sábado, 17 de maio de 2014

INICIADAS OBRAS TÉCNICAS DE MANEJO DA TERRA EM ÁREA DEGRADADA NO CEARÁ

Funceme coordena série de intervenções no distrito do Brum, no município de Jaguaribe.

No âmbito do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas em Processo de Desertificação, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) iniciou, em 2014, as intervenções técnicas de manejo da terra no distrito do Brum, no município de Jaguaribe. As obras acontecem numa área cercada com reconhecido processo de desertificação e já começam a dar resultados satisfatórios.

Segundo Margareth Carvalho, supervisora do Núcleo de Meio Ambiente da Funceme, já foram feitos barramentos de contenção de sedimentos e terraços. “Já percebemos um acúmulo de umidade no solo e o renascimento de alguma vegetação no local”, comemora. Porém, ela diz que essas são apenas as primeiras intervenções. “Faltam ainda a escarificação e o sucamento para a aplicação da serra pilheira, que é uma técnica de transferência de material orgânico”.
Estudos
A Funceme é responsável pelo mapeamento das Áreas Susceptíveis à Desertificação no Ceará e, desde 2012, faz estudos e levantamentos socioeconômicos e físicos na região do Brum, que fica numa das três áreas identificadas pelo mapeamento. Esta é a segunda região degradada no Estado a receber as obras técnicas. A primeira foi a microbacia do Rio Cangati, no município de Canindé.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme

sexta-feira, 16 de maio de 2014

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL PEDE CASSAÇÃO DO PREFEITO DE IRAUÇUBA

O Ministério Público Eleitoral emitiu parecer favorável à cassação do prefeito de Irauçuba, José Mota. O MPE baseou-se em apuração feita pelo promotor de justiça Primo de Augusto Almeida Pereira, da 41ª Zona Eleitoral, com sede em Itapajé, apontando que o ex-prefeito Raimundo Nonato fez 153 contratações  irregulares para beneficiar a campanha do atual prefeito.

O MPE também acusa o ex-prefeito de ter disponibilizado, no período do expediente de trabalho, vários servidores das pastas da Saúde e Educação durante a campanha de José Mota. O parecer já está com a juíza eleitoral Daniela Estêvão Albuquerque, da 41ª Zona Eleitoral, que deverá acatar ou não o pedido de cassação.

Além dessas denúncias, há outras quatro queixas de irregularidades durante a campanha do prefeito João Mota ainda aguardando parecer do promotor, que conta com uma série de filmagens e outros denúncias oriundas da Promotoria de Combate aos Crimes contra a Administração Pública (Procap).

Do blog Eliomar de Lima

OBS: Lá em Irauçuba foram apenas 153 contratações...

JORNALISTA CIRO SARAIVA LANÇA NESTA SEXTA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA O LIVRO "DEPOIS DOS CORONÉIS"

A Assembleia Legislativa do Ceará lança, nesta sexta-feira (16/05), durante sessão solene, o livro “Depois dos Coronéis”, de autoria do jornalista J. Ciro Saraiva. O evento atende a solicitação do presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), e será realizado às 19h, no Plenário 13 de Maio.

O livro faz parte de uma trilogia que analisa e relembra episódios de três períodos da história política do Ceará: antes dos governos dos coronéis Virgílio Távora, Adauto Bezerra e César Cals; durante o governo, e, no último livro, o período após os governos, até chegar ao atual governador, Cid Gomes.

Por tratar de um período atual da história, a última obra aborda os últimos embates políticos e traz entrevistas com personalidades que vivenciaram a história do Estado. Entre os entrevistados estão os ex-governadores Adauto Bezerra, Ciro Gomes, Lúcio Alcântara, Cid Gomes, o ex-senador Sérgio Machado e o ex-deputado Paes de Andrade. 

Da Assessoria de Imprensa – Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Aline Pedrosa)

NOVO CENTRO DE CONVENÇÕES DO CARIRI É DESTAQUE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), na abertura dos trabalhos desta quinta-feira (15/05), destacou a inauguração do Centro de Convenções do Cariri (CCC) que acontecerá na tarde de hoje. O CCC fica localizado às margens da CE-292, na ligação entre os municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.

Ainda na sessão, Zezinho Albuquerque ressaltou a inauguração de uma Escola Profissionalizante em Nova Olinda. “Parabéns a todos que fazem o Cariri e serão agraciados com essas novas obras”, afirmou.

Na leitura do expediente começaram a tramitar três mensagens e um projeto de indicação. A mensagem de n° 7.627, de autoria do Poder Executivo, autoriza a transferência de recursos para execução de programas em parceria com pessoas jurídicas do setor privado ou pessoas físicas. Já as mensagens 01/14 e 02/14 são da Defensoria Pública do Estado e alteram dispositivos na Lei Complementar n°06, de 28 de abril de 1997.

Da Assessoria de Imprensa - Assembleia Legislativa do Ceará. (Salomão de Castro)

quinta-feira, 15 de maio de 2014

RESUMO DAS ÚLTIMAS CHUVAS NO ESTADO DO CEARÁ

Foto:  Alcântaras às 6:00h de 15/05. Divulgação Facebook
A Fundação Cearense de Meteorologia - FUNCEME, registrou chuvas em 172 localidades de 112 municípios do Estado. A maior precipitação aconteceu na cidade de Icapuí, 209.0 milímetros. Confira o resumo de chuvas no Ceará, com foco nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba, no período de 7:00 de 14/5/2014 às 7:00 de 15/5/2014.

Litoral Norte: Granja (sede) 45.0, Acaraú (sede) 44.0, Aranau (Acaraú) 34.1, Cruz (sede) 32.6, Camocim (sede) 32.0, Campanário (Uruoca) 27.0, Barroquinha (sede) 25.2, Martinópole (sede) 23.0, Carvoeiro (Itarema) 23.0, Sambaíba (Granja) 20.2, Chaval (sede) 20.0, Amontada (sede) 20.0, Paracuã (Uruoca) 19.0, Jericoacoara (Jijoca de Jericoacoara) 19.0, Moraújo (sede) 17.0, Prata (Bela Cruz) 16.4, Tiaia de Baixo (Granja) 15.0, Lagoa do Carneiro (Acaraú) 13.1, Morrinhos (sede) 11.0, Marco (sede) 6.0, Icaraí de Amontada (Amontada) 5.0, Sinhá Saboia (Sobral) 3.4, Sobral (sede) 2.0 e Alcântaras (sede) 2.0 milímetros.

Ibiapaba: Picada (Guaraciaba do Norte) 6.0, Reriutaba (sede) 6.0, Açudes Araras (Varjota) 5.0, São Benedito (sede) 4.0, Frecheirinha (sede) 3.0, Cariré (sede) 2.0, Groaíras (sede) 1.0 milímetros.

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Icapuí (Posto: Icapuí) : 209.0 mm
Jaguaruana (Posto: Jaguaruana) : 75.0 mm
Fortim (Posto: Fortim) : 75.0 mm
Quixadá (Posto: Tapuiara) : 59.0 mm
Icapuí (Posto: Peixe Gordo) : 58.0 mm
Quixadá (Posto: Custodio) : 57.0 mm
Pindoretama (Posto: Pindoretama) : 52.0 mm
Aracati (Posto: Aracati) : 49.8 mm
Russas (Posto: Russas) : 46.6 mm
Fortaleza (Posto: Fund.ma.nilva(agua Fria)) : 46.0 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 172
Total de municípios com chuva em todo o estado: 112
Dados extraídos às : 14:55 de 15/5/2014. Informações Funceme).

SOBRE A PÉSSIMA QUALIDADE DA ÁGUA DE ALCÂNTARAS

Um morador de Alcântaras, com a intenção de melhorar a qualidade da água que recebe e paga à CAGECE, resolveu comprar e instalar um filtro de caixa dágua em sua residência.  Veja com o que se deparou!

Esse filtro retém partículas sólidas na água (como areia, ferrugem, lodo, etc) e em condições normais da água pode durar vários meses sem necessitar a troca do refil. Depois de apenas 15 dias de uso esse morador percebeu sua caixa dágua vazia, apesar de haver água em todas as casas vizinhas. Ao abrir o elemento filtrante se deparou com o mesmo completamente saturado com uma lama avermelhada. Até mesmo com este filtro instalado era possível ver essa mesma lama acumulada no fundo dos reservatórios usados para armazenar água. Uma total falta de respeito ao consumidor, pois não é certo pagar para ter esse produto.

Indagações do alcantarense usuário da CAGECE:

Isto nos leva à seguinte pergunta: De onde vem essa lama avermelhada? Antes, devido ao baixo nível da água do açude pinga, se falava que a água estava muito saturada com sedimentos do fundo do reservatório, o que impedia os filtros e processos de tratamento da CAGECE de limpar e purificar totalmente a água. ENTRETANTO, agora a água "vendida" pela CAGECE aos Alcantarenses vem de uma série de poços artesianos perfurados no leito seco do açude pinga e, como todos sabemos, água de poço artesiano não vem saturada com essa substância gosmenta. Então, de onde vêm essa lama avermelhada? Será se essa contaminação acontece nas instalações da CAGECE onde, ironicamente, a água deveria ser limpa e tratada? Até quando ainda teremos que pagar para ter lama em casa?

Observem as fotos:
Elemento filtrante em sua embalagem;
Elemento filtrante antes de ser instalado (Observem a clareza);
Carcaça do filtro onde fica o elemento filtrante, que deve ser instalado entre o medidor de água e a caixa dágua;
Em apenas duas semanas de uso o elemento filtrante totalmente saturado de uma gosma avermelhada;
 Em apenas duas semanas de uso o elemento filtrante totalmente saturado de uma gosma avermelhada;

quarta-feira, 14 de maio de 2014

(PROGRAMA ÁGUA PARA TODOS) SISTEMA DE ABASTECIMENTO COMEÇA A SER IMPLANTADO NO SITIO BONFIM - ALCÂNTARAS

Nas últimas semanas começou a ser executado na localidade do Sítio Bonfim em Alcântaras as obras de implantação do Sistema de Abastecimento de Água.

A obra orçada em R$113.372.59 tem prazo de execução de 90 dias e faz parte das ações do "Programa Água para Todos", gerenciado pelo Governo do Estado do Ceará através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Ministério da Integração Nacional (convênio). Cerca de 30 famílias deverão ser beneficiadas com ação que visa amenizar os efeitos da longa estiagem que atinge o município.

No Sitio Bonfim a obra de implantação do Sistema de Abastecimento está sendo realizada pela Art.Engenharia Ltda.

Com Post Francisco Freire (Portal Jovem)

01 ANO SEM O SR. RAIMUNDO SILVA, SERÁ RELEMBRADO COM MISSA E TORNEIO DE FUTEBOL DE SALÃO

Raimundo Silva passou décadas na locução de diversos tipos de eventos em Alcântaras
Dia 19 de maio 2014 completará 01 Ano de falecimento do Sr. Raimundo Silva, e em sua memória, haverá uma missa às 7 da noite, e logo após, no Ginásio Poliesportivo um torneio em sua homenagem. 

A Rádio Bela Vista FM fará a cobertura completa do evento ao vivo, da justa homenagem!

(Via Facebook)

SECULT - SOBRAL REALIZA HOJE O IX RECITAL “MÃE EM SOM E POESIA”

Grato pelo convite!
A Prefeitura de Sobral através da Secretaria de Cultura e Turismo, ECOA Sobral e Escola de Música   Maestro José Wilson Brasil, realização o IX Recital “Mãe em Som e Poesia”.

O evento é uma homenagem á todas as famílias de professores, funcionários e alunos da Escola de Música Maestro José Wilson Brasil. O evento terá início ás 19h desta quarta feira 14 de maio,  no Teatro São João.  

terça-feira, 13 de maio de 2014

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO PADRE ZÉ

DEPUTADO FEDERAL PADRE JOSÉ LINHARES PONTE VEM DE PÚBLICO ESCLARECER:

1º ) Há dez anos fui, injustamente, incriminado juntamente com minha assessoria, pelo então Bispo de Sobral, Dom Aldo Di Cillo Pagotto, de improbridade administrativa quando era administrador da Santa Casa de Misericórdia de Sobral

2º) No dia 17 de outubro de 2003, intempestivamente, instigado pelo ecônomo de então, por um pequeno grupo de médicos e mais alguns de seus submissos asseclas, sou demitido da Administração da Santa Casa, juntamente com  toda a minha assessoria, alegando o Bispo Aldo ter descoberto desvios de recursos e conflitos com a administração municipal de Sobral, fatos que foram alardeados em toda a imprensa falada, escrita e televisiva do Estado do Ceará.

3º)  No dia 21 de abril de 2004, louvando-se em uma inconsistente auditoria, ingressa o Bispo Aldo, junto aos Senhores Promotores de Justiça da Comarca de Sobral-CE, com uma queixa crime, impetrando providências civis e criminais contra a minha pessoa e de meus assessores.

4º)  Sua impetração teve o aligeirado acolhimento de alguns dos Senhores Promotores de Justiça da Comarca de Sobral-CE, ensejando a minha incriminação e processo em todos os segmentos jurídicos, sendo solicitados: cassação de mandato; quebra de sigilo bancário; sequestro de bens; mandato prisional e; indisponibilidade de todo e qualquer recurso pertencentes a mim e aos demais citados nos processos civil e criminal. (Ação Civil nº559290/CE e  Ação Penal nº2720/STF – transitada em julgado)

5º) Os Senhores promotores ingressaram com ações perante ao Supremo Tribunal Federal e ao Tribunal Regional Federal da 5º Região e estes tribunais acionaram toda a esfera administrativa pública nacional, dentre estes órgãos estão: o Ministério da Saúde, a Polícia Federal, o Tribunal de Contas da União, a Advocacia Geral da União, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, o Banco Central do Brasil e a Procuradoria da Câmara dos Deputados.

6º) Estive depondo, com os demais denunciados, em todas as instâncias, sendo a denúncia considerada improcedente e, posteriormente, restituída a inocência dos “pseudos” culpados do injusto procedimento dos Promotores de Justiça da Comarca de Sobral-CE e do autor da denúncia, o Bispo Aldo, que foi representado, conforme procuração lavrada no dia 23 de março de 2004, pelo senhor Advogado Paulo Maria Ribeiro Linhares Filho, OAB/CE nº13.086.

7º) Encerrando esta longa e dolorosa odisseia, em recente decisão do Processo de Ação Civil 559290/CE diz:
“...é válido consignar que o próprio Ministério Público Federal, enquanto parte autora, e diante de todas essas ponderações, pugnou, em memoriais, pela improcedência do pedido, já que não restaram danos ou malversação de recursos públicos federais,  e, ainda, que a tese ministerial deve ser acolhida, já que os atos supostamente praticados pelos Demandados não se enquadram nas figuras típicas insertas nos arts. 9º, 10º e 11, da Lei de Improbridade Administrativa, tanto pelo fato de não ter havido comprovação de dilapidação do patrimônio público, quanto pela inexistência de indícios de conduta dolosa ou culposa na administração de recursos públicos e vulneração da moralidade administrativa.
(...) Decide a Egrégia Segunda Turma do Tribunal Regional da 5º Região, por unanimidade, negar provimento à apelação, nos termos do relatório, voto e notas taquigráficas constantes dos autos.
Recife, 08 de outubro de 2013. (Data do Julgamento)
Desembargador Federal Vladimir Souza Carvalho (Relator).” (grifo nosso).

8º) Frise-se que durante nossa gestão, encerrada em 2003, deixamos rédito positivo em caixa, almoxarifado, no montante de cerca de 8 milhões de reais, construímos o Hotel Visconde, o Hospital do Coração, que por sinal hoje é denominado com o nosso nome, deixamos terrenos e a transformação de uma Santa Casa de apenas 40 leitos para um Hospital de grande porte com 450 leitos e reconhecido pelo Ministério da Saúde como Hospital Nacional de Referência. E hoje?! Examinem aos que interessar possam.

9º) Considero dever de justiça vir a público esclarecer o resultado deste injusto feito promovido por um prelado da Igreja Católica e acolhido sem o devido apuramento dos fatos por alguns Promotores da Comarca de Sobral. Foi longo o Calvário, mas nesta Páscoa estamos vivenciando a ressurreição.

Sobral, 05 de maio de 2014.

Padre. JOSÉ LINHARES PONTE

Fonte: Enviado pela Assessoria do Deputado Padre. JOSÉ LINHARES PONTE

NO BRASIL, ABUSO DE ÁLCOOL SUPERA MÉDIA GLOBAL

Pelo menos, 7,5% dos pesquisados em 194 países admitem uso excessivo. No Brasil, a taxa chega a 12,5%
Genebra. O abuso no consumo de álcool no Brasil supera a média mundial e apresenta taxas superiores a dezenas de países. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) que, em um informe publicado ontem, alerta que um total de 3,3 milhões de mortes no mundo em 2012 foram causados pelo uso excessivo do álcool, 5,9% de todas as mortes.

Mas o que mais preocupa a OMS são os casos de abusos no consumo. No mundo, a média é de 7,5% da população que experimentou em algum ponto do ano um caso de um consumo excessivo de álcool. No Brasil, porém, a taxa é de 12,5%. Num ranking de números de anos perdidos de vida saudável, Brasil está entre os líderes. Em todo o mundo, a Europa é o continente onde os índices de consumo são os mais elevados per capita, com diversos países apresentando taxas acima de 10 litros por ano.

Segundo a entidade, não apenas a bebida pode gerar dependência, mas também poderia levar ao desenvolvimento de outras 200 doenças.

A proporção de mortes associadas ao álcool é superior à mortalidade ligada ao HIV (2,8%), à violência (0,9%) e à tuberculose (1,7%), concluiu a organização no Relatório Global sobre o Álcool e a Saúde 2014.

Além disso, um terço dos homens pesquisados admite já ter dirigido alguma vez sob efeito do álcool.

Consumo médio

Entre 194 países avaliados, a OMS concluiu que o consumo médio mundial para pessoas acima de 15 anos é de 6,2 litros de álcool puro por ano, o que equivale a 13,5 gramas de álcool puro por dia. No caso do Brasil, os dados apontam que o consumo médio é de 8,7 litros por pessoa por ano. Esse volume caiu entre 2003 e 2010. Há dez anos, a taxa era de 9,8 litros por pessoa.

Mas as projeções até 2025 mostram que o consumo voltará a aumentar, ultrapassando a marca de 10,1 litros por ano por pessoa. Em 1985, o consumo não chegava a quatro litros por pessoa por ano. No caso brasileiro, a diferença entre o consumo masculino e feminino é profundo. Entre os homens, a taxa chega a mais de 13 litros por ano. Para as mulheres, é de apenas 4 litros. Segundo a pesquisa, 60% do consumo é de cerveja e só 4% do é representado pelo vinho.

Leia a matéria completa no Jornal Diário do Nordeste.

ZEZINHO ALBUQUERQUE LAMENTA PERDA DO JORNALISTA JOSAFÁ VENÂNCIO

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), encaminhará ao plenário da Casa, nesta terça-feira (13/05), requerimento com voto de pesar à família do jornalista Francisco Josafá Venâncio, que faleceu no último domingo (11/05). O enterro do jornalista, que deixa a esposa e dois filhos, foi realizado na tarde desta segunda-feira (12/05), no Cemitério Jardim Metropolitano, em Messejana.

Durante as últimas três décadas, Josafá Venâncio trabalhou como repórter da editoria de Política do Diário do Nordeste, priorizando a cobertura dos fatos relacionados à Justiça Eleitoral. Sua atuação também se estendeu a coberturas na Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de Fortaleza.

Josafá Venâncio também atuou na TV Ceará (TVC) e foi assessor de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) – órgão que concedeu a ele, em 2004, a Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador Faustino de Albuquerque Souza.

Para o presidente da Assembleia, trata-se de uma grande perda para o jornalismo político do Ceará. “Desejamos à família, aos amigos e aos colegas de profissão muita força neste momento. O jornalismo político do Estado perde um grande profissional, que tantas vezes levou fatos da Assembleia ao conhecimento da sociedade e que mantinha uma ótima relação com todas as suas fontes, atuando sempre com ética e respeito. Tenho certeza que este é o sentimento daqueles que fazem o Poder Legislativo”, afirma Zezinho Albuquerque.

Da Assessoria de Imprensa - Assembleia Legislativa do Ceará

segunda-feira, 12 de maio de 2014

(MUNDO) CABRITO HERMAFRODITA COM OITO PATAS É SUCESSO NA CROÁCIA

Na cidade de Kutjevo, na Croácia, um fazendeiro quase perdeu as contas ao ver a nova cria de sua cabra. Tudo isso porque um dos filhotes veio ao mundo com oito patas e com os dois órgão sexuais.

De acordo com o site Pagenotfound, Zoran Paparic disse ao canal "inSerbia" que contou as patas e pensou estar vendo coisas: "Daí chamei meus vizinhos para ter certeza de que eu não estava louco".

Segundo ele, o veterinário que avaliou o cabrito hermafrodita afirmou que é possível que o animal seja fruto de uma formação malfeita de filhotes gêmeos.

Ainda não se tem certeza sobre as chances de sobrevivência do animal, mas o fazendeiro já afirmou que fará de tudo para que o caprino tenha uma vida saudável.

Confira o vídeo que o fazendeiro fez apresentando seu cabrito:
Fonte: O Povo Online

CHUVAS DE ONTEM DOMINGO (11/05) E INÍCIO DE HOJE SEGUNDA-FEIRA (12/05) NO ESTADO DO CEARÁ

Depois de cerda de 10 dias, voltou a chover em Alcântaras (Imagem: arquivo)
A Fundação Cearense de Meteorologia - FUNCEME, registrou chuvas em 134 localidades de 98 municípios do Estado do Ceará. Veja o resumo de chuvas nas últimas horas, com foco nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba, no período: 7:00 de 11/5/2014 às 7:00 de 12/5/2014.

Litoral Norte: Salão (Senador Sá) 59.6, Uruoca (sede) 51.0,Morrinhos (sede) 49.0, Martinópole (sede) 45.0, Camocim (sede) 31.0, Amontada (sede) 30.0, Camilos (Meruoca) 28.6, Campanário (Uruoca) 28.0, Senador Sá (sede) 27.2, Sinhá Saboia (Sobral) 24.8, Granja (sede) 24.0, Lagoa do Carneiro (Acaraú) 23.2, Chaval (sede) 22.0, Jericoacoara (Jijoca de Jericoacoara) 20.0, Paracuã, (Uruoca) 17.8, Cruz (sede)17.4, Carvoeiro (Itarema) 17.0, Acaraú (sede)16.4, Alcântaras (sede) 14.0, Santana do Acaraú (sede) 14.0, Açude Sobral (Sobral) 11.6, Sambaíba (Granja) 11.4, Sobral (sede) 10.0, Icaraí de amontada (Amontada) 10.0, Marco (sede) 9.0 e Prata (Bela Cruz) 6.0 milímetros.

Ibiapaba: Mucambo (sede) 32.0, Açude Forquilha (Forquilha) 27.2, Pires Ferreira (sede) 27.0, Pacujá (sede) 25.0, Amanaiara (Reriutaba) 23.0, Graça (sede) 21.0, Flores (Ipu) 20.0, São Benedito (sede) 20.0, Coreaú (sede) 20.0, Ubauna (Coreaú) 19.0, Manhoso (Viçosa do Ceará) 17.0, Tianguá (sede) 15.0, Cariré (sede) 14.0, Picada (Guaraciaba do Norte) 13.0, Hidrolândia (sede) 13.0, Aroeiras (Coreaú) 11.5, Frecheirinha (sede) 10.0, Nova Russas (sede) 9.0, Reriutaba (sede) 9.0, Viçosa do Ceará (sede) 8.0, Ibiapina (sede) 8.0, Sitio Vambira (Viçosa do Ceará) 7.6, Groaíras (sede) 6.0, Carnaubal (sede) 3.4, Ipueiras (sede) 3.2 e America (Ipueiras) 3.0 milímetros.

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Quixeré (Posto: Lagoinha) : 80.4 mm
Fortaleza (Posto: Fund.ma.nilva(água Fria)) : 70.0 mm
Senador Sá (Posto: Salão) : 59.6 mm
Aquiraz (Posto: Berra Bode) : 51.0 mm
Uruoca (Posto: Uruoca) : 51.0 mm
Aquiraz (Posto: Aquiraz) : 50.0 mm
São Luis do Curu (Posto: São Luis do Curu) : 50.0 mm
Morrinhos (Posto: Morrinhos) : 49.0 mm
Itaitinga (Posto: Itaitinga) : 45.0 mm
Martinópole (Posto: Martinópole) : 45.0 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 134
Total de municípios com chuva em todo o estado: 98
Dados extraídos às : 12:10 de 12/5/2014. (Informações Funceme)

TÊM INÍCIO HOJE AS INSCRIÇÕES PARA O ENEM

Foto: Agência Brasil
O prazo vai até o dia 23 de maio. As provas serão aplicadas em novembro e haverá revista rigorosa. Alunos da rede pública de ensino e pessoas cuja renda familiar seja de até 1,5 salário mínimo por pessoa estão isentos da taxa de inscrição, que tem valor de R$ 35, mesmo do ano passado.

É dada a largada para o principal exame de ingresso no Ensino Superior no Brasil. Estudantes que desejam ingressar na Universidade Federal do Ceará (UFC) podem se inscrever a partir de hoje para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições terminam no dia 23 de maio. O exame também é a forma de ingresso na Universidade Internacional da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Em 2014, já são 31 universidades federais, seis estaduais e 29 institutos federais no País, além das instituições privadas, adotando, parcial ou totalmente, o Enem como forma de ingresso. As provas estão marcadas para os dias 8 e 9 de novembro. O Enem é essencial para que os estudantes possam concorrer no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo qual são ofertadas 100% das vagas de graduação presencial da UFC, dentre outras. Desde o ano passado, o Exame é utilizado pela Universidade como critério único também para a admissão de graduados e transferidos de outras instituições de Ensino Superior.

Seleção de bolsas

Além do Sisu, adotam Enem o Programa Universidade para Todos (ProUni), seleciona candidatos para bolsas em instituições particulares de ensino superior), Sisutec (Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), financiamento de até 100% do valor da mensalidade a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores privados e Ciência sem Fronteiras (para concorrer a bolsa em universidade estrangeira entre os candidatos que obtiveram 600 pontos ou mais no Enem). A Universidade Estadual do Ceará (Uece) também já anunciou a adoção do sistema a partir de 2015. Em todos os casos, é exigida a participação no Exame mais recente. Para a inscrição, são necessários documentos de identidade e CPF do candidato. Aqueles que quiserem utilizar o Exame para solicitar a Certificação de Conclusão do Ensino Médio devem indicar o desejo logo no ato de inscrição.

Alunos da rede pública de ensino e pessoas cuja renda familiar seja de até 1,5 salário mínimo por pessoa estão isentos da taxa de inscrição. O valor, para os demais perfis, permanece em R$ 35, com prazo de pagamento até o dia 28 de maio.

Para mais informações, veja a matéria do Diário do Nordeste clicando AQUI.

domingo, 11 de maio de 2014

(MEIO AMBIENTE) FALTAM TRÊS MESES PARA O CEARÁ FECHAR 254 LIXÕES

A não desativação do lixão pode resultar em aplicação de multa de até R$ 50 milhões
Determinação é da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Lei federal prevê prisão e multa de até R$ 50 milhões para gestores e donos de lixões que a desobedecerem.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Ceará e todos os estados e municípios brasileiros têm até 4 de agosto para eliminarem seus lixões. Caso o prazo não seja cumprido, os gestores podem pagar multa de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, além de serem presos pelo período de um ano a cinco anos. Já os donos dos lixões também podem ser multados. A ideia é a de que os lixões transformem-se em aterros sanitários regulamentados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O Ceará possui 254 lixões.

 Na avaliação da coordenadora do Comitê Interministerial para a Inclusão Social Econômica de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis (Ciisc), Daniela Metello, o Ceará ainda tem um número muito grande de lixões. “A falta de priorização dos gestores faz com que o problema persista”, disse ela durante o 8º Encontro de Jornalistas em Natal, ocorrido ontem e organizado pela Fundação Banco do Brasil (FBB).

 Para eliminar os espaços irregulares de despejo de lixo, a Secretaria Estadual das Cidades, por meio de nota, afirma que “o Estado do Ceará está atuando firmemente como indutor do processo. Atualmente, estão sendo elaborados projetos de 13 consórcios de municípios para que, juntas, as prefeituras possam dar o destino e o tratamento adequado aos seus resíduos.”

 Não foram informados quais seriam esses 13 consórcios e quais seriam os municípios por eles beneficiados. Mas, conforme informações da Semace de setembro de 2013, existiam à época quatro aterros sanitários legalizados e quatro projetos para a criação de consórcios regularizados pelo órgão estadual.

Eram legalizados os das cidades do Crato (no Cariri), Brejo Santo (no extremo Sul), Acaraú (na Região Norte) e Caucaia (na Região Metropolitana de Fortaleza). Já os quatro projetos de consórcios de aterros atingiam os municípios de Abaiara, Aurora, Barro, Milagres, Baixio, Cedro, Granjeiro, Icó, Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Sobral, Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte e São Benedito.

 Coordenador do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Severino Lima disse que a iniciativa de transformar os lixões em aterros e cadastrar coletores de lixo nas prefeituras não custa muito dinheiro. “São cerca de R$ 4 mil para montar um galpão de coleta”, contabilizou ele.

 O POVO entrou em contato com a Secretaria Estadual das Cidades sobre os custos de se montar um aterro sanitário, mas não obteve resposta até o fechamento da matéria.

 Beatriz Cavalcante (O Povo Online)
* A repórter foi enviada a Natal (RN) a convite da Fundação Banco do Brasil.

HOJE, 11 DE MAIO DE 2014, FELIZ DIA DAS MÃES!


RETRATO DE UMA MÃE

Uma simples mulher existe, que

Pela imensidão do seu amor, tem um pouco de Deus;

E pela constância de sua dedicação, tem muito de Anjo;

Que, sendo moça, pensa como uma anciã;

Sendo velha, age com toda força da juventude;

Quando ignorante, sabe desvendar melhor que qualquer sábio

Os segredos da vida;

Quando sábia, assume a simplicidade das crianças;

Pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade dos que a amam;

Rica, empobrece-se, para que seu coração não sangre

Ferido pelos ingratos...

Forte, estremece ao choro de uma criancinha;

Fraca, entretanto, se alteia com a bravura dos leões;

Viva, não lhe sabemos dar valor,

Porque à sua sombra todas as dores se apagam;

Morta, tudo que somos e tudo o que temos

Daríamos para vê-la de novo e dela receber um aperto de seus braços e uma palavra de seus lábios.

Não exijam de mim que eu diga o nome dessa mulher, se não quiserem que ensope de lágrimas este álbum, porque eu a vi passar no meu caminho.

Quando crescerem seus filhos, leia para eles esta página,

E eles lhes cobrirão de beijos e abraços, e lhes dirão que um pobre viajante, na ocasião de uma suntuosa hospedagem recebida,

Aqui deixou para todos o retrato de sua própria mãe.

Feliz Dia das Mães!

O texto é de autoria do bispo chileno Dom Ramon Angel Jara 
(Publicado na Edição de hoje, no Jornal Diário do Nordeste)

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores