sábado, 20 de fevereiro de 2016

PÉ QUENTE, TININHO JÁ CHEGOU MARCANDO E GUARANY VENCEU MAIS UMA NO CEARENSE 2016, A PRIMEIRA EM CASA

Foto: Divulgação Facebook
Na volta de Tininho e de Luís Carlos no Guarany de Sobral, o time venceu o Tiradentes por 1 x 0. Essa foi a terceira vitória do Guará no campeonato e a segunda consecutiva já que também venceu o Quixadá na última quarta-feira (17).

Os destaques da partida foram; Patuta, Luís Carlos e do próprio Tininho autor do único gol do jogo marcado ainda no início do primeiro tempo. Com a vitória o Guarany somou 10 pontos e assumiu a 2º posição em seu grupo que é liderado pelo Ceará com 15. A vitória de hoje, foi a primeira diante de sua torcida este ano, já que neste campeonato tinha perdido para Ceará e empatado com o Guarani de Juazeiro em pleno Estádio do Junco.

O próximo compromisso do Guarany de Sobral será no domingo dia 27 às 16:00 no Estádio Presidente Vargas contra o Ceará.

AS ÚLTIMAS CHUVAS REGISTRADAS NO ESTADO DO CEARÁ, SEGUNDO A FUNCEME

De sexta-feira (19) para Sábado (20) a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) registrou chuvas em 79 localidades de 60 municípios do Estado do Ceará. As maiores chuvas ocorreram em Fortaleza (Posto: Fund.ma.nilva(agua Fria)): 78.0 mm, Acaraú (Posto: Acarau): 72.0 mm e Fortaleza (Posto: Pici): 68.6 milímetros.

Veja as precipitações relativa ao período: 7:00 de 19/02/2016 às 7:00 de 20/02/2016 nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba, além das 10 maiores chuvas de todo o estado.

Ibiapaba:

America Ipueiras 9.4
Manhoso Viçosa Do Ceará 7.0
Ipueiras Ipueiras 6.0
Picada Guaraciaba Do Norte 5.5

Litoral Norte:

Acarau Acaraú 72.0
Aranau Acaraú 48.4
Moitas Amontada 22.0
Salao Senador Sá 20.0
Chaval Chaval 10.0
Jericoacoara Jijoca De Jericoacoara 10.0
Carvoeiro Itarema 9.0
Pessoa Anta Granja 8.0
Prata Bela Cruz 2.8
Sinhá Saboia Sobral 0.4

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Fortaleza (Posto: Fund.ma.nilva(agua Fria)) : 78.0 mm
Acaraú (Posto: Acarau) : 72.0 mm
Fortaleza (Posto: Pici) : 68.6 mm
Trairi (Posto: Trairi) : 61.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Santo Amaro) : 59.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Siupe) : 50.0 mm
Acaraú (Posto: Aranau) : 48.4 mm
Morada Nova (Posto: Fazenda Lacraia) : 46.8 mm
Crateús (Posto: Tucuns) : 40.0 mm
Maracanaú (Posto: Maracanau) : 37.0 mm

Dados extraídos da Funceme às: 14:55 de 20/2/2016

GUARANY JOGA NESTE SÁBADO EM SOBRAL E TERÁ REESTREIA DE TININHO E LUÍZ CARLOS

Ídolo da torcida e principal contratação do clube para o Campeonato Cearense, o atacante Luiz Carlos vai reestrear com a camisa do Guarany de Sobral neste sábado, às 16 horas, contra o Tiradentes, no estádio do Junco. Uma vitória deixa o Cacique do Vale muito perto da classificação para a segunda fase do estadual.

Mas a estreia do Imperador não é a única novidade do Bugre Sobralense. Liberado pelo departamento médico, o meia Patuta finalmente reaparece na equipe. Tininho, que voltou a equipe durante a semana após tentar jogar pelo Boa Esporte, também será titular. Ainda no meio campo, o volante China cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo e será substituído por Arthur.

Assim, o Guarany de Sobral deve começar o jogo com André Zuba, Jonas, Breno, Anderson Sobral e Jhony; Arthur, Rodrigo Vitor, Alan, Patuta e Tininho; Luiz Carlos.

VOLTA A CHOVER EM ALCÂNTARAS, AGORA É PRA VALER!

Depois de muitas ameaças e chuvas finas durante a semana, finalmente voltou a chover na cidade de Alcântaras.

O mês de fevereiro, até então vinha castigando a lavoura com a falta significativa de chuvas no município, algumas localidades até vinham registrando algumas poucas precipitações, mas no geral o estrago tava ficando feio. No entanto nesta manhã de sábado (20) uma boa chuva que parece ser geral banha todo o município de Alcântaras e regiões próximas, para alegria de todos. 

PREVISÃO DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS NO ESTADO DO CEARÁ

Veja a previsão do tempo para os próximos três dias no estado do Ceará.

Previsão para o dia 20/02/2016
No decorrer do dia, céu nublado com eventos de chuva no centro-norte do Ceará. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva.

Previsão para o dia 21/02/2016
Ao longo do dia, nebulosidade variável com eventos de chuva na faixa litorânea e na região Jaguaribana. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.

Previsão para o dia 22/02/2016
No decorrer do dia, nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões do estado.

Análise - 20/02/2016
Conforme a imagem do satélite METEOSAT-10, canal visível, das 8h30min local, há nuvens sobre o Ceará por causa da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN - sistema de circulação horária a aproximadamente 12km de altura) na região Nordeste do Brasil (NEB), padrão observado nos últimos dias.

Elaborada às 09:10:11 do dia 20/02/2016 pela Funceme

ASSEMBLEIA, GOVERNO DO ESTADO E UNICEF INSTALAM COMITÊ CEARENSE PELA PREVENÇÃO DE HOMICÍDIOS NA ADOLESCÊNCIA

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará vai instalar, na próxima terça-feira (23/02), às 10h30min, no segundo expediente, no plenário da Casa, o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência. 

A solenidade será comandada pelo presidente Zezinho Albuquerque e contará com as presenças da vice-governadora Izolda Cela e do chefe do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Ceará, Rui Aguiar.

Presidido pelo deputado estadual Ivo Gomes (Pros), o Comitê terá como relator o deputado Renato Roseno (PSOL). Os demais componentes, deputados Zé Ailton Brasil (PP), Augusta Brito (PCdoB) e Bethrose (PRP), presidem comissões técnicas relacionadas ao assunto: respectivamente, Direitos Humanos e Cidadania; Juventude; Infância e Adolescência. Estas comissões atuarão junto ao Comitê.

Embora os índices de homicídios tenham caído nos últimos meses no Estado, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Ceará ainda apresenta uma das maiores taxas de mortes violentas de jovens do País; entre as capitais, Fortaleza lidera o ranking das mortes de adolescentes entre 10 e 19 anos.

“Nossa responsabilidade, portanto, será investigar as razões que levaram jovens cearenses a cometer ou serem vítimas de homicídios, suas trajetórias de vida e a ambiência afetiva dos seus entornos familiares e sociais. Ao final da pesquisa, proporemos ações concretas pra que esse fenômeno seja evitado. Vai ser um trabalho complexo e inovador”, explica o deputado Ivo Gomes. 

Sob coordenação técnica do Unicef, serão realizadas pesquisas de campo, seminários e audiências públicas, com a elaboração de um relatório com propostas de intervenção, por meio de políticas públicas.

No âmbito da Assembleia Legislativa, um comitê semelhante foi instalado em 2004 para o enfrentamento do analfabetismo escolar, também sob a presidência do deputado Ivo Gomes. Os resultados apresentados pelo grupo à época serviram de base para o Programa de Erradicação do Analfabetismo Escolar, posteriormente transformado em Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), transformando-se em política nacional.

“É uma feliz coincidência nos encontrarmos novamente, a Assembleia, o Governo do Estado e o Unicef. Na época, nós ficávamos intrigados com a seguinte questão: se todos os argumentos que usavam para justificar o fracasso da escola estavam melhorando, como aumento no salário de professores, melhoria nas estruturas das escolas, e etc, porque os meninos continuavam sem aprender? Então, nós tínhamos uma hipótese: os alunos não estavam aprendendo a ler, o que comprometia todo o resto do aprendizado. Essa hipótese foi comprovada pelo Comitê e a nossa sugestão de política pública tornou-se realidade com muito êxito”, destacou Ivo Gomes.

Da Assessoria da AL/CE

VOLTAMOS!

Depois de alguns dias tendo problemas com a nossa internet, estamos de volta!!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

VEREADOR JOSÉ MAURÍCIO LAMENTA QUE O POVO DE ALCÂNTARAS ESTEJA COMENDO CARNE SEM SABER QUAL A SUA PROCEDÊNCIA

Na última sessão realizada dia 05 de fevereiro, o Vice-presidente da Câmara de Alcântaras José Maurício lamentou que o povo esteja comendo carne sem saber a procedência.

O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, José Maurício, lamentando a situação da população de Alcântaras, que está comendo carne sem saber a procedência, porque o Matadouro Público foi fechado na atual administração, pela falta de condições de higiene e não ter as ferramentas necessárias para abater os animais. “Gostaria de lamentar a situação do povo alcantarense, que está comendo carne sem saber de onde vem. É só chegando carros no município que não são frigoríficos trazendo carne, e nós não sabemos de onde. Foi na gestão deste prefeito que o matadouro foi fechado, e ficou por isso mesmo. Isso é uma vergonha”. Disse José Maurício.

Com Blog Política em Evidência (Marcelo Marques)

SURTO DE DOENÇAS DIARREICAS CAUSA LOTAÇÃO EM UNIDADES DE SAÚDE

Foto: Camila de Almeida
(Do o POVO) Aumento no número de viroses gastrointestinais foi associado popularmente à proliferação de moscas, mas as autoridades sanitárias negam que esses insetos sejam os únicos responsáveis pelas doenças.

Uma diarreia muito forte precedida de uma dor aguda e de enjoo e que causa dor muscular e sonolência, mais ou menos após três ou quatro dias. Essa é a descrição feita por uma moradora do bairro Vila União, em Fortaleza, sobre a chamada virose da mosca. Ela não quis se identificar, mas relatou que casos semelhantes atingiram quase toda a família e também a vizinhança.

Nas redes sociais, em postos de saúde e unidades de emergência, há inúmeros relatos de pessoas que tiveram sintomas parecidos e, em muitas dessas histórias, há a associação da infecção com a presença de moscas. Contudo, segundo as principais autoridades em infectologia do Estado, a virose da mosca é apenas um novo apelido para antigas conhecidas: as doenças diarreicas agudas (DDAs), mais frequentes no início do ano.

“Na Bahia, também há um surto parecido que foi apelidado pela população local de virose da metralhadora, em referência àquela música que fez sucesso no Carnaval”, conta o infectologista Ivo Castelo Branco. “De todo modo, as moscas são agentes transmissores de uma série de doenças e se proliferam na quadra chuvosa, sendo importante evitar a criação de ambientes favoráveis a elas”, alerta o médico. Ele reforça a importância de não se deixar restos de comida expostos, lavar bem as mãos antes das refeições e após o uso do banheiro, cobrir as fontes de água e lavar bem os alimentos.

O gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Antonio Lima, lembra que esses surtos são favorecidos “pela maior umidade verificada nesse período”. Lima orienta pessoas acometidas por diarreias agudas, principalmente crianças e idosos, a procurarem a unidade de saúde mais próxima.

Segundo o gestor, a SMS está tentando isolar os agentes causadores das viroses notificadas na rede municipal este ano para identificar se existe um agente infeccioso prevalecendo. “Caso confirmemos que há um agente envolvido na maior parte dos casos, podemos emitir uma nota técnica, até para orientar o trabalho dos profissionais da saúde”, afirma.

Postos de saúde

No Posto de Saúde Irmã Hercília Aragão, no bairro São João do Tauape, foram registrados 41 casos de DDAs em janeiro e, apenas na primeira quinzena de fevereiro, foram 52 registros. “Está atingindo todas as faixas etárias e vindo acompanhada de dor abdominal profunda”, diz a enfermeira Lílian Holanda.

Para prevenir

1 - Beber somente água tratada, filtrada ou fervida

2 - Beber bastante líquidos
4 - Manter os depósitos de água sempre fechados e fazer limpeza deles regularmente

5 - Manter a higiene da casa, pessoal e dos utensílios de mesa e fogão
6 - Lavar as mãos com água e sabão antes de preparar os alimentos, antes de amamentar, após a troca de fraldas de crianças e após usar o banheiro

7 - Proteger os alimentos de moscas, baratas e ratos
8 - Lavar cuidadosamente as verduras e frutas antes do consumo e/ou preparo

Fontes: Ministério da Saúde

(NACIONAL) PMDB E PP ELEGEM HOJE SEUS LÍDERES NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Arquivo/Valter Campanato/Agência Brasil
Quatro deputados disputam hoje (17) as lideranças das bancadas do PMDB e do PP na Câmara, em votações secretas. Os atuais líderes das duas legendas – deputados Leonardo Picciani (PMDB-RJ) e Eduardo da Fonte (PP-PE) estão disputando a reeleição. Os dois partidos fazem parte da base de sustentação do governo no Congresso.

No PMDB, a disputa vai ocorrer em reunião fechada da bancada, marcada para as 15h, entre o atual líder e o deputado Hugo Motta (PB), ex-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Cabos eleitorais dos dois lados estão contando como certa a vitória de seus candidatos por uma margem considerável. Mas somente após a apuração dos votos - que serão em cédulas de papel ou no painel eletrônico - será possível conhecer o novo líder da bancada.

No PMDB, a polêmica dos últimos dias foi se o ministro da Saúde, deputado Marcelo Castro (PI), iria ou não se afastar da pasta para votar no atual líder Picciani, no momento em que o país vive uma campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti. Picciani e Motta passaram boa parte dos últimos dias conversando com os deputados peemedebistas em busca dos votos necessários à sua eleição.

No PP, a disputa será entre o atual líder e o ex-líder e ex-ministro das Cidades deputado Agnaldo Ribeiro. A escolha está marcada para as 12h e também deverá ser secreta.

Os líderes partidários têm funções importantes dentro das bancadas. Eles é que conduzem os deputados nas votações, participam das reuniões do Colégio de Líderes, participam da elaboração da pauta de votações, participam das reuniões de coordenação política do governo, no caso dos líderes de partidos aliados, indicam representantes para as comissões técnicas e especiais, entre outras atividades.

Agência Brasil

VEM AÍ, MAIS UM EVENTO DO PINGA BAR E RESTAURANTE

IV Lual no Pinga 
Local: Bica do Pinga - Alcântaras
Dia: 05/03/2016
À partir as 22 horas com Helly Som

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

PREFEITURA DE MERUOCA LANÇA EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA

As inscrições para a Seleção serão formuladas ao Presidente da Comissão Executiva, na Universidade Aberta do Brasil - UAB, localizada na Praça Caetano Marques, S/N – Centro, Meruoca-Ce, no horário de 08:00 às 14:00horas, do dia 18 de fevereiro de 2016. Confira o edital:

O Prefeito Municipal de Meruoca, no uso de suas atribuições legais e atendendo às disposições do art. 37, IX da Constituição Federal de 1988 e disposições da Lei Municipal nº 584/2003, art. 188 e 189, III e IV torna pública a abertura de Processo de Seleção Simplificada, destinado a contratar servidores em caráter temporário para suprir as carências existentes na rede pública municipal e formar um Banco de Recursos Humanos para as contratações que se fizerem necessária durante a vigência deste processo seletivo.


Acesse o edital do Processo de Seleção Simplificada clicando AQUI.

Com Site da Prefeitura de Meruoca

EM SUA ÚLTIMA MISSA COMO PÁROCO LOCAL, MULTIDÃO EM ALCÂNTARAS SE DESPEDIU DE PADRE EDMÍLSON EUGÊNIO

Na missa de despedida e que simboliza oficialmente o termino do paroquiato de Padre Edmílson, não faltaram homenagens.

Após mais de 9 anos e 11 meses, Padre Edmílson deixou oficialmente a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Alcântaras, em seu lugar assumirá Pe. Bosco no dia 26 de fevereiro que trabalhará com Padre Marcone e que continuará no município. Pe. Edmílson Eugênio assumirá a Paróquia de Acaraú, que também terá como vigário paroquial o Pe. Herlandino Sampaio Paiva.

A Paróquia de Alcântaras foi fundada em outubro de 2006 e teve Edmílson como seu primeiro Pároco, antes disso, também esteve a frente da área pastoral sendo responsável pelas ações de preparação da nova paróquia que foi desvinculada de Meruoca. 

Na missa do último domingo (14), muitas homenagens foram proferidas ao primeiro Pároco da Paróquia de Alcântaras, em virtude do seu legado deixado na estrutura física e organização Eclesiástica em seu paroquiato.
Imagens: VN

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

PREVISÃO DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS TRÊS DIAS NO ESTADO DO CEARÁ

Frente fria que está atualmente sobre o Nordeste Brasileiro poderá nas próximas horas ocasionar chuvas em todas as regiões do estado. Confira a previsão do tempo para o Ceará nos próximos três dias:

Previsão para o dia 15/02/2016
No decorrer do dia, nebulosidade variável com chuvas isoladas na faixa litorânea e na Serra da Ibiapaba. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.

Previsão para o dia 16/02/2016
Ao longo do dia, nebulosidade variável com chuva em todas regiões cearenses.

Previsão para o dia 17/02/2016
Nebulosidade variável com chuva em todas as regiões no decorrer do dia.

Análise - 15/02/2016
Há nuvens sobre o Ceará, conforme a imagem do satélite METEOSAT-10, canal visível, das 8h45min local. Essa nebulosidade está associada a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN - sistema de circulação horária a aproximadamente 12km de altura) que está atuando na região Nordeste do Brasil (NEB), padrão observado nos últimos dias.

Com Funceme

NAS ÚLTIMAS HORAS, CHOVEU EM 40 MUNICÍPIOS DO CEARÁ. VEJA BOLETIM DA FUNCEME

Imagem: Reprodução Funceme
Nas últimas horas, a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) registrou chuvas em 51 localidades de 40 municípios do Estado do Ceará. As maiores chuvas ocorreram em Guaraciaba do Norte (Posto: Guaraciaba do Norte): 35.0 mm, Reriutaba (Posto: Amanaiara): 29.0 mm e Quixadá (Posto: Ac. Cedro): 28.4 milímetros.

Veja as precipitações relativa ao período: 7:00 de 14/02/2016 às 7:00 de 15/02/2016 nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba, além das 10 maiores chuvas de todo o estado.

Litoral Norte:

Ac. Sobral Sobral 26.0
Uruoca Uruoca 26.0
Martinopole Martinópole 20.0
Barra das Moitas Amontada 15.0
Paracuã Uruoca 13.0
Senador Sa Senador Sá 11.2
Chaval Chaval 9.0
Cruz Cruz 3.1
Sinhá Saboia Sobral 2.8
Acaraú Acaraú 1.2

Ibiapaba:

Guaraciaba Do Norte Guaraciaba Do Norte 35.0
Amanaiara Reriutaba 29.0
Ubajara Ubajara 21.0
São Benedito São Benedito 18.6
Nova Russas Nova Russas 18.0
Ararendá Ararendá 15.5
Poranga Poranga 15.0
Frecheirinha Frecheirinha 12.0
Sitio Vambira Viçosa Do Ceará 12.0
Reriutaba Reriutaba 6.0
Forquilha Forquilha 6.0
Picada Guaraciaba Do Norte 5.0
Cariré Cariré 5.0
Ac. Forquilha Forquilha 3.6
Graça Graça 2.0
Carnaubal Carnaubal 1.5

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Guaraciaba do Norte (Posto: Guaraciaba do Norte) : 35.0 mm
Reriutaba (Posto: Amanaiara) : 29.0 mm
Quixadá (Posto: Ac. Cedro) : 28.4 mm
Sobral (Posto: Ac. Sobral) : 26.0 mm
Uruoca (Posto: Uruoca) : 26.0 mm
Quixadá (Posto: Ifce Quixadá) : 25.0 mm
Aracoiaba (Posto: Furnas) : 24.0 mm
Ubajara (Posto: Ubajara) : 21.0 mm
Martinópole (Posto: Martinópole) : 20.0 mm
Aratuba (Posto: Aratuba) : 19.0 mm

Dados extraídos da Funceme às: 14:30 de 15/2/2016

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores