sábado, 27 de junho de 2020

GOVERNO DO CEARÁ PRORROGA DECRETO COM REGRAS DE ISOLAMENTO SOCIAL; MAIS CINCO MUNICÍPIOS ENTRAM EM ISOLAMENTO RÍGIDO

Além de Juazeiro do Norte e Sobral, Barbalha, Crato, Brejo Santo, Tianguá e Iguatu terão mais restrições à circulação de pessoas a partir de segunda-feira (29)

Atendendo a recomendações de técnicos na área da saúde, o governador Camilo Santana renovou, neste sábado (27), o decreto que estabelece medidas de isolamento social para o Ceará. A partir de segunda-feira (29), ocorrem mudanças em cinco municípios: além de Juazeiro do Norte e Sobral, Barbalha, Crato, Brejo Santo, Tianguá e Iguatu terão regras mais rígidas para evitar a circulação de pessoas e a propagação da Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus).

O documento determina que Fortaleza continua na segunda fase de abertura responsável das atividades. Municípios da macrorregião de saúde da Capital permanecem na primeira fase e o restante do Estado segue na etapa de transição. “A pandemia continua e é grave. Embora com a melhora dos números em regiões como a de Fortaleza, devemos estar muito atentos naquelas regiões onde os indicadores mais preocupam, como Norte e Cariri”, ressaltou o governador em conversa com a população nas redes sociais.

Atenção ao Interior
Com o crescimento da Covid-19 registrado em cidades do Interior, o Governo do Ceará reforçou as ações de combate ao vírus nesses municípios. Na conversa com a população, Camilo Santana também anunciou a chegada de 300 respiradores comprados na China.

De acordo com o chefe do Executivo do Ceará, os equipamentos irão reforçar a rede de saúde do Interior. “Com eles, vamos ampliar leitos em Juazeiro do Norte, Sobral e Iguatu. Estamos planejando mandar também para Canindé, Morada Nova, Pacajus e Crateús. A partir de amanhã (domingo), já estaremos distribuindo”, informou.

Retomada econômica
O Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais começou a ser executado no último dia 1º de junho. Ele prevê quatro fases de abertura gradual dos setores econômicos no Ceará. Epicentro inicialmente da Covid-19 no Estado, Fortaleza é a área que mais avançou rumo ao retorno integral das atividades, estando desde a última segunda-feira (22) na segunda fase de retomada. Até agora, cerca de 200 mil pessoas já voltaram a seus postos de trabalho no Estado.

Ascom - Casa Civil - Foto

ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO CHEGAM AO CEARÁ

Com uso prioritário para o abastecimento humano, as águas devem beneficiar 4,5 milhões de cearenses.

As águas do Projeto de Integração do São Francisco – PISF chegaram ao Ceará, nesta sexta-feira (26), com o acionamento da comporta do Eixo Norte do Projeto de transposição. Com a abertura, as águas, que já abastecem o Reservatório Milagres, em Pernambuco, passaram pelo Túnel Milagres, na divisa dos dois estados e chegaram ao Reservatório Jati, no Ceará. De Jati, a água será transportada por 53Km no chamado “eixo emergencial” do Cinturão das Águas – CAC, que já se encontra pronto.

De acordo com o cronograma do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR a Barragem de Jati começa a receber água no final do mês de junho, com o processo de enchimento ocorrendo em três etapas, conforme o protocolo de segurança. A previsão é que as águas do São Francisco estejam liberadas para o CAC por volta do dia 01 de agosto.
A partir do CAC, as águas seguirão até Missão Velha, onde desembocarão no Riacho Seco e, por gravidade, seguirão até o Rio Salgado, desaguando no Rio Jaguaribe. Pelo seu curso natural, dará aporte ao Açude Castanhão, ajudando no abastecimento de Fortaleza e Região Metropolitana.

O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, destaca que a chegada das águas do Rio São Francisco representa o aumento da segurança hídrica dos municípios cearenses que vão ser contemplados. “As águas terão um uso preponderante do abastecimento humano, ou seja, o PISF se dedica a atender o abastecimento humano de cidades e, complementarmente, pode aumentar a garantia para a agricultura irrigada”.

Ainda segundo o secretário, com a chegada das águas em território cearense, mais de 70 cidades devem ser beneficiadas. “A previsão inicial era beneficiar 54 cidades, porém, hoje, com o Projeto Malha D’água temos a previsão de beneficiar mais de 70 municípios. Vale ressaltar que a chegada das águas representa não só segurança para o abastecimento humano como também para os outros usos. Isso devido ao fato de que, com essas águas, poderemos utilizar, com mais liberdade, os reservatórios existentes nas regiões. Com isso, a irrigação, aquicultura, agricultura e outras atividades poderão utilizar de um percentual maior de água, de acordo com decisões tomadas pelos comitês de bacia”.

A obra do PISF, considerada o maior empreendimento hídrico do país, soma 477 quilômetros de extensão. Com a obra complementar do CAC, as águas do “Velho Chico” vão beneficiar 4,5 milhões moradores da Região Metropolitana de Fortaleza . Segundo o governador Camilo Santana, a obra do São Francisco tem uma grande relevância para o Estado do Ceará. “O Cinturão é uma importante obra de infraestrutura hídrica do nosso estado e vai receber as águas do Rio São Francisco, e permitir trazê-las para a região oeste do Cariri, assim como para o açude Castanhão, garantindo segurança hídrica para a população cearense”.

sexta-feira, 26 de junho de 2020

MERUOCA CHEGA A TRISTE MARCA DE DEZ (10) ÓBITOS CAUSADO PELO CORONAVÍRUS

Dos 341 infectados até o momento, 275 foram recuperados. 56 casos em recuperação, destes 05 hospitalizado.

Veja o Informe Epidemiológico da Secretaria da Saúde de Meruoca desta quinta-feira (25/06), atualizado às 19h30.

quinta-feira, 25 de junho de 2020

NÚMEROS DA COVID-19 EM ALCÂNTARAS VOLTA A CRESCEREM

Novos casos nas últimas horas superaram o número de recuperados.

Município confirmou 14 novos casos positivos de novo coronavírus nas últimas horas e com mais 08 curados. Com isso os números de casos em recuperação sobe de 21 para 27. Era uma tendência que não vinha acontecendo nos últimos dias e voltou a ser uma realidade.

Confira o último boletim atualizado!

CHAPA DE OPOSIÇÃO EM MERUOCA DE PRONTIDÃO!

Herton Alves (PT) e Carlos Zé do Pimenta (PSD)
O Partido dos Trabalhadores (PT) com o vereador Herton Alves e o PSD com o ex-vereador Carlos José formarão uma forte chapa de oposição em Meruoca.

A dupla terá o apoio do ex-prefeito João Coutinho, que teve dois bons mandatos consecutivos a frente do município de Meruoca e iniciado o primeiro em 2001. Os dois jovens políticos, já exerceram a presidência da Câmara Municipal e na oportunidade Carlos José esteve a frente da prefeitura municipal interinamente.

"Parada dura"

O "xadrez" da política de Meruoca, é um páreo difícil de ser batido pelo atual prefeito de Meruoca Fonteles em 2020, isto se considerarmos a articulação que já algum tempo vem se desenhando, e; se analisarmos os númenos da última eleição em 2016 onde o atual gestor foi eleito pelo PP com 44,94% dos votos válidos.

Naquela ocasião, o PT do líder João Coutinho ficou com 29,82%. O grupo de Carlos José do Pimenta (SD), hoje PSD, saiu fortalecido com 22,02%. Ambos os grupos obtiveram 51,84 %, ou seja, mais da metade do total dos votos válidos na eleição que ainda teve o PR de Jorge Martins com 3,22%.

Mantendo o percentual próximo, já se vê que a parada será dura e uma disputa acirrada!!!

quarta-feira, 24 de junho de 2020

INFORME EPIDEMIOLÓGICO COVID-19 DESTA QUARTA-FEIRA (24/06) EM MERUOCA

Igreja Matriz de Meruoca (Foto: Arquivo Reges Ximenes)
Do total de 319 infectados até esta quarta-feira dia 24 de junho, 269 foram recuperados e 41 estão em recuperação.

Os dados que consideramos alarmantes são; 04 internados e 09 perdas, além de 143 casos suspeitos.

Informe Epidemiológico da Secretaria da Saúde de Meruoca divulgado nesta quarta-feira (24/06), atualizado às 18h30.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO COVID-19 DESTA QUARTA-FEIRA DIA 24 DE JUNHO, EM ALCÂNTARAS

Neste dia 24 (Dia de São João), município tem 224 recuperados de um total de 247 contaminados por COVID-19. Ou seja, apenas 21 em recuperação. Outra informação importante é que nenhum está internado!

Veja Boletim oficial parcial atualizado pela Secretaria de Saúde do Município de Alcântaras

terça-feira, 23 de junho de 2020

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO COVID-19 DESTA TERÇA-FEIRA DIA 23 DE JUNHO, EM ALCÂNTARAS

Igreja Matriz de Alcântaras em 26 de março de 2016
Dos 246 infectados, 215 recuperados.

 Veja Boletim parcial semanal desta terça-feira dia 23 de junho de 2020

EM 15 DIAS DE FUNCIONAMENTO, HOSPITAL DE CAMPANHA DO "HRN" REGISTRA 53 ALTAS

Aberto há 15 dias, O hospital de campanha do Hospital Regional Norte (HRN), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, alcançou a marca de 53 altas. Antonio Edvar Araújo, 58, está entre as pessoas que venceram a Covid-19. Morador de Meruoca, a 18 km de Sobral, o paciente deu entrada no HRN no dia 11 de junho e recebeu alta na última segunda-feira (22). Passou pela Emergência, Clínica Covid-19 e Hospital de Campanha.

“Em primeiro lugar, quero agradecer por ter vindo para o HRN e por estar curado. Agradeço a toda a equipe porque eu consegui vencer essa doença e ficar curado. Tenho muito que agradecer a vocês e a Deus”, disse. Montado no ambulatório do HRN, o hospital de campanha conta com 42 leitos de enfermaria de média complexidade para tratamento de pacientes com Covid-19.

Ao todo, o hospital de campanha já recebeu 73 pacientes. “Estamos tendo uma alta rotatividade e os pacientes estão se recuperando bem”, avalia a enfermeira e coordenadora do hospital de campanha do HRN, Etelvina Melo.
O diretor-geral do HRN, Daniel Hardy Melo, ressalta que o hospital de campanha tem tido um papel fundamental para Região Norte do Estado.

“O hospital de campanha possibilita ao HRN ofertar mais leitos de enfermaria para a rede de saúde na Região Norte. A unidade acolhe prioritariamente os pacientes em processo de melhora clínica para a alta”, destaca.

Morador de Sobral, João Rodrigues Santos, 52, também recebeu alta do hospital, onde esteve internado entre os dias 9 e 22 de junho, “Quero agradecer a Deus e a todos os funcionários que cuidaram de mim. Aqui foi mil maravilhas. Só tenho que a agradecer pelo atendimento”, disse no momento da alta.

Fonte: Governo do Ceará

segunda-feira, 22 de junho de 2020

CIDADE DE ALCÂNTARAS AMANHECEU EM LUTO!

Hoje, não só uma, más várias famílias na cidade estão sofrendo!

Já não bastasse a situação atípica que estamos vivendo em nossa cidade e no mundo por causa dessa Pandemia, a cidade de Alcântaras amanhece hoje ainda em choque e sem entender direito o que aconteceu na noite anterior. Uma cidade/município que se destaca entre as 184 do estado do Ceará por ser considerada muito pacata; aqui passam-se anos e até décadas sem ocorrer mortes violentas causadas por arma de fogo ou arma branca. Os índices de violências são baixíssimos quase sempre quando divulgado os números do mapa da violência do Brasil.

E não é por causa do tamanho, municípios do porte de entre 5.000 a 20.000 habitantes, praticamente todos tem índices de violência piores, alguns até vizinhos nossos, muitas vezes apresentam números mais alarmantes de violência. É que nos tempos atuais, isto não faz mais parte do nosso cotidiano ou cultura. Essas situações ficaram muito, mas muito para trás, por isso o espanto da população quando ver uma coisa que não está mais acostumado!

Hoje a cidade está de Luto!

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores