sábado, 11 de agosto de 2012

TEMPERATURA EM SOBRAL CHEGA A 40º C NESTE MÊS


Neste ano, baixa incidência de chuva deixou a temperatura mais alta. Médicos alertam  para problemas de saúde e dão dicas de prevenção. 

Neste mês de agosto, em Sobral, na Zona Norte do Ceará, a temperatura chega a 40º C, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A cidade é conhecida no Ceará pelo calor, principalmente no segundo semestre. Em 2012, o calor foi agravado devido à baixa incidência de chuva. Médicos alertam que alta temperatura pode causar problemas de saúde.

Com o calor e baixa humidade do ar, médicos recomendam que a população adote medidas de prevenção. As condições climáticas da cidade podem provocar ardência e ressecamento nos olhos, boca, nariz até o agravamento de doenças respiratórias.

Para prevenir, é recomendado ingerir bastante líquido, evitar fazer exercícios físicos em horários de muito calor e manter os ambientes arejados e livres de fumaça de cigarro e poeira. Ainda de acordo com médicos, é importante manter um recipiente com água ou um pano molhado no quarto antes de dormir, para deixar o local úmido.

Causas
Segundo a geógrafa Isorlanda Caracristi, da Universidade do Vale do Acaraú, além do baixo índice de chuva na região neste ano, a geografia de Sobral contribui para o aumento da temperatura. A cidade fica em um vale e cercada por serras, o que reduz a circulação de ventos no local.

A geógrafa diz ainda que o desmatamento na região é um "fator humano" que causa aumento da temperatura. "Tivemos aqui um desmatamento muito grande nos arredores nesses últimos anos. Um desmatamento muito grande também na Serra da Meruoca, que ameniza as nossas temperaturas", explica.

Aumento nas vendas
Nesta época, a venda de ar-condicionado duplica, segundo Francisco Rodrigues, que vende o aparelho na cidade. De acordo com o vendedor, em média, são vendidos 70 aparelhos por mês no primeiro semestre do ano. De agosto a dezembro, são vendidos cerca de 140 aparelhos por mês. "É um grande companheiro, grande aliado, é um vendedor o calor aqui da região", diz Francisco.

Do G1/ce

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

POLÍTICA EM COREAÚ TÁ ASSIM: NAS MÃOS DO POVO


Chico Antônio-PSB e Carlos Roner levados pelo povo em Coreaú

A política de Coreaú está pegando fogo, e a busca pelo poder é testada a cada manifestação, em ambos os palanques. Com uma campanha polarizada, o candidato da oposição, Chico Antonio trabalha com o apoio do PSB do Ceará aliada a figura da viúva (Dona Marlene) do maior líder da Palma, o saudoso Chico da Bomba. Já o prefeito Carlos Roner (PSDB) que é candidato a reeleição tem a força da “máquina”, o maior número de vereadores eleitos e um vice, que é o fiel da balança, na política de Coreaú. O vice de Roner (PSDB) é o advogado Francimor Ximenes (PPS) que tem sua esposa vereadora (Regina Flávia) e o famoso “Peito de Aço”, o vereador Manoel Gonçalo, que teve maioria na campanha eleitoral do populoso distrito de Ubauna. A política da Palma está nas mãos do povo.

Do Blog Sobral de Prima

O ADEUS A SRª FÁTIMA FREIRE


Faleceu ontem (08/08), em Fortaleza, a Sra. Fátima Freire, 58 anos. A mesma estava passando por problemas de saúde e se encontrava em tratamento na capital cearense.

Filha do Sr. Quinca Gregório, a mesma recentemente perdeu sua matriarca, a Sra. Ana Geni, que amanhã, completará exatamente 02 meses de sua partida à morada eterna.

Seu corpo foi velado na residência da Socorro do Toinho, no Centro da cidade. Depois da missa de corpo presente iniada às 15h00min na Igreja Matriz de Alcântaras, seu corpo seguiu para o sepultamento no Cemitério São José, nesta cidade.

Descanse am Paz!

Com informações/imagem do Blog Alcântaras

FESTEJOS DO SÍTIO SÃO BERNARDO-2012 EM ALCÂNTARAS


Teve início no dia 05/07, os Festejos em Louvor a São Vicente de Paulo, padroeiro do Sítio São Bernardo, que se estendem até o dia 12 e tem como tema: “São Vicente de Paulo e a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”.

Para os demais noites a programação assim prossegue:

- Dia 09/08 – Noite dos Comerciantes, Trabalhadores Rurais, Aposentados e Terço dos Homens.
Celebração com o Diácono João Paulo;

- Dia 10/08 – Noite dos Missionários, Comunidade de Rosápolis, Desterro e São Luís.
Missa com pe. Edmilson;

- Dia 11/08 – Noite das Autoridades, Visitantes, Conselho Administrativo e Comunidade de São Bernardo.
Missa com Pe. Edmilson;

- Dia 12/08 – Dia da Festa com Missa Solene com Pe. Edmilson.

Participe!

Informações do Blog Alcântaras

MOVIMENTAÇÃO POLÍTICA DOS CANDIDATOS EM ALCÂNTARAS

Até o momento não foi registrado nenhum evento político (comício) nesta semana para os coligações que disputam  as eleições este ano em Alcântaras.

Deste segunda 06/08, os candidatos João Lira e Toinha Sergino cumprem agenda de campanha com visitas domiciliares na parte sudoeste/sudeste do município, que vai do boqueirão a região do Sítio Silva. Os candidatos da "Coligação Alcântaras Levada a Sério", conversam de perto com a população sobre os problemas diários que enfrentam e sobre o que esperam de melhorias para o município.

A Coligação "Alcântaras de Paz e Progresso", que tem como candidatos Eliésio e Joaquim ,também realizam visitas, mas não temos a agenda oficial dos candidatos.

Como neste fim de semana (sábado) acontece a última novena dos Festejos de São Vicente de Paulo, no sítio São Bernardo, os candidatos também devem fazer corpo a corpo com o eleitorado na localidade.

COLISÃO ENTRE VEÍCULOS DEIXA UM MORTO E OUTRO EM ESTADO GRAVE NA CE-364, ENTRE MORAÚJO E COREAÚ


Uma colisão entre um Polo e uma D-20 ocorrido por volta das 19h50min de quarta-feira (08) na CE-364, entre os municípios de Moraújo e Coreaú, deixou o saldo negativo de um morto e um ferido em estado grave.

Conforme relatou o motorista da D-20, o Sr. Maximiano Vieira de Lima, 30 anos, o mesmo ia trafegando na CE no sentido Moraújo/Coreaú quando se deparou com o veículo Polo que vinha no sentido contrário. O Polo era conduzido pelo Sr. Antonio Dório Edson de Sousa, 57 anos, e tinha como passageiro o Sr. José Gerardo de Aguiar, 65 anos.

Próximo a localidade de Paris ouve a colisão entre os veículos, que segundo populares trafegavam em alta velocidade. A colisão foi tão violenta que fez com que o veículo Polo capotasse por várias vezes. O Sr. Antonio Dório Edson de Sousa sacou para fora do Polo, sendo jogado a cerca de 50 metros e tendo morte imediata. Já o motorista ficou dentro do carro e foi socorrido por populares para Santa Casa de Sobral em estado grave.

O motorista da D-20 nada sofreu e prestou seu depoimento à polícia. Os policiais do Destacamento de Moraújo (Cbs Vasconcelos, Charles e Sd Passos) foram ao local, isolaram a área e acionaram perícia e rabecão que estiveram no local e trasladaram o corpo da vítima para o IML de Sobral. 

Do CAMOCIM POLÍCIA 24h 

terça-feira, 7 de agosto de 2012

NOVO CURSO DA FDR - ENEM 2012


Para quem vai fazer o Enem 2012, uma boa oportunidade lançada pelo Fundação Demócrito Rocha-FDR e o Jornal O POVO. Confira:

Prezados(as) senhores (as),

Pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade Aberta do Nordeste, da Fundação Demócrito Rocha, está lançando uma iniciativa que tem como objetivo ampliar as oportunidades de acesso dos estudantes, aqueles que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio, a uma vaga de ensino superior nas instituições públicas federais no Ceará (UFC e IFCE) ou qualquer outro estado. O curso será em parceria com o Colégio Christus.

CURSO ENEM 2012

Inscrições através do site www.fdr.com.br/enem2012
Fascículos gratuitos encartados no Jornal O POVO, a partir do dia 6 de agosto/12, durante doze semanas consecutivas.
Aguardamos a sua inscrição!
A Coordenação.

MEDIDA EDUCATIVA: POLICIA MILITAR DE ALCÂNTARAS REINICIA PROCESSO DE ORIENTAÇÃO A CONDUTORES


Destacamento realiza alertas e implanta novamente medidas educativas de segurança no transito da cidade.

O Destacamento da Polícia Militar de Alcântaras iniciou novamente na manhã desta terça-feira,07, alertas de medidas educativas e de segurança no trânsito da pequena cidade serrana. 

O Comandante Paulo Cléver que logo quando assumiu o Destacamento de Alcântaras havia   implantado normas educativas de segurança voltada principalmente aos condutores de motocicletas e motonetas como o uso de capacete; a "proibição da condução de crianças menores que 7 anos de idade em motos;a condução de veículos automotores por menores além de constantes  alertas para a regularização dos transportes e o porte obrigatório da CHN, voltou a alertar condutores sobre o desrespeito às normas anteriormente adotadas no transito do município orientando alguns condutores que estavam em desacordo com o CTB.

Após a implantação e já quando muitos condutores utilizavam regularmente capacetes, respeitavam a velocidade máxima permitida  para vias urbanas e  estavam atentos a observância sobre a condução de crianças o Destacamento apenas continuou a observar passivamente o comportamento dos alcantarenses, até que as velhas e erradas praticas voltassem a aparecer. 

Em pouco mais de um mês sem a 'autuação' de condutores, ocorreram no município batidas, solta de foguetes, superlotação de passageiros, condutores dirigindo embriagados, suspensão do uso de capacete por parte dos condutores, bem como o retorno de menores a conduzir veículos automotores. Todas estas ações que simplesmente ignoraram as regras antes implantadas e até mesmo a resolução judicial ( Portaria Nº 006/2012) Expedida pelo Juiz da Comarca de Meruoca fizeram que o Destacamento voltasse  a realizar advertência e a praticar novamente orientações educativas no trânsito de Alcântaras.

A partir desta data, todas as medidas anteriormente adotadas devem ser integralmente cumpridas pelos alcantarenses, sob pena de advertência verbal e escrita e até de apreensão de transportes. Reinicia.

Francisco Freire (Portal Jovem)

Acidentes envolvendo motos costumam matar muitos alcantarenses. 

A foto acima, foi do acidente ocorrido no dia 07 de julho de 2011, onde três pessoas perderam a vida de uma só vez na batida entre duas motos na CE-241 (ladeira do Búzio). Ainda no mesmo mês outro perdeu a  vida na mesma estrada (curva do Doca).

INSCRIÇÕES PARA O HOSPITAL REGIONAL NORTE PROSSEGUEM ATÉ O PRÓXIMO DIA 13


Uma boa notícia aos profissionais que por algum motivo perderam o prazo do último dia 5, domingo, para se inscrever na seleção pública e concorrer às 1.641 vagas do Hospital Regional Norte: as inscrições foram prorrogadas até o dia 13 de agosto, segunda-feira.  Está mantida a data da prova de conhecimentos específicos. Conforme calendário divulgado inicialmente, será realizada no dia 2 de setembro.

Do total de 1.641 vagas ofertadas na seleção pública, 342 são médicos e 563 para técnicos em enfermagem. As inscrições podem ser feitas pelo site do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (www.isgh.org.br) . O ISGH foi o mesmo que fez a seleção dos 994 profissionais do Hospital Regional do Cariri, que já estão trabalhando e atendendo a população de 1,4 milhão dos 44 municípios da macrorregião do Cariri desde abril do ano passado, quando o HRC começou a funcionar.     

Inauguração

As obras do Hospital Regional Norte estão em fase final de conclusão. O governador Cid Gomes já anunciou que até o final do próximo mês de setembro fará a inauguração. O HRN fica em Sobral, mas como hospital regional vai assistir  a população de toda a macrorregião Norte, num total de 1,5 milhão de habitantes dos 55 municípios. Com 57 mil metros quadrados de área, será o maior hospital do interior do Nordeste. Na estrutura de assistência, terá 382 leitos. O número de leitos de UTI que a população da macrorregião Norte passará a ter com o novo hospital chega a 70, que somados aos 30 semi intensivos da Unidade de Pediatria sobe para 100 leitos.

No HRN, com capacidade para realizar 60 cirurgias por dia e até 1.300 internações por mês, foram investidos R$229.082.947,73, recursos do governo do Estado e de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird). Desse total, R$169.653.521,73 em obras e R$ 59.435.000,00 na aquisição de equipamentos. Destaque para o aparelho de ressonância magnética. Com esse equipamento, mais uma região,além do Cariri, no Hospital Regional do Cariri, passa a ter acesso ao exame de ressonância na própria região onde mora. Antes dos novos hospitais regionais construídos pelo governo do Estado, a ressonância magnética, na rede pública, era feita apenas no Hospital Geral de Fortaleza, na capital.  

Assessoria de Imprensa da Sesa

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores