sábado, 14 de setembro de 2013

SOBRAL: MINISTÉRIO PÚBLICO QUER DEMISSÃO EM CASOS DE NEPOTISMO NA PREFEITURA E CÂMARA MUNICIPAL

Casos foram descobertos após instauração de um inquérito civil público. Audiência pública está marcada para a próxima segunda-feira (16) na Câmara. Foto: Divulgação

O Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) marcou uma audiência pública para a próxima segunda-feira (16), na Câmara Municipal de Sobral, para tratar de casos de nepotismo na casa e na Prefeitura do município.

Na data, será exigido demissão imediata dos parentes de vereadores em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), segundo o promotor de Justiça Irapuan da Silva Júnior. Em relação à Prefeitura, o TAC irá solicitar o desligamento dos familiares. 

Os casos foram descobertos após instauração de um inquérito civil público, que detectou, por exemplo, a ocupação de um cargo comissionado na Secretaria de Urbanismo por um irmão do subsecretário, de acordo com o MP.
O órgão afirmou ainda que outros casos estão sendo levantados e providências serão tomadas nos âmbitos administrativo, cível e penal. Ofícios foram enviados pelo Ministério no último dia 5 para os secretários municipais, vereadores, prefeito e vice-prefeito do município para pedir a lista com o nome dos parentes deles que têm cargos comissionados.
Foi dado 15 dias para que uma resposta fosse encaminhada para o Ministério Público. Como ainda está dentro do prazo, exlicou o promotor, ainda não se sabe quantas demissões serão executadas. É proibida a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, conforme a Súmula nº 13 do Superior Tribunal Federal (STF).

A restrição vale para os poderes municipal, estadual e federal. Estão fora dessa situação somente aqueles que ocupam cargos do primeiro escalão da administração pública, de acordo com interpretação do Tribunal. A Lei de Improbidade Administrava prevê punição dos gestores para a reincidência da infração, tais como: perda do cargo, devolução dos valores recebidos, aplicação de multa, suspensão por até 8 anos do direito de contratar com o poder público e exercer função na administração pública.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Sobral para comentar o caso. Porém, foi informado que apenas o prefeito José Clodoveu de Arruda Coelho Neto, o Veveu, ou o chefe de gabinete, Luciano Arruda, poderiam falar sobre o assunto. O prefeito esteve em reunião durante a tarde desta sexta-feira (13) e o chefe de gabinete estava em Fortaleza.

Fonte: Diário do Nordeste Online

HOJE 14 DE SETEMBRO DE 2013, DIA DA ÚLTIMA NOVENA DA FESTA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE NA CIDADE DE COREAÚ

Já está tudo pronto para a principal noite da Festa de Nossa Senhora da Piedade na cidade de Coreaú.

Hoje 14/09, em Coreaú, acontecerá a última novena do tradicional Festejo que teve início no ultimo dia 05 de setembro. É grande a expectativa para a multidão que deve seguir hoje para a cidade. Toda a programação se encerará no início da noite do domingo dia 15, após a grande procissão de encerramento que percorrerá as principais ruas e avenidas da cidade terminando na Igreja Matriz.

Ainda sobre a 9ª Novena, missa de hoje será celebrada pelo Pe. Marcos Ribeiro

Fotos de Benedito Gilson (Manchão)

RESERVATÓRIOS NO INTERIOR DO CEARÁ: Reserva hídrica dos açudes registra redução em 15 dias

O Castanhão, que abastece a Bacia Metropolitana, teve a vazão reduzida para evitar desperdícios. Atualmente ele está comportando menos da metade da sua capacidade (47,46%). A vazão reduzida foi de 14 para 12 mil metros cúbicos por segundo. Foto: Ellen Freitas 

Limoeiro do Norte. Apenas um açude com volume superior a 90% da capacidade total e 82 com volume inferior a 30%. Esse é o balanço atualizado dos reservatórios no Ceará. No total, a reserva hídrica do Estado se encontra com apenas 38,4% de sua capacidade. Em matéria publicada pelo Diário do Nordeste, em agosto passado, esse percentual era de 39%.

A situação em algumas das 12 bacias se mostra bastante preocupante como, por exemplo, a dos Sertões de Crateús, onde todos os 10 açudes operam com volume abaixo de 30%. Um dos principais açudes de Crateús, o Barragem do Batalhão, é que comporta o maior volume de água da bacia, registrando 23,18% da sua totalidade.

Uma situação já ruim, mas que se comparada ao açude de Cupim, no município de Independência, se mostra em melhor situação. Neste outro, o volume não chega a 1%.

A Bacia do Acaraú é composta por 13 açudes, sendo que seis estão com suas cotas abaixo de 30%. As situações mais críticas estão nos casos dos açudes Carmina (16,7%) e Farias de Sousa (6,91%), localizados nos municípios de Catunda e Nova Russas, respectivamente. Os açudes Ayres de Souza, em Sobral, e Acarau Mirim, em Massapê, estão em uma situação mais confortável, comportando um volume de água, respectivamente, de 68,57% e 66,96% de suas cotas.

A região do Acaraú também abriga o Perímetro Irrigado do Baixo Acaraú, no trecho final da bacia. A fonte hídrica do perímetro irrigado vem através do Rio Acaraú, perenizado, pelas águas dos Açudes Públicos Paulo Sarasate e Edson Queiroz. Estes, de acordo com o balanço da Cogerh, estão com volume de armazenamento 31,56% e 44,76% da suas capacidades.

A Bacia do Alto Jaguaribe contempla 20 açudes, sendo 13 abaixo de 30%. Apenas os açudes Trussu (67,02%), em Iguatu, Orós (59,49%), em Orós, Valério (55,35%), em Altaneira e Muquém (55,46%), em Carius, estão com volumes acima da média. Os açudes Mamoeiro, em Antonina do Norte e Várzea do Boi, em Tauá, estão com níveis muito baixos, registrando 1,5% e 2,04% cada.

Na bacia do Baixo Jaguaribe, o açude Santo Antônio de Russas, no município de Russas, comporta 15,74% do total do seu volume. Na bacia do Banabuiú, dos 19 açudes,10 estão com volumes reduzidos abaixo de 30%. Os açudes Quixeramobim, localizado no município homônimo, está com volume acima de 80%, uma das melhores condições juntamente com o Açude de Curral Velho (74,98%), em Morada Nova. Os açudes Banabuiú e de Pedra Branca levam água para o Perímetro Irrigado de Morada Nova. Ambos se encontram com 35,88% e 31,88% d2 suas capacidades, respectivamente.

As bacias do Coreaú, curu e Lirotal somam 31 açudes, destes 19 se encontram com níveis abaixo dos 30%. A situação mais crítica dessas bacias está em Curu, onde os dez açudes estão muito abaixo de 30% e os outros dois não foram informados.

A bacia do Médio Jaguaribe, onde abriga o maior reservatório do Estado, o Castanhão, se encontra com uma realidade divergente. Enquanto a vazão do açude supre a necessidades da agricultura irrigada e da Bacia Metropolitana, cidades como Potiretama, no açude que leva o mesmo nome; Figueiredo, em Alto Santo; e Madeiro, em Pereiro, não chegam a 5% de suas capacidades. Já o Castanhão, mesmo comportando menos da metade da sua capacidade (47,46%), está com água para atender sua atual demanda.

A vazão de água estava em 14 mil metros cúbicos por segundo e há 10 dias foi reduzida para 12 mil metros cúbicos por segundo. De acordo com o coordenador geral do complexo do Castanhão, José Ulisses de Souza, a redução de vazão foi um pedido dos integrantes do Comitê das Bacias, diante do grande volume de água que foi constatado durante a medição da lona hídrica sobre a barragem, em Itaiçaba.

"Lá é o último ponto de observação do volume de água e foi solicitado uma redução da vazão para não haver desperdício. Isso em nada compromete a demanda de abastecimento de água que o Castanhão libera", afirma Ulisses.

Controle

Segundo o coordenador, a atual vazão garante que o açude continue abastecendo, caso haja mais dois anos de seca. "É utilizado um volume de água menor do que a cota que é destinada. A água está sendo utilizada de forma disciplinada", afirma.

O Açude Gavião, na Bacia Metropolitana, é responsável por manter o nível ideal para o bombeamento de água para capital, ele atualmente se contra com 93.09% de sua capacidade. O açude recebe água do Castanhão.

O que tem tentado assegurar o abastecimento de água, diante da baixa na reserva hídrica do estado, é a transferência de água entre açudes, instalação de adutoras, e abastecimento por carro pipa, sendo este último a alternativa mais utilizada em situações críticas nas cidades pequenas.

Mais informações
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Rua Adualdo Batista, 1550
Parque Iracema - Fortaleza
Telefone: (85) 3218.7020

Ellen Freitas (Colaboradora). Matéria completa no Diário do Nordeste

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

CAPOTAMENTO NA RODOVIA CE-364 EM COREÁU

Veículo capotou após o motorista desviar de um motoqueiro. Felizmente não houve feridos.

Às 11:20 hs da manhã de hoje, o senhor EZEQUIEL AGUIAR, Secretário de Finanças da PREFEITURA MUNICIPAL DE MORAÚJO, conduzia seu veículo na Rodovia Estadual Deputado Murilo Aguiar, ao defender um motoqueiro a 2 km da cidade de Coreaú o mesmo se atrapalhou e capotou seu veículo pessoal, causando diversos danos materiais no carro. Graças ao nosso Superior ninguém sofreu danos pessoais. A nossa equipe passava no local no momento e eu fiz as imagens.
Por Miguel Gonçalo (Texto e imagens)

CID INAUGURA OBRAS NA ZONA NORTE, E ESTEVE EM COREAÚ INAUGURANDO ADUTORA EMERGENCIAL

O Governador Cid Gomes (PSB) acompanhado pelo Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Zezinho Albuquerque (PSB) está na Região Norte cumprindo uma maratona de inaugurações e visitas. 

Pela manhã de ontem 12/09, o Governador Cid (PSB) entregou em Itapipoca, o Açude Gameleira, com capacidade de acumulação de 52,64  milhões de metros cúbicos de água. Por volta das 13hs, Cid Gomes (PSB) almoçou com sua comitiva, no Distrito de São José do Torto, em Sobral, a convite do Presidente da Câmara, Itamar Ribeiro (PSB), após fazer uma visita a Miradora sediada naquele Distrito. Por volta das 17hs, Cid Gomes (PSB) inaugurou ao lado da Prefeita de Coreaú, Érica Cristino (PSD), prefeitos e vereadores da Região uma Adutora emergencial de 8 km de extensão que atenderá os municípios de Coreaú e Moraújo, que beneficiará  cerca de 31 mil habitantes. A adutora irá abastecer as duas sedes municipais. O investimento na obra foi de R$ 1.483.518,91.
(Fotos: Inauguração em Coreaú)
Fonte: Blog Sobral de Prima

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

MERUOCA: "VEREADORES PROMOVEM AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATEREM O CONCURSO PÚBLICO A SER REALIZADO PELO EXECUTIVO"

Concurso Público de Meruoca poderá acontecer ainda em 2013, e os aprovados poderão ser chamados no início de 2014. 

Com a presença do Prefeito Manuel Costa Gomes (Aristides)-PT, os vereadores de Meruoca realizaram Audiência Pública na quarta-feira(11), para falarem sobre o Concurso Público previsto para ser realizado este ano. Ao evento estiveram presentes também, o advogado Alexandre Linhares respondendo pela Procuradoria do Executivo, respondendo e apresentando propostas de cargos e número de vagas do Concurso Público. O Secretário de Educação, Antônio Crispim, mostrou aos presentes no auditório Osvaldo Soares, a preocupação do município em realizar o Concurso sem problemas nenhum, respeitando todos os prazos estabelecidos.

Os vereadores apresentaram sugestões e aguardam o Projeto de Lei do Concurso Público, para poderem analisá-lo melhor. Para o vereador Dr. Olímpio, o concurso deve ter todos os cargos que o município precisa, para que depois o prefeito não fique mandando solicitação de contratação de pessoas por tempo determinado. Para Carlos José do Pimenta, presidente do legislativo, esse concurso será providencial, porque já algum tempo os prefeitos ficam pedindo ao legislativo contratação temporária. O Aristides está determinado a fazer esse concurso e nós estamos aqui querendo agilizar a aprovação deste concurso nas Comissões e a população em breve ter o Edital com todos os detalhes deste concurso tão esperado.

O prefeito Manuel Costa Gomes (Aristides ), informou, que contratou uma empresa que realizou um levantamento técnico junto as secretarias municipais, para mostrar quais os cargos e vagas necessárias para ser colocado no Edital. Aristides disse também que pretende fazer esse concurso por todo o ano de 2013, e chamar os que passarem no início de 2014. 

Fonte: Blog Marcelo Marques

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ INAUGURA ADUTORA EMERGENCIAL DE COREAÚ

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), acaba de concluir mais uma importante etapa do plano de instalação de adutoras emergenciais, projeto que visa garantir segurança hídrica aos municípios cearenses.

Nesta quinta-feira (12), às 15 horas,  em Coreaú, na Região Norte, a adutora emergencial de 8 km de extensão que atenderá os municípios de Coreaú e Moraújo, cidades do Interior do estado que juntas, de acordo com o IBGE, têm cerca de 31 mil habitantes. A adutora irá abastecer as duas sedes municipais. O investimento na obra foi de R$ 1.483.518,91.

O projeto, gerenciado pela Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e executado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, contempla a construção de uma adutora emergencial de engate rápido utilizando como ponto de partida o balneário localizado na margem do leito perenizado do Rio Coreaú, em Moraújo-Ce. Todo o projeto foi executado em 60 dias.

Para garantir o abastecimento dos municípios envolvidos na operação, a adutora percorre, a partir do balneário, uma distância de 0,8 km em uma tubulação de diâmetro de 300mm até a CE-364. A partir da rodovia a tubulação da adutora é reduzida para um diâmetro de 200 mm, seguindo até o ponto de captação da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece) no açude Várzea da Volta, no município de Coreaú.

Assessoria de Comunicação da Cogerh

OBS: Na verdade, as cidades (sedes urbanas) de Coreaú e Moraújo que serão atendidas pela nova adultora, juntas possuem cerca de 11 mil habitantes. 31 mil habitantes são os dois "municípios", especificamente mais de 22 mil em Coreaú e menos de 9 mil no município de Moraújo

SINDICAN CANCELA A PARALISAÇÃO MARCADA PARA QUINTA-FEIRA DIA 12/09, ENTIDADE PROPÕE UM AMPLO DEBATE EM AUDIÊNCIA PÚBLICA COM PARTICIPAÇÃO DE ENTIDADES SOCIAIS E PODER PÚBLICO

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alcântaras - SINDICAN, publica Ofício Circular nº 01/2013, cancelando a paralisação marcada para o próximo dia 12/09 sexta-feira. Medidas visam dar mais uma oportunidade ao poderes públicos 'Executivo e Mesa diretora do Legislativo (situação)' a iniciarem um diálogo com os servidores:

"Tomamos essa medida afim de ampliar o debate e de comprovar realmente quem estar bem intencionado nessa questão. Esta será uma oportunidade para aqueles que fazem a Gestão Municipal fazerem os seus esclarecimento e mostrar se realmente suas palavras estão pautadas na verdade." (Sindican)

Das medidas, além do cancelamento da paralisação; reunião com a diretoria executiva do Sindicato; e posteriormente uma Audiência Publica a ser realizada na Câmara Municipal e com a presença de, além de autoridades municipais, do Poder Judiciário, e de representantes Sindicais e religiosos, a fim de ajudar no consenso entre os Servidores e os Poderes Municipais.

Clique na imagem e leia na íntegra o conteúdo do ofício circular, medidas e cronograma da audiência a ser realizada em parceiras com as entidades.

LANÇAMENTO DE LIVRO "O PESO DA LUZ, EINSTEIN NO CEARÁ"

(recebi, agradeço e repasso)

Lançamento do Livro O Peso da Luz Einstein no Ceará
Dia 12 de Setembro de 2013, ás 19:00 hs na Casa de Cultura de Sobral

ATAQUES DE 11 DE SETEMBRO NOS EUA COMPLETAM DOZE ANOS

Brasília - Doze anos depois dos ataques do 11 de Setembro, os Estados Unidos novamente lideram um debate internacional sobre violência bélica e guerras. Desta vez, os norte-americanos defendem uma intervenção armada na Síria.

 Para o presidente dos EUA, Barack Obama, os sírios usam armas químicas nos conflitos que ocorrem principalmente na capital Damasco. Por enquanto, os norte-americanos adiaram o começo da ofensiva à espera de o presidente da Síria, Bashar Al Assad, entregar os arsenais químicos para a comunidade internacional destruir.

Em 11 de Setembro de 2001, houve uma série de ataques suicidas coordenados pela rede Al Qaeda a cidades norte-americanas. Pela manhã, 19 homens ligados à rede sequestraram quatro aviões comerciais com passageiros e usaram dois deles para atingir as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova York.

Os ataques às Torres Gêmeas mataram todos que estavam nos aviões e muitos dos que trabalhavam nos edifícios. Ambos os prédios desmoronaram em duas horas, destruindo construções vizinhas e causando outros danos. O terceiro avião de passageiros caiu contra o Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos arredores de Washington.

O quarto avião caiu em um campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois que alguns dos passageiros e tripulantes tentaram retomar o controle do avião, que os sequestradores tinham desviado para Washington. Não houve sobreviventes em qualquer um dos voos.

No total, aproximadamente 3 mil pessoas morreram, inclusive os 19 sequestradores. O governo dos Estados Unidos respondeu aos ataques a partir do movimento denominado Guerra ao Terror. Sob coordenação dos norte-americanos, houve a invasão ao Afeganistão. Vários países também reforçaram a legislação antiterrorismo e ampliaram os poderes de aplicação da lei.

Os Estados Unidos estabeleceram um fundo no valor de US$ 4,3 milhões para a cobertura de tratamentos médicos contra a asma e doenças respiratórias, além de depressão, ansiedade e dores múltiplas. Em junho, o instituto norte-americano para a higiene e saúde no trabalho recomendou que alguns tipos de câncer fossem acrescentados à lista de doenças ligadas aos ataques.

Agência Brasil (Edição: Talita Cavalcante) 

25% DAS CIDADES CEARENSES CONTINUAM COM APENAS UMA OPERADORA DE TELEFONIA MÓVEL

Enquanto os fortalezenses tem o privilégio da variedade entre pelo menos cinco empresas para escolher qual operadora de telefonia móvel usar, dos 184 municípios do Estado, 46 possuem apenas uma operadora de telefonia móvel. Isso é equivalente a 25% das cidades.

Se comparado com o ano de 2012, 63 dos municípios cearenses só podiam ter seu aparelho vinculado a uma única operadora, ou seja, em um ano, 17 cidades passaram a ter mais de uma empresa prestanto esse serviço. Outros 71 municípios contam com três antenas ou mais, que corresponde a 38,5% e 67 cidades, cerca de 36,4%, com apenas duas operadoras.

De um total de 1.789 antenas no Estado, as empresas Tim e Claro são as companhias que mais possuem torres, com 472 e 468, respectivamente. Essas duas operadas, somadas em porcentagem, possuem mais da metade da totalidade, com 52,54%. Seguidas pela Oi com 442, representando 24,71% de participação, Vivo com 342, cerca de 19,12% e por último a Nextel com 65 antenas e 3,63%.

Leia a matéria completa no Jornal Diário do Nordeste

terça-feira, 10 de setembro de 2013

CEARÁ RECEBE R$ 17 MILHÕES PARA INSTALAÇÃO DE CHAFARIZES EM 34 MUNICÍPIOS

Será implantado 136 equipamentos nas cidades. Cada sistema custa em média R$ 130 mil. Foto: Natinho Rodrigues.
  
O Ministério da Integração Nacional anunciou que irá investir R$ 135 milhões para implantar sistemas simplificado de abastecimento de água do programa "Água para Todos". O Ceará receberá R$ 17,680 milhões, que irão beneficiar 34 municípios e atenderão 5.440 famílias com a implantação de 136 equipamentos.

O sistema simplificado de abastecimento é composto por poços perfurados, estações de tratamento e reservatórios elevados que possibilitam a distribuição de água por meio de chafarizes, torneiras públicas ou pequenas redes de distribuição em comunidades com concentração populacional entre 35 e 40 famílias.

No Ceará, os investimentos serão repassados ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Nos outros estados, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Paranaíba (Codevasf) e à Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) são os responsáveis.

A previsão é que o projeto seja concluído no prazo de seis meses. Cada sistema custa em média R$ 130 mil. Os termos de compromisso são assinados em cerimônia que acontece, nesta terça-feira (10), no Palácio do Planalto.

Os recursos irão beneficiar 41 mil famílias, do total de nove estados que vão receber os sistemas simplificados de abastecimento de água, são eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Confira as 34 cidades beneficiadas pelo projeto

Aiuaba, Antonina do Norte, Assaré e Aurora; 
Barro e Brejo Santo;
Campos Sales, Canindé, Capistrano e Caridade;
Hidrolândia, Ibaretama, Itapiuna e Itatira;
Jardim e Lavras da Manguabeira;
Milhã, Missão Velha, Mombaça, Morada Nova e Novo Oriente;
Ocara, Pentecoste e Piquet Carneiro;
Quiterionópolis e Quixadá;
Salitre, Santa Quitéria, Santana do Cariri, Senador Pompeu e Sobral;
Tabuleiro do Norte, Tauá e Umari.

Fonte: Diário do Nordeste Online

GOVERNADOR CID GOMES ANUNCIA NOVOS SECRETÁRIOS

O governador Cid Gomes anunciou nesta segunda-feira (09), os nove novos secretários que farão parte do primeiro escalão do Governo do Estado do Ceará. O anúncio foi feito no Palácio da Abolição. Na coletiva, o Governador agradeceu os antigos secretários e apresentou aos novos titulares os desafios de cada uma das pastas. Cid Gomes destacou ainda que os antigos secretários irão disputar mandatos eletivos em 2014. Confira o nome e o perfil dos novos secretários:


Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS)

Josbertini Virgínio Clementino

Foi diretor do Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude do Ministério do Trabalho e Emprego. É graduado em Administração Pública e de Empresas pela UECE e mestre em Planejamento e Políticas Públicas. Foi Secretário Parlamentar da Câmara dos Deputados, Conselheiro Nacional de Juventude da Presidência da República e Consultor do Banco Mundial. É filiado ao PDT.

Conselho de Políticas e gestão do Meio Ambiente (Conpam)

Bruno Vale Sarmento de Menezes

Natural de Fortaleza, é formado em Publicidade e Propaganda pela Miami Advertising School. Foi coordenador de promoções e eventos da Secretaria de Fortaleza e exerceu a chefia de Gabinete do Bloco da Maioria e Liderança do PMDB.


Secretaria da Fazenda (Sefaz)

João Marcos Maia

Natural de Fortaleza. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e doutorando em Desenvolvimento Regional. É funcionário de carreira da Secretaria da Fazenda do Estado. Foi secretário-adjunto da Fazenda no atual governo.



Secretaria do Esporte (Sesporte)

Gilvan Paiva

Natural de Sobral. É formado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Foi secretário de Educação de Maranguape e secretário de Esporte e Juventude de Sobral. Gilvan é professor da rede estadual de ensino. É filiado ao PcdoB.




Secretaria das Cidades

Carlo Ferrentini

Natural de Fortaleza. É formado em Tecnologia da Informação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Ex-funcionário da Fundação Getúlio Vargas e foi secretário-executivo da Secretaria das Cidades.



Corregedoria Geral de Disciplina

Francisco Sales de Oliveira

Natural de Fortaleza. Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Delegado aposentado da Polícia Civil, foi diretor de transporte da Etufor.


Secretaria da Cultura

Paulo Mamede

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem especialização em Teoria da Comunicação e da Imagem pela mesma instituição. Foi Assessor de Comunicação Social de Icapuí, da Associação dos Docentes da UFC. Também foi do Centro Acadêmico Tristão de Athayde e presidente do Sindjorce. Foi coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC.


Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social

Servilho Paiva

Natural de Pernambuco. Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduado em Direito pela Escola Superior de Magistratura de Pernambuco. Delegado da Polícia Federal da Classe Especial. Ex-secretário de Defesa Social de Pernambuco e foi titular da Corregedoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará.


Secretaria da Saúde

Ciro Gomes

Nasceu em Pindamonhangaba, São Paulo. É advogado formado pela Universidade Federal do Ceará. Estudou economia na Harvard Law School. Foi Deputado Estadual, Prefeito de Fortaleza, Governador do Estado do Ceará, Ministro da Fazenda, Ministro da Integração Nacional e Deputado Federal.


Fonte: Site do Governo do Estado do Ceará

MUDANÇAS NA SANTA CASA DE SOBRAL. PE. EDMILSON EUGÊNIO SAI DA DIREÇÃO DA INSTITUIÇÃO E ENTRA PE. JÚNIOR

Pe. Edmilson Eugênio e Padre Júnior

Saí Pároco de Alcântaras e entra o Pároco de Uruoca na direção da instituição.

Chegou ao fim a administração do Pe. Edmilson Eugênio na Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Na tarde desta segunda-feira (9), o Bispo Diocesano Dom Odelir José Magri, provedor da Instituição, assinou o ato de exoneração, e agendou para manhã desta terça-feira (10), a assinatura do ato de nomeação como administrador da Santa Casa o Padre Júnior, que respondia pela Paróquia de Uruoca.

Ainda é incerto o destino dos demais membros da cúpula administrativa. Médicos João Martins Neto, diretor administrativo; Cristiano Costa, diretor técnico; e Francisco Mont’Alverne Silva, diretor clínico.

Por toda esta terça-feira, é aguardado um pronunciamento do Bispo Dom Odelir, ou do do novo administrador, Pe. Júnior.

Detalhe:

Semana passada, o blogueiro Wilson Gomes antecipou a possibilidade de mudanças no comando da Santa Casa, o que foi prontamente negado pelo próprio D. Odelir durante o programa A Voz do Pastor, da Rádio Educadora, veículo de comunicação oficial da Diocese sobralense.

Do blog Sobral em Revista

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

SOBRE A ESPIONAGEM DOS ESTADOS UNIDOS NO BRASIL E NO MUNDO


Charge blog do Amarildo

POLÍCIA MILITAR DE ALCÂNTARAS DIVULGA "PRESTAÇÃO DE CONTAS"

Sgt Johnson (foto) divulga Relatório Estatístico Anual

No ultimo ano a unidade da Policia Militar em Alcântaras, tem desenvolvido iniciativas inovadoras que possibilitam a comunidade local acompanhar e avaliar como tem sido realizado o trabalho do efetivo local,cujo há pouco mais de 365 dias passou a ser comandado pelo SGT Francisco Lindon Johnson de Vasconcelos.

De lá para cá, o bom relacionamento entre PM e comunidade tem apresentado bons resultados revelados nos dados estatísticos divulgados pela unidade policial local. Segundo o relatório, no período de 06.06.12 a 06.06.13  haveriam sido registrados em Alcântaras: 15 acidentes de moto com lesão corporal; 02 casos de suicídios; 04 acidentes com vitimas fatais envolvendo moto;03 acidentes de transito com lesão corporal; 01 acidente com vitima fatal envolvendo carro;01 caso de preso fugitivo da cadeia de Massapê; 01 caso de lesão corporal com pedra;01 registro de furto de moto; 01 registro de lesão corporal com arma branca(faca);01 registro de assalto a banco; 02 casos de estrupos vulnerável; 02 prisões com  mandato judicial; 01 furto simples; 01 tentativa de suicídio com arma de fogo (espingarda); 31 apreensão de motocicletas; 01 caso de afogamento com vitima fatal; 01 tentativa de assalto tipo saidinha bancária; 03 apreensão de armas de fogo; 01 caso de apropriação indébita e 01 caso envolvendo a lei Maria da Penha.

A transparência no que refere-se a atuação da Policia Militar em Alcântaras resultou também na parceria entre a PM, Poder Publico, Imprensa falada e escrita e Sociedade Civil. O Destacamento que tem demonstrado o cuidado em divulgar por meio virtual as mais diversas ocorrências registradas no município ganhou a aprovação popular nos últimos meses, quando então por união da comunidade alcantarense a permanência do SGT Johnson haveria sido aceitada pelo comando geral da SSPD/CE. Além disso outras melhorias na prestação dos serviços da unidade policial local contribuíram para a boa atuação da PM no município  em virtude do aumento do efetivo, troca de viatura, da implantação de ronda urbana e rural 24horas, eficiência no atendimento aos  chamados da população e também devido a popularidade dos militares que além de profissionais tornaram-se amigos do povo alcantarense.

O relatório estatístico anual, além de possibilitar a participação comunitária em processos que contribuam para a redução de ocorrências, demonstra também como e de que forma a Policia Militar tem agido em Alcântaras. O documento foi divulgado oficialmente no último dia 07 de setembro de 2013. Participaram das diligencias os militares: SGT Johnson, SGT Nascimento, Soldados: Fernandes,Lopes, Sousa, Aragão, Everton e Aurélio.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)
Informações: Destacamento da Policia Militar de Alcântaras - Francisco Lindon Johnson Vasconcelos - 1ºSGT PM - Comandante do Dest.Policial de Alcântaras
Matrícula:09938710 - Fones:9263-5731, 9954-5491, 8839-0117 3640-1190, 190.

DESVIOS DE VERBAS: "OITO CIDADES JÁ FORAM ENQUADRADAS"

Ações deflagradas pelo Ministério Público e Polícia Civil prenderam e afastaram gestores acusados de corrupção. De acordo com o promotor de Justiça Eloilson Landim, os conluios nas licitações são a porta de entrada para a corrupção nas prefeituras Foto: Natinho Rodrigues.

Pelo menos oito municípios cearenses já foram alvo de intervenções do Ministério Público Estadual em 2013 por irregularidades em licitações e crime contra o patrimônio público. Até setembro deste ano, Uruoca, Quixeramobim, Jijoca de Jericoacoara, Itaiçaba, Potengi, São Gonçalo do Amarante, Quixadá e Sobral já tiveram gestores afastados, presos ou vítimas de busca e apreensão por supostos desvios de verbas através de licitações. Entretanto, as ações de improbidade administrativa ainda caminham a passos lentos no Estado.

O levantamento considera apenas as operações investigadas pela Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), responsável pelas investigações na área criminal de gestores com foro privilegiado. De acordo com o promotor de Justiça Eloilson Landim, integrante do núcleo, as licitações são a porta de entrada da corrupção. "Para desviar dinheiro público, você frauda licitações ou faz conluios", diz.

De acordo com o promotor, as empresas de fachada e os acordos firmados antes mesmo da abertura de licitações favorecem a improbidade administrativa, que configura a má gestão de recursos e bens públicos, englobando desde ações de desobediência à Constituição Federal até casos mais diretos de desvio de verba pública. "Esses conluios permitem colocar amigos, pessoas próximas, diretamente interessadas ou contribuintes de campanha dentro das prefeituras, contratando com os municípios", ressalta Eloilson.

Durante as operações do Ministério Público (MP), muitas deflagradas em parceria com a Polícia Civil, sobram reclamações de gestores, que reclamam de um excesso do MP. Para Eloilson Landim, os questionamentos não têm fundamento legal. "Não tem excesso, não. Tem é complacência, porque, se todos os promotores trabalhassem como deveriam - não que eles não queiram, mas porque não podem devido à falta de estrutura - com certeza a realidade do Ceará seria outra", alega.

Apesar da legislação que exige transparência dos gastos da gestão pública, o promotor de Justiça da Procap explica que os administradores municipais não divulgam a execução orçamentárias das prefeituras em tempo real. Ele defende que os gestores escaneiem todo o processo licitatório e encaminham, no prazo de 24 horas, ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e ao Portal da Transparência dessas cidades. "Qual a dificuldade disso?", questiona.

Falta de informações

Na avaliação de Eloilson Landim, não se sustenta mais o argumento de que faltam aos gestores públicos, especialmente das cidades menores, conhecimento técnico sobre a administração pública. "Não faltam informações aos gestores. Tem cidade que gasta R$ 3 milhões com assessoria", argumenta.

Para Landim, os cargos de contadores e procuradores judiciais das prefeituras municipais devem ser ocupados por profissionais de carreira, e não por nomeações políticas, justificando que eles são encarregados de zelar pelo patrimônio público. "Hoje, a contabilidade dos municípios ocorre dentro das empresas privadas", atesta. E complementa: "Quando fragiliza a fiscalização interna, abre margem para essas coisas aparecerem".

Apesar das operações deflagradas nos municípios para denunciar gestores que fazem mau uso do recurso público, muitas dessas ações, ao chegarem à Justiça, ficam congeladas. Do ponto de vista prático, pouco é efetivamente concretizado contra esses prefeitos e secretários, embora desembargadores cearenses neguem que haja alguma interferência política nos julgamentos dessa natureza.

Com o intuito de fazer uma espécie de mutirão para julgar ações de improbidade administrativa, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabeleceu a Meta 18, segundo a qual os tribunais de Justiça dos estados devem julgar, até o final do ano, todas as ações de improbidade administrativa ajuizadas até 31 de dezembro de 2011. No Ceará, existem mais de 1.500 processos desse tipo, mas o próprio presidente do Tribunal de Justiça cearense, desembargador Gerardo Brígido, já chegou a reconhecer que é inviável a apreciação de todas as ações no prazo apontado pelo CNJ.

Leia a matéria completa no Diário do Nordeste
(Lorena Alves Repórter)

domingo, 8 de setembro de 2013

SITUAÇÃO DO PINGA NO TELEJORNAL CETV: "Açude de Alcântaras seca e população passa por problema de abastecimento de água"

Segundo a Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE, a situação mais complicada se encontra no sítio Espírito Santo, e que mesmo assim, a Companhia só estava dependendo da COELCE para fazer a ligação da energia elétrica para poder concluir os trabalhos de um poço que foi perfurado na localidade. Confira a reportagem completa:
Para assistir a reportagem completa no site do G1 CLIQUE AQUI.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores