sexta-feira, 23 de junho de 2017

FESTA DE SÃO PEDRO DO SÍTIO LANCHINHA - ALCÂNTARAS.VEJA A PROGRAMAÇÃO DOS ÚLTIMOS DIAS

Festejo teve início na último dia 19 de junho e termina no próximo domingo dia 25 com a Missa de Encerramento, além de batizados da comunidade. Veja a programação dos últimos três dias de festa.

SEXTA-FEIRA (23/06):
Noite dedicada a Juventude, Pastoral da Juventude, RCC, PASCOM e Capelas de Norte, Fidalgo e Benedito
TEMA: Maria, ensina-nos a viver como escolhidos
19:00h - Celebração da Palavra de Deus
PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO: Freira Antônia Lúcia - Paróquia de Meruoca

SÁBADO (24/06):
Noite dedicada aos Visitantes, Coroinhas, Ministros da Palavra, Ministros da Eucaristia, Pastoral Litúrgica e Comunidade do Espírito Santo
TEMA: Maria, ensina-nos a ser cheios do Espírito
19:00h - Celebração Eucarística
PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO: Pe. Marcone

DOMINGO (25/06) - ENCERRAMENTO:
TEMA: "Façam tudo que Ele disser." (Jo 2,5)
10:00h - Celebração Eucarística
PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO: Pe. Marcone
11:00h - Batizados e Arreamento da Bandeira

O Leilão da Festa será realizado no dia 24/06, após a Missa.
Particepem!
Informações Paróquia de Alcântaras e Capela de Lanchinha nas redes sociais

quinta-feira, 22 de junho de 2017

SUPERLOTAÇÃO É REGISTRADA EM TOPICS NA SERRA DA MERUOCA

Superlotação é motivo de reclamações por parte de alguns usuários
Passageiros seriam transportados em pé e até no bagageiro dos veículos.

Com cerca de noventa dias em operação na Serra da Meruoca, as vans que passaram a substituir as antigas D20s trouxeram mais conforto e segurança para os passageiros, mas voltaram a desagradar alguns usuários que registraram cenas de superlotação em topics que operam nas linhas de Alcântaras e Meruoca até a cidade de Sobral.

As imagens que circulam nas redes sociais evidenciam o transporte de passageiros em pé e até no bagageiro dos veículos, o que além de desconfortável estaria em desacordo com as normas do Código Brasileiro de Trânsito que em seu Capitulo III, Art 65  estabelece a obrigatoriedade de cinto de segurança para condutores e passageiros em todas as vias do território nacional. 

Ao todo, na região circulam em média vinte veículos, da marca Iveco, devidamente credenciados para o transporte intermunicipal de passageiros e com capacidade para dezenove(19) pessoas sentadas, incluindo o motorista, mas o observado nas últimas semanas é que alguns motoristas tem ignorado os critérios de segurança e devida acomodação dos passageiros e sujeitado-se a aplicação de penalidades por parte da fiscalização do DETRAN, PRE e da Agência Reguladora dos Serviços Delegados do Estado do Ceará (ARCE) que 'controla" a prestação dos serviços.

Segundo apurado, além dos passageiros sentados, seria permitido o tráfego de até cinco pessoas em pé. Os casos de superlotação em vans na Serra da Meruoca foram registrados na ultima semana  e de forma isolada.

OBS: Ninguém é obrigado a entrar em um transporte superlotado. A questão é; quem está em Sobral muitas vezes prefere fazer parte do trajeto, ou seja, voltar em pé para casa dentro do transporte, do que esperar por mais uma hora para pegar o próximo veículo. O mesmo acontece para quem estar com compromisso marcado em Sobral. Portanto a superlotação é uma opção do passageiro.

Com Redação Online (Portal Jovem). Mais informações clique AQUI.

CARAVANA DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER VAI À PACUJÁ E FRECHEIRINHA NESTA SEXTA-FEIRA (23/06)

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, Coordenadoria de Políticas para a Juventude e Secretaria de Educação (Seduc), realiza nesta sexta-feira (23), debate com os alunos da rede pública de ensino das cidades de Pacujá e Frecheirinha, na região norte do estado.

A Caravana de Combate à Violência contra a Mulher é um projeto inédito no estado, e tem o intuito de levar às escolas estaduais o debate sobre a igualdade de gênero, respeito à diversidade e a reflexão sobre as mais variadas formas de violência contra a mulher.  A iniciativa percorrerá 16 municípios cearenses, alcançando mais de 15 mil alunos, nas macrorregiões da Grande Fortaleza, Região Norte, Região da Ibiapaba, Região do Cariri e Centro Sul.

A ação, fruto de uma articulação transversal e multisetorial, é de fundamental importância para a interiorização da política de enfrentamento à violência contra a mulher e para a formação do caráter dos jovens e adolescentes.

"O objetivo do projeto é conscientizar jovens estudantes sobre os males do machismo e da violência contra a mulher, formando multiplicadores da equidade de gênero na família e comunidade",  afirma a titular da Procuradoria Especial da Mulher, deputada Augusta Brito.

A programação da Caravana inclui a realização de palestras, Grupos de Trabalho, distribuição de material informativo e apresentação dos grupos teatrais "Viv'arte" e "Dito e feito", abrindo espaço para os(as) jovens exporem seus pontos de vista e debater sobre temas relacionados a igualdade de gênero, violência contra a mulher, Lei Maria da Penha, homofobia, racismo e machismo. Como resultado, a iniciativa pretende ampliar o conhecimento em relação a Lei Maria da Penha, fortalecer a Rede de Enfrentamento e conscientizar a comunidade escolar sobre os males do machismo e da violência contra a mulher.

PACUJÁ
DADOS:                                                                          
Local: Escola Profissionalizante Maria de Jesus Rodrigues Alves   
Data: 23/06/2017                                                 
Horário: 9 horas

FRECHEIRINHA
DADOS:                                                                          
Local: Clube Caratininga (Vizinho à Escola Antônio Custódio)  
Data: 23/06/2017                                                 
Horário: 14 horas
                     
Assessoria de Imprensa da AL/CE

quarta-feira, 21 de junho de 2017

XV EDIÇÃO DO FESTIVAL DE QUADRILHAS DE URUOCA PROMETE SER SUCESSO

O município de Uruoca, é uma das cidades da Zona Norte, que realiza animados Festivais de Quadrilhas, com participação de público considerável, promete ser sucesso mais uma vez neste ano de 2017. 

O prefeito Kilsem Pessoa (PDT) já definiu as atrações que se revezarão o 15º Festejo Junino, nos dias 14, 15 e 16 de julho. Além de premiações das Quadrilhas as atrações confirmadas são: Solange Almeida; Felipão; Forró Real; Lagosta Bronzeada; Taty Girl; Luiz Marcelo e Gabriel; Zambubada e Calourão do Forró.

Sobral de Prima

terça-feira, 20 de junho de 2017

PRÓXIMA SEXTA-FEIRA 23 DE JUNHO DE 2017, MAIS UM MOMENTO HISTÓRICO PARA OS CATÓLICOS DE ALCÂNTARAS.

A comunidade católica de Alcântaras se prepara para festejar mais uma ordenação de um de seus filhos. Fancisco Valdo Brandão será o na atualidade, o quarto Padre em atividade natural do município.

A cerimônia de ordenação acontecerá na próxima sexta-feria a partir das 19:00 hs, na Praça da Igreja Matriz de Alcântaras. Atualmete os Padres Galdino, Magalhães, Elânio são os sacerdotes em atividades e que são filhos de Alcântaras. A Paróquia de N.S. do Perpétuo Socorro de Alcântaras, divulgou convite oficial. Veja:

CONVITE - ORDENAÇÃO PRESBITERAL

"Nisto conhecemos o amor. Ele deu sua vida por nós. E nós também devemos dar nossa vida pelos irmãos." (1 Jo 3,6)

A Paróquia de Alcântaras, a Congregação do Santíssimo Redentor, a Vice-Província de Fortaleza, minha família e eu, Diácono Francisco Valdo Brandão, convidamos você e sua família para a Celebração Eucarística na qual, para o serviço do povo de Deus, serei ordenado presbítero, pela Imposição das Mãos e Oração Consecratória do Exmo. Revmo. Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, bispo diocesano de Sobral-CE.

A Solene Celebração será realizada no dia 23 de Junho de 2017 (Sexta-feira); às 19:00h; na Praça da Igreja Matriz de Alcântaras-CE.


FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA MOVIMENTOU A REGIÃO DO SÍTIO PRATA NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA

No último final de semana, a região das comunidades do sítio Prata, Penha, São Roberto, entre outras, viveu dias de grande animação e louvor na festa em homenagem a São João Batista.

Moradores de toda e região e visitantes de diversas localidades do município estiveram presentes nos dias finais da festa que teve como ponto alto a noite de sábado dia 17 e no domingo 18. A bela capela (igreja) ficou pequena tamanha era o números de visitantes. A praça central da comunidades também teve grande movimento durante toda a noite de sábado para domingo.

A festa ficou completa com a missa de encerramento na manhã de domingo. Os festejos de São João Batista do Sítio Prata, distante apenas 3,5 km do Centro da cidade de Alcântaras, se firmou como um dos mais tradicionais eventos católicos no município. A próxima festa será a de São Pedro, na comunidade de Lanchinha. 

Sobre a Festa de São João, confira algumas imagens:

SOLENIDADE NA AL/CE MARCA OS 10 ANOS DO PROGRAMA "MAIS PAIC"

A Assembleia Legislativa celebra, nesta terça-feira (20/06), durante o segundo expediente da sessão plenária, os 10 anos do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc). 

De iniciativa do presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), o evento acontece a partir das 11 horas, no Plenário 13 de Maio. O governador Camilo Santana (PT) participa da solenidade que faz parte da programação de aniversário do Mais Paic, que ocorre entre os dias 19 e 22 de junho.

Na ocasião, serão homenageadas as instituições parceiras do Mais Paic. Além da Seduc, serão agraciados o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDM-CE), o Fórum de Educação Infantil do Ceará (Feic), a União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), o Ministério da Educação, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Ceará.

Também serão homenageados a Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva), a Universidade Regional do Cariri (Urca), a Universidade Federal do Estado do Ceará (UFC), a Universidade Estadual do Ceará (Uece), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), bem como a Escola Educar Sesc de Ensino Fundamental.

A Assembleia também será contemplada com placa, pela Seduc, por ter coordenado a realização da pesquisa sobre alfabetização no Estado através do Comitê Cearense para Eliminação do Analfabetismo Escolar.

O Mais Paic é uma continuidade do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic) e tem como intuito fortalecer a aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental II (EFII). Transformado em política pública prioritária do Governo do Ceará, em 2007, o programa já obteve resultados positivos e é reconhecido nacionalmente.

Assessoria de Imprensa – AL/CE

HOMEM MORRE APÓS TENTAR FAZER SEXO COM JUMENTA

Cícero da Nóbrega, de 20 anos, morreu após receber um coice nos testículos ao tentar fazer sexo com uma jumenta. O fato aconteceu na cidade de Patos, no Sertão da Paraíba.

O corpo de Cícero foi encontrado por populares. Ele estava sem camisa e com as calças abaixada até o joelho. Já o animal, cujo nome seria ”Mimosa”, estava amarrado ao seu lado. O corpo da vítima foi encaminhado para a Unidade de Medicina Legal (IML) de Patos.

O fato ocorreu no final da última semana.


ASSEMBLEIA RETOMA TRAMITAÇÃO DA PEC DO TCM

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará retoma normalmente a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 07/2017, que prevê a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Este é o resultado de duas decisões judiciais divulgadas nesta segunda-feira (19/06), de autoria dos juízes André Aguiar Magalhães, da Terceira Turma Recursal do Tribunal de Justiça, e Carlos Rogério Facundo, da 11ª Vara da Fazenda Pública. 

De autoria do deputado Heitor Férrer (PSB), a PEC agora será deliberada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa. Após receber parecer da Comissão, ela estará apta para votação em Plenário.    

AL/CE: NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará vem a público repudiar a divulgação equivocada de informações acerca de supostas contas de responsabilidade de deputados desta Casa que teriam sido julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Ao fazê-lo, o Poder Legislativo demonstra o compromisso com o esclarecimento de pontos que, tornados públicos, tendem a induzir a sociedade cearense a erro.

Em verdade, os deputados estaduais no exercício dos seus mandatos estão aptos para a atividade pública, pois, caso contrário, sequer poderiam ter disputado as eleições de 2014, que os conduziram ao Poder Legislativo. A evidente manipulação de dados tornados públicos recentemente procura confundir a população.

É importante que os cearenses estejam atentos à divulgação de supostas informações que, na realidade, ocultam interesses no que se refere à tramitação de projetos na Assembleia. A utilização de instrumentos indevidos de pressão sobre os deputados estaduais atenta contra a Democracia, pilar sobre o qual se alicerça o nosso Estado.

O Parlamento é o leito que agasalha os anseios da sociedade, ante a representação direta de seus interesses. E assim tem pautado a sua atuação ao longo de sua jornada secular. Em consequência, é necessário que lhe seja dado tratamento compatível com a grandeza de sua função constitucional.

O Poder Legislativo estadual reafirma sua confiança na construção de uma sociedade justa e igualitária, processo para o qual procura contribuir permanentemente por meio de ações, projetos e debates sobre os temas relevantes para o Brasil, o Ceará e para todos os nossos municípios.

MESA DIRETORA E COLÉGIO DE LÍDERES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ

Assessoria de Imprensa - Assembleia Legislativa do Ceará

segunda-feira, 19 de junho de 2017

CEARÁ E MINAS GERAIS SÃO VENCEDORES DO XII FESTIVAL DE INVERNO DA SERRA DA MERUOCA

1º Lugar Edu Azaf e Prefeito Fonteles
Com o anúncio dos os vencedores de sua Mostra Competitiva de Música, foi finalizada na madrugada de sábado, 17, para domingo, 18, a 12ª edição do Festival de Inverno da Serra da Meruoca, na cidade serrana de Meruoca, localizada na Zona Norte do Ceará, marcando também o retorno do festival ao calendário cultural do Ceará e do Brasil.

Reunindo em seu encerramento, público de 20 mil pessoas, atesta-se assim, a importância e aceitação do evento, não apenas para a classe artística. Mantendo a tradição, o evento acontece no feriado de Corpus Christi, movimentando toda a região. Desde quinta-feira, 15 de junho, o festival apresentou sua tradicional mostra competitiva de música, reunindo grande público no Estádio Municipal para acompanhar e conhecer os trabalhos de músicos, compositores e intérpretes cearenses e de outros estados do Brasil. 

“É uma felicidade imensa voltar a fazer esse festival, concluir uma produção deste porte, ver que a cidade mesmo pequena se esforça pra fazer o festival que faz parte do calendário nacional. É muito bom fazer parte desse momento com a prefeitura de Meruoca, com a Solar e demais parceiros envolvidos”, declara o coordenador da mostra competitiva de música, Pingo de Fortaleza.

Ainda a respeito do  sucesso e a grande repercussão do retorno do festival, o Prefeito Fonteles, agradeceu ao público e garantiu o lançamento e a realização da 13ª edição.

“Superando todas as dificuldades, contamos com a valiosa colaboração dos produtores locais e assim conseguimos superar as expectativas”, declara Arnóbio Santiago, produtor executivo do festival.

Após a premiação, o palco recebeu o show do cantor Raimundo Fagner. A noite também reservou surpresa às 20 mil pessoas presentes. Juntos, Fagner e Guilherme Arantes dividiram o palco cantando músicas de seus repertórios e prestando homenagem também ao cantor Belchior. 

Em 3 dias de evento, os palcos do festival receberam além das apresentações dos concorrentes, shows de artistas nacionais  - Byafra e Guilherme Arantes, de atrações cearenses, como, Dona Leda, Dona Zefinha, Lágrimas da PS, Trovador Eletrônico, Júnior e Banda,  e grupo Última Hora.

Para a participação na mostra competitiva de música, a organização recebeu número record de 177 canções dos mais variados estilos,  inscritas oriundas de diversos estados do Brasil - Rio Grande do Norte, Piauí, Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e também de  20 cidades cearenses, entre as quais, Meruoca, Sobral, Tianguá, Viçosa do Ceará, Ipu, Crato, Juazeiro do Norte, Barro, Ocara, Pacajus, Maracanaú, Aquiraz, entre outras.

Confira os vencedores

1º - Dá-me a Ti – Edu Asaf (Sobral-CE)
2º - Casa dos Viajantes – Zebeto Corrêa (Belo Horizonte – MG)
3º - Prece – Eudes Fraga (Pedra Branca – CE)
Música de aclamação popular – Forró do Luiz – Cumpade Barbosa
Melhor intérprete: Lúcio Ricardo (Pedra Branca–CE)

As músicas vencedoras foram agraciadas com as  premiações: 1.º lugar - R$ 8.000,00 (Oito mil reais) e troféu; 2.º lugar - R$ 5.000,00 (Cinco mil reais) e troféu; 3.º lugar - R$ 3.000,00 (Três mil reais) e troféu;Música de aclamação popular: R$ 1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais) e troféu e Melhor intérprete: R$ 1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais) e troféu.

A comissão julgadora foi composta por: Alan Mendonça (produtor cultural, escritor, compositor e poeta), Nirton Venâncio (poeta, roteirista e cineasta), Arnóbio Santiago (produtor executivo do Festival de Inverno da Serra da Meruoca), Haroldo Holanda (pesquisador, produtor e apresentador do programa O Som dos Festivais, da FM Assembleia), Carina Oliveira (vereadora de Meruoca) e Valdir Ferreira (crítico literário e musical da cidade de Sobral-CE).

Realizado tradicionalmente no feriado de Corpus Christi, é o único festival musical inspirado nos clássicos festivais de MPB da década de 1960, com gênero competitivo e em atividade contínua no estado do Ceará e com maior número de edições, é um recorte da produção musical brasileira. O festival é referência no calendário de eventos do gênero e movimenta a cadeia produtiva da região fomentando também o turismo local.
2º Lugar, Zebato Corrêa e Vereadora Carina Oliveira
3º Lugar Eudes Fraga e vice-prefeito Rubinho
XII Festival de Inverno da Serra da Meruoca. Realização: Prefeitura Municipal de Meruoca. Realização da Mostra Competitiva de Música: Associação Cultural Solidariedade e Arte – SOLAR.  Apoio: Governo do Estado do Ceará, Sesc, Sebrae, Skol, Assembleia Legislativa do Ceará.
                                                                                     
Joanice Sampaio 

DECON VIAJANTE VAI A ALCÂNTARAS, MORAÚJO E SENADOR SÁ

Os cidadãos de Alcântaras,Moraújo e Senador Sá terão a oportunidade, durante esta semana, de receber atendimento especializado do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

Nesta segunda-feira (19/06), a van do projeto DECON Viajante estará na praça central de Moraújo, das 8h às 14h, e segue na terça (20/06) para Alcântaras, e quarta-feira (21/06) estará em Senador Sá, sempre nas praças principais das cidades e das 8h às 14h.

No veículo do DECON, adaptado especialmente para receber os consumidores, os cidadãos poderão registrar reclamações contra fornecedores de produtos e serviços e tirar dúvidas sobre seus direitos nas relações de consumo.

O DECON realiza, ainda, fiscalizações a estabelecimentos para verificar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e de legislações específicas das mais diversas atividades comerciais. Outro serviço disponibilizado à população é a emissão de documentos (RG e CPF), em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus).

O DECON Viajante faz parte do projeto “Fortalecimento e Expansão dos Órgãos de Defesa do Consumidor” do DECON, firmado entre a Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), do Ministério da Justiça, e a Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Ceará (PGJ). Em 2017, o projeto já visitou 64 municípios.

Via Blog Sobral de Prima

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores