sábado, 21 de maio de 2011

DOIS COMÍCIOS MOVIMENTAM ALCÂNTARAS NESTA NOITE DE SÁBADO 21 DE MAIO

Antônio Marcos realiza carreata rumo ao povoado de Carmolândia e Eliésio Fonteles faz comício na cidade

A Coligação Justiça e Liberdade que tem como candidatos Eliésio e Joaquim, realiza hoje (21/05), seu primeiro comício da campanha. A programação consta de concentração na entrada da cidade (Mercearia do Careca) de onde sairão em passeata pelas ruas de Alcântaras e na Praça do Mercado, no Centro da cidade, onde acontecerá o comício.

A Coligação por uma Alcântaras melhor pra todos que tem como candidatos Antônio Marcos e Antônio Matias, realiza seu terceiro comício da campanha. A programação consta de concentração no Centro da Cidade (Comitê Central) de onde sairão em carreata com destino ao povoado de Carmolândia, onde acontecerá o comício.

A cidade está muito agitada com vários carros de som. Com certeza será grande o fluxo de transportes neste dia, tendo em vista a grande quantidade de abastecimentos que estão acontecendo no posto de combustível local.

Já o Candidato Charlys Menezes – PSOL, segue sua campanha com o trabalho “corpo-a-corpo” sem movimentos de massa.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR DE ALCÂNTARAS, SERÁ A PRIMEIRA COM A REALIZAÇÃO DE UM DEBATE POLÍTICO

O debate político será promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais - SINDICAN, a Entidade Cooperativista Sustentável - ECOS  e a Rede de Juventude para a Cidadania – RJC.  Dois dos três candidatos já confirmaram presença.

A reunião para a definição das regras do debate aconteceu na tarde de sexta-feira 20 de maio no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alcântaras, e além dos organizadores, contou com a participação de representantes dos meios de comunicação local, Rádio Bela Vista FM, Blog Alcântaras e Visão Norte, e dois dos três candidatos a Prefeito; Antônio Marcos - PRP e Charlys Meneses - PSOL que já confirmaram suas participações.

O candidato Eliésio Fonteles - PSB que também foi convidado não compareceu e nem mandou representante, no entanto a equipe organizadora ainda entrará em contato com o candidato a fim de confirmar ou não a sua presença no debate. O ideal é que se tenha a participação democrática de todos os três candidatos, concordaram todos os presentes.

A realização do debate foi muito bem aceita pelos dois candidatos que compareceram ao encontro, parabenizaram a iniciativa dos organizadores e que realmente as melhores propostas e ideologias para Alcântaras precisam ser debatidas “precisamos acabar com a política pequena dos palanques, das mentiras e debater o melhor para Alcântaras” comentou um dos candidatos.

O debate está marcado para o dia 28 de maio, as 14:00 em um local a ser definido pela organização, antes alguns procedimentos precisam serem resolvidos, como o comunicado ao Juiz Eleitoral, entre outros.
Todas as regras já foram definidas, a Rádio Bela Vista FM garantiu a transmissão, que também serão transmitido pelo Blog Visão Norte e Blog Alcântaras ao vivo pela Internet
Representantes do SINDICAN,  ECOS e RJC, organizadores do evento 

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA COM ATUAÇÃO EM ALCÂNTARAS

O Programa Saúde na Escola – PSE, já está realizando suas atividades nas escolas de Alcântaras.

No dia 19 de maio de 2011, aconteceu na Escola Maria Raulino mais uma atividade do PSE, que compreendeu na atualização dos cartões de vacina das crianças de 02 a 06 anos.

Na ocasião foram vacinadas 20 crianças pelas vacinadoras Josiane e Berenice, além das coordenadoras do Programa Joana Batista e Lúcia Maria e com o Núcleo Gestor da Escola.

Conheça mais sobre o PSE clicando AQUI

Fonte: Blog Alcântaras

DIVULGADOS LOCAIS DE PROVA DA SELEÇÃO PARA AS POLICLÍNICAS

Os Consórcios Públicos de Saúde das Microrregiões de Aracati, Baturité, Camocim, Cascavel, Crato, Icó, Itapipoca, Sobral e Tauá divulgaram os locais de realização da prova objetiva para o processo seletivo de preenchimento de 366 vagas para as Policlínicas. 

O processo é coordenado pela Escola de Saúde Pública do Ceará, através da Coordenadoria de Pós-Graduação em Gestão da Saúde e a seleção constará de duas etapas: prova objetiva (de caráter eliminatório e classificatório) e prova de títulos (de caráter apenas classificatório).

São oferecidas vagas para os seguintes profissionais de saúde: Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Laboratório, Técnico em Enfermagem, Técnico de Gesso, Técnico em Radiologia, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, além de Médicos Especialistas em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Traumatologia e Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia, Gastroenterologia, Oftalmologia, Urologia, Otorrinolaringologia, Radiologia/Diagnóstico por Imagem, Cardiologia, Cardiologia/Ergometria, Cardiologia/Ecocardiografia, Mastologia.

Sobre a Prova Objetiva

A Prova Objetiva terá início às 9 horas do dia 22 de maio de 2011, horário em que as portas do local de realização do Processo Seletivo Público Simplificado serão fechadas. Os candidatos que chegarem após o horário fixado ficará impedido de realizar a seleção, devendo apresentar-se com antecedência mínima de 30 (minutos) para o início da prova, munido de comprovante de inscrição, que deverá ser impresso após confirmação da inscrição via Internet, documento original de identidade e cCaneta esferográfica preta ou azul.

São considerados documentos oficiais de identidade: carteira de identidade expedida pelas Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar, Ministério das Relações Exteriores, Ordens ou Conselhos de Classe, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação com foto, nos termos da Lei nº 9.503 art. 159, de 23/09/1997.

A prova terá duração improrrogável de três horas, incluído o tempo para o preenchimento do cartão-resposta e orientações iniciais sobre o processo de aplicação das provas.

Cronograma

Prova Objetiva: 22 de maio de 2011;
Divulgação do gabarito da Prova Objetiva: 23 de maio de 2011;
Prazo para recurso: 24 de maio de 2011;
Resultado pós-recursos e convocação para entrega de títulos: 25 de maio de 2011;
Entrega de títulos pelos aprovados: 26 e 27 de maio de 2011;
Análise de títulos: de 30 de maio a 2 de junho de 2011;
Resultado da prova de títulos: 03 de junho de 2011;
Prazo para recurso: 6 de junho de 2011;
Resultado da prova de títulos pós-recursos: 8 de junho de 2011;
Resultado final: 8 de junho de 2011.

LOCAIS DE PROVA

::   CPSMAR - Policlínica de Aracati
::   CPSMB - Policlínica de Baturité
::   CPSMCAM - Policlínica de Camocim
::   CPSMCAS - Policlínica de Cascavel
::   CPSMC - Policlínica de Campos Sales
::   CPSMIC - Policlínica de Icó
::   CPSMIT - Policlínica de Itapipoca
::   CPSMSobral - Policlínica de Sobral
::   CPSMT - Policlínica Dr Frutuoso Gomes de Freitas (Tauá)



Assessoria de Comunicação da Escola de Saúde Pública do Ceará

CAMPOS SOBRAL ENCERRA INSCRIÇÕES PARA EXAME DE SELEÇÃO NESTA SEXTA-FEIRA

Ainda há tempo, as inscrições podem serem realizadas até às 17: 00 de hoje.

Encerram-se nesta sexta-feira, dia 20, as inscrições para o Exame de Seleção 2011.2. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Sobral. O processo destina-se ao preenchimento de 210 vagas para os cursos técnicos em Agroindústria, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente e Panificação. 

As inscrições ocorrem exclusivamente por meio do site http://qselecao.ifce.edu.br, onde os candidatos devem preencher formulário de inscrição e imprimir boleto bancário para pagamento de taxa no valor de R$ 40,00. São ofertadas 35 vagas por curso na modalidade subsequente, destinada aos estudantes que já concluíram o Ensino Médio.  

Para se inscreverem, todos os candidatos devem entregar o protocolo de inscrição (que é gerado automaticamente pelo site e deve ser impresso pelo candidato) e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição (se não isento) na sede do IFCE - Campus Sobral, no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h, até o dia 20.

SERVIÇO:

Exame de Seleção do IFCE - Campus Sobral
Inscrições: até 20 de maio
Prova: dia 19 de junho (Conhecimentos Gerais e Redação)
Edital: http://qselecao.ifce.edu.br
       
Instituto Federal de Educação do Ceará - Campus Sobral
Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos
Manuella Nobre – MTB - CE 2087J
PABX: (88)3112.8100

quinta-feira, 19 de maio de 2011

STDS DE ALCÂNTARAS REALIZA CONFRATERNIZAÇÃO DO PETI

O Programa de Erradicação do Trabalho infantil (Peti) de Alcântaras, que atende a crianças de várias regiões do município, é articulador de um conjuntos de ações que visam à retirada de crianças e adolescentes de até 15 anos das práticas de trabalho infantil, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos.

Em Alcântaras o programa é dividido em 05 núcleos, além da sede, as comunidades de Carmolândia, Ventura, São Roberto, Milagre e Lanchinha, totalizando cerca de 180 crianças entre 6 a 15 anos, que recebem aulas sócio-educativas, artísticas entre outras.

Na tarde da última quarta-feira 18/05 na sede da STDS, foi realizado mais uma confraternização com as turmas do peti, e na oportunidade foram relembrado o período de Páscoa, que apesar de comemorado no mês de abril, as crianças fizeram questão de fazer uma comemoração com foco nesta passagem ou comemoração religiosa.

Ainda sobre sua estrutura, o Peti compõe o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e tem três eixos básicos: transferência direta de renda a famílias com crianças ou adolescentes em situação de trabalho, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças/adolescentes até 16 anos e acompanhamento familiar através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no caso de Alcântaras.
Para mais informações fone: (88) 36401043, ou acesse o site do MDS

As informações são da STDS de Alcântaras

TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIO (TCM) FISCALIZA NA ZONA NORTE

Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) está realizando trabalho de fiscalização nas Prefeituras e Câmaras
 
Os Municípios de Granja, Ipu, Moraújo e Senador Sá, na Zona Norte, estão recebendo, deste o início da semana, a visita de técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), responsável pela fiscalização dos gastos públicos na Capital e de todas as cidades do Estado. A fiscalização realizada pelo TCM, chamada de controle externo, já atingiu, somente este ano, 35 Municípios, entre os quais, dez somente nesta região do interior.

Retomado em março deste ano, o trabalho de fiscalização nas Prefeituras e Câmaras Municipais, engloba: volume de recursos; tempo em que o Município passou sem ser fiscalizado; denúncias do Ministério Público Estadual (MPE) e do cidadão comum; Índices de Desenvolvimento Municipal (IDM), e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada Município. Os critérios foram definidos ainda no começo do ano, durante o planejamento estratégico e as prioridades estabelecidas para a fiscalização.

Relatório

Após a visita por parte de técnicos do TCM, fica o órgão responsável pela elaboração de um relatório que será divulgado apontando as irregularidades encontradas. A Assessoria de Comunicação do TCM explica que, apesar dos 35 Municípios fiscalizados este ano, dos 184 do Estado, ainda não foi apresentado nenhum relatório apontando as irregularidades e ilegalidades apuradas.

No Município de Ipu, onde a fiscalização chegou na manhã de ontem, devendo permanecer até amanhã, a inspeção começou pelas secretarias instaladas no prédio da Prefeitura. De lá, os fiscais seguiram para algumas obras executadas ou em fase de conclusão pela Prefeitura na sede e em alguns distritos.

As diligências se concentram na apuração de cerca de 20 denúncias protocoladas pela Organização Representativa dos Amigos de Ipu (Orai), contendo vários indícios de má aplicação dos recursos públicos, principalmente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação básica (Fundeb).

A reportagem tentou contato com o prefeito de Ipu, Sávio Pontes, por meio de sua assessoria. O assessor Fernando Timbó atendeu a ligação telefônica informando que o prefeito Sávio Pontes teria viajado para a casa de familiares, na zona rural da cidade, e na região não tinha cobertura de telefonia móvel.

Na foto de Marcelo Cabral, Praça do paço Municipal de Ipu, uma das cidades da Zona Norte do Estado do Ceará, que recebeu a visita do TCM.

Reportagem completa no Diário do Nordeste

PUBLICADO NOVO EDITAL DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)

Publicado edital com regras para a edição deste ano do Enem. As inscrições começam a partir da próxima segunda-feira, 23 e vão até 10 de junho, e só poderão ser feitas pela Internet

O Diário Oficial da União publica nesta quinta-feira, 19, o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com regras para a edição 2011 do exame, que vai ocorrer nos dias 22 e 23 de outubro.

As inscrições começam a partir da próxima segunda-feira, 23 e vão até 10 de junho, e só poderão ser feitas pela Internet.

O edital traz informações aos alunos que estão concluindo o ensino médio este ano ou que já tenham terminado em anos anteriores.

O anúncio da data foi feito na quarta-feira, 18, pela presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Malvina Tuttman. Ela informou que, a partir de 2012, a avaliação terá duas edições.

Mais oportunidades

Segundo Malvina, a primeira está programada para 28 e 29 de abril, e a definição da segunda edição dependerá das datas das eleições municipais. A intenção, segundo ela, é dar aos estudantes mais oportunidades para concorrer a vagas em instituições de educação superior, a bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

Jornal O POVO, com Agência Brasil

quarta-feira, 18 de maio de 2011

JUSTIÇA CONFIRMA INDEFERIMENTO DO REGISTRO DE CANDIDATURA DE ANTÔNIO MARCOS

Na ocasião, o Ministério Público Eleitoral tinha pedido o indeferimento das três candidaturas. O candidato a prefeito Antônio Marcos já recorreu ao TRE-CE, e segue a campanha eleitoral. Antônio Marcos (PRP) segue nesta noite de quarta-feira com carreata rumo a comunidade de Milagres, Eliésio (PSB) para o Bom Fim, e Charlys Meneses (PSOL) não divulgada.

Leia mais, extraído do Sobral de Prima:

A Justiça através do juiz eleitoral, Dr. Zanilton Batista de Medeiros, considerou procedente a inelegibilidade argüida pelo Promotor Eleitoral, Alexandre Pinto, no último dia 05 de maio, do candidato Antonio Marcos Ximenes Carvalho (PRP) – Coligação Por Uma Alcântaras Melhor Pra Todos.

Dentre as três candidaturas impugnadas pelo Ministério Público Eleitoral, o prefeito tampão, Antonio Marcos (PRB) em virtude de se tratar de genro do prefeito cassado - Raimundo Manduca (O Sapão) – e de não haver provado que o divórcio foi julgado antes do início do segundo mandato do mencionado prefeito. A justiça eleitoral reafirmou a inelegibilidade e o indeferimento do registro de candidatura majoritária do hoje prefeito Antonio Marcos (PRP) .

PEIXE TAMBAQUI DE 30 KG É PESCADO NO AÇUDE PINGA EM ALCÂNTARAS

A façanha aconteceu ao amanhecer de ontem (17/05), pelo agricultor “Pipiu” que conseguiu pescar um peixe de aproximadamente 30 kg no Açude Pinga em Alcântaras. Pipiu desfilou com seu peixe que exibia como um troféu.

Os peixes Tambaquis que foram colocados em 1994 no Açude Pinga pela Prefeitura Municipal, sempre atraíram a ambição dos pescadores, e nem todos conseguem realizarem o feito, por isso quando pego é motivo para ser exibido atraindo atenção de curiosos.

Com imagens e informações do blog Alcântaras

INICIADAS AS OBRAS PARA O ASFALTAMENTO DA CE-241 TRECHO ALCÂNTARAS-COREAÚ

Finalmente os primeiros trabalhos para o asfaltamento da estrada que liga o município de Coreaú ao município de Alcântaras já começou, esse trecho que se encontra em péssimas condições de tráfego, principalmente por conta do inverno que danificou a estrada principalmente a parte que é pavimentada em pedra tosca dificultando o acesso dos que necessitam passar por ali diariamente.

 Essa obra de com certeza impulsionará as atividades socioeconômicas entre os dois municípios, já que uma das atividades que já existe é participação de vendedores da serra que vem aos finais de semana vender seus produtos na feira de Coreaú, sem falar no conforto para quem viaja diariamente nesse trecho e na geração de emprego e renda durante a construção da estrada.

Fonte: Publimarkes

terça-feira, 17 de maio de 2011

CAMPANHA ELEITORAL EM ALCÂNTARAS, TAMBÉM PELA INTERNET

A coligação Por uma Alcântaras Melhor para todos, que tem como candidato a Prefeito Antônio Marcos - PRP e Vice Antônio Matias PC do B, lançou hoje a sua plataforma de campanha via Internet. Esta é a primeira vez que as mídias sociais terão destaque numa campanha eleitoral em Alcântaras.

No site http://www.antoniomarcos44.com.br/ lá estão as principais propostas dos candidatos, perfil e tragetória política do candidato Antônio Marcos e agenda oficial da coligação. Material de campanha, contato, além das principais imagens de campanha também podem serem visualizadas no portal.

Além do site, a campanha pela internet se últiliza de outras das principais mídias da internet.

   Twitter    Facebook    You tube    Orkut

MINISTRA DO TSE MANTÉM CASSAÇÃO DE PREFEITA DE BAIXIO-CE

Em decisão individual da ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Cármen Lúcia Antunes Rocha, julgou extinta ação cautelar em que a prefeita cassada de Baixio, Glória Isabel Pires Ferreira, e sua vice pediam para retornar aos cargos até o julgamento de recurso especial ajuizado no próprio TSE.

A ministra Cármen Lúcia já havia negado, em outubro de 2010, uma ação cautelar ajuizada por Glória Isabel solicitando justamente a suspensão da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), que julgou procedente ação de impugnação de mandato eletivo (AIME) contra a prefeita, até o julgamento do recurso especial. Inconformada, Glória Isabel apresentou recurso (agravo regimental) contra a decisão da ministra, reforçando o seu pedido.

No entanto, desta vez a ministra Cármen Lúcia julgou extinta a ação cautelar apresentada por Glória Isabel e prejudicado o agravo regimental por perda de objeto. Isto porque a ministra lembra que em 10 de maio de 2011 determinou o arquivamento do próprio recurso especial ajuizado pela prefeita cassada, em razão da impossibilidade de reexame de fatos e provas por via deste instrumento judicial.

“Consequentemente, a tutela jurisdicional ora pretendida ficou prejudicada”, salientou a ministra. O resultado disso tudo é queo pedido da prefeita baixiense teve sua ação extinta o que manteve a cassação de Glória Isabel.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

SOBRAL: PROJETO INSTITUI POLÍTICA MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Projeto de Marco Prado baseia-se nas normas federais para estabelecer a Política Municipal de Resíduos Sólidos

Projeto de lei protocolado na Câmara Municipal de Sobral nesta segunda-feira 16, de autoria do vereador Marco Prado (PSDB), estabelece diretrizes para a implantação da Política Municipal de Resíduos Sólidos e a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A proposta baseia-se no projeto de lei recentemente aprovado pela Câmara Federal que impõe obrigações aos empresários, governos e cidadãos quanto ao gerenciamento dos resíduos sólidos.

Marco Prado adianta que a proposta federal “estabelece regras claras para proteger o meio ambiente e a saúde pública dos problemas causados pelos resíduos, bem como punições criminais para quem descumpri-las”. Os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, segundo o projeto, terão de investir para colocar no mercado artigos recicláveis e que gerem o menor volume possível de resíduos sólidos.

O vereador enfatiza que o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos habilita o município a receber recursos da União para investimentos em serviços de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos. “Esses recursos são essenciais para que implantemos ações ambientais que irão garantir a preservação do meio ambiente e, consequentemente, a salubridade e a segurança urbana”, destaca Marco Prado.

 (Por Neil Silveira)

JÁ ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO DO IFCE –SOBRAL

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Sobral está com inscrições abertas, até o próximo dia 20, para o Exame de Seleção 2011.2. O processo destina-se ao preenchimento de 210 vagas para os cursos técnicos em Agroindústria, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente e Panificação.

As inscrições ocorrem exclusivamente por meio do site http://qselecao.ifce.edu.br, onde os candidatos devem preencher formulário de inscrição e imprimir boleto bancário para pagamento de taxa no valor de R$ 40,00. São ofertadas 35 vagas por curso na modalidade subsequente, destinada aos estudantes que já concluíram o Ensino Médio.

Para se inscreverem, todos os candidatos devem entregar o protocolo de inscrição (que é gerado automaticamente pelo site e deve ser impresso pelo candidato) e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição (se não isento) na sede do IFCE - Campus Sobral, no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h, até o dia 20.

SERVIÇO:

Exame de Seleção do IFCE - Campus Sobral
Inscrições: até 20 de maio
Prova: dia 19 de junho (Conhecimentos Gerais e Redação)
Edital: http://qselecao.ifce.edu.br
     
Instituto Federal de Educação do Ceará - Campus Sobral
Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos
Manuella Nobre – MTB - CE 2087J
PABX: (88)3112.8100

MUNICÍPIOS CEARENSES ELABORÃO PLANOS DE SANEAMENTO BÁSICO

 Postagem do dia 11/05/2011, republicada devido problemas no blogger

Vinte cidades cearenses já se movimentam para dar início à elaboração dos seus respectivos planos de saneamento básico que, de acordo com a Lei Federal 11.445, de 5 de janeiro de 2007, tornam-se obrigatórios. Os projetos contam com o apoio da ARCE e Aprece

A Referida Lei estabelece penalidades àqueles que não cumprirem, podendo, inclusive, tornar nulos os contratos de prestação de serviços de saneamento básico e restringir o acesso de recursos financeiros da União. Ciente dessa necessidade, a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará- Aprece, assinou, em fevereiro último,   acordo de cooperação técnica com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará  (Cagece), para que municípios de pequeno porte, com população de até 20 mil habitantes, elaborem seus planos de forma tecnicamente correta e a preços reduzidos.

A equipe contratada pela Aprece inicia os trabalhos já nesta quarta-feira, dia 11, no setor de saneamento da Arce. Os municípios de Aratuba, Barreira, Caridade, General Sampaio, Graça, Grangeiro, Hidrolândia, Ibicuitinga, Ipaumirim, Monsenhor Tabosa, Morrinhos, Mucambo, Nova Olinda, Quiterianópoles e Saboeiro serão objetos de apoio nessa primeira fase. Os técnicos da Agência aguardam a presença de mais cinco cidades que  integrarão o grupo, perfazendo o total de 20. Os estudos englobam não só água e esgoto, mas também resíduos  sólidos e até drenagem, assuntos bastante levantados pelas administrações. Os planos deverão ser de acordo com os princípios estabelecidos na legislação específica, nos âmbitos federal e estadual.

Sobre a participação da Arce na feitura dos planos, caberá à Agência Reguladora orientar a equipe técnica contratada pela Aprece, visando a definição da metodologia a ser empregada; ministrar cursos, seminários e oficinas sobre temas relacionados à gestão e regulação dos serviços de Saneamento Básico e, por fim, elaborar relatório consolidado acerca das atividades em questão, até porque os   planos de saneamento básico se tornaram requisitos na  garantia  de repasse de investimentos do Governo Federal. O acordo de cooperação técnica, envolvendo Arce e Cagece, foca, também, a troca de conhecimentos entre as entidades  públicas, sociedade civil e organizações não governamentais. A iniciativa acaba resultando em capacitação, mobilização e apoio técnico, subsidiando Estado e Municípios com importantes informações rumo ao desenvolvimento.

Assessoria de Comunicação da Arce

MAIOR CHUVA DAS ÚLTIMAS HORAS NO CEARÁ, ACONTECEU NO MUNICÍPIO DE CROATÁ

 Postagem do dia 11/05/2011, republicada devido problemas no blogger

A fundação Cearense de Meteorologia – FUNCEME registrou muitas precipitações de chuvas nas últimas 24 horas no Ceará. Os números são referentes até às 13h01min de hoje 11/05, e o município de Ipueiras registrou 03 das 10 maiores chuvas do Estado, segundo os postos de coleta da Funceme.

Confira as 10 maiores chuvas:

Em Santa Tereza no município de Croata choveu 170.0mm, em Ibiapina 150.0mm, em Matriz município  Ipueiras choveu  141.0mm e em América 138.8mm, em Ipu 137.0mm, Milhã 131.0mm, Senador Pompeu 120.0mm, Mineirolândia 115.0mm, Ipueiras sede 114.0mm, e no Açude Araras em Varjota choveu 109.0mm.

Nos município do entorno da Serra da Meruoca

Massapê 58.0mm, Meruoca 56.0mm, Coreaú 54.0mm, Sobral Sinhá Sabóia 41.6mm, Moraujo 41.0mm e em Alcântaras 29.0 milímetros.

Em Alcântaras depois de uma noite chuvosa, durante todo o dia de hoje 11 de maio, o frio tomou de conta do clima e da paisagem da cidade.

Foto: Serra do Pau Ferrado em Alcântaras.

CEARÁ 2 X 2 FLAMENGO: VOZÃO NA SEMIFINAL DA COPA DO BRASIL

 Postagem do dia 12/05/2011, republicada devido problemas no blogger

Ao empatar com o Flamengo, ontem, o Ceará se credenciou a decidir vaga com o Coritiba para a final. Jogadores do ceará comemoram um dos gols . Neste lance, o atacante Iarley cumprimenta o autor do gol, Washington, seguido por Tiago Humberto. Foto: Kid Júnior

Em uma partida emocionante do primeiro ao último minuto, o Ceará conseguiu arrancar o empate, por 2 a 2, com o Flamengo, ontem, no Estádio Presidente Vargas, e garantiu a classificação para a semifinal da Copa do Brasil. O atacante Washington foi o destaque do Alvinegro marcando os dois gols.

Na fase semifinal, o Vozão vai enfrentar o time do Coritiba que, mesmo perdendo ontem, por 2 a 0 para o Palmeiras, conseguiu avançar, devido à vantagem que abriu no confronto de ida, quando goleou por 6 a 0, o Verdão, em casa.

Com gols de Thiago Neves, duas vezes, e Washington, que também marcou dois tentos, o Ceará, após seis anos, voltou a garantir a classificação para as semifinais da competição, diante de um PV lotado. Como havia derrotado rubro-negro no 1º jogo, por 2 a 1, o Alvinegro tinha a vantagem do empate.

O jogo

Em um início de primeiro tempo movimentado, o Flamengo manteve-se mais tempo com a posse de bola. Aos cinco minutos, Thiago Neves encontrou um espaço em meio a defesa do Alvinegra e chutou uma bomba contra o gol de Fernando Henrique, que espalmou para o lado.

Aos 9 minutos, o Ceará perdia por contusão, o lateral Boiadeiro, em seu posto entrou Diego Macedo. Em meio a pressão rubro-negra, o time de Porangabuçu seguiu aproveitando-se dos contra ataques. Aos 11 minutos, Thiago Humberto recebeu uma bola cara a cara com o arqueiro Felipe, que conseguiu tocar na bola e tirá-la do domínio do jogador cearense.

As investidas da equipe carioca surtiram efeito, aos 19 minutos. Ronaldinho tocou para Thiago Neves dominar no peito e chutar sem dar chances para o goleiro Alvinegro: 1 a 0 para o Fla. O time cearense acabou sentindo o gol e, aos 27, permitiu que, novamente, Thiago Neves avançar pela direita e marcar o segundo gol para o Mengo.

Na tentativa de modificar a posição de sua equipe dentro do campo, o técnico Vágner Mancini colocou Osvaldo no lugar de Vicente. O atacante deu novo ânimo ao Vozão e passou a infernizar a defesa rubro-negra. Aos 34 minutos, Osvaldo sofreu falta, que ele mesmo cobrou. Na trajetória da bola, Washington desviou-a para dentro do gol adversário, marcando o primeiro para o Ceará.

O atacante alvinegro continuou sua movimentação e, aos 38, conseguiu cavar uma falta, que resultou na expulsão de Ronaldo Angelim. Com um a mais em campo, o Ceará passou manter-se mais com a posse de bola, e aos 41 minutos, após cobrança de escanteio de Osvaldo, Thiago Humberto subiu na dividida e, na sobra, Washington conseguiu bater de voleio e empatar para o Alvinegro.

Na volta do intervalo, o Flamengo buscou o terceiro gol logo nos minutos iniciais. Aos nove, Ronaldinho deu o passe para Wanderley, que tentou encobrir Fernando Henrique. No entanto, o arqueiro alvinegro conseguiu tirar a bola.

Mesmo com um jogador a mais, o Ceará permaneceu na defensiva. Aos 19 minutos, Eusébio conseguiu um espaço entre a zaga rubro-negra e chutou uma bomba de fora da área, exigindo que o goleiro Felipe se esticasse todo para tirar a bola.

No minuto seguinte, foi a vez de Thiago Neves, investir contra a defesa alvinegra. Mas, o jogadora acabou isolando a bola por cima do gol. O Ceará ainda assustou a defesa carioca com Eusébio e Osvaldo, mas a vantagem de ter um a mais permitiu que o Ceará conseguisse suportar a pressão até o final.

Leia mais sobre o Jogo Ceará 2 x 2 Flamengo  no Jornal Diário do Nordeste

CAMPANHA ELEITORAL MOVIMENTA ALCÂNTARAS

 Postagem do dia 12/05/2011, republicada devido problemas no blogger

Pelo sim ou pelo o não, os principais candidatos a prefeitura de Alcântaras nas eleições suplementares do dia 05 de junho, mesmo com os registros de candidaturas ainda indefinidas, os candidatos Antônio Marcos e Eliésio Fonteles realizam as suas campanhas política.

Na última noite de quarta-feira duas passeatas/carreatas não oficiais movimentaram a noite na cidade de Alcântaras, a primeira, os simpatizantes de Eliésio (PSB) com queima de fogos e buzinaço percorreram algumas das principais ruas da cidade, logo após foi a vez dos eleitores adeptos de Antônio Marcos responderem com uma movimentação ainda maior, os dois movimentos não chegaram a se encontrarem. Os dois candidatos mantém veiculos de propaganda eleitoral circulando diariamente pela cidade.

Quanto ao candidato Charlys Meneses do Psol, ainda não foi registrado nenhum movimento, e está marcado para próxima sexta-feira o primeiro comício do PRP de Antônio Marcos.

MUNICÍPIOS GANHAM MAIS UM MÊS PARA CUMPRIR META DE VACINAÇÃO

Postagem do dia 12/05, republicada por problemas no blogger. 

O Ceará já tem seus campeões de vacinação contra a gripe. Os municípios de Guaramiranga,  com 91,53% de cobertura, Santa Quitéria (89,16%), Pacoti (84,31%), Paraipaba (83,69%), Bela Cruz (83,62%) e Baixio (82,59%) já cumpriram a meta de 80% de imunização estabelecido pelo Ministério da Saúde para a campanha deste ano. 

Os municípios de Chorozinho, com 79,63% de cobertura, General Sampaio (78,76%) e Mucambo (78,44%) deverão cumprir a meta até a sexta-feira, 13 de maio, data final estabelecida pelo Ministério da Saúde para a campanha "Vacinação para quem precisa de mais proteção", iniciada no dia 25 de abril.

Até a manhã de quinta-feira, 12 de maio, o Ceará havia atingido um percentual de 45,80% da população-alvo vacinada. Além das pessoas com mais de 60 anos, estão sendo vacinadas vacinadas também crianças de seis meses a menores de dois anos de vida, gestantes, trabalhadores da saúde e indígenas. Juntos, esses grupos somam 1.268.205 pessoas em todo o Estado. Desse total, foram vacinadas 580.804 pessoas. Para que os municípios que ainda não atingiram a meta de vacinação de 80% da população possam cumprir os números estabelecidos pelo Ministério, a Secretaria da Saúde do Estado decidiu prorrogar a campanha por mais um mês, até o dia 13 de junho. Nesse período, as pessoas que ainda não se vacinaram poderão se dirigir aos postos de saúde para receber a vacina.

A vacina trivalente que está sendo aplicada imuniza contra a influenza B (sazonal) e influenza A (H1N1 e H3N2). Crianças de 6 meses a menores de dois anos receberão duas doses de 0,25 ml, com intervalo mínimo de trinta dias. Adultos receberão dose única de 0,5 ml. A vacina só é contraindicada a pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina. Pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores também devem evitar a vacina.

Hepatite B

Durante a campanha de vacinação contra a influenza, a Secretaria da Saúde do Estado também está imunizando contra hepatite B. Devem ser vacinadas todas as pessoas na faixa etária de zero a 24 anos que ainda não tomaram a vacina ou aqueles que ainda não completaram o esquema de três doses para a imunização contra hepatite B.

Mais informações
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Estado
3101.5221/8733.8213 .www.saude.ce.gov.br

COMPLETAMOS 02 ANOS !

Foi no dia 12 de maio de 2009 que publicamos a primeira postagem, gosto de dizer publicamos, pois não faço este espaço sozinho, temos bastante participações, solicitações e leitores que fazer parte da construção deste blog, os parceiros, os leitores especiais e etc.

Neste espaço de tempo muitas de nossas postagens foram replicadas em sites de expressão regional e estadual, colaboramos como excelente fonte de pesquisa e informações até mesmo para matérias de jornais importante de nosso estado do Ceará, e já servimos até como ponte e ajudamos no reencontro de familiares totalmente separados por este imenso país chamado Brasil, eis um dos motivos que me levam a contribuir com esse trabalho.

Trabalho totalmente voluntário, e que exige muito cuidado, seriedade e responsabilidade nas informações aqui publicadas. Como administrador, por alguns artigos, já fui pressionado, no entanto não fui calado. Também não vejo motivo para temer em falar o que penso, principalmente de quando se trata de uma verdade que precisa ser dita. Atos violentos contra o meio ambiente, contra o nosso patrimônio ou cultura, ou mesmo contra o povo.

Usamos um modelo agrupado de páginas, onde em somente uma visita, é possível ler visualizar cerca de 15 postagens ao mesmo tempo, em 02 anos atingimos cerca de 300.000 visitas, sendo 200.000 visualizações de páginas somente no último ano no período de maio a maio, isso com apenas pouco menos de 1100 postagens. Recebemos centenas de comentários, destes 99% agradáveis e alguns jamais imagináveis por um simples blog como este.

Gosto de publicar aquilo que acho interessante, aquilo que eu goste, ou ainda aquilo que irá servir para algo.

Durante esse tempo, foi muito bom!
Agradeço a todos, obrigado.

POPULAÇÃO ADERE AO RALI DA BR-222

A população das cidades de Alcântaras, Santana do Acaraú, Sobral, Forquilha e vizinhança aderiu ao ''rali da BR-222''. Centenas de pessoas participaram do inusitado protesto contra a buraqueira da rodovia. 

A caravana de veículos de passeio, bicicletas, carros 4x4, moto e até de gente a pé partiu por volta das 10h30min de Sobral, após a chegada do governador Cid Gomes. O rali chegou a cidade de Itapajé, ponto final do protesto, por volta das 15 horas.

Cid dirigia um veículo 4x4 levando o prefeito de Sobral, José Arruda (PT). Também estavam presentes os deputados Ferreira Aragão e padre José Linhares. O rali foi proposto pelo governador. É mais um capítulo da crise com o Ministério dos Transportes e desavenças com o ministro Alfredo Nascimento (PR).


O POVO Online com informações da repórter Ranne Almeida

A caravana de Alcântaras, esteve em companhia do Prefeito Antônio Marcos que aderiu ao protesto contra a situação da BR-222.

Já pensaram se essa moda de rali como protesto pega. Seria bom a população de Alcântaras e Coreaú realizarem o Rali da CE-241 Alcântaras-Coreaú. Detalhe, esse trecho já é usado pelo "Rali Piocerá" que é um dos maiores enduros da América Latina.

SANTANA DO ACARAÚ-CE: QUATRO PESSOAS MORREM EM ACIDENTE NA CE-178:

Um acidente deixou quatro mortos após colisão entre uma ambulância e um veículo Siena, na CE-178, que liga Santana do Acaraú a Sobral, na tarde deste domingo (15).
Três vítimas estavam na ambulância, já a quarta foi o motorista do carro de passeio.

Morreram desse acidente:

Francisco Otaciano: Motorista da Ambulância.

Maria do Socorro Amâncio: Auxiliar de enfermagem, vinha na ambulância.
Maria das graças dos Santos: Passageira da ambulância estaria voltando do hospital Santa Casa, onde internou uma de suas filhas.

José Samuel Hernandes González, Motorista do Siena, Doutor, cubano, trabalhava como representante da faculdade Inta em Sobral.

O motorista da ambulância foi socorrido para a Santa Casa, vindo a morrer momento depois, os outros 03 envolvidos no acidente morreram no local da tragédia.

A perita, Fátima, declarou para nossa reportagem que um dos motivos do acidente foi velocidade, mas vai retornar ao local, na manhã da segunda-feira, dia 16, para continuar seu trabalho de pericia, pois foi impossibilitada de trabalhar devido a multidão de curiosos no local.

Os corpos foram transladados para o IML da cidade de Sobral

Fonte: Força Tática de Camocim

domingo, 15 de maio de 2011

REALIZADO O PRIMEIRO COMÍCIO DAS ELEIÇÕES SUPLEMENTARES DE ALCÂNTARAS

O Partido Republicano Progressista (PRP) do Candidato Antônio Marcos realizou na  sexta-feira 13/05 o primeiro comício da Coligação "Por Uma Alcântaras Melhor para Todos," que tem ainda tem como candidato a vice prefeito o ex-vereador Antônio Matias (PC do B).

 A movimentação dos pró-Antônio Marcos, se iniciou na localidade de sítio Algodões, zona rural de Alcântaras, uma carreata se formou e passou pelas principais ruas de Alcântaras, sendo em seguida com uma passeata saindo da Praça Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e terminando com uma concentração na Praça Senador Virgílio Távora, local onde aconteceu o comício.

O PRP de Antônio Marcos tentou por duas vezes cancelar o pleito marcado para o próximo dia 05 de junho, sem sucesso resolveu partir de vez para a campanha eleitoral. Entusiasmado com a receptividade que vem recebendo, segundo ele, está confiante no resultado positivo, destacou sua trajetória política e o seu trabalho que vem realizando, principalmente desde que se tornou prefeito interino.

A corrida para a prefeitura de Alcântaras, ainda tem dois candidatos, Eliésio Fonteles do PSB e Charlys Meneses do Psol.



Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores