quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

(AUTORIZADO) PREFEITURA DE SOBRAL DEVE REALIZAR CONCURSO PÚBLICO EM 2015

Imagem: Prefeitura de Sobral. Divulgação internet
Certame irá selecionar 818 profissionais.
  
A Prefeitura de Sobral confirmou a realização de um concurso público para a seleção de 818 profissionais nas áreas de Saúde, Segurança, Assistência Social, Gestão, Educação e Urbanismo. O certame deverá ocorrer em 2015. 

A informação foi divulgada no último dia 22/12 no boletim oficial da gestão. A prefeitura divulgou que o concuros irá suprir as vagas já existentes no município para os cargos de Agente Administrativo, Agente de Saúde, Analista de Sistema e Fiscal de Urbanismo.

Contudo, novas vagas também deverão ser criadas para Agente de Endemias, Guarda Municipal, Administrador, Analista de Controle Interno, Assistente Social, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Odontólogo, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional, dentre outras. A mensagem solicitando a criação dos cargos já foi enviada à Câmara de Vereadores de Sobral, segundo a prefeitura.

A data para a publicação do Edital e a realização do concurso serão divulgados em breve. 

Com informações do Jornal Diário o Nordeste

É HOJE, FINAL DE ANO EM SOBRAL TERÁ SHOW DE BIQUINI CAVADÃO NA MARGEM ESQUERDA

Imagem:Divulgação internet
A Prefeitura dará mais um show de Final de Ano em Sobral que, tradicionalmente, reúne milhares de pessoas na Margem Esquerda. 

Organizado pela Secretaria da Cultura e do Turismo do Município, a festa terá como atrações a banda sobralense Outras Frequências e a Banda Biquini Cavadão. A contagem regressiva para a chegada do Ano Novo terá também show pirotécnico com queima de fogos, no espelho d’água do Rio Acaraú.
Com informações site da Prefeitura de Sobral

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

EXPECTATIVAS QUANTO A ELEIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS

Com duas chapas concorrendo a eleição da Câmara Municipal de Alcântaras, muitos ficam curiosos sobre o que poderá ocorrer!

Uma virada de mesa! ou uma manobra jurídica ou regimental? Em se tratando de política ou de eleição de Câmara tudo pode o correr; portanto se algo fora do normal acontecer, não será tanta surpresa.

 Mas se no próximo dia 1º a eleição ocorrer de forma normal, naturalmente essa chapa encabeçada pela vereadora Cleuvilândia, será a vencedora.

PLACA DE ORIENTAÇÃO INFORMA DISTÂNCIA DE ALCÂ(NA)TARAS AO INVÉS DE ALCÂNTARAS

Imagem extraída do Facebook
Uma placa de orientação recentemente instalada em um trecho da CE 241 chamou a atenção dos internautas. 

Após ser instalado um "mastro" na altura do Sitio Algodões, informando a distância do ponto até a sede dos municípios de Alcântaras, Coreaú e Moraújo, a empresa responsável pela confecção da placa teria cometido erro de ortografia quanto ao nome correto da pequena cidade serrana, cujo ficou informada na placa como AlcânAtaras e não Alcântaras. No Ceará onde é comum a identificação do município no singular, a cidade por vezes também é nomeada de Alcântara, ou seja, sem o S.

Porém no caso onde uma letra a mais foi inclusa no substantivo, a leitura do equipamento de informação não passou despercebido aos olhos dos condutores que trafegam pela via. Em 2013, um erro semelhante foi registrado na entrada de Coreaú, quando uma placa indicativa sobre o perímetro urbano da cidade apresentava o nome escrito da seguintes forma CAreaú, onde o "O" foi trocado pela letra A. Da mesma forma como aconteceu em Alcântaras, o erro foi matéria de compartilhamentos em redes sociais.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

domingo, 28 de dezembro de 2014

GOVERNO DO CEARÁ ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL VALE DO JAGUARIBE

A estratégia de saúde implantada no Ceará ao longo dos últimos oito anos deve colocar o estado como o de melhor estrutura para a área do Brasil. A aposta é do governador Cid Gomes que aponta os avanços do setor, mas alerta que além da boa estrutura há de se avançar também na qualidade do atendimento. Neste domingo (28), aconteceu a visita inaugural à obra do Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim. Na ocasião foi assinada a ordem de serviço para construção do Hospital Regional no Vale do Jaguaribe, quarto hospital do Estado a ser construído no Interior.

Já equipado, o HRSC terá capacidade para atender 468 pacientes por dia. O funcionamento começará pelo Centro de Imagem, seguida pela área ambulatorial e por fim o setor de emergência. As instalações foram visitadas por Cid Gomes e a comitiva que participou da solenidade. No Hospital e Maternidade do Sertão Central são 15 leitos na emergência infantil, 30 leitos na emergência adulto, 20 leitos de UTI, 16 leitos de terapia semi-intensiva, 12 leitos de cirurgia, 8 no setor de neonatalogia, 11 leitos neonatais e 140 leitos na enfermaria. São ainda 11 salas de cirurgia, 15 consultórios e oito salas de exames e tratamentos. O HRSC passará agora pela fase de desinfecção para entrar em funcionamento, que acontecerá em etapas. O primeiro setor a entrar em operação será o de imagem e por último o setor de emergência. 

O perfil de assistência do novo hospital será terciário, ou seja, fará atendimento a casos de alta complexidade, semelhante aos outros dois hospitais regionais – o Hospital Regional do Cariri, em funcionamento em Juazeiro do Norte desde abril de 2011, com cobertura de 1,5 milhão de habitantes dos 55 municípios, e o Hospital Regional Norte.

Vale do Jaguaribe

O Hospital Regional Vale do Jaguaribe é o quarto hospital do Estado a ser construído no Interior. Ficará localizado no entroncamento das vias de acesso  aos municípios de Russas, Limoeiro do Norte e Morada Nova e terá 23.500 metros quadrados de área construída. Lá estão previstas as instalações de 256 leitos, 47 salas de observação, 5 centros cirúrgicos, 9 centros de imagens, 15 ambulatórios, 9 laboratórios, além de salas de nutrição, anatomia patológica e etc.

Os secretários Arialdo Pinho (Casa Civil), Quintino Vieira (DER), Abreu Dantas (Gabinete do Governador) e Acilon Gonçalves (Saúde) acompanharam a solenidade, que contou também com a presença do deputado federal Odorico Monteiro, dos deputados estaduais Mauro Filho, Adail Carneiro e Mailson Cruz, e dezenas de prefeitos das regiões Sertão Central e Vale do Jaguaribe.

Fonte:Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado (site)
Casa Civil 

APOSENTADOS TÊM DOIS DIAS PARA FAZER COMPROVAÇÃO DE VIDA E RENOVAR SENHA

Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil
Comprovação de vida e renovação da senha têm de ser  feitas  na instituição em que a pessoa recebe  o benefício.

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm apenas dois dias para fazer a comprovação de vida e a renovação da senha na rede bancária: amanhã (29) e terça-feira (30). Quem perder o prazo poderá ter o benefício suspenso.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os bancos não terão expediente ao público na quarta-feira ( 31). A comprovação de vida e a renovação da senha devem ser feitas na instituição em que o segurado recebe seu benefício.

O segurado ou pensionista deve levar um documento de identificação com foto, como as carteiras de identidade, de trabalho ou de habilitação, entre outros. Os bancos que têm tecnologia para fazer a identificação biométrica poderão usá-la.

Caso esteja impedido de ir à agência bancária, o beneficiário deve fazer a prova de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS. Para se cadastrar, o procurador deverá comparecer a uma agência da Previdência Social e apresentar a procuração devidamente assinada.

O modelo da procuração pode ser encontrado no site do ministério.

Outra opção é uma procuração registrada em cartório, se o beneficiário for não alfabetizado, informa o INSS. Além disso, é necessária a apresentação de atestado médico (emitido nos últimos 30 dias) que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário ou atestado de vida emitido por autoridade consular, no caso de ausência por motivo de viagem ou de residência no exterior, além dos documentos de identificação do beneficiário e do procurador.

Da Agência Brasil

DILMA ROUSSEFF APROVEITANDO O RECESSO NO LITORAL DA BAHIA

Charge Sinfrônio para o Diário do Nordeste em 28/12/2014

UM POUCO SOBRE O MILITANTE E ESCRITOR GILVAN ROCHA QUE MORREU AOS 72 ANOS EM FORTALEZA

Gilvan Rocha foi militante nas ligas camponesas e chegou a ser exilado na Argentina e em Portugal, onde participou da Revolução dos Cravos. Foto: Fábio Lima.
Em 56 anos de atuação como militante político, o empresário e escritor Gilvan Rocha se tornou um dos símbolos da resistência contra a ditadura militar, no Ceará, e um dos principais críticos da esquerda brasileira 

O escritor e militante socialista Gilvan Rocha, morreu, na noite da última sexta-feira, 26, aos 72 anos. Ele foi encontrado sem vida em sua residência, no bairro Aldeota, em Fortaleza. A causa da morte não foi divulgada. O pernambucano é um dos símbolos da resistência política contra a ditadura militar (1964-1985) e se tornou um dos principais críticos sobre ações e rumos da esquerda no Brasil.

Gilvan Rocha foi velado, neste sábado, na Funerária Ternura, e enterrado no cemitério Parque da Paz. O empresário, natural de Pernambuco, era casado com a poetisa Ester Barroso há 47 anos. Gilvan deixa uma filha do primeiro casamento, que mora em São Paulo.

Nos últimos 56 anos, o escritor viveu intensamente a política brasileira. Foi militante nas ligas camponesas e participou de guerrilha em Goiás. Após ser preso e fugir com a ajuda da maçonaria, Gilvan viveu clandestinamente, em Fortaleza, durante nove anos. Ele chegou a ser exilado na Argentina e em Portugal, onde participou da Revolução dos Cravos.

Ceará
De volta ao Ceará, em 1979, após a Lei da Anistia, Rocha participou da criação do Partido dos Trabalhadores no Estado, no qual atuou por 15 anos. Foi ele o nome de proa da campanha e da gestão da ex-prefeita Maria Luiza Fontenele, com quem rompeu politicamente.

Maria Luiza lamentou a morte do empresário. Ela destacou não ter tido a oportunidade de desenvolver com ele uma reflexão sobre as atividades políticas que seu grupo tem executado. “Lamentamos não ter feito o debate e ter perdurado as divergências ao invés das convergências”, diz.

A última casa política do escritor foi o Partido Socialismo e Liberdade (Psol), o qual ajudou a fundar. O vereador João Alfredo (Psol), militante com Rocha tanto no PT como no Psol, definiu a morte do escritor como “uma perda irreparável”.

Gilvan foi articulista do O POVO até o fim da vida. O diretor Institucional do Grupo de Comunicação O POVO, Plínio Bortolotti, ressaltou a coerência política de Gilvan durante a trajetória, diante de críticas à falta de democracia e à atuação da esquerda no Brasil.

Saiba mais

Gilvan Rocha nasceu em Recife, filho de pais conservadores. Estudou no Colégio Leão XII, com acentuado perfil católico e padrões disciplinares rígidos. Mesmo assim, passou a atuar em causas políticas aos 16 anos. Antes dos 20 anos, foi para o Interior de Goiás, onde participou de guerrilha.

Como escritor, escreveu os livros Vermelho Cor de Esperança, Bye, Bye PT, Meio Século de Caminhada Socialista, Comunistas, filhos da pátria e 1964: A Grande Derrota e Outros Textos Pertinentes.

Em nota, a vereadora do Psol, Toinha Rocha, destacou a colaboração de Gilvan em sua formação política e lembrou o último encontro entre eles, no último dia 14. 

Do Jornal O POVO Online

IBGE ESPERA AUTORIZAÇÃO PARA A ABERTURA DE 1.564 VAGAS NO PRÓXIMO ANO

Pedido feito ao Planejamento solicitou a abertura de postos para as carreiras de técnico, analista e especialista. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística tem atribuições ligadas às geociências e estatísticas sociais, demográficas e econômicas, o que inclui realizar censos e organizar as informações obtidas nesses censos

Cresce a expectativa para que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) libere o mais rápido possível a autorização do concurso para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O órgão quer lançar, em 2015, edital com 1.564 oportunidades de níveis médio e superior.

O documento enviado ao Ministério do Planejamento solicitou a abertura de 1.044 postos para a carreira de técnico em informações geográficas e estatísticas e 520 para as funções de tecnologista em informações geográficas e estatísticas e de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas.

Segundo a diretora da ASSIBGE-SN (Associação e Sindicato Nacional dos Servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Susana Drumond, as vagas para técnico serão lotadas em todas as unidades do instituto. Já as de tecnologista e analista serão distribuídas da seguinte maneira: 300 para o Rio de Janeiro e 220 para as unidades estaduais, espalhadas por diversas regiões do país.

Há vagas para candidatos com formação superior em qualquer área de atuação e ainda para candidatos com Ensino médio concluído em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Para maios informações leia matéria completa no Diário do Nordeste clicando AQUI.

VEREADORES DE ALCÂNTARAS REALIZAM CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO

Imagens divulgação Facebook
Na verdade, foram os vereadores que compõem uma das a chapas que disputará a eleição da Câmara Municipal de Alcântaras no próximo dia 1º de janeiro que se reuniram para se confraternizar.

Houve uma expectativa quanto a uma possível confraternização do Legislativo, que; segundo os vereadores, o atual Presidente da casa era o que mais cobrava a comemoração de final da Câmara Municipal. Como não ocorreu ou, não houve iniciativa da Presidência da casa e considerando já se aproxima os últimos dias do ano; cinco dos nove vereadores e familiares se reuniram na última noite 27/12 e fizeram sua própria confraternização em um restaurante da cidade.

IFCE VAI OFERTAR 2.060 VAGAS NOS 19 CAMPI NA 1ª EDIÇÃO DO SISU 2015

Ao todo, haverá oportunidades em 19 campi pelo Estado

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou o quantitativo de vagas a serem ofertadas na primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), em 2015. Ao todo, são 2.060 vagas, distribuídas em 34 cursos de graduação, envolvendo 19 campi. O calendário de inscrições será divulgado pelo MEC nas próximas semanas.

Poderão concorrer no Sisu 2015.1, candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 e obtiveram nota acima de zero na redação. No IFCE, são duas seleções do Sisu por ano, que ocorrem no início de cada semestre letivo. Metade das vagas é reservada a candidatos beneficiados pelo sistema de cotas sociais.

A inscrição no sistema é gratuita, em uma única etapa, e feita pela internet no site do MEC. A cada edição, as instituições públicas de ensino superior que optam por participar do Sisu ofertam vagas em seus cursos de graduação (tecnológicos, de licenciatura e bacharelado).

Fonte: Do Tribuna do Ceará

(EM FORTALEZA) NÚMERO DE VEÍCULOS CRESCEU 74,23% EM 10 ANOS

Ter um carro se torna cada vez mais caro (Foto: Jim Skea/Flicker/Creative Commons)
Por conta disso, a Prefeitura de Fortaleza criou incentivos para que as pessoas utilizem bicicletas ou até mesmo os coletivos, para contribuir para a mobilidade urbana

Nova moda urbana, Fortaleza já tem quase 100 km de faixas para ciclistas

Considerada a 5ª maior cidade do Brasil, com mais de 2,4 milhões de habitantes, Fortaleza teve um crescimento de 74,23% na sua frota de veículos. Já na Região Metropolitana, que soma mais de 3,2 milhões de habitantes, a frota duplicou em 216%.

No Ceará, a frota registrou um crescimento médio de 9,31% ao ano, entre 2008 e 2012. Um maior crescimento da frota no Ceará, por exemplo, foi verificado em 2010, em relação a 2009: 14,64%, passando de 1.488.428 para 1.706.361 veículos. Historicamente, até 2008, o crescimento era de 11% ano no Estado. Em 2009, o crescimento foi de 12,91%. Foi no final de 2008, que o Governo Federal reduziu o IPI sobre o valor dos veículos zero km.

Por conta disso, a Prefeitura de Fortaleza criou incentivos para que as pessoas utilizem bicicletas ou até mesmo os coletivos, para contribuir na mobilidade urbana da capital cearense.

Transporte coletivo

A Prefeitura de Fortaleza conclui o ano de 2014 entregando para a cidade um importante legado: a implantação das faixas exclusivas para o transporte coletivo. Até o início deste ano, existiam apenas 11,6 quilômetros de prioridade para o transporte coletivo. No próximo dia 22/12 (segunda-feira), o número passará a ser de 54,2 quilômetros com a implantação da primeira fase da Av. Perimetral, no trecho entre a BR 116 e a Av. Juscelino Kubitschek (CHESF).

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores