sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

NOVA IGREJA MATRIZ DE ALCÂNTARAS COMEÇA A GANHAR FORMAS

Nova matriz da cidade de Alcântaras começa a tomar suas novas formas com a segunda fase da recostrução. O prazo para conclusão da obra são de dois anos, e no final de 2011 deverá ser concluída.

Com o projeto inicial orçado em cerca de R$ 530.000 mil, a obra poderá custar muito mais se considerar o andamento das doações; em uma só delas R$ 100.000 mil reais teria sido do bingo de um carro organizado e realizado por empresários em Fortaleza. Segundo informações, o valor já teria sido repassado para a comissão que cuida da construção da nova matriz. Doações de materiais de construção e em dinheiro estão sendo arrecadados pela comissão, e alguns fiéis adotaram um carnê para contribuir com um pouco mensalmente.

Terminado a primeira fase da construção que era a fundação, nessa segunda parte as paredes no novo templo começaram a serem erguidas e aos poucos vai aparecendo suas formas. Em Outubro próximo a igreja deve estar totalmente levantada e já poderá receber os fiéis e visitantes para a festa da padroeira. A partir de então a obra entrará na terceira fase que são os acabamentos e revestimentos interno, além de outros detalhes. A praça João Capistrano também será reconstruída.

Polêmica

Para a efetivação desse projeto, a caso gerou uma grande polêmica, a igreja primitiva tinha sido construída no final do século passado pelo portugûes João Capistrano de Alcântara e toda a formação e surgimento da cidade teria gerado em torno da antiga capela.

De um lado pessoas que queria preservar o que consideravam ser um patrimônio histórico e cultural do lugar, e do outro com a justificativa de que uma nova matriz não poderia ser construída em outro local e que as supostas rachaduras no antigo templo causada por tremores de terra ocorridos na região, poderia por em risco a vida dos fiéis, e assim defendiam a demolição e construção de uma nova igreja no mesmo local.

Nessa polêmica o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ( IPHAN) se posicionou contrário a demolição, sendo inclusive contrário as justificativas apresentadas, na ocasião o superintendente da instituição no Ceará, Clodoveu Arruda, desmentiu a versão da administração da paróquia de que o IPHAN teria sido consultado sobre a demolição. O caso também chegou a Secretaria de Cultura do estado do Ceará ( SECULT), mas ao reagir ao fato, a igreja já estava praticamente demolida e mais nada se pôde fazer.

No final prevaleceu a demolição.

No foto, operários trabalham na construção da nova Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Escrito por Edilson Angelo

LEI QUE CRIA NOVOS MUNICÍPIOS NO CEARÁ PODERÁ NÃO VALER !


O argumento do pedetista é a inexistência de uma lei complementar federal que dê sustentação à lei estadual aprovada pela Assembleia no ano passado que prevê emancipação de distritos


Uma ação do deputado estadual Heitor Férrer (PDT) pode atrapalhar a criação de novos municípios no Ceará. Ontem, durante sessão da Assembleia Legislativa, o pedetista comunicou ter solicitado ao Ministério Público Federal a interposição de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a lei aprovada no ano passado, de autoria do presidente Domingos Filhos (PMDB), que permite a emancipação de distritos e a consequente criação de novas cidades.

Para justificar a provocação, Heitor argumenta que a lei complementar estadual não pode ser aplicada por depender de uma lei complementar federal & ainda não existente & que estabelecerá os prazos de emancipação. ``A lei estadual é rígida, tem seus méritos, mas a sua execução afrontaria a Carta da República. Onze distritos já entram com pedido de emancipação e a ação tem que ser a mais rápida possível, para não criar constrangimentos a essa Casa``, expôs ele.

Os distritos a que Heitor se refere são: Mundaú, no município de Trairi; Pecém, que pertence a São Gonçalo do Amarante; José de Alencar, em Iguatu; Várzea dos Espinhos, localizado em Guaraciaba do Norte; Jurema, no município de Caucaia; Iratinga, em Itapajé; Antônio Diogo, em Redenção; além de Icaraí, Sabiaguaba, Moitas e Mosquito, todos localizados no município de Amontada. Esses últimos quatro distritos querem se unificar e formar o município de Icaraí.

Fonte: O Povo Online (Ítalo Coriolano)

EM ALCÂNTARAS A CRECHE MARIA RAULINO PASSA POR REFORMA

Com a reforma da creche Maria Raulino, o funcionamento da escola passou temporariamente para o prédio onde funcionava o Colégio Monteiro Lobato que recentemente fechou as portas para a educação. A creche também está passando por ampliação das salas de aula para poder comportar o aumento do número de alunos.

Tiveram início no mês de Fevereiro de 2010, as obras de recuperação da Creche Maria Raulino Alcântara de Carvalho E.E.I. localizada na Rua Francisco Cunha, próximo a Secretaria de Desenvolvimento da Educação Básica, caminha o mais rápido para receber seus alunos.

Esta reforma, apoiada pela Prefeitura Municipal de Alcântaras juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento da Educação Básica, busca principalmente concretizar uma vontade de muitos que seria ver a escola em perfeitas condições de funcionamento, oferecendo também suporte necessário para uma prática didática-pedagógica satisfatória desenvolvida pelos educadores.

"Mesmo sendo particular, foi uma pena o tradicional Colégio Monteiro Lobato ter acabado, era mais uma opção para a educação de Alcântaras"

Escrito por Edilson Angelo e Blog Alcântaras

MULHER É ASSASSINADA EM SANTANA DO ACARAÚ

Mais uma mulher assassinada no Estado do Ceará, desta vez o crime ocorreu no municipio de Santana do Acaraú na zona norte do estado

A Polícia da cidade de Santana do Acaraú que hoje ganha uma nova delegacia, inicia uma investigação que tenta esclarecer o crime de morte em que foi vítima a jovem Maria Graciele Brito, de 21 anos, encontrada morta na noite desta quarta-feira (3).

O principal suspeito é o amante da jovem, Francisco Sabastião de Brito, 48 anos, que se encontra preso na cadeia desta cidade. Testemunhas apontam Sebatião como autor do crime.

Fonte: Com informações do Blog Wilson Gomes


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

BLOG PASSANDO POR MANUTENÇÃO


Durante o dia de hoje, algumas mudanças ou algo fora do normal poderá ocorrer no blog.


Mande sugestões de postagens
Obrigado por visitar o Visão Norte.

"HORA DE PLANTAR" AGRICULTORES DA REGIÃO NORTE RECEBEM SEMENTES DO GOVERNO DO CEARÁ


Agricultores de Sobral e de outros municípios da Região Norte receberam as sementes do Programa Hora de Plantar do Governo do Estado e já preparam a terra para o plantio. Feijão, milho, arroz e mamona estão entre os alimentos mais cultivados e a expectativa para a safra de 2010 é boa entre os agricultores.

.Além de Sobral, as cidades de Alcântaras, Forquilha e Groaíras também foram beneficiadas com a distribuição das sementes da Secretaria de Desenvolvimento Agrário.

Nato foto: arquivo (Lavoura de milho e Feijão na localidade de São Roberto em Alcântaras

."Em Alcântaras a distribuição está acontecendo no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR)."

.Fonte: Com informações do Portal Ceará Agora

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

CARNAVAL DE MORAÚJO É TRADIÇÃO !


Li no Blog Alcântaras as atrações do Carnaval de Moraujo 2010

Banda Frenesi, Real Elétrico,Forró dos Plays, Banda Mazenir, Banda Provocantes, Swing Bamba e Banda Só Mais Um.
Moraujo que em termos de população, é um dos menores municípios da zona norte do Ceará, com pouco mais de 8.500 habitantes, tem um dos mais festivos carnavais do estado do Ceará.
Sobral, que é o maior município da região e um dos maiores do estado, com mais de 182.000 mil habitantes, ou seja mais de 21 vezes mais, não faz uma festa dessas, e olhe que lá também tem rio e bem mais bonito.
Sabe qual a maior diferença dos dois municípios em termos de Carnaval? TRADIÇÃO

Escrito por Edilson Angelo

FRASES DE ROUSSEAU NO "CONTRATO SOCIAL"

"A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável."

Outras:

"Geralmente aqueles que sabem pouco falam muito e aqueles que sabem muito falam pouco."

"A espécie de felicidade de que preciso não é fazer o que quero, mas não fazer o que não quero."

"A arte de interrogar não é tão fácil como se pensa. É mais uma arte de mestres do que de discípulos; é preciso ter aprendido muitas coisas para saber perguntar o que não se sabe."

"Os homens dizem que a vida é curta, e eu vejo que eles se esforçam para a tornar assim."

"Amo-me a mim próprio demasiado para poder odiar seja o que for."

Jean-Jacques Rousseau, (28 de Junho de 1712, Genebra - 2 de Julho de 1778, Ermenonville, perto de Paris). Escritor e filósofo suiço.

Fonte: Pensador.info

POLÍCIA AMBIENTAL DO CEARÁ APREENDE AVES NO MUNICÍPIO DE MERUOCA


Do Portal G1, com informações do Globo Rural : Polícia apreende aves encontrada em sítio no Ceará

A Polícia Ambiental do Ceará encontrou mais de 60 aves que estavam sendo criadas ilegalmente no norte do estado.
Foi preciso fretar um caminhão para transportar as aves apreendidas, que são de várias espécies. Elas ficavam em um sítio, em Meruoca.

Segundo a Polícia Ambiental, o proprietário mora em Fortaleza. Um dos empregados foi preso. O dono do sítio vai responder processo por crime ambiental.

Do Blog do Eliomar: Polícia Ambiental faz a maior apreensão de aves silvestres do ano no Ceará

Sessenta e três aves silvestres de várias espécias foram apreendidas nesta terça-feira na Zona Norte do Ceará. A apreensão ocorreu no distrito de Santo Antônio dos Camilos, no município de Meruoca. A Polícia Ambiental Militar usou um caminhão para trazer os pássaros para Fortaleza.

No sítio onde foram encontrados os pássaros, duas menores tratavam cuidvam da alimentção. O dono do sítio vai responder por crime ambiental. Já as aves vão ficar sob responsabilidade do Ibama e passar por um período de adaptação para, depois, serem devolvidos para a mata.

A Polícia Ambiental Militar informou que essa foi a maior apreensão de pássaros silvestres no Ceará neste ano.

"Se essa moda de apreensão de aves pega em Alcântaras, corria gente para todo lado"

Foto: Web (Distrito de St° Antônio dos Camilos)

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

CORREIOS PRORROGAM PELA TERCEIRA VEZ O PRAZO PARA INSCRIÇÕES DO CONCURSO


Os interessados em participar do concurso dos Correios ganharam mais uma chance. Pela terceira vez seguida as inscrições para concorrer a uma das 6.565 vagas oferecidas na seleção foram reabertas e agora poderão ser feitas até o próximo dia 16 de fevereiro.

.O novo adiamento atende uma solicitação que havia sido feita pela Defensoria Pública da União (PDU) do estado de Minas Gerais que entrou com uma Ação Civil Pública na Justiça Federal, cobrando da Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos a oferta de isenção da taxa de participação para candidatos de baixa renda.

.As normas para concessão da isenção no concurso foram publicadas nesta terça-feira, dia 2, no Diário Oficial da União (DOU). O documento informa ainda que os candidatos de baixa renda que já tenham pagado a taxa podem requerer a restituição do valor, que varia de R$ 30 a R$ 60.

.Conforme levantamento feito pela assessoria de imprensa dos Correios, atualizado no último domingo, 31, cerca de 700 mil candidatos já tinham se inscrito no concurso.

.Fonte: O Povo Online

DISTRITOS PEDEM EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


Quatro distritos cearenses deram entrada, na Assembleia Legislativa do Estado, no processo de emancipação política. Querem independência os distritos de Mundaú, em Trairi; Pecém, em São Gonçalo do Amarante; José de Alencar, em Iguatu; e Várzea dos Espinhos, em Guaraciaba do Norte.

.Os representantes das comunidades levaram os primeiros documentos exigidos pela lei complementar, sancionada ano passado pelo Governo Estadual, mas ainda é longo o caminho até a elevação das comunidades a categoria de município.

.Entre outras etapas, o processo exige análise da mesa diretora da Assembleia, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e estudos de viabilidade, antes de chegar a ser votado em plenário.

.Nesta terça-feira (02), estão previstas mais três solicitações. Conforme o presidente da Casa, Domingos Filho, apenas as localidades que preencherem todos os requisitos exigidos pela lei complementar de criação de novos municípios terão seu pleito atendido.

.Fonte: Portal Verdes Mares (Foto: Juliana Vazques)

COMPORTAS DO CASTANHÃO SERÃO ABERTAS NO SÁBADO


Jaguaribara. Por pelo menos 20 dias, até o início da estação chuvosa, a barragem do Castanhão, neste município, terá suas comportas abertas para aumentar a capacidade de armazenamento de água das chuvas deste ano. Para isso, escoarão para o Rio Jaguaribe e, daí, ao mar, 500 milhões de metros cúbicos de água (ou cinco bilhões de litros). A abertura se dará no próximo sábado, com vazão total de 100 metros cúbicos por segundo, através de quatro comportas. A ideia é reduzir o nível do açude de 102,1 para 101 metros acima do nível do mar.

A decisão foi tomada na última quinta-feira, numa reunião entre a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) e Defesa Civil. Numa reunião realizada, no mês passado, em Limoeiro do Norte, o presidente da Cogerh, Francisco Teixeira, já havia anunciado a importância de se liberar água do Castanhão para que houvesse suporte às águas das precipitações deste ano. "O Castanhão é um regulador de cheias", justificou Teixeira.

O fechamento das comportas deve acontecer no dia 26 de fevereiro, cerca de uma semana após o novo prognóstico da Funceme para o verão chuvoso deste ano, que será dado em 20 de fevereiro. Mesmo com as comportas ainda fechadas, o açude libera 23 metros cúbicos por segundo para a calha do rio Jaguaribe. Até ontem, o Castanhão acumulava 5,2 bilhões de metros cúbicos (a capacidade total é de 6,7 bilhões), com 78% de reserva de água.

.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

EM ACARAPE, UM HOMEM MORREU ESMAGADO POR UMA PEDRA

Acarape fica a 54 Kilômetros da capital Fortaleza, na microregião de Baturité
.
Uma pedra do tamanho de um veículo de passeio, segundo testemunhas, despencou de uma pedreira e atingiu o trabalhador José Ribamar da Silva Sousa, de 44 anos, no início da tarde desta terça-feira (2) e o matou imediatamente
.

.A Polícia compareceu ao local para apurar o fato. A perícia foi acionada para fazer os primeiros levantamentos das causas do acidente de trabalho. A notícia é do correspondente Zezinho Queiroz. A matéria completa no Jornal Alerta Geral desta quarta-feira (3).

Fonte: Portal Ceará Agora

TV DIÁRIO COM NOVA FREQUÊNCIA


Os telespectadores da TV Diário de Fortaleza, há semanas estavam sem o sinal da emissora na cidade de Alcântaras.

Na verdade o que aconteceu; é que para assistir a TV do Nordeste em Alcântaras, você tem que sintonizá-la no canal 48 UHF, e não mais no canal 20 como antes.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

EM ALCÂNTARAS, COLISÃO ENTRE DUAS MOTOS DEIXA VÍTIMA EM ESTADO GRAVE

Aconteceu na tarde de hoje (01/02), um grave acidente no Centro da cidade por volta das 17:30 hs. Uma colisão de moto com moto, deixou uma das vítimas fortemente ferida.

Francisco Jane Carvalho, conhecido como Jane do Lino, condutor de uma das motos, ficou gravemente ferido sendo socorrido ao Hospital local e conduzido até a Santa Casa de Sobral, com o auxílio de aparelhagens para respiração.

O Condutor da outra moto, conhecido como Raimundo, é universitário e reside no Sítio Silva, também foi conduzido a Sobral, mas segundo informações com menas intesidade nos ferimentos.

Fonte: Blog Alcântaras

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores