sábado, 4 de agosto de 2012

SOBRE O ÚLTIMO TREMOR DE TERRA OCORRIDO QUINTA-FEIRA 02/08



FOTO: WILSON GOMES (Sismógrafo colocado entre as localidades de  São Luís e Destrerro em Alcântaras; local do epicentro do tremor do dia 15 para 16 de Fevereiro de 2008, o mais destruidor até hoje.)

SOBRAL REGISTRA TREMORES DE TERRA (Da reportagem do Diário do Nordeste de hoje 04/08/2012)

A Prefeitura informa que a população já apresenta uma maior calma em relação a tremores no Município

Sobral. Novos abalos sísmicos foram identificados, na última quinta-feira, neste Município. Conforme o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o epicentro foi na Serra do Rosário, no Distrito do Jordão. Os abalos foram registrados às 4h14, com 2,9 pontos na escala Ritcher, e às 4h41, com magnitude de 2,2. Alguns moradores de Sobral, Alcântaras e Meruoca puderam sentir e ouvir os tremores. Não houve danos.

Técnicos da UFRN e da Defesa Civil monitoram os sismógrafos em Sobral FOTO: WILSON GOMES

O Laboratório de Sismologia da UFRN aponta que já foram registrados 3.253 tremores de terra de diversas magnitudes, pelo sismógrafo instalado na Serra do Rosário. No próximo dia 15, técnicos da instituição retornarão a Sobral para manutenção do equipamento, segundo informa o professor Eduardo Alexandre Menezes.

Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento, Cidadania e Segurança, Jorge Trindade, atualmente existem dois sismógrafos em Sobral, sendo a Serra do Rosário uma das estações. Há também um equipamento em Morrinhos e outro em Marco. Ele diz que a população já está mais tranquila em relação aos abalos, pois, desde 2008, quando ocorreu um tremor de magnitude 4,2, a Defesa Civil vem desenvolvendo um trabalho nesse sentido. "Antes, um abalo de 2,7 pontos já causava pânico na população. As pessoas ligavam pedindo socorro e iam a Centros de Saúde da Família. Nos abalos ocorridos quinta-feira, eles apenas ligaram para informar do ocorrido", comparou.

Conforme Trindade, as atividades sísmicas são acompanhadas pela UFRN. "Nos anos de 2008 e 2009, a região chegou a ter 12 sismógrafos", completou.

Os aparelhos ficam na casa de um dos moradores que passa por um treinamento para a troca diária de folhas. O material serve para fazer marcação de tempos para conhecimento exato do movimento sísmico. Diariamente, os moradores enviam as leituras a Sobral, onde são calculadas as magnitudes e, em seguida, enviadas para o Laboratório de Sismologia da UFRN.

O secretário acrescenta que, de acordo com a UFRN, não há uma época certa para o início dos tremores, diferentemente do que parte da população acredita. Os tremores, informa, nunca pararam, apenas não acontecem com frequência numa magnitude perceptível pelas população. "Isso não está relacionado com as estações do ano, como alguns acreditam, e sim com o acomodamento das placas tectônicas. A atividade sísmica é constante, mas, normalmente, fica abaixo de 2,0 na Escala Richter", explica o gestor.

Bairros afetados

Em Sobral, os bairros que sentiram o tremores foram Cohab 3 e Renato Parente, na zona oeste da cidade e mais próximos da Serra da Meruoca. Os moradores da Cohab 3 disseram ficar em dúvida se era realmente um abalo, pois muitos pensaram que era apenas "um raio".

A secretária Liduína Melo disse que já estava acordada no momento do segundo tremor, e apenas ouviu um barulho. "Não relacionei o barulho a um abalo. "Levanto às 4h30 para me exercitar. Não senti nada, apenas ouvi um barulho como se fosse um trovão", disse.

Já o comerciante Lucas Aguiar diz ter sido alertado por sua filha, que dormia no beliche de cima. "Ela desceu da cama na hora em que foi registrado o primeiro tremor e, quando me falou, não acreditei, mas, como ficamos acordados, sentimos o segundo abalo", fala.

Para as crianças que não se lembram da experiência anterior, a situação foi divertida. Maria Clara Lima, de 6 anos, comentou que já espera o próximo. Os pais, porém, estão apreensivos. "Se não sentimos muito forte é porque estamos familiarizados. E se um dia não sentirmos o início de um tremor maior?", indaga o operário Luis Carlos Lima, pai de Maria Clara, dizendo não ter gostado de se acostumar com a situação.

Prevenção

Na ocasião de tremores, a Defesa Civil instrui a população para que proteja prioritariamente a cabeça, pois o maior risco é a queda de telhas. "Não importa se você vai para debaixo da mesa ou põe um livro sobre a cabeça, o importante é não deixá-la descoberta. Mas, se a pessoa tiver tempo para sair de casa, é melhor", alerta Jorge Trindade.

Diferentemente dos abalos de 2008, onde quase 800 imóveis públicos e privados foram reformados ou reconstruídos, ele explica que os atuais abalos não são tão fortes a ponto de causar rachaduras, mas uma telha pode se deslocar naturalmente cair com o tremor. Casas antigas tendem a apresentar mais danos em tremores maiores.

Clique na imagem para melhor visualizar

Rportagem original, clique AQUI

COLIGAÇÃO "ALCÂNTARAS DE PAZ E PROGRESSO" REALIZARÁ SEU PRIMEIRO COMÍCIO HOJE

A "Coligação Alcântaras de Paz e Progresso" que tem como candidato a Prefeito Eliésio e Vice Joaquim, realiza hoje seu primeiro comício.

A concentração será a partir das 17:00hs na Praça Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Bairro Bela Vista. Da concentração sairão em passeata pelas principais ruas e avenidas da cidade.

Este é o segundo ato de manifestação pública da coligação. A primeira ocorreu durante inauguração do comitê central no dia 21 de julho.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

ALCÂNTARAS VOLTA A SENTIR UM TREMOR DE TERRA

Depois de vários meses sem sentir um trermor de forte magnitute, moradores de Alcântaras voltaram a sentir um abálo sísmico nesta madrugada de quarta para quinta-feira.

O tremor aconteceu aproximadamente às 4:14 da manhã, a réplica veio cerca de 15 minutos depois com outro abalo de menor intensidade. Muitos moradores acordaram com o tremor seguido do barulho, alguns foram as calçadas, mas não houve tumulto como os acontecidos em anos anteriores.

Ainda não temos informações sobre a intensidade do tremor. Os micro tremores que vão até 2.0 graus na Escala Richter, são comuns nas noites de Alcântaras e geralmente não são percebidos. Os últimos tremores de maiores intensidades que foram sentidos no município, aconteceram em novembro e dezembr de 2011.


Foto DN.Tremor ocorrido em fevereiro de 2008

terça-feira, 31 de julho de 2012

INTERNAUTAS DE ALCÂNTARAS SÃO A FAVOR DE UMA CAMPANHA PARA RACIONAMENTO DE ÁGUA


Fotos: Arquivos BVN

O blog Portal Jovem em conjunto outros dois blogs: blog Alcântaras e blog da ECOS abriu há 20 dias atrás a enquete que questionava ao internauta sua posição quanto a uma possível campanha de racionamento de água em Alcântaras. 

A pesquisa que foi exposta 335 vezes, registrou 157 votos durante o tempo em que esteve ativa. Apos finalizada a votação a pesquisa apontou que 84,71% (133 votos) dos internautas participantes demonstraram-se a favor da implantação de uma campanha, contra outros 12,74% (20 votos) que se opuseram a 'campanha'. A plataforma de tabulação da pesquisa ( Enquetes.com.br) também registrou o percentual de 2,55% (4 votos) que ficaram nulos frente ao questionamento.

A enquete que envolveu grandes veículos de comunicação de Alcântaras teve como objetivo identificar a aceitação ou não de uma possível implantação de Campanha de Racionamento da Distribuição de Água da Cagece no município tendo em vista o baixo volume de água do Açude Pinga. Menos de 56% da capacidade total. O resultado será encaminhado ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA e Escritorio Local da Cagece para apreciação frente aos dados cogitados.
LEI CLICANDO AQUI, OUTRAS MATÉRIAS RELACIONADAS AO AÇUDE PINGA

RESULTADO FINAL:
VOCE SERIA CONTRA OU A FAVOR UMA CAMPANHA DE RACIONAMENTO DE AGUA?

A FAVOR

84,71% (133 votos)


CONTRA

12,74% (20 votos)
NAO SABE

2,55% (4 votos)
Total: 157 votos


Com Portal Jovem (Francisco Freire)

COMÍCIO DA "COLIGAÇÃO ALCÂNTARAS LEVADA A SÉRIO" NO ÚLTIMO SÁBADO

O primeiro comício em Alcântaras movimentou a cidade neste último sábado. 

O Candidato a Prefeito João Lira Ximenes-PSD e candidata a vice Toinha-PC do B, em companhia do ex-prefeito Raimundo Gomes Sobrinho, do Presidente da Câmara Antônio Marcos e outros demais candidatos e também atuais vereadores, além de outros personagens políticos do município, percorreram ruas de Alcântaras em direção ao centro onde realizaram suas propostas.

Uma campanha eleitoral muito diferente das tradicionais, com o uso limitado de carros de som, sem fogos de artifício, e outros detalhes que costumavam influenciar ou atrair empolgação. Assim a campanha deve seguir o lado mais racional e democrático.

Diferente na convenção de lançamento de campanha realizada no final de junho, o candidato João Lira demostrou boa oratória; fez uma síntese sobre a atual situação do município, onde discursou por cerca de 25min, iniciando suas palavras com a trajetória de vida de seus avós e principalmente seu pai o Sr Teófilo Ximenes que saiu do sítio Caldeirão na periferia de Alcântaras com o mesmo objetivo de milhares de alcantarense que o fazem nos dias hoje; a busca por melhoria de vida. E foi com o compromisso de melhoria de vida, retomada de projetos e desenvolvimento municipal que João encerrou as suas palavras. 

CURSO DE PERMACULTURA EM ALCÂNTARAS


Através de uma parceria entre ECOS, Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente e Rede de Juventude para a Cidadania - RJC o município de Alcântaras-CE sediou pela primeira vez um curso direcionado a praticas permaculturais.

 Realizado no último final de semana o CURSO DE PRIMEIROS PASSOS NA PERMACULTURA foi ministrado por integrantes da FEEC - Federação da Entidade Comunitárias de Coreaú e oportunizou 17 jovens alcantarenses de aperfeiçoarem-se em novas praticas do cultivo agroecológico de hortaliças, circulo de bananeiras, espiral de ervas e técnicas de compostagem. 

O curso que foi dividido em etapas teórica e pratica utilizou o Sitio Santa Terezinha - Região de Carmolândia para implementar a aula pratica. Por todo o dia de sábado integrantes e organizadores realizaram diversas atividades afim de exemplificar tudo o que foi assimilado na aula teórica ocorrida na sexta-feira,27 e demonstraram que a 'capacitação' gerou muita experiência. ]

Homens e mulheres uniram-se em um objetivo só: o de realizarem coletivamente todas as praticas previstas em intimo contato e respeito a natureza, sendo necessário para isso a utilização de materiais disponíveis na propriedade e  a valorização dos insumos naturais produzidos pela vegetação local. Finalizado o curso o resultado foi obtido satisfatoriamente, fato que culminou na certificação de todos os envolvidos e a implantação do Sitio de Agroecologia Modelo a ser monitorado em Alcântara pela ECOS e entidades afins.

Francisco Freire (Portal Jovem)

97,1% DAS CANDIDATURAS EM ALCÂNTARAS ESTÃO DEFERIDAS PELO TRE


De acordo com o site DivulgaCand, Alcântaras ja tem oficialmente 02 candidatos a Prefeito, sendo Prefeito Eliésio Fonteles e Vice Joaquim pela "Coligação Alcântaras de Paz e Progresso,"e Prefeito João Lira e Vice Toinha pela "Coligação Alcântaras Levada a Sério."

Até a data de hoje (31/07), às 07h03min, já estão Deferidos 97,1% dos Candidatos postulantes a uma vaga na corrida eleitoral ao cargo de Vereador de Alcântaras, a saber:

COLIGAÇÃO ALCÂNTARAS LEVADA A SÉRIO

Airton da Carmolândia
Gileno
Antonio Costa (Sinhor)
Cileide Félix
Ednir
Bancário
Joana
Zé do João Luis
Gomes Ken
Zé Maurício
Dedezinho
Telefão
Macques
Luciene
Robério do Milagre
Ritinha Sergino
Samara

COLIGAÇÃO ALCÂNTARAS DE PAZ E PROGRESSO

Bete Cabeleireira
Cléber da Santa Rosa
Cleuvilândia
Donis
Dorotéia
Leca
Chico Damião
Reges do Bomfim
Gilberto do Quinca
Jonhy
Zé Roberto
Manoel da Barbearia
Manoel Albuquerque
Rita Mendes
Rogério Gago
Tarcísio

Com Blog Alcântaras

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores