sexta-feira, 9 de março de 2012

DIVULGADO OS GANHADORES DO TÍTULO ALCANTARENSE DESTAQUE 2011

Saúde: Entre várias metas e projeções: três UBS entregues em menos de um (1) ano. Trabalho merecidamente reconhecido
Blog Alcântaras premia alcantarenses que foram destaque em 2011. Entre os agraciados, ex-secretários de Saúde e Educação, e o atual prefeito destaque na política. Confira todos os destaques.

Na noite desta última quinta-feira,08, um dos mais importantes blogs do municipio de Alcântaras esteve realizando no Auditório do STTR de Alcântaras a solenidade de premiação dos alcantarenses que mais destacaram-se no ano de 2011. 

 O blog Alcântaras realizou a pesquisa durante os meses de novembro e dezembro buscando coletar indicações dos internautas sobre as pessoas e instituições que mais destacaram em 12 categorias pré definidas. Após encerrada a enquete a gerência do blog formou uma comissão de apuração dos votos formado por blogueiros de Alcântaras onde foram homolagados os três primeiros colocados em cada categoria.

Ao todo foram registrados mais de 2.500 participações sendo as categorias com maior variedade de indicados os destaques no comércio e crianças na qual registraram a maior quantidade de candidatos e as menos disputadas as categorias de religião, comunicação e ONGs. 
Gerente do PAIC e ex-secretário de Educação
Destaque na política ao ganhar eleição suplementar em 2011

Oficialmente divulgado os destaques, a relação de finalistas ficou assim representada:

COMÉRCIO
1º Colocado: Helder – Super Frigotil
2º Colocao:Joaquim – Mercadinho Confiança
3º Colocado:Beto – Betinho Depósito

COMUNICAÇÃO
1º Colocado: Alberto Lourenço
2º Colocado: Alexandro Albuquerque
3º Colocado: Blog Portal Jovem

CULTURA
1º Colocado: Alberto Lourenço
2º Colocado: Ednete Magalhães (Neta)
3º Colocado: Abel Silva

CRIANÇA
1º Colocada: Safira (Coral Pequenos Gigantes)
2º Colocada: Socorro Maria (Pastoral da Criança)
3º Colocada: Ana Beatriz F. Aguiar

EDUCAÇÃO
1º Colocado: Joaquim Silva - Sec. de Educação
2º Colocado: Jean Cláudio - Colégio Estadual
3º Colocado: José Tupinambá - Colégio Inocência

ESPORTE
 1º Colocado: Manuel Netto (Manuelzinho)
2º Colocado: Raimundo Alcantara (Raimundinho)
3º Colocado: João Laureano

JUVENTUDE
1º Colocado: Douglas Alcantara
2º Colocado: Alberto Lourenço
3º Colocado: Karlos Ruan

POLÍTICA
1º Colocado: Eliésio Fonteles (Atual Prefeito deAlcântaras)
2º Colocado: Antonio Marcos ( Ex- Prefeito deAlcântaras)
3º Colocado: Charlys Menezes ( Presidente do SINDICAN)


RELIGIÃO
1º Colocado: Pe. Edmilson
2º Colocado: Pe. Elânio
3º Colocado: Douglas Alcântara ( Pastoral da Juventude)

ONG
1º Colocado: Instituto Social da Criança e do Adolescente de Alcântaras – ISCAA
2º Colocado:Entidade Cooperativista Sustentável – ECOS
3º Colocado: Francisco Freire ( Presidente da ECOS)


SAÚDE
1º Colocado: Francisco dos Santos (Nascimento)- Ex Secretário de Saúde
2º Colocado: Elisete Guimarães ( Enfermeira)
3º Colocado: Miguel Marcelo ( Enfermeiro)

TERCEIRA IDADE
1º Colocado: Madalena Silva ( Grupo de Idosos Além do Horizonte)
2º Colocado:Terezinha Aragão ( Empresária do Grupo Donizete)
3º Colocado:  Quinca Gregório ( Chefe Politico de Alcântaras)

Fonte: Blog Portal Jovem

quinta-feira, 8 de março de 2012

08 DE MARÇO: DIA DA MULHER

Parabéns a todas as mulheres do Brasil e do Mundo, em mais uma dia de "todos especiais"

ELEIÇÕES 2012 ALCÂNTARAS: PSD TERÁ CANDIDATO A PREFEITO

A cidade de Alcântaras (Zona Norte) deve ser mais um dos municípios cearenses, que terá uma candidatura do novo partido - PSD. 

A sigla que abrigou antigos tucanos e é aliada do governo Cid Gomes (PSB) lançará o empresário João Lira Ximenes, a prefeito da Cidade Serrana . O palanque da oposição ao prefeito Eliésio Fonteles (PSB) conta com a maioria da câmara, tendo no comando, o presidente Antônio Marcos, e a parceria histórica do deputado estadual Rogério Aguiar, que hoje também é do PSD.

Fonte: Blog Sobral de Prima

CARMOLÂNDIA - ALCÂNTARAS; RECÉM NASCIDA É ENCONTRADA MORTA

 O caso aconteceu no povoado de Carmolândia, a recém-nascida pode ter sido morta por asfixia.

Na tarde desta última quarta-feira,07, um lamentável fato despertou a curiosidade e muita polêmica em Alcântaras. No povoado de Carmolândia, distante a 4km da sede do município um bebê recém nascido foi encontrado sem vida. A suspeita é que a criança tenha sido morta por asfixia. Para avaliar o acontecido, equipes do Conselho Tutelar de Alcântaras, funcionários do PSF de Carmolândia, a Direção da Secretaria Municipal de Saúde e uma multidão de curiosos aguardam a chegada de peritos do Instituto Médico Legal de Sobral, que irão realizar a perícia sobre o caso.

Segundo relato de populares a mãe da criança sofria de Depressão pós-parto. A criança foi encontrada com um cordão amarrado ao pescoço e envolvida por um saco plástico, a suspeita é que a criança tenha sido assassinada por asfixia, o caso está sob investigação do 3º BPM da Policia Militar de Alcântaras.

Com Francisco Freire ( Com informações e foto do blog Alcântaras) 

quarta-feira, 7 de março de 2012

COMUNIDADE DO SÍTIO SÃO BERNARDO DENUNCIA CRIME ECOLÓGICO EM ALCANTARAS

Lixão Municipal provoca danos ambientais na comunidade de São Bernardo

O Lixão do Município de Alcântaras, localizado no Sítio Doutor, estar provocando, segundo a comunidade de São Bernardo, Poluição nas águas daquela localidade, que apesar de ser escassa vem sofrendo ao longo do tempo a poluição da reserva de lixo de Alcântaras. As informações foram dadas pelos membros da Associação local, a ASBERD.

Há muito tempo o município de Alcântaras utiliza um terreno no Sítio Doutor para armazenar todo o lixo da cidade, mas sem planejamento nenhum e muito menos cuidados legais com o meio ecológico. Mas atualmente os moradores do Sítio São Bernardo estão se deparando com a poluição das águas. "Há até um cacimbão que a água estar parecendo um óleo nojento", diz Anastácio Sales, morador da comunidade.

A ASBERD em Assembleia Geral decidiu informar ao Poder Público municipal esses fatos descritos acima, com a esperança de alguma ação  vinda do pessoal da Administração atual.

Para o PORTAL JOVEM isso se caracteriza como Crime Ambiental de responsabilidade do Poder Público Municipal, que durante muito tempo os Administradores Públicos nada fazem, nenhum se preocupou em resolver esse grave problema social. Negligência, é o que adjetiva as omissões do Poder público durante a história de Alcântaras, cabe, então, uma Ação Civil Pública, exigindo dos Administradores um melhor destino do lixo alcantarense.

O Ordenamento Jurídico brasileiro garante a todos que o Poder público deve defender e preservar o meio ambiente para o povo presente e futuras gerações, o povo nesse quesito tem que estar realmente em primeiro lugar. o art. 225 da Constituição federal em seu §1º, inciso I diz que o Poder público incube assegurar com efetividade a preservação e restauração das processos ecológicos essenciais, promovendo o manejo ecológico das espécies e ecossistemas.

Não é de hoje que esse Lixão de Alcântaras vem causando grandes problemas para o município. O certo seria dar uma destinação correta para o Lixo, a Administração Pública, portanto, deve se preocupar e agir rápido para resolver de uma vez por todas esse problema.

Saibam que a destinação do Lixo tem haver com a Saúde Pública, tema na Campanha da Fraternidade de 2012. Logo a população já tem um motivo a mais para cobrar do Poder Público tal resolução. As águas do São Bernardo estão poluídas, portanto, a saúde daquele povo estar comprometida, vamos agir! Saúde Pública eficaz JÁ!

Postagem  Douglas Alcântara (Portal Jovem)

Existe o projeto estadual dos Consórcios Regionais de Aterros Sanitários, que não sei qual o atual andamento (PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS). Certo mesmo é que se tratando de meio ambiente, o negócio parece ser mais burocrático ainda. Não há tanta prioridade/urgência como se deveria.




terça-feira, 6 de março de 2012

ISRAEL E PALESTINA PODE SER AQUI NA COMUNIDADE DE ALCÂNTARAS

Traçaram uma linha imaginária separatista na comunidade de Alcântaras. Todos estão separados, seja por uma sigla partidária, ou uma ideologia qualquer ou uma religião.

 As famílias por aqui respiram separação e encontram - se quase todas divididas. De um lado está um grupo de pessoas fortemente ligadas por afinidades, interesses comuns ou rixa política. De outro lado temos um grupo de pessoas descontentes por não mais está no poder. Esse sentimento medíocre e pequeno que permeia a mentalidade do nosso povo e ofusca a visão dos nossos jovens em buscar um futuro mais promissor, torna a nossa comunidade menos integrada e mais vulnerável para enfrentar os problemas atuais. Esse sentimento separatista que há em cada um dos habitantes dessa cidade é semelhante ao ódio cultivado entre os povos de Israel e Palestina. Dois povos descendentes dos menos ancestrais, mas que cultivam entre si os piores sentimentos que possam existir no coração de um ser humano: o rancor, a raiva, a discórdia, a falta de amor ao próximo e a desunião. E tudo isso está sendo facilmente cultivado por aqui: nas nossas casas, nas ruas, nas praças, nas escolas e também nas nossas famílias. Não se fala em mais nada debaixo das castanholas, a não ser em política. A divisão política aqui é algo extraordinário. Famílias vivem divididas, comadres e compadres não conversam mais como antigamente. Afilhados deixaram de pedir a bênção aos seus padrinhos. O comércio também esta dividido. Até as missas, evento mais sagrado para o catolicismo sofre as conseqüências, pois dependendo de quem é a missa se tem um grande número de fieis ou não se tem ninguém.

   Tudo isso começou em 1996, quando O ex-prefeito Joaquim Ximenes de Carvalho im memória ganhou as eleições municipais naquele ano. Alcântaras nunca tinha experimentado na sua história política a divisão do poder, já que desde a sua emancipação política fora governada por apenas um grupo político, a oligarquia Freire, comandada pelo senhor Quinca Gregório. De Lá prá, muita coisa já mudou. Pessoas que eram do lado de lá passaram para o lado de cá. E pessoas que eram do lado de cá passaram para o lado de lá. A falta de identidade ideológica dos políticos associada a disputa acirrada  pelo poder e ausência de uma plano de desenvolvimento municipal juntamente com os interesses individuais, fazem com que esses grupos políticos se comportem como dois times de futebol:Vasco e Flamengo. E seus eleitores como torcedores que desprezam a racionalidade humana e passam a agir como fanáticos.

Criou-se neste município um cenário idêntico a Israel e a Palestina. Aqui, assim, também, como em Israel e Palestina temos os homens-bombas. Pessoas fanáticas por políticas que são capazes de dar a própria vida para defender os seus privilégios, seu candidato ou o seu partido político. A qualquer momento do dia por aqui pode explodir uma bomba neste município, seja através da cassação de um prefeito ou de uma eleição fora de época. O comércio que mais fatura por aqui são aqueles que vendem fogos, pois todos os dias sejam por qualquer motivo os fogos explodem. Muitos moradores já estão se acostumando com essa prática. Só é preciso imaginar de que lado vem os fogos para descobrir quem é que está ganhando. Mas apesar de todas essas comparações, Alcântaras ainda é bom lugar para se morar. Só nos resta pedir a Deus que todos esses acontecimentos recentes fiquem apenas na história para o nosso povo e não seja incorporado na cultura para as gerações futuras. E que Alcântaras seja uma terra de paz onde o amor ao próximo e a fraternidade entre as pessoas possam existir verdadeiramente. Afinal de contas, somos todos irmãos. Quando tudo isso de bom estiver acontecendo por aqui. Então, podemos dizer sim, que a nova Jerusalém pode ser aqui, a CIDADE DE DEUS.   
                                                                                                                                                              Autor: Francisco dos Santos Gomes
           

SERVIDORES MUNICIPAIS DE ALCÂNTARAS – NEGOCIAÇÕES TRAVADAS – CATEGORIA EM ESTADO DE GREVE

A Categoria em votação das deliberações da assembleia no último sábado decidiu pelo estado de greve, e pela greve geral, caso as negociações continuem travadas.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alcântaras – SINDICAN - http://sindican.com.br/  – realizou assembleia fundamental na tarde de 03/03/2012, pois as várias tentativas de negociação com o Município, para tratar da pauta, não foram atendidas e  levada a sério negociação para resolver, mas para ganhar tempo, travada em seu objetivo que é avançar para solução das pendências em sua maioria violação a direito já previsto em lei. A CATEGORIA É DE LUTA, NÃO ACEITARÁ MANOBRAS PARA EMPURRAR AS NEGOCIAÇÕES ATÉ ABRIL DE 2012, PERÍODO A PARTIR DO QUAL, A LEI ELEITORAL PROÍBE CERTAS CONCESSÕES AOS SERVIDORES MUNICIPAIS. A FETAMCE se fez presente, Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Ceará – FETAMCE - http://www.fetamce.org.br/ - O Sindicato dos servidores Públicos Municipais de Sobral -www.sindsems.org.br . A associação dos agentes de Endemias de Sobral, a APEOC-CE,  o Sindicato dos servidores de  Moraújo.
Dr. Wilmer Prado, Advogado dos servidores do município de Alcântaras


O Município além de não ter implantado o 1/3 da jornada para atividade extraclasse, conforme  preconiza a lei 11738/2008 e assegurado pelo SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL em abril de 2011. Ainda assim a proposta inicial do prefeito de reajuste para os professores era de 7%, sendo rejeitada pela categoria na assembléia de dia 24 de Fevereiro de 2012. Finalmente a administração encaminhou o projeto de Lei reajustando o piso dos professores conforme exige a categoria, em consonância com o art. 5º da lei 11.738/08, tomando por base o reajuste do valor aluno. O piso do ano de 2012 será reajustado em 21,93%. Embora o repasse dos recursos do FUNDEB em janeiro de 2012 já seja superior em 49,1% aos repasses de janeiro de 2011.
Na foto temos o Dr. Plutarco, advogado dos servidores de Sobral em debate com os servidores de Alcântaras na composição da mesa com O Radialista Gilvan Azevedo, Dr. Wilmer Prado advogado do SINDICAN, Célio Brito presidente do SINDSEMS, Charlys Menezes presidente do SINDICAN, Prof. Édila Diretora da FETAMCE, Prof. Pádua de Moraújo


A assembléia foi instalada com já com a possibilidade para paralisação, MESMO ASSIM, a categoria já deliberou por criar o comando de mobilização, que se reunirá ainda nesta semana antes da próxima  assembléia. COMANDO QUE PODERÁ SER CONVERTIDO EM COMANDO DE GREVE, caso a categoria não tenha outra opção de ser ouvida e de ter os seus direitos respeitados. NÃO SERÃO ACEITAS MANOBRAS, NEM ENROLAÇÃO DISFARÇADA DE NEGOCIAÇÃO, QUE DEVE EXISTIR PARA RESOLVER, NÃO PARA MANOBRAS INÚTEIS E PERDA DE TEMPO.

Foi marcada assembléia para o dia 10/03/2012, com poder de já deliberar pela greve. Até lá todos se mobilizarão com o propósito de realizar a maior e mais importante assembléia da categoria no ano de 2012. Que o Município leve a sério, pare de violar direitos dos servidores, dê resposta ao plano de carreira para todos os servidores municipais, trate de fazer uma proposta de lei para criar o incentivo produtividade para os agentes de endemias, conforme Legislação nacional, implante o pagamento da insalubridade e do adicional noturno.

A categoria só partirá para greve se for obrigada. Pretende negociar até onde for possível. MAS ESTÁ PLENAMENTE CIENTE DOS SEUS DIREITOS E DE QUE SE TIVER QUE FAZER GREVE. FARÁ! SEM HESITAR! Também está plenamente ciente de que a conjuntura política é favorável à luta e ao pleito.

Nunca o Brasil foi tão rico, nunca o Ceará teve o PIB tão crescente, nunca se arrecadou tanto com tributos. O BOLO CRESCEU, É JUSTO QUE SE DIVIDA POR TODOS, SOB PENA DOS MESMOS DE SEMPRE APESAR DE NÃO PRODUZIREM A RIQUEZA DO BRASIL, FICAR COM TUDO, DEIXANDO OS DEMAIS À MARGEM E INSTITUCIONALIZANDO UMA SOCIEDADE INJUSTA E CHEIA DE EXCLUÍDOS. Uma forma de dividir o bolo é através do justo, digno e decente salário.
SEGUE A PAUTA ABAIXO:

-Implantação imediata de no mínimo 1/3 da carga-horária extra-sala para os profissionais do magistério, conforme preconiza a Lei Nº 11.738;

-Reajuste Salarial Reivindicado de 23,35% para todos os servidores municipais, a ser implementado retroativamente à primeiro de janeiro;

-Implantação do incentivo produtividade, para os agentes de endemias, conforme preconiza a portaria nº 1599 de 09 de julho de 2011, do Ministério da Saúde;

-Realização de concurso público já;

-Enviar a Câmara Municipal o projeto de emenda à Lei 509/2008, onde deverá ampliar a diferença  nas tabelas de  vencimentos de 12,5% de Nível Médio para Professor Graduado e de Aproximadamente 12% de professor graduado para professor especialista, Passando estas Diferenças nas tabelas de vencimentos a serem respectivamente de 35%;

-Plano de Cargos, Carreira e Salários para todos os servidores;

-Adicional de Insalubridade, Periculosidade, Noturno.

Todas as informações são do site oficial do SINDICAN

segunda-feira, 5 de março de 2012

2.624 VAGAS EM CONCURSOS NA CAPITAL E INTERIOR DO CEARÁ

Apenas em Fortaleza, são 2.013 oportunidades para a área de saúde, em cargos de nível superior, médio e fundamental

Além das 1.275 vagas da Secretaria de Saúde de Fortaleza que divulgamos na última edição, a Prefeitura abriu esta semana mais 738 ofertas de nível médio e superior. No interior, são outras 611 oportunidades para todos os níveis de escolaridade, que totalizam 2.624 vagas com inscrições abertas no Ceará.

Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza divulgou dois editais de processos seletivos para 738 vagas, com salários que variam de R$ 883,05 a R$ 5.541,54.

As chances são para cargos de nível médio (211) e superior (527) da área da saúde.

As inscrições devem ser feitas até o dia 18 de março pelo site www.imparh.ce.gov.br.

No mesmo site estão sendo realizadas as inscrições para agente comunitário de saúde (237 imediatas e 474 para cadastro de reserva) e agente sanitarista (188 vagas imediatas e 376 para cadastro de reserva).

É exigido apenas o nível fundamental nesta seleção.

Tianguá

A Prefeitura de Tianguá abriu 302 oportunidades para todos os níveis, com salários que variam de R$ 622 a R$ 5.800. Os interessados deverão se inscrever pelo site www.institutocidades.org.br até às 23h59 do dia 18 de março.

Itaiçaba

O município de Itaiçaba está com 169 ofertas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 550 a R$ 7.250.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.promunicipio.com até 9 de março.

Acarape

A Prefeitura de Acarape visa contratar 54 servidores de todos os níveis, cujos salários variam de R$ 622 a R$ 2.500. Para concorrer, o candidato deverá se inscrever pelo site www.promunicipio.com, no período entre às 10h do dia 20 de março até às 23h59 do dia 20 de abril.

Sobral

Em Sobral são 46 vagas para o cargo de guarda municipal com salários de R$ 1.134,20, para42 horas semanais. É requisito nível médio completo, idade entre 18 e 35 anos, altura mínima de 1,62m para homens e 1,55m para mulheres. As inscrições podem ser realizadas na UVA.

Eusébio

O município de Eusébio pretende selecionar 40 profissionais de nível médio para o cargo de agente municipal de trânsito. O salário é de R$ 400 e é exigida habilitação categoria A/B.

As inscrições estão abertas até 9 de março pelo site www.promunicipio.com, com taxa de R$ 80,00.

VENCIMENTOS

7,25 mil reais é o salário oferecido pela Prefeitura de Itaiçaba para o cargo de médico PSF com uma jornada de 40 horas semanais


Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores