sábado, 12 de setembro de 2009

COMUNIDADE DE SANTA BÁRBARA FESTEJA N. SENHORA DAS GRAÇAS


A comunidade do povoado Santa Bárbara, distante 8 km ao norte da cidade de Alcântaras, está festejando sua Padroeira Nossa Senhora das Graças.
A Capela do Povoado de Santa Bárbara, apesar de ter sua Igreja um das mais novas do município, possui um tradicional festejo sendo um dos melhores de Alcântaras e região serrana. Diferente também é o modelo arquitetônico da Igreja.

Além de visitantes de Alcântaras, é esperado também visitantes da região de Meruoca; São Vicente e Anil entre outros. De Meruoca tem seu acesso pela a estrada do sítio Alegre, e de Alcântaras pela a estrada do Sítio Norte.

Sábado 12/09 e domingo 13/09 são os principais dias do Festejo, que além do movimento puramente religioso, também há alguns eventos de caráter cultural para os visitantes.

Foto: Arquivo VN

TCM INSPECIONANDO PREFEITURAS E CÂMARAS MUNICIPAIS

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), dando continuidade às inspeções nos municípios cearenses, estará, a partir da próxima segunda-feira, fiscalizando a Prefeitura e Câmara dos municípios listados abaixo.
1) Alto Santo, 2) Barbalha ,3) Barroquinha.

4) Baturité, 5) Bela Cruz ,6) Camocim.

7) Carnaubal, 8)Catunda ,9) Chorozinho.

10) Crateús ,11) Farias Brito, 12) Guaiúba.

13) Ibiapina, 14) Itarema ,15) Limoeiro do Norte.

16) Milhã, 17) Nova Olinda, 18) Pacatuba.

19) Senador Pompeu, 20) Ubajara ,21) Várzea Alegre.

Mais informações no acesse http://www.tcm.ce.gov.br/
Imagem: Web

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

SEMINÁRIO COM MUNICÍPIOS QUE COMPÕE O “TERRITÓRIO DE SOBRAL”


Estratégia de Desenvolvimento Territorial do Ceará

O Instituto Agropólos do Ceará promoveu Seminário de Elaboração de Diagnostico Participativo para Comitês Temáticos

O Seminário que aconteceu durante os dias 10 e 11 no Centro de Encontros Murmúrio da Natureza, zona rural do município de Meruoca, teve como objetivo instrumentalizar os Comitês Temáticos para atualização do Diagnóstico Estratégico do Território , visando à qualificação de plano Territorial de Desenvolvimento Rural e Sustentável – PTDRS, e também elaborar Plano de Ação para a realização de oficinas micro territoriais para a atualização do diagnóstico do território.

Participaram do vento os membros dos Comitês Temáticos de Direito e de Desenvolvimento Social, Educação e Cultura, Infra-estrutura, Saúde, Saneamento e acesso à Água, Ação fundiária, Gestão Territorial e Organização Sustentável. Sendo representadas por membros do Poder Público, ONG´S, Sindicatos e Sociedade Civil de vários municípios que compõe o Território da cidadania de Sobral, ainda dividido em seis micros territórios:

Micro I: Reriutaba, Varjota e Cariré.

Micro II: Frecheirinha, Coreaú e Moraújo.

Micro III: Mucambo, Graça e Pacujá.

Micro IV: Sobral, Forquilha e Groaíras.

Micro V: Senador Sá, Santana do Acaraú e Massapê.

Micro VI: Alcântaras e Meruoca.

Ao todo são 17 municípios que forma o Território da Cidadania de Sobral, que tem o objetivo de criar uma rede Institucional para trabalhar dentro do território formados pelos municípios, a fim de promover o desenvolvimento rural e sustentação em várias áreas sociais para as suas populações municipais. Além do território de Sobral, existem ainda mais 12 Territórios de Desenvolvimento Rural e Sustentável no Estado do Ceará.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

CONFIRA A AGENDA DO PRESIDENTE LULA NO CEARÁ NESTA QUINTA-FEIRA


O presidente Luis Inácio Lula da Silva desembarca no Ceará por volta das 10:30 de hoje (10) na Base Aérea, e segue uma extensa agenda que inclui as cidades de Sobral e Fortaleza. Veja abaixo a agenda oficial confirmada pela Presidência da República.

08:00 - Partida para Fortaleza (CE)

Base Aérea de Brasília (DF)

10:20 - Chegada a Fortaleza

Base Aérea de Fortaleza

10:40 - Entrevista à Rádio Verdes Mares

12:00 - Partida para Sobral (CE) com sobrevoo das obras da Barragem Taquara

13:30 - Inauguração simultânea dos campi Sobral e Limoeiro do Norte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e anúncio de construção de 20 novas escolas profissionais no CearáAvenida Dr. Guarany 317, Derby Clube, Sobral

15:30 - Partida para Fortaleza Aeroporto Coronel Virgílio Távora

16:00 - Chegada a Fortaleza

Base Aérea de Fortaleza

16:45 - Visita ao Residencial Patativa do Assaré Avenida Oscar Araripe com Rua Paulino Rocha, Bairro Granja Lisboa

17:20 - Cerimônia de assinatura de ordens de serviço relativas às obras de habitação e urbanização integrada do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Bacia do Rio Maranguapinho

Avenida Oscar Araripe, s/n, Bairro Granja Lisboa

19:30 - Cerimônia de inauguração do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca)
Avenida Presidente Castelo Branco, 6.417, Barra do Ceará 21:40 - Partida para Recife (PE) Base Aérea de Fortaleza

Luciano Augusto (Portal Ceará Agora)

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

PRESIDENTE LULA EM SOBRAL


Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte de Fortaleza (Cuca) sai do papel . A primeira unidade, o Cuca Che Guevara, no antigo Clube de Regatas da Barra do Ceará, será inaugurado amanhã, com a presença do presidente Lula, que antes irá a Sobral e a Limoeiro.

Um dia antes da visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Sobral já sente algumas mudanças, principalmente no entorno do prédio que abrigará o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologica do Ceará (IFCE). Desde a tarde de ontem, o trecho da Avenida Doutor Guarani, que passa em frente ao Instituto, foi fechado para o tráfego de veículos cedendo espaço para a montagem do palanque que receberá o presidente e demais autoridades. Devem fazer parte da comitiva de Lula os ministros da Educação, Fernando Haddad, da Previdência Social, José Pimentel, da Casa Civil, Dilma Rousseff, e das Cidades, Márcio Fortes.

Antes, o presidente deverá visitar as obras do Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), previsto para as 12h30, e, em seguida, participa da inauguração simultânea dos Campus dos IFCE de Sobral (foto) e Limoeiro do Norte. Na visita, o presidente deverá, ainda, a criação da rede de educação profissional no Interior cearense, que será composta por 50 escolas, 20 das quais terão as construções iniciadas na sexta-feira, orçadas em R$ 140 milhões.

MOZARLY ALMEIDA (Diário do Nordeste)

FRASES E PENSAMENTOS DE CHE GUEVARA


“Os grandes só parecem grandes porque estamos ajoelhados”

"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira."

“Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.”

“O revolucionário deve sempre ser integral. Ele deverá trabalhar todas as horas, todos os minutos de sua vida, com um interesse sempre renovado e sempre crescente. Esta é uma qualidade fundamental.”

Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido por Che Guevara ou El Che ( Rosário 14 de junho de 1928- La Higuera, 9 de Outubro de 1967). Foi um dos mais famosos revolucionários comunistas da história.

Fonte: Wikipédia

terça-feira, 8 de setembro de 2009

VÂNDALOS DESTRÓI PLANTAS NA AVENIDA ANTÔNIO ROCHA FREIRE


Avenida Antônio Rocha Freire

Dezenas de árvores e outras plantas frutíferas foram completamente destruídas.

Uma cena lamentável aconteceu neste feriadão, inúmeras plantas entre elas algumas frutíferas como mangueiras e azeitonas, e outras árvores nativas de nossa região foram completamente destruídas.

A cena lamentável aconteceu na avenida Antonio Rocha freire. As plantas que estavam sendo cultivadas algumas a mais de 02 anos, faziam parte de uma série de ações promovidas pelo Conselho Municipal de De