sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

AVIÕES DO FORRÓ EM COREAÚ


Está confirmado, Aviões do Forró, uma das maiores bandas do gênero no Brasil, estará na cidade de Coreaú no dia 20 de Dezembro.

A outra banda que também tem a confirmação em seu site oficial é o Forró Sacode uma das melhores do Ceará dia 18 de Dezembro também no mesmo local.

No site da Banda Limão com Mel, não consta Coreaú na agenda oficial, mas certamente dia 19 também se apresentarão outra banda.

"Limão com Mel ou não, pode esperar muita gente descendo a serra nesses três dias, principalmente no domingo dia 20."

PREFEITURA DE COREAÚ FAZ SHOW MILIONÁRIO E POPULAÇÃO FICA SEM ÁGUA


Aviões do forró, forró sacode e limão com mel em Coreaú, pelo menos é o que está escrito na postagem do Blog Sobral de Prima (11 de dezembro de 2009).

“Infelizmente a prioridade em alguns municípios passa é longe do esperado pelos menos favorecidos. Na cidade de Coreaú (Zona Norte), o prefeito Carlos Roner, que estará realizando três dias de festas neste mês, com atrações milionárias (Aviões do Forró,Limão com Mel e Forró Sacode), deixou de pagar a conta de energia da adutora do populoso distrito de Araquém, e a Coelce fez o "corte", ficando a população do Araquém sem água.”

"Bom para a turma do forró em Coreaú, e para a multidão que vai invadir a cidade. Enquanto para a população do distrito de Araquém (foto)...não posso dizer o mesmo".
Foto: Blog ftaraquem

TCM DIVULGA NOMES DOS PRÓXIMOS MUNICÍPIOS A SEREM FISCALIZADOS


O Tribunal de Contas dos Municípios - TCM, dando continuidade às inspeções nos municípios cearenses, estará no período de 14/12 a 18/12, fiscalizando a Prefeitura e Câmara dos municípios listados abaixo. Caso tenha denúncias ou informações, ligue para (85) 3230 5158 ou acesse www.tcm.ce.gov.br
Lista dos municípios a serem fiscalizados de 14/12 a 18/12:


1) Aracoiaba 2) Banabuiú
3) Deputado Irapuan Pinheiro 4) Ererê
5) Irauçuba 6) Itapajé
7) Mauriti 8) Milagres
9) Pereiro

Ernesto Saboia
Conselheiro - Presidente do TCM

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

ALCÂNTARAS 10 DE DEZEMBRO DE 2009

Momento cívico. Representante da Polícia Militar, Poder Legislatico e Poder Execultivo, no asteamento das bandeiras, Estadual, Federal e Municipal

Momento histórico.Vice prefeito Joaquim Benício Filho, prefeito Raimundo Gomes Sobrinho e o Presidente da Câmara Antônio Marcos Ximenes Carvalho. Em frente ao monumento em homenagem a Gregério da Cunha Freire, primeiro prefeito da reemancipaçao de Meruoca.

PARABÉNS ALCÂNTARAS


São José, o antigo sitio da serra da Meruoca foi audacioso, e tornou-se o segundo município do pequeno maciço rochoso da zona norte.

Antes de Alcântaras ser município autônomo, a vila, sítio ou povoado passou alternadamente a pertencer aos municípios de Sobral, Massapê e Meruoca. Ganhou autonomia política pela Lei estadual n° 3.961 de 10 de dezembro de 1957, e sua instalação se deu no dia 23 de Março de 1959; antes disso, alcântaras ajudou na reemancipaçao do município de Meruoca que fora extinto em 1920, voltando ao status de cidade somente em 1951 tendo como 1° prefeito Gregório da Cunha Freire, morador do Sitio Pau Ferrado, próximo a Vila de Alcântaras, que eleito prefeito continuou morando na mesma residência e diariamente indo a Meruoca de onde administrava. Passados 6 (seis) anos, Gregório da Cunha Freire desmembrou definitivamente e administrativamente a Serra emancipando o município de Alcântaras e constituindo-se até os dias de hoje.

O primeiro prefeito foi Roberto Ximenes de Aração, eleito em 1958, mas assumiu o município somente em março de 1959
. O atual prefeito é Raimundo Gomes Sobrinho (PRP), reeleito em 2008.

Alcântaras possui oficialmente, segundo o diário oficial do estado, área de 138,598 k², fica localizado na meso região de Sobral, e no micro região de Meruoca. Limita-se com os municípios de Sobral, Coreaú, Moraujo, Massapê e Meruoca. Possui uma população de 10.270 habitantes no censo 2007, hoje cerca de 10.860, segundo estimativa do IBGE.

Cerca de 1500 a 2000 homens trabalham temporariamente em diversas regiões do país, sul, sudeste e centro oeste. Isso fora os que, há anos fixaram residência em inúmeras cidades espalhadas pelo nosso país.

Os nossos parabéns são para toda a nação alcantarense

FESTA DOS 52 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE ALCÂNTARAS

Em clima de confraternização, Alcântaras comemorou os seus 52 anos de independência política nesta madrugada do dia 10 de dezembro.

Pessoas vindas de vários municípios da região norte comemoraram a data com todos os alcantarenses. Meruoca, Coreaú, Massapé, Moraujo e outras, além principalmente da cidade de Sobral que compareceu em peso.

A festa com as bandas Forró Estourado e Forró Lappada, animou a multidão até as primeiras horas desta quinta feira. Confira algumas imagens:

Multidão na rua Antunino Cunha




quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

ALCÂNTARAS 52 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Confira a programação oficial das comemorações dos 52 anos de emancipação política de Alcântaras

09/12 - Quarta

19:00 h - Final do Torneio de Futsal (Masculino e Feminino)
Local: Ginásio Poliesportivo

22:00 h - Festa dançante com as Bandas: Forró Estourado e Forró Lappada
Local: Praça do Mercado00:00 h - Show pirotécnico, Parabéns a Alcântaras e Palavra das Autoridades

10/12 - Quinta
09:00 h - Solenidade Cívica de Hasteamento dos Pavilhões (Nacional, Estadual e Municipal)
Local: Praça Gregório Cunha

19:00 h - Missa em Ação de Graças
Local: Igreja de São Vicente de Paulo

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

CIDADE DE ALCÂNTARAS TEM PERÍMETRO URBANO AMPLIADO


Com abertura de novas ruas e avenidas, a cidade de Alcântaras terá seu perímetro urbano ampliado. A área abrande praticamente todas as regiões da cidade, Centro, Bela Vista, Santo Antônio, Caldeirão e Junco.

Como as terras ao redor do perímetro urbano sempre estiveram nas mãos de poucos donos, esses nem sempre tinham o interesse de se dispor das terras, a cidade teve que crescer principalmente em uma faixa de terra no sentido norte sul, partindo do centro em direção ao sítio Santana, ou do centro ao sítio Espírito Santo, cresceu praticamente ocupando as terras dos primeiros moradores e também nas terras pertencentes à igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Em 1992, com a construção da Avenida Antônio Rocha Freire, uma grande via partindo do mercado público em direção a comunidade do sítio Prata, iniciou-se a expansão do crescimento da cidade em rumo diferente do início de sua formação, no entanto de maneira tímida, pois lhe faltava à infra-estrutura, como água, luz, esgoto e etc.

Hoje, além da Avenida Antônio Rocha Freire e da recém construída Virgílio Távora, um enorme loteamento particular deverá mudar radicalmente a planta da cidade. Todos os bairros sofrerão mudanças. No parte oeste da cidade, algumas ruas terão mais de 1 km de extensão no sentido norte sul.
Ocupação poderá ser lenta

As terras a espera de ocupação deverá aumentar a área a disposição para a habitação em cerca de 100 % ou mais, isso sem contar com os já existentes. No entanto com essa grande demanda, há alguns detalhes a observar, o primeiro deles é o alto valor das prestações oferecidas pelos lotes, poucos são os podem se comprometer a comprar um pagando-a com prestações tão longas e fora da realidade dos moradores do município.

Outra observação, é caso a cidade cresça realmente nas proporções que lhes estão sendo oferecidas, há logo a necessidade em se pensar na infra-estrutura futura, sendo uma das principais a água, afinal o reservatório responsável pelo o abastecimento da cidade, o açude pinga foi construído para abastecer a população da cidade há quase duas 20 anos atrás, e não como ela se encontra hoje, e muito menos da nova transformação em que a cidade está passando. De lá pra cá, alem do crescimento da cidade, outras comunidades rurais próximas à cidade já fazem parte do sistema de abastecimento de água, como é o caso do Espírito Santo, e ainda em construção o sitema de abastecimento da comunidade sitio Prata e comunidades próximas.

Na foto do meio, o loteamento no bairro do junco, no outro lado do riacho Espírito Santo, ficará ligado diretamente por vias com o Caldeirão e ao bairro Bela Vista.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

ALCÂNTARAS FESTEJARÁ SEUS 52 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


O Município foi emancipado pela Lei estadual n° 3.961 de 10 de dezembro de 1957, e sua instalação no dia 23 de Março de 1959, fará aniversário de emancipação na próxima quinta-feira dia 10.

Alcântaras é o mais novo município da zona norte a comemorar aniversário. E para festejar esta data que é de todos os alcantarenses e amigos, a prefeitura municipal prepara para a madrugada dos dias 09 para 10 uma festa com show pirotécnico em praça pública.

O local da comemoração já está sendo preparado para receber a multidão ao som da bandas Forró Estourado e Forró Lapada.

MUNICÍPIOS A SEREM FIACALIZADOS NESTA SEMANA PELO TCM


O Tribunal de Contas dos Municípios - TCM, dando continuidade às inspeções nos municípios cearenses, estará no período de 07/12 a 11/12, fiscalizando a Prefeitura e Câmara dos municípios listados abaixo.

Caso tenha denúncias ou informações, ligue para (85) 3230 5158 ou acesse http://www.tcm.ce.gov.br/

Lista dos municípios a serem fiscalizados de 07/12 a 11/12:

1) Barro,2) Brejo Santo,3) Forquilha
4) Fortaleza (Secretaria de Direitos Humanos – SDH e Secretaria de Esporte e Lazer – SECEL)
5) Frecheirinha,6) Groaíras7) Independência,
8) Itaiçaba,9) Jaguaruana,10) Monsenhor Tabosa
11) Quiterianópolis e 12) Santa Quitéria

Ernesto Saboia
Conselheiro - Presidente do TCM

domingo, 6 de dezembro de 2009

REUNIÃO POUCO MOVIMENTADA NA ÚLTIMA SESSÃO PARLAMENTAR EM ALCÂNTARAS


Em sessão parlamentar realizada nesta sexta feira dia 04 de Dezembro, menos da metade dos vereadores compareceram ao local.

Com a presença de apenas quatro dos nove vereadores que compõem o legislativo alcantarense, a sessão foi pouco movimentada. Da base do prefeito apenas a vereadora e vice-presidente da Câmara Toinha Serginho (PC do B) compareceu e assumiu a presidência da casa, o vereador Joaquim Filho e os dois que foram ao plenário a vereadora Cleuvilândia Menezes (PT) e Manoel Albuquerque (PSB).

Depois da palavra da vereadora do PT, Manoel Albuquerque foi o destaque na noite. Em suas palavras Freire deu os parabéns ao município pela passagem dos 52 anos de emancipação política a ser comemorado no próximo dia 10 de Dezembro, cobrou também a iluminação natalina que ainda não chegou à cidade e comentou a honra de ter participado da última Conferência Municipal das Cidades que foi realizada em Alcântaras. Outra reivindicação do vereador Manoel Albuquerque, foi quanto à indecisão dos jogos do Campeonato Alcantarense de Futebol, segundo ele, não se sabe o porquê do campeonato está parado, e quanto irá recomeçar, cobrou uma definição da diretoria da liga.

Segundo Manoel Albuquerque, a prefeitura de Alcântaras deve cerca de oito mil reais a CAGECE, e que os gerentes da Companhia de Água irão cortar o fornecimento aos órgãos públicos.

Repasse dos vereadores.

No entendimento do vereador Albuquerque (foto), sabe-se que o repasse as câmaras municipais do país deve diminuir, mas considerou injusto um vereador do município de Alcântaras, ganhar menos de que um assessor jurídico. Segundo ele, a assessoria da câmara ganha mais de 3000 mil reais, a contabilidade 3000 e a assessoria contábil 2500, sendo que os vereadores fica apenas na faixa dos 2000 mil reais, quanto a essa incômoda situação, Manoel pediu a união dos vereadores para que isso não permaneça, “Se somos covardes com nós mesmo, imaginem com os demais”, concluiu.

Foto: Arquivo

ALCÂNTARAS TEM FINAL DE SEMANA COM CHUVAS PASAGEIRAS FORA DA ESTAÇÃO


Choveu na tarde de sábado 05/12, e ameaçou chover novamente no domingo.

Uma chuva durante a tarde de sábado em Alcântaras confirmou o que já vinha normalmente acontecendo. O fato já não é visto como espanto, já quase todos os meses do ano de 2009 tem sido assim.

A ameaça de chover voltou durante toda a manhã de domingo 06/12. O clima nublado ou parcialmente nublado, às vezes abafado e com ventanias, tem deixado o clima ameaçado de chover. A chuva fora de época não deve ser visto como uma coisa anormal, no entanto como nesse ano de 2009, o período de chuvas foi muito longo, fica a sensação de que o inverno que mal acabou já quer começar novamente.

Segundo apuramos anteriormente, em 2009 somente nos meses de setembro e outubro não choveu no município de Alcântaras, e seria justamente esse excesso de chuva que teria prejudicado a safra de castanha de caju.

Foto: Arquivo

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores