sábado, 19 de setembro de 2015

(MUNDO) PAPA INICIA VIAGEM A CUBA E AOS ESTADOS UNIDOS

Foto Angelo Carconi/Ansa/Agência Lusa
Viagem começa por Havana, onde será recebido pelo presidente Raúl Castro.

O papa Francisco partiu hoje (19) do Aeroporto de Fiumicino, em Roma, com destino a Havana, a primeira etapa da décima viagem internacional do seu pontificado, durante a qual visitará Cuba e os Estados Unidos.

Ele seguiu em um Airbus A330-200 da Alitália, com chegada prevista à tarde na capital cubana. Na Base Aérea do Vaticano, Francisco acenou das escadas do avião às pessoas que foram até o local para vê-lo.

A imprensa da Santa Sé informou que, antes de ir para o aeroporto, o papa se despediu de uma família de refugiados sírios que foi acolhida na paróquia de Santa Ana, no Vaticano.

O único evento programado para hoje em Havana será a cerimônia de boas-vindas, em que Francisco será recebido pelo presidente cubano, Raúl Castro, no Aeroporto Internacional José Martí.

Agência Brasil

SESSÃO ITINERANTE NO DISTRITO DE VENTURA (ALCÂNTARAS/CE)

Sessão Itinerante aconteceu na última sexta-feira (18), na oportunidade vários assuntos foram abordados pelos vereadores em relação as reinvidicações dos moradores do Distrito. 

O Pe. Marcone Martins morador e vigário do distrito usou à  tribuna para levar aos vereadores um documento elaborado entre os moradores aonde contém todas as necessidades da comunidade, inclusive uma praça, e uma quadra de esportes é a prioridade entre os moradores.

A presidenta Cleuvilândia Menezes classificou como um verdadeiro sucesso a sessão itinerante no qual houve a presença da comunidade. Reinvidicações pertinentes, ou seja pedidos necessários aos moradores. "podemos ver a esperança deles em contar com estes serviços juntos aos vereadores aonde possam pedir ao executivo a realização dos serviços local". Falou Cleuvilândia Menezes.
Presidenta Cleuvilândia Menezes
Padre Marcone Martins
Informações e imagens Blog Luís Carlos Silva (Andarilho da Notícia)

PRESIDENTES DAS CÂMARAS DE MERUOCA E ALCÂNTARAS RECEBERÃO O TROFÉU “ MÉRITO PARLAMENTAR” 2015

Presidentes Carla Mara e Cleuvilândia Menezes . Foto: Site Câmara de Meruoca
As presidentes da Câmara de Meruoca, Carla Mara - PT de Meruoca, e Cleuvilândia Menezes - PT de Alcântaras, estarão no dia 24 de setembro, em solenidade em um dos afamados restaurantes de Sobral, a partir das 19:00h, recebendo o Troféu Mérito Parlamentar, como reconhecimento do trabalho e do compromisso pautado na ética, desenvolvido por estas duas gestoras dos legislativos das duas cidades da Serra da Meruoca.

Outros dez vereadores das mais diferentes cidades da Região Noroeste, estarão neste dia, recebendo homenagens, inclusive o presidente da Câmara de Sobral, Crisóstomo Barroso Ibiapina (Zezão)-PP. 

Blog Política em Evidência (Marcelo Marques)

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

NO DISTRITO DE VENTURA: CÂMARA DE ALCÂNTARAS REALIZA NESTA SEXTA-FEIRA (18) MAIS UMA SESSÃO ITINERANTE

A Presidente da Câmara Municipal de Alcântaras Cleuvilândia anuncia mais uma Sessão Itinerante, desta vez para o distrito de Ventura. No último dia 21 de agosto, a reunião ocorreu e muito prestigiada pela população no Povoado de Carmolândia
                   
A presidente da Câmara De Alcântaras, Cleuvilândia Menezes e os demais edis, convidando a população do distrito de Ventura, para acompanhar na noite desta sexta-feira(18), a Sessão Itinerante que acontecerá a partir das 19:00h. “Esperamos contar com a participação das pessoas de Ventura, para que possam fazer suas reivindicações, e entregarmos ao prefeito municipal, para que ela possa atender os anseios da coletividade”. Concluiu Cleuvilândia.

Com informações blog Política em Evidência

USO FACULTATIVO DE EXTINTOR EM AUTOMÓVEIS PASSA A VALER A PARTIR DE HOJE

Extintor de incêndio do tipo ABC. (Foto: Marcelo Camargo)
Resolução do Conselho Nacional de Trânsito está publicada no Diário Oficial da UniãoMarcelo Camargo/Agência Brasil
O uso de extintor de incêndio em automóveis passa a ser facultativo no Brasil a partir de hoje (18), conforme resolução do Ministério das Cidades publicada no Diário Oficial da União.

A decisão foi tomada ontem (17) pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e envolve utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada.

O equipamento continua obrigatório para todos os veículos usados comercialmente para transporte de passageiros, caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus e ônibus, além de veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos.

A obrigatoriedade do uso do extintor estava em vigor no país desde 1970. Segundo o governo, a decisão pelo uso opcional do equipamento foi tomada após encontros com representantes dos fabricantes de extintores, do Corpo de Bombeiros e da indústria automobilística.

Autoridades de trânsito vão continuar a fiscalizar o uso de extintores de incêndio nos veículos em que seu uso é obrigatório. A punição para quem não estiver com o equipamento ou para quem estiver com o equipamento com validade vencida inclui multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação.

Agência Brasil

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

SOBRAL SEDIA SEXTA-FEIRA 1ª AUDIÊNCIA SOBRE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO

Por iniciativa do deputado estadual Moisés Braz (PT), a Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa realiza na próxima sexta-feira, 18 de setembro, a partir das 8 horas, no Centro de Educação à Distância (CEAD) de Sobral (Rua Iolanda Barreto, s/n, bairro Derby) a primeira das oitoaudiências públicas nas Macrorregiões de Planejamento do Estado para discutir sobre o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. As audiências contarão com a participação de entidades do movimento sindical, órgãos e instituições dos governos estadual e federal, Prefeituras, Câmaras Municipais,  bancos de fomento, cooperativas e fóruns ligados à agropecuária cearense, entre outros.

"Os encontros têm por objetivo discutir, diagnosticar e desenvolver, juntamente com o poder público, sociedade civil organizada e movimento sindical, as ações prioritárias de planejamento e organização do setor agropecuário no Ceará, visando o incremento de políticas agrícolas e agrárias voltadas ao desenvolvimento sustentável do meio rural", justificou o parlamentar no requerimento.

Moisés argumenta que a agricultura familiar no Ceará é extremamente importante pela sua dimensão populacional em relação ao conjunto da população cearense, e em especial do contingente da força de trabalho economicamente ativa, bem como pelo desafio em termos de superação da condição de pobreza ainda prevalecente neste segmento social, marcados por lutas sociais, por uma agenda de reivindicação por garantia de direitos − como o acesso a terra e ao território, à cidadania e ao desenvolvimento econômico − e por avanços na dinâmica de formulação e atuação do Poder Público.

Entre as políticas públicas a serem discutidas nas audiências, estão o Plano Safra da Agricultura Familiar; a Lei da Agricultura Familiar, a Política e o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater/Pronater) na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que articulam as ações de superação da fome com a geração de renda e incentivo à estruturação da produção da agricultura familiar para a comercialização são conquistas e avanços na busca do desenvolvimento rural sustentável e solidário em nosso pais.

Devem participar das audiências públicas órgãos e entidades como as secretarias do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA), de Recursos Hídricos (SRH), de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seapa), e Meio Ambiente (Sema), Ematerce, Idace, Adagri, Delegacia do MDA no CE, Embrapa, Incra, Conab, prefeituras e câmaras municipais, Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece),  CUT-CE, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST/CE), Sindicatos dos Trabalhares e Trabalhadoras Rurais no Estado do Ceará, Instituto Agropolos do Ceará, União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Ceará (Unicafes-CE), Cooperativas, Banco do Brasil, BNB, Associação dos Agropecuaristas do Estado do Ceará, Rede Cearense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Rede Ater/CE), Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), Fórum Cearense pela Vida no Semiárido (Fcvsa), Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra) e Cáritas Regional CE.

Mais informações:
Marcel Bezerra - Assessoria de Comunicação - Dep. Moisés Braz (PT)
Fones: (85) 3277-2972 / 99944-0369

STF DIZ SER INCONSTITUCIONAL DOAÇÕES DE EMPRESAS PARA CAMPANHAS ELEITORAIS

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional o financiamento de campanhas políticas por empresas e empresários. A decisão foi tomada por oito votos contra três. O projeto, aprovado pela Câmara dos Deputados estava na mesa da Presidente Dilma Rousseff a espera de sua aprovação ou veto. O projeto permitia doações até R$ 20 milhões.

Com a inconstitucionalidade, a presidente deverá vetar o projeto. O presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, a decisão “valerá daqui para frente e valerá para as eleições de 2016 e 2018”. Votaram pela inconstitucionalidade os ministros Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski e o ex­ministro Joaquim Barbosa (que foi substituído pelo ministro Edson Fachin). Já os ministros Teori Zavascki, Gilmar Mendes e Celso de Mello, decano da Corte, votaram pela constitucionalidade das doações de empresas.

Apesar da decisão do STF, com base na legislação atual, há possibilidade da matéria voltar a ser avaliada pelo Congresso. Está em tramitação no Legislativo uma proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pode acrescentar a doação empresarial na Constituição Federal. Ou seja, se aprovada, a PEC poderia “constitucionalizar” novamente as doações de pessoas jurídicas.

(Via Site Ceará Agora)

COGERH INVESTE EM ESTUDOS GEOFÍSICOS DE POÇOS PROFUNDOS

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) vem trabalhando na busca de uma gestão eficiente, também, das águas subterrâneas. Os estudos hidrogeológicos estão evoluindo, tendo em vista a importância social e econômica desse recurso para atender o abastecimento humano em algumas regiões do Estado.

Mediante o período de estiagem, agravado pela baixa precipitação dos últimos anos (2012 a 2015), percebe-se a necessidade de dar continuidade ao atendimento emergencial de algumas sedes municipais e distritos, com captações de águas subterrâneas, através de poços tubulares profundos. Vale ressaltar que os estudos geofísicos são imprescindíveis para perfuração e construção destes.

Para amenizar a situação de criticidade de água nas áreas urbanas de sedes e distritos de 42 municípios do Ceará, a Cogerh finalizou, em agosto de 2015, o projeto de 375 estudos geofísicos aplicados às locações de poços profundos. O projeto foi feito em seis meses com recurso da Cogerh.

As águas subterrâneas são partes integrantes do ciclo hidrológico e correspondem a 97% da água doce disponível na terra. São utilizadas nos países, desenvolvidos ou não. Um total de 75% da área do Ceará é formada por rochas do embasamento cristalino, apresentando solos com pequena espessura. Significando uma baixa potencialidade hidrogeológica, com baixas vazões, além de águas com elevadas concentrações salinas.

As bacias sedimentares são responsáveis pelos maiores volumes de água subterrânea do semiárido. No Ceará estas estão representadas pelas bacias de Iguatu, Apodi, Araripe e Ibiapaba, assim como pelos aluviões e sedimentos costeiros, formado pelo sistema Dunas, Paleodunas e Formação Barreiras, onde geralmente são encontrados os aquíferos que apresentam água de melhor qualidade.

Assessora de Imprensa da Cogerh (Site do Governo Estadual

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

STDS EXPANDE PROJETO DE SEGURANÇA ALIMENTAR PARA MAIS 48 MUNICÍPIOS

 A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) anuncia na manhã desta quinta-feira (17), às 8h, no Auditório da Secretaria, a expansão do Projeto Ações de Educação Alimentar e Nutricional para as Famílias do Programa Bolsa Família (PBF) para mais 48 municípios do interior cearense. O projeto vai contemplar diretamente 1.920 mulheres, chefes de família beneficiárias do Programa Bolsa Família residentes nos territórios dos Centros de Referências da Assistência Social (Cras), e indiretamente a 7.680 pessoas pertencentes ao núcleo familiar das mesmas.

O Projeto vai propiciar às famílias beneficiárias do PBF conhecimentos e habilidades que contribuam para melhorar as condições alimentares das famílias, especificamente em relação à seleção, preparo e consumo de alimentos saudáveis e seguros, fortalecendo a Segurança Alimentar e Nutricional do núcleo familiar. No ano passado, o projeto beneficiou 1.440 mães de famílias, de 36 municípios do Estado.

Oficinas
Serão executadas 48 oficinas com 40 participantes onde serão abordados temas sobre Direito Humano à Alimentação Adequada, Práticas Alimentares, Estilos Saudáveis e Hábitos Saudáveis de Consumo. No Ceará, o projeto é desenvolvido pela STDS, por meio das coordenadorias de Proteção Social Básica e Segurança Alimentar e Nutricional e Estadual do Cadastro Único (CadÚnico) e Programa Bolsa Família (PBF) / Célula de Segurança Alimentar e Nutricional. Nesta segunda etapa, a execução do projeto se dará até dezembro/2015.

Participam do projeto prefeitos, secretários de Assistência Social e os Coordenadores do Cadastro Único e Programa Bolsa Família. Na abertura será proferida uma palestra da professora Shandra Carmen Aguiar com o objetivo de sensibilizar sobre a temática da capacitação.

Projeto Ações de Educação Alimentar e Nutricional para as Famílias do Programa Bolsa Família (PBF).
Data: 17 de setembro (quinta-feira)
Horário: 8 horas
Local: Auditório da STDS - Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora
Maiores informações: Jacqueline Cruz (3101.4556 / 4588 / 2131).

Assessoria de Comunicação da - STDS (Via site do Governo do ceará)

USAR A CRISE PARA CHEGAR AO PODER É VERSÃO MODERNA DO GOLPE, AFIRMA DILMA

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (16) que querer usar a crise econômica que o país atravessa como instrumento para chegar ao poder é “uma versão moderna do golpe”. Segundo Dilma, vários países passaram por crises nos últimos anos e, em nenhum, a “ruptura democrática” foi proposta como solução.

“Em todos esses países que passaram por dificuldades, você não viu nenhum país propondo a ruptura democrática como forma de saída da crise. Esse método que é querer utilizar a crise como um mecanismo para chegar ao poder é uma versão moderna do golpe”, comparou Dilma, em entrevista para a rádio Comercial AM, de Presidente Prudente, antes de viajar para um compromisso na cidade do interior paulista.

Dilma disse que há pessoas “que não se conformam” com o fato de o Brasil ser uma democracia sólida, baseada na legitimidade do voto popular. “Essas pessoas geralmente torcem para o quanto pior, melhor, e aí é em todas as áreas, quanto pior, melhor na economia, quanto pior, melhor na área politica; todas elas esperando uma oportunidade para pescar em águas turvas.”

A presidenta destacou que o Brasil "tem uma solidez institucional” e voltou a pedir união das forças políticas para fazer o país voltar a crescer. “O que temos de fazer é o seguinte, nos unirmos, todos juntos o mais rapidamente, independente das nossas posições e interesses pessoais ou partidários, e tomarmos o partido do Brasil, o partido que leva à mudança da nossa situação. Por isso, é fundamental muita calma nesta hora, muita tranquilidade e a certeza que eu posso garantir: o governo trabalha diuturnamente, incansavelmente para garantir a estabilidade econômica e política do país.”

Mias informações Agência Brasil, clicando AQUI.

SEBRAE REALIZA PESQUISA DE ATENDIMENTO NA CIDADE ALCÂNTARAS

Programa "Negócio a Negócio" visita estabelecimentos comerciais.

O Serviço de Apoio as Pequenas e Micro Empresas - SEBRAE está realizando em Alcântaras uma pequisa de atendimento e otimização dos serviços. A instituição que desde o inicio do ano tem estreitado sua atuação com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Promoção do Turismo - SETUR, por meio da Sala do Empreendedor visitou na última semana dezenas de estabelecimentos comerciais para o colhimento de dados que serão os suporte de indicadores de qualidade na prestação de serviços ao consumidor. 

Os serviços de consultoria que também visam a implementação de ações e projetos na área do turismo tem por objetivo fortalecer o município como rota turística da Serra da Meruoca, tendo como principal foco o desenvolvimento potencial do Distrito de Ventura.No inicio do ano o município já havia implantado o DET que tem desenvolvido ações paralelas com outras Secretaria do município.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

RÁDIO BELA VISTA FM EM ALCÂNTARAS PASSA A FUNCIONAR 24 HORAS

Com mais de dez anos de funcionamento em Alcântaras, a Bela Vista FM, única emissora comunitária da cidade de  Alcântaras teve recentemente aumento da grade de  sua programação, passando de 17 para 24 Horas.

 A rádio que é a única em operação no município pertence a Associação Comunitária São Francisco e é filiada a ACERT e reconhecida pelo Ministério das Telecomunicações.

 Com outorga de funcionamento renovada em julho passado um dos principais meios de comunicação dos alcantarenses ganhou novos programas como o Mix da Noite, lançado oficialmente na noite da última Segunda-Feira, 14, e que tem como locução e sonoplastia a jovem Yane. Além deste, a Bela Vista que abre o dia com o programa Se Liga Forrozão segue até as 23:00 com o Programa Noite e Companhia, além de ter uma vasta programação musical por toda a madrugada levando entreterimento e informação para alcantarenses e internautas que sintonizam as ondas sonoras da 97,8.

Post.Francisco Freire (Portal Jovem)

(CULTURA SOBRAL) CASA DO CAPITÃO-MOR E MUSEU MADI PARTICIPARÃO DA 9ª PRIMAVERA DOS MUSEUS

A Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria da Cultura e do Turismo, participará da 9ª Primavera dos Museus, com a realização de atividades na Casa do Capitão-Mor e no Museu Madi, atualmente com seu acervo aberto ao público nas dependências da Casa da Cultura.

Realizada a nível nacional entre os dias 21 e 27 de setembro de 2015, o evento tem o propósito de mobilizar os museus brasileiros a desenvolver atividades especiais (como exposições, palestras, oficinas, seminários, ações educativas) em torno de um mesmo tema, chamando a comunidade para refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema “Museus e Memórias Indígenas”. 

Em Sobral a ação educativa acontecerá no Museu Madi de 22 a 24 de setembro, das 8h30min às 17h30min, com a Oficina Madi Educativo realizada em três etapas: interação com as obras, roda de conversa e prática artística, e de 21 a 25 de setembro na Casa do Capitão-Mor, das 8h às 18h, com exposição, visita guiada e mesa-redonda, abordando a influência indígena na história e na cultura local. 
  
Fonte: Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral

MOSES RODRIGUES COMENTA PACOTE DE MEDIDAS DO GOVERNO FEDERAL

Em Brasília, o deputado federal Moses Rodrigues (PPS/CE) comentou o pacote de medidas apresentadas pelo governo federal para tentar equilibrar as contas públicas. Entre as medidas propostas estão o adiamento do reajuste de salário do funcionalismo de janeiro para agosto de 2016, a suspensão dos concursos públicos e a eliminação do abono de permanência, o corte de salários dos servidores que recebem acima do teto.

“Já esperávamos esse posicionamento inescrupuloso do Governo Federal. Mais uma vez, a população brasileira vai ter que pagar por uma conta que não é dela”, disse o parlamentar cearense. Moses Rodrigues ainda criticou as manobras utilizadas pelo governo para os programas sociais. “No PAC, o governo vai tirar mais dinheiro do FGTS para bancar o Minha Casa Minha Vida. Como pode se eram recursos assegurados? Onde esse dinheiro foi parar?”, completou.

Moses Rodrigues teme que o pacote de medidas seja sentido na saúde e nos produtores rurais. “Pelo texto proposto, os recursos das emendas parlamentares serão utilizados para gastos obrigatórios na saúde. Já na agricultura, os preços mínimos não serão garantidos como era esperado”, destacou. O parlamentar também criticou a proposta que prevê a volta da CPMF de 0,20% sobre qualquer transação financeira. “Isso é inaceitável. A máquina não vai pagar por essa dívida e o povo tem que cortar da própria carne? Sem falar que o arrecadado com CPMF será exclusivo do governo federal”, concluiu Moses Rodrigues.

(ASSEMBEIA LEGISLATIVA-CE) DEFINIDA COMPOSIÇÃO DA CPI DO DPVAT

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque (Pros), anunciou, na última terça-feira (15/09), a composição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar possíveis irregularidades no seguro DPVAT no Estado. Os membros efetivos da CPI são os deputados Dr. Sarto (Pros), Leonardo Pinheiro (PSD), Odilon Aguiar (Pros), Professor Teodoro (PSD), Roberto Mesquita (PV), Fernando Hugo (SD), Audic Mota (PMDB), Walter Cavalcante (PMDB) e Zé Ailton Brasil (PP).

A CPI terá, como suplentes, os deputados Antônio Granja (Pros), Moisés Braz (PT), Rachel Marques (PT), Robério Monteiro (Pros), Bruno Pedrosa (PSC), Aderlânia Noronha (SD), Agenor Neto (PMDB), Drª Silvana (PMDB) e Ferreira Aragão (PDT).

De acordo com o presidente Zezinho Albuquerque, os parlamentares que integram a CPI se reunirão pela primeira vez na próxima terça-feira (22), às 17 horas. A previsão é a de que sejam definidos o presidente e o relator da Comissão, bem como o cronograma de atividades.

Segue, em anexo, sonora com o presidente Zezinho Albuquerque sobre o assunto.

Foto: Agência de Notícias/ AL-CE
Assessoria de Imprensa – AL/ Ceará

PROGRAMA “INTA NA COMUNIDADE” É LANÇADO COM SUCESSO EM SOBRAL

No último dia 12 de setembro, sábado, a Praça do bairro Parque Santo Antônio, em Sobral, foi palco do lançamento do Projeto de Responsabilidade Social “INTA na Comunidade”, das Faculdades INTA. Durante toda a manhã, a população dos bairros Parque Santo Antônio, Sinhá Saboia, Cohab I e II e Dom Expedito, foi atendida por profissionais e estudantes das Faculdades INTA.

Os moradores tiveram acesso a consultórios médico e odontológico, com prevenção de câncer bucal, escovação e flúor, prevenção do câncer ginecológico, do projeto de extensão “Saúde da Mulher”, e também, atendimentos nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Farmácia. O evento ainda contou com a participação do Projeto Laços de Família, que realizou atendimentos no bairro. O projeto é uma parceria da Defensoria Pública e Faculdade.
Além da comunidade acadêmica, o lançamento do Programa “INTA na Comunidade” foi prestigiado ainda por diversas autoridades. Estiveram presentes o Senador Eunício Oliveira e o Deputado Federal Moses Rodrigues, além dos Deputados Estaduais Audic Mota, Danniel Oliveira, Walter Cavalcante, Dra. Silvana Oliveira, Tomaz Holanda, do vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena, do ex-deputado Mauro Benevides.

 INTA na Comunidade
“INTA na Comunidade” é um projeto desenvolvido pela Pró-Diretoria de Extensão e Responsabilidade Social das Faculdades INTA com o objetivo de estabelecer uma ponte entre o setor acadêmico e a sociedade, por meio de ações oferecidas pela IES nas áreas de educação, saúde, cultura, cidadania e meio ambiente. 

terça-feira, 15 de setembro de 2015

PAULO HENRIQUE AMORIM LANÇANDO LIVRO DIA 17 EM SOBRAL

Jornalista Paulo Henrique Amorim na próxima quinta-feira faz lançamento em Sobral do seu livro"O Quarto Poder"

O jornalista Paulo Henrique Amorim estará em Sobral, na próxima quinta-feira (17), para lançamento de seu livro "O Quarto Poder", quando também irá ministrar palestra sobre sua experiência na cobertura de fatos que marcaram a história do Brasil e do mundo. Uma promoção conjunta da Prefeitura de Sobral, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e do Instituto Maurício Grabois, o evento acontecerá no Centro de Convenções de Sobral e terá início às 19h.

Com Blog Luís Carlos Silva

CÂMARA DE MERUOCA ABRE DEBATE SOBRE A NECESSIDADE DE SE ECONOMIZAR ÁGUA

Açude Jenipapo em Meruoca. Foto: Divulgação internet
Jenipapo, o maior açude da Serra, abastece as cidades de Alcântaras e Meruoca.

De olho do pior que pode estar por vir caso se concretize a previsão de que o fenômeno El Ninõ será impeditivo para que a quadra invernosa de 2016 seja satisfatória, a Câmara Municipal de Meruoca promoverá no próximo dia 21 de setembro, as 9h da manhã, no Plenário Osvaldo Soares, uma audiência pública com a presença do prefeito Aristides Gomes, autoridades da área de recursos hídricos do Governo do Estado e membros da sociedade civil organizada. Na oportunidade será lançada a campanha “Eu Economizo Água”, que visa sensibilizar os meruoquenses sobre a efetiva necessidade de se economizar o precioso líquido.

Fonte: Sobral em Revista

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A ECONOMIA DO BRASIL!

Charge Clayton para o Jornal o Povo em 14.09.2015

COREAÚ REALIZA NESTA SEGUNDA-FEIRA (14) A ÚLTIMA NOVENA DA FESTA DE N.Sª.DA PEIDADE

Com uma bos estrutura externa em frente a Igreja Matriz da cidade, a Paróquia de Coreaú realiza nesta noite de segunda-feira (14) a última novena do tradicional Festejo de N.S da Piedade.

Missa campal realizada na nova Praça entregue recentemente pela prefeitura, Coreaú realiza em 2015 um de seus melhores festejos de sua história. Comandado pelo Padre Lucione, nesta última noite, os coreauenses e visitantes terão também na festa a participação do novo Bispo Diocesano de Sobral Dom Vasconcelos que será recebido pela comunidade católica do município.
Igreja Matriz de N.S da Piedade. Imagens Divulgação Facebook

PMDB REALIZA ENCONTRO REGIONAL EM SOBRAL. REPRESENTANTES DO PARTIDO EM ALCÂNTARAS ESTEVE PRESENTE

Vereador Réges de Alcântaras, Gaudêncio e Senador Eunício Oliveira
O município de Sobral, na Região Norte do Estado, recebeu no último sábado (12), a terceira edição do Encontro Regional do PMDB. O presidente da sigla, e senador da República, Eunício Oliveira reuniu aliados e confirmou seu apoio à pré-candidatura do peemedebista Oscar Rodrigues, recém filiado ao PMDB, e que tomou posse como dirigente municipal do partido também no sábado.

Cerca de mil pessoas, vinda de várias cidades da região, participaram do encontro. As críticas ao Governo do Estado foram a tônica dos discursos de deputados, prefeitos e do próprio Eunício, que mais cedo, fez uma visita ao Becco do Cotovelo, acompanhado de lideranças políticas que formam a oposição sobralense.

O encontro contou com a participação dos deputados Audic Mota, Danniel Oliveira, Walter Cavalcante, Dra. Silvana Oliveira, Tomaz Holanda (PPS), do vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena, do ex-deputado Mauro Benevides, além de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, das regiões Norte, Cariri, Centro-Sul e Ibiapaba.

(Informações via Sobral em Revista, com Assessoria do PMDB)
Vereador Réges, Junior Ximenes e Deputado Federal Moses Rodrigues
O PMDB de Alcântaras esteve presente no encontro através do Presidente Vereador Réges, além dos demais membros da diretoria do partido.

SAFRA DO CAJU DEVE DOBRAR EM 2015

Claúdio Norões/Embrapa/Divulgação
Produtores de caju estão animados com a perspectiva de bons resultados da safra da fruta em 2015.  

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado esta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prevê que, este ano, a castanha de caju deverá somar 229 mil toneladas, o que representa um aumento de 113% em relação a 2014. O Ceará deve ser responsável pela maior fatia da produção. Segundo a IBGE, o estado deve produzir este ano 148 mil toneladas de castanha de caju – 64% do resultado nacional esperado.

A expectativa dos produtores cearenses é superar as 51 mil toneladas produzidas no ano passado. A Central de Cooperativas Copacaju possui seis cooperativas ativas, cada uma com cerca de 50 famílias em diferentes municípios. A presidente da entidade, Cleoneide Lima Silva, espera espantar a lembrança de um 2014 fraco. Mudanças no cultivo do cajueiro e a morte de árvores devido à severidade da seca deixaram a matéria-prima mais cara no ano passado, afetando o lucro das cooperativas, e foi preciso terceirizar a produção para poder atender o mercado.

A Copacaju comercializa castanha de caju para supermercados brasileiros e exporta para a Itália, além de fornecer a polpa do pedúnculo (parte carnosa do caju ou pseudo-fruto) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do governo federal.

Mais informações Agência Brasil

ATRIZ BETTY LAGO MORRE DE CÂNCER AOS 60 ANOS

Arquivo Oncoguia
A ariz Betty Lago morreu ontem (13), aos 60 anos, de câncer na vesícula, em sua casa, no Rio de Janeiro. A artista lutava contra a doença desde 2012. Betty deixa dois filhos.

Em uma rede social, a filha mais velha, Patty Lago, postou uma foto do mar com uma legenda de despedida da mãe. “E o dia amanheceu assim, triste e lindo ao mesmo tempo”, diz o texto.

Betty Lago nasceu no Rio, em 1955, e começou a carreira como modelo nos anos 1970. Em 1992, estreou na TV na minissérie Anos Rebeldes, de Gilberto Braga, na TV Globo. Na mesma emissora, participou de novelas como Quatro por Quatro; Uga Uga; Bang Bang e Pé na Jaca.

Na TV fechada, Betty apresentou os programas Saia Justa e GNT Fashion, do canal GNT, onde atualmente estava no ar com o programa Desafio da Beleza.

Agência Brasil

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores