sábado, 2 de abril de 2016

TEMPO CHUVOSO EM ALCÂNTARAS E CERRAÇÃO TEM MUDADO A PAISAGEM DA CIDADE

Durante os últimos dias, o clima na cidade de Alcântaras tem sido esse. Neblina, frio e chuva, o solo está encharcado e a lavoura se desenvolvendo rapidamente, já estando praticamente garantida.

Apesar das chuvas, a maioria são finas, desde a manhã da última sexta-feira 26 de março, até a manhã deste sábado 02 de abril, segundo o posto de coleta da Funceme em Alcântaras, choveu apenas exatos 50.0 milímetros, isso na cidade. Como as chuvas são continuas, apesar do pouco volume o clima é também de muito otimismo.

As chuvas, hoje sábado 02 de março, não param, começou ainda cedo e continua até após as 16:00 horas. A bica do Pinga voltou jorrar água desde o final de março e a cerração é um atrativo também a mais que diariamente atinge e ladeira e todo o distrito de ventura, alguma vezes tem encoberto a cidade de Alcântaras.

NOTÍCIA DA PRÉ-CANDIDATURA DA PRIMEIRA DAMA DE ALCÂNTARAS É DESMENTIDA

Imagem: Internet
Uma das conversas que tem pegado os alcantarenses no último dia 1º de abril de surpresa, foi a notícia da suposta pré-candidatura da primeira dama de Alcântaras a vice-prefeita ao executivo municipal.

Tal candidatura não seria possível, pois o parece, o processo ainda encontra-se em andamento, e mesmo que estivesse finalizado, ainda assim o curto período de tempo ainda o tornaria a primeira dama inelegível, fato "de direito" já conhecido na prática pelos alcantarenses. A notícia, que foi publicado em renomado blog de Alcântaras, além de outras mídias sociais, já foi desmentida pela bancada da situação na última sessão da Câmara de Municipal de Alcântaras.

Mesmo assim, apesar de desmentida o que muitos chamaram de pegadinha de 1º de abril, pelo menos processo de divórcio parece ser verdadeiro, e mesmo que a população não tenha nada a ver com isso, o fato causa surpresa e o mesmo tem intrigado a muita gente!

DEMORA DA EXECUÇÃO DE OBRAS GERA RECLAMAÇÃO EM ALCÂNTARAS

Moradores das ruas Francisco Xavier Lourenço Lopes reclamam da lameira
A demora nos serviços de pavimentação de trechos ampliados em algumas ruas do Bairro Bela Vista tem gerado a insatisfação de moradores que reclamam da realização de serviços em pontos onde não há habitação.

Já as duas vias mencionadas, já teriam obras licitadas pela Prefeitura e aguardam o início dos serviços há mais de um ano, além disso existe a ausência de iluminação publica e são desprovidas de quaisquer pavimentação, ficando parcialmente intransitáveis após as precipitações.

Contatada a SEINFRA informou que a Rua Lourenço Lopes deverá passar por nova ampliação até encontra-se com a Rua Francisco Guilherme, e só depois será pavimentada. Quanto a Francisco Xavier, o departamento informou que as obras já foram licitadas, porém aguardam a transferência  da primeira parcela de um recurso do Governo do Estado para o inicio da execução dos Serviços.

Na sede de Alcântaras, além da Rua Tarcísio Lopes Ximenes, a Secretaria de Obras já "calçou" com pedra tosca um trecho da Rua Moacir Galdino, no Bairro Caldeirão.

Post. O Serrano 

TRÊS MIL PESSOAS DE CRATEÚS E CIDADES VIZINHAS PARTICIPAM DO CEARÁ SEM DROGAS

Foto: Edson Júnior Pio
A 11ª edição da Campanha Ceará sem Drogas mobilizou cerca de três mil pessoas em Crateús, nesta sexta-feira (01/04), em evento realizado no Ginásio Poliesportivo Raimundo Deromi Melo. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), idealizador da iniciativa, disse que o Ceará sem Drogas tem sido reconhecido como “um grande projeto de mobilização”.

O parlamentar ressaltou outras ações realizadas pelo Poder Executivo, com a colaboração do Poder Legislativo, para o combate às drogas e tratamento à dependência química, como a aprovação do Fundo Estadual de Combate às Drogas; a criação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas; e a abertura de leitos para tratamento de dependentes químicos. “Está sendo feito todo o trabalho para que as pessoas não entrem, por curiosidade ou qualquer outro motivo, no mundo das drogas”, afirmou.

A secretária especial de Políticas sobre Drogas do Estado, Mirian Sobreira, avaliou que o Ceará sem Drogas é um programa exitoso, “levando a discussão e fazendo o jovem pensar como é se envolver com drogas”. Ela lembrou que o Ceará foi o primeiro Estado a criar uma secretaria voltada especificamente para o combate às drogas, com foco, principalmente, na prevenção.

Já o secretário dos Esportes do Estado, Jeová Mota, avaliou como acertada a escolha de Crateús para sediar o evento, por ser “a maior cidade da região”, o que mobiliza também os municípios no entorno.

O prefeito de Crateús, Mauro Soares, agradeceu a chegada da campanha e disse que as drogas têm se transformado em um dos principais problemas na cidade. Ele destacou a criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, do Núcleo Intersetorial de Políticas sobre Drogas e do fundo voltado a financiar ações na área. “Mas o poder público sozinho não resolve. Tem que ser uma parceria com a sociedade e, principalmente, as famílias”, avaliou.

Durante a palestra, o ex-jogador e comentarista esportivo Walter Casagrande contou como entrou em contato com as drogas e como é difícil superar a dependência química. “Depois de quase dez anos, continuo me tratando. Porque a dependência química não tem cura”, disse.

Segundo Casagrande, a família teve um papel fundamental para encarar o tratamento da dependência. O atleta alertou os pais para que observem a mudança de comportamento dos filhos, que dão índicos para o envolvimento com as drogas.

A estudante Milena Vieira, 16 anos, disse que se interessou em participar do evento para conhecer os detalhes da trajetória de vida de Casagrande e como foi a batalha dele contra as drogas. “Acho importante esse debate porque, na cidade, tem muito adolescente envolvido com droga e morrendo”, comentou.

Segundo a professora Régia Vieira, 35 anos, as escolas têm discutido o assunto com jovens, seja na sala de aula ou por meio de palestras e eventos esportivos. “Nunca teve um evento desse. Acho importante para combater e conscientizar os jovens sobre as drogas”, disse.

A campanha Ceará sem Drogas tem promovido contato direto com a juventude cearense desde 2014. Já foram realizados dez encontros nos municípios de Limoeiro do Norte, Sobral, Crato, Viçosa do Ceará, Campos Sales, Aquiraz, Nova Russas, Fortaleza (duas vezes) e Acaraú.

Também participaram do evento  os deputados Carlos Felipe (PCdoB) e Walter Cavalcante (PP); o secretário dos Esportes de Crateús, Olavo Soares Gomes; o presidente do conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Crateús, Andrade Mendes; e o promotor de Crateús, José Arteiro Soares Goiano.

Assessoria de Imprensa – AL/CE

SE APROVADO, PROJETO PRIORIZARÁ PESSOAS COM CÂNCER EM FINANCIAMENTO HABITACIONAL E AUMENTARÁ BENEFÍCIOS PARA DEFICIENTES

Deputado Moses Rodrigues apresenta projeto que prioriza pessoas com câncer em financiamento habitacional e aumenta benefícios para deficientes. De acordo com o deputado federal, as famílias de pessoas que têm, ou tiveram nos últimos cinco anos algum tipo de câncer, terão prioridade no programa.

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados vai apreciar o Projeto de Lei nº 4601/16, de autoria do deputado federal Moses Rodrigues (PMDB), que prioriza o financiamento de casas populares do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) às pessoas com câncer, e às famílias de que façam parte. O projeto também propõe aumentar em 10% a entrada paga pelo Governo a estas pessoas e aos deficientes físicos para ajudar famílias de pequenas rendas a baixar as parcelas do financiamento da casa própria. 

Ao receber do médico um diagnóstico de câncer, a vida do paciente e de seus familiares começa a sofrer diversas transformações.  “Os atingidos pela doença, assim como seus familiares, sofrem grandes abalos financeiros e emocionais com cirurgias, radioterapias e quimioterapias. É um duro tratamento muitas vezes sem sucesso. Portanto, cabe ao Poder Público, no mínimo, ter atenção especial e ajudar essas pessoas a concretizarem o direito social à moradia previsto no art. 6º da Constituição Federal”, reforça o deputado Moses Rodrigues.

De acordo com Moses Rodrigues, as famílias de pessoas que têm, ou tiveram nos últimos cinco anos algum tipo de câncer, terão prioridade no programa, assim como a prioridade que já é dada aos deficientes na Lei nº 11.977/2009, do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Fonte: Assessoria de Imprensa  do Deputado

sexta-feira, 1 de abril de 2016

EM OPERAÇÃO "PEDRA DO FRADE" PREFEITO DE ITAPAJÉ É AFASTADO POR 90 DIAS DO CARGO

A Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (PROCAP) desencadeou, nesta quinta-feira (31), a Operação “Pedra do Frade”, no município de Itapajé. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na Prefeitura e na Câmara Municipal. O prefeito do município, Ciro Mesquita da Silva Braga, e o vereador Idervaldo Rodrigues Rocha foram afastados dos cargos por 90 dias pela desembargadora Lígia Andrade de Alencar Magalhães.

Na decisão, a magistrada determinou ainda a quebra de sigilo bancário e fiscal dos políticos e a proibição de que eles tenham acesso ou frequentem repartições públicas municipais pelo mesmo período para evitar a destruição ou ocultação de provas.

Ciro Mesquita da Silva Braga e Idervaldo Rodrigues Rocha são investigados de envolvimento em fraude de processo legislativo que tramitou em 2013, quando o vereador era, então, presidente da Câmara Municipal de Itapajé. Na época, foi alterado um projeto de lei para autorizar a locação de um galpão onde foi instalada uma indústria de calçados. Além disso, estão sendo averiguadas irregularidades na licitação para reforma do local.

O prefeito e o vereador de Itapajé poderão ser acusados dos crimes de falsificação de documento público, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informação, fraude em procedimento licitatório, extravio de documento e peculato.

Participaram da operação, que contou com o apoio de policiais civis da Delegacia de Crimes contra a Administração e Finanças Públicas e de peritos forenses do Estado, os assessores da PROCAP, promotores de Justiça Breno Rangel, Deolinda Costa, Guilherme Lima, Régio Vasconcelos e Sérgio Peixoto, e os titulares da 1ª e da 2ª Promotorias da Comarca de Itapajé, respectivamente, Rodrigo Manso Damasceno e Valeska Catunda Bastos.

Fonte: Assessoria de Imprensa (Site MP/CE)

O PMDB DE TEMER

Charge Clayton para o Jornal O Povo em 01.04.2016

CAMPANHA CEARÁ SEM DROGAS MOBILIZA A CIDADE DE ACARAÚ

Foto: Edson Junior Pio
Cerca de quatro mil jovens, moradores e lideranças políticas da região de Acaraú participaram, nesta quinta-feira (31/03), da 10ª edição da campanha Ceará sem Drogas. A iniciativa, idealizada pelo presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), busca conscientizar jovens cearenses sobre os malefícios do uso de entorpecentes. O evento foi realizado na quadra esportiva do Colégio Virgem Poderosa. 

Nesta sexta-feira (1º/04), a campanha chegará à cidade de Crateús em evento semelhante, a partir das 9h30.

Zezinho Albuquerque agradeceu a receptividade da população de Acaraú e alertou para os riscos da dependência química. Ele solicitou que os presentes compartilhem com os demais conhecidos as discussões realizadas no debate. “Que cada um que está aqui se torne um membro em defesa do projeto Ceará sem Drogas. É importante juntarmos nossas forças para dizer não às drogas e não à dependência química”, afirmou.

O presidente da Assembleia também ressaltou a diminuição nos índices de criminalidade no Ceará nos últimos anos, o que, na avaliação dele, é resultado dos esforços do Governo do Estado, Poder Legislativo, Tribunal de Justiça, prefeitos, promotores, professores e sociedade em geral. 

O comentarista esportivo e ex-jogador Walter Casagrande contou, em palestra conduzida pelo jornalista Fábio Pizzato, a experiência dele com as drogas. Segundo o atleta, a curiosidade e a vontade de se diferenciar das demais pessoas o levaram a experimentar os entorpecentes.

Na avaliação de Casagrande, a dependência química deve ser tratada como uma doença. Ele enfatizou a importância da família para superar o problema. Toda a experiência também é relatada no livro "Casagrande e seus Demônios".
O prefeito de Acaraú, Alexandre Ferreira Gomes, afirmou que a campanha Ceará sem Drogas vem reforçar o trabalho do município no combate aos entorpecentes.

A dona de casa Maria Filomena, 40 anos, comentou que há um crescimento no envolvimento de jovens com drogas no município. “Acho importante ter essa discussão. É a primeira vez que tem um evento desse porte”, avaliou. Já o estudante Herbeton Rodrigues, 14 anos, disse que há pouca discussão sobre o assunto nas escolas. Ele também ressaltou que a presença de Casagrande é uma motivação a mais para prestigiar o evento.

Na oportunidade, houve ainda a posse dos membros do Conselho de Combate às Drogas do Município.

A campanha tem promovido contato direto com a juventude cearense desde 2014. Ao todo, até agora, já foram realizados nove encontros em todo o Estado. Os municípios de Limoeiro do Norte, Sobral, Crato, Viçosa do Ceará, Campos Sales, Aquiraz, Nova Russas e Fortaleza (duas vezes) já sediaram o evento.

Também participaram do encontro o deputado Manoel Duca (PDT); a secretária executiva de Políticas Públicas sobre Drogas do Estado do Ceará, Aline Bezerra; o presidente da Câmara Municipal de Acaraú, Claudemir Silveira; a promotora de Acaraú, Cibelle Nunes; o defensor público de Acaraú, Martônio Brandão; o prefeito de Bela Cruz, Carlos Antônio, além de vereadores e secretários municipais.

Assessoria de Imprensa – AL/CE

quinta-feira, 31 de março de 2016

DEPUTADO SOBRALENSE VOLTA A SE REUNIR COM MINISTRO DA AVIAÇÃO E SOLICITA CELERIDADE AOS AEROPORTOS DO CEARÁ

Nesta quarta-feira (30), o deputado federal sobralense Moses Rodrigues (PMDB/CE) esteve em reunião com o ministro da Aviação Civil, Mauro Lopes, para solicitar celeridade na instalação dos aeroportos de Jijoca de Jericoacoara e de Sobral.

“Temos acompanhado a par e passo o andamento para o processo de instalação dos aeroportos de Jericoacoara e Sobral e o nosso trabalho tem surtido efeito, pois as etapas referentes ao processo de instalação tem avançado, com total apoio do ministro”, avaliou Moses Rodrigues.

De acordo com técnicos da Anac, Sobral terá um novo aeroporto que já consta no Plano de Aviação Regional, estando com a prospecção pronta e validada. Também já foi feito o estudo de viabilidade técnica e a outorga e dentro de 15 à 20 dias os técnicos farão uma visita ao local para definir qual é a poligonal exata.

A Anac homologou a pista do aeroporto de Jijoca de Jericoacoara há cerca de um mês e o Ministério está em tratativas para firmar um convênio com o Governo do Estado, antes disso, será feita uma visita ao local para saber o que falta para concluí-lo.

Assessoria de Imprensa do deputado

JOVEM SE ENVOLVE EM ACIDENTE COM ÔNIBUS UNIVERSITÁRIO E MORRE NA CIDADE DE COREAÚ-CE

Duas jovens transitavam em uma motocicleta Honda CG 150 de placa OCE-9279, inscrição de Alcântaras, quando em uma rotatória no Centro da cidade, chocou-se com um ônibus que conduzia alunos universitários. 

O impacto foi tão violento que uma das jovens faleceu no local e a outra jovem foi socorrida em estado grave para o hospital Santa Casa de Sobral. A vítima fatal foi identificada por Maura Beatriz Severino Martins, 24 anos, natural de Coreaú.

A Polícia Militar esteve presente no local do acidente, isolando o local até a chegada da Perícia forense. O acidente aconteceu por volta das 23:50 de quarta-feira (30).

Portal Boca Quente

OBS: A vítima trata-se de um familiar do Padre Marcone que é muito querido em Alcântaras, e que presta seus serviços pastorais no município e principalmente na área Pastoral do Distrito de Ventura.

VEREADORA CLEUVILÂNDIA MENEZES É AFASTADA DA PRESIDENCIA DA CÂMARA DE ALCÂNTARAS

Ação Civil foi impetrada pela Prefeitura de Alcântaras. 
A decisão aconteceu após doze dias a vereadora relatar detalhes do rompimento com o grupo político do gestor municipal.

(Do blog Portal Jovem). A vereadora Cleuvilândia Menezes (PMB) foi na noite da última quarta-feira,30, afastada da função de Presidente da Câmara Municipal de Alcântaras, Zona Norte do Ceará após uma decisão judicial em caráter liminar. 

A ação civil publica foi impetrada pelo prefeito da cidade, Eliésio Fonteles, e teve como justificativa a expiração do tempo de permanência da legisladora como presidente do parlamento municipal. No final do ano passado, a bancada de situação já havia entrado com um processo contra o mandato da vereadora a frente da casa legislativa. Com o afastamento de Cleuvilândia, quem assume a Câmara é o vereador Rogério Angelo (PMDB) que responderá interinamente até a realização de novas eleições que devem ser convocadas no prazo de cinco (05) dias.

Procurada a vereadora disse que vai recorrer a decisão, que segundo ela seria  mais uma prova da perseguição política por parte do poder executivo da pequena cidade. Na semana passada, em programa de rádio em Sobral, Eliésio Fonteles negou a acusação.Em 2014 a realização de eleições para a renovação da mesa diretora da câmara foi anulada pela justiça que na época despachou decisão favorável a permanência de Manoel Albuquerque, que ficou a frente do legislativo por dois anos contínuos.

terça-feira, 29 de março de 2016

PMDB DECIDE NESTA TERÇA-FEIRA (29) ABANDONAR GOVERNO DILMA

Charge Sinfrônio Diário do Nordeste em 29.03.2016

TRE AFASTA JUIZ ELEITORAL DA COMARCA DE VIÇOSA DO CEARÁ

Site do TRE publicou decisão de afastar o juiz eleitoral de Viçosa
(Do Jornal O POVO) Por unanimidade, magistrados afastaram o juiz Rafael Lopes do Amaral das funções eleitorais da comarca de Viçosa no Ceará. Ele é investigado por suposto desvio de conduta e envolvimento político.

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) afastou cautelarmente o magistrado Rafael Lopes do Amaral das funções de juiz da 35ª zona eleitoral, situada em Viçosa no Ceará (região Norte do Estado). Em sessão realizada nesta segunda-feira, e presidida pelo desembargador Antônio Abelardo Benevides, foi decidido por unanimidade (7 a 0) que será aberto um processo administrativo disciplinar para investigar denúncias de irregularidades e desvio de conduta supostamente cometidos por Rafael Lopes. 

O caso, que foi relatado pela corregedora eleitoral Nailde Pinheiro, agora será conduzido pelo desembargador Antônio Sales de Oliveira. Ele deverá aprofundar as investigações sobre as acusações levantadas e documentadas pelo advogado César de Pinho Pessoa, que atuou em causa própria.

Segundo O POVO apurou, o juiz Rafael Lopes manteria relações próximas ao prefeito de Viçosa no Ceará, Divaldo Carneiro e teria preferências pelo PSDB. O que, de acordo com o denunciante, colocaria sob suspeita decisões judiciais que envolvem a administração municipal. Uma delas referente à desapropriação de uma propriedade pertencente à família do advogado.

A versão do juiz

Em entrevista ao O POVO, o juiz Rafael Lopes do Amaral afirmou “que as denúncias são factoides reunidos aleatoriamente para pressionar o magistrado, talvez para modificar o destino de processo expropriatório que move o município contra o autor das acusações”. E que “o advogado representante deve estar querendo retirar o magistrado do feito expropriatório, por via de representações e exceções. Estas, inclusive, julgadas improcedentes pelo TJCE”, escreveu por e-mail. 

De acordo com Rafael Lopes, “as ameaças feitas pelo advogado representante são caluniosas”. Ele acrescenta que o relatório final da sindicância “foi feito sem a defesa do magistrado quanto aos fatos apurados na instrução”.

Rafael Lopes disse ainda que “não houve malversação de bens públicos nem improbidades administrativas quaisquer” praticadas pelo por ele.

O POVO entrou em contato, no final da tarde de ontem, com a Prefeitura de Viçosa, mas o telefone que está no site não foi atendido.

segunda-feira, 28 de março de 2016

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA: FRENTE PARLAMENTAR VAI ACOMPANHAR E SUGERIR MEDIDAS PARA COMBATER O AGENTE TRANSMISSOR DO ZIKA VÍRUS

Imagem: Internet
A Assembleia Legislativa do Ceará entrou na guerra contra o mosquito Aedes aegypti. Uma Frente Parlamentar composta por seis deputados será instalada nesta terça-feira (29/03) para colaborar e articular, em conjunto com a sociedade civil, medidas para erradicação do mosquito, vetor de doenças como a dengue, a febre chikungunya e a zika. 

A instalação da Frente atende a requerimento do líder do PSDB na Assembleia, deputado Carlos Matos. Além do tucano, vão compor a Frente os seguintes parlamentares: Dr. Sarto (PDT); Fernanda Pessoa (PR); Agenor Neto (PMDB); Roberto Mesquita (PSD) e Evandro Leitão (PDT), líder do governo na Casa.

Na ocasião, serão designados o presidente e o relator da Frente Parlamentar, que devem elaborar o calendário de atividades e definir as ações. Um relatório com diagnósticos e sugestões para a erradicação das doenças transmitidas pelo Aedes deve ser apresentado aos órgãos competentes ao final dos trabalhos. 

Casos no CE
Segundo dados do último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado, entre janeiro e março deste ano, foram registrados 5.470 casos prováveis de dengue no Ceará, sendo 39,7% (2.172) confirmados. Em 2016, foram notificados 24 casos de formas graves da doença, sendo onze confirmados. Uma pessoa morreu vítima da doença.

Em relação aos casos de microcefalia no Ceará, de outubro de 2015 a 18 de março de 2016, foram notificados 417 casos. Destes, 16,3% (68/417) foram confirmados, 24,0% (100/417) foram descartados e 59,7% (249/417) estão em investigação.

Serviço 
Instalação da Frente Parlamentar de combate ao agente transmissor do Zika vírus
Data: 29 de março de 2016 (terça-feira)
Local: Salão Nobre Deputado Alceu Coutinho (Salão Nobre da Presidência)
Hora: 10h

Fonte: Assessoria de imprensa AL/CE

92 MUNICÍPIOS DO CEARÁ REGISTRARAM CHUVAS NAS ÚLTIMAS HORAS. VEJA BOLETIM DA FUNCEME

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), 145 localidades em 92 municípios registraram chuvas no período de domingo para esta segunda-feira 28 de março no Ceará. Veja as precipitações relativa ao período: 7:00 de 17/03/2016 às 7:00 de 28/03/2016 nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba, além das 10 maiores chuvas de todo o estado.

Litoral Norte

Icaraí de Amontada Amontada 50.0
Sinhá Saboia Sobral 48.0
Sobral Sobral 35.0
Sambaíba Granja 29.2
Ac. Sobral Sobral 25.0
Alcântaras Alcântaras 24.0
Itarema Itarema 23.0
Cruz Cruz 21.4
Aranau Acaraú 18.3
Martinópole Martinópole 18.0
Acaraú Acaraú 17.4
Paracuã Uruoca 16.4
Morrinhos Morrinhos 15.0
Meruoca Meruoca 14.0
Lagoa do Carneiro Acaraú 13.2
Panacuí Marco 11.0
Prata Bela Cruz 10.0
Chaval Chaval 5.0
Pessoa Anta Granja 5.0
Miraíma Miraíma 3.2

Ibiapaba:

Graça Graça 50.0
Forquilha Forquilha 50.0
Viçosa do Ceara Viçosa Do Ceará 48.0
Ac. Forquilha Forquilha 42.6
São Benedito São Benedito 40.2
Ibiapina Ibiapina 31.0
Morrinhos Novos Guaraciaba Do Norte 30.0
Pacujá Pacujá 30.0
Capim 1 Groaíras 27.0
Tianguá Tianguá 25.0
Lambedouro Viçosa do Ceará 23.0
Aroeiras Coreaú 19.0
Groaíras Groaíras 18.0
Mucambo Mucambo 16.0
Nova Russas Nova Russas 15.0
Frecheirinha Frecheirinha 15.0
Pires Ferreira Pires Ferreira 14.0
Sitio Urubu Coreaú 13.0
Sitio Vambira Viçosa Do Ceará 10.6
Ipueiras Ipueiras 10.0
Ubajara Ubajara 9.8
Guaraciaba do Norte Guaraciaba do Norte 9.0
Cariré Cariré 8.0
Ubauna Coreaú 8.0
Manhoso Viçosa do Ceará 7.0
Poranga Poranga 5.0
São Jose das Lontras Ipueiras 5.0
Carnaubal Carnaubal 5.0
America Ipueiras 4.5

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Piquet Carneiro (Posto: Ibicua) : 88.0 mm
Apuiarés (Posto: Apuiares) : 83.8 mm
Choró (Posto: Choro) : 74.0 mm
Acopiara (Posto: Caixa) : 68.0 mm
Iguatu (Posto: Iguatu) : 67.0 mm
Acopiara (Posto: Acopiara) : 60.0 mm
Forquilha (Posto: Forquilha) : 50.0 mm
Graça (Posto: Graca) : 50.0 mm
Amontada (Posto: Icarai De Amontada) : 50.0 mm
Viçosa Do Ceará (Posto: Vicosa Do Ceara) : 48.0 mm

Dados extraídos da Funceme às: 14:55 de 28/3/2016

COMITÊ PELA PREVENÇÃO DE HOMICÍDIOS NA ADOLESCÊNCIA REALIZA AUDIÊNCIA NO BOM JARDIM NESTA TERÇA-FEIRA (29/03)

O Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência realiza nesta terça-feira (29 de março) uma audiência pública territorial no Grande Bom Jardim, em Fortaleza. O encontro será a partir das 18 horas, na Escola Estadual de Educação Profissional Ícaro Moreira de Sousa (Rua José Martins, 2002 - Granja Lisboa) e deve reunir moradores dos cinco bairros que integram o Grande Bom Jardim - Siqueira, Canindezinho, Granja Lisboa, Granja Portugal e Bom Jardim.

O objetivo é ouvir das pessoas a opinião acerca do que aproxima e o que poderia afastar meninos e meninas da violência que os leva ou a matar ou a morrer, a partir das realidades onde vivem. O Comitê tem como presidente o deputado estadual Ivo Gomes (PDT) e, como relator, o deputado Renato Roseno (PSOL).

Audiências territoriais também serão realizadas no Vicente Pinzon, Jangurussú e Barra do Ceará, além de cidades do interior e da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) com os maiores índices de homicídio na faixa de 10 a 19 anos – sendo um de cada macrorregião cearense.

Os debates e sugestões oriundos das audiências, junto com as considerações resultantes de seminários temáticos e com o resultado da pesquisa de campo que buscará compreender as dinâmicas – no âmbito individual, familiar, comunitária e institucional – que levaram crianças e adolescentes a serem vítimas ou a cometerem homicídios serão a matéria-prima para a elaboração de um relatório com recomendações para a superação do atual quadro. O documento será entregue aos gestores públicos municipais e estadual e às entidades do sistema de garantia de diretos. 

Números – Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM)/Secretaria Municipal de Saúde mostram a escalada da violência letal na adolescência em Fortaleza, em uma proporção que supera os homicídios entre adultos: em 2000, foram assassinados na capital cearense 95 pessoas com idades entre 10 e 19 anos. Passada uma década, o número já era 312. Em 2013, chegou a 635; e a 600 em 2014 e 429 em 2015 – mais da metade de todos as mortes nessa faixa etária em todo o Estado, em 2015 (817, segundo dados da SSPDS).

Sobre o Comitê – O Comitê é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará, em parceria com o Governo do Estado do Ceará e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) criada com o objetivo de compreender o fenômeno da violência entre os jovens – com foco na faixa etária de 10 a 19 anos – para elaborar propostas de políticas públicas que apontem para a prevenção e a redução de homicídios cometidos por adolescentes e contra adolescentes no Ceará.

Serviço – Audiência Pública/ Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência
Data: 29 de março de 2016, a partir das 18 horas
Local: Escola Estadual de Educação Profissional Ícaro Moreira de Sousa (Rua José Martins, 2002 - Granja Lisboa)

Fonte: Foto: Agência de Notícias/ALCE

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores