sábado, 21 de fevereiro de 2015

HORÁRIO DE VERÃO TERMINA À MEIA-NOITE DESTE SÁBADO EM 11 ESTADOS

Foto: Arquivo/Agência Brasil
Relógios devem ser atrasados em uma hora nos 11 estados que adotaram a medida.    

À meia-noite de hoje (21), os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Depois de quatro meses, chega ao fim o horário de verão, que tem como objetivo aproveitar melhor a luminosidade natural do dia, reduzindo o consumo de energia no fim da tarde.

Adotada no Brasil desde 1931, a mudança no horário desperta amor e ódio entre a população. Entre os motivos citados por quem defende a medida está o maior aproveitamento do dia, ao final da tarde, mas quem não gosta da mudança relata principalmente dificuldades na hora de acordar.

Neste ano, o governo chegou a estudar a prorrogação da vigência do horário de verão, por causa da falta de chuvas, que afeta os reservatórios das hidrelétricas. Mas o custo-benefício do adiamento foi considerado insuficiente, e a data prevista para o fim do horário diferenciado foi mantida.

A economia de energia feita com o horário de verão 2014/2015 foi cerca de 4,5% no horário de pico (entre 18h e 21h), com redução total de 250 megawatts médios, o que corresponde a 0,5% de economia nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul.

Informações da Agência Brasil

DEPÓSITOS COM ÁGUA DEVEM SER FECHADOS PARA EVITAR TRANSMISSÃO DA DENGUE

Economia e armazenamento de água estão na ordem do dia diante do quadro de chuvas irregulares no Ceará. Acumular água, seja da chuva ou de outras fontes, para o consumo humano e de animais, e para os afazeres domésticos, exige cuidados para evitar a multiplicação do mosquito que transmite a dengue e a febre Chikungunya.

Baldes, potes, quartinhas, bacias, camburões e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a  caixa d'água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do Aedes aegypti, que deposita os ovos em criadouros com água limpa e parada. Para impedir a desova, é fundamental eliminar todos os potenciais focos do mosquito transmissor. Se isso não for possível, é necessário que todos os locais de armazenamento de água sejam mantidos bem fechados e protegidos com telas e tampas adequadas. É importante ressaltar que o tratamento da água não substitui a necessidade de remoção e proteção dos potenciais criadouros do Aeds aegypti.

Dengue no Estado do Ceará

Foram notificados este ano 2.262 casos suspeitos de dengue em 91 municípios do Estado. Conforme o boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira, 13 de fevereiro, foram confirmados 344 casos em 37 municípios. Com relação aos casos graves, foram confirmados nove casos de Dengue com Sinais de Alarme em sete municípios.

Mais informações no site Sesa no Portal do Governo do Estado clicando AQUI.

MORADORES DO MORRO DA SANTA CRUZ EM ALCÂNTARAS, RECLAMAM DA FALTA DE ASSISTÊNCIA

(Água e lixo) Morro da Santa Cruz é esquecido pelas autoridades! diz morador
Na última semana, durante uma visita ao Morro da Santa Cruz, em Alcântaras , moradores reclamaram do esquecimento do poder publico com as famílias que ali residem. 

Na pequena vila, que se formou em uma área íngreme num antigo terreno pertencente a Paróquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, o lixo é um problema comum e rotineiro para quem ali vive. Sem as mínimas condições de saneamento básico, a maioria das casas são desprovidas de banheiros e na comunidade não há depósitos coletores de lixo. Com difícil acesso, moradores reclamam do esquecimento das autoridades, que segundo eles só criam expectativas, quando as melhorias de fato quase nunca acontecem. 

Um jovem, que preferiu não ser identificado, denunciou a equipe do Portal Jovem que o único chafariz que abastece o morro está com a tampa quebrada e não recebe fiscalização da Vigilância Sanitária há anos, e que o lixo acaba sendo descartado no quintal das casas devido não haver nenhum sistema de coleta além das lixeiras mais próximas ficarem há  600 metros de distância.

Contactada, a SEINFRA informou a redação do Portal Jovem que um projeto de coleta do lixo já estaria em estudo e deve ser implantado em breve  na referida comunidade e que a coleta só é viável por meio de sacos plásticos devido o difícil acesso. Já a Vigilância Sanitária informou que vai providenciar a analise da água do chafariz e que deve oficiar a Secretaria de Obras sobre o estado da tampa do equipamento.

Com Post. Francisco Freire (PJ)

AS CHUVAS DE SEXTA-FEIRA (20) PARA SÁBADO (21) NO ESTADO DO CEARÁ SEGUNDO A FUNCEME

Alcântaras-ce. Foto: Arquivo VN
Ao todo no período de 7:00 de 20/2/2015 às 7:00 de 21/2/2015, choveu em 73 pontos distribuídos em 57 municípios do Estado do Ceará. A maior chuva ocorreu na cidade de Brejo Santo (Posto: Brejo Santo) : 62.1 milímetros.

Confira onde choveu nas regiões Litoral Norte, na Ibiapaba, e também as 10 maiores chuvas de todo o estado.

LITORAL NORTE

Local/posto Município
Santana do Acaraú Santana Do Acaraú 16.6
Cruz  Cruz  11.0
Prata Bela Cruz 9.6
Aranau Acaraú 9.3
Lagoa do Carneiro Acaraú 9.1
Meruoca Meruoca 5.0
Marco Marco 5.0
Miraíma Miraíma 4.3
Morrinhos Morrinhos 2.0

IBIAPABA

Local/posto Município
Ipueiras Ipueiras 9.0
Ac. Araras Varjota 8.0
Manhoso Viçosa do Ceará 5.0
Pires Ferreira Pires Ferreira 5.0
Reriutaba Reriutaba 3.8
Sitio Urubu Coreaú 1.5
Guaraciaba do Norte Guaraciaba do Norte 1.0

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Brejo Santo (Posto: Brejo Santo) : 62.1 mm
Fortaleza (Posto: Pici) : 50.6 mm
Fortaleza (Posto: Fund.ma.nilva(agua Fria)) : 39.0 mm
Barbalha (Posto: Barbalha) : 38.0 mm
Morada Nova (Posto: Lagoa da Serra) : 30.0 mm
Iguatu (Posto: Bau) : 29.0 mm
Porteiras (Posto: Sitio Saco) : 28.0 mm
Fortaleza (Posto: Messejana) : 27.4 mm
Missão Velha (Posto: Gameleiro de S. Sebastião) : 26.6 mm
Missão Velha (Posto: Jamacaru) : 23.0 mm

Dados extraídos da Funceme às : 14:55 de 21/2/2015

CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS IRÁ HOMENAGEAR A MULHER ALCANTARENSE

Presidenta vereadora Cleuvilandia - PT
A Câmara Municipal de Alcântaras comemorara no dia (6/3), o dia internacional da mulher. Na ocasião acontecerá sessão ordinária em seguida, sessão em homenagem as mulheres.

Segundo as presidenta Cleuvilândia Menezes neste ano de seu mandato a frente da presidência irá fazer uma sessão especial em homenagem as mulheres Alcantarenses. Na oportunidade muitas homenagens, inclusive dez mulheres serão homenageadas e receberão comenda em homenagem as mulheres. Está sendo realizada uma pesquisa no qual será feita a escolha desta mulheres, pesquisa essa, que está sendo feita de acordo com várias categorias, ou seja, na educação, saúde, comércio, em fim.. várias categorias estão sendo pesquisadas. - Ressaltou Cleuvilândia

Com blog Luís Carlos Silva (Andarilho da Notícia)

TRANSMISSÕES DAS SESSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS DEIXA A DESEJAR!

Nesta sexta-feira dia 20 de Fevereiro, a Câmara Municipal de Alcântaras realizou mais uma sessão ordinária.

Os trabalhos e debates tem sido intensos e merecem atenção!, no entanto o que tem deixado muito a desejar são as transmissões feitos pela emissora de Rádio local, onde o sinal de som que sai da Sede do Poder Legislativo tem dificuldades para chegar ao estúdio da rádio, e por consequência o áudio da rádio para os ouvintes são repassados de péssima qualidade!

'Zumbidos, barulhos, e mais zumbidos'! Assim, os trabalhos e a mensagem dos vereadores tem dificuldade para chegar em tempo real onde mais interessa; que são O POVO!.

(RECURSOS HÍDRICOS) COREAÚ ESTÁ PERFURANDO 15 POÇOS PROFUNDOS NA SEDE E DISTRITOS DO MUNICÍPIO

Através de articulação promovida pela prefeita Erika Frota Cristino. Com apoio do deputado federal Leônidas Cristino, o Governo do Estado, através da SOHIDRA, está perfurando 15 poços profundos na sede e distritos do município. Estas perfurações fazem parte do plano preparado pela Prefeitura de Coreaú para evitar o iminente colapso d'água em Coreaú.

Desde o início de sua gestão, a prefeita Érika Cristino vem investindo no abastecimento de água, sobretudo na zona rural. Estão em andamento obras nas comunidades Feitoria, Lameirão, Mota Agrovila e Marfim dos Portelas, sem contar as dezenas de poços que já foram perfurados com recursos próprios, além da recuperação do abastecimento do distrito de Canto.

Em Ubaúna, maior aglomerado populacional fora da sede, a Prefeitura tem enveredado esforços para resolver, definitivamente, o problema de distribuição e esgotamento sanitário daquele distrito. Até o final de sua gestão, é desejo da prefeita Erika Cristino deixar todas as comunidades de Coreaú abastecida com água potável para todos.
Com Blog Sobral em Revista

(CEARÁ) CHUVAS SERÃO ABAIXO DA MÉDIA, AFIRMA FUNCEME

Imagem: Web, apenas ilustração
Estudos divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), durante a tarde de ontem, apontam que existem 50% de chance da quadra chuva, entre os meses de março, abril e maio, ser abaixo da média histórica. Isso é resultado da pouca mudança, em fevereiro, da temperatura atmosférica dos oceanos Pacífico e Atlântico, o que indica um enfraquecimento das precipitações no Estado.

A expectativa de que chova em uma quantidade esperada para esse período do ano é de 35%, já para que as precipitações sejam acima do estimado são de, apenas, 15%. "As chuvas aqui no Ceará dependem da temperatura atmosférica, principalmente do Oceano Atlântico, do Trópico Sul e do Norte. Precisamos que o Trópico Sul se aqueça mais que o norte para que a Zona de Convergência Intertropical ocorra bem", explica o meteorologista da Funceme, Leonardo Valente.

Mas, ainda segundo o estudioso, não se pode afirmar com certeza o que ocorrerá durante essa época. "O fato da maior probabilidade ser que não atinja a média não significa que as precipitações não possam acontecer. Afinal, estamos no período mais chuvoso do ano", assegura.

A média histórica de precipitações acumuladas no Estado entre os meses de março, abril e maio é de 480,3mm. As médias de cada um dos próximos três meses são 206,2mm, 184,3mm e 89,9m, respectivamente.

"O último período chuvoso que foi acima da média histórica foi em 2009. Em 2010, o resultado foi 50% abaixo da expectativa; 2011 conseguiu ultrapassar a média em 8,5%; nos anos de 2012, 2013 e 2014 foram inferiores ao esperado", lembra o meteorologista.

Para mais informações leia a matéria completa no Jornal Diário do Nordeste.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

CHOVEU EM 130 CIDADES DO CEARÁ NAS ÚLTIMAS HORAS

Alcântaras: imagem arquivo
Ao todo no período de 7:00 de 19/2/2015 às 7:00 de 20/2/2015, choveu em 202 pontos distribuídos em 130 municípios do Estado do Ceará. A maior chuva ocorreu na cidade de Paraipaba (Posto: Paraipaba) : 99.0 milímetros, já na região norte, o maior índice pluviométrico foi na cidade de Massapê  85.7 milímetros.

Confira onde choveu nas regiões Litoral Norte, na Ibiapaba, e também as 10 maiores chuvas de todo o estado.

LITORAL NORTE

Local/posto Município
Massapê Massapê 85.7
Bela Cruz Bela Cruz 80.0
Campanário Uruoca 80.0
Marco Marco 71.0
Carvoeiro  Itarema 52.0
Meruoca Meruoca 48.0
Camocim Camocim 45.0
Salão Senador Sá 44.4
Lagoa Do Carneiro Acaraú 42.0
Moraújo Moraújo 38.0
Morrinhos Morrinhos 32.0
Uruoca Uruoca 27.0
Várzea Da Cal Amontada 23.2
Alcântaras Alcântaras 22.0
Pessoa Anta Granja 22.0
Granja Granja 20.8
Senador Sá Senador Sá 19.6
Sobral Sobral 19.0
Miraíma Miraíma 19.0
Santana do Acaraú Santana do Acaraú 18.0
Icaraí de Amontada Amontada 17.0
Amontada Amontada 13.5
Chaval Chaval 13.0
Ac. Sobral Sobral 12.4
Barroquinha Barroquinha 12.3
Martinópole Martinópole 12.0
Paracuã Uruoca 8.2
Prata Bela Cruz 7.8
Cruz  Cruz 6.2
Jericoacoara Jijoca de Jericoacoara 6.0
Sinhá Sabóia Sobral 5.0
Acaraú Acaraú 2.6

IBIAPABA

Local/posto Município
Reriutaba  Reriutaba 48.0
Manhoso Viçosa do Ceará 47.0
Amanaiara Reriutaba 44.0
Groaíras Groaíras 42.5
Cariré Cariré 42.0
Picada Guaraciaba do Norte 40.0
Guaraciaba do Norte Guaraciaba do Norte 30.0
Capim 1 Groaíras 26.0
Coreaú Coreaú 26.0
Forquilha  Forquilha 23.3
Tianguá Tianguá 22.0
Ac. Forquilha Forquilha 20.4
Santa Tereza Croatá 20.0
Viçosa do Ceara Viçosa do Ceará 19.6
Pacujá Pacujá 18.3
Ubajara Ubajara 16.8
Mucambo Mucambo 16.0
Ibiapina Ibiapina 15.0
Frecheirinha Frecheirinha 13.0
São Benedito São Benedito 12.0
Pires Ferreira Pires Ferreira 12.0
Graça Graça 10.0
Carnaubal Carnaubal 8.0
Ipaporanga Ipaporanga 6.0
Croata Croatá 1.2
Sitio Vambira Viçosa do Ceará 1.0

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Paraipaba (Posto: Paraipaba) : 99.0 mm
Massapê (Posto: Massapê) : 85.7 mm
Morada Nova (Posto: Fazenda Lacraia) : 83.6 mm
Ibicuitinga (Posto: Ibicuitinga) : 82.8 mm
Bela Cruz (Posto: Bela Cruz) : 80.0 mm
Uruoca (Posto: Campanário) : 80.0 mm
Pereiro (Posto: Pereiro) : 80.0 mm
Ibaretama (Posto: Ibaretama) : 77.0 mm
Marco (Posto: Marco) : 71.0 mm
Novo Oriente (Posto: Novo Oriente) : 58.2 mm

Dados extraídos da Funceme às : 13:55 de 20/2/2015

HOJE, SEXTA-FEIRA (20), TEM MAIS UMA SESSÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS

A sessão comandada pela Presidenta vereadora Cleuvilândia Menezes – PT, e os demais membros da Mesa Diretora, darão continuidade aos trabalhos iniciados na última reunião, a primeira 'ordinária' do ano e ocorrida dia 06 de fevereiro. Na ocasião quatro dos nove vereadores foram a tribuna, e onde foram discutidos alguns projetos e vários requerimentos.

Um pouco dos assuntos que foram a tribuna:
O vereador José Maurício destacou a mudança no calendário de pagamento dos funcionalismo público que segundo ele foi uma mudança que prejudicou os funcionários. Atrapalhando a todos inclusive o comércio local. Destacou ainda a que os veículos da administração estariam todos andando de forma irregular, o que não daria segurança aos motoristas e nem aos pacientes e ainda; que o resultado das eleições de 2014 mostram que a população não está satisfeita com os rumos tomados.

Vereadores Cleuvilandia Menezes e Régis do Bonfim
Regis do Bonfim - PMDB destacou em suas palavras, além da união do grupo que conduziu a vereadora Cleuvilândia a Presidência da casa, também reclamou dos resultados de seus requerimentos de indicações apresentados na Câmara: “Quero cumprimentar a nova presidente desta casa, e nos estamos aqui. Graças ao grupo que a gente teve unido. O que vale é a união. Todos falando a mesma palavra, eu acredito que agente vai longe. Repeti mais uma vez os meus requerimentos aqui nesta casa. Já é a terceira vez que estou fazendo isso e não tive resposta por parte do executivo. Todos os vereadores que colocaram requerimento, nenhum tiveram respostas. (estão perdendo vereador por que não dá valor os que tem).” 

Regis ainda apresentou um requerimento verbal pedindo a presença do Prefeito na casa Legislativa.

O vereador Antônio Marcos - PSD foi outro a se posicionar contra a atual forma de pagamento dos funcionários. Falou da situação do Posto de Saúde de Carmolândia que está com a obra abandonada e também fez críticas ao modelo de saúde adotado pelo secretário municipal: “A saúde já está na UTI faz é tempo. Enquanto a cidade esta sofrendo falta de remédio, O Secretário está curtindo em outra estado. Ele tem plano de saúde, não precisa de nada de remédio! “

A Presidenta da Câmara Municipal, vereadora Cleuvilândia Menezes - PT destacou alguns fatos importantes que aconteceram recentemente em Alcântaras; dentre eles a mais de 900 carteiras para os alunos contemplados em 2011 e que agora chegou. Também mostrou otimismo com a conversa que teve com o prefeito municipal sobre o reajuste salarial dos professores, e comemorou o sucesso do seminário do PNAIC que aconteceu no município.

Relatou ainda que foi procurada por algumas categorias da administração, a exemplo dos Conselheiros Tutelares e Motoristas que segundo estes últimos, os salários estão muito defasados, estão ganhando praticamente somente um salario minimo. A Presidente da casa, também se posicionou contraria a nova data de pagamentos dos funcionários.

No campo politico a vereadora também deixou a sua mensagem: “Muitos usam o poder para fazer o mal. Sou solidária ao Régis que se sentia descriminado... E não entenderam o porque que na hora que algumas pessoas precisaram deles, ele não estavam disponível para servir. Eu não sou santa mais estou aqui tentando servir. As vezes não é da nossa competência, mas sempre estarei tentando ajudar.” 

Sobre o Prefeito Municipal, a quem a vereadora se coloca a disposição para ajudá-lo “Ele está muito pressionado, ele está muito sofrido. Pensa que estão fazendo mal a Creuvilândia. Colocaram no Diário Oficial minha licença das professoras. Ele disse que não iria assinar. Eu fiquei foi com pena dele. Obrigando a dar Diárias sem viajar. Ele está sofrendo demais. Eu disse: tenha fé em deus que passa.

Sobre a eleição da Câmara Deus escreve certo por linhas tortas. Eu iria sim vencer, foram nove meses de muita conversa. Na prática estavam me detonando e pedindo minha cabeça. Na época o prefeito ficou acabado. Foi pressionado a demitir e esposa do Régis. Muito bem aceita.” No final mostrou otimismo com a nova missão a frente da Câmara
“É um momento bom e a confiança que o povo está me dando”.

A sessão da Câmara Municipal de Alcântaras de hoje tem início a partir das 19:0hs com transmissão ao vivo pela Rádio Bela Vista FM e também pela internet.

ALCÂNTARAS AMANHECEU COM CHUVA!

A cidade de Alcântaras amanheceu em "clima de inverno" A chuva teve início nas primeiras horas desta sexta-feira (na madrugada), e até às 7:00hs da manhã o acúmulo pluviométrico já era de 22.0 milímetros.

Segundo o boletim parcial da Fundação Cearense de Meteorologia - Funceme. A chuva também banha dezenas de cidades do interior do Ceará, 82 em todo o estado, sendo 13 municípios da zona norte.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

(CRAS-ALCÂNTARAS) INICIADOS OS CURSOS DE ELETRICISTA E ENCANADOR

O curso é promovido pelo 'Programa Senac da Gratuidade' com o apoio da STDS de Alcântaras.

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 19 de fevereiro, no CRÁS a abertura de mais dois novos cursos (Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Encanador Instalador Predial) promovido pelo Programa Senac da Gratuidade – PSG –SENAC. O Programa Senac de Gratuidade significa educação profissional de qualidade para que as pessoas possam planejar seus estudos e ter mais oportunidade de trabalho e emprego.
Fonte: CRAS Alcântaras

CHOVEU EM 85 MUNICÍPIOS NAS ÚLTIMAS HORAS NO CEARÁ. MERUOCA REGISTROU CHUVA DE 45 MM

Imagem: Divulgação Facebook (Meruoca em mídia)
Ao todo no período de 7:00 de 18/2/2015 às 7:00 de 19/2/2015, choveu em 117 pontos distribuídos em 85 municípios do Estado do Ceará. No município de Alcântaras, houve uma pequena precipitação mas não foi registrada pela Funceme. Já em Meruoca (sede) ocorreu uma chuva de 45 milímetros. Confira onde choveu nas regiões Litoral Norte, na Ibiapaba, e também as 10 maiores chuvas de todo o estado.

LITORAL NORTE

Local/posto e município
Meruoca Meruoca 45.0
Moraújo Moraújo 36.0
Pessoa Anta Granja 34.0
Salão Senador Sá 17.4
Camílos Meruoca 16.6
Santana do Acaraú Santana do Acaraú 15.0
Massapê Massapê 11.4
Barroquinha Barroquinha 10.2
Sobral Sobral 10.0
Senador Sá Senador Sá 7.4
Aranaú Acaraú 5.4
Cruz  Cruz 4.0
Prata Bela Cruz 2.6
Bela Cruz Bela Cruz 2.0
Sinhá Saboia Sobral 1.8
Morrinhos Morrinhos 1.0
Acaraú Acaraú 1.0

IBIAPABA

Local/posto e município
Viçosa do Ceará Viçosa do Ceará 36.2
Cariré Cariré 29.0
Ibiapina Ibiapina 17.0
Ubauna Coreaú 17.0
Sitio Vambira Viçosa do Ceará 17.0
Nova Russas Nova Russas 15.0
Ipu Ipu 7.0
Manhoso Viçosa do Ceará 4.0
Tiangua Tianguá 2.4
Picada Guaraciaba do Norte 2.0
Ubajara Ubajara 2.0
Poranga Poranga 1.0

10 maiores chuvas por Municípios no dia:
Jucás (Posto: Jucas) : 65.0 mm
Cariús (Posto: Carius) : 64.0 mm
Tabuleiro Do Norte (Posto: Tabuleiro Do Norte) : 55.0 mm
Meruoca (Posto: Meruoca) : 45.0 mm
Potiretama (Posto: Canindezinho) : 40.0 mm
Iguatu (Posto: Aeroporto(iguatu)) : 38.3 mm
Viçosa Do Ceará (Posto: Vicosa Do Ceara) : 36.2 mm
Moraújo (Posto: Moraujo) : 36.0 mm
General Sampaio (Posto: Jurema) : 35.0 mm
Granja (Posto: Pessoa Anta) : 34.0 mm

Dados extraídos da Funceme às : 12:35 de 19/2/2015

DOCUMENTÁRIO: ÁGUA PRA QUÊ?! ABORDANDO OS IMPACTOS DA SECA EM ALCÂNTARAS

O filme faz uma abordagem sobre os impactos causados pela seca na cidade de Alcântaras- CE. O Trabalho foi apresentado no "VI Visualidades da UVA" de autoria de Bertoni Vasconcelos Diogo.

A seca anunciada! O vídeo foi publicado em novembro de 2014.

OBS: Antes de iniciar, desabilite o áudio da Rádio clicando no quadradinho abaixo do nome Bela Vista FM.

PREFEITURA DE COREAÚ - CE ABRE SELEÇÃO COM MAIS DE 80 VAGAS


Entre os dias 19 e 20 de fevereiro de 2015, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo que a Prefeitura do Município de Coreaú, Ceará está realizando com 86 vagas para profissionais de níveis médio e superior.

As oportunidades em aberto são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais (03); Vigia (08); Agente Administrativo (04); Agente Social (04); Auxiliar Administrativo (01); Facilitador de Oficinas (04); Educador Social (02); Entrevistador (05); Digitador (04); Orientador Social (32); Monitor de Atividades Socioculturais (04); Assistente Social (09); Psicólogo (03); Advogado (01); Coordenador (02).

Os aprovados devem cumprir jornadas semanais de 20h, 30h, ou 40h e farão jus à remunerações que variam de R$ 394,00 a R$ 2.600,00. Há vagas para os seguintes locais: Cadastro Único, CRAS Rural, CRAS Sede, CRAS Sede e Núcleos, CREAS, Gestão, Habitação, Núcleo de Araquém, Núcleo de Aroeiras, Secretaria, e Vigilância Socioassistencial.

Para se inscrever os interessados devem comparecer no período já mencionado na Secretaria Municipal de Assistência Social na Coordenação de Programas Assistenciais, localizada na Avenida Antônio Cristino de Menezes, s/nº, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 14h.

As entrevistas para admissão serão realizadas nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2015 e o resultado será publicado na data provável de 25 de fevereiro de 2015.

Este Processo Seletivo é válido por dois anos.

PCI Concursos
Jornalista: Karina Felício

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

APURAÇÃO!

Charge Sinfrônio para o Jornal Diário do Nordeste em 18.02.2015

(IRREGULARIDADES) POLÍCIA FEDERAL APREENDE MÁQUINAS DO PAC EM JUAZEIRO DO NORTE

Equipamentos estavam sendo utilizados na limpeza de terreno particular.

A Policia Federal apreendeu em Juazeiro do Norte, na região do Cariri, três caminhões caçambas e um trator, doados do município pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que estavam sendo utilizados na limpeza de um terreno particular nas proximidades do Rio Salgadinho.

Á área pertence à empresa AC Imóveis de Fortaleza e está destinada a construção de um loteamento e de casas populares. Três servidores da Prefeitura de Juazeiro e um prestador de serviço, que operavam as máquinas, foram detidos para interrogatório e, em seguida, liberados.

As máquinas continuam no pátio da Delegacia da Polícia Federal de Juazeiro do Norte, onde as denúncias do uso irregular foram encaminhadas. O dono na empresa e o secretário de obras do Município, não foram localizados para falar sobre o assunto. (Colaboração Madson Vagner).

Do Site Ceará News 7

CHOVEU EM 28 MUNICÍPIOS DO CEARÁ NO ÚLTIMO DIA DE CARNAVAL. NO 'PINGA' EM ALCÂNTARAS, FOLIÕES APROVEITARAM A CHUVA E FIZERAM 'A FESTA'!

Ao todo no período de 7:00 de 17/2/2015 às 7:00 de 18/2/2015, choveu em 34 pontos distribuídos em 28 municípios do Estado do Ceará. No município de Alcântaras, as chuvas são registradas no único posto de coleta da sede, e que de ontem para hoje acumulou 14.0 milímetros. Mas a chuva banhou diversas localidades do município, inclusive caiu muito forte na região do Pinga, pegando foliões de surpresa.

Confira onde choveu nas regiões Litoral Norte, na Ibiapaba, e também as 10 maiores chuvas de todo o estado.

LITORAL NORTE

Local/posto e município
Camilos Meruoca 17.8
Pessoa Anta Granja 17.0
Alcântaras Alcântaras 14.0
Sambaíba Granja 9.8
Sinhá Sabóia Sobral 8.1
Bela Cruz Bela Cruz 7.0
Campanário Uruoca 7.0
Cruz  Cruz 4.0
Acaraú Acaraú 2.0
Morrinhos Morrinhos 1.0

IBIAPABA

Local/posto e município
Sitio Urubu Coreaú 28.0
Manhoso Viçosa do Ceará 27.0
Poranga Poranga 16.0
Graça Graça 5.0

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Icapuí (Posto: Icapuí) : 59.0 mm
Coreaú (Posto: Sitio Urubu) : 28.0 mm
Viçosa Do Ceará (Posto: Manhoso) : 27.0 mm
Meruoca (Posto: Camilos) : 17.8 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Cagado) : 17.5 mm
Itapagé (Posto: Santa Cruz) : 17.2 mm
Granja (Posto: Pessoa Anta) : 17.0 mm
Fortaleza (Posto: Fund.ma.nilva(agua Fria)) : 16.8 mm
Poranga (Posto: Poranga) : 16.0 mm
Porteiras (Posto: Sitio Saco) : 15.0 mm

Dados extraídos da Funceme às : 11:50 de 18/2/2015

EMOÇÃO EM SOBRAL NA MISSA DE DONA MARIA JOSÉ FERREIRA GOMES

Na missa de corpo presente da matriarca dos Ferreira Gomes, Dona Maria José Santos Ferreira Gomes (86) na Igreja da Sé de Sobral, na manhã desta terça-feira (17) familiares, aliados políticos históricos, e muitos amigos e admiradores da família se despediram de Dona Mazé. 

A missa foi celebrada pelos padres João Batista Vasconcelos, João Batista Frota, Gonçalo de Pinho e José Linhares. Além da bela homilia  do Pe. João Batista Frota, que assim como Dona Mazé, sabe bem o que é lutar pelo social, associada a palavra do filho Ciro Gomes deixou a multidão que lotou a Catedral emocionada. Após a missa, todos saíram em cortejo até o cemitério São José, no centro da cidade. 

Puxando a lista de políticos estavam o Presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque e o Governador do Estado, Camilo Santana (PT), os deputados Moses Rodrigues; Leônidas Cristino; Odorico Monteiro; José Nobre Guimarães; Sérgio Aguiar; Teodoro Soares e Jeová Mota (estaduais), além dos prefeitos Veveu Arruda (Sobral); Roberto Cláudio (Fortaleza); Érica Cristino (Coreaú); Betão (Miraíma); Fabiano Lobo (Santa Quitéria) e Jean Azevedo (Tianguá).

Blog Sobral de Prima (Informações e imagens)

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

"PINGA FOLIA 2015", O JÁ TRADICIONAL CARNAVAL DE ALCÂNTARAS PROMETE UMA GRANDE FESTA NO SEU ÚLTIMO DIA!

Pinga Folia em Alcântaras. Arquivo VN.
É logo mais às 13:00hs (01 da tarde), com Banda ao vivo. E a folia deve entrar por esta noite de terça-feira de Carnaval.
Fotos 02 e 03 Blog Portal Jovem

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

MORRE A MÃE DE CID GOMES NESTA TARDE DE SEGUNDA-FEIRA DE CARNAVAL

Foto: Wellington Macedo
Ela estava hospitalizada há algumas semanas em uma unidade hospitalar particular na Capital e faleceu, segundo a assessoria do ministro, por razões naturais.

Faleceu, na tarde de hoje, Maria José Santos Ferreira Gomes, mãe do ex-governador e ministro da Educação Cid Ferreira Gomes. Aos 86 anos, ela estava hospitalizada há algumas semanas em uma unidade hospitalar particular na Capital e faleceu, segundo a assessoria do ministro, por razões naturais.

O velório será realizado a partir das 20h na Ethernus, na rua Padre Valdevino, 1688, na Aldeota. O enterro acontecerá amanhã, em Sobral.

Maria José nasceu em São Paulo e mudou-se com o marido José Euclides Ferreira Gomes para Sobral, onde veio a ser prefeito de 1977 a 1982. Dois de seus filhos, Ciro Gomes e Cid Gomes, vieram a assumir o Governo do Estado

Na foto Mãe e filhos reunidos durante a inauguração da escola que leva o seu nome, no bairro Padre Palhano em Sobral

Fonte: Diário do Nordeste Online

BLOCO KENGAS DO BECO DESFILA HOJE NA CIDADE DE COREAÚ!

É hoje, o desfile do Bloco Kengas do Beco, abrindo a folia nesta segunda-feira de carnaval na cidade de Coreaú.

São 11 anos de tradição, e a animação começa logo mais as 19:00hs
As imagens são do Carnaval de 2014. Arquivo VN

"PINGA FOLIA" EM ALCÂNTARAS SEGUE NO SEU SEGUNDO (2º) DIA DE FESTA!

 A tarde e início da noite de hoje segue por conta dos Paredões de Som no Pinga Folia 2015. 
As imagens Francisco Freire Portal Jovem

domingo, 15 de fevereiro de 2015

OPORTUNIDADES DE ESTUDAR: AULAS DO PROJETO ALCANCE SERÃO DISPONIBILIZADAS NA INTERNET

As aulas do projeto ALcance, da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), serão disponibilizadas na internet a partir do dia 7 de março. Além das videoaulas, o material didático usado poderá ser acessado no site da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE). O curso é voltado para estudantes da rede pública que querem se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A diretora de Gestão e Ensino da Universidade, Lindomar Soares, lembra que, no ano passado, o presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), autorizou a elaboração de uma metodologia que possibilitasse o atendimento de mais alunos, em especial do interior do Estado. Pela nova modalidade, também serão contemplados municípios que não contam com estrutura adequada para transmitir as aulas por videoconferência. “Alguns locais no Interior têm restrições, dependendo do tipo de equipamento instalado no órgão receptor”, diz a diretora.

Segundo Lindomar, a internet, além da ampliação da capacidade de atendimento, permite que os alunos revisem o conteúdo, já que podem assistir às aulas ilimitadamente. Da mesma forma, a ferramenta ajuda estudantes que não puderam acompanhar a transmissão em tempo real.

Apostilas

Assim como as videoaulas, as apostilas adotadas no curso também podem ser baixadas no site. “Ficarão disponíveis tanto pra alunos do ALcance como para instituições que queiram reproduzir e adotar o material”, acrescenta a diretora.

As inscrições para o projeto ALcance tiveram início na última quinta-feira (12/02). Os interessados devem estar cursando ou já ter concluído o 3° ano do ensino médio em escola pública. As aulas presenciais ocorrem aos sábados, das 8h às 12h30, e são transmitidas por videoconferência, em tempo real, pelo site da AL.

Mais informações: www.al.gov.br

MIKAEL MOTOS COM NOVO ENDEREÇO EM ALCÂNTARAS

A Mikael Motos, de propriedade do nosso amigo Mikael Aguiar, avisa que está funcionamento em um novo endereço, na Rua Francisco Frota ao lado do Ginásio Poliesportivo Dep. Rogério Aguiar.

O novo estabelecimento, oferece além do bom atendimento, agora com um espaço valorizando ainda mais os seus clientes. A inauguração do novo espaço, que fica próximo a entrada a cidade, aconteceu no último sábado com uma boa confraternização aberta ao público.

O telefones para contados são: (88)92012116 ou 88365292 com Mikael.
Rua Francisco Frota, ao lado do Ginásio Deputado Rogério Aguiar

É HOJE, O PRIMEIRO DE PROGRAMAÇÃO DO "PINGA FOLIA 2015" EM ALCÂNTARAS


É logo mais a partir das 13:00hs (1 da tarde) no sítio Pinga- Laginha em Alcântaras.

Um carnaval tranquilo, mas com muita animação durante os dias 15,16 e 17, ou seja até terça-feira. A folia de hoje fica por conta da Forró da Majestade.






Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores