sexta-feira, 11 de junho de 2010

PREFEITO DE SANTANA DO ACARAÚ TEM MANDATO CASSADO PELO TRE

Além do prefeito, todos os vereadores que fazem parte da coligação também foram cassados. Decisão ainda cabe recurso

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou, nesta sexta-feira, o prefeito de Santana do Acaraú, José Maria Sabino (PMDB), e todos os vereadores que integram sua coligação. A acusação foi feita pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).


Sabino e o grupo teriam utilizado o fax do Sindicato do Trabalhadores Rurais do município em campanha. Sindicato é entidade vetada para fazer doações em campanhas eleitorais. Cabe recurso.


Fonte:Blog do Eliomar

COREAÚ-CE: OS FILHOS DE FRANCISCO NÃO APARECERAM


O badalado show da dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano em Coreaú foi por água a baixo

Depois da polêmica sobre o valor da licitação para a contratação do show e da possibilidade da prefeitura realizar a venda de camarotes, o pior iria acontecer; ninguém poderia imaginar que depois de tudo isso o show fosse cancelado.

Notícia caiu como uma bomba na região, segundo as informações colhidas em blogs da cidade de Coreaú e região, o motivo do cancelamento seria a falta de estrutura , o palco além de muito baixo , também não suportaria o peso dos equipamentos de som em que a dupla iria se apresentar.

No começo desta noite de sexta-feira, muitas pessoas seguiram em direção a cidade de Coreaú, os rumores ainda, é que todo o evento teria sido cancelado, inclusive o show da banda Novo Balancear. Uma verdadeira decepção para todos.

"Que me desculpem os amigos de Coreaú, mas nesses eventos não são necessários esbanjar tanto..,a cultura em si, são as próprias quadrilhas juninas e pouco se fala nelas nesse festival de Coreaú. A mesma coisa acontece com a recém criada expo-vale"

Escrito por Edilson Angelo

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA PARALISIA INFANTIL COMEÇA NO SÁBADO 12 DE JUNHO


O último caso de paralisia infantil registrado no Ceará foi em 1988. Para deixar a doença cada vez mais distante da população, no próximo sábado, dia 12 começa no Estado e em todo o País mais uma campanha de vacinação contra a poliomielite.

A Secretaria da Saúde do Estado e a Secretaria da Saúde de Fortaleza lançam a campanha, conjuntamente nesta sexta-feira, dia 11, às 9 horas. O lançamento será no Centro de Saúde Família São José, na Rua Desembargador Frota, s/n, Parque São José, ao lado do terminal do Siqueira.

Com o tema “Vacinou, é gol”, e o Zé Gotinha, símbolo da campanha da imunização, vestido de verde e amarelo, em pleno clima de copa do mundo, a meta no Ceará é vacinar 741.189 crianças menores de 5 anos. Nos pontos de vacinação, as crianças entre 2 e 5 anos que ainda não tomaram a vacina contra a Influenza A também ficarão imunizadas contra o vírus H1N1.

A estrutura da campanha de vacinação é grande. São 1.692 postos fixos e 20 mil postos volantes em todo o Estado. Em todos os 184 municípios cearenses 30 mil pessoas estão envolvidas nos trabalhos de vacinação. No estoque de vacinas, além da Sabin, que imuniza contra a paralisia infantil, estão as vacinas tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), e contra hepatite B, difteria e tétano e ainda contra rotavírus. Os pais terão uma boa oportunidade de colocar o cartão de vacinação dos filhos em dia.

No quadro abaixo, você confere os índices de cobertura vacinal do Ceará.

ANO 1ª ETAPA (%) 2ª ETAPA (%)
2000 102,04 101,76
2001 100,61 101,34
2002 100,32 102,10
2003 100,94 101,11
2004 97,50 98,18
2005 95,75 96,60
2006 99,12 100,51
2007 93,94 94,53
2008 98,06 94,82
2009 97,20 99,55

Fonte: SI-PNI/Sesa-CE
Assessoria de Imprensa da Sesa

RACHA POLÍTICO: PSDB anuncia entrar na disputa ao governo


Antes da reunião do senador Tasso Jereissati com os deputados do PSDB, o dia todo foi de muita especulação

"O PSDB terá candidato próprio ao Governo do Estado". O anúncio foi feito ontem, pelo presidente estadual do partido, Marco Penaforte, após uma reunião de quatro horas entre o senador Tasso Jereissati, lideranças tucanas e o presidente estadual do DEM, Chiquinho Feitosa, incluindo boa parte da bancada da sigla na Assembleia Legislativa. A partir de agora, os tucanos vão trabalhar um nome que possa ser o candidato do partido a governador. O senador Tasso não falou com a imprensa.

Embora Penaforte tenha destacado que vários motivos levaram o partido a tomar tal decisão, a gota d´água foi o fato de o governador Cid não ter atendido a uma ligação telefônica do senador Tasso, no último sábado, quando do encontro do PSB, na Serra da Meruoca.

"Afasta-se um espectro que havia sobre a democracia política do Ceará que era a ameaça de uma chapa única ao Governo do Estado. Mergulhamos agora em uma discussão para definir quem vai ser o candidato", disse Marco Penaforte.

Políticas Públicas

Penaforte, eleito entre os tucanos como porta-voz para passar a notícia, enfatizou que o partido iniciará, a partir de agora, uma discussão sobre os problemas vitais do Ceará.

"A política cearense estava devendo isso ao povo. Discussão de ideias sobre políticas públicas e sobre problemas gravíssimos no Estado como a insegurança reinante", enfatizou em tom de crítica à própria postura adotada pelo seu partido nos últimos três anos em que prestou apoio administrativo à gestão de Cid Gomes (PSB).

Questionado sobre como o partido faria para colocar-se agora como oposição tendo passado todo o período do governo apoiando Cid Gomes, Penaforte lembrou a fidelidade da bancada do partido na Assembleia à gestão Cid Gomes, mas lamentou a falta de prestígio.

"É lamentável verificar que após estes anos todos, nossa bancada não foi contemplada. A cerca de um mês nós solicitamos uma reunião com o governador para tratar de coligações e nem sequer teve uma resposta formal", enfatizou. A posição de Penaforte sempre a de que o partido tivesse candidato próprio, o que não representava a posição da maioria dos deputados da agremiação.

Fonte: reportagem completa no Jornal Diário do Nordeste

quinta-feira, 10 de junho de 2010

PESQUISA E LEITURA: Cidade de Alcântaras ganha nova Biblioteca Municipal


Novo acervo bibliográfico, novas cadeiras e estantes, sistema de informação e sala de vídeo e infantil. Essa será da nova estrutura da Biblioteca Municipal Francisco Cunha Freire da cidade de Alcântaras. Os recursos são um convênio entre prefeitura municipal com o “Programa Livro Aberto” do Ministério da Cultura e Biblioteca Nacional

Após sair do antigo prédio da Escola Gregório Cunha Freire, com a sua estrutura inadequada, o novo prédio foi reformado e adequado nas dependências da antiga Lavanderia Municipal de Alcântaras, e assim recebeu cerca de 2000 novos livros dos mais diversos gêneros, além de estrutura de mesas e cadeiras, TVs, computadores e outros, contabilizando cerca de R$ 80 mil reais em equipamentos vindos de programa de apoio a bibliotecas municipais.

Segundo a Coordenadora da Biblioteca Municipal, Edilene Alcântara, a biblioteca recebeu um precioso acervo, sendo divididos em grupos, como por exemplo: o grupo dos livros literários que inclui gêneros de todos os tipos, além de obras gerias, fazendo parte desse grupo os livros de Educação, História, Ciências Sociais e etc., e ainda o setor de referência que são as enciclopédias, dicionários e outros livros de pesquisa que não podem sair do local. Destaca ainda o setor de infanto-juvenil, esse sendo direcionado exclusivamente ao incentivo a leitura aos jovens e crianças.
Ainda em fase de implantação, a nova Biblioteca Municipal de Alcântaras, Francisco Cunha Freire, fica localizada na Rua Pedro Caetano s/n, funciona no horário provisório de 08:00 as 11:30 e de 13:30 as 17:00
Informações: no local

Escrito por Edilson Angelo

COMDEMA DE ALCÂNTARAS REALIZA DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS E CAMINHADA ECOLÓGICA

Caminhada marca o reinício da luta em preservação do Meio Ambiente no município de Alcântaras. Na foto acima, COMDEMA e ECOS e demais percerias na entrega de mudas de plantas no morro da Santa Cruz

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) realizou nesta quinta-feira 10/06 uma caminhada ecológica. Além de passar por ruas e avenidas da cidade de Alcântaras, um dos focos principais foi à visita da comunidade do morro da Santa Cruz. A caminhada teve como principal objetivo a distribuição e a plantação de mudas de plantas pela cidade. Entre as plantas algumas medicinais, frutíferas e também com características de produzirem sombras.

O ato, que também faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente e comemorado no último dia 05 de junho, vem reformar na conscientização das causas ambientais e do trabalho coletivo, que muito pode contribuir e melhorar a realidade ambiental mundial. Por isso, o COMDEMA, se juntou a Entidade Cooperativista Sustentável (ECOS), e mais algumas entidades públicas como a Escola Municipal Inocência Alcântara Freire, Alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e juntamente com técnicos da Secretaria de Agricultura e Ação Social.

Durante o percurso foi realizados a plantação de mudas na av. Virgílio Távora, distribuição de mudas pelas ruas dos bairros Belas Vista e Santo Antonio. A comunidade da Santa Cruz também recebeu a visita da caravana, receberam mudas de plantas e se comprometeram a trabalhar para que a região seja mais rearborizada e preservada.


Vista aérea dos Bairros Bela Vista e Santo Antônio (Visto do Morro da Cruz)
Distribuição de mudas
Arborização na av. Virgílio Távora

Escrito por Edilson Angelo


quarta-feira, 9 de junho de 2010

VIII FESTIVAL DE QUADRILHAS DE COREAÚ


Confira abaixo a programação do VIII Festival de Quadrilhas de Coreaú:

Dia 10/06


- Apresentação das quadrilhas;
- Show com a Banda de Forró Licor de Menta.

Dia 11/06

- Apresentação das quadrilhas;
- Show com a Banda Novo Balancear;
- Show com a dupla Zezé de Camargo e Luciano.

Local do Evento: Parque de Exposição Chico Oliveira (Estrada Coreaú - Alcântaras)

Obs: Na entrada será cobrado um kg de alimento não perecível.

do blog Coreaú: Segundo informações de populares, alguns comerciantes da cidade estrão disponibilizando os alimentos na entrada do parque, para que seja efetuada a compra por parte do público.

terça-feira, 8 de junho de 2010

COMDEMA DE ALCÂNTARAS PASSARÁ POR REESTRUTURAÇÃO


O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) se reuniu extraordinariamente na última sexta-feira 04/06.

Entre os assuntos que foram discutidos estão à reestruturação do conselho, ações em detrimento da Semana do Meio Ambiente, além de diversos assuntos de interesses do órgão.

A reunião teve a presença de representante da Secretaria de Cultura e Turismo, da Ação Social, da Câmara Municipal, e da própria Secretaria de Agricultura local onde foi realizado o e vento. Também houve a participação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e de membros da sociedade civil.

Devido à dificuldade dos membros do Conselho se reunir, algumas ações do COMDEMA não obtiveram o devido sucesso, o mandato da primeira diretoria está expirado há quase um ano, e por isso só deverão participar da próxima diretoria pessoas com tempo e comprometimento para realmente agir na defesa do meio ambiente.

A novidade, tanto para a nova reformulação do Conselho, como as próximas ações, é a participação da Entidade Cooperativista Sustentável (ECOS), que esteve representada pela secretária administrativa Zoraide Alcântara. Uma comissão formada por alguns presentes na reunião ficará encarregada de articular para a formação da nova diretoria do COMDEMA, também ficaram definidas algumas ações, entre outras, uma caminhada ecológica, distribuições e replantio de mudas, e a apresentação de um fórum sobre o COMDEMA. A comissão se reunirá novamente na manhã de hoje 08/06 para algumas definições.

Quem estiver interessado, é só procurar a Secretaria de Agricultura, localizado a Rua Roberto Ximenes s/n, anexo da prefeitura. Informações 3640-1033 Ramal 24

Escrito por Edilson Angelo

segunda-feira, 7 de junho de 2010

CENSO 2010: Quantos são, e como vivem os sobralenses?

Estas e outras perguntas começarão a serem respondidas a partir do dia 1º de Agosto. Depois de 10 anos, quando ocorreu o ultimo censo demográfico, a população do município de Sobral será novamente recontada.

O último censo agropecuário realizado em 2007 não contava as populações dos municípios acima de 170 mil habitantes. Assim, municípios como Fortaleza, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Caucaia, e Sobral não participaram do último levantamento da população feito Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2000, ano em que foi realizado o censo demográfico, o município de Sobral contabilizou 155.275 mil hab. Deste total, 75.275 homens e 80.001 mulheres, ou seja, um déficit 4.726 mulheres, ou; Razão de sexo de 94,09 homens para cada 100 mulheres.

134.508 habitantes viviam na cidade de Sobral e nas demais sedes de distritos, e apenas 20.768 vivendo na zona rural, com isso tendo uma taxa de urbanização 86,63%. E ainda, com renda domiciliar per capita (R$) de 151,59.

Em julho de 2009, o IBGE divulgou a estatística anual das populações, segundo o órgão, no ano passado Sobral possuía uma população de 182.431 mil hab., sendo a maior da zona norte do Ceará, no entanto esses números são apenas estatísticos e deverão ser realmente confirmados ou não através da pesquisa e contagem da população que se iniciará a partir do mês de Agosto. É bom lembrar que o censo não conta somente a população, através dele, é que será mostrado o verdadeiro retrato da população do país, dos estados e dos municípios brasileiros.
Escrito por Edilson Angelo

Dúvidas e números do seu município cearense? Deixe um comentário abaixo.

ALCÂNTARAS: Prefeitura Municipal com novos horários de funcionamento

A Prefeitura Municipal de Alcântaras e suas secretarias têm um novo horário de funcionamento.
Deixa de vigorar o horário de 07h30min as 13h30min que entrou em vigor desde 18 de Fevereiro de 2010, e volta o antigo horário 08h00min às 17h00min horas.

O novo horário de funcionamento passou a valer a partir desta segunda-feira 07/06.

domingo, 6 de junho de 2010

POLÍTICA: Pense em povo inteligente!


Tasso preciona Cid a barrar Pimentel e fechar Alinça PSB-PMDB ao senado

O senador Tasso Jereissati insistirá junto ao governador Cid Gomes para barrar a candidatura do deputado federal José Pimentel ao Senado. O jornal Diário do Nordeste deste domingo revela que Cid e Tasso tiveram uma conversa reservada na sexta. O teor do encontro ainda não vazou. Tucanos e socialistas procurados pelo portal CearaAgora preferiram não se manifestar sobre a conversa de dois grandes caciques da política do Ceará.

A proposta apresentada por Tasso e o PSDB ao governador Cid Gomes visa construir no Estado duas grandes coligações eleitorais, e ambas apoiando a reeleição de Cid. A primeira unindo os partidos de esquerda - PSB,PCdoB e PT além do PP e PDT indicaria Cid para governador e um membro do PT para vice. Todos esses partidos estariam unidos para a Assembleia e a Câmara Federal e votariam informalmente em Eunício e facilitariam a reeleição de Tasso Jereissati.

A segunda coligação seria formada por PSDB-PMDB-PHS-PRB-PSL-PSC indicaria os dois candidatos ao Senado: Tasso Jereissati e o deputado federal Eunício Oliveira. Mas, esse acordo defendido pelos tucanos encontra resistências no PMDB. Eunício não quer essa aliança pois sua campanha perderia seus dois principais cabos eleitorais: o governador Cid Gomes e o presidente Lula. Nem Cid nem Lula poderiam aparecer na propaganda eleitoral gratuita de Eunício.

Contudo, apesar das dificuldades a ser apresentadas por Eunício Oliveira, sua posição final depende da vontade do governador Cid Gomes. Se Cid aceitar a proposta do PSDB de Tasso Jereissati, Eunício também não se oporá. Até mesmo porque com essa nova união pelo Ceará, Eunício a princípio não teria com Tasso sequer adversários para o Senado. Cid também só enfrentaria a candidata do PSOL, Soraia Tupinambá.

Por Donizete Arruda,(do Portal Ceará Agora)
Imagem: Web, divulgação

POLÍTICA: Cid reune liderançãs do PSB em Meruoca


O presidente do PSB do Ceará, governador Cid Gomes, esteve reunido com lideranças da sigla na manhã deste sábado (05) no Ytacaranha Hotel, em Meruoca, para definições de políticas públicas para a Região Norte.

O primeiro encontro ocorreu no Crato (Região do Cariri). Esse ciclo de reuniões vai se encerrar em Guaramiranga (Maciço de Baturité) no sábado, dia 12. Depois disso, virá a convenção estadual do PSB, dia 27 próximo em Fortaleza.


Em tempo: O governador Cid Gomes que chegou à Sobral por volta das 17:00hs de sexta-feira(04) permanecerá em sua residência na Palestina (Meruoca) todo o final de semana com familiares.

Fonte: Sobral de Prima (foto Zé Donato)

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores