ano de 2010, corre o risco de ter um surto da epidemia, devido está ilhado numa região onde as cidades vizinhas já confirmaram casos da doença nesta quadra chuvosa. Devido o estado de alerta, a Vigilância Sanitária chama a atenção da população para a lavagem correta de reservatórios de água e limpeza de quintais e terrenos baldios.

 Ainda de acordo com o departamento, a Prefeitura tem realizado a limpeza de locais potenciais de concentração de focos, porém depende da conscientização dos munícipes para conter a reprodução das larvas. Cisternas, Caixas d'água, potes e outros materiais que contenham/possam acumular água devem ser lavados com esfregão afim de remover os ovos do vetor, que também pode transmitir a Febre Chicungunya.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

PREFEITURA DE ALCÂNTARAS RENOVA PLACAS DE ORIENTAÇÃO DOS NOMES DAS RUAS DA CIDADE

Alguns placas precisam ser corrigidas. Iniciativa no entanto merece aplausos!
Muito boa! a iniciativa da Prefeitura Municipal de Alcântaras em colocar as placas informando ou orientando sobre os nomes das ruas da cidade. O problema está somente nos erros que ainda podem ser corrigidos.

No meio há erros pequenos, como exemplo a Rua Pedro do Carmo que na verdade se chama Pedro Carmo, erro comum das contas de água da Cagece, e a Antunino Cunha, uma das principais ruas do Centro, que vez ou outra é chamada equivocadamente de Antonino Cunha.

Um erro, porém extrapolou: a Rua João Caetano, que é separada da Rua Pedro Caetano a partir da ponte (riacho) próximo a frente do Hospital Municipal, recebeu o no de Rua João Pedro Caetano.

A iniciativa da Prefeitura merece os parabéns, pois a última vez que isto foi realizado foi a mais de 20 anos na primeira gestão do ex-prefeito José Ramos Freire.

ALERTAS!

O Blog faz ainda um alerta a outras possíveis confusões: A Rua Jerônimo Cunha Dourado, tem início próximo no ponto alto ao lado da antiga casa do Sr. João Tibúrcio (hoje Rui) e vai até a frente da residência da Dona Petronilha (esquina Neguim Bertulino). E do lado da Petronilha em diante recebe o nome de Rua São Miguel.

Outra: na cidade não existe nenhuma Rua com o nome de Presidente Castelo Branco, nome comum em algumas contas de água ou de luz, principalmente de moradores da Rua José Martins e da Rua Guilherme dos Reis de Alcântara.


Foto: blog Portal Jovem

QUE PROTESTOS SÃO ESTES?

Charge do Iotti (Jornal Zero Hora)
Tem coisas que só vendo mesmo para crer!  Está aí uma boa dica da Charge "protesto por aulas de história."

(SOBRAL) ‘VLT’ DIVIDE OPINIÕES APÓS CINCO MESES DE OPERAÇÃO

Apesar de facilitar a vida de muitos, a obra ainda é alvo de críticas Foto Karison Mesquita
O Veículo Leve sobre Trilhos de Sobral tem sido muito útil aos seus 1.800 usuários diários, mas ainda apresenta alguns problemas estruturais.

Desde que começou a circular pelas em Sobral, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) tem sido o único transporte usado por Maria das Dores Sarmento para ir e vir todos os dias ao trabalho. Moradora do Bairro Cohab II, um dos mais populosos da cidade, a doméstica diz que tem economizado bastante, já que a passagem ainda não é cobrada. A velha bicicleta, muitas vezes usada para se deslocar pela cidade, também foi deixada de lado. "Eu moro bem perto da estação do meu bairro, que fica longe de onde eu trabalho. Com o VLT eu chego cedo e volto meio-dia, sem gastar nada. Quando eu tenho folga na semana, ainda vou visitar os parentes em outro bairro, o que não dava pra fazer com os três filhos, sem gastar", afirmou.

Após três anos de espera, o VLT entrou em fase de testes em outubro do ano passado. A chamada operação assistida, programada para ser realizada por cerca de seis meses, colocou, literalmente, o "trem nos trilhos", numa ação normativa a todo sistema de transporte sobre trilhos urbanos de passageiros, mas sem seguir um atendimento regular. O momento ainda é de ajustes e regulagens numa simulação de operação comercial mas sem o compromisso formal com horário e regularidade. Segundo a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, o transporte é o primeiro no País a ser instalado em uma cidade do Interior com circulação apenas urbana, o que o difere do instalado na região do Cariri, de circulação urbana mas com ligação entre as cidades de Juazeiro do Norte e Crato.

Com velocidade máxima operacional de 60km/h, o VLT corta parte da cidade levando todos os dias, para o trabalho, o auxiliar administrativo Josias da Silva Paixão, que assim como Maria das Dores, vê no novo transporte público a resposta para os gastos com passagens, mesmo que temporário. "Eu tive até uma certa resistência em andar de VLT, acho que por falta de informação, mas a curiosidade me fez experimentar, e gostei. Sei que em breve teremos que pagar, mesmo assim a cidade ganha com essa opção", disse.

A matéria completa está no Jornal Diário do Nordeste, leia mais clicando AQUI.

MULHERES DEVEM TER MAIS CUIDADOS COM DOENÇAS CARDIOVASCULARES

As mulheres têm duas vezes mais chances de morrer de infarto do miocárdio do que os homens. Com base nessa informação e para que vivam mais e melhor, a Sociedade Brasileira de Cardiologia no Ceará (SBC/Ce) chama a atenção das mulheres para a prática de hábitos de vida saudáveis e para a importância de incorporar ao autocuidado as medidas de prevenção cardiovascular. 

Entre os fatores de risco para as doenças cardiovasculares, estão a hereditariedade, idade e gênero (masculino ou feminino), que não podem ser modificados. Já para a prevenção das doenças do coração, é fundamental atacar os fatores de risco modificáveis, entre eles tabagismo, colesterol alterado, hipertensão arterial, inatividade inclusifísica ou sedentarismo, sobrepeso ou obesidade, elevada circunferência abdominal, diabetes e alimentação inadequada.

Na Cartilha da Mulher, elaborada pela SBC nacional e disponibilizada no site, www.cardiol.br, está destacado que as mulheres devem ter com as doenças cardiovasculares os mesmos cuidados que têm na prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Ao longo dos anos as mulheres estão se cuidando e prevenindo mais o câncer de mama e de colo de útero. A maior parte das mulheres ainda desconhece o impacto negativo da doença cardiovascular no sexo feminino. Além disso, elas também têm dificuldade na mudança de alguns hábitos fundamentais para evitar fatores de risco.

No Ceará, as mulheres estão à frente dos homens na maioria dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares, conforme a Pesquisa Nacional de Saúde 2013, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no ano passado. De acordo com a pesquisa, 21,1% das mulheres cearenses têm diagnóstico médico de hipertensão enquanto entre os homens o percentual é de 16,1%; 12,9% delas têm colesterol alto e, eles, 7,3%; entre as mulheres cearenses 6,1% têm diabetes e, entre os homens, 3,6%. Além desses indicadores, 48,6% das mulheres maiores de 18 anos são insuficientemente ativas, ante 34% dos homens, e 5% delas substituem pelo menos uma das refeições por sanduíches, salgados ou pizzas, hábito de 2,4% dos homens. Entre os maiores de 18 anos que fumam cigarro, 20,2% são homens e 12,9% mulheres.

Leias mais informações na matéria completa do site do governo do estado clicando AQUI.

(OBSERVAÇÃO DE UM LEITOR) E NA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS II !!!

Um leitor nos chama a atenção sobre um caso semelhante ocorrido em junho de 2013 estaria ocorrendo agora, que é o mato em frente a sede do Poder Legislativo de Alcântaras neste período de chuva. (clique aqui e confira)

Como falamos na ocasião, a falta de atenção é 'algo normal que pode acontecer com qualquer um de nós', ainda mais que; em se tratando da Câmara, fora as extraordinárias, afinal de contas só tem sessão de 15 em 15 dias. Ou que seja por outro motivo, só sei que tá feio.

É bem verdade, é que; o importante é o trabalho lá dentro, mas as vezes, uma coisa pode refletir a outra. O que não acredito ser o caso.

Agora fazemos uma outra observação: na oportunidade quando mostramos o fato em 2013, a situação permaneceu ainda inalterada por um bom período de tempo. A humildade e as simples atitudes podem fazer a diferença. Fica a dica! 

segunda-feira, 16 de março de 2015

DEPUTADO MOSES RODRIGUES CONFIRMA CONVITE FEITO A DIRETOR DA PETROBRAS PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS À COMISSÃO EXTERNA


Neste final de semana, o deputado federal Moses Rodrigues (PPS-CE) confirmou o convite feito ao diretor da Petrobras, Aldemir Bendine, para participar de uma Audiência Pública na Comissão Externa responsável por acompanhar e fiscalizar os fatos relativos ao cancelamento pela Petrobras da construção das refinarias Premium I (no município de Bacabeira, no Maranhão) e Premium II (em São Gonçalo do Amarante, no Ceará).

Na audiência, que será realizada nesta quarta-feira (18), em Brasília, o diretor da Estatal deverá responder questionamentos sobre a atual situação, assim como prestar esclarecimentos sobre os fatos relativos ao cancelamento da construção das refinarias nos Estados do Maranhão e Ceará.

“Essa será a segunda Audiência Pública realizada pela Comissão. Na primeira, o que vimos foi uma verdadeira falta de comunicação entre ANP e Petrobras. Causa estranheza a Petrobras não ter requerido a autorização para a construção das duas refinarias. O Brasil sabia. O Ceará assinou um termo de compromisso. Precisamos esclarecer os fatos”, destacou Moses Rodrigues, membro da Comissão Externa.

Na última quarta-feira (11), foi realizada uma Audiência Pública da Comissão Externa, onde a Diretora-Geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, Magda Chambiard afirmou que não foram apresentados pela Petrobras os projetos referentes à construção das refinarias no Maranhão e no Ceará.

Nesta semana, os integrantes da Comissão devem convidar o governador do Ceará, Camilo Santana, e os prefeitos dos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, para que eles possam expor a real dimensão dos prejuízos causados pelo cancelamento das obras no Estado.

NA DESPEDIDA DO CAMPEONATO CEARENSE 2015, GUARANY DE SOBRAL VENCE O SÃO BENEDITO 3 X 1, COM GOL DE TININHO

Foto: Divulgação Facebook
O Guarany de Sobral encerrou a sua participação no Campeonato Cearense 2015 com vitória em Sobral sobre o São Benedito.

O Gurany, que deixou escapar a sua participação da briga por uma das vagas das semi-finas e finais, teve que disputar a sua permanência na série A com outros três times onde liderou com folga. No jogo de ontem no Estádio do Junco, os gols da partida foram marcados por Jonys, Tininho e Victor Cearense para o Guarany de Sobral e Wescley fez o gol de honra do São Benedito. 

Veja como ficou a classificação final do grupo:

Guarany de Sobral: 14 Pontos, 6 Jogos, 2 Empates, 4 Vitórias.

Itapipoca: 8 Pontos, 6 Jogos, 2 Vitórias, 2 Derrotas, 2 Empates.

Horizonte: 6 Pontos, 6 Jogos, 3 Derrotas, 2 Vitórias, 1 Empate.

São Benedito: 3 Pontos, 6 Jogos, 3 Empates, 3 Derrotas.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores