sábado, 23 de fevereiro de 2013

NO SENADO FEDERAL

Charge Snfrônio para o Diário do Nordeste 23/02/2013

TIANGUÁ: COLISÃO ENTRE CAMINHÃO E MOTO DEIXA DOIS MORTOS

Um acidente envolvendo um caminhão e uma moto deixou duas pessoas mortas na tarde deste sábado, 23, no município de Tianguá, 335, 8 km de Fortaleza.

De acordo com informações do blog Ratificando, o caminhão trafegava no sentido Tianguá-Viçosa quando o motorista teria perdido o controle do veículo e colidido frontalmente com uma moto. O motorista e o motoqueiro morreram no local.
Camocim Polícia24HS Fotos: Ratificando

UNIÃO: 132 MUNICÍPIOS DO CEARÁ INADIMPLENTES

Pelo menos 132 municípios do Ceará estão inadimplentes com o Governo Federal e, por isso, ficam impossibilitados de firmar convênios com a União. Só no último mês, a inadimplência cresceu 9,1% no Estado, chegando, até o último dia 20, a 71,7%.

A pesquisa foi divulgada ontem pelo Confederação Nacional de Municípios (CNM). No país, o índice é ainda maior, pois 4.458 cidades estão com algum item a ser comprovado no Cadastro Único de Convênios da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), representando 80,1% do total de municípios brasileiros.

Há menos de um mês, a entidade havia realizado levantamento semelhante e, à época, 121 municípios do Estado estavam inadimplentes. Em janeiro, a presidente Dilma anunciou um “pacote de bondades” aos municípios, quando os gestores foram a Brasília conhecer os programas e convênios federais. Com essas restrições, entretanto, as cidades ficam impossibilitadas de firmar os convênios.

A pesquisa da CNM considera quatro requisitos fiscais, que constam no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC): obrigações de adimplência financeira, adimplemento na prestação de contas de convênios, obrigações de transparência e adimplemento de obrigações constitucionais ou legais.

Transparência

A maior parte das irregularidades foi ocasionada por lacunas deixadas pelos gestores no cumprimento da transparência das informações públicas. Em todo o País, 3.318 municípios não divulgaram o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) para consulta em seus portais e 3.171 não publicaram o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO).

Este é o primeiro ano que o quesito transparência supera os casos que se referem a contribuições do INSS, historicamente consideradas um problema para nos municípios. O levantamento é uma situação de alerta, dada a dependência dessas cidades em relação à União. Segundo o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), a dependência do Interior do Ceará de outras receitas é de 91,2%.

Diário do Nordeste

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

"SE A MODA PEGA": MP entra com ação contra a Cagece por falta de água em Umirim

Por conta das constantes interrupções nofornecimento de água no município de Umirim, distante 109 km de Fortaleza, oMinistério Público do Estado do Ceará (MP) entrou com uma ação civil pública contra a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Segundo o órgão, desde 2009, a empresa vem sendo oficiada para solucionar o problema.

Cidade ficou quase por completo sem água por mais de 15 dias Foto: Fabiane de Paula

De acordo com o promotor de Justiça, Cláudio Feitosa Frota Guimarães, responsável pela ação, a companhia deve ser obrigada a implementar de imediato o Projeto Global de Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água na cidade. Além disso, a Cagece deve tomar medidas paliativas para restabelecer o abastecimento, como, por exemplo, disponibilizando gratuitamente pelo menos 10 caminhões pipa por dia no município.

Até o momento, conforme o MP, a empresa não tomou as providências necessárias para solucionar o problema de abastecimento, que por várias vezes parou quase por completo por mais de 15 dias.

O promotor Cláudio Feitosa afirma ainda que "todas as classes sociais vêm sendo atingidas" pela falta d´água na cidade e pede que seja autorizada aos moradores dos bairros Cruzeiro, Tancredo Neves e Preguiça a suspensão do pagamento das contas de água até que o fornecimento seja normalizado, ficando a empresa proibida de cortar o abastecimento em razão do não pagamento da tarifa.

Na ação, o MP solicita também à Justiça que condene a Cagece a apresentar, em um prazo máximo de 30 dias, a Licença de Operação (LO) da Estação de Tratamento de Água (ETA) e as análises físico-químicas e bacteriológicas da água fornecida à população.

A redação web do Diário do Nordeste entrou em contato com a Cagece e foi informada que, até o momento, não foi notificada formalmente do processo, mas que após a notificação, as medidas cabíveis serão tomadas.

Diário do Nordeste Online

Deste 2009/2010 quando iniciamos com o blog/site, foram inúmeras e mais vezes a falta de água em Alcântaras e por problemas (vários) da CAGECE. Várias vezes ao mês, vários meses por ano...Se for por falta de água no Açude Pinga este ano, será a primeira vez na história, mas que a coisa é complicado aqui, É!

SOBRE AS LOGOMARCAS DAS ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS: A PESAR DE INCOSNTITUCIONAL, É PRÁTICA EM TODO O PAÍS

AS LOGOMARCAS DAS ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS SÃO INCONSTITUCIONAIS, SABIA?

Do Portal Jovem
Texto: Douglas Alcântara
Informações: Anttônio Almeida Júnior

É lugar comum as administrações públicas no inicio das suas gestões criarem uma marca com um slogan e as cores do novo governo. A equipe de marketing esforça-se para resumir em poucas palavras e imagens a “cara” do novo governo. Goste-se ou não, aquela é e passa a ser a marca da administração pública. E essas marcas são pintadas em toda a estrutura pública, prédios públicos, carros, material de expediente, etc. Uma prática geral que sobrevive às campanhas eleitorais País afora. A criação de logomarcas nunca foi declarada ilegal, incluindo a de todos os governos municipais, estaduais e federal. Passados e presentes. Mas o fato é que a Constituição Federal não permite!

É preciso uma ruptura com este modelo tradicional de publicidade no setor público. O País inteiro desrespeita a Constituição. O atual modelo personalista privilegia a ação do governante de plantão e não a ação do Estado. Como cada gestor quer impor sua própria marca de governo gasta-se fortunas para repintar e refazer uma infinidade de materiais e equipamentos.

Para promover tal ruptura, basta seguir ao pé da letra o que determina a Constituição do Brasil. Está lá, no artigo 37 da Constituição, não é eu que estou dizendo não, viu: “A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.

Com o fim do modelo tradicional de publicidade oficial praticada no Brasil, um governante terá também que suportar as pressões políticas. Inclusive, as suas próprias. Para um político, é difícil resistir é idéia de, por exemplo, aparecer numa peça publicitária inaugurando uma obra e com textos relatando os quilômetros de estradas construídas ou na quantidade de casas populares erguidas.

Além de adequar a publicidade à lei, este novo modelo economiza dinheiro público. Cada esfera de governo usará apenas os símbolos oficiais. O brasão da república, do estado ou do município, dependendo do caso, passaria então a ser a única marca a ser usada tanto na propaganda oficial quanto em toda a estrutura do governo. O modelo que a maioria dos gestores público utilizam hoje, só estão promovendo sua imagem, um fato que deve ser abominável, principalmente pela população! Ora, o governo é do povo e não dos atuais gestores, que autoridade eles têm de personalizar uma coisa pública?

Em Coreaú a nova Prefeita adotou utilizar o brasão do município, que é uma prática legal. O atual governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, por sua vez, também optou pelos símbolos oficiais do Ceará. O ex-prefeito de Alcântaras, Antônio Marcos, também adotou os símbolos do município. Porém até a Presidenta do Brasil insiste em personalizar seu governo. Nossa Constituição está sendo desrespeitada!

A NOVA LOGOMARCA, E O VELHO E ULTRAPASSADO MODELO!

Diferentemente de outras administrações do PSB, a Prefeitura Municipal de Alcântaras insiste em usar os antes tradicionais e que agora estão cada vez mais "fora de moda", as logomarcas de Administrações.

Assim como no Governo do Estado, muitas prefeituras estão adotando como marcas  de Governo os símbolos oficias do município, seja a Bandeira, ou simplesmente o Brasão como fazem a maioria dos gestores. Um dos exemplos foi a Prefeitura de Fortaleza, que também é administrada pelo PSB, antes a admistração do PT (Luizianne) adotava a logomarca com as frases Fortaleza Bela, já o atual Prefeito Roberto Cláudio adotou apenas o Brasão oficial do Município.

Já na zona norte do estado, aqui mesmo bem perto, a Prefeita de Coreaú embora administrada pelo PSD, foi eleita com o número e o partido do seu esposo que é do PSB; em Coreaú, a nova administração também aboliu as logomarcas que simbolizam o governo do prefeito e adotou os símbolos maiores do município como a marca do governo a que representa o povo de Coreaú, e o mesmo está ocorrendo com muitas outras prefeituras administradas ou não pelo o PSB.

O município de Alcântaras já tinha adotado em 2010/2011 o Brasão do oficial do Município como marca de gestão, o posteriormente foi subistituido por logomarcas pela atual administração em propagandas oficiais. A última apresentada pelo blog Portal Jovem, que segundo ainda o blog, representa as cores do município, mas curiosamente, (ironia ou acaso do destino) o tons de cores mais se assemelham com as cores do próprio partido PSB do que as os tons das cores oficiais tradicionalmente usadas, principalmente a da Bandeira e Municipal.

A NOVELA DA ELEIÇÃO EM MERUOCA: LIMINAR SUSPENDE DIPLOMAÇÃO DE HERIKA ZEDNIK - PRB


A coligação Herika Zednik (PRB) irá recorrer sobre a decisão. (Informações Sobral de Prima)

Na manhã desta sexta-feira (22) quando iniciava, no Fórum de Meruoca,  a diplomação de Herika Zednik (PRB) como prefeita daquela cidade, eis que chegou nas mãos do Juiz Rafael Lopes do Amaral (Juiz Eleitoral da 106a Zona Eleitoral) uma Comunicação Eletrônica de Decisão Liminar, assinada pelo Desembargador do Tribunal Regional Eleitoral, Francisco Luciano Lima Rodrigues que suspendia a diplomação. A coligação Herika Zednik (PRB) irá recorrer do Mandado de Segurança impetrado pelo Presidente, vereador Carlos José Magalhães Nascimento.

QUADRA CHUVOSA 2013: PERMANECE MAIOR PROBABILIDADE DE CHUVAS ABAIXO DA NORMAL


Após reunião em Natal-RN, meteorologistas apontam leve melhoria de condições oceânicas.

Estiveram reunidos ontem, 21 de fevereiro de 2013, técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e dos núcleos de meteorologia dos estados no Nordeste, para atualizar o prognóstico de chuvas para a Região. O encontro aconteceu na Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), em Natal, e, segundo consenso dos meteorologistas, a previsão climática para os meses de março, abril e maio no Semiárido Nordestino, incluindo o Estado do Ceará, aponta probabilidade de 40% para as precipitações ficarem abaixo da normal. Para a categoria em torno da normal, foi apontada uma probabilidade de 35%, e há ainda 25% de probabilidade de chover uma quantidade acima da normal no período.

Isso significa que o prognóstico da quadra chuvosa no Ceará permanece com maior probabilidade de chover abaixo da normal. Para chegar a essa conclusão, os meteorologistas analisaram as condições termodinâmicas dos oceanos, principalmente o Atlântico, e da atmosfera. “Notamos que houve uma leve melhoria nas condições do Atlântico, mas, apesar disso, devemos ter precipitações abaixo da normal no período entre março, abril e maio no Ceará. É importante ressaltar também que é característica de anos como este uma irregularidade temporal e espacial das chuvas”, informa Meiry Sakamoto, gerente do Núcleo de Meteorologia da Funceme.

Comparação com janeiro

No dia 25 de janeiro, a Funceme havia divulgado probabilidade de 45% de chuvas abaixo da normal, diferente dos 40% divulgados hoje. Essa diferença se deve a dois fatores, o primeiro foi a leve melhora nas condições do Oceano Atlântico e o segundo é o fato de que as duas previsões apontam para períodos diferentes, o de janeiro abrangia os meses de fevereio, março e abril, e o de fevereiro se refere aos meses de março, abril e maio.

Assim como aconteceu em janeiro, também foi considerado um modelo atmosférico global gerado pela Funceme, único núcleo estadual do Brasil a fornecer esse tipo de informação em escala mundial. O novo produto da instituição foi analisado assim como os modelos do INMET e  CPTEC/INPE.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
Guto Castro Neto - (85) 8814-4194
22 de fevereiro de 2013

O PRIMEIRO MONTANHISTA CEARENSE A ESCALAR O ACONCÁGUA REALIZA PALESTRA EM SOBRAL

O Programa Autodesenvolvimento, realizado pela Grendene, viabiliza situações que motivem seus funcionários na busca de novos conhecimentos que os auxiliem a desenvolver melhor suas atividades atuais, bem como seu crescimento profissional.

A inscrição e participação no programa é voluntária. Os estímulos são diversos e vão desde divulgação de cursos e eventos da região e dicas de leitura bem como palestras de pessoas que tenham uma história inspiradora. Dentro desta proposta a Grendene convidou o cearense Rosier Alexandre, primeiro montanhista do N/NE a escalar o Monte Aconcágua em 2006, a maior montanha das Américas, situada na Cordilheira dos Andes.

A palestra GESTÃO DE SONHOS, ministrada por Rosier Alexandre, dia 19 de fevereiro de 2013 em Sobral, incentivou os colaboradores a realizarem seus próprios sonhos. Rosier falou do Projeto Sete Cumes, que consiste em escalar a maior montanha de cada continente da Terra. A sexta etapa deste projeto foi a conquista do Monte Vinson (foto), o mais alto da Antártida em janeiro deste ano. Rosier planeja até 2014 chegar ao cume de todas, fechando o projeto com o Everest (8.848m), a maior montanha do planeta. (Fonte: www.rosier.com.br.)

Perfil
Rosier Alexandre Saraiva Filho nasceu no dia 26 de novembro de 1968. Oitavo de nove filhos, nasceu no sítio Cedro, a 14 km do município cearense de Monsenhor Tabosa (306 km de Fortaleza). Filho de família pobre, Rosier sempre estudou em instituições públicas de ensino. Cursou até a 8ª série do ensino fundamental em Monsenhor Tabosa. Aos 17 anos, em 1985, veio para Fortaleza cursar os três anos da Escola Técnica Agrícola. Em 1988, passou para a faculdade de Agronomia na Universidade Federal do Ceará (UFC), mas abandonou a graduação para trabalhar. Hoje, é sócio-diretor da Trilhas do Brasil Agência de Viagens e Turismo e da TBC Consultoria. (Fonte: Jornal OPovo)

“Não podemos escolher onde nascer, mas podemos escolher onde e como viver”, só depende do esforço que cada um despende para alcançar seus objetivos.

--
Herbert Rocha
Relações Públicas da Grendene S/A para Sobral
twitter: aurionarq

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

SOBRAL: FALECEU NESTA QUINTA-FEIRA A PEQUENA JOCÉLIA SILVA


Faleceu na tarde desta quinta-feira (21) em Fortaleza, a pequena Jocelia Silva, que ficou conhecida nacionalmente depois que ganhou uma casa do Programa do Gugu.

Ela estava na capital cearense para fazer uma cirurgia ortopédica e terminou sofrendo uma parada cardíaca após uma anestesia. As informações foram passadas com exclusividade pela Sra. Neide Silva, que ajudou a pequena sobralense com campanhas que culminaram com a interferência da Rede Record. O corpo de Jocelia chega ainda hoje a Sobral, mas D. Neide não soube dizer ainda onde será velado bem como o local do enterro.

Sobral em Revista (foto: blogs de Sobral)

TEMPO: DIA É DE MUITO CALOR EM ALCÂNTARAS E MAIORIA DAS CIDADES DO NORTE CEARENSE

Apesar das ameças de chuvas no período da manhã, o dia de hoje quinta-feira 21/02 predominou o forte calor.

Assim como foi nos últimos dias, parecia ser mais um dia chuvoso quando o céu amanheceu com muito frio e totalmente nublado, houve até um início de chuva, no entanto depois disso o sol e o forte calor tomou de conta do clima. 

Nos postos da macro região 1 - Litoral Norte, foram registrados chuvas hoje apenas em; Itarema 17.0 mm, Martinopole 3.0 mm, Acarau 2.0, Camocim 1.0 mm, e Cruz 0.5 mm. Veja abaixo o volume registrado ontem dia 20/02.

POSTO MUNÍCIPIO QTD (mm)
Barroquinha (sede) 42.1
Martinopole (sede) 42.0
Senador Sa (sede) 38.8
Meruoca Meruoca 32.0
Alcântaras (sede) 29.0
Uruoca (sede) 22.0)
Sambaiba (Granja) 21.6
Sinha Saboia (Sobral) 21.2
Acarau (sede) 19.5
Granja (sede) 18.2
Camocim (sede) 17.0
Jijoca De Jericoacoara (sede) 15.0
Camilos (Meruoca) 13.6
Itarema (sede) 12.0
Pessoa Anta (Granja) 12.0
Campanario (Uruoca) 11.0
Chaval   (sede) 9.0
Cruz (sede) 7.5
Sobral (sede) 6.0
Santana Do Acarau (sede) 6.0
Marco (sede) 6.0
Ac. Sobral (sede) 5.2
Bela Cruz  (sede) 4.0
Prata (Bela Cruz) 3.6
Amontada  (sede) 2.0
Miraima (sede) 1.7   

Chuvas Relativas ao Período: 7:00 de 20/2/2013 às 7:00 de 21/2/2013 (Dados: Funceme).


EM QUESTÃO: "DECISÃO DE JUIZ EM MERUOCA DIVIDE OPINIÕES"

A candidata em 2012 Herik Zednik Rodrigues será nomeada Prefeita eleita em Meruoca, decisão saiu   no início da tarde de terça-feira, 19. Na foto, os vereadores diplomados em dez/2012.

O principal assunto nos meios de comunicação da cidade de Sobral, na manhã da última quarta-feira, 20, estava relacionada a decisão do Juiz Eleitoral de Meruoca Rafael Lopes do Amaral, que decidiu no início da tarde de terça-feira,19, nomear eleita a candidata Herik Zednik Rodrigues (professora Érica), como prefeita do Município de Meruoca, bem como a sua diplomação. Muitos acreditam que a decisão do Juiz e irrevogável e que a candidata professora Érica, deverá ser empossada no cargo de prefeita. 

Por outro lado a quem aposte que a decisão do Juiz poderá sofrer alteração, cabendo liminar,  e que a realização de uma eleição suplementar deverá ser marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral. Exite uma duplicidade de interpetração, levando-se como base o Código Eleitoral do País (Lei Nº 4.437/65) e o Lei Eleitoral (Lei 9.504/97. A decisão do Juiz Rafael Lopes, mexeu com o comportamento da cidade, e em algumas localidades houve comemoração da decisão. 

Foto: Blog Marcelo Marques

Embora nestes casos esteja previsto em lei, o que eu não concordo, é uma pessoa que não foi votada para prefeito ou vice, assumir uma Prefeitura, pois se não possui nenhuma possibilidade do João Coutinho - PT assumir, então quer marque logo uma nova eleição, ou que a única candidata votada seja empossada de vez, no caso a então candidata Herik Zedinik - PRB.

ADMINISTRAÇÕES PELA ZONA NORTE: "O CASO DA SECRETARIA DE ESPORTES DE ALCÂNTARAS"


Essa nova safra de prefeitos pode ser ainda pior do que os eleitos em 2008. Muitas cidades da Zona Norte estão sendo administradas sem qualificação alguma. A cidade de Alcântaras (Zona Norte) é um exemplo clássico. O prefeito Eliésio (PSB) que foi reeleito tem empregado afilhados políticos em pontos estratégicos, que deveriam ser ocupados por pessoas mais capacitadas. Uma de suas primeiras ações, na nova administração foi retirar Mario Magalhães (foto), educador físico com vasta experiência no esporte, e colocar um mototaxista para assumir o lugar do mesmo na Secretaria de Esporte. Uma vergonha.
Falta visão:
Nos menores municípios da Região Norte está o maior índice de uso de drogas por parte dos jovens, que sem uma atuação forte das Secretarias de Esportes, correm para a peste do crack.
Concordo em grande parte com a crítica do blog Sobral de Prima, só acho que a expressão "colocar um mototaxista" foi mal colocada, no mínimo preconceituosa, como se todos os mototaxistas só soubessem guiar motos.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

MINISTÉRIO PÚBLICO REQUER DEMISSÃO DE 162 FUNCIONÁRIOS IRREGULARES EM SENADOR POMPEU


O pedido do promotor de justiça da cidade, Iuri Rocha Leitão, alega que a seleção não respeitou a Constituição, pois ocorreu de forma simplificada.

O Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) propôs, na última segunda-feira (19), uma ação civil pública de responsabilidade por atos de improbidade administrativa com pedido de concessão de medida liminar para demissão imediata de servidores temporários contratados irregularmente no município de Senador Pompeu, a 273km de Fortaleza.

O promotor requereu que o prefeito da cidade, Antônio Mendes de Carvalho, cumpra determinação de demissão de todos os 162 funcionários contratados temporariamente, em até 60 dias. Segundo o promotor, houve denúncias de irregularidades na contratação, que ainda estão sendo investigadas.

O pedido do promotor de justiça da cidade, Iuri Rocha Leitão, alega que a seleção não respeitou a Constituição, pois ocorreu de forma simplificada, com análises de currículos. O promotor afirmou que os servidores foram contratados em fevereiro, com edital em janeiro.

O contrato dos 162 servidores temporários valem por 1 ano, com a possibilidade da prorrogação de mais 1 ano. "Está previsto quase metade do mandato do prefeito", alertou Iuri Leitão.

A ação requer que a Prefeitura realize concurso público em, no máximo, 180 dias, a contar da decisão judicial. Também requer que a Prefeitura não contrate servidores temporários, sob pena de multa cominatória diária de R$ 5.000,00, incidente sobre a pessoa física do prefeito.

Diário do Nordeste Online

ENCONTRO DA PASTORAL DA JUVENTUDE EM SOBRAL



Jovens das Dioceses de Sobral, Itapipoca e Tianguá se reúnem para discutir Pastoral da Juventude.

A coordenação da Pastoral da Juventude do Ceará organizou durante os dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2013 o primeiro encontro do Bloco I que reúne as Dioceses de Sobral, Itapipoca e Tianguá. O encontro ocorreu na Creche Coração de Jesus no Bairro Dom Expedido em Sobral. Contou com a participação de jovens da Pastoral da Juventude das três dioceses.

O objetivo foi reunir, compartilhar e aglutinar os jovens da PJ das citadas Dioceses vizinhas e formarem uma rede mútua de ajuda e crescimento da PJ na Região.

O encontro teve a assessoria de jovens da Arquidiocese de Fortaleza, são eles Irmão Joilson, Nilson, Ana Paula e Lucas. Que realizaram oficinas sobre o Ofício Divino da Juventude, Formação de Grupos de Jovens e o Projeto “ A Juventude Quer Viver”.
O Encontro teve a presença ilustre do Bispo da Diocese de Sobral e referência da juventude no Ceará Don Odelir, também do Padre João Paulo e do Padre Diniz (referencia da Juventude na Diocese de Sobral), e ainda do Padre Mexicano, que é referência da Juventude da Diocese de Tianguá, Rules.

A Diocese de Sobral teve como representação os jovens da PJ de Alcântaras, já que nessa diocese somente Alcântaras possui PJ.

O próximo encontro do Bloco foi marcado para os dias 30, 31 de agosto e 01 de setembro de 2013 na Diocese de Itapipoca, cujo objetivo será o estudo dos Projetos Nacionais da Pastoral da Juventude.
 Diocese de Sobral - Alcântaras
 Diocese de Tianguá
 Assessores da Arquidiocese de Fortaleza
Diocese de Itapipoca

Texto: Douglas Alcântara (Portal Jovem)
Fotos: PJ CEARÁ

METEOROLOGIA: FUNCEME REGISTRA CHUVAS EM 133 CIDADES CEARENSES


A Fundação deverá atualizar o prognóstico da quadra invernosa, de fevereiro a maio, já na próxima sexta-feira. Com as primeiras chuvas ocorridas neste mês, não foram poucos os agricultores do sertão cearense que recuperaram a esperança por um inverno que favorece a agricultura e a pecuária. Foto: Honório Barbosa

Iguatu. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, ontem, precipitações em 133 municípios em todas as regiões do Ceará, mas houve concentração de chuva na região Norte. Os cinco maiores registros de pluviometria foram nas cidades de Ibiapina, com 80mm; Ubajara, com 63mm; Jati, com 52mm; Russas, com 48mm; e Forquilha, com 46mm.

A Funceme divulga na próxima sexta-feira a atualização do prognóstico de chuva para a quadra invernosa (fevereiro a maio). Essa será a primeira reunião mensal de reavaliação. O encontro vai acontecer em Natal, no Rio Grande do Norte, nos dias 21 e 22. Os meteorologistas da Funceme não anteciparam os dados analisados até o momento, mas de acordo com informações extra oficial, há um cenário mais favorável do que o quadro verificado em janeiro passado.

No primeiro prognóstico divulgado pela Funceme, em 25 de janeiro passado, para a quadra invernosa, havia uma probabilidade de ocorrência de chuva abaixo da média histórica de 45%; dentro da média, 35%; e acima do normal, 20%. Os meteorologistas da Fundação observam que chover abaixo da média não significa que não ocorra chuva, pois o estudo é feito para o período de quatro meses.

A meteorologista da Funceme, Cláudia Rickes, explicou que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) permanece atuando sobre a região Nordeste. "Segue o padrão do fim de semana passado, mas há uma tendência de redução de intensidade para o sertão", disse. "As chuvas vão continuar isoladas e com maior ocorrência de pluviometria prevista para o litoral, região da Ibiapaba e Maciço do Baturité", salientou.

Na sexta-feira passada, a Funceme registrou chuva em 137 municípios do Ceará. Foi a maior quantidade até agora neste ano. Ontem, até o fechamento desta edição havia informação de pluviometria em 134 cidades. Além das cinco maiores chuvas, ontem, houve registro acima de 30mm nas seguintes cidades: Apuiarés, com 43 mm; Ipu, com 40 mm; Ipueiras, com 37 mm; São Gonçalo do Amarante, com 36 mm; Sobral, com 35 mm; Quixeramobim, com 34 mm; Ipaporanga, com 33 mm; Santa Quitéria, com 33 mm; Nova Russas, com 32 mm e Pacatuba, com 31 mm. De acordo com a Funceme, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), um dos principais fatores para ocorrência de precipitação, permanece no Sul, posicionando-se sobre a região Nordeste e provocando chuvas em vários Estados.

Roçado

Fevereiro é o primeiro mês da quadra invernosa. Historicamente, as precipitações são intensificadas a partir da segunda quinzena deste mês. Chuva em todas as regiões, tempo nublado, relâmpago e trovões durante a madrugada reanimaram a esperança do sertanejo que reza todos os dias para o fim da seca que se estende desde o primeiro semestre de 2012.

Na região do Cariri e no Centro-Sul, centenas de agricultores aproveitaram as primeiras chuvas e foram para a roça fazer o cultivo de milho, feijão e sorgo forrageiro. "O produtor não pode perder tempo e precisa aproveitar a terra molhada e fazer o plantio", disse a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Natália Feitosa. "As chuvas ainda são poucas, mas já animam os trabalhadores rurais". Assim, o sertanejo recupera com as primeiras chuvas a esperança de um bom inverno.

Reportagem complete no Diário do Nordeste

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

CAGECE ABRE CONCURSO PÚBLICO COM 315 VAGAS


Foi lançando nesta terça-feira (19) o edital para o concurso público que ofertará 315 vagas para a Companhia de Água e Esgoto do Ceará(Cagece). As inscrições vão até o dia 31 de março. Seleção ocorrerá através de prova objetiva. Foto: Arquivo 

O concurso, que abre vagas para cargos como advogado, médico, engenheiro, arquiteto e tecnólogos, será distribuído da seguinte forma: 65 nível superior e 250 nível técnico. 
A remuneração varia de R$ 3.706,86 a R$ 4.308,97 para os cargos que exigem nível superior, e R$1.946,49 a R$ 2.189,63 para nível técnico.

As inscrições poderão ser realizadas através da internet ou no posto de atendimento localizado na EMEIF Deputado José Dias de Macedo, no bairro Meireles, na Capital, a partir do dia 6 de março até 31 do referido mês.

A seleção ocorrerá através de prova objetiva, realizada no dia 14 de abril de 2013. 

Para conhecer o edital, acesse o site da Funcab.

Diário do Nordeste Online

REVIRAVOLTA: HERIKA DO PRB DEVE ASSUMIR PREFEITURA DE MERUOCA

A única candidata com votos válidos, na eleição para Prefeito de Meruoca, segundo a Justiça Eleitoral, Herika Zednik (PRB) deve se tornar prefeita da cidade serrana, após uma decisão Judicial, datada desta terça-feira (19). (Do Blog Sobral de Prima)

Parte da Decisão - Processo n.º 96-94.2012.6.06.0106:
IV - DA DECISÃO

ISTO POSTO, decido:

a) Processar a ação sob o rito do art. 22 da LC n.º 64/90;

b) Determinar a citação do candidato João Coutinho, e de sua coligação, como litisconsortes passivos necessários, para contestar a ação no prazo do procedimento supra mencionado;

c) Conceder, liminarmente, considerando ser a questão eminentemente de direito e não poder ser utilizado o contraditório como manobra protelatória, sendo a tutela de urgência instrumento de harmonização dos valores processuais relevantes, nomeando eleita a candidata Herik Zednik Rodrigues, como prefeita do Município de Meruoca, devendo a secretaria promover as providencias necessárias a sua diplomação e demais expedientes necessários.

Publique-se.

Registre-se.

Intime-se.

Cumpra-se.

Expedientes necessários.

Após a efetivação da ordem e certificado o decurso do prazo de resposta do representado, voltem-me conclusos.

Meruoca, 19 de fevereiro de 2013.

Rafael Lopes do Amaral 
Juiz Eleitoral

CONCEDIDO ABONO AOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ALCÂNTARAS: “VEJA QUEM E QUANTO IRÁ RECEBER DE RATEIO DO FUNDEB”

Divulgado hoje o Decreto nº 20130218-2 de 18 de fevereiro de 2013, que "regulamenta a concessão do abono pecuniário estabelecido na forma da Lei Municipal nº 532/2010, Art. 44, aos profissionais do magistério. Este ano, além dos funcionários efetivos, o benefício do abono se estende aos temporários, muitos já são ex-contratados. Confira os principais artigos do decreto: 

Art. 1º. Fica concedido abono pecuniário aos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública, aos profissionais do magistério contratados, aos ocupantes de cargos comissionados de suporte pedagógico, no exercício da função e aos servidores que estejam disponíveis para entidade sindical, na forma do Art. 44 da Lei Municipal nº 532/2010.

§ 1º. O abono de que trata o caput do artigo será calculado de forma proporcional ao período trabalhado e a remuneração auferida.

§ 2º. O valor do abono pecuniário devido a cada beneficiário, bem como seu vínculo e a localidade/unidade de lotação estão demonstrados no Anexo Único, parte integrante do presente Decreto.

Art. 2º. O abono concedido nos termos do presente decreto não se incorpora ao salário, vencimento ou provento, a qualquer título e para nenhum efeito de direito, não gerando quaisquer outros direitos de ordem contratual ou patrimonial.

Art. 3º - As despesas decorrentes da execução da presente lei correrão à conta de verba própria, suplementada se necessário.

Art. 4º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. 

Paço da Prefeitura Municipal de Alcântaras, em 18 de fevereiro de 2013.

Você que trabalhou em 2012 ou ainda trabalha como professor da Educação de Alcântaras, clique para ver quanto irá receber.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO EM (PDF), tenha o inteiro teor do decreto. Ainda no Diário Oficial, veja também os novos valores do novo Piso Salarial dos Professores de Alcântaras.

SOBRE O DESABAMENTO DE MARQUISE DA FACHADA DO HOSPITAL REGIONAL NORTE (HRN) EM SOBRAL

Charge Sinfrônio para o Jornal Diário do Nordeste em 19/02/2013

DEVIDO A SECA, PREFEITURA DE ALCÂNTARAS PRORROGA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Açude Pinga, fevereiro de 2013

Mesmo com as recentes chuvas que banharam o Ceará nos últimos dias, a situação do município de Alcântaras causado pelas forte estiagem ainda está longe de se normalizar, o que obrigou a Prefeitura Municipal a prorrogar a Situação de Emergência no município por mais 90 dias.

GABINETE DO PREFEITO
DECRETO Nº 20130218-1 DE 18 DE FEVEREIRO DE 2013.

PRORROGA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA ASSIM
DECLARADA MEDIANTE DECRETO Nº 20121114-
2 DE 14/11/2012 DECORRENTE DE ÁREAS DO
MUNICÍPIO AFETADAS POR ESTIAGENS.

O Prefeito Municipal de Alcântaras, Estado do Ceará, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município de Alcântaras e pelo Inciso VI do artigo 8º da Lei Federal no 12.608, de 10 de abril de 2012, e
CONSIDERANDO que, o Município vem sofrendo os efeitos negativos da estiagem ora instalada, proveniente das baixas precipitações pluviométricas no período de janeiro a novembro deste ano, com uma quadra invernosa bem abaixo do esperado, onde não foram registrados índices satisfatórios à manutenção econômica e social dos munícipes de forma geral, conforme último laudo da FUNCEME/EMATERCE, tendo chovido apenas 322,2 mm, quando a média histórica normal para o período seria de 800 mm, apresentando um déficit de 59,73%. O desastre em questão tem afetado de forma significativa as localidades de Sitio Doutor, Sítio São Bernardo de Cima, Sítio São Bernardo de Baixo, Sítio Desterro, Sítio Flores,Povoado de Rosápoles, Sítio Saco Verde, Sítio São Luis, Sítio Quandus, Sítio São Bento, Sítio Belém, Sítio Pai João, Sítio Macaco, Sítio Silva, Sítio Tábuas, Sítio Livramento e Sítio Santo Izídio; CONSIDERANDO que, em decorrência do desastre verificou-se uma perda na produção agrícola da ordem de 74%, conforme relatório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - EMATERCE, como também perdas consideráveis na atividade pecuária. Registrou-se também a redução das águas do Açude Pinga que abastece o município, que se encontra com 38,5% de sua capacidade de armazenamento, de acordo com relatório da COGERH. O baixo nível do lençol freático dificulta também a captação de água potável através de poços e a situação tende a se agravar, uma vez quenão há previsão de chuvas significativas para este ano;
CONSIDERANDO que, o parecer da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - COMDEC, relatando a ocorrência deste desastre é favorável à prorrogação de Situação de Emergência, declarada mediante Decreto nº 20121114-2 de 14/11/2012.

D E C R E T A :

Art. 1º. Fica prorrogada pelo prazo de 90 (noventa) dias a SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA, assim declarada mediante o Decreto nº 20121114-2 de 14 de novembro de 2012, em virtude do desastre classificado e codificado como Estiagem – COBRADE: 1.4.1.1.0, conforme IN/MI nº 01/2012, nas áreas do município contidas no Formulário de Informações do Desastre – FIDE e demais documentos anexos a este Decreto.
Art. 2º. Autoriza-se a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação do Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - COMDEC, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.
Art. 3º. Autoriza-se a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta aos desastres e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação do Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC.
Art. 4º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. Paço da Prefeitura Municipal de Alcântaras, em 18 de fevereiro de 2013.

FRANCISCO ELIÉZIO FONTELES
Prefeito Municipal

Publicado por:
Aristótato Canuto Oliveira
Código Identificador:96C6CB10
Diário Oficial dos Municípios - APRECE

TRE-CE CASSA DIPLOMA DO PREFEITO DE PEREIRO


A decisão de baseou na Lei da Ficha Limpa. Entretanto, José Francismar Dias (PSD) - ou simplesmente Amar - continuará no cargo até o trânsito em julgado do processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) decidiu cassar nesta segunda-feira, 18, o diploma do prefeito de Pereiro, José Francismar Dias (PSD) - mais conhecido por Amar -, por ter tido as contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o que o enquadra na Lei da Ficha Limpa. 

Consequentemente, toda a chapa de Francismar fica prejudicada, não podendo o seu vice, Cláudio Júnior Nogueira (PSD), assumir o mandato. 

O juiz relator do processo, João Luís Nogueira Matias, julgou procedente o recurso contra a expedição do documento, que teve como autor José Hermano do Nascimento Nogueira, que foi candidato a prefeito do município.

Apesar da decisão, o prefeito José Francismar continua no cargo até o trânsito em julgado do processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como prevê o artigo número 216 o Código Eleitoral. 

Redação O POVO Online
com informações da assessoria do TRE-CE

IFCE ABRE PERÍODO DE ISENÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO


Do dia (18) até a próxima quarta-feira (20), estará aberto o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame de Seleção 2013.1 dos Campi de Sobral e de Ubajara do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Em Sobral, o processo destina-se ao preenchimento de 210 vagas para os cursos técnicos em Agroindústria, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente e Panificação. Já em Ubajara as vagas são para duas turmas do curso técnico em Alimentos, nos turnos manhã ou noite. São ofertadas 35 vagas por curso na modalidade subsequente. Isso significa que os candidatos deverão ter concluído o ensino médio para concorrer às vagas.  

Para solicitar a dispensa do pagamento da taxa de inscrição, os candidatos devem imprimir o requerimento de isenção no portal do IFCE (www.ifce.edu.br), preenchê-lo e entregá-lo na recepção do campus onde pleiteia a vaga, entre os dias 18 e 20 de fevereiro, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Além do requerimento, os candidatos devem portar os documentos necessários para solicitar a isenção, cuja listagem está disponível no portal. O resultado dos pedidos aprovados será divulgado no dia 1º de março no mesmo endereço eletrônico. Mais informações pelo telefone (88) 3112.8105.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus de Sobral
Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos
Manuella Nobre – MTB - CE 2087JP
PABX: (88)3112.8100

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

SOBRE A LEI SECA

Charge do "Lila" para o Jornal da Paraíba - PB.

Via Sobral em Revista

REQUERIMENTOS APRESENTADOS PELO VEREADOR JOSÉ MAURÍCIO - PSD NA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS

Dos seis requerimentos apresentados na última sexta dia 15, todos foram aprovados por unanimidade dos vereadores presentes. 

Os benefícios a população são, pavimentação de vias públicas, perfuração e equipação de poços profundos, além de quadras poliesportivas. As possíveis comunidades que serão beneficiadas são as localidades dos Sítios Espírito Santo, São Bernardo, Prata, Flores e Sítio Benedito. 

Confira o teor dos requerimentos apresentados e aprovados na última sessão do dia 15 de fevereiro de 2013 e que agora seguem para ser oficiados e enviados ao Poder Executivo Municipal:

Que seja pavimentado em pedra tosca o seguinte trecho: do Colégio João Caetano Freire até a Casa do Mel no Sítio Espírito Santo.

Que seja construída uma quadra poliesportiva coberta e dotada de toda infraestrutura no Sítio São Bernardo.

Que seja construída uma quadra poliesportiva coberta e dotada de toda infraestrutura no Sítio Prata.

Que seja pavimentado em pedra tosca o seguinte trecho: da casa do Sr. Milton até a Sra. Bernarda no Sítio Flores.

Que seja perfurado um poço profundo no Sítio Flores, sendo o mesmo equipado.

Que seja perfurado um poço profundo no Sítio Benedito, sendo o mesmo equipado.

Mostramos aqui, que nas duas últimas sessões da Câmara Municipal de Alcântaras, nenhum dos vereadores do PSD foram a tribuna. O Vereador José Maurício procurou e entregou pessoalmente ao blog as cópias dos requerimentos, numa resposta e em demostração de que está atento aos problemas do município e na busca por melhorias para a população.

DESABAMENTO DE FACHADA DO HOSPITAL DE SOBRAL TEM AMPLA REPERCUSSÃO NACIONAL

Os principais jornais e portais do País deram destaque ao acidente que feriu um operário.

O desabamento de parte da fachada do Hospital Regional da Zona Norte (HRN), em Sobral, teve ampla repercussão nacional. Os principais jornais do País e seus respectivos portais deram destaque ao acidente que feriu um operário e que mergulhou a obra em uma nova polêmica. Anteriormente, o Ministério Público de Contas (MPC) e o Ministério Público Federal (MPF) haviam questionado o pagamento de cachê no valor de R$ 650 mil para a cantora Ivete Sangalo, referente ao show de inauguração do equipamento. 

O portal do jornal O Globo ressaltou que a obra foi entregue à população há menos de um mês e que ainda "está longe de operar normalmente". Somente em maio o hospital irá atender a casos de emergência. Por conta disso, o trabalhador que se feriu no acidente de ontem teve de ser levado para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral. A matéria lembra ainda que o equipamento foi batizado com o nome do avô do governador Cid Gomes (PSB), José Euclides Ferreira Gomes. 

Já o site do jornal O Estado de S.Paulo relembra a polêmica causada pelo show da cantora Ivete Sangalo. Foram R$ 650 mil para inaugurar o empreendimento. A reportagem destaca também que em janeiro do ano passado, uma forte chuva derrubou a estrutura metálica da Vila Olímpica de Sobral, que coincidentemente se chama Ciro Gomes. 

O portal do jornal Folha de S.Paulo, por sua vez, ressalta que o hospital é classificado pelo Governo do Estado como o maior do interior do Nordeste. Cita que a obra custou R$ 227 milhões, "teve a inauguração atrasada - a previsão era de abertura em setembro do ano passado - e deverá atender a 1,6 milhão de pessoas em 55 cidades da região". Lembra ainda que em meio à polêmica sobre o valor do cachê de Ivete Sangalo para a inauguração do empreendimento, Cid afirmou que vai continuar a promover esse tipo de evento "doa a quem doer".

O telejornal Bom dia Brasil desta segunda-feira, 18, também deu destaque ao acidente. Na matéria, a Secretaria da Saúde afirma que responsabilidade pelo ocorrido é do consórcio que construiu a obra, formada pela empresas Marquise/EIT. O consórcio, por sua vez, diz que prestou assistência na hora do acidente.

Ainda ontem, um boletim da Globo News também abordou o fato, ressaltando que o Governo pediu explicações às empresas responsáveis pela construção do hospital.

Redação O POVO Online

CHUVA É REGISTRADA EM 121 CIDADES DO CEARÁ


Chuva tem sido registrada nas oitomacrorregiões do Ceará, desde a última sexta-feira, 15. De domingo, 17, até 13h20min desta segunda-feira, 18, choveu em 121 cidades do Estado, segundo boletim da Fundação Cearense de Metereologia (Funceme). Em Fortaleza choveu 19,4 mm. (foto: Greg Carmona)

(Atualizada às 13h20min)

O município com a maior precipitação foi Barroquinha, no Litoral Norte, com 71,3 mm. Em seguida, vem Pedra Branca, no Sertão Central, com 57 mm registrados e Milhã, na mesma região, com 54 mm. No litoral da Região Metropolitana de Fortaleza, o maior registro foi em Pacatuba, onde choveu 40 mm. Caucaia ficou em segundo lugar, com 30 mm.

De acordo com a Funceme, o que tem causado as precipitações é a atuação da Zona de Convergência Intertropical, comum na quadra chuvosa. Em razão disto, o céu permanecerá nublado a parcialmente nublado, com chuvas isoladas em todo o Estado do Ceará nas próximas 48h. A umidade relativa do ar deve variar de 85% a 70%.

Previsão para quadra chuvosa 
Apesar de haver registro de chuvas em todas as regiões cearenses, a previsão climática para a quadra chuvosa, divulgada pela Funceme no último 25 de janeiro, é de maior probabilidade de chuvas abaixo da média. O prognóstico, segundo o órgão, será atualizado no dia 22 de fevereiro, após reunião com núcleo de meteorologia dos estados do Nordeste, CPTEC/INPE e INMET.

Redação O POVO Online

TERÇA DE GRAÇA NO THEATRO APRESENTA O ESPETÁCULO "FARINHA DO MESMO SACO"


O Theatro São João recebe amanhã, dia 19 de fevereiro, a partir das 18h30min, o Espetáculo "Farinha do Mesmo Saco", com os comediantes Paçoca e Fubá, de Fortaleza, dentro do Projeto Terça de Graça, iniciativa do Instituto Ceabrindo, em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará e apoiado pela Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral e a ECOA. O acesso é gratuito e a classificação indicativa é para 12 anos.

O show Farinha do Mesmo Saco é marcado pelas imitações de Fáfa de Belém, Roberto Carlos, Elvis Presley, Marylin Monroe e do rei do pop Michael Jackson. Além das imitações, os comediantes também realizam números circenses clássicos e brincam com a platéia. Um grande destaque no show é a transformação do Mister M, que deu à dupla o título de Campeões do quadro “Se vira nos  30”  do Domingão do Faustão. Um show dinâmico com muitos personagens e boas surpresas, é interativo com humor e circo em um só pacote.

Vale a pena conferir.

Mais Informações: Theatro São João
Praça São João, nº 156 Centro - Telefone (88) 3611 2430
E-mail: vamosaoteatro@yahoo.com.br | Facebook: tsj.sobral

domingo, 17 de fevereiro de 2013

DESABA FACHADA DE HOSPITAL REGIONAL NORTE EM SOBRAL E FERE UMA PESSOA

Prédio foi inaugurado há um mês com show da cantora Ivete Sangalo. Acidente ocorreu durante manutenção. (Foto: Jessyca Marques)

A fachada do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, desabou e deixou um homem ferido por volta das 13h deste domingo (17). O acidente ocorreu durante uma manutenção que a empresa Marquise/EIT, responsável pela construção do hospital, executava no equipamento, segundo informou a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

O ferido é funcionário da Marquise, sofreu uma pancada no braço e foi encaminhado para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, onde passou por uma radiografia, segundo a nota expedida pela secretaria.

"O hospital vai continuar em pleno funcionamento durante essa fase de implantação", informou o secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos. O HRN foi inaugurado há menos de um mês.

CHOVE EM 86 MUNICÍPIOS CEARENSES NAS ÚLTIMAS 24H

Maior incidência foi no municípo de Mauriti, na região do Cariri

Foram registradas chuvas em 86 municípios cearenses nas últimas 24h, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Ao todo, foram mais de 2270mm em todo o Estado.

Os dados foram atualizados às 14h25
Foto: Reprodução / Funceme

As maiores incidências foram na região do Cariri. No município de Mauriti, foram registrados 120mm, segundo informações da Fuceme. Já no município de Barro, também no Cariri, as precipitações foram de cerca de 97,2mm. Em Jaguaretama, no Vale do Jaguaribe, choveu 80mm.

Em Fortaleza, foram 9.5mm de chuva registrados.
 
Diário do Nordeste

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores