sábado, 5 de setembro de 2015

SOBRE AS CONTAS DO GOVERNO FEDERAL

Charge Clayton para o Jornal O Povo em 05.09.2015

EM UMA SEMANA, MAIS 1.352 NOVOS CASOS DE DENGUE SÃO CONFIRMADOS NO CEARÁ

Imagem: Mauri Melo/ O Povo
Nenhum óbito foi registrado esta semana. Desde o início do ano, foram 46.860 casos confirmados e 57 mortes causadas pela doença no Estado.

De acordo com boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), divulgado nesta sexta-feira, 4, foram confirmados mais 1.342 novos casos de dengue no Ceará. Nenhum óbito foi registrado esta semana; ao todo, 57 mortes causadas pela doença já foram notificadas em 2015.

Os casos suspeitos até esta semana somam 93.585, enquanto os confirmados já chegam a 46.860, em 166 municípios cearenses.

Agora, as notificações da doença se destacam em 65 municípios do Estado; são eles: Alcântaras, Aracoiaba, Aquiraz,Arneiroz, Barbalha, Barro, Barroquinha, Beberibe, Brejo Santo, Boa Viagem, Canindé, Capistrano, Catarina, Caucaia,Coreaú, Crato, Crateús, Eusébio, Fortaleza, Hidrolândia, Horizonte, Iguatu, Ipaumirim, Ipu, Itaitinga, Itapiúna, Itapipoca, Jaguaribara, Jati, Jardim, Jucás, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Mauriti, Meruoca, Miraíma, Milagres, Mombaça, Mucambo, Nova Russas, Novo Oriente, Ocara, Palmácia, Palhano, Paracuru, Pacoti, Pentecoste, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Poranga, Porteiras, Reriutaba, Russas, São Gonçalo do Amarante, São Luis do Curu, Sobral, Tamboril, Tianguá, Tauá, Trairi, Umari, Umirim, Varjota e Várzea Alegre.

Os casos confirmados de dengue predominam na faixa etária entre 20 e 29 anos. Já os óbitos são registrados em maior número na faixa etária de 25 anos. Ainda segundo dados da Sesa, o mês de maio deste ano foi o período que mais registrou mortes por dengue.

(LEGISLATIVO) SECA VOLTA A PREOCUPAR VEREADORES DE ALCÂNTARAS

Falta d'água foi o assunto mais comentado na tribuna na última sessão da Câmara de Alcântaras.

Com a chegada do verão  e o aumento da temperatura, a seca voltou a ser novamente motivo maior de preocupação para os vereadores de Alcântaras, zona norte do Ceará. No município onde o abastecimento da sede tem sido feito exclusivamente por adutora, passados sessenta desde o final da estação chuvosa a falta d'água já é visível na zona rural onde moradores tem reivindicado maior atenção da Prefeitura Municipal.

Para a maioria dos vereadores a falta d'água deve ser vista como prioridade pelo Governo Municipal e que unindo forças poderão sensibilizar a gestão para as dificuldades sofridas pela população em decorrência da estiagem;

Manoel Freire, ao usar a tribuna disse que a Prefeitura tem feito sua parte, porem ainda não teria recebido recursos do Governo do Estado para aprimorar o plano de trabalho nas ações contra a seca, devido a Defesa Civil do Estado ainda não haver se disponibilizado a também atender as necessidades do município que tem agido com recursos próprios.

Régis Barros, que foi o segundo fazer o uso da fala, evidenciou as dificuldade dos moradores de Lanchinha que estão passando, afirmando que este estão pegando água no Sítio Caboclo e que dos vários requerimentos para a equipação de poços ainda não teria recebido nenhuma posição do governo municipal que deveria já haver instalado os poços existentes.

Já o Vereador Antonio Marcos em suas palavras disse que a adutora foi muito boa para a sede do município, mas que  zona rural continua castigada. Para ele a  prefeitura estaria  preocupada " só de boca" devido há dois anos que os poços estarem a espera de instalação e que o Governo Municipal deveria ter a seca como prioridade e não jogar a responsabilidade para a SOHIDRA que perfurou os poços.

A Presidente da Casa, que foi a ultima a usar a tribuna pediu a população que se conscientize sobre o uso racional da água, entendendo que Alcântaras poderá deixar de ser abastecido pela adutora caso o cenário da seca se complique até o inicio de 2016 devido a ausência de chuvas. Cleuvilândia que participou da reunião de alocação de água do Açude Jenipapo, informou que as projeções da COGERH quando a oferta de água para Alcântaras e Meruoca nos próximos meses não são animadoras e devem ser vistas com cautela pela gestão dos dois municípios. Ao fim de sua fala a vereadora pediu aos colegas união para  juntos possam somar forças e atender as reivindicações da população. Na mesma sessão  o requerimento 10/2015 de autoria da legisladora foi aprovado por unanimidade e solicitava do poder executivo que seja instalado um poço profundo na localidade de Desterro que também já sente os efeitos da seca

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

CURSO GRATUITO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Formação em Robótica Educacional, promovido pelo Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria da Educação (Seduc). São ofertadas 500 vagas para alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas, assim como professores das áreas de física, matemática e tecnologias.

Os interessados têm até o dia 28 de setembro para se inscrever gratuitamente (clique aqui). O resultado da seleção dos candidatos será divulgado dia 30 de setembro, no site do CED (www.ced.seduc.ce.gov.br).

O curso 'Robótica Educacional' aborda aspectos teóricos, práticos e observacionais da robótica, despertando o interesse pelo desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação na educação básica. A formação semipresencial tem carga horária de 120 h/aulas e certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Clique aqui e veja o Edital.

Olimpíada de Robótica

Na conclusão do curso, em dezembro deste ano, será realizada a IV Olimpíada de Robótica das Escolas Públicas Estaduais do Ceará, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Instituto UFC Virtual, e o curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará campus Sobral.

Fonte: Site do Governo do Ceará

VOTAÇÃO DE REFORMA POLÍTICA DEVE SER CONCLUÍDA NA TERÇA-FEIRA (08)

Ana Volpe/Agência Senado
Foram dois dias de debates, com discussões que entraram pela madrugada. Ao final, o Senado havia aprovado o projeto de reforma política. O texto original (PLC) 75/2015, que saiu da Câmara, passou por análise e alterações na Comissão da Reforma Política e recebeu mais de 110 sugestões de mudanças no Plenário do Senado. Com o projeto aprovado na quarta-feira (2), falta apenas o exame da redação final para que o texto volte para um novo exame pelos deputados.

A principal novidade na reforma política aprovada pelos senadores foi a proibição de as empresas e demais pessoas jurídicas doarem  dinheiro aos candidatos e aos partidos políticos. Por outro lado, as pessoas físicas estão autorizadas a contribuir até o limite do total de rendimentos tributáveis do ano anterior ao repasse dos recursos. Para valer, essa regra deve ser mantida pelos deputados federais e sancionada pela presidente da República.

Eleições de 2016

A expectativa de Jucá é que no mesmo dia o projeto seja remetido à Câmara dos Deputados. Lembrou que a proposta precisa ser sancionada até o dia 2 de outubro para valer nas eleições municipais de 2016.

Informações Agência Senado 

Outra outra expectativa sobre mini-reforma política, é quanto a abertura da janela que estabelece um período para a troca de partidos políticos sem que os políticos percam do mandado por infidelidade partidária.

(NACIONAL) PUBLICADO DECRETO QUE GARANTE ADIANTAMENTO DE PARTE DO 13º SALÁRIO A APOSENTADOS

Imagem: Divulgação internet
O Diário Oficial da União publica hoje (4) o decreto da presidenta Dilma Rousseff que garante o adiantamento de parte do décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social. 

De acordo com o decreto, a primeira parcela será até 50% do valor do benefício relativo ao mês de setembro e vai ser paga juntamente com os benefícios correspondentes a este mês. A segunda parcela corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada e será paga juntamente com os benefícios do mês de novembro.

Anteriormente, a intenção do governo era fazer o adiantamento em duas parcelas, de 25% cada uma, pagas nos meses de setembro e outubro.

Desde 2006, segundo o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical, a antecipação era creditada em agosto.

Agência Brasil

CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS REALIZA SESSÃO NESTA SEXTA-FEIRA (04)

Presidenta Cleuvilândia fala da sessão que acontecerá nesta sexta-feira (4).

Nesta sexta-feira (4), acontecerá mais uma sessão ordinária na Câmara de Alcântaras. Segundo a presidenta Cleuvilândia Menezes "será uma sessão com poucos requerimentos, apenas um requerimento de autoria da própria presidenta, ou seja para regularizar a situação de um chafariz na localidade de desterro. Com certeza será uma sessão tranquila." falou Cleuvilândia Menezes.

Informações Blog Luís Carlos Silva

CANINDÉ: JUSTIÇA AFASTA VEREADORES NO DIA DA VOTAÇÃO DE CASSAÇÃO DO PREFEITO

Imagem: Divulgação internet
A decisão poderá interferir no processo de votação da cassação do prefeito Celso Crisóstomo.

O juiz da 1ª Vara da Comarca de Canindé, Antônio Josimar Almeida Alves, atendendo uma petição inicial, impetrada pela Associação dos Servidores Públicos Municipais de Canindé (ASPMC) e do SINPROSEC, decidiu afastar os vereadores, Francisco Alan de Oliveira Uchoa (O Panta) e o José Alexandre Sousa Anastácio.

Ação Civil Pública Por Ato de Improbidade Administrativa com Pedido Urgente de Liminar foi protocolada na última quarta-feira (02), e despachada no dia seguinte, quinta-feira (03), pela justiça de Canindé.

O afastamento é por 180 dias. Os suplentes Francisco José Castelo Elias Junior (Junior Castelo) e Antônio Evangelista Freitas Rocha (Evangelista da Cerâmica), assumirão no lugar dos afastados, o que poderá interferir direto ou indiretamente no processo de votação da cassação do prefeito Celso Crisóstomo.

Áudio que circulava na internet anunciava afastamento

Um áudio com a imitação da voz do ex-presidente Lula, que circula na internet diz que o juiz iria suspostamente afastar vereadores. Ninguém sabe de quem é a voz no áudio. O que sabemos é que realmente aconteceu o afastamento anunciado.

Fonte: Canindé Online

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

MOSES RODRIGUES INTEGRA COMISSÃO ESPECIAL QUE TRATA DOS DIREITOS DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E DE COMBATE ÀS ENDEMIAS

Nesta quarta-feira, 02, o deputado federal Moses Rodrigues (PPS/CE) passou a integrar a Comissão Especial para analisar o Projeto de Lei Nº 1628/15, que regulamenta as atividades dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, propondo melhores condições de trabalho, e garantia de direitos previdenciários.

“Teremos muito trabalho para desenvolver nessa Comissão. Espero que possamos elaborar um relatório consistente capaz de solucionar o problema dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. A valorização desses profissionais não somente através incentivo financeiro, mas através da capacitação técnica é de grande importância para todos nós”, destacou Moses Rodrigues.

O Projeto de Lei nº 1628/15, que altera a Lei nº 11350/06 é de autoria do deputado sergipano André Moura, e será presidida pelo deputado cearense Raimundo Gomes de Matos.

VEÍCULO DO PREFEITO DE ALCÂNTARAS SE ENVOLVE EM ACIDENTE DE TRÂNSITO NA FAZENDA ALEGRE/SOBRAL

Um grave acidente de trânsito foi registrado na zona rural de Sobral, precisamente na Fazenda Alegre. Os veículos envolvidos no acidente foram: Um hilux de cor branca e placas OJA-3231, de propriedade da empresa Coelce, o outro veículo envolvido foi uma L200 de cor prata e placas PMA-9868, de propriedade do Sr. Eliésio, prefeito da cidade de Alcântaras. O acidente aconteceu ontem (02) por volta das 15h. Uma equipe do SAMU socorreu as vítimas para o hospital Santa Casa. Uma viatura da Guarda Municipal esteve no local, juntamente com a perícia forense, realizando os procedimentos legais.
Fonte: Sobral 24 Horas

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

VEREADOR ANTÔNIO MARCOS USANDO A TRIBUNA DA PRIMEIRA SESSÃO ITINERANTE COBROU DO PREFEITO A CONCLUSÃO DE OBRAS

Antônio Marcos usando a Tribuna em Carmolândia
Sessão aconteceu no último dia 21 de agosto no Povoado de Carmolândia.

O vereador Antônio Marcos de Alcântaras, usando a tribuna da primeira Sessão Itinerante realizada em Carmolândia, pediu ao prefeito Eliésio Fonteles - PROS, a conclusão de várias obras como a reforma do Posto de Saúde, e até agora nada. Explica o vereador que a pavimentação da Lanchinha, Livramento, Norte, Baixa Grande e outras localidades, a sua administração na época deixou dinheiro em caixa, em torno de R$ 350.000,00 e o prefeito não terminou esses calçamentos, e muito menos pagou a construtora responsável para executar a obra. “Esperamos que o prefeito termine as obras que ele começou, para que a população venha a se beneficiar daquilo que é seu de direito”. Finalizou Antônio Marcos.

VACINAÇÃO CONTRA PÓLIO: MUNICÍPIOS TÊM ATÉ DIA 10 PARA CUMPRIR META

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil foi encerrada oficialmente pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira, 31 de agosto. No Ceará, 73 municípios cumpriram e até superaram a meta de cobertura de 95% das crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos, 28 municípios estão com cobertura entre 90% e 94% e 36 com cobertura entre 80% e 89%. 

Em todo o Estado a cobertura vacinal ficou em 76,24% das crianças que devem ser imunizadas contra a paralisia infantil. A Coordenação Estadual de Imunizações orienta os municípios que ainda não atingiram a meta de cobertura a continuarem vacinando e alimentando o sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que permanece aberto até o dia 10 de setembro. Em todo o Brasil e cobertura vacinal ficou em 72,30%.

Na Campanha Nacional de Multivacinação, também encerrada, 156.554 crianças de 0 a 5 anos incompletos foram levadas aos postos de vacinação dos municípios para atualizar a caderneta de saúde da criança. Desse total, 87.836 foram vacinadas e receberam 106.343 doses das vacinas oferecidas – pentavalente, pneumocócica 10 valente, meningocócica conjugada C, tríplice viral, tetraviral, DTP, hepatite B e rotavírus. As vacinas protegem contra doenças como sarampo, rubéola, caxumba, catapora, difteria, tétano, coqueluche, meningite, entre outras. O objetivo da campanha é atualizar o esquema vacinal das crianças para melhorar a cobertura vacinal da população. Todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança estão disponíveis nos postos de saúde.

Há 26 anos nenhum caso de paralisia infantil é registrado no Brasil, mas para manter a doença cada vez mais longe das crianças, a campanha de vacinação ocorre todos os anos. Existe o risco da doença porque ainda há alguns países com registro de casos, onde a paralisia infantil é considerada endêmica, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Este ano, até o dia 16 de junho, foram registrados 28 casos da doença, sendo 25 no Paquistão e três no Afeganistão.

Assessoria de Comunicação da Sesa

terça-feira, 1 de setembro de 2015

ARTICULAÇÃO GARANTE EMENDAS PARA AÇÕES RELACIONADAS À CONVIVÊNCIA COM A SECA E SAÚDE

Uma articulação entre o governador Camilo Santana (PT) e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), por meio de uma série de reuniões, definiu que 50% das emendas destinadas a cada deputado serão investidos diretamente em ações de convívio com a seca e no custeio com a Saúde. A decisão foi tomada na última segunda-feira (31/08), conforme o presidente do Poder Legislativo.

Segundo o Governo do Ceará, o restante das emendas será investido conforme definição de cada parlamentar da área e local de destino.

O Ceará enfrenta o quarto ano consecutivo com chuvas abaixo da média, além de um aumento da demanda da Saúde, conforme o Poder Executivo. “Os deputados são sensíveis a essa situação, que preocupa a todos nós, e fazem questão de ajudar ainda mais neste momento”, destaca Zezinho Albuquerque.

Ainda segundo informações oficiais, a iniciativa representará incremento de R$ 23 milhões para as duas áreas. As emendas começam a ser liberadas na próxima semana.

Segue sonora com o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque.

Foto: Divulgação/ Governo do Estado
Assessoria de Imprensa – AL/Ceará

ATIVIDADES CULTURAIS FESTEJAM SEMANA DA PÁTRIA EM SOBRAL

Nesta terça-feira, 1º, tiveram início na Casa da Cultura as atividades especiais comemorativas da Semana da Pátria em Sobral.

Até sexta-feira, 04, a Secretaria da Cultura e do Turismo abre suas portas, pela manhã e à tarde, para receber alunos das escolas da rede de ensino que desejem assistir apresentações musicais, filmes e participar de atividades recreativas, como desenho, pintura, corte e colagem.
Nesse período, as crianças viverão momentos de alegria e diversão, com atividades lúdicas, recreativas e culturais. Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones (88) 3611 2712 e 3611 2956.

COM CONTAS EQUILIBRADAS, PREFEITURA DE COREAÚ ANTECIPA PAGAMENTO DE FUNCIONALISMO

Mostrando que, com seriedade e zelo com o dinheiro público é possível fazer uma gestão pública com responsabilidade e atender os anseios da população, a prefeita de Coreaú, Erika Frota Cristino, dá um novo exemplo aos gestores dos pequenos municípios cearenses, e porque não dizer brasileiros.

Nesta terça-feira, 1º de setembro, a prefeita mandou creditar o salário de todos os funcionários municipais de Coreaú, antecipando em cerca de 10 dias do prazo médio utilizado mensalmente para quitação do pagamento do funcionalismo.

O dinheiro chegará em boa hora para os funcionários públicos e para o comércio de Coreaú, que se vê as portas do inicio dos festejos de Nossa Senhora da Piedade, que começa no próximo sábado, dia 5, se estendendo até o próximo dia 14.

(Via Blog Sobral em Revista)

HEITOR FÉRRER VAI PARA O PSB

Charge Clayton para o Jornal O Povo em 31.08.2015

FESTA DE SÃO JOSÉ DE VENTURA ANIMOU O ÚLTIMO FINAL DE SEMANA EM ALCÂNTARAS

O último final de semana foi de festa no Distrito de Ventura com as homenagens ao Padroeira São José.

Mais um ano de festa realizada com sucesso em Ventura, foi assim o clima entre uma multidão de visitantes que compareceu a uma das vilas mais antigas da Serra da Meruoca e do Município de Alcântaras.

Toda a festa foi conduzida pelo Padre Marcone, que é o titular da área pastoral da localidade. No sábado (29.08), noite principal da Festa, além da missa, visitantes e população local participaram também de um leilão e do bingo de uma Moto, o segundo realizado pela Igreja de Ventura. No domingo (30) pela manhã aconteceu a missa e no período da tarde procissão pelas ruas da vila e encerramento. Também houve muita movimentação durante todo o dia.

Veja algumas imagens:

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

(POPULAÇÃO) VEJA AS ESTIMATIVAS OFICIAIS DO IBGE EM JULHO DE 2015, PARA TODOS OS 184 MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ

Imagem: Arquivo VN.
O estado do Ceará tem 8.904.459 moradores, é o oitavo do Brasil em número de habitantes. 

Em relação a estivava da população 2014, em 2015 pouco mudou. Além de Fortaleza na região Metropolitana, outros cidades se destacam, são elas Caucaia e Maracanaú.

No interior as maiores cidades continuam sendo Juazeiro do Norte e Sobral. E entre os municípios com menores populações se destacam o municípios de Granjeiro e também Guaramiranga, esse com com menos de 4 mil habitantes. Confira abaixo a lista dos municípios e a estimativa populacional divulgado na última sexta-feira 29/08 no Diário Oficial da União - DOU.

ORDEM ALFABÉTICA DO MUNICÍPIO E POPULAÇÃO

Abaiara 11.357
Acarape 16.288
Acaraú 61.210
Acopiara 53.135
Aiuaba 16.997
Alcântaras 11.321
Altaneira 7.344
Alto Santo 16.876
Amontada 42.098
Antonina do Norte 7.227
Apuiarés 14.565
Aquiraz 77.717
Aracati 72.727
Aracoiaba 26.134
Ararendá 10.775
Araripe 21.289
Aratuba 11.358
Arneiroz 7.771
Assaré 23.126
Aurora 24.602
Baixio 6.198
Banabuiú 17.906
Barbalha 58.855
Barreira 20.687
Barro 22.279
Barroquinha 14.828
Baturité 34.949
Beberibe 52.310
Bela Cruz 32.103
Boa Viagem 53.838
Brejo Santo 48.056
Camocim 62.473
Campos Sales 27.123
Canindé 76.998
Capistrano 17.573
Caridade 21.800
Cariré 18.645
Caririaçu 26.858
Cariús 18.810
Carnaubal 17.463
Cascavel 70.047
Catarina 20.079
Catunda 10.294
Caucaia 353.932
Cedro 25.013
Chaval 12.910
Choró 13.294
Chorozinho 19.192
Coreaú 22.889
Crateús 74.271
Crato 128.680
Croatá 17.728
Cruz 23.677
Deputado Irapuan Pinheiro 9.444
Ererê 7.104
Eusébio 51.127
Farias Brito 18.861
Forquilha 23.544
Fortaleza 2.591.188
Fortim 15.951
Frecheirinha 13.541
General Sampaio 6.763
Graça 15.294
Granja 53.918
Granjeiro 4.494
Groaíras 10.847
Guaiúba 25.841
Guaraciaba do Norte 39.151
Guaramiranga 3.720
Hidrolândia 20.055
Horizonte 63.365
Ibaretama 13.188
Ibiapina 24.649
Ibicuitinga 12.130
Icapuí 19.418
Icó 67.198
Iguatu 101.386
Independência 25.957
Ipaporanga 11.499
Ipaumirim 12.305
Ipu 41.391
Ipueiras 38.022
Iracema 14.071
Irauçuba 23.543
Itaiçaba 7.656
Itaitinga 38.540
Itapagé 51.113
Itapipoca 124.950
Itapiúna 19.724
Itarema 40.398
Itatira 20.285
Jaguaretama 17.997
Jaguaribara 11.102
Jaguaribe 34.561
Jaguaruana 33.469
Jardim 27.072
Jati 7.807
Jijoca de Jericoacoara 18.926
Juazeiro do Norte 266.022
Jucás 24.479
Lavras da Mangabeira 31.383
Limoeiro do Norte 58.175
Madalena 19.425
Maracanaú 221.504
Maranguape 123.570
Marco 26.484
Martinópole 10.895
Massapê 37.560
Mauriti 46.113
Meruoca 14.674
Milagres 28.354
Milhã 13.170
Miraíma 13.428
Missão Velha 35.240
Mombaça 43.619
Monsenhor Tabosa 17.012
Morada Nova 61.903
Moraújo 8.520
Morrinhos 21.905
Mucambo 14.357
Mulungu 12.526
Nova Olinda 15.181
Nova Russas 31.870
Novo Oriente 28.220
Ocara 25.123
Orós 21.394
Pacajus 68.800
Pacatuba 80.378
Pacoti 11.910
Pacujá 6.168
Palhano 9.209
Palmácia 12.895
Paracuru 33.426
Paraipaba 31.986
Parambu 31.293
Paramoti 11.549
Pedra Branca 42.746
Penaforte 8.817
Pentecoste 36.773
Pereiro 16.115
Pindoretama 20.207
Piquet Carneiro 16.461
Pires Ferreira 10.674
Poranga 12.224
Porteiras 15.010
Potengi 10.790
Potiretama 6.318
Quiterianópolis 20.690
Quixadá 85.351
Quixelô 14.949
Quixeramobim 77.174
Quixeré 21.572
Redenção 27.272
Reriutaba 19.015
Russas 75.018
Saboeiro 15.753
Salitre 16.161
Santa Quitéria 43.359
Santana do Acaraú 31.596
Santana do Cariri 17.468
São Benedito 46.171
São Gonçalo do Amarante 47.297
São João do Jaguaribe 7.721
São Luís do Curu 12.760
Senador Pompeu 26.547
Senador Sá 7.367
Sobral 201.756
Solonópole 18.094
Tabuleiro do Norte 30.263
Tamboril 25.597
Tarrafas 8.899
Tauá 57.701
Tejuçuoca 18.510
Tianguá 73.468
Trairi 54.418
Tururu 15.594
Ubajara 33.792
Umari 7.665
Umirim 19.521
Uruburetama 21.206
Uruoca 13.519
Varjota 18.136
Várzea Alegre 40.062
Viçosa do Ceará 58.922

Fonte: Edição Visão Norte (Via IBGE)

IBGE DIVULGA AS ESTIMATIVAS POPULACIONAIS DOS MUNICÍPIOS EM 2015

O IBGE divulgou no último, 28 de agosto de 2015, as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros com data de referência em 1º de julho de 2015. Estima-se que o Brasil tenha 204,5 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento de 0,83% de 2014 para 2015.

O município de São Paulo continua sendo o mais populoso, com 12,0 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,5 milhões), Salvador (2,9 milhões) e Brasília (2,9 milhões). Dezessete municípios brasileiros possuem mais de um milhão de habitantes, somando 44,9 milhões de habitantes ou 22,0% da população total do Brasil.

No ranking dos estados, os três mais populosos localizam-se na região Sudeste, enquanto os três menos populosos localizam-se na região Norte. O estado de São Paulo, com 44,4 milhões de habitantes, concentra 21,7% da população total do país. O estado de Roraima é o menos populoso, com 505,7 mil habitantes (0,2% da população total), seguido do Amapá, com 766,7 mil habitantes (0,4% da população total) e do Acre, com 803,5 mil habitantes (0,4% da população total).

As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários e são, também, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios. Esta divulgação anual obedece ao artigo 102 da lei nº 8.443/1992 e à Lei complementar nº 143/2013.

Fonte: IBGE

COMUNICADO OFICIAL: GRENDENE READEQUA HORÁRIOS DE PRODUÇÃO

A Grendene, continuando seu papel de empresa transparente, sólida e responsável comunica que:

1. Vem investindo em construção, otimização e rearranjo do seu layout fabril de modo a aumentar sua capacidade produtividade e assim superar os desafios da economia nacional e mundial.  Com estas medidas criamos a condição de concentrar os horários de produção para a área de Montagem em Sobral em apenas 2 turnos, sendo aberta a oportunidade aos colaboradores do 3º  turno que trabalham no setor de Montagem para migrarem para os 1º  e 2º turnos, onde já se concentram mais de 90% dos colaboradores diretamente ligados à fabricação de calçados.

2. O terceiro turno permanecerá funcionando normalmente com o setor de embalagem e injeção. Os colaboradores cujos horários serão modificados foram os primeiros a saberem da decisão e perfazem 8% do quadro geral da empresa e 30% do efetivo do 3º turno.

3. Esta redistribuição de horários se dará sem redução do quadro de funcionários, pois todas as pessoas do setor de montagem poderão escolher os novos turnos em que desejam trabalhar e terão 90 dias para fazerem suas adequações, isto é, o setor de montagem do 3º turno continuará funcionando normalmente por mais três meses para que seja completada a migração proposta.

Com esta adequação de horários, feita ao longo de 3 meses, a Grendene espera manter todos os seus colaboradores e assim melhorar sua produtividade e competitividade global, continuando sua trajetória de contribuição para o desenvolvimento social e econômico de Sobral como tem feito há mais de 20 anos

Comunicado oficial enviado ao Visão Norte por Herbert Rocha Relações Públicas da Grendene S/A para Sobral

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores