sábado, 4 de fevereiro de 2012

SESSÃO EUFÓRICA MARCOU O RETORNO DAS ATIVIDADES DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS

O Poder Legislativo de Alcântaras retomou suas atividades nesta última sexta-feira, 03, e em clima de euforia nossos "nobres" vereadores voltaram a trocar acusações entre situação e oposição. Alguns eleitores do atual prefeito cumpriram as promessas feita durante a semana e tumultuaram a sessão. 

Iniciada o grande expediente com as palavras da Vereadora Cleuvilândia a mesma saudou seus colegas e aproveitou o momento para parabenizar o Prefeito pelas ultimas atividades realizadas pela  Secretaria Municipal de Educação e Saúde enfatizando o trabalho da atual administração em alguns projetos como abono salarial de servidores da educação, distribuição de botijão de gás à famílias que possuem crianças desnutridas e que participam do Programa do Leite.

 Em seguida o Vereador José Cunha Freire pronunciou-se e também parabenizou algumas atividades da Secretaria Municipal de Educação  como a troca do veículo que transporta os alunos do Sitio Silva, porém chegou a cobrar a realização de algumas obras como o calçamento da comunidade do Sitio Silva, e transferência de alguns motoristas para a garagem municipal, além da mudança do transporte de alunos do Sítio Pai João que hoje é uma F1000.  José Cunha também citou a demora no encaminhamento de pacientes para Sobral gerada pela falta de organização de motoristas, que fazem o que querem e põe em risco a saúde da população.

Posteriormente, quem também realizou muitas cobranças a atual gestão foi o Vereador Tony do Matias  sempre exaltando a gestão do Ex-prefeito Antônio Marcos. O mesmo falou sobre a escavação de um poço profundo no Sitio São Luís que teria sido cavado na tentativa de amenizar a escassez da falta d'água na localidade e ainda estaria desativado e a precária situação das estradas da região de Rosápoles nos trechos de São Luís e Desterro visto para ele como intransitáveis criticando a mensagem apresentada por um locutor de Sobral que teria afirmado que as situação das estradas estariam "maravilhosas"

Prosseguindo quem usou a tribuna foi o vereador José Maurício que com tom irônico iniciou suas palavras cobrando ações da atual administração e perguntando qual  é a "justiça" e "liberdade" que está sendo feita, o mesmo comentou um suposto convite de aliados da oposição para o grupo politico de Eliésio que teria ocorrido em Camocim no ùltimo domingo em troca de dinheiro. José Maurício também afirmou que o atual prefeito parece está cego a realidade, quando referiu-se as condições da água fornecida as comunidades rurais dos Sítios Penha, Prata e São Roberto, o mesmo também pronunciou-se sobre uma suposta perseguição ao colega e atual vereador Aírton da Carmolândia que é concursado como motorista e que estaria sendo humilhado devido sua transferência para a garagem municipal, por último o Vereador criticou o "troca troca" ocorrido na gestão de varias secretarias como de esporte e educação, e disse que o atual prefeito despreza os seus eleitores não os empregando enquanto valoriza os eleitores adversários que por sinal ganham muito bem.
O prefeito prometeu tanto emprego que todo mês ele diz quem vai trabalhar... um mês é você e outro é ele ali ...  Eu parabenizo o secretário de educação antigo (Emanoel) por ele ter pulado... segundo o pai dele (Serrano) todo mundo mandava lá na secretaria desde a cozinheira ao vigia... quem menos mandava era ele.. Mas agora ele achou a pessoa certa  por que  quem tá la é pau mandado encerrou José Maurício em suas palavras durante o uso da tribuna.

Durante o pronunciamento do Presidente do Legislativo Antônio Marcos, por alguns minutos a Sessão foi interrompida devido o intenso barulho ocorrido nas dependências da Câmara Municipal provocada por vaias e discussão. Antônio Marcos chegou a querer encerrar o debate no plenário e pediu providências da Polícia Militar que parecia estar ausente.

Retira esse rapaz daqui.. e silêncio pessoal,silêncio pessoal...sendo assim declaro encerrada esta sessão... falou Antônio Marcos.

A transmissão da Rádio Bela Vista ficou com um fundo musical por mais de 25 minutos, período em que vereadores da situação contestavam o encerramento da 1º Sessão ordinária de 2012, na qual deveria dentre varias ações e tramites legais aprovar a receita orçamentária de  2011. Enquanto eram deliberados  alguns pareceres pela casa a rádio continuou a emitir apenas fundo musical. De volta a transmissão  o Presidente da Câmara deu como encerrada da seção que findou-se as 21:00Hs.

A comentada sessão que segundo populares prometia uma nova cassassão de Eliésio Fonteles, foi bastante visitada por eleitores de ambos os lados que por sinal resultou em um clima bastante eufórico e desconfortável para a Casa. Após finalizada, pode-se ouvir os estrondos de foguetes soltos no  Centro da Cidade.
Prevento o tumulto, Presidente da Câmara contratou segurança particular, além de solicitado a Policia Miliar que esteve no local.
Comandados, populares dos sítios Lanchinha, Prata, Rosápoles e de outras localidades, foram transportados em D-20 e caminhões. O objetivo era pressionar/tumultuar caso algum novo acontecimento ameaçasse a permanência da atual administração municipal, mas ficou mesmo só nas especulações. Mesmo assim a confusão começou quando o presidente da Câmara foi a tribuna. Alguns chegaram a brigar entre si.

Texto original, fonte blog Portal Jovem

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

POLÍTICA E PROGRESSO: EM BAIXA?


O JEITO DE SER DA POLÍTICA
Douglas Alcântara

Político Populista é sempre um risco. Você já refletiu sobre isso? Há muitos políticos populistas que só aprendeu a sorrir, abraçar, pegar na mão e bajular, sendo muitas vezes despreparado, manipulado e sem formação!

Político Aproveitador é sempre irritante. Ganancioso, bandido, que volta seus pensamentos para atos nocivos, deixa de lado o papel de administrador e tira proveito em tudo. Muitas vezes tem capacidade, sabe muito, mas é Aproveitador, então é ruim para a sociedade.

O Poder nas mãos erradas, é tal qual um detonador nas mãos de um psicopata genocida.

As Eleições vem aí. E todas essas pessoas estarão lá! E mesmo que a gente julgue que é um momento irritante, agressivo e até imoral, ela não deixa de ser um fato histórico. Eleição é uma corrida maluca, uma mistura de tendências, mas 'eo modelo que o Brasil adotou desde os tempos remotos que se instalou a República.

E como nunca a Justiça conseguiu atuar eficientemente, os candidatos acabam exagerando em seus modelos de fazer campanhas, chegam a ludibriar o eleitor, negociam voto, prometem absurdos, para eles tudo vale na disputa. Esse é o jeito de ser da política, pelo que vejo.

O PORQUÊ DA FALTA DE PROGRESSO

Mas a falta de Progresso em nosso meio não é apenas culpa dos Políticos. 
A feição do povo em apoiar todos os males, deixando os maus costumes tornar-se presente desabrocha nesta sociedade que conhecemos: doente, ignorante, sem teto, falta de moradia, infraestrutura básica, e a perda da crença na política! Daí o abismo até  progresso é fundo e largo!


Texto extraído do Blog Portal Jovem

MAIS DE 70 MIL BENEFÍCIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA SÃO BLOQUEADOS NO CEARÁ

Possíveis irregularidades estão sendo apuradas entre beneficiários de programa federal

Após o Tribunal de Contas da União (TCU) ter encontrado indícios de irregularidades em cadastro dos beneficiários do programa Bolsa Família, 4% de 1,76 milhão de famílias (70.520) que recebem o benefício no Ceará tiveram o repasse bloqueado por estarem com os dados cadastrais desatualizados. O recurso está bloqueado para averiguação total da informações.

Ainda assim, atualmente o Ceará está entre os Estados que mais têm cadastro atualizado e válido. A média nacional de bloqueio do beneficio é de 6%. Em apenas Juazeiro do Norte, mas de cinco mil pessoas deixaram de receber o benefício. Até o próximo dia 29 de fevereiro, o programa irá fiscalizar e atualizar os dados cadastrais destas pessoas.

Só depois da atualização dos dados pessoais das famílias é que elas poderão voltar a receber o beneficio. Entretanto, isso só deverá acontecer com os beneficiários que estiverem dentro do perfil exigido pelo programa.

Reportagem completa no Diário do Nordeste

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O FAMOSO "SUCATÃO" GANHA NOVA PINTURA

O tão polêmico ônibus que transportava os universitários de Alcântaras, apelidado pelos estudantes de "Sucatão", que agora só transita dentro do município, ganhou pintura nova!

Antes tinha a cor Azul e Creme.Agora é Amarelo com Vermelho, seguindo as cores padrão do Município! A reforma na pintura do "Sucatão" trouxe uma nova e diria mais bonita aparência para o veículo, além da pintura fora feita uma revisão no motor e nas chamadas lonas de freios.As informações são de um servidor público, que ainda afirmou que este ônibus continua sendo inviável para fazer o trajeto Alcântaras a Sobral com os Universitários, e que este deverá mesmo permanecer apenas beneficiando os alunos municipais!

Enquanto aos problemas internos, físicos, como poltronas rasgadas e algumas em falta, além dos vidros faltosos e barulho excessivo ainda continuam!

O "Sucatão" se envolveu com uma grande polêmica no ultimo semestre do ano passado, onde os Universitários pediam melhorias no transporte, quando este chegou a descer a Serra sem freios por alguns dias, além de outros problemas de segurança, levando os estudantes para a rua, realizando um movimento exigindo do poder público melhorias! Vindo até mesmo emissoras estaduais e posteriormente a equipe do Jornal Nacional realizar reportagens. Após a vitória dos Universitários, adquirindo através da Prefeitura um outro ônibus de boa qualidade  para realizar o trajeto até Sobral, o Sucatão ficou transportando os alunos municipais do Bom Fim e Região até as escolas da sede de Alcântaras!

Para ler mais sobre o sucatão CLIQUE AQUI

Texto e fotos Douglas Alcântara (Portal Jovem)

SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE ALCÂNTARAS (SINDICAN) LANÇA SITE OFICIAL

Site oficial é mais uma ferramenta da instituição para os Servidores Públicos municipais de Alcântaras.


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alcântaras – SINDICAN agora está com sua página na internet. A medida, segundo o Presidente Charlys Menezes, é mais uma forma de auxiliar os filiados no atendimento diário.

No site www.sindican.com.br é possível ficar por dentro de tudo que está acontecendo na instituição, orientações e notícias em geral sobre o meio sindical, além ainda poder conhecer um pouco da história da entidade, bem como suas lutas e conquistas.

O site lançado oficialmente nesta noite de quinta-feira 02/02, por enquanto ainda está em construção, mas já está pode receber os leitores.


EM SESSÃO CONJUNTA, CONGRESSO NACIONAL INICIA ANO LEGISLATIVO HOJE

Congresso Nacional (sessão conjunta da Câmara e do Senado) inicia o ano legislativo hoje, em sessão solene às 16 horas, no Plenário da Câmara.

O Deputado José Linhares (PP/CE), estará presente na cerimônia, onde será lida pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman, a mensagem encaminhada pela presidente da República, Dilma Rousseff, com as prioridades do Poder Executivo para 2012. Em 2011, na abertura da atual legislatura, a mensagem foi lida pessoalmente pela presidente Dilma.

Solenidade
O presidente da Mesa do Congresso, senador José Sarney, conduzirá a solenidade, depois de cumprir um rito tradicional: chegará ao Congresso conduzido por batedores, ouvirá o Hino Nacional executado pela Banda do Batalhão da Guarda Presidencial, assistirá à execução de salva de 21 tiros de canhão pelo 32º Grupo de Artilharia de Campanha e passará a tropa em revista.

O presidente da Câmara, Marco Maia, e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski – representando o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, que não poderá comparecer –, também participarão da abertura dos trabalhos da 2ª sessão legislativa da 54ª legislatura.

Por: Marcelo Lopes. (i-mail,José Lúcio Ribeiro)

ALCÂNTARAS E MAIS 45 CIDADES CEARENSES TERÃO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO

Entre as cidades da região norte que serão beneficiadas, estão Alcântaras, Cariré, Carnaubal, Groaíras, Miraíma, Moraújo, Pacujá, Reriutaba, Uruoca e Varjota.

Elaborar o plano é um primeiro passo para que pequenos municípios priorizem o saneamento básico, e assim o devido atendimento com redes de água e esgoto, um direito tão essencial. O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, firmou em janeiro um novo convênio para a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento que deve beneficiar mais 46 municípios.

O acordo trata do abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais e limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, e prevê a elaboração de diagnóstico, diretrizes e ações específicas para cada cidade contemplada.

O convênio, destinado a municípios com até 20 mil habitantes, envolve recursos da ordem de R$ 25 mil, divididos igualitariamente entre o Governo do Estado do Ceará e as prefeituras participantes. Do total de municípios esperados, 32 já assinaram a parceria.

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) participam dando suporte logístico e técnico.

Todos os documentos do Plano Municipal de Saneamento Básico estão disponíveis na página da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece). www.aprece.org.br.

Participam desta primeira etapa do plano:
Alcântaras, Apuiarés, Ararendá, Baixio, Capistrano, Cariré, Carnaubal, Choró, Chorozinho, Fortim, Groaíras, Guaramiranga, Iracema, Itaiçaba, Itapiúna, Jati, Miraíma, Moraújo, Pacoti, Pacujá, Palmácia, Penaforte, Potengi, Reriutaba, Salitre, Tejuçuoca, Tururu, Umirim, Uruburetama, Uruoca, Varjota.

Fonte: Diário Vale do Jaguaribe

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

119 CIDADES DO CEARÁ OFERECEM VAGAS PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE

O Estado do Ceará tem 119 municípios cadastrados no Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab). O programa oferece vaga para profissionais que estejam interessadas em atuar nas equipes de saúde da família e outras estratégias atenção básica. Os municípios interessados têm até dia 7 de fevereiro para fazer sua adesão e os profissionais de saúde até o dia 12, segundo edital publicado nesta terça-feira (31) no Diário Oficial da União.

No total, são oferecidas 3.700 mil vagas médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas. Sendo 2 mil para médicos e 1.700 para enfermeiros e cirurgiões-dentistas. As vagas para  o Ceará ainda não foram definidas. “Só iremos distribuir as vagas após o término das inscrições”, diz a assessoria do Ministério da Saúde.

Além do benefício de contar com profissional por 40 horas semanais, os municípios também receberão o incentivo para a implantação e manutenção do Telessaúde, que permitirá às instituições de ensino superior vinculadas ao Provab dar suporte às atuação dos profissionais.

Seleção

O processo seletivo está dividido em duas fases: a fase de habilitação e a fase de seleção. A fase de habilitação vai até dia 12 de fevereiro, e as inscrições devem ser efetuadas pela internet, por meio deste link. Poderão se inscrever médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas que tenham concluído a graduação, e possuam registro profissional junto ao respectivo conselho de classe à época do início das atividades profissionais. Os candidatos deverão indicar, em ordem de preferência, seis localidades em que preferem atuar. 

Ao preencher o formulário eletrônico, o candidato deverá anexar arquivo contendo cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso e cópia de documento de identificação com foto, conforme determina o edital que detalha o procedimento. Candidatos que encontrarem dificuldades técnicas durante a realização da inscrição podem tirar suas dúvidas pelo endereço nti.dab@saude.gov.br.

A  divulgação da lista dos profissionais habilitados e dos municípios que aderiram ao programa está prevista para o próximo dia 15. Os candidatos habilitados deverão então efetuar inscrição para a fase de triagem e seleção de 15 a 20 de fevereiro. A divulgação do resultado final do processo seletivo está prevista para o dia 24 de fevereiro. Os profissionais devem começar a prestar o serviço nas unidades de saúde já a partir de março.

Confira no lista dos municípios que participarão do Provab:

ACARAPE 
ACARAÚ 
ACOPIARA 
ALTANEIRA 
ALTO SANTO 
AMONTADA 
APUIARÉS 
AQUIRAZ 
ARACATI 
ARACOIABA 
ARARIPE 
ARNEIROZ 
ASSARÉ 
 AURORA 
BANABUIÚ 
BARBALHA 
BARREIRA 
BEBERIBE 
BELA CRUZ 
BOA VIAGEM 
BREJO SANTO 
CAMOCIM 
CAPISTRANO 
CARIDADE 
CARIRÉ 
CARIÚS 
CARNAUBAL 
CASCAVEL 
CATARINA 
CATUNDA 
CAUCAIA 
CEDRO 
CHAVAL 
CHORÓ 
CRATO 
CROATÁ 
CRUZ 
ERERÊ 
FORTALEZA 
FORTIM 
FRECHEIRINHA 
GENERAL SAMPAIO 
GROAÍRAS 
GUAIÚBA 
GUARACIABA DO NORTE 
GUARAMIRANGA 
HIDROLÂNDIA 
HORIZONTE 
IBARETAMA 
IBIAPINA 
CE IBICUITINGA 
CE IPAPORANGA 
IPU 
IPUEIRAS 
IRACEMA 
IRAUÇUBA 
ITAIÇABA 
ITAPAGÉ 
JAGUARETAMA 
JAGUARIBE 
JAGUARUANA 
JIJOCA DE JERICOACOARA 
JUAZEIRO DO NORTE 
JUCÁS 
MADALENA 
MARANGUAPE 
MARCO 
MARTINÓPOLE 
MAURITI 
MILAGRES 
MIRAÍMA 
MISSÃO VELHA 
MONSENHOR TABOSA 
MORADA NOVA 
MORAÚJO 
MORRINHOS 
MUCAMBO 
MULUNGU 
NOVA OLINDA 
NOVA RUSSAS 
NOVO ORIENTE 
PACAJUS 
PACATUBA 
PACOTI 
PACUJÁ 
PALHANO 
PALMÁCIA 
PARAIPABA 
PARAMBU 
PEDRA BRANCA 
PENAFORTE 
PEREIRO 
PINDORETAMA 
PIQUET CARNEIRO 
PIRES FERREIRA 
POTIRETAMA 
QUIXELÔ 
QUIXERAMOBIM 
QUIXERÉ 
REDENÇÃO 
RUSSAS 
SALITRE 
SANTANA DO ACARAÚ 
SANTANA DO CARIRI 
SÃO GONÇALO DO AMARANTE 
SÃO JOÃO DO JAGUARIBE 
SÃO LUÍS DO CURU 
SENADOR POMPEU 
SENADOR SÁ 
SOLONÓPOLE 
TEJUÇUOCA 
TIANGUÁ 
TRAIRI 
TURURU 
UBAJARA 
UMIRIM 
URUBURETAMA 
VÁRZEA ALEGRE

ALCÂNTARAS RECEBERÁ SINALIZAÇÃO DE ORIENTAÇÃO TURÍSTICA

A cidade de Alcântaras receberá placas de orientação e sinalização turística e indicativa. No total 08 placas serão fixadas nas ruas da cidade por onde passa a CE-241, que informarão polos de atração turística e  direção de cidades vizinhas. 

A infomação e layout das placas foi enviada por ofício ao gabinete do prefeito pelo DER - Departamento Estadual de Rodovias do Ceará no último dia 12 de dezembro. O Departamento também irá realizar uma nova demarcação evidenciando o inicio do perímetro urbano da cidade e limite de metragem a ser obedecido em contruções as margens da rodovia.

Assessoria de Comunicação da PMA

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

IFCE UBAJARA ABRE PROCESSO SELETIVO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Avançado de Ubajara abre nesta segunda-feira, dia 30, inscrições para o Exame de Seleção 2012.1. O processo tem como objetivo o preenchimento de 70 vagas para o curso técnico em Alimentos.

As vagas são ofertadas na modalidade subsequente, destinada aos estudantes que já concluíram o Ensino Médio, em duas turmas, uma matutina e outra noturna. As inscrições ocorrem, exclusivamente, pelo site http://qselecao.ifce.edu.br, onde os candidatos devem preencher formulário de inscrição e imprimir boleto bancário para pagamento de taxa no valor de R$40,00. Os candidatos que concluíram seus estudos na rede pública de ensino serão isentos de taxa de pagamento, mediante comprovação através do Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio.

Para oficializar a inscrição, todos os candidatos deverão apresentar o protocolo de inscrição (que é gerado automaticamente pelo site e deve ser impresso pelo candidato) e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição (se não isento) na sede do IFCE – Campus de Ubajara, no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h, até o dia 10 de fevereiro.

SERVIÇO:
Exame de Seleção do IFCE - Campus de Ubajara
Inscrições: de 30 de janeiro até 10 de fevereiro
Prova: dia 4 de março (conhecimentos gerais e redação)
Confirmação nas inscrições: Rua Luiz Cunha, s/n, Monte Castelo.
               
Instituto Federal de Educação do Ceará
Coordenadoria de Comunicação Social
Manuella Nobre – MTB - CE 2087JP
PABX: (88)3112.810

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

EMATERCE INICIA A ENTREGA DE SEMENTES EM ALCANTARAS

Uma enorme fila de agricultores foi formada logo no início da manhã.

Na manhã desta segunda-feira, 30, uma grande fila de agricultores vindos de todas as regiões do município de Alcântaras se formou em torno do escritório local da Ematerce. O ocorrido deve-se o inicio da entrega de sementes do Programa Hora de Plantar para o ano de 2012.

O Escritório situado na Rua Monsenhor José Furtado, desde o inicio da manhã encontra-se movimentadíssimo com o fluxo da entrega das sementes de milho e feijão, ao todo 07 pessoas estão envolvidos no atendimento ao público.

Em 2012, o município de Alcântaras deverá entregar  1.060kg de Feijão Caupi, 3.000kg Feijão Phaseolus e 2.400kg de Milho variedade. Atualmente 450 produtores estão cadastrados ao programa.

Para a retirada das sementes os agricultores deverão apresentar o comprovante de pagamento do boleto, que pode ser emitido na Secretaria de Agricultura e pago nas agências dos correios. A entrega das sementes deve ocorrer até o final da semana.

Para 2012  em todo o estado o programa deverá distribuir  3.758,85 toneladas de sementes destacando-se 500 t de milho variedade, 2.300 t de milho híbrido, 500 t de feijão Caupi, 85,85 t de feijão Phaseolus, 75 toneladas de sorgo forrageiro, 30 t de arroz e 200 t de mamona. 

 Francisco Freire (Portal Jovem)

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores