sábado, 1 de fevereiro de 2014

AOS OUVINTES DÁ RÁDIO BELA VISTA FM DE ALCÂNTARAS!

COMUNICADO AOS OUVINTES INTERNAUTAS

Devido problemas técnicos, o site da Rádio Bela Vista FM está temporariamente "fora no Ar", e portanto os seus ouvintes que estão fora da cidade de Alcântaras, e que escutam através da nossa página, também ficam sem o áudio que é gerado a partir da página oficial da Rádio.

(EM SOBRAL) FORÇAS DE SEGURANÇA TESTAM DRONE EM OPERAÇÃO POLICIAL

Explodir e assaltar bancos vai ficar mais complicado para as quadrilhas especializadas que vem atuando na região Norte do Ceará. Na manhã deste sábado (1), uma equipe especializada da Policia chega a Sobral para testar e simular uma perseguição aérea contra assaltantes de banco. 

O trabalho será feito por um Drone (veículo aéreo não tripulado) com capacidade para voar até 40 minutos podendo atingir uma velocidade de até 120 km/h. O equipamento que será testado, vai decolar do aeroporto de Sobral e percorrer uma distância num raio de 30km com uma câmera que vai transmitir imagens em tempo real para um monitor LCD em terra.

Segundo os coordenadores do projeto, Edelson Silva e Wellington Macedo, pilotos do Drone, a operação simulada vai mostrar como a tecnologia poderá contribuir com o trabalho da Policia numa perseguição e monitoramento de áreas com alto índice de crimes, com a Guarda Municipal nos eventos de grande porte, com a Defesa Civil no monitoramento das áreas de risco em períodos de inverno e com o Corpo de Bombeiros e IBAMA no monitoramento de queimadas e outros crimes ambientais. Dois equipamentos serão testados, ambos podem ser usados em situações diferentes.

A demonstração será acompanhada de perto pelo Delegado Regional de Polícia Civil, Dr. Júnior Alves, além do Comandante da Polícia Militar, Coronel Sidney Moraes pelo Prefeito de Sobral Clodoveu Arruda, por oficiais do Corpo de Bombeiros de Sobral, da Guarda Municipal, Defesa Civil e outros orgãos.

Na foto: O sub-tenenete M. Costa, da Defesa Civil, o controlador de Drone Edelson Silva, um policial do serviço de inteligência e o delegado Regional de Polícia Civil, Júnior Vieira,

Sobral em Revista

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

(ALCÂNTARAS) REGISTROS DE ACIDENTES EM 2014

Foto: Arquivo, apenas ilustração
Três acidentes foram registrados em janeiro de 2014. O balanço oficial foi divulgado pelo Destacamento de Polícia Militar de Alcântaras.

O Destacamento de Polícia Militar de Alcântaras divulgou na última quarta-feira,29, o balanço de ocorrências policias registradas neste primeiro ano de 2014. Segundo o Comandante da PM local - SGT Francisco Lindon Johnson de Vasconcelos em Janeiro teriam sido registradas no pequeno município serrano três (03) acidentes envolvendo motos com cinco (05) vítimas com lesão corporal e um (01) preso da justiça liberado, mediante ordem judicial. 

Sobre os acidentes no trânsito o Militar informou ao Portal Jovem que os trabalhos na exigência do uso do capacete serão intensificado, considerando que apenas os condutores tem atendido regularmente a medida. SGT Johson disse ainda que iria solicitar espaço durante os avisos da Missa Dominical, bem como na rádio  comunitária local.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

(SAÚDE) SOBRAL SEDIA EVENTO DE COMBATE À HANSENÍASE

Foto: Kárison Mesquita
O seminário de sensibilização aconteceu na cidade, marcando a continuidade do trabalho de informação da sociedade sobre a doença. 

A cidade sediou semana seu primeiro seminário de sensibilização com as pessoas atingidas pela hanseníase. A programação, que se estendia desde o mês de novembro, culminou com a reunião de mais de 100 participantes em um debate sobre a doença.

De acordo com o coordenador do Movimento de Reintegração das pessoas Atingidas pela Hanseníase (Mohan) Jocilânio Neves, foram feitas caminhadas, panfletagens e conscientização sobre o tema durante quase três meses, dentro da sede e em alguns distritos.

Uma das últimas ações foi com a equipe do Posto de Saúde do Novo Recanto, com a equipe de saúde da família para alertar sobre sintomas e tratamento. Juntos, Mohan e Secretaria Municipal de Saúde realizaram uma panfletagem de conscientização sobre a hanseníase com a população do bairro. Segundo Jocilânio, a doença tem um passado triste, de discriminação e isolamento dos doentes, que hoje já não existe e nem é necessário, pois ela pode ser tratada e curada. Na ocasião a gerente da unidade de saúde, Ortuleide, esclareceu sobre a doença infecciosa, que tem evolução crônica e é causada pela Mycobacterium leprae, microorganismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. "É necessária a mobilização da sociedade, consciência e o empenho de cada um para eliminar a hanseníase", explica.

Os sinais e sintomas mais comuns são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo; área de pele seca e com falta de suor.

De acordo com a gerente da vigilância epidemiológica do Município, Sandra Flôr, hoje as equipes de Saúde da Família e agentes domiciliares são treinados para identificar os casos de hanseníase na comunidade. De acordo com os dados da gerente, por ano são identificados uma média de 100 novos casos na cidade. Em Sobral, o número de casos de hanseníase continua elevada, apesar dos trabalhos realizados pela Secretaria de Saúde do Município em parceria com o Movimento de Reintegração das pessoas atingidas pela Hanseníase. O Município é considerado hiperendêmico. Em 2012 foram detectados 102 casos novos de hanseníase em Sobral. Em 2012 o coeficiente de detecção do município ficou em 51,5/100.000 habitantes.

Do Dário do Nordeste (Jéssyca Rodrigues)

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

(TRÂNSITO EM ALCÂNTARAS) AMPLIADA A SINALIZAÇÃO, VEJA TAMBÉM ALGUMAS ESTATÍSTICAS

Praça Gregório Cunha, com Rua Guilherme dos Reis, Bairro Bela Vista
Ruas asfaltadas e sinalizadas, inclusive com o além do necessário. Nessa caso, nada demais é ruim, ficando somente a critério da educação da população em só não fazer de faz de conta.

Algumas estatísticas sobre o trânsito de Alcântaras:

O município de Alcântaras, até dezembro de 2013, ainda detém a maior frota de veículos da Serra da Meruoca. E em comparação a proporção de pessoa por veículos, em relação aos municípios vizinhos fica atrás somente de Sobral que possui 2,7 pessoas para cada veículo. Veja a comparação:

Alcântaras 4,081 habitantes por veículo.
Meruoca 5,316 habitantes por veículo.
Massapê 5,445 habitantes por veículo
Coreaú 5,852 habitantes por veículo
Moraújo 5,844 habitantes por veículo.

Até dezembro de 2013 em Alcântaras, eram quase 400 automóveis, cerca de 2.150 motos ou motonetas (bis), e 111 caminhonetas, ônibus e outros completam a lista de 2717 devidamente emplacados com o endereço de Alcântaras. Não entram no cálculo estatístico os veículos que embora sejam do município permanecem com a placa de outras cidades, e que são muitos em todo o município. A cidade ainda tem cinco (05) pontos de revendas de veículos novos e usados, além de dois (2) Postos de Combustíveis. Auto Escolas atuando na cidade, mas ainda não possui o trânsito municipalizado.
Rua Antunino Cunha, Centro de Alcântaras
Rua Monsenhor José Furtado, Bairro Bela Vista. Movimento em uma manhã de domingo.

CEARÁ TEM PRIMEIRAS CHUVAS LIGADAS À QUADRA INVERNOSA

Chove em 59 municípios (Foto: Silvania Claudino)
A Funceme registrou, até às 10h desta quinta-feira (30) chuva em 59 municípios do Estado.

A chuva desta quinta-feira (30) pode ser um sinal de antecipação e melhoria da estação chuvosa no Estado, afirmou a metereologista da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme), Deise Morais. A precipitação foi o reflexo de uma oscilação de um ramo da Zona de Convergência Intertropical, responsável pela quadra invernosa, que terá início no próximo sábado (1º) .

A meteorologista Funceme, Cláudia Rickes, adianta que há previsão de chuvas isoladas ao longo desta quinta-feira (30) e também para sexta-feira (31), em todas as regiões do Estado. “Aqui na faixa litorânea, teremos predomínio de céu parcialmente nublado, com algumas ocorrências de chuva. No Sertão Central, os modelos apontam precipitações com intensidade pouco maior”, disse Rickes.

Chuvas no Estado

A maior precipitação, de 104.5 mm, foi registrada na cidade de São Gonçalo do Amarante, distante 60 km da Capital. Fortaleza registrou apenas 5 mm de precipitação.

Choveu bastante também nos municípios de Pentecoste, Granja e Jaguaretama, que registraram 57 mm, 46 mm e 38.4 mm, respectivamente.

Durante o mês

O posto de município com maior precipitação no mês de janeiro ficou com a cidade de Acopiara, que somou 205 mm de chuva até 00:01 desta quinta-feira (30). As chuvas também foram abundantes em São Benedito, Itapipoca e Pacuja, que registraram 173 mm, 170 mm e 169 mm, respectivamente.

Abaixo da média

Apesar dos registros de chuva, a Funceme ratifica o prognóstico divulgado no último dia 21, com maior probabilidade de precipitações abaixo da média nos meses de fevereiro, março e abril.

“Com essa previsão climática, não estamos dizendo que não choverá. Haverá, sim, algumas precipitações em todas as regiões do Ceará, mas o acumulado das chuvas nos três meses deve ser menor que a média histórica”, explica Cláudia Rickes.

Diário do Nordeste Online (Atualizada às 13h) 

(MASSAPÊ) PREFEITO MUNICIPAL É PROCURADO PARA UMA AUDIÊNCIA

Massapeenses reivindicando nas ruas da cidade
Na última terça-feira, 28, os Servidores Públicos Municipais de Massapê através do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Serviço Público Municipal de Massapê (SINDSEMMA), com o apoio da CUT, APEOC, SINDSEMS e a comunidade massapeense, protagonizaram uma caminhada saindo da sede da entidade em direção ao Paço Municipal com a intenção de reivindicar junto ao prefeito municipal, Antônio José Albuquerque uma audiência junto com a entidade. Para tanto, é importante ressaltar que o sindicato vem tentando dialogar com o prefeito desde novembro de 2013 sem êxito. 

Entre as principais revindicações dos servidores estão 1. Atualização do Plano de Cargos e Remuneração Salarial (PCRS); 2. Ampliação Temporária e/ou definitiva dos professores efetivos; 3. Reajuste salarial dos professores; 4. Rateio dos recursos do FUNDEB; 5. Reposição das perdas salariais de diversas categorias; 6. Mais transparência nos processos seletivos da prefeitura, entre outras.

Fonte: Blog Radialista Wilson Gomes

(POR MÁRCIO MOTA) UM DESAFIO PARA NOSSOS AMIGOS DO FACEBOOK!

Para melhor visualizar, clique na foto
ENQUETE : ALGUÉM CONHECE?

Caro Edilson : Nas últimas semanas foram postados várias fotos de nossa querida terra (Alcântaras) , no face e que no qual nos trouxe muitas alegrias e recordações: Primeiro pela nossa belíssima Igreja Matriz em seu formato original, segundo pela nossa querida pracinha com seus degraus e varandas com combrobós e um pouco de mosaicos, e também pelos nossos brinquedos de antigamente, como o carrinho no anexo, e as bonecas erguidas pela Betiza e Lurdinha do Vicente dos Correios. 

Informo a todos que no Face existem vários colegas marcados e que foi muito bom rever tantos amigos juntos em um tempo de muita paz em nossa cidade . Época de respeito pela nossa querida Pirundanga em que nós ouvíamos as musicas do Padre Zezinho com uma fé que talvez hoje não se tenha nos jovens de nossa Alcântaras. Segue alguns amigos com muito orgulho. E olha que só me reconheci por que pensava que era minha filha Isabel. Vamos la!!!!!!!

Sr. Domingos Tibúrcio e dona Madalena , Pirundanga, Vera do Sandro, Marola, Sacode, Zé Oin, Betho do Manoel Gualberto, Sâmia, Giovana do seu Dedé, Mendes, Antonio Marcos (nosso ex-prefeito... o mais feio ), Carlos do Ildo, Martinilça, Betiza, Loudes do Vicente, Rita do Manoel, Gilberto, Solange, Marcio Mota, Tontonho da Nené e Thiano ......Quase que esqueço de nosso amigo : Junior do Manoel doca e sua irmã Zenélia.

Favor quem conhecer os outros amigos marcar para completar esse time de campeões . 
Um abraço: Marcio Mota 

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

31 MUNICÍPIOS CEARENSES SERÃO BENEFICIADOS COM PROJETO DE AGRICULTURA

Foto: Igor de Meço/ Banco de dados O Povo
A ação pretende atender com capacitações 60 mil famílias e com projetos produtivos 30 mil famílias.

O projeto Paulo Freire, que destina investimentos para agricultura, irá beneficiar 31 municípios cearenses, segundo informações do Governo do Estado do Ceará divulgadas nesta quarta-feira, 29. O objetivo é atender com capacitações 60 mil famílias e com projetos produtivos 30 mil famílias.

Serão beneficiados os municípios de : Aiuaba, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Arneiroz, Assaré, Campos Sales, Coreaú, Frecheirinha, Graça, Hidrolândia, Ipu, Ipueiras, Irauçuba, Massapê, Moraújo, Mucambo, Nova Olinda, Pacujá, Parambu, Pires Ferreira, Potengi, Quiterianópolis, Reriutaba, Salitre, Santana do Cariri, Senador Sá, Sobral, Tarrafas, Tauá e Varjota. Em cada um deles, até duas comunidades serão atendidas com os projetos produtivos.

O secretário de desenvolvimento agrário Nelson Martins disse em reunião com prefeitos cearenses, nesta terça-feira, 28, que com a capacitação e investimento, as famílias poderão ter trabalho e renda. “O investimento será aplicado até 2019, em ações para reduzir a pobreza rural no semiárido cearense no âmbito agrícola e não agrícola, com foco principal em jovens e mulheres”, completa. 

O secretário Nelson Martins informou ainda que a partir de março representantes da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP) do Projeto Paulo Freire vão realizar seminários nos municípios beneficiados. 

Projeto
De acordo com o Governo do Ceará, o Paulo Freire é um projeto que apresenta investimentos de US$ 80 milhões, sendo metade dos recursos concedidos pelo FIDA e a outra metade com recursos oriundos do Estado. 

Redação O POVO Online com informações do Governo do Estado do Ceará

(AÇÕES CONTRA A SECA EM ALCÂNTARAS) SECRETARIA DE OBRAS INICIA REFORMA DE CHAFARIZ E PREFEITURA RECEBE UM CAMINHÃO PIPA

A Prefeitura Municipal de Alcântaras (ou empresa prestadora de serviço), iniciou desde ontem uma total reforma do Chafariz Público da Escola Gregório Cunha, que está com sua estrutura comprometida devido infiltrações em cerca de três décadas de uso.

De imediato foi ampliando de uma (01) para seis (06) as torneiras em funcionamento, assim também, foi resolvido o desperdício de água em outras defeituosas.

O Gestor de Alcântaras, e de outros municípios da região norte, também já participou do evento que marca a entrega de um Caminhão Pipa do Governo Federal, para os municípios que estão em combate a estiagem. Assim, o município tem mais condições de levar água as comunidades mais precárias.

Nos últimos dias, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CACEGE de Alcântaras, vem mandando água com mais frequência as residencias da cidade, onde ruas que não chegava água há meses, agora melhorou a situação. 

Fica faltando só a ajudinha lá de cima por mais chuvas!
Prefeito Aristides de Meruoca ao centro, e Eliésio no canto direito (foto: Divulgação Facebook)
Modelo Caminhão Pipa (Divulgação internet)

CÂMARA DOS DEPUTADOS ABRE CONCURSO COM 113 VAGAS DE ATÉ R$ 25 MIL

A Câmara dos Deputados realiza concurso público para preenchimento de 113 vagas nas carreiras de Analista Legislativo e Técnico Legislativo. As oportunidades são para candidatos de nível médio e superior. As remunerações variam entre R$ 12 mil e R$ 25 mil. (Confira edital)

Para o cargo de Analista Legislativo são contempladas as áreas de Consultor de Orçamentos e Fiscalização Financeira (04) e Consultor Legislativo (47 + 2 PNE). Para ambas, os profissionais devem atuar em jornada de 40h semanais, com vencimentos de R$ 25.105,39.  Podem concorrer candidatos que tenham diploma de Nível Superior em qualquer área.

Já para o posto de Técnico Legislativo, na função de Agente de Polícia Legislativa, são ofertadas 60 vagas, das quais três são reservadas a candidato Portador de Necessidade Especial (PNE). Podem se inscrever profissionais com Ensino Médio completo. A jornada também é de 40h semanais. A remuneração destinada é de R$ 12.286,61.

As inscrições devem ser realizadas mediante preenchimento da ficha disponível no site da Cespe/UnB, organizadora do concurso, a partir das 10h do dia 5 de fevereiro de 2014 até às 23h59 do dia 23 de fevereiro de 2014. As taxas de participação são de R$ 110,00 para Técnico e R$ 150,00 para Analista.

A seleção constará de Prova Objetiva, Discursiva, Aptidão Física para a função de Técnico Legislativo (Agente de Polícia Legislativo) e Avaliação de Títulos. O certame será válido por dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado um vez por igual período.

Clique para conferir edital

Do Diário do Nordeste (Equipe Vaga Certa)

(SUCESSÃO ESTADUAL NO CE) PRESIDENTE ESTADUAL DE HONRA DO PR, ROBERTO PESSOA, DEU O RECADO: "SE ELE FOR, EU VOU"

“Se ele for, eu vou”, diz Roberto Pessoa
O ex-prefeito de Maracanaú e presidente estadual de honra do PR, Roberto Pessoa, afirmou que se candidatará ao governo do Estado somente se o tucano Tasso Jereissati (PSDB) postular a vaga ao Senado da República nas eleições de outubro deste ano. “Se ele for, eu vou”, afirmou Pessoa ao jornal O Estado.

Pessoa lembrou que seu nome ganhou força e foi defendido pelo PSDB para postular a chefia do Palácio da Abolição, durante reunião entre os partidos realizada na semana passada. Na ocasião, o presidente estadual da legenda, Luiz Pontes, disse que o ex-prefeito tem toda condição de ser o candidato. “É o que mostra mais consenso, pelas posições que vem tomando nos últimos anos e pela importância em Maracanaú”, defendeu.

O presidente estadual de honra do PR, no entanto, ainda não recebeu resposta de Tasso Jereissati, mas continua aguardando um posicionamento. “Tasso é muito conhecido no Ceará. Já foi governador três vezes e quase ganhou a reeleição ao Senado em 2010”. Segundo disse, a coligação que pode apoiar a sua possível candidatura e a de Tasso é forte e composta por PR, PSDB, PSB, PRB, PV e parte do PT, segmento contrário à aliança com o atual governo.

Cenário indefinido

Pessoa confirmou também a disposição de postular uma vaga na Assembleia Legislativa, mas enfatizou que poderá mudar de ideia caso Tasso decida pela candidatura ao Senado Federal.

A indefinição das alianças políticas abre espaço para especulações. Um dos cenários mais comentados nos bastidores dá conta de que Tasso Jereissati só se candidataria ao Senado caso o senador Eunício Oliveira (PMDB) postulasse o governo do Estado em oposição ao governador Cid Gomes (Pros).

OUTROS NOMES

Além do nome de Roberto Pessoa, a oposição discute outras possibilidades. Representantes dos partidos colocaram nomes na mesa de discussão e encomendaram uma pesquisa de opinião, conforme adiantou o jornal O Estado, na semana passada. Enquanto o PSDB apoia o nome de Roberto Pessoa (do PR), o PSB apontou a presidente municipal da legenda, em Fortaleza, Nicolle Barbosa, além de Geovana Cartaxo para a disputa ao Senado Federal. Já o PR também fala no nome do vereador Capitão Wagner. Segundo o presidente do PSDB no Ceará, a oposição deve definir os nomes em fevereiro.

Fonte: O Estado
A imagem é do encontro do PR em Meruoca, realizado em 2013

TRE REALIZA O RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO DE 80% DO ELEITORADO DE SETE MUNICÍPIOS

Eleitor realiza o recadastramento biométrico no cartório eleitoral
Praticamente 80% dos eleitores dos municípios de Aquiraz, Juazeiro do Norte, Sobral, Alcântaras, Forquilha, Crateús e Ipaporanga compareceram aos cartórios eleitorais para fazer o recadastramento biométrico. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará considera este resultado bastante positivo e informa que os eleitores dos sete municípios que perderam o prazo para a realização do recadastramento biométrico terão seus títulos cancelados e deverão comparecer aos respectivos cartórios eleitorais para regularizar a sua situação perante a Justiça Eleitoral.

Os trabalhos, iniciados em março deste ano, foram encerrados no último dia 29 de novembro em três municípios: Aquiraz, Crateús e Ipaporanga. Os eleitores de Juazeiro do Norte, Sobral, Alcântaras e Forquilha tiveram o prazo até sexta-feira, 13/12, para se recadastrar.

Números positivos

A média de comparecimento dos eleitores nos sete municípios foi de 79,71%. Dos 436 mil eleitores anteriormente inscritos nos sete municípios cearenses, 347.989 compareceram aos cartórios para realizar o recadastramento biométrico. O município de Aquiraz alcançou o melhor resultado, com 86,40% dos eleitores cadastrados. Os demais municípios também obtiveram números satisfatórios: Forquilha (81,65%), Sobral (80,44%), Alcântaras (79,75%), Crateús (79,03%), Juazeiro do Norte (77,90%) e Ipaporanga (70,36%).

O TRE-CE considera esses números bastante positivos, já que os eleitores que perderam o prazo ainda terão até o dia 7 de maio de 2014, data final de fechamento do cadastro eleitoral, para comparecer aos cartórios eleitorais e regularizar a sua situação. Quem não comparecer, não vota nas próximas eleições. Para se recadastrar, o eleitor poderá agendar o atendimento no telefone 148 ou no site do TRE  – www.tre-ce.jus.br.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

ESTA É PARA OS PROFESSORES EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS

O Projeto em discussão é semelhante ao aprovado pelo Governo do Estado do Ceará, e por alguns municípios cearenses, como o que ocorreu recentemente no município de Meruoca.

Professores que são efetivos em 100 horas, poderão ser efetivados em 200 horas/aulas. É uma coisa bastante justa e também uma realidade de muitos professores. Veja clicando AQUI.

GOVERNO INICIA NOVA FASE DE GEORREFERENCIAMENTO E TOPOGRAFIA EM OITO MUNICÍPIOS

Imagem para apenas ilustração
O Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, por meio do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), iniciou uma nova fase dos trabalhos no sentindo execução de serviços de georreferenciamento e topografia dos municípios do Ceará. Os beneficiados dessa nova fase são Maranguape, Caucaia, Baturité, Pacoti, Tianguá, Viçosa do Ceará, Cruz e Bela Cruz. Segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, o prazo para a execução das obras é de 15 meses.

Do lote 1, a área territorial de Maranguape é de 52.880,00 hectares. A estimativa é cadastrar 927 imóveis e 556 posses podem ser tituladas. Já a área de Caucaia é de 79,419,00 hectares. 2571 imóveis devem ser cadastrados e 1542 posses serão tituladas. A empresa responsável é a PROGETO.

Do lote 2, Cruz tem área de 33.153,00 hectares, 1099 imóveis para cadastramento e 659 posses a serem tituladas. Já Bela Cruz tem 83.979 hectares, 1373 imóveis para serem cadastrados e 824 posses podem ser tituladas. A empresa responsável pelo georreferenciamento e topografia é a TOPODATUM.

Do lote 3, Tianguá tem área territorial de 93.480,00 hectares, com 2734 imóveis para cadastrar e 1640 posses para serem tituladas. Em Viçosa do Ceará a área é de 137,478,00 hectares, com 4256 imóveis para cadastramento e a estimativa de titular 2554 posses. A empresa responsável é a PROGETO.

Já do lote 4, Baturité tem 30.526 hectares de área, com 1077 imóveis para cadastramento e 646 posses a serem tituladas. Pacoti tem 10.854 hectares, com 512 imóveis para cadastrar e 307 posses para serem tituladas. A empresa responsável também é a PROGETO.

O georreferenciamento dos municípios é o primeiro passo para o Programa de Regularização Fundiária do Estado do Ceará, parceria entre a SDA, através do Instituto de Desenvolvimento Agrário (Idace), e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) que tem como principal meta, universalizar a titulação de terra no Estado, reconhecendo agricultores como os proprietários das terras, evitando assim a grilagem. “Vamos realizar audiências públicas nos municípios para explicar todo o processo e tirar as dúvidas dos moradores”, tranquilizou o presidente do Idace, Ricardo Durval.

Da Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

MUNICÍPIOS COBRAM CRIAÇÃO DE PLANO A MÉDIO E LONGO PRAZO CONTRA A SECA


Em reunião do Comitê Integrado de Combate à Estiagem, Governo do Estado sinalizou mais uma vez para ampliação das ações emergenciais contra a seca. Municípios cobram um plano a médio e longo prazos

Diante da probabilidade de 40% de chuvas abaixo da média no Ceará nos primeiros meses de 2014, o Governo do Estado está realizando levantamento da situação de cada município. Os dados e planos devem ser apresentados ao governador Cid Gomes e discutidos por ele com o Governo Federal. 

Apesar do trabalho conjunto para delinear a situação cearense, as ações não devem mudar, mas ser ampliadas. Carros-pipa, poços e adutoras de montagem rápida devem continuar a ser as estratégias principais.

“Como já estamos com dois anos de seca, essas ações já estão em andamento. Nós, evidentemente, vamos nos preparar para a necessidade de ampliar essas ações. Não tem faltado recurso”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, durante reunião do Comitê Integrado de Combate à Estiagem.

Representantes dos municípios de Canindé, Crateús, Morrinhos, Cascavel, Massapê, Jaguaretama, Hidrolândia, Ipaporanga e Caridade estiveram presentes na reunião para expor as dificuldades vivenciadas em cada local. O discurso coletivo era de ansiedade pela situação crítica de todos os municípios e o prognóstico nada animador para 2014, assim como pela necessidade da construção de um plano a médio e longo prazos.

122 açudes estavam com volume inferior a 30% na semana passada. Na foto (Fábio Lima), o açude Penedo, em Maranguape.

Leia a matéria completa no Jornal O Povo.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

CEARÁ JÁ TEM MAIS DE 10,9 MILHÕES DE LINHAS DE CELULAR

Foto: Reuters
Crescimento entre 2012 e 2013 chega a quase 7%, quase o dobro da média de expansão nacional. Índice de teledensidade, que mede a quantidade de linhas por habitante, registrado em 2013 ficou em 122,8 acessos por 100 habitantes no Ceará 

O Ceará já possui mais de 10,9 milhões de números de linhas de celular, conforme informou nesta segunda-feira (27) a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Os números finalizados de 2013 indicam uma expansão no Estado de 6,86% em relação aos de 2012, na 3ª posição no Nordeste e a 7ª no País. O índice de teledensidade, que mede a quantidade de linhas por habitante, registrado em 2013 ficou em 122,8 acessos por 100 habitantes no Ceará.

No Nordeste, a segunda região com maior número de linhas de celular, já são 67,8 milhões de acessos em operação e uma teledensidade de 121,24 linhas por 100 habitantes.

Números nacionais

Já no Brasil, a Anatel contabilizou, em 2013, 271,1 milhões de linhas de telefonia móvel ativas, o que representa um crescimento de 3,55% na comparação com o ano anterior - ou 9,92 milhões de adesões ao longo do ano. 

Desse total, 211,58 milhões de linhas (ou 78,05% do total) são relativos a acessos pré-pagos, enquanto 103,11 milhões (21,95%) correspondem a serviços pós-pagos. A telefonia móvel de quarta geração (4G) contabilizou, no primeiro ano de operação, 1,31 milhão de terminais com o serviço. 

O índice de teledensidade registrado em 2013 no Brasil ficou em 136,45 acessos por 100 habitantes. Com 6,1 milhões de linhas móveis, a unidade federativa que apresentou maior índice de teledensidade foi o Distrito Federal, com 222,95 acessos por 100 habitantes.

Já o estado que apresentou o menor índice, no mesmo período, foi o Maranhão (95,37), que tem 6,41 milhões de linhas ativas. São Paulo é o estado com maior número de linhas ativas: 65 milhões, com teledensidade de 153,7 acessos para cada 100 habitantes. 

A operadora que detém maior número de acessos é a Vivo: 77,24 milhões, o que corresponde a uma participação de 28,49% do mercado. Em segundo lugar está a Tim, com 73,43 milhões de acessos e uma participação de 27,09% do mercado. 

Em seguida estão a Claro, com 68,7 milhões de acesso e uma participação de 25,34%; e a Oi, com 50 milhões de acessos e 18,52% de participação do mercado. 

A consolidação desses números foi divulgada nesta segunda-feira (27), em nota, pela Anatel.

Diário do Nordeste com Agência Brasil

A VOLTA AS AULAS EM ALCÂNTARAS

Foto: Edilson Angelo
Ano letivo no Colégio Inocência começa dia 03 de fevereiro.

O ano letivo em Alcântaras teve inicio nesta segunda-feira, 27 de fevereiro, tanto para escolas da rede municipal quanto para a rede estadual de ensino. Porém apesar do calendário escolar da Secretaria do Desenvolvimento da Educação Básica do município ser unificado para as mais de 22 instituições escolares em funcionamento, este não valerá para o Colégio Inocência Alcântara Freire, pelo menos para este inicio de semestre. Em 2014 a maior escola da rede municipal de Alcântaras deverá sofrer alterações no seu quadro diretor, a começar pela troca de Gestor Escolar, que conforme as especulações apontam que a Professora Francí passe a comandar o Colégio. Enquanto isso, os alunos da escola aproveitam mais uma semana de férias já que as aulas somente devem serem iniciadas em 03 de fevereiro próximo.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

Ainda, segundo especulações, não foi fácil encontrar um Gestor Escolar para o Colégio Inocência. Antes, motivo de Status, ser professor ou outro cargo na direção, hoje a escola enfrenta uma decadência sem fim. Segundo os muitos comentários, alguns recusaram o cargo, ficando com a Francí, a missão de tentar 'levantar' a Escola.

ACIDENTE COM ÔNIBUS NA BAHIA DEIXA MORTOS E FERIDOS

Imagem apenas ilustração
O acidente com um trator e um ônibus da empresa Gontijo, na BR 110, na altura do município de Alagoinhas, na Bahia, causou 13 mortes, segundo a Polícia Civil. 

O trator esteira estava sendo transportado em uma carreta, quando se desprendeu e caiu na pista batendo de frente com o ônibus, que levava 30 passageiros de São Paulo para a cidade baiana de Paulo Afonso. O condutor da carreta fugiu do local, mas já foi localizado e está prestando depoimento na Polícia Civil. Mais cedo, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) havia informado que o número de mortos era 14.

Entre os mortos, está o motorista do ônibus. De acordo com a PRF, 13 feridos foram levados para o Hospital Regional Dantas Bião de Alagoinhas, e mais quatro que estão em estado grave foram transferidos para o Hospital das Clínicas.

De acordo com a Empresa Gontijo, equipes estão no local para ajudar no atendimento aos passageiros e parentes. A empresa disponibilizou transporte gratuito até a cidade, para que as famílias possam acompanhar os parentes internados ou para o reconhecimento dos corpos. Para informações sobre a situação dos passageiros, o telefone de contato é (11) 3032 1619.

Agência Brasil

QUEM VOTOU A FAVOR E QUEM FOI CONTRA A AMPLIAÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE ALCÂNTARAS

Só para questão de esclarecimentos, sobre o ampliação a da carga horaria dos servidores municipais de Alcântaras. 

Após alguns servidores do município requererem na justiça e ganharem o direito de receber 01 salário mínimo (independentemente da jornada diária trabalhada) no seus vencimentos mensais, ao invés de 1/5 (meio) como antes, e não tendo como barrar o direito dos servidores, e não ficar por baixo na história o Excecutivo Municipal enviou para a Câmara um projeto de ampliação da carga horaria dos servidores que não possuía plano de cargos e carreira, assim; mesmo que um servidor fosse concursado para trabalhar apenas 04 horas diárias, ele só passa a receber um salário mínimo se trabalhar as 08 horas diárias.

A Câmara Municipal aprovou O PROJETO DE LEI Nº 20131127-3 de 27 de novembro de 2013 que amplia a carga horária de 4hs/dia para 8hs/dia dos ditos servidores. Sendo assim, claro que alguém teria que pagar "o Pato", ou seja, alguém seria prejudicado, no caso foram muitos os servidores que tiveram a ampliação de sua carga horária, pois 'mais cedo ou mais tarde' todos os servidores teriam o direito de receber no mínimo 01 salário MÍNIMO independente da jornada de trabalho. Mas para isso, o Projeto do Executivo teria que ter a colaboração de alguns vereadores. Então! quem votou contra ou a favor da ampliação?

O projeto foi aprovado por maioria simples dos presentes 5 x 3 na sessão da Câmara Municipal de Alcântaras do dia 06/12/2013. Veja:

A favor do Projeto e portanto da ampliação da carga horária: Manoel Albuquerque - PROS, Cleuvilandia Menezes - PT, Gilberto Freire - PMDB, Régis - PMDB e Zé do João Luís.

Votaram contra o projeto: Aírton da Carmolândia - PSD, Antônio Marcos - PSD e José Maurício - PSD.

Não participou da sessão e portanto ficou de fora da polêmica o vereador Rogério Angelo (Gago) - PMDB.

MEC DIVULGA RESULTADO DA SEGUNDA CHAMADA DO SISU

Quem for selecionado deve fazer a matrícula entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro

Os estudantes que participaram do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já podem consultar na internet o resultado da segunda chamada. Quem for selecionado deve fazer a matrícula no período de 31 de janeiro a 4 de fevereiro. Aqueles que perderem o prazo, perdem a vaga. O local, o horário e os procedimentos para a inscrição devem ser verificados pelo estudante com a escola em que foi selecionado.

O Sisu oferece vagas de educação superior em instituições públicas. A seleção é feita com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais de 5 milhões de candidatos fizeram o Enem de 2013. Nesta primeira edição de 2014, o Sisu oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. As vagas são disputadas por 2.559.987 inscritos.

O candidato que não foi selecionado para a primeira opção de curso poderá participar da lista de espera. O prazo para a adesão é do dia 27 de janeiro a 7 de fevereiro, também pela internet. A convocação desses candidatos ocorre a partir de 11 de fevereiro.

Os cursos com o maior número de inscrições nesta primeira edição de 2014 do Sisu foram administração, direito, pedagogia e medicina. O curso mais concorrido foi medicina, com a relação de 72 candidatos por vaga. A maioria dos candidatos tem entre 18 e 24 anos.

Agência Brasil (Via O Povo)

domingo, 26 de janeiro de 2014

SOBRAL LIDERA OFERTA DE EMPREGO

Foto: Jéssica Rodrigues
Comércio e Indústria são os setores que puxaram o mercado de trabalho no município para o ranking nacional. As lojas do North Shopping Sobral geraram cerca de 1000 novos postos de trabalho. O número de oferta de emprego deverá continuar crescendo em 2014, com a abertura de novos pontos de vendas. 

Em 2013, este município teve um crescimento de 101,8% na geração de empregos formais em relação a 2012. Os dados são do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. No total, a cidade fechou o ano com saldo positivo de 6.048 empregos formais, contra os 2.997 registrados em 2012.

O cálculo é feito com base no número de carteiras assinadas e demissões, sendo considerada a diferença entre eles para o ranking final. Os dados foram divulgados na última terça-feira. No Brasil, o crescimento total foi de 2,82% com 1.117.171 empregos de carteira assinada gerados. No Ceará, em 2013, foram gerados 50.206 empregos celetistas, um acréscimo anual de 4,41%.

Os setores que puxaram o crescimento foram o de Serviços, com 3.125 empregos, e a Indústria de Transformação, com 2.020 novos postos de trabalho em 2013. O Comércio também se destacou principalmente com a chegada do North Shopping Sobral. Nas lojas que compõem o empreendimento, foram, aproximadamente, 1.000 postos de trabalho. Já a equipe do mail tem 132 funcionários. De acordo com a gerente geral do empreendimento, Carla Werneck, o número deve continuar crescendo durante o ano de 2014. “Estamos ainda com 13 pontos em obras e 15 para locar, entre serviço e comércio. No primeiro semestre deste ano estão previstas novas inaugurações”.

Matéria completa no Diário do Nordeste, clicando AQUI.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores