quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ADOLESCENTES CIRCULAM LIVREMENTE NA NOITE DA CIDADE DE ALCÂNTARAS

Jovens adolescentes menores de idade pernoitam nas ruas, alguns bebem e principalmente fumam como se fosse "gente grande".
Esse é a realidade de Alguns jovens menores de idade na cidade de Alcântaras, o grupo anda pelas ruas do centro da cidade a procura de álcool costumam aparecerem em altas horas da noite. Por lei não deveria estarem bebendo e nem fumando, mas não é o que está acontecendo.  A realidade é que há sempre alguém que contribua com esse ato ilegal, seja burlando a venda proibida ou alguém que lhes  dêem bebidas alcoólicas a pedido dos jovens.

A suspeita é que os jovens, já comecem com a rotina de final se semana no bairro Bela Vista, lá é mais fácil pois a região é maior e menos visível, e só as altas horas descem em direção ao bares do centro onde enfrentam resistências de alguns comerciantes.

Evitando problemas com a justiça, alguns comerciantes donos de bares chagam a expulsá-los dos locais, e quando enfrenta a resistência dos jovens, a solução é fechar o bar mais cedo.
 É só esperar o próximo final de semana, ou mesmo uma noite no meio da semana mais movimentada que eles a rotina se repete.

Fica aqui a denúncia ao Conselho Tutelar do município de Alcântaras
Fotos da madrugada de sexta para sábado 19/11 para 20/11, entre 00: 38 min a 1:06

EM CHAVAL: Juiz ordena ´toque de recolher´

A portaria em vigor proíbe que menores de 18 anos frequentem, após o horário, praças e vias públicas em Chaval

Sobral. Menores de 18 anos, desacompanhados de pais ou responsáveis, estão proibidos de permanecer fora de casa após às 23horas, em Chaval, Município que fica na divisa do Ceará com Piauí, no Litoral Oeste. Essa decisão foi tomada pelo juiz Roberto Soares Bulcão Coutinho, auxiliar da 7ª Zona Judiciária, sediada em Sobral, e que desde o mês de agosto vem respondendo pela Vara Única da Comarca de Chaval. A portaria em vigor proíbe que esses menores frequentem, após o horário, praças e vias públicas.

De acordo com a determinação, "o não cumprimento poderá resultar no recolhimento das crianças e adolescentes pelas autoridades". A portaria nº 2/1010, publicada no Diário da Justiça Eletrônico, determina também que a entrada e permanência de crianças e adolescentes em bailes, promoções dançantes, boates ou estabelecimentos semelhantes só é permitida com o acompanhamento dos pais ou responsáveis. O despacho tem como base o artigo 149 do Estatuto da Criança e do Adolescente (lei nº 8.069/90), que estabelece a necessidade de portaria disciplinando a entrada e permanência de criança ou adolescente em estabelecimentos de diversão.

O juiz Roberto Soares Bulcão acredita que, com essa medida, irá evitar que os adolescentes residentes em Chaval cometam uma série de infrações como, por exemplo, dirigir veículos automotores, usar drogas e consumir bebidas alcoólicas. "Estatisticamente não se tem dados de envolvimento de crianças e adolescentes em crimes dessa natureza, pelo fato de tudo que acontece aqui, na área policial, é encaminhado para Camocim que fica a 70km. A decisão não é para punir com recolhimento do infrator ao centro educacional e sim orientar os pais sob a responsabilidade que cada um deve ter", disse o magistrado. Ele acredita existir "inquestionável excesso de liberdade concedida por pais e responsáveis". Para ele, essa situação está acarretando prejuízos na formação de toda a comunidade.

Na portaria constam 12 artigos. Um deles, o 7º, proíbe a venda ou distribuição, mesmo que gratuitas, de fogos de estampido e de artifícios, com exceção daqueles de reduzido potencial. Há também proibição para a participação de adolescentes menores de 16 anos em concursos de beleza, sem a prévia autorização dos pais. Além dos artigos que versam sobre o controle da venda e distribuição de álcool e drogas para crianças e adolescentes e do uso de veículos automotores pelos menores sem habilitação.


Reportagem completa no Diário do Nordeste

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

FESTA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS MOVIMENTA REGIÃO DO SÍTIO SILVA

A localidade do sítio Silva e regiões vizinhas na zona rural de Alcântaras, comemora neste final de semana, a Festa de Nossa Senhora das Graças. As festividades que tem como tema central “Eucaristia e Missão", foram iniciadas no último dia 20, e termina no próximo domingo dia 28 de Novembro.

Nos dias finais da Festa, quarta-feira 24/11, será dedicada a Juventude, Crisma, Educação Acólitos e Comunidade da Prata. Quinta-feira 25/11 será a noite dos Missionários, Dizimistas, Equipe do Estudo Bíblico, Mulheres do Terço e comunidades dos sítios Pai João e Macaco.

Já na sexta-feira 26/11, será a noite dos casais, e para está noite está sendo esperado o grupo de Encontro dos Casais em Cristo (ECC) de Alcântaras, além da comunidade do Povoado de Carmolândia. No sábado, noite considerada a mais movimentada, será dedicada principalmente aos visitantes e ao Conselho Administrativo.

A Missa Solene de Encerramento acontece no domingo 28/11 as 10:00 hs, e ainda as 11:00 hs acontecerão os tradicionais batizados.

A Festa de Nossa Senhora das Graças do sítio Silva, é um das mais tradicionais do município de Alcântaras e recebe milhares de visitantes de várias localidades da serra da Meruoca e também do sertão de Coreaú.
O sítio Silva Fica localizado a 5,8 km de Alcântaras e a  12,9 Km da cidade de Coreaú.

CONCURSO DOS CORREIOS É LIBERADO

Justiça acata recurso da estatal e libera o concurso

Segundo informações publicadas hoje pelo portal G1.a Justiça Federal em Brasília manteve o contrato com a Fundação Cesgranrio para a realização do concurso para 6.565 vagas em todo o país.

Uma liminar havia suspendido o processo seletivo, e a prova teria sido adiada no último dia 12 de Novembro.No total foram 1.064.209 pessoas inscritas para a seleção .Este foi o concurso que teve mais candidatos neste em 2010, superando inclusive o do IBGE, que ofertou 192 mil vagas de recenseador,e que teve 1.051.582 inscrições.

A decisão de manter o concurso foi tomada no último dia 19.11 pelo desembargador federal Fagundes de Deus . Ainda segundo a assessoria dos Correios, que foi procurada pelo Portal G1, diz que a empresa está definindo as ações que devem ser feitas em função da decisão, como marcar a nova data para a prova e devolver o dinheiro para quem não quiser mais participar do concurso.

Fonte: Portal Jovem. Com Informações do Portal G1.com

terça-feira, 23 de novembro de 2010

ESTUDO POLÍTICO, CULTURAL E SOCIAL PROMOVIDO PELO "CAEP" ACONTECERÁ SÁBADO DIA 27/11

O estudo do terceiro módulo deveria ter acontecido no último sábado 20 de Novembro. Devido a um imprevisto, o encontro foi adiado para sábado 27.
 
O Centro de Atividades e Estudos Políticos (CAEP) segue com o estudo do terceiro módulo do seminário de Formação política, Cultural e Social “Gente Consciente”. O encontro acontece no Kátia Club de Alcântaras. Outros dois encontros já aconteceram. Para este terceiro  estudo, é esperada a presença de Gilvan Rocha (foto).

CONVITE

Vimos por meio deste Convidar-lhe para participar do 3º módulo do seminário de Formação política, Cultural e Social “Gente Consciente” que será ministrado por Gilvan Rocha. Gostaríamos de contar com a sua honrosa participação. Lembramos, porém, que será emitido um certificado de participação, pelo CAEP.

GILVAN ROCHA, Militante Socialista há mais de 50 anos, Fundador do Movimento Comunista Internacional na década de 60, foi exilado político por 6 anos durante a Ditadura Militar. É autor de vários livros, como: Vermelho Cor da Esperança,  Meio Século de Caminhada Socialista, Comunistas Filhos da pátria, é fundador e diretor do Centro de Atividades e estudos políticos, CAEP.Escreve, sistematicamente no caderno Opinião, do jornal O Povo-CE e no Correio Cidadania.

DATA: 27 de Novembro de 2010
HORÁRIO:  13:00h
LOCAL: Kátia Club
REALIZAÇÃO: CAEP – FORTALEZA-CE
 
Sobre esse assunto leia mais clicando AQUI

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

IFCE: Campus Sobral apresenta pesquisas na República Dominicana

O IFCE foi o único representante cearense no congresso organizado pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS).

O professor do Campus Sobral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Vicente de Paulo Miranda Leitão, participou, entre os dias 07 e 11 de novembro, na cidade de Punta Cana, República Dominicana, do XXXII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental - maior evento do setor na América Latina.

Na ocasião, o IFCE apresentou cinco artigos técnico-científicos na área de Saneamento Ambiental. As pesquisas avaliaram técnicas de compostagem, analisando diferentes tipos de insumo e parâmetros como temperatura e relação caborno/nitrogênio. Os estudos foram realizados no Banco de Mudas de Sobral e na Horta Didática da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza. Os trabalhos abordaram, ainda, o zooneamento ambiental da Área de Proteção Ambiental (APA) do Córrego, em Sobral, e as características físico-químicas da Lagoa Canabrava, em Paraipaba. 

Os estudos foram desenvolvidos pelos seguintes professores: Dra. Claúdia Coutinho Nóbrega (IFPB), MSc. Cláudio Ricardo Gomes de Lima (IFCE/Campus Fortaleza), Dr. Suetônio Mota (UFC), MSc. Júlio Cesar da Costa e Silva (IFCE/Campus Maracanaú), Dr. Luis Antonio da Silva (UFC), Dra. Marisete Dantas de Aquino (UFC), Dra. Nájila Rejanne Alencar (UFC), Dr. Vicente de Paulo (IFCE/Campus Sobral), Dra. Waleska Martins Eloi (IFCE/Campus Sobral). Um dos trabalhos contou, ainda, com a participação dos alunos do Campus Sobral Maria Isabelle Oliveira da Costa e Francisco Renato Rodrigues Aragão, do curso de Saneamento Ambiental.

Na foto, o prof. Dr. Vicente de Paulo (IFCE/Campus Sobral) com o Rafael Dautant, presidente da AIDIS. 

Instituto Federal de Educação do Ceará - Campus Sobral
Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos (Manuella Nobre)

SÃO BENEDITO: ACIDENTE DE TRÂNSITO MATA DUAS PESSOAS CARBONIZADAS

Um grave acidente fez duas vítimas fatais no município de São Benedito, na Região da Ibiapaba, na noite deste domingo (21), por volta das 20h. Um veículo Celta vermelho capotou na CE-323, na localidade de Inhuçu, já na divisa com o município de Carnaubal.

Jarbas Marques Rodrigues, de 21 anos, e Giliarde Ferreira da Silva, de 20, ambos sambeneditenses, ficaram presos no carro e morreram carbonizados. Os corpos foram levados ao Instituto Médico Legal (IML) de Sobral. Os outros dois passageiros, Rafael Carvalho Silvano, 18, e Alisson Rodrigues dos Santos, 17, foram jogados para fora do veículo.

Fonte: Portal Ceará Agora, com imagens do Blog Tianguá em Foco

IFCE DE SOBRAL REALIZA FASE ÚNICA DE PROCESSO SELETIVO

O Campus Sobral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) realizou neste domingo, dia 21, o exame de seleção para os cursos técnicos. 

O processo destina-se ao preenchimento de 210 vagas para os cursos técnicos em Fruticultura, Panificação, Meio Ambiente, Eletrotécnica, Mecânica e Agroindústria. Ao todo, 491 candidatos participam do concurso que ocorreu em fase única, com a realização de provas de conhecimentos gerais e redação. O resultado final será divulgado no dia 20 de dezembro no site www.ifce.edu.br.

Instituto Federal de Educação do Ceará - Campus Sobral
Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos (Manuella Nobre)

ÔNIBUS DA BANDA EXPLOSÃO DO SOM ATROPELA E MATA JOVEM NO PIAUÍ


Um acidente ocorrido no povoado Chapada do Pinto, no último sábado, 20, na zona rural do município de Joca Marques-PI, vitimou fatalmente a estudante Luzia Silva, de 23 anos. 

O ônibus que transportava a banda Explosão do Som atropelou e esmagou a cabeça da estudante. A Polícia Civil de Joca Marques está investigando as circunstâncias do acidente, mas as testemunhas afirmaram que Luzia Silva sofreu um ataque de epilepsia e caiu no momento em que o ônibus passava com os integrantes da banda Explosão do Som, de Tianguá-CE, que foi animar no município a Festa da Manga.

Luzia da Silva morreu no momento do acidente porque sua cabeça foi esmagada pelos pneus traseiros do ônibus. Seu corpoi foi levado para exame cadavérico no Hospital Estadual Gerson Castelo Branco de Luzilândia. O velório do corpo de Luzia da Silva foi feito na casa de sua família, que fica a 200 metros do local onde seria promovida a Festa da Manga. A festa foi cancelada.

Fonte: Barrquinha Notícias, com informações do site Luzilândia online

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores