sábado, 30 de abril de 2011

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR DE UMIRIM É SUSPENSA PELO TSE


A ministra do TSE, Nancy Andrighi, suspendeu as eleições no município de Umirim marcadas para o dia 5 de junho próximo. A relatora deferiu a liminar de um mandado de segurança impetrado pelo Partido Progressista (PP) e por João Sales Teixeira Filho, candidato ao cargo de vice-prefeito em Umirim nas eleições de 2008.

A Corte do TRE tinha aprovado a resolução de nº 437/2011, que disciplinava as eleições do município de Umirim, na sessão do dia 11 de abril e fixado a data de 5 de junho para a realização das eleições. Com a decisão da ministra, ficam suspensas as eleições até o julgamento do mérito do mandado de segurança pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Do site TRE-CE

A Eleição Suplementar de Umirim foi marcada pelo TRE-CE para acontecer no mesmo dia em que Alcântaras, onde ainda continua valendo, dia 05 de Junnho.

PRÊMIO PROFESSOR ALFABETIZADOR

A Secretaria de Educação de Alcântaras vem desenvolvendo uma política de formação e valorização de seus profissionais, visando a melhoria da aprendizagem e a elevação dos índices educacionais no município. A premiação acontece pelo segundo ano consecutivo.

Com a adesão ao Programa de Alfabetização na Idade Certa – PAIC, a educação tomou um novo rumo e já é possível perceber uma melhor qualidade tanto no modo de aprender como de ensinar de nossos professores.

A Lei Municipal de incentivo ao professor alfabetizador proporcionou aos professores do 1º e 2º ano e aos gestores escolares, muito mais motivação e desejo de fazer o melhor pelos seus alunos e comunidade escolar.

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Alcântaras, juntamente a Secretaria de Educação estarão premiando aos gestores e aos professores do 1º e 2º ano que alcançaram a meta de leitura de seus alunos no ano de 2010.

A solenidade aconteceu ontem nessa sexta-feira às 19 horas no Káthia Club de Alcântaras, onde além de homenagens de Honra ao Mérito os Professores e Gestores Escolares foram premiados com um 14º Salário.

Todas as informações são do Blog Alcântaras

PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE (PSOL) CONFIRMA TERCEIRA CANDIDATURA PARA A PREFEITURA DE ALCÂNTARAS

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Alcântaras, lançou os nomes que irão disputar os cargos de Prefeito e Vice-prefeito para as eleições suplementares de Alcântaras. Charlys Meneses e Jardel Gualberto, Mário Magalhães ficou de fora. 

O Candidato a prefeito pelo Psol é o Engenheiro Civil e Sindicalista Charlys Meneses. Charlys também é professor e já lecionou na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA), em 2010 também foi candidato a Deputado Estadual, sendo em Alcântaras o terceiro mais votado. O companheiro de chapa Jardel Gualberto e candidato a Vice-prefeito é estudante universitário e  presidente do Psol de Alcântaras, é também presidente da Associação dos Estudantes Alcantarenses de Universidade Pública (ASSEUP). Detalhe, os dois nomes vem do interior de Alcântaras (zona rural), e atuantes dos movimentos sociais.

 Após a realização de debates internos ocorridos em dois finais de semana anteriores a convenção que foi realizada no último 26 de abril na sede do Sindicato dos Servidores Públicos (SINDICAM), segundo nota divulgada pelo PSOL de Alcântaras: “ficou decidido pelo coletivo que o PSOL teria que apresentar um contra ponto aos dois grupos que há tempos se revezam no poder, com o propósito de apresentar um projeto de recuperação para a cidade, o Psol de Alcântaras trás esta candidatura como alternativa de esquerda e socialista." Finaliza

Mário Magalhães ficou de fora

Uma das expectativas do Psol estava voltada para o nome do Radialista Mário Magalhães, no entanto sua candidatura foi barrada devido aos compromissos profissionais. Magalhães recentemente teve contrato assinado com a Rede SomZoom Sat chegou a conversar com o grupo que dirige a emissora, mas a decisão final ficou por conta do Sr Donizete Arruda e não sendo possível a sua liberação.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

IBGE DIVULGA NOVOS RESULTADOS DO CENSO 2010 SOBRE A POPULAÇÃO DO BRASIL

O Censo Demográfico visitou 67,5 milhões de domicílios em 5.565 municípios de agosto a outubro de 2010
 
O Brasil tem 190.755.799 habitantes segundo pesquisa Censo 2010 realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Os dados oferece uma série de informações, desde o primeiro Censo, realizado em 1872, sobre a evolução demográfica do País, dados populacionais por sexo e grupos de idade, média de moradores em domicílios particulares ocupados e número de domicílios recenseados, segundo a espécie (ocupados, vagos, fechados, uso ocasional, coletivos) e situação urbana e rural. O resultado foi divulgado na manhã desta sexta-feira, 29.

O Censo Demográfico visitou 67,5 milhões de domicílios em 5.565 municípios de agosto a outubro de 2010. Dos 67,5 milhões de domicílios recenseados, foram realizadas entrevistas em 56,5 milhões de domicílios (83,7%). Foram classificados como fechados 899 mil domicílios (1,3%).
Redação O POVO Online

Clique  AQUI, e faça uma pesquisa completa sobre o Brasil, sua região, seu Estado ou o seu município.

AÇÃO DO GRUPO DE IDOSOS DE ALCÂNTARAS DOA LIXO DESTINADO A RECICLÁGEM

Os idosos que compõem o grupo "Alegria de Viver" participam de confraternização na sede da STDS de Alcântaras. O grupo que realiza diversas atividades, neste mês de abril arrecadou e doou lixo com destino para a reciclagem. Na foto, grupo de Ventura recebe homenagens da STDS.

O grupo é formado por idosos das comunidades de Carmolândia, distrito de Ventura e também da sede do município, totalizando cerca de 150 pessoas que são assistidos pela Secretaria de Ação Social do município. São dois dias por semana, as terças e quinta-feira, onde desempenham atividades culturais, convívio social, lazer e recreativas, além de comemorarem as principais datas do ano. No local também é oferecido refeições para os participantes.

Na tarde de quinta-feira 28/04, fizeram o fechamento das atividades do mês, e mesmo já estando no período de Pentecostes, não deixaram de relembrar o período da Páscoa.

Para este mês de abril, o destaque das atividades foi à realização de uma gincana que tinha por objetivo retirar do meio ambiente a maior quantidade possível de lixo. Para isso, os três grupos foram divididos em nove subgrupos. Todas as equipes foram premiadas com medalhas de reconhecimento. O lixo arrecado foi doado ao galpão de triagem localizado na Sítio Espírito Santo.
Representantes de Carmolândia
Sede
Secretaria da STDS entrega medalhas



quinta-feira, 28 de abril de 2011

ACORDO PARA APROVAR REGULAMENTAÇÃO DA EMENDA 29

Comissão de Seguridade diz que há acordo para  aprovar regulamentação da Emenda 29

O presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG), o Deputado JOSÉ LINHARES (foto) e outros integrantes da comissão estiveram ontem com o presidente da Câmara, Marco Maia, para informar que há acordo com o governo para votar a proposta de regulamentação da Emenda Constitucional 29, que amplia os recursos para a área de saúde. Segundo o deputado, o governo concordou em retirar do texto a criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS), que seria cobrada nos moldes da extinta CPMF, com alíquota de 0,1% sobre as transações financeiras – depósitos, saques, transferências, etc.

Depois do encontro com Marco Maia, os integrantes da comissão foram procurar o líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), para marcar a data de votação da proposta. Como há 13 medidas provisórias trancando a pauta do Plenário, é preciso marcar uma sessão extraordinária para votar esse projeto.

A Emenda 29 fixa os percentuais mínimos a serem gastos na saúde por estados, municípios e União. A regulamentação tramita sob a forma do Projeto de Lei Complementar (PLP) 306/08, do Senado. O texto principal da proposta foi aprovado pelo Plenário em 2008, mas a votação não foi concluída. Por falta de acordo, a proposta está parada no Plenário desde então.

De acordo com o texto aprovado, os estados deverão aplicar na saúde 12% da receita corrente bruta, e os municípios, 15%. O Distrito Federal deverá aplicar 12% ou 15%, conforme a receita seja originária de um imposto de base estadual ou municipal.

Mais:
Comissão define cronograma e decide ir aos estados para debater o novo PNE

O Deputado José Linhares, membro titular da comissão especial destinada a analisar o projeto de lei do Executivo que cria o Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10), com metas do setor para os próximos dez anos, informa que a Comissão  definiu ontem um cronograma de trabalho com audiências públicas e seminários na Câmara, além de reuniões nos estados.

Já na próxima semana, o ministro da Educação, Fernando Haddad, vai se reunir com o colegiado. A data ainda não está acertada, mas, segundo o presidente da comissão, Gastão Vieira (PMDB-MA), o encontro ocorrerá na próxima terça ou quarta-feira. Já o prazo para emendas parlamentares ao projeto do Executivo será aberto no próximo dia 20 de maio.

O relator da proposta, Angelo Vanhoni (PT-PR), explicou que a comissão especial promoverá pelo menos quatro audiências públicas em maio e junho sobre os temas qualidade da educação, financiamento do setor, universalização e expansão do ensino, e gestão da educação. Outras audiências ainda podem ser acertadas caso algum dos 25 integrantes do colegiado requeira. Estão previstos também dois seminários sobre as metas do PNE. O primeiro será realizado no dia 2 de junho, e o segundo ainda não tem data marcada.

A proposta do PNE tramita em caráter conclusivo na Câmara. Ou seja, assim que for aprovada pela comissão especial, seguirá diretamente para o Senado, sem precisar passar pelo Plenário, exceto se houver recurso.

Por José Lúcio Ribeiro

CONSELHEIROS DE SAÚDE DE 06 MUNICÍPIOS SE REÚNEM EM ALCÂNTARAS

 Além do município anfitrião, o Seminário contará com a participação dos municípios de Meruoca, Santana do Acaraú, Massapê, Senador Sá e Uruoca.

Nesta quinta-feira (28/04), na parte da manhã, estarão reunidos na Câmara Municipal de Alcântaras para a realização do I SEMINÁRIO EM CONTROLE SOCIAL.


Os municípios de Meruoca, Santana do Acaraú, Massapê, Senador Sá e Uruoca, além de Alcântaras,  estarão todos representados através dos seus membros dos Conselhos de Saúde cada município.

Na oportunidade os municípios compartilharão experiências exitosas e conhecerão os projetos récem-instalados na saúde de Alcântaras.

“É a participação Popular, no Fortalecimento do SUS”

Do blog Alcântaras


quarta-feira, 27 de abril de 2011

RACHADURAS NA PAREDE DO AÇUDE GENIPAPO PREOCUPAM MORADORES DE MERUOCA

O açude Genipapo, custou caro para os moradores da região, para os cofres públicos e principalmente para o meio ambiente, agora a preocupação e com as rachaduras na parede da barragem.

Veja a reportagem do Jornal CETV 1ª edição (27/04/2011)

Rachaduras na parede preocupam moradores de Meruoca

Em Meruoca, no norte do Estado, os moradores estão apreensivos com as rachaduras que começaram a aparecer na parede de açude que abastece a comunidade.

Depois de ver a situação do açude Jenipapo, a repórter Tereza Tavares foi até a cidade ouvir o secretário de infra-estrutura, Fagner Trajano. Ela foi informada que ele não poderia dar entrevista porque estava numa reunião sobre licitações.

Nesta quarta (27), ligamos para o secretário e disseram que ele não poderia nos atender porque também estava em reunião. Deixamos o telefone de contato do CETV, mas até o início da edição do CETV desta quarta (27), Fagner trajando não retornou a ligação
Essas imagens do blog foram feitas em fevereiro de 2010, ao lado, uma maquina removiam as enormes árvores e pedras que foram devastadas do local para dar lugar a barragem.

EM SOBRAL, VIGILANTE DO COLÉGIO CIRÃO REAGE ASSALTO E MATA ASSALTANTE

Na tarde desta terça feira, 26 de abril de 2011, a equipe do Sobral Portal de Notícias acompanhou mais uma cena sangrenta na cidade de Sobral.

Por volta das 13h00min, dois assaltantes chegaram ao colégio Cirão com o objetivo de tomar a arma do vigilante, de nome Ricardo. No momento da ação delituosa, o vigilante foi mais ágil, efetuando um tiro de revólver na cabeça de um dos assaltantes, que tombou sem vida.Segundo informações de populares, o segundo elemento conseguiu fugir.

Informações recebidas por nossos internautas da cidade de Parnaíba, o assaltante é fugitivo e procedente daquela cidade, sendo identificado como Jean de Sousa Barros de 28 anos.
O corpo do assaltante foi transladado para o IML de Sobral.

Veja as imagens clicando AQUI

"O jovem vigilante é casado, mora em Sobral mas é natural da região do distrito de Ventura em Alcântaras, ontem famliares tiveram a desagradável notícia do ocorrido no colégio Cirão."

ALUNOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS RECEBEM DOAÇÕES DE CALÇADOS

A ação foi possível através de uma parceria entre a Secretaria de Educação do município de Alcântaras e a SEDUC-CE, os alunos foram beneficiados com calçados novos.

A Secretaria de Educação do Estado do Ceará SEDUC doou 1000 (Um mil) pares de calçados da marca ortopé que serão distribuídos entre os alunos da Educação Infantil, séries iniciais e Ensino Fundamental de Alcântaras.

Fonte: Informações e imagem do Blog Alcântaras

ELEIÇÕES SUPLEMENTARES: CANDIDATOS DE OPOSIÇÃO REGISTRAM CANDIDATURAS EM ALCÂNTARAS

O PSB e PMDB lançaram os nomes de Francisco Eliésio Fonteles e Joaquim Ximenes de Carvalho para os cargos de Prefeito e Vice-prefeito para as eleições suplementares do município de Alcântaras.

 A convenção que homologou os nomes dos candidatos ocorreu no Avenida Clube, onde houve uma grande movimentação na noite de terça-feira 26 de abril.

Natural e residente de Sobral, Eliésio Fonteles, irmão do prefeito de Meruoca, disputou a prefeitura de Alcântaras duas vezes, as duas contra Raimundo Manduca, onde foi derrotado. Com a cassação dos eleitos em 2008, ação de impugnação movida pela coligação PSB, PMDB e PT, agora tem uma nova chance de disputar a prefeitura de Alcântaras.

Natural e residente de Alcântaras, Joaquim é o principal herdeiro político do ex-prefeito Quinca Tibúrcio (in memoriam), é vereador pelo PMDB, sendo o mais votados nas eleições de 2008. É atualmente o mais novo político exercendo mandado em Alcântaras, além de primo, é também desafeto político do prefeito em exercício Antônio Marcos, que também é candidato.
 Movimentação dentro do Avenida Clube (FOTOS: Blog Alcântaras)

terça-feira, 26 de abril de 2011

SEDUC-CE ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA SELEÇÃO DE COORDENADORES DE CREDE

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), abriu a partir desta segunda-feira, dia 25, até 04 de maio próximo,  as inscrições ao processo de seleção pública destinada  à composição do banco de recursos gerenciais para o cargo em comissão de coordenador, das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação do Estado do Ceará(Crede). 

Para participar, o interessado deverá preencher exclusivamente via internet formulário de inscrição no endereço eletrônico http://www.ccv.ufc.br.  A Coordenadoria de Concursos(CCV), da Universidade Federal do Ceará(UFC) será parceira da Secretaria na operacionalização da iniciativa.

Conforme o edital que regulamenta o processo, o interessado deve possuir diploma de nível superior (graduação).  A seleção é composta de duas fases. A primeira, de responsabilidade da CCV/UFC,  será aplicada nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte,  Quixadá e Sobral. Constará de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. A segunda terá caráter classificatório e eliminatório. A Seduc responderá por este momento que ocorrerá exclusivamente em Fortaleza, constituído de três etapas: participação em Curso de Fundamentação; avaliação comportamental e entrevista.

As Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação(Crede) integram a estrutura organizacional da  Secretaria da Educação(Seduc). Estão presentes no interior do Estado e têm responsabilidade social e obrigações administrativas, com o fim de operacionalizar as políticas públicas propostas pela Secretaria para a rede pública de ensino.

Confira o EDITAL.

SOBRE AS PROVAS

Língua Portuguesa 10 QUESTÕES 2,0 pontos TOTAL 20
Raciocínio Lógico 10 QUESTÕES 3,0 pontos TOTAL30
Gestão Pública e Gestão da Educação 10 QUESTÕES 3,0 pontos TOTAL 30
Sociedade Brasileira, Política eLegislação Educacional 10 QUESTÕES 2,0 pontos TOTAL 20

segunda-feira, 25 de abril de 2011

LANÇADOS OS PRIMEIROS NOMES PARA AS ELEIÇÕES SUPLEMENTARES EM ALCÂNTARAS

O PRP, PC do B, PR, PPS e DEM, realizaram nesta segunda-feira 25/04 uma convenção municipal com vistas às eleições suplementares marcadas para o dia 05 de junho. Depois de quase 11 anos, Antônio Matias volta a disputar um cargo político, desta vez vice-prefeito de Antônio Marcos.

Foram homologados os nomes de Antônio Marcos Ximenes Carvalho (PRP) para o cargo de Prefeito e Antônio Nonato de Sousa (PC do B) para o cargo de Vice-prefeito. Antônio Matias é pai do vereador Toni Matias também do PC do B e foi vereador durante seis mandados consecutivos, também foi um dos 05 vereadores que tiveram a legenda do PPS negados nas eleições de 2004.

Na convenção desta segunda-feira, os filiados e demais pessoas presentes ouviram os discursos de Miguel  Silva representando o diretório Estadual do PC do B, vereador Toni do Matias, e da vereadora Toinha Sergino, os vereadores do PRP Airton da Carmolândia, José do João Luís, e o Presidente da Câmara em exercício José Maurício, além ainda do ex-prefeito Raimundo Manduca e o ex-vice-prefeito Joaquim Benício.
Antônio Marcos destacou a organização administrativa da prefeitura realizada nos últimos 8 meses, e que segundo ele de acordo com um instituto de pesquisa e avaliação interna, lhe renderam 61% de aprovação  decorrentes do trabalho desenvolvido a frente da prefeitura.

A primeira chapa apresentada ficou assim: Prefeito Antônio Marcos (PRP), Vice-prefeito Antônio Matias (PC do B).

Nesta terça-feira 26/04 mais duas chapas deverão serem lançadas, onde será realizada a convenção do PSB e a outra do PSOL.



COREAÚ E ACARAÚ NA RELAÇÃO DE VISITAS DO TCM

Equipes de fiscalização do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) voltam ao Interior para realizar inspeções ordinárias nas prefeituras e câmaras de Acaraú, Coreaú e Ocara. Nesses municípios os trabalhos serão iniciados na próxima quarta-feira com a data de encerramento prevista para sexta-feira.

Este ano o TCM já realizou inspeções ordinárias na Secretaria de Educação e no Fundo Municipal de Educação de Fortaleza e nas prefeituras e câmaras de 22 municípios cearenses, sendo eles os seguintes: Acopiara, Alcântaras, Amontada, Arneiroz, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Caridade, Fortim, General Sampaio, Granjeiro, Juazeiro do Norte, Morada Nova, Pacoti, Pentecoste, Quixelô, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Tianguá, Tururu e Umari.

AÇUDE PINGA GARANTE ÁGUA PARA OS PRÓXIMOS TRÊS ANOS EM ALCÂNTARAS

O Açude Pinga, único reservatório hídrico responsável pelo abastecimento da cidade de Alcântaras, está sangrando desde a quinta-feira 21/04. Quando cheio, garante água para a cidade de Alcântaras durante os próximos três anos.

Durante os dias do último feriadão, foi constante o movimento de banhistas a região, atraídos além do açude pela bica do Pinga. O açude que é barrado pelo riacho Santana tem capacidade  de armazenamento de menos de 1.000.000 m³ de água. É o único  reservatório hídrico responsável em abastecer a cidade de Alcântaras. Foi construído em 1993 na gestão do Governador Ciro Gomes e em 2006-2007 quase houve um colapso de abastecimento para o consumo humano.

Uma bom período chuvoso, é muito importante para a regularidade do reservatório, que não chega a sangrar todos os anos, a última vez que tinha ocorrido foi em 2008, agora ele está cheio e com as águas renovadas. Para se ter uma ideia da importância do reservatório para Alcântaras, meses atrás mostramos aqui a situação já preocupante do Pinga.

Clique AQUI e reveja

domingo, 24 de abril de 2011

DEFINIDOS SEMIFINALISTAS DO 2º TURNO DO CAMPEONATO CEARENSE DE FUTEBOL

Foi encerrada na tarde deste domingo (24.04) a fase classificatória do 2º turno do Campeonato Cearense de 2011.

Na rodada cheia, foram definidos os últimos classificados para as semifinais. O Fortaleza amargou a desclassificação ao ser derrotado, no Romeirão, pelo Icasa, por 3 a 2. O Fortaleza, que dependia de uma série de resultados para se classificar, encerrou o segundo turno da competição em 7º lugar.

O Ceará, que já estava classificado, foi derrotado em Porangabuçu, por 3 a 2, pelo Guarany de Sobral, que ficou com a 4ª posição. As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima fase. O "Alvinegro" leva vantagem de mandar seus jogos até uma eventual final do 2º turno.

O Guarani de Juazeiro, que também já estava classificado, foi derrotado, no Perilão, pelo Itapipoca. O "Moleque Travesso", mesmo com a vitória, não conseguiu se classificar. Apesar da derrota, o clube caririense manteve a 2ª posição. O Horizonte se classificou para enfrentar exatamente o "Guaraju", ao vencer o Ferroviário, no Domingão, por 3 a 1.

No jogo dos desesperados, o Crato aproveitou a vantagem de jogar em casa e derrotou o Quixadá por 3 a 1, no Mirandão. A equipe do Cariri escapou do rebaixamento, enquanto a equipe do Sertão Central foi rebaixada, ao lado do Limoeiro.

O "Jaguar do Vale", que já estava rebaixado, se despediu da 1ª Divisão do Estadual empatando em 3 a 3, no Bandeirão, com o Tiradentes, que ficou em 6º lugar no returno.

Na classificação geral, permanece a disputa entre Guarani de Juazeiro e Horizonte pela vaga na Série D do Brasileirão 2011. O "Leão do Mercado" tem 5 pontos de vantagem.

Do Jornal Diário do Nordeste

CENSO TORNA PIAUIENSES CEARENSES

Em 1880, o município de Crateús, no sertão no Nordeste, era do Piauí e foi anexado a território do Ceará, como resultado da solução encontrada para o litígio territorial entre estes dois estados.

O Ceará reconheceu a jurisdição do Piauí sobre o município de Amarração (Luís Correia), que passou a ser os únicos 49 quilômetros de litoral em território piauiense, em troca o Piauí ofereceu dois importantes municípios piauenses: Independência e Príncipe Imperial, hoje Crateús.

Desta vez não houve contrapartida e o Piauí perdeu, da noite para o dia, 250 famílias, correspondentes a 1.300 pessoas, para o Ceará, causando conflitos, recusa de piauienses de ser chamados de cearenses, e toda uma retirada pela prefeitura do lado piauiense de serviços como visitas de agentes comunitário de saúde, de suspensão de aulas para as crianças e de fornecimento de medicamentos para diabéticos.

Os 1.300 habitantes eram contados até o Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2000 e a Contagem da População de 2007, os 1.300 habitantes das localidades Campestre, Conduru, Jaboti, Jabu, Grotas, Tucuns, Palmeira dos Ricardos, Sumaré e Deus me Livre para o município piauense de Cocal (268 km de Teresina), mas no Censo Demográfico de 2010, os mesmos habitantes foram contabilizados como do município de Granja, do Ceará.

O supervisor de Informações do IBGE do Piauí, Pedro Soares, afirmou que os moradores das localidades rurais de Cocal foram contabilizados como cearenses do município de Granja depois que a Diretoria de Geociências do Ceará usando carta topográfica e GPS determinou a linha de divisão entre os estados do Piauí e do Ceará determinando que as comunidades rurais que eram de Cocal passassem a ser consideradas como de Granja. A maioria dos moradores da área de litígio não conhece Granja, mas se relacionam comercialmente com a cidade de Viçosa do Ceará. Os comerciantes de Viçosa abastecem os ex-piauienses de frutas, verduras, carnes e peixes.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores