sábado, 29 de junho de 2013

É NESTE DOMINGO EM ALCÂNTARAS, A TERCEIRA QUERMESSE DO CHICO MONTE!

QUADRILHA ARRAIÁ DO CHICO MONTE "Das tradições do Sertão o cangaço de encanto de São João"

Grupo de Dança WE FOUND DANCE
Chiquinho dos Teclados
Charme de Menina
DJ Matrix Som
Horário: a partir das 18:40
Local: Ginásio Poliesportivo
Dia: 30 de junho (domingo)

Venham vocês também dançar São João!!!

E NA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS!

De longe até parece grama, más não! É MATO mesmo, de vários tipos e tamanhos, há alguns que medem mais 0,5 (meio) metro de altura.

Desde que construída e então inaugurada em 2010, sempre era visto um funcionário da Câmara, ou um garí da Prefeitura cuidando das plantas e limpando do ambiente em geral fora da casa legislativa. Não sei se é contenção de gastos deixando para limpar só depois das chuvas (o dito popular fim d'Água), ou falta de atenção mesmo 'algo normal que pode acontecer com qualquer um de nós', ainda mais que; fora as extraordinárias, afinal de contas só tem sessão de 15 em 15 dias, ou que seja por outro motivo, só sei que tá feio.

É bem verdade, é que; o importante é o trabalho lá dentro, mas as vezes, uma coisa pode refletir a outra. O que não acredito ser o caso.

PREFEITO DE ALCÂNTARAS E PRESIDENTE DO LEGISLATIVO GARANTEM COM O GOVERNO DO ESTADO ÁGUA PARA OS ALCANTARENSES

O Prefeito Eliésio Fonteles e o atual Presidente da Câmara Manoel Albuquerque, estiveram em Fortaleza, onde na oportunidade trataram do assunto com o Governador do Estado.

O prefeito de Alcântaras, Eliésio Fonteles, juntamente com o presidente da Câmara, Manoel Albuquerque, estiveram em Fortaleza conversando com Ivo Gomes e Cid, para tentar encontrar solução para a falta de água de Alcântaras. Na conversa, ficou acertado com Cid, que a CAGECE iria fazer a ligação da água da Barragem Meruoca (foto), até o município de Alcântaras.

Devido o baixo volume de chuva registrados o ano de 2012, e agora em 2013, o açude Pinga que abastece a cidade Alcântaras está com os dias contados para a bastecimento da cidade, onde autoridades e pupolação estão convencidos de que só o Pinga não mais garante água a população.

Com blog Marcelo Marques 
Reedição Visão Norte

AS ÚLTIMAS CHUVAS REGISTRADAS NO ESTADO DO CEARÁ

Choveu em 27 municípios nas últimas horas no Estado do Ceará, a maior precipitação pluviométrica foi registrada na cidade de Quixelô região Sertão central e Inhamuns 58,0 mm, em Meruoca na região Norte 49,2 mm, e em  Pacajús na região litoral de Fortaleza 35,2 mm. Confira os dados da FUNCEME nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba para as chuvas relativas ao período de 7:00 de 28/6/2013 às 7:00 de 29/6/2013.

Macro Região 1 - Litoral Norte: 

Meruoca 49.2, Sambaíba (Granja) 14.2 mm, Prata (Bela Cruz) 6.0 mm, Senador Sá 2.8 mm e Sinhá Sabóia (Sobral) 0.1 mm.

Macro Região 5 - Ibiapaba:

Graça 20.0 mm, Tianguá 10.4 mm, São Benedito 5.8 mm, Matriz (Ipueiras) 4.6 mm, e Reriutaba 4.0 mm.

Total de postos com chuva em todo o estado: 29. Total de municípios com chuva em todo o estado: 27. Dados extraídos automaticamente às: 13:45 de 29/6/2013

ACONTECE HOJE, A ÚLTIMA NOVENA DA FESTA DE SÃO PEDRO EM LANCHINHA-ALCÂNTARAS

Foto arquivo VN: capela de São Pedro (setembro de 2006)

Prossegue até amanhã 30/06, a Festa de São Pedro na comunidade de Lanchinha zona rural de Alcântaras. Hoje, sábado 29/06, será celebrada a última novena e missa em homenagem ao Padroeiro da localidade que fica ao Lesta da cidade de Alcântaras.

É mais um dos tradicionais festejos do calendário católico da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Alcântaras. Lanchinha fica localizado no entorno do conhecido povoado de Carmolândia. 

SOBRAL: DIVULGADAS AS ATRAÇÕES MUSICAIS DA 51ª EXPONORTE

A Prefeitura de Sobral através da Secretaria de Agricultura e Pecuária, divulgou nesta sexta-Feira (28) as atrações que animarão as noites da 51ª Exponorte, que este ano acontece entre os dias 3 e 7 de Julho, no Parque de Exposições João Passos Dias.

PROGRAMAÇÃO
 Dia 03 de julho
- Waldonys
- Sertanois
- Negão do Norte

 Dia 04 de julho
- Diassis Martins
- Doré do Acordeon

Dia 05 de julho
- Eliane
- Forrozão Mazenir
- Thesco Oliveira e Forró Pra Valer

Dia 06 de julho
- Forró Misturado
- Forró da Diretoria
- Grupo Desaf

Informações Sobral em Revista

sexta-feira, 28 de junho de 2013

QUERMESSE DA 'ECOS', SÁBADO 29 DE JUNHO, PARTICIPE!


Comidas típicas; Loja de Artesanato; Forró Pé de Serra e Barraca do Beijo.
Data: 29 de junho
Local: Sítio Ecológico KM 16 - CE 241 (próximo ao antigo comércio Dedé Carmo)
Horário: a partir das 19:00h

PARTICIPE!

quinta-feira, 27 de junho de 2013

DEU 'BRASIL X ESPANHA' NA FINAL DO PRÓXIMO DOMINGO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013

Enquanto isso, vamos dar mais uma passada por algumas imagens dos torcedores alcantarenses que passaram pelo Estádio 'Arena Castelão' em Fortaleza.
Imagens no dia do Jogo Espanha 3 X 0 Nigéria no último domingo dia 23/06.



MISSA NA IGREJA MATRIZ DE ALCÂNTARAS NO DOMINGO DIA 30/06, SERÁ ÀS 08 HORAS DA MANHÃ

Devido ao Jogo da Seleção Brasileira de Futebol que estará jogando a final às 19 horas do próximo domingo dia 30 de junho, não haverá missa na igreja Matriz de Alcântaras neste horário.

Portanto a tradicional missa dominical será celebrada somente às  08 horas da manhã. O comunicado é da Paróquia de Alcântaras que tem como Pároco Local, Pe. Edmílson.

MERUOCA: HABITANTES VÃO ÀS RUAS REIVINDICAREM SEUS DIREITOS NA MANIFESTAÇÃO POPULAR DA CIDADE

Principal alvo da manifestação pública em Meruoca foi o Governo Municipal, e convocaram a população local contra a corrupção, precariedade nos serviços de saúde, educação e transporte; nepotismo, funcionários fantasmas, dentre outros

A concentração iniciou por volta das 9:30 da manhã da última quarta-feira dia 26 em frente ao complexo. Estudantes, professores, universitários, cidadãos meruoquenses todos unidos em uma mesma voz saíram em passeata pelas ruas da cidade convocando a população para lutar por seus direitos e protestar contra a corrupção, precariedade nos serviços de saúde, educação e transporte; nepotismo, funcionários fantasmas, dentre outros protestos. 

Após a passeata, a manifestação concentrou-se em frente a prefeitura municipal, onde foram apresentadas as reivindicações e os manifestantes foram ouvidos pelo secretário de administração (Antônio Crispim). O prefeito não se encontrava no município. As  reivindicações foram entregues ao secretário, o qual se comprometeu a receber uma comissão formada pelas lideranças do movimento para discutir as reivindicações e nos dar uma resposta quanto a elas. No final da manifestação, todos cantaram o hino nacional brasileiro e foram para suas residências com o sentimento de dever cumprido.

Veja algumas imagens:
Manifestantes passando pelo Centro da cidade, rumo a Prefeitura Municipal
"Diga não ao abuso de Poder. Fora Funcionário Fantasma"
"Abaixo a Corrupção em Meruoca"
Manifestantes contra a atual Secretária de Cultura do município
Professor Moacélio

Confira agora as palavras de Edson Costa (Principal Responsável pelo movimento)

 "Gostaríamos de agradecer a todos e a todas (estudantes, professores, funcionários, cidadãos meruoquenses) que participaram da manifestação realizada hoje pelas ruas de nossa cidade em prol de uma Meruoca melhor. Não estávamos em milhões, mas a garra, disposição, convicção, força de vontade e entusiasmo daqueles que estiveram presentes fizeram valer todo esforço e tempo dispensando a realização do movimento. Tenho certeza que a voz do povo meruoquense foi ouvida. Um povo guerreiro, que não tem medo de lutar por seus direitos e protestar contra aquilo que considera errado.

Estamos convencidos que só indo as ruas poderemos tentar mudar a realidade de nosso município. Como diz a frase: "Cidade muda não muda!". E é por esse motivo que não podemos baixar a cabeça, calar-se perante os absurdos que são observados em nosso município (Corrupção, precariedade dos serviços de saúde, educação e transporte; nepotismo, dentre outros).

O primeiro passo já foi dado. E não iremos parar por aí. Estaremos atentos e fiscalizando todas as ações de nossos "representantes", sempre exigindo o cumprimento dos compromissos firmados e apoiando as ações que venham a contribuir para o crescimento da cidade e de nossa população.

Meruoca Acordou e está atenta!"

PARABÉNS A TODOS QUE PARTICIPARAM DA MANIFESTAÇÃO!

Reedição Vião Norte
Informações e imagens: Sobral em Alerta

OBS; Meruoca teve três escolas premiadas NOTA DEZ,  e a educação local foi alvo forte de protestos na cidade. Só lembrando que Alcântaras não teve nenhuma.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

ATENÇÃO! CONDUTORES DE VEÍCULOS E PEDESTRES DE ALCÂNTARAS

Condutores de veículos e pedestres que costumam transitar por essa Avenida, tomem cuidados e prestem bastante atenção.

A avenida Virgílio Fernandes, que recentemente recebeu obras que visa drenar as águas que descem das ruas do bairro Bela Vista em direção ao Riacho Pau-Ferrado, está com serviço comprometido e impróprio para sua se trafegar em um de seus sentidos. O material colocado não pára de ceder,e enormes crateras estão se formando em seu percurso. 

O perigo de transitar por esse via, é de cair em umas das galerias subterrâneas (pontos ocos) que estão se formando debaixo da capa de barro, e que algumas estão sendo apresentadas primeiramente por rachaduras, mas que a qualquer momento pode pegar alguém de surpresa. Foi isso o que aconteceu na tarde de ontem, que sem sinalização do perigo, por pouco um veículo não virou no local.
Esse problema, já era totalmente previsto. Ou se usa outro material, ou então realiza a compactação do barro colocado no solo, caso contrário, até ficar pronto vão ter que aterrar muitas vezes, até que a água da chuva deixe como deve ser.

PEC DA IMPUNIDADE: "Câmara derruba PEC 37 com 430 votos"

A pressão das manifestações populares das últimas semanas, em todo o país, resultou nesta terça-feira (25) na derrubada da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que limitava os poderes de investigação do Ministério Público. 

Aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e na comissão especial que analisou o mérito, a proposta foi rejeitada por 430 votos a favor, 9 contrários e 2 abstenções. Com a rejeição, a PEC vai ao arquivo.

Logo após a rejeição da PEC, as centenas de pessoas que acompanharam a sessão das galerias da Câmara, cantaram um trecho do Hino Nacional. Os manifestantes, em sua maioria representantes do Ministério Público e agentes da Polícia Federal, aplaudiram todos os encaminhamentos favoráveis à rejeição da proposta.

A derrubada da PEC 37 era uma das principais bandeiras dos movimentos populares que têm tomado às ruas de várias cidades brasileiras e do exterior. Por definir que o poder de investigação criminal seria restrito às policias Federal e Civil, a proposta foi considerada como “PEC da impunidade”.

Por duas vezes, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), apelou para que a rejeição fosse unânime a fim de que a Casa ficasse em sintonia com o clamor das ruas.

Diário do Nordeste Online (Foto: Agência Brasil)

terça-feira, 25 de junho de 2013

A ARTE DE FAZER CHAPÉU EM ALCÂNTARAS, ESTÁ VOLTANDO, E CHIQUE!

Durante muitos anos, bem antes do Bolsa Família, o chapéu de palha, foi para a maioria das famílias de Alcântaras uma das únicas fontes de renda para o seus sustento. Com o passar dos tempos as famílias foram buscando outras alternativas, e o velho chapéu de palha quase não se via aqui na sede do município, a não ser pelo Bairro Bela Vista, em uma Associação do Artesanato que ainda resiste ao tempo.

O Chapéu de Palha está voltando aqui no Centro da Cidade, e o interessante, é que o objetivo , não é o retorno financeiro, que por sinal ainda continua pequeno. Ele está voltando bem mais chique que antes; jovens e senhoras aposentadas que querem tirar o stress ou simplesmente combater a ociosidade acompanhadas das amigas no bate papo saudável do dia-a-dia, ou por familiares que se reúnem no começo da noite para um cafezinho, o certo é; que ninguém resiste umas trançadas, simplesmente para matar a saudade, sem compromisso sério, digo isto, por que antes das tarefas do chapéu era compromisso sério, e ninguém poderia ir para a cama, ou melhor para a rede, sem antes cumprir sua tarefa diária; que era fazer de três ou até dez chapéus, isso dependia da agilidade de cada uma.

Saiba que você é bem vindo velho amigo e companheiro!
Você que foi durante muito tempo o melhor amigo das moças faceiras e presenciou muitas serenatas nas noitadas de fazer chapéu, das mãos aflitas com medo da falta do "de comer" e das meninas que perderam muito de sua infância sentadas no chão trançando palhas e tecendo sonhos.  

Por Edilene Alcântara
(Pedagoga, Artesã e Especialista em Gestão)

PALÁCIO DO PLANALTO NEGA DESISTÊNCIA DO PLEBISCITO

Plebiscito Constituinte foi proposto pela Presidenta, após ondas de protestos pelo Brasil. Em nota divulgada no início da tarde, Dilma ressaltou a relevância de uma consulta popular.

Em nota à imprensa divulgada nesta terça-feira (25), o Palácio do Planalto negou a notícia de que a presidente Dilma teria desistido do plebiscito para realizar uma Constituinte da reforma política. A informação do recuo foi dada no mesmo dia pelo presidente da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho. 

No texto, a assessoria de comunicação da presidência confirmou que esteve em reunião com a entidade, mas não houve nenhuma decisão sobre o assunto. Além da OAB, Dilma também recebeu o presidente do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Márlon Reis.

A presidente reafirmou a relevância de uma “ampla consulta popular por meio de um plebiscito”.

A nota ressalta que continuará ouvindo propostas sobre a reforma política.

Confira a nota na íntegra:

Nota à Imprensa

Em relação às declarações de hoje do presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, a Presidência da República esclarece:

1. A presidenta Dilma Rousseff recebeu hoje o presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, e o do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Márlon Reis, que lhe apresentaram uma proposta de reforma política baseada em projeto de lei de iniciativa popular.

2. A presidenta da República reiterou a relevância de uma ampla consulta popular por meio de um plebiscito.

3. A presidenta ouviu a proposta da OAB, considerou-a uma importante contribuição, mas não houve qualquer decisão. O governo continuará ouvindo outras propostas de reforma política que lhe forem apresentadas.

Secretaria de Comunicação Social
Presidência da República

 Com Diário do Nordeste Online (Foto: José Cruz/ABR).

ALCÂNTARAS NECESSITA 'SIM', URGENTEMENTE DE UM PLANO DIRETOR, E 'NÃO' DE UM "BODE EXPIATÓRIO"

Sobre o poço na calçada: A obra se confunde com outros serviços comuns da Cagece, E EM NENHUM MOMENTO compromete o "direito de ir e vir do pedestre". Lei sobre o uso do solo ou licenças relacionadas ao meio ambiente, nem a Prefeitura emite licença , e nem ela mesma, praticamente não é licenciada.

A interferência de pessoas ligadas a Prefeitura Municipal de Alcântaras, de tentar impedir a perfuração de um poço profundo em uma calçada, seria até louvável, se não fosse a atual situação em que estamos passando (estado de emergência devido a seca). O problema principal é que; Alcântaras precisa urgentemente de um Plano Diretor, ou no caso, de um Código de Postura Municipal, pois possui menos de 50 mil habitantes, mas pegar como Bode Expiatório um Cidadão dono de um estabelecimento comercial que, inclusive é um dos poucos que gera empregos na cidade, de resolver o problema da falta de água, quando ele mesmo (poder público) age muitas vezes como se não estivesse vendo na cidade e no município em geral coisas erradas! não me parece ser um bom meio, ainda mais que o problema da escassez de água, é também um problema público.

Aqui em Alcântaras, pela especulação imobiliária, é permitido construir dentro de riachos, é permitido até mesmo MUDAR o curso mornal deles , é importante esclarecer que isso NÃO É DE HOJE, além de outras agressões que o CONDEMA, parece fingir não ver, por isso faço das palavas do Portal Jovem, também as minhas palavras "Mesmo conhecedora da problemática os órgãos competentes da esfera municipal como COMDEMA, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Infraestrutura e Obras parecem se omitirem ao desrespeito a população e a Legislação municipal que mais uma vez é ignorada na cidade onde os interesses pessoais e eleitoreiros superam o bem esta coletivo." 

CÓDIGO DE POSTURA, OU PLANO DIRETOR: Façam as leis de acordo com a realidade municipal, e a valer para todos, prefeitura, vamos cuidar das nossas calçadas e de tudo que lhe é atribuição.
Sobre a ocupação de calçadas, tem muita coisa errada nesta cidade, e eu até parabenizo o trabalho de um cidadão alcantarense de dentro da Prefeitura, que neste sentido, desde o ano passado tem lutado pela a conscientização da população e com êxito em alguns casos. Ele não está errado, ele está CORRETÍSSIMO. E temos que apoiar tudo que for para o bem comum, só que tratar os casos individualmente não dá certo, vamos pressionar os poderes Executivo e legislativo, e regulamentar as leis através de um código de postura e para TODOS.
Entre as principais ruas da cidade, a Antunino Cunha tem suas calçadas, já praticamente enviabilizaras para o uso, e dificultam a todo momento a sua utilização, "cadeirantes, pessoas mais gordas, idosos, ou de pouca coordenação motora, NEM PENSAR EM PODER UTILIZAR AS NOSSAS CALÇADAS DO CENTRO."
Mexer com a causa ambiental, não há dúvidas, é realmente muito complicado e polêmico, na imagem, devastação ambiental do solo, por trás da prefeitura, boa parte feita pela própria maquina da Prefeitura.

NACIONAL: TRABALHADORES TÊM ATÉ DIA 28 DE DE JUNHO PARA SACAR O ABAONO DO PIS

O saque do abono salarial do PIS no valor de R$ 678,00, pode ser feito até o dia 28 de junho. Têm direito ao benefício, os trabalhadores que tiveram remuneração média mensal de até dois salários mínimos durante o ano base 2012/2013 podem fazer . O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) notificou por carta os contribuintes que ainda não foram buscar o benefício.

São beneficiados os trabalhadores cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, com carteira assinada e ter recebido em média até dois salários mínimos, que tiveram os dados informados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), além de ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano passado.

Os trabalhadores inscritos no PIS recebem o abono nas agências da Caixa e os inscritos no Pasep no Banco do Brasil. Aqueles que tiverem Cartão Cidadão da Caixa, com senha cadastrada podem fazer o saque em casas lotéricas, caixas de autoatendimento e postos do Caixa Aqui. Para retirar o dinheiro, devem apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou no Pasep.

(Fonte: Ceará News7) Via Sobral Agora

segunda-feira, 24 de junho de 2013

EDUCAÇÃO SOBRALENSE É DESTAQUE EM AVALIAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO

O prefeito Veveu Arruda, acompanhado do secretário Julio Cesar Alexandre, e de um grupo de educadores da rede municipal de ensino, recebeu, na ultima sexta-feira (21), em Fortaleza, das mãos do governador Cid Gomes, o troféu “Escola Nota 10”, pelo desempenho de Sobral no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE). A avaliação é promovida pelo Governo do Estado para medir a qualidade do aprendizado dos alunos das escolas municipais do 2º e do 5º anos do Ensino Fundamental.

A avaliação do Governo do Estado aponta 18 escolas de Sobral com alto índice de desempenho. Entre as 150 escolas premiadas em todo o Estado no Spaece-Alfa, Sobral tem o maior número de escolas premiadas (12), seguida de Brejo Santo (8), Quixeramobim (8), Novo Oriente (7) e Ipueiras (7). O índice de proficiência média de Sobral foi de 197,6 no Spaece-Alfa 2012.

Já no Spaece 5º ano, 6 escolas de Sobral foram premiadas como “Escola Nota 10”, entre as 56 do Estado que atingiram a média desejável. No índice de proficiência em Português dos alunos do 5º ano, Sobral ficou em 8º lugar, com nota 240,1, entre todos os municípios do Ceará avaliados. E na proficiência média em Matemática, o Município ficou em 9º, com média de 265,6 pontos.

Em todo o Estado foram avaliadas 231.680 crianças do 2º e 5º anos do ensino fundamental de 8.595 escolas públicas em 2012.

ESCOLAS DO PRÊMIO ESCOLA NOTA 10 - SPAECE-ALFA 2012:
- Vicente Antenor Ferreira Gomes EIEF
- Pery Frota EIEF
- Raul Monte EF
- Francisco Aguiar EIEF
- Frederico Auto Correia EIEF
- Odete Barroso EIEF
- Mocinha Rodrigues EIEF
- Francisco Monte EIEF
- Osmar de Sá Ponte EIEF
- Padre Palhano EIEF
- Manoel Marinho EF
- Maria do Carmo Andrade EIEF

ESCOLAS DO PRÊMIO ESCOLA NOTA 10 - SPAECE 5º ANO 2012:
- Manoel Marinho EF
- Jose Arimateia Alves EIEF
- Frederico Auto Correia EIEF
- Francisco Monte EIEF
- Joaquim Barreto Lima EIEF

- Pery Frota EIEF

Sobral em Revista

ÚLTIMOS DIAS PARA REALIZAR SUA PROVA DO CURSO "DIREITOS HUMANOS E GERAÇÃO DA PAZ"

O Curso Direitos Humanos e Geração da Paz, realizado pela Universidade Aberta do Nordeste através da Fundação Demócrito Rocha e Jornal  O POVO,  está com a prova online disponível até a próxima quarta-feira dia 26 de junho.

Você que fez sua inscrição, ainda dá tempo de garantir o seu certificado, não perca essa chance!

Site do curso clique AQUI.

PRESIDENTA DILMA SANCIONA FUNDO DE APOIO A CULTURA DO CAJU

(Brasília 21.06.2013) O setor de produção e comercialização do caju passa a contar, a partir de hoje, com um importante incentivo. É que a Presidente Dilma Rousseff sancionou o Projeto de Lei do Senado (PLS 163/2000) que cria o Fundo de Apoio à Cajucultura (Funcaju). A Lei 12.834 foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (21). No senado, o relator da matéria foi o líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE), que comemorou bastante a conquista para o setor. “Foi um grande avanço para a defesa e desenvolvimento da cultura do caju, que é hoje um dos grandes responsáveis pelos números favoráveis da economia do Nordeste, e principalmente, do Ceará. Depois de 13 anos conseguimos essa vitória”, vibrou. O texto começou a tramitar no senado em 2000, quando o ex-senador, Luiz Pontes apresentou a iniciativa.

O relatório formulado por Eunício, que não teve nenhum dispositivo vetado pela presidente, autoriza o Executivo a criar um Fundo de Apoio a Cultura do Caju com a finalidade de desenvolver o financiamento e a modernização da agroindústria do setor, fortalecer a exportação, promover a defesa do preço do mercado interno e externo, garantir os direitos e melhorias para o trabalhador rural, incentivar o aumento da produtividade bem como o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a qualificação e aumento da produção do caju.

De acordo coma Lei, o Fundo terá como fonte os recursos Orçamentários da União e créditos adicionais que lhe forem atribuídos; doações e contribuições, a qualquer título, de entidades públicas e privadas, nacionais ou internacionais e de pessoas físicas; recursos advindos de convênios firmados com instituições públicas e privadas e rendimentos de aplicações financeiras.

Ceará
A Cadeia Produtiva da cajucultura no Ceará, de acordo com dados do Sindicato das Indústrias de Beneficiamento de Castanha de Caju (Sindicaju) está presente hoje em 60 municípios zoneados. Destaca-se na produção de alimentos e na geração de empregos, sendo 25 mil no campo e 16 mil na indústria. A Cadeia ocupa o segundo lugar na pauta de exportações do Ceará, com a arrecadação de aproximadamente US$ 150 milhões com a comercialização de amêndoas de castanha. O setor representa 11,46% do total exportado, ficando atrás apenas dos calçados.

Fonte: Site pmdb/ce

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores