sábado, 16 de maio de 2015

(DENGUE EM ALCÂNTARAS) PRESIDENTA DA CÂMARA SOLICITA AO EXECUTIVO A COMPRA DE SORO PARA O HOSPITAL MUNICIPAL

Presidenta Cleuvilândia. Foto: arquivo (Divulgação internet)
Na Sessão Ordinária de ontem 16.05 da Câmara Municipal de Alcântaras, entre "muitos assuntos discutidos" e projetos apresentados no Plenário Raimundo Nonato Albuquerque, o assunto DENGUE! voltou a ser destaque na reunião.

A presidenta da Câmara Municipal, sobre a dengue; disse ser algo muito lamentável o que está acontecendo. Disse ainda que em uma reunião sobre a dengue tiveram o desprazer de falar que não era preocupante "A doutora Letícia falou que não era preocupante". Nas palavras da vereadora ninguém se preocupou e a coisa foi piorando.

Falta de soro. A única coisa que o hospital está disponibilizando é isso, e solicitou ao Prefeito Municipal  a compra de mais soro. "o Hospital é lotado de gente todo dia. A situação no hospital é preocupante, fico com vergonha quando as pessoas disseram que comprou soro."

Segundo a vereadora, o medo é que agora morra alguém, o medo era de epidemia, já deixou acontecer. 

OBS: Soro e mais soros estão sendo vendidos nas Farmácias da cidade. Eu mesmo já comprei e vi muitas pessoas comprando. Os profissionais da saúde dizem na maior calma: Não tem soro! Se uma vereadora liga para o Prefeito pedindo para que  administração providencie a compra de soros e ele mesmo diz que não sabia da falta do produto/medicamento, então: PARA QUE SERVE MESMO ESTE SECRETÁRIO DE SAÚDE?

VEREADOR GILBERTO CHAMA ATENÇÃO DA POPULAÇÃO COM RELAÇÃO A EPIDEMIA DA DENGUE EM ALCÂNTARAS

Vereador Gilberto. Foto Arquivo (Blog Luís Carlos Silva)
Nesta sexta-feira (15) o vereador Gilberto Freire Carvalho, esteve na Tribuna da Câmara chamando atenção a toda à população e principalmente as autoridades na questão da epidemia da Dengue naquele município. O vereador apresentou os números da Dengue:

Pacientes Notificados: 274 casos de pacientes suspeitos.

Pacientes Confirmados; 139 casos.

Exames Hemogramas: 479 Exames realizados em pacientes com Dengue

Atendimento no Hospital : Média de 50 pacientes por dia.

Informações Blog Luís Carlos Silva

PREVISÃO DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS NO ESTADO DO CEARÁ

As chuva tem sido poucas no mês de maio, no período entre os dias 14 e 15, epenas 11 cidades registraram chuvas no estado do Ceará. Confira a previsão do tempo no estado para os próximos três dias segundo a Funceme:

Previsão para o dia 16/05/2015
Nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea entre a madrugada e a manhã. Ao longo do dia, céu entre parcialmente nublado e claro em todas as regiões do estado.

Previsão para o dia 17/05/2015
O Ceará deverá ficar sob a influência de áreas de instabilidade atmosférica. Por isso, ao longo do dia, o céu ficará com nebulosidade variável e com possibilidade de chuvas isoladas no centro-norte, principalmente entre a tarde e a noite. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado ao longo do dia.

Previsão para o dia 18/05/2015
O setor norte do Nordeste (NE) brasileiro deverá permanecer sob a influência de áreas de instabilidade atmosférica. Por isso, ao longo do dia, o céu ficará com nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões cearenses.

Análise - 15/05/2015
Na imagem do satélite (acima) METEOSAT-10, canal visível, das 7h45min local, observam-se poucas nuvens sobre o Ceará. A pouca nebulosidade está associada à atuação de uma massa de ar seco sobre parte do setor norte do Nordeste (NE) brasileiro, padrão observado nos últimos dias.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

(BOLETIM) SECRETARIA CONFIRMA 9.878 CASOS DE DENGUE NO CEARÁ NESTE ANO

Municípios com casos notificados e confirmados de dengue, Ceará 2015 (Fonte: SESA-CE)
A Secretaria de Saúde do Estado Ceará (Sesa-CE) registrou um aumento de 1.926 casos de dengue em relação ao boletim divulgado na última sexta-feira (8). De janeiro até esta sexta-feira (15), 9.878 casos da doença foram confirmados pela Sesa, com um total de 9 óbitos em 2015.

A quantidade de municípios do Estado do Ceará onde há incidência da enfermidade também cresceu, passando de 118, conforme boletim da semana passada, para 126 cidades.

Dos casos notificados em 2015, destacam-se os municípios de Alcântaras, Aquiraz, Arneiroz, Barbalha, Catarina, Coreaú, Eusébio, Hidrolândia, Horizonte, Ipu, Jardim, Jucás, Mucambo, Ocara, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Porteiras, São Gonçalo do Amarante, Trairi e Varjota, com incidência acima de 300 por 100.000 habitantes.

Dentre os óbitos suspeitos, 9 foram confirmados nos municípios de Aquiraz (1), Barbalha (1), Caucaia (1), Fortaleza (2), Limoeiro do Norte (1), Maracanaú (2) e Varjota (1). De acordo com o boletim, os dados apontam uma certa dificuldade técnica no processo de investigação epidemiológica dos óbitos por dengue.

(CONTAS PÚBLICAS) TREZE MUNICÍPIOS CEARENSES TIRARAM ZERO EM TRANSPARÊNCIA. ALCÂNTARAS NA LISTA

Foto: CGU/Divulgação
Se o Estado do Ceará está muito bem quando o assunto é transparência, ficando ao lado de São Paulo como os que possuem maior transparência pública de informações em todo o País, o mesmo não acontece com 13 dos 15 municípios cearenses avaliados pela Controladoria-Geral da União. Umari, Catunda, Martinópole, Alcântaras, Jaguaretama, Tejuçuoca, Assaré, Ibiapina, Guaiúba, Tamboril, Independência, Marco, Paraipaba e Ubajara tiveram nota ZERO. Fortaleza teve 8,61 pontos e Carnaubal teve pontuação 3,33.

O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Simão, disse nesta sexta-feira, 15, que, apesar de avanços, a Lei de Acesso à Informação ainda não está consolidada no País. O levantamento da CGU concluiu que 63% municípios analisados quanto à implementação da Lei de Acesso à Informação tiraram nota zero.

Neste sábado, 16, a lei completa três anos em vigor. A CGU verificou, no estudo feito, que menos de 10% dos municípios pesquisados regulamentaram as normas. Entre os Estados, 21 e o Distrito Federal já têm regulamentação vigente.

Apesar de a CGU não ter papel de fiscalizar a lei, Simão lembrou que o diagnóstico pode ajudar em ações do Ministério Público Federal e de tribunais de contas. “O descumprimento pode caracterizar ato de improbidade administrativa”, comentou, durante apresentação de ranking de transparência.

Sobral Agora (Via Ceará Agora)

quinta-feira, 14 de maio de 2015

MEC ANUNCIA PROVAS DO ENEM 2015 PARA 24 E 25 DE OUTUBRO

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 ocorrerão nos dias 24 e 25 de outubro. As inscrições serão feitas pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre as 10h do dia 25 deste mês e 23h59 do dia 5 de junho, horários de Brasília. A informação foi divulgada hoje (14) pelo Ministério da Educação (MEC).

No ano passado, cerca de 6,2 milhões de estudantes fizeram o Enem. A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que garante vagas gratuitas em cursos técnicos.

O Enem também é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras e certificação do ensino médio.

O edital do Enem será publicado segunda-feira (9) no Diário Oficial da União.

Este ano, houve um aumento no valor da inscrição, que passou para R$ 63. O valor cobrado até o ano passado era R$ 35. Alunos concluintes do ensino médio em 2015 matriculados na rede pública e pessoas que declararem carência nos termos do edital ficarão isentas da taxa.

Todos os candidatos deverão ter um email pessoal. Este ano, o sistema não aceitará que mais de uma inscrição seja feita em um mesmo email.

Mais informações clique AQUI.

Da Agência Brasil. 

EM ESTADO AVANÇADO A CONSTRUÇÃO DA MODERNA QUADRA COBERTA DA ESCOLA ESTADUAL DE ALCÂNTARAS

A Escola Estadual Francisco de Almeida Monte em Alcântaras está prestes a receber a sua moderna Quadra de Esportes.

No município de Alcântaras outros equipamentos deste tipo 'estão ou deveria estar em construção', mas encontram-se com suas obras paradas, embora já deveriam ter sido entregue a população. As Quadras das localidades de  Espírito Santo e do Belém simplesmente não andam, enquanto que a do Sítio Silva, que é outro modelo, foi abandonada anos atrás.

A única com bom andamento dos serviços obras pertence ao Estado, as demais ao município.

PRESIDENTE DA UVC, CÉSAR VERAS, E BANCADA FEDERAL CEARENSE ARTICULAM MOBILIZAÇÃO CONTRA O MANDATO DE DOIS ANOS

A esquerda: Deputado José Airton Cirilo | A direita: Presidente da UVC, César Veras
O presidente da UVC, vereador de Camocim César Veras (Pros), articula com o coordenador da bancada federal cearense, Deputado José Airton Cirilo (PT), um encontro entre os vereadores e deputados federais que representam o estado. O objetivo da reunião é organizar uma grande mobilização da classe contra a questão do “mandato tampão”, um dos itens da Reforma Política brasileira.

O encontro está previsto para os próximos dias (data divulgada em breve), e o presidente César, juntamente com os vereadores que fazem parte da UVC, se posiciona absolutamente contra o mandato de dois anos (2016 a 2018), o que considera um ato de desrespeito à classe. Vale lembrar que isso não significa que os mesmos sejam contra outras questões da reforma. César afirma que a classe dos prefeitos, representada pela APRECE, também se articula com o mesmo intuito e a ideia é que todos se reúnam no encontro.

Este ano um número considerável de vereadores viajou para Brasília no mês de abril, já em busca de mobilizações a respeito do assunto. Com a data de votação se aproximando, fez-se necessária mais essa articulação, para garantir a todos os vereadores uma melhor condição de mandato.

O relator da comissão especial que discute a reforma na Câmara dos Deputados, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), apresentou o relatório da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), no qual é citado o texto sobre o fim da reeleição de presidente da República, governadores e prefeitos. A proposta estabelece ainda que os prefeitos e vereadores eleitos em 2016 terão mandato de dois anos, com o objetivo de que as eleições de 2018 coincidam.

Fonte: Site da UVC

TREMOR DE TERRA EM ALCÂNTARAS TEVE MAGNITUDE DE 3.2 NA ESCALA RICHTER

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está simbolizado pela estrela vermelha. Os triângulos azuis simbolizam as estações sismográficas operando na região: Sobral (SBBR) e Morrinhos (NBMO).
Região epicentral fica localizado entre as regiões de Lanchinha e Rosápoles.

O Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou mais informações a respeito do tremor que atingiu Alcântaras e município vizinhos na manhã desta quarta-feira (13). De acordo com os técnicos, o evento ocorreu por volta às 8h24 do horário local, com magnitude preliminar estimada em 3.2 na escala Richter, parâmetro que quantifica o nível de energia emitido por abalos sísmicos em escala que varia de 0 para os mais fracos a 10 para os mais fortes. 

O LabSis informou ainda que o abalo foi registrado por várias estações operadas pela UFRN na região Nordeste. 

De acordo com a legenda da imagem acima, o local do epicentro foi confirmado no município de Alcântaras, mais precisamente entre as localidades de Lanchinha e o Povoado de Rosápoles, ficando mais próximo da localidade de Lanchinha e aproximadamente 3.5 do Centro de Alcântaras
Pela localização simbolizada no Mapa, Epicentro ocorreu entre as localidades de Lanchinha e Rosápoles
Informações Blog Sismos do Nordeste e Diário do Nordeste

quarta-feira, 13 de maio de 2015

SEDUC PRORROGA INSCRIÇÕES DA SELEÇÃO DE MONITORES E TUTORES DO JOVEM DE FUTURO

Foi prorrogado até o próximo dia 22 de maio o prazo das inscrições da seleção de alunos do ensino médio e universitários interessados em atuar como monitores e tutores em escolas públicas estaduais, por meio do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI)/Jovem de Futuro (JF). A iniciativa é realizada pela Secretaria da Educação (Seduc), através das 438 unidades de ensino que integram o Programa. Cabe às escolas, fazer a seleção e conceder bolsas aos aprovados.

Os editais serão divulgados pelas próprias unidades de ensino e nos sites das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), no Interior, e no caso das escolas da Capital, no site da Secretaria da Educação (Seduc). A ação é desenvolvida por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (Codea) – Gestão Escolar.

Os inscritos para a monitoria devem ser alunos do ensino médio da rede pública estadual e terão a finalidade de desenvolver atividades voltadas ao fortalecimento das ações pedagógicas e de projetos da própria escola na qual estão matriculados. No caso da tutoria, as vagas serão ocupadas por estudantes do ensino superior. A ideia é que os universitários possam contribuir para a implementação da metodologia Entre Jovens do Jovem de Futuro, concebida para assegurar atendimento educacional complementar a alunos que ingressam no Ensino Médio com dificuldades específicas em Língua Portuguesa e em Matemática.

ProEMI/Jovem de Futuro
O Ensino Médio Inovador é um Programa de reestruturação curricular, enquanto o Jovem de Futuro atua com uma tecnologia de Gestão Escolar para Resultados. A iniciativa é fruto de uma parceria entre Seduc, Ministério da Educação e Instituto Unibanco. A ação oferece às escolas participantes apoio técnico e financeiro para, em um período de três anos (duração do Ensino Médio), melhorar substancialmente seu desempenho. Trata-se de uma proposta que visa mobilizar alunos, professores e famílias em torno de metas pactuadas para um mesmo objetivo: garantir que os jovens acessem, permaneçam, tenham um bom desempenho e terminem o Ensino Médio.

Mais informações sobre a seleção: 
Régia Xavier e Paula Gina
85 3101.4396

Da Assessora de Imprensa da Secretaria da Educação (Site)

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ZEZINHO ALBUQUERQUE DEBATE COM PREFEITOS DO CARIRI LIMITES TERRITORIAIS

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), realizou, na última segunda-feira (11/05), nova reunião, agora com prefeitos e representantes de cidades da macrorregião do Cariri, para discutir os limites intermunicipais. O encontro teve objetivo de explicitar os trabalhos de georreferenciamento dos municípios do Estado realizados pela AL, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Segundo Zezinho Albuquerque, as reuniões com os gestores municipais estão sendo realizadas semanalmente, para que os municípios conheçam os limites territoriais que estão sendo apresentados pelo projeto. O parlamentar explicou que muitos municípios estão sendo prejudicados com a indefinição desses limites, gerando distorções e prejuízos porque não recebem de forma correta o Fundo de Participação Municipal (FPM).

A expectativa do presidente da AL é que, após os debates, a lei de consolidação dos limites dos municípios cearenses seja votada pelos parlamentares ainda neste semestre. “Onde houver acordo e ajustes feitos, vamos fazer a lei para votar na Assembleia. Isto vai fazer com que o município que gaste na sua comunidade receba o FPM, verbas para a saúde e outros recursos que vêm do Governo Federal”, esclareceu o presidente.

O presidente da Comissão de Criação de Novos Municípios, Estudos de Limites e Divisas Territoriais da AL, Luiz Carlos Mourão, explicou que as localidades foram georreferenciadas com uso do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e imagens de satélite. Segundo Mourão, o Ceará é o segundo estado do Brasil a fazer este trabalho. “O primeiro estado da federação foi Santa Catarina, em 2000. Em 2009, na gestão do presidente Roberto Cláudio, estivemos em Santa Catarina para ver como o trabalho foi desenvolvido”, lembrou Mourão.

Diretor do IBGE, Francisco Lopes acrescentou que 92 cidades cearenses já tiveram seus limites estipulados pela comissão. Os prefeitos destas cidades já foram convocados para apresentação dos limites geográficos. “Estamos na fase em que os representantes das prefeituras são chamados para um acordo final, principalmente nas áreas em que há alguma dúvida ou questionamento”, explicou. Nas próximas semanas, conforme Lopes, as reuniões acontecem com prefeituras de cidades das regiões dos Inhamuns, Ibiapaba, Sobral e Litoral Oeste.

O prefeito de Mauriti, Evanildo Simão, declarou que os encontros são importantes para dar segurança jurídica em relação aos limites geográficos das cidades. Segundo ele, grande parte dos municípios está em litígio em seu território, além de dificuldades demográficas ou recebendo recursos de forma indevida. “No caso de Mauriti, temos um litígio antigo com o município de Milagres. Queremos por fim a essa situação para que a população tenha a presença mais fortalecida do governo local”, almeja o prefeito.

Participaram do encontro prefeitos e representantes dos municípios de Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Potengi, Várzea Alegre, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Orós, Quixelô e Solonópole, além da representante do Ipece, Lana Veloso.

Da Assessoria de Imprensa – Assembleia Legislativa do Ceará

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE PROFESSORES PARA A REDE MUNICIPAL DE MERUOCA

A Prefeitura Municipal de Meruoca através da Secretaria de Educação deste município torna público a seleção simplificada por tempo determinado para seleção de professores para a rede pública de ensino de Meruoca.


Fonte: Site Pref. Meruoca (Via Blog Política em Evidência)

TREMOR DE TERRA NA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA EM ALCÂNTARAS

Pense numa pancada! foi rápido, cerca de três segundos, mas muito segura, forte!

Quem estava dormindo não teve nem como continuar. O tremor de terra nesta manhã de quarta-feira 13.05 ocorreu aproximadamente às 8h:24m.

terça-feira, 12 de maio de 2015

CLIMA QUANTE E SEM CHUVAS CASTIGA PLANTAÇÕES

Mapa reprodução Funceme
O mês de maio não tem sido fácil para os agricultores que esperam por chuvas.

Durante os primeiros dias do mês, muitas lavouras se perderam devidos a aproximadamente uma quinzena sem chuvas. Voltou a melhorar com as boas precipitações do último final de semana (dias 08 e 09), agora o medo de perder o que restou, aliada ao sol forte e a falta de chuvas volta a ser um dilema.

Chuvas no Ceará.

No Período de 7:00 de 11/05/2015 às 7:00 de 12/05/2015, apenas dois municípios do Estado do Ceará registraram duas pequenas chuvas, ela ocorreram em Barroquinha 4.3 mm e em São Gonçalo do Amarante apenas 3.8 milímetros

Previsão do temo

Para os próximos dois dias segundo a Funceme: dia 13/05/2015. Ao longo do dia, todas as regiões cearenses ficarão com céu entre parcialmente nublado e claro.

Previsão para o dia 14/05/2015
O Ceará estará sob a influência de áreas de instabilidade atmosférica. Por isso, entre a madrugada e a manhã o céu ficará com nebulosidade variável e com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea. Entre a tarde e a noite, chuvas isoladas no Litoral Norte, Litoral do Pecém, Serra da Ibiapaba e Baixo Jaguaribe. Nas demais regiões cearenses, céu parcialmente nublado passando a claro no decorrer do dia.

AS HOMENAGENS DO "DIA DAS MÃES" EM ALCÂNTARAS

Paróquia e Presidente da Câmara ofertam mais de mil botões de rosa e Rádio Bela Vista realiza programação especial.

No dia em que foi celebrado o Dia das Mães a Paróquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro em parceria com a Presidente da Câmara de Alcântaras ofertou as genitoras presentes nas missas ocorrida no último Domingo mais de mil botões de rosa natural.

A homenagem apesar de singela, emocionou muitas mulheres que fizeram-se na Capela de São Vicente de Paulo pela manhã e na Matriz durante a noite. 

Em 2015, não é a primeira vez que Cleuvilândia Menezes participa de parcerias/iniciativas para prestar homenagem ao publico feminino. Em Março passado a nobre vereadora também em parceria com a Câmara Municipal homenageou dez personalidades femininas de Alcântaras através da Comenda Mulher Mulher!.

Na cidade de Alcântaras, além de mensagens por meio de som volante, mais homenagens foram prestadas por blogs, escolas e pela Rádio Bela Vista FM através do Programa Musical da 98.                                                                                                                                
(Post.Francisco Freire - Portal Jovem)

Quem também merece destaque nas comemorações do dia das mães, são os comunicadores da Rádio Bela Vista FM, que liderados pelo comunicador Filho Alves fizeram uma bonita festa para todas as mães na manhã de domingo, com direito a sorteio de brindes e muitas homenagens especiais.
Imagens: Divulgação Facebook
Parabéns a todas as homenageadas, ou seja todas as mães, e também um parabéns aos que tiveram a iniciativa em 'eventos diferentes' de realizar as homenagens. Paróquia de Alcântaras (Padre Emílson), Câmara Municipal (Vereadora Cleuvilândia) e Rádio Bela Vista ( Radialista Filho Alves).

segunda-feira, 11 de maio de 2015

CAMPANHA “CEARÁ SEM DROGAS” SERÁ RETOMADA EM VIÇOSA DO CEARÁ NESTA SEXTA-FEIRA (15/05)

 A campanha institucional “Ceará Sem Drogas”, realizada pela Assembleia Legislativa do Ceará, será retomada nesta sexta-feira (15/05), no município de Viçosa do Ceará. Liderada pelo presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), a campanha levará à região da Serra da Ibiapaba o ex-jogador de futebol Walter Casagrande, que fará palestra no Centro Administrativo Catinguba, às 9h30min.

No evento, Walter Casagrande, que atua como comentarista esportivo, tratará de sua experiência com as drogas e de como conseguiu superar a dependência química – experiência narrada no livro biográfico “Casagrande e seus demônios”. Ele também responderá a questionamentos dos participantes da atividade.

Balanço

A campanha “Ceará Sem Drogas” percorreu, em 2014, os municípios de Fortaleza, Crato, Limoeiro do Norte e Sobral. Nos três primeiros encontros, os participantes acompanharam relatos de Walter Casagrande sobre o tema. Já em Sobral, o palestrante foi o jornalista Caco Barcellos, da Rede Globo, que produziu reportagens sobre vários temas relacionados à campanha, como a experiência de países que mudaram sua legislação sobre as drogas e o envolvimento de jovens com entorpecentes.

Para o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, a campanha “Ceará Sem Drogas” visa levar aos jovens relatos que conscientizem os jovens sobre os efeitos da dependência química.

“A campanha chega a mais uma região do Estado com a intenção de mobilizar estudantes para dizer não às drogas. Esse trabalho encabeçado pela Assembleia é de conscientização e alerta para juventude cearense”, afirma Zezinho, destacando a atuação integrada entre o Poder Legislativo e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas.

Prêmio

A campanha Ceará Sem Drogas foi uma das grandes vencedoras da oitava edição do Grande Prêmio Verdes Mares de Publicidade, referente às campanhas realizadas em 2014.  A iniciativa, que objetivou alertar a população cearense para a problemática das drogas, foi a vencedora na categoria Campanha Pública.
Assessoria de Imprensa – Assembleia Legislativa do Ceará

MOSES RODRIGUES RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO DE MIRAÍMA

No último sábado (09), o deputado federal Moses Rodrigues (PPS/CE) recebeu da Câmara de Vereadores do Município de Miraíma o título de “Cidadão Miraimense”. 

O Projeto de Lei, que confere ao parlamentar a comenda em “reconhecimento pelos relevantes trabalhos prestados ao município”, é de autoria do presidente da Casa, vereador Cristiano Teixeira (PP-CE).

“Para mim é uma grande honra receber o título “filho de Miraíma”. Conheço bem essa terra, sua gente e sei como todos lutam pelo crescimento da cidade. Como já disse, vou continuar atuando e buscando ações que promovam o desenvolvimento do nosso Estado. Meu compromisso é com o povo”, destacou Moses Rodrigues.
Fonte: Assessoria



CHIKUNGUNYA TEM EXPANSÃO RÁPIDA NO PAÍS

Até julho de 2014, o Brasil tinha registrado apenas 17 casos de chikungunya. A doença entrou no País provavelmente trazida por militares que retornavam do Haiti. A disseminação foi rápida: até o final do ano, o número de casos autóctones confirmados subiu para 2.772, além de outros 477 em investigação. Houve ainda 100 casos importados da doença em 14 Estados. Em São Paulo em 2014, foram notificados 213 casos, dos quais 35 confirmados – todos importados.

Mais transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue, embora também possa ser passada pelo Aedes albopictus, a febre chikungunya tem sintomas semelhantes, porém mais agudos e dolorosos. O nome, em dialeto africano, significa “andar curvado” em referência às fortes dores que causa na coluna e nas articulações. Os sintomas duram mais tempo que os da dengue e a pessoa que teve essa doença também pode adquirir a chikungunya.

De acordo com relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de casos de chikungunya nas Américas passou de 111 em janeiro de 2014 para 1,16 milhão em janeiro deste ano, com 172 mortes. Países do Caribe e da América Central são os mais atingidos – apenas na República Dominicana são 539 mil casos. O diagnóstico é feito por exame clínico ou de laboratório.

Como no caso da dengue, apenas os sintomas da doença são tratados com hidratação intensa, além de analgésicos e antitérmicos para aliviar os sintomas. A prevenção consiste em eliminar os criadouros do mosquito transmissor.

Conteúdo Estadão (Via Site Ceará Agora

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores