sábado, 16 de outubro de 2010

ACIDENTE DE TRÂNSITO EM SÃO BENEDITO DEIXA QUATRO MORTOS

" Uma colisão frontal entre um caminhão e um carro modelo Fox resultou na morte de quatro pessoas, entre elas, uma criança de apenas três anos. Um menino de sete anos foi socorrido para o hospital. O acidente aconteceu por volta das 11h deste sábado (16), no município de São Benedito, distante 360 quilômetros de Fortaleza.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, um carro estava parado no quilômetros 186 da CE-187, quando um caminhão foi realizar a ultrapassagem e acabou colhendo o Fox que vinha no sentido contrário.

Segundo a PRE, no carro de passeio estavam cinco pessoas, quatro delas morreram no local. O condutor Décio Sousa, 40; a esposa dele, Tereza Efigênia Jorge, 30; a filha de apenas três anos; e o passageiro Antônio Morais Sousa, 34. Um outro filho do casal, com sete anos, foi socorrido para o hospital. O motorista do caminhão fugiu. "
Fonte:Ceará é Notícia e Portal Jangadeiro Online

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL: UM XEQUEMATE NO BOM SENSO

À medida que o pleito eleitoral se aproxima, vê-se que o xadrez político é bastante complexo. Logo no início do mês de setembro, Dilma assumiu a dianteira com larga vantagem sobre o seu adversário José Serra. Dias após a divulgação do caso Erenice, com a concomitante chegada aos noticiários das discussões religiosas sobre o aborto, ocorreu um recrudescimento em sua campanha. O recado do eleitor foi claro: Vamos levar à eleição para o segundo turno para analisarmos melhor os candidatos.

Uma coisa,entretanto, é paradoxal. Boa parte dos simpatizantes de Dilma, na última hora, votou na candidata Marina, até porque não simpatizavam com o Serra. Sabiam eles, todavia, que a Marina teria poucas chances de superar Serra e caminhar para o segundo turno. Deu que no deu: A eleição foi para o Segundo Turno e Marina obteve cerca de 20 milhões de votos.

Essa era a oportunidade que faltava para que a elite brasileira – que até hoje não engole o fato de um metalúrgico do nordeste ser Presidente da República – orquestrasse uma campanha sórdida de ataques à Dilma colocando em xeque sua capacidade administrativa, sua visão religiosa e , pasmem, até mesmo sua sexualidade. Nesse ínterim, o PT deixou que as artimanhas da grande imprensa se espalhassem, sem que para isso tenha tido uma reação à altura. O mais interessante é que o eleitor de Marina, sabidamente mais consciente, terminou sendo seduzido por esse enxoval de leviandades. E aí o PSDB sentiu-se confortável, voltou a respirar e passou a mirar o seu programa eleitoral em cima das fragilidades da candidata petista. Ora, para isso contou mais uma vez com a valiosa colaboração da pseudo imprensa, isto é, dos grandes oligopólios da comunicação brasileira, os quais se fartaram em mesa esplêndida durante a ditadura militar e mais recentemente no Governo do FHC.

Como resultado, avista-se um pleito eleitoral em que de um lado se defende à volta ao passado das especulações financeiras, do pires na mão, da injusta distribuição de renda, do monopólio do conhecimento; do outro lado tem-se a defesa da universalização do conhecimento, da superação da visão mercadológica, da socialização das riquezas através de programas de distribuição de rendas.

Se as diferenças são tão gritantes, o que leva o eleitor a optar, por exemplo, pela candidatura de Serra. Primeiramente é bom que se diga que nesse país se vota mais pela oportunidade de que pela visão crítica. Lula pecou ao escolher como sua candidata Dilma. Por incrível que pareça muitos eleitores tem sérias restrições de ser comandados por uma mulher. Outro aspecto: o PT calçou, durante a campanha do 1.º turno, um salto muito alto. Ora, se Lula só foi eleito em segundo turno porque esperar o contrário de Dilma. Além disso, seu programa eleitoral não soube explorar o catastrófico governo do FHC, exceto o Plano Real, que teria naufragado se não fosse a habilidade de Lula no início de seu governo.

Histórias à parte sem mais delongas. Agora chegou a vez da decisão. Digo, sem medo de errar, que na minha humilde análise Dilma ainda sairá vitoriosa. Vitoriosa, em parte, porque o resultado será apertadíssimo e isso implica visualizar uma divisão no pensamento dos brasileiros. Com isso se fere a legitimidade de sua candidatura e a confiança no seu governo.

Por outro lado, surge a pergunta: Se Lula é o Presidente mais popular da história do Brasil porque está tendo dificuldades em eleger sua sucessora? Uma resposta: Como a maioria dos líderes Lula pecou pela soberba. Subiu muito o alto e se deixou contaminar pelo poder. Escolheu para ser sua candidata alguém que não tinha brilho próprio, talvez por ser mais  fácil de manipular(coisa que eu não acredito). Achou que sua vara de condão era suficiente para transformar pó em ouro. Aqui fica uma grande lição!
Entretanto, sabe-se que Dilma tem suas qualidades: capacidade de trabalho, sensibilidade feminina e determinação. Posso dizer o mesmo do Serra, exceto a sensibilidade. Na verdade, o grave da candidatura do José Serra é o projeto que ele representa, eivado pelos interesses de grupos econômicos, plutocratas e tudo aquilo que nesse país se pensou que tinha ficado para trás. Com o eleitor, a decisão.
 
Fonte: Artigo originalmente Blog do Carlos Albuquerque

AINDA HÁ TEMPO DE FAZER SUA INSCRIÇÃO PARA O IFCE DE SOBRAL

Campus Sobral encerra inscrições para exame de seleção nesta sexta-feira

Encerram-se nesta sexta-feira, dia 15, as inscrições para o Exame de Seleção 2011.1 do Campus Sobral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O processo destina-se ao preenchimento de 210 vagas para os cursos técnicos em Fruticultura, Panificação, Meio Ambiente, Eletrotécnica, Mecânica e Agroindústria.

As inscrições ocorrem exclusivamente por meio do portal www.ifce.edu.br, onde os candidatos devem preencher formulário de inscrição e imprimir boleto bancário para pagamento de taxa no valor de R$ 35,00. São ofertadas 35 vagas por curso na modalidade subseqüente, destina aos estudantes que concluíram o Ensino Médio ou que vão concluí-lo até o final do ano. 

Para efetivar a inscrição, todos os candidatos deverão entregar protocolo de inscrição (disponível no site do IFCE) e comprovante de pagamento da taxa de inscrição (se não isento) na sede do IFCE Campus Sobral, no horário das 8h às 11h e das 13h às 17h.

A coordenação do concurso informa que o pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado somente nas agências do Banco do Brasil. Devido à greve dos bancos, os candidatos inscritos no processo seletivo poderão realizar o pagamento por meio do Guia de Recolhimento da União até 05 (cinco) dias úteis após o encerramento do movimento grevista.

Em função do calendário da instituição, se até o próximo dia 20 de outubro, a greve não acabar, o pagamento da taxa poderá ser efetuado na sede do Campus Sobral. Neste caso, período de pagamento será de 20 a 29 de outubro.

SERVIÇO:

Exame de seleção do IFCE Campus Sobral
Inscrições: até 15 de outubro
Prova: 21 de novembro
Edital: www.ifce.edu.br

 Instituto Federal de Educação do Ceará - Campus Sobral
Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos
Manuella Nobre – MTB - CE 2087J
PABX: (88)3112.8100

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

NÍVEL HÍDRICO DO AÇUDE PINGA DE ALCÂNTARAS COMEÇA A BAIXAR



    
Ainda com um bom acumulo de água, o açude pinga chega ao mês de Outubro com pouco mais de 2m abaixo da sua capacidade total de armazenamento e com pouco respeito por parte da população com o único reservatório hídrico do município.

De Outubro até Janeiro, é o período em o açude começa a baixar mais rapidamente. A última vez que chegou a sangrar foi em 2008, no ano passado não acumulou e nem perdeu muita água, só sustentou cheio.

Este ano o nível da água já baixou mais de dois metros, e junto com as pedras algumas sujeiras já começam a aparecerem por quase de 2 km de margem, além de muitos objetos pessoais dos mais variados tipos deixados por banhistas. No entanto o que mais chama atenção é a quantidade exagerada de garrafas PET acumulada durante anos e anos deixados por consumidores de refrigerantes e principalmente na prática de pesca.

Há a denuncia ainda, de que algumas pessoas estejam usando o açude para a lavagem de roupas o que é proibido, além de animais que estariam sendo levados frequentemente para se alimentarem no local.

O açude pinga é o único reservatório hídrico que abastece a cidade de Alcântaras. Foi construído em 1993 na gestão do Governador Ciro Gomes e tem capacidade para 800.000 m³ de água, onde em 2006-2007 quase houve um colapso de abastecimento para o consumo humano.

Como ninguém sabe como será a próxima estação chuvosa, já está na hora das pessoas que costumam  exagerar no consumo, começar a racionar a água.

Veja algumas imagens:

Para ler mais sobre o Açude Pinga Clique AQUI

PRÉ-HISTÓRIA: Achados fósseis de mastodonte em Itapipoca-ce

Com a descoberta de fósseis, a zona rural de Itapipoca abrigou, pelo menos, 20 animais da fase pré-histórica

Itapipoca. Um morador da localidade de Sítio Santa Rita, distante cerca de 30km da sede deste Município, encontrou em meio a escavações fragmentos de ossos de um mastodonte, animal pré-histórico, que faz parte da Ordem dos Proboscídeos, um grupo de animais com trombas, habitante daquela região, entre 8 mil e 30 mil anos atrás.

Os fragmentos encontrados pelo agricultor Eurivan Cordeiro já se encontram no Museu de Pré-História de Itapipoca (Muphi). Os ossos fragmentos foram localizados na mesma região onde, em 2001, um irmão de Eurivan encontrou um dente de um animal desta mesma espécie. "A peça se encontrava guardada no Museu de Paleontologia do Crato e foi trazida para Itapipoca, que se juntará aos ossos fragmentados encontrados por esse agricultor", disse o paleontólogo e curador do Muphi, Celso Lira Ximenes, acrescentando que os moradores da região têm contribuído bastante para novas descobertas. "Pessoas como Eurivan são importantes para nós, porque através deles é que são encontrados os materiais que vão nos ajudar em novas pesquisas". Eurivan Cordeiro conta que encontrou os pedaços de ossos por acaso e que pouco costuma visitar a área que, em época de chuvas, é o leito do Rio Cruxati.

"Será muito gratificante para mim saber que, em algum dia, quando minha filha for visitar o museu para pesquisar, irá encontrar o meu nome como parte dessa história", disse, orgulhoso, o agricultor.

Para Celso Ximenes, a primeira descoberta, em 2001, mostrou que naquela região existe um sítio, e a segunda descoberta reforça a existência de camada fossilífera, na região de Santa Rita. Ele lembra que ainda não foi feito nenhum tipo de trabalho de investigação detalhado na área, pelo fato da equipe de pesquisadores estar atuando em outro sítio no Município. Mas acredita que até o final deste ano ou início de 2011, os trabalhos deverão se concentrar nesta região.

Leia a reportagem completa no Diário do Nordeste

PESQUISA ELEITORAL PRESIDENTE CNT/Sensus: Dilma lidera apenas no Nordeste do País

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, está na liderança da corrida ao Palácio do Planalto apenas no Nordeste do País. A petista aparece nessa região com 60,7% das intenções de voto, enquanto seu adversário, o tucano José Serra, cresceu sete pontos e agora registra 31,1%. Os dados são de pesquisa CNT/Sensus divulgada na manhã desta quinta-feira (14). 

Na Região Sul, Serra abriu 20 pontos porcentuais de vantagem sobre Dilma. No Sudeste, ele aparece um ponto à frente da adversária, dentro da margem de erro, que é de 2,2 pontos porcentuais.

O diretor do Sensus, Ricardo Guedes, disse que Dilma mantém a liderança no Norte, mas o instituto reúne os dados dos Estados dessa região com os Estados do Centro-Oeste, onde Serra disparou na frente da petista. Segundo o Sensus, o tucano lidera nas regiões Norte/Centro-Oeste com 45,7% das intenções de voto contra 40,7% de Dilma.

Guedes destacou a virada de Serra no Sul, região em que o tucano desponta com 56% das intenções de voto contra 36,4% da petista. Em setembro, antes do primeiro turno, essa diferença era de apenas cinco pontos porcentuais. No Sudeste, Serra lidera com margem apertada: ele aparece com 44,7% das intenções de voto contra 43,3% de Dilma. Há um mês ela aparecia com 52,1% contra 36% do tucano.

A pesquisa CNT/Sensus ouviu 2 mil pessoas em 136 municípios nas cinco regiões do País e em todos os Estados brasileiros entre os dias 11 e 13 de outubro e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 35.560/2010.


 Fonte:Agência Estado e Diário do Nordeste

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ELETRIFICAÇÃO DA PRAÇA DA IGREJA MATRIZ DE ALCÂNTARAS


Mesmo não sendo nenhum engenheiro elétrico, qualquer leigo no assunto percebe que alguma coisa deu errado no projeto de iluminação da futura praça e no entorno da igreja Matriz de Alcântaras.

O local de cerca de 25 x 60 metros, a área de aproximadamente 1500 m² já contando com o espaço da igreja recebeu um exagerado número de postes, até agora 23 no total. A Igreja Matriz de Alcântaras parece estar completamente cercada de postes e parece não ter mais espaços para algumas "palmeiras imperiais" como é esperado de acordo com o projeto de arborização do local.

Um dos motivos alegados pela administração da Paróquia para a demolição da igreja, eram justamente as colunas no seu interior que atrapalhava a visibilidade das celebrações religiosas. A Praça João Capistrano, com plantas, passeios etc., modelo comuns em muitas praças também foi demolida juntamente com parte da Rua Jerônimo Cunha que foi fechado. Tudo para abrir visibilidade para igreja e as celebrações campais.

De repente o povo é surpreendido com o que mais parece uma floresta de concreto, e o pior, mesmo que desnecessária, a obra é com dinheiro público estadual e por isso tem que seguir o projeto à “risca” por causa burocracia da liberação dos recursos financeiros.

Por enquanto, a visualização que o povo de Alcântaras terá da Praça e da Igreja terá que ser essa.


“Só um detalhe interessante, em Alcântaras existe duas avenidas precisando de iluminação”. Uma delas completamente as escuras. A menor delas, aproximadamente 30 postes seria o necessário para sua iluminação.”


ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NA ESTRADA ALCÂNTARAS COREAÚ

O acidente ocorreu por volta das 20:00 hs do feriado desta terça-feira na CE-241 Alcântaras- Coreáu no trecho da ladeira entre as localidades de sítio Macaco e Belém a 4km da cidade de Alcântaras.

Francisco Valfrido Sombra de Menezes 24 morreu no local depois de cair na moto que conduzia e bater a cabeça ao chão. Francisco morava na localidade de São Bento, o agricultor deixou sua companheira e uma filha de 03 anos.

Há suspeita de que a vítima estava em estado de embriaguez, o corpo foi levado ainda na noite de quarta-feira 12/10 para o Instituto Médico Legal (IML) de Sobral.

Na foto (arquivo) próximo ao local do acidente, a região do sítio Macaco que também é conhecida como  a comunidade de Santa Maria.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

12 DE OUTUBRO "DIA DAS CRIANÇAS"

No dia em se comemora a Padroeira do Brasil, é também o dia de todas as Crianças. Parabéns a todas as crianças do Ceará, do Brasil e do mundo, e em especial as milhares de crianças de Alcântaras.

"Todas as grandes personagens começaram por serem crianças, mas poucas se recordam disso." 
(Antoine De Saint Exupery)

"A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes."
(Oscar Wilde)

NOMEADO NOVO BISPO DA DIOCESE DE SOBRAL

O padre catarinense Odelir Magri, mora atualmente em Roma, na Itália, mas já marcou sua ida para Sobral no fim do próximo mês. Ele possui 47 anos e atua como vigário-geral dos combonianos.

O padre Odelir José Magri, 47, atual vigário-geral dos combonianos (missionários da comunidade católica fundada pelo italiano São Daniel Comboni) é o novo bispo da diocese de Sobral. Ele irá ocupar o cargo deixado, há mais de um ano, por dom Fernando Saburido, atual arcebispo de Olinda e Recife, em Pernambuco.

A nomeação do padre Odelir, que nasceu na cidade de Campo Erê (SC), foi feita ontem pela manhã, pelo Papa Bento XVI e o sacerdote já decidiu que vai ser consagrado bispo na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Sobral. Atualmente, ele mora em Roma, na Itália, onde acumula as funções de vigário-geral dos missionários combonianos e de assistente-geral da Congregação.

“O padre Odelir escreveu uma carta aberta ao povo da diocese (de Sobral) informando a sua nomeação pelo papa e dizendo que ainda terá de passar os cargos que ocupa, no momento, em Roma, porém, no fim do próximo mês de novembro ele chegará em Sobral”, disse o secretário paroquial da Igreja de Cristo Ressuscitado, João Batista Oliveira.

A carta enviada pelo Núncio Apostólico (representante do papa Bento XVI no Brasil), dom Lorenzo Baldisseri foi lida pelo administrador diocesano, padre Raimundo Nonato de Paiva, na Cúria Diocesana, com transmissão em cadeia por diversas emissoras de rádio da Diocese de Sobral.

Na mensagem que enviou aos paroquianos, o sacerdote nomeado bispo sugeriu duas datas para a sua consagração como bispo: próximo dia 8 de dezembro, data em que se comemora a padroeira de Sobral, Nossa Senhora da Conceição, ou na segunda quinzena do mês de janeiro de 2011.

Segundo o padre Gilson Soares, da Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), após a consagração, há um prazo de três meses para que o novo bispo tome posse na diocese. O bispo nomeado é quem escolhe o local onde será ordenado e a data da posse ficará a cargo do colégio de consultores a pedido do novo bispo.

Quem é?

O padre Odelir José Magri nasceu no dia 18 de abril de 1963, na cidade de Campo Erê, que pertence à Diocese de Chapecó, em Santa Catarina. Fez seus estudos teológicos em Paris, na França, obtendo a licenciatura em Filosofia e foi ordenado sacerdote em 18 de outubro de 1992.

Pouco tempo depois foi enviado como missionário ao Congo, na África, onde exerceu o cargo de formador dos postulantes. Regressou ao Brasil em 1997 e, em São Paulo, ajudou a formar novos missionários combonianos. Em 2003 participou do Capítulo Geral da Congregação em Roma, sendo escolhido para ser membro da direção geral.

Desde 2003 é assistente-geral da Congregação em Roma e, em outubro do ano passado, assumiu o cargo de vigário-geral dos missionários combonianos.

E-MAIS
A Diocese de Sobral está vacante (vaga) desde 16 de agosto de 2009, após o bispo dom Antônio Fernando Saburido ser designado pelo papa Bento XVI arcebispo de Olinda e Recife.


 Odelir José Magri será o sexto bispo da diocese, que foi criada em 10 de novembro de 1915, pela bula Catholicae Religionis Bonum do papa Bento XV, sendo desmembrada da então diocese de Fortaleza.


 A diocese é composta por 29 cidades. Já teve como bispos: dom José Tupinambá da Frota (1916-1923); dom João José da Mota e Albuquerque (1961-1964); dom Walfrido Teixeira Vieira (1965-1998); dom Aldo de Cillo Pagotto (1998- 2004) e dom Antônio Fernando Saburido (2005-2009).

  A diocese tem sob sua tutela o maior hospital de Sobral, a Santa Casa de Misericórdia. Ainda na gestão de dom Fernando Saburido, foi iniciada a “década missionária” que marcará o centenário de fundação da diocese em 2015, através de missões populares nas paróquias.

Fonte: . Rita Célia Faheina (ritacelia@opovo.com.br) O Povo Online

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A IMAGEM: SÍTIO FIDALGO E A FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

A comunidade de sitio Fidalgo, zona rural de Alcântaras, comemorou no último final de semana a festa de Nossa Senhora de Fátima.

A região que fica as margens de um riacho em que parte de seu curso natural , separa os municípios de Alcântaras e Meruoca, é um dos grandes produtores de hortaliças  da Serra da Meruoca, sendo a principal região produtora de Alcântaras.

O templo religioso, é um pouco diferente dos tradicionais,  tem o altar como principal atração e em forma de uma gruta que fica em meio as residências, porém sua frente é completamente aberta a visitação pois não possui paredes.

"Fidalgo" que significa:

1. Indivíduo que tem foros ou títulos de nobreza.
2. Pop. Indivíduo bem vestido.
3. Aquele que vive dos seus rendimentos.  (Dicionário Priberan)

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores