sexta-feira, 3 de outubro de 2014

PARÓQUIA DE ALCÂNTARAS INTENSIFICA PREPARATIVOS PARA A FESTA DE NOSSA SENHORA

Fotos: Arquivo
Mês de outubro, é mês da Festa da Padroeira do município de Alcântaras Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Na cidade, os preparativos são intensos, e a movimentação se torna cada vez mais visível com a realização dos tradicionais noitários. Para muitos que estão fora da cidade, é época de se preparar para visitar a terrinha.
Mês de outubro, festa da padroeira e confraternização marcam a época do ano

FESTA DE SÃO FRANCISCO NO DISTRITO DE UBAÚNA EM COREAÚ; DIA DA FESTA É NESTE SÁBADO

Hoje acontecerá a última novena da Festa que teve início no último dia 24. Uma verdadeira multidão tem comparecido a Praça central do maior distrito da município de Coreaú. 

Ubaúna, que também fica próximo a cidade de Frecheirinha, é subordinada a paróquia do município vizinho, e não de Coreaú, se prepara para receber na noite de hoje dia 03/10 e no sábado 04, uma multidão de fieis e visitantes para sua última novena e para a procissão de encerramento da festa. 

(NO DATAFOLHA E IBOPE) DILMA MANTÉM FOLGA E ESQUENTA BRIGA DE MARINA E AÉCIO POR 2º TURNO

Duas pesquisas divulgadas ontem mostram que esquenta a disputa entre Marina Silva e Aécio Neves por vaga no 2º turno. No Datafolha, o cenário já é de empate técnico. Nos dois institutos, Dilma se mantém estável na frente

Nas vésperas das eleições, fica mais indefinido o cenário da eleição presidencial. Duas pesquisas divulgadas ontem mostram briga mais apertada entre Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) pela vaga no 2º turno. Dilma Rousseff (PT) se mantém folgada na liderança em ambas.

No Datafolha, há empate técnico entre candidatos de PSB e PSDB. Marina oscilou um ponto para baixo e Aécio, um para cima. Ela tem agora 24% e ele, 21%, em situação de empate técnico, considerada a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Dilma Rousseff manteve 40%. Em votos válidos, forma oficial de divulgação do resultado eleitoral, Dilma tem 45%, Marina 27% e Aécio, 24%.

No Ibope, não há empate técnico no segundo lugar, mas a diferença entre Marina e Aécio ficou um ponto menor. Marina oscilou um ponto para baixo e tem 24%. Aécio ficou estável com 19%. Dilma oscilou um ponto para cima e chegou aos 40%. Pelo instituto, a presidente fica próxima da vitória no primeiro turno, com 47% dos votos válidos - ela precisa de 50% mais um. Marina tem 28% dos votos válidos no Ibope e Aécio, 22%.

O Datafolha ouviu 12.022 eleitores quarta-feira e ontem. No Ibope, foram 3.010 eleitores entre segunda e quarta. Ambas as margens de erro são de dois pontos. (com agências)

DISTRITO DE SANTO ANTÔNIO DOS CAMÍLOS EM MERUOCA, COMEÇA A RECEBER TUBULAÇÃO DA ADUTORA EMERGENCIAL

O Distrito Meruoquense de Santo Antônio dos Camilos que fica ao sudoeste da cidade de Meruoca e a Lesta da cidade de Alcântaras, começa a receber as tubulações para a montagem a adutora que vai levar água e beneficiar toda a comunidade.

Com essa adutora pronta, o que acontecerá em poucos dias, os moradores ficarão livres da falta de água no distrito, e melhorando a vida de muita gente. "Estamos honrando o nosso compromisso que foi de lutar para trazer água para o distrito de Camilos. Corremos em busca desta obra, e finalmente estamos vendo isso se concretizar..." Esclareceu o Prefeito Municipal Manoel Costa (Aristides).

Com informações e imagem Blog Andarilho da Notícia

Vereador também foi um dos que se pronunciou a favor do distrito.

O populoso distrito de Santo Antônio dos Camílos receberia e faria parte da operação (nas redes de abastecimento) de levar água, a partir do ponto de captação, até o sistema de distribuição do distrito. Esse foi o pedido do Vereador Carlos José - SDD que no 17/02, onde esteve protocolando na Cogerh, Fortaleza, um requerimento, de sua autoria, que solicitava da Cogerh,  que ao realizar a construção da Adutora do Açude Jenipapo a Alcântaras, pudesse ser feito também uma adução até o Distrito de Camílos, o requerimento foi protocolado, e ficou a espera de uma ação concreta do Governo do Estado do Ceará. Agora iniciada a concretização.
Vereador em visita a Cogerh, em Fortaleza
Para mais informações clique AQUI.

PRESIDENTE DA CÂMARA DE ALCÂNTARAS DIZ QUE NÃO TEM PREVISÃO PRA A ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA

Em conversa com a sua assessoria de imprensa, o presidente da Câmara de Alcântaras, Manoel Albuquerque, informou que não existe previsão de quando acontecerá a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2015-2016. Disse Manoel que na Lei Orgânica do município não consta quando acontecerá essa eleição, podendo ser em dezembro ou janeiro de 2015.

Manoel Albuquerque informou ainda que tem uma esperança de conseguir a reeleição, embora saiba que já exista uma chapa formada.

Informações  Blog Política em Evidência 

Informações batem com outras já apuradas: Entre elas; em conversa com Presidente da Câmara Municipal de Alcântaras no último dia 14 setembro, disse Manoel Albuquerque: "... A eleição da presidência da Câmara Municipal, só vai acontecer quando EU QUISER!..."



quinta-feira, 2 de outubro de 2014

SOBRE O NÍVEL DA CAMPANHA ELEITORAL 2014

Charge Sinfrônio Diário do Nordeste em 02/10/2014

(CLIMA) FUNCEME REGISTRA CHUVA EM 24 MUNICÍPIOS DO CEARÁ

Na manhã de hoje, moradora saiu para o trabalho usando guarda-chuva
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em 24 municípios do Ceará na noite desta quarta-feira e madrugada desta quinta, 02. As precipitações foram localizadas, mas ocorreram em várias regiões e não são comuns para esta época do ano.

As dez maiores chuvas registradas pela Funceme ocorreram nos seguintes municípios: Ipueiras (49mm); Arneiroz (36mm); Choró (28mm); Cedro, em Várzea da Conceição (23mm); Crateús (15.6 mm); Ipueiras (15mm); Ibicuitinga (14.9mm); Lavras Da Mangabeira (14.2mm); Iguatu (14mm) e Ibaretama (12mm).

Há 12 dias que a Funceme não registrava chuvas significativas no Ceará. No último dia 19 de setembro, houve precipitação em 28 municípios, sendo a maior em Várzea Alegre (33mm). No início do mês de setembro houve registros, mas em menos de cinco municípios e com reduzida pluviometria.

De acordo com o meteorologista da Funceme, Leandro Valente, a influência de áreas de instabilidade atmosférica que se formam por causa da presença de um Cavado de Altos Níveis (CAN) sobre o Nordeste brasileiro, deixou o tempo instável. “A aproximação desse sistema, cujo centro está no Oceano Atlântico, favorece a ocorrência de chuvas”, explicou Valente. “Nas bordas do CAN há precipitações, enquanto que no centro fica desfavorável”.

A Funceme prevê para hoje (quinta-feira) a ocorrência de chuvas isoladas no Litoral Norte, na Serra da Ibiapaba, na região Jaguaribana e no Sul do Ceará.

Para amanhã e sábado deverá persistir sobre o Nordeste brasileiro, o sistema Cavado de Altos Níveis (CAN). Dessa forma, áreas de instabilidade atmosférica podem ocasionar chuvas isoladas no Centro-Sul e na faixa litorânea entre a madrugada e manhã. No decorrer do dia, céu entre nublado e parcialmente nublado em todas as regiões cearenses.

Fonte: Diário do Nordeste (Foto: Honório Barbosa)

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

(JUSTIÇA ELEITORAL) CONFIRA O QUE FICA PROIBIDO DE QUINTA A DOMINGO

Com a proximidade do primeiro turno das eleições no domingo (5), a Justiça Eleitoral tem algumas regras que não podem ser esquecidas por candidatos, partidos políticos e coligações.

Segundo a Lei Eleitoral, amanhã (2) é o último dia para a exibição da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. É também o prazo final para os candidatos fazerem reuniões públicas de campanha, comícios e para a utilização de aparelhagem de som fixa, entre as 8h e a meia-noite.

Quinta-feira também é a data limite para a realização de debates políticos na televisão ou no rádio. Debates iniciados no dia 2 podem se estender, no máximo, até as 7h do dia 3 de outubro. Também até amanhã, partidos políticos e coligações terão que indicar à Justiça Eleitoral o nome das pessoas autorizadas a expedir as credenciais dos fiscais e delegados de partido que estarão habilitados a acmpanhar os trabalhos de votação.

Sexta-feira (3) será a data limite para que se faça a divulgação paga, na imprensa escrita, a reprodução na internet do jornal impresso, de propaganda eleitoral. Ainda nesta sexta-feira, os presidentes de mesa que não tiverem recebido o material destinado à votação deverão comunicar a falha ao juiz eleitoral.

No sábado (4), termina a propaganda eleitoral com uso de alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8h e as 22h. Carreatas, caminhadas, passeatas e a distribuição de material gráfico também só poderão ser feitos até as 22h deste sábado.

Desde terça-feira (30), até 48 horas depois do encerramento da votação, nenhum eleitor pode ser preso ou detido, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou ainda por desrespeito a salvo-conduto. A proibição de prisão de candidatos está em vigor desde o último dia 20. No entanto, quem concorre a cargo eletivo pode ser detido ou preso em caso de flagrante delito.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a competência para proibir a venda de bebidas alcoólicas no dia da votação é da Secretaria de Segurança Pública de cada estado, município ou do Distrito Federal.

Da Agência Brasil

PESQUISA O POVO/DATAFOLHA PARA O SENADO: TASSO LIDERA COM 58%; MAURO TEM 21%

Para melhor visualizar, clique na imagem
O candidato do PSDB ao Senado ficou estável e segue na liderança, enquanto Mauro Filho oscilou positivamente dois pontos no Datafolha. O Datafolha ouviu 1,28 mil eleitores em 49 cidades do Ceará em 29 e 30 de setembro.

Tasso Jereissati (PSDB) segue na frente na disputa pela vaga no Senado. Ele obteve 58% das intenções de voto na resposta estimulada, mantendo o índice da pesquisa O POVO/Datafolha anterior. Mauro Filho (Pros), que tinha 19%, agora tem 21%. As outras duas candidatas, Geovana Cartaxo (PSB) e Raquel Dias (PSTU), permanecem com 1% cada. Votos brancos e nulos somam 7%, e 12% dos eleitores se disseram indecisos.

Considerando apenas os votos válidos, Tasso obtém 72% e Mauro, 26%. Raquel Dias tem 2% e Geovana Cartaxo, 1%. Os votos válidos excluem os votos em branco e nulos e os eleitores indecisos. É o cálculo usado para divulgar o resultado oficial da eleição. 

Tasso lidera em todos os segmentos de sexo, idade, escolaridade e renda. No recorte por idade, Mauro alcança seus melhores números entre os eleitores mais jovens, com 16 a 24 anos (25%). Tasso se sai pior nesse segmento e entre os eleitores com 25 a 34 anos (54% em ambos). Já a maior vantagem do tucano é entre eleitores com 45 a 59 anos (64% a 19% do candidato do Pros). 

No quesito escolaridade, Tasso se sai melhor entre quem tem ensino fundamental (63%) e pior entre eleitores com nível superior (51%). O desempenho de Mauro é igual em ambos: 19%.

Fonte: Jornal O Povo Online

NOVA PESQUISA O POVO/DATAFOLHA: EUNÍCIO E CAMILO TECNICAMENTE EMPATADOS

Pesquisa realizada a cinco dias da votação mostra indefinição sobre se haverá 2º turno. A pesquisa foi contratada pelo O POVO em parceria com Folha de S. Paulo. Foram ouvidos 1.280 eleitores em 29 e 30 de setembro.

Eunício Oliveira (PMDB) e Camilo Santana (PT) estão tecnicamente empatados a cinco dias do primeiro turno da eleição para governador do Ceará, segundo a quarta rodada da pesquisa O POVO/Datafolha. Eunício está numericamente à frente, com 39% das intenções de voto. Camilo tem 37%. Com a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, Eunício pode ter entre 36 e 42%, enquanto Camilo pode ficar entre 34 e 40%. Eliane Novais (PSB) e Ailton Lopes (Psol) têm 1% cada.

Os indecisos somam 14% na consulta estimulada, votos que podem definir a eleição. Na espontânea, quando eleitores declaram em quem pretendem votar sem ver a lista com o nome dos candidatos, o percentual de indecisos é de 37%.

Considerando os votos válidos, que excluem branco e nulos e indecisos, Eunício tem 50% contra 47% de Camilo. Eliane e Ailton registram 2% cada. O cálculo de votos válidos é o usado para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 1º turno, o candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um. Eunício, considerada a margem de erro, pode ter entre 47% e 53%. Camilo pode ficar entre 44% e 50%. 
Em um provável 2° turno, Eunício fica na frente

Fonte: Jornal O Povo Online

terça-feira, 30 de setembro de 2014

(CONCURSO) DER lança seleção pública para cargos de nível superior

O Departamento Estadual de Rodovias – DER abre seleção pública para a contratação de servidores efetivos. 

O objetivo é completar o quadro de pessoal permanente nos serviços operacionais e técnico-especializados e dar continuidade à execução dos trabalhos iniciados anteriormente pelo Governo do Estado. Serão ofertadas 20 vagas para os seguintes cargos; Engenheiros (Civil e Mecânico), Geógrafo, Geólogo e Advogado.

A carga horária de trabalho dos profissionais contratados será de 40 (quarenta) horas semanais e os salários variam de R$ 1.201,66 a 4.701,66. A Seleção Pública publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na terça-feira, 16/09/2014, Edital Nº060/2014, compreenderá provas de títulos e qualificação técnica de caráter eliminatório e classificatório dos candidatos.

As inscrições devem ser feitas no site da organizadora do concurso, Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará – CEV/UECE, http://www.uece.br/cev. O edital será lançado no próximo mês, outubro.

Fonte: Portal Ceará Agora

(AMEAÇADO) RENO XIMENES DENUNCIA ENRIQUECIMENTO DE GRUPO NAS GESTÕES FERREIRA GOMES

Advogado Reno Ximenes (PPS)
(Do Site Ceará News7) O advogado Reno Ximenes (PPS), que fez parte do restrito círculo de confiança de Cid Gomes, mas que recentemente tomou sentido contrário ao do governador ao apoiar a candidatura de Eunício Oliveira (PMDB) ao Governo e de Tasso Jereissate (PSDB) ao Senado, veio a público, por meio de seu perfil no Facebook, para denunciar as ameaças que ele alega estar sofrendo nos últimos dias.

Em uma carta aberta, o professor de direito da UVA e da UFC, que já foi consultor jurídico da Câmara Municipal de Fortaleza, Procurador Geral do Município de Sobral, Procurador Chefe Federal no DNOCS, Secretário Adjunto de Planejamento e Gestão no primeiro Governo Cid Gomes, Procurador Geral da Assembleia Legislativa na gestão sob a presidência de Roberto Cláudio e atua como assessor jurídico e institucional da presidência da Assembleia, alega que a coação vem sendo praticada por “bajuladores e bandidos” que atuam dentro do Governo do Estado, relacionados ao grupo dos Ferreira Gomes, que, segundo ele, enriqueceram às custas dos cargos ocupados no poder público, possuindo hoje um patrimônio que não condiz com os salários recebidos.

Leia a íntegra do desabafo assinado pelo ex-aliado do governador Cid Gomes.

Carta Aberta

“Estou recebendo ameaças por parte de bajuladores e bandidos, que atuam dentro das gestões que envolvem o grupo político dos Ferreira Gomes, e, hoje possuem um patrimônio milionário às custas do poder público, discrepante de seus irrisórios salários.

Registro, por enquanto, acreditar não ter a ciência ou autorização dos irmãos tal terrorismo, mas de qualquer sorte, afirmo, a manutenção firme das minhas convicções.

Mas por uma questão de proteção a mim e a minha família, declaro em público e responsabilizo esses partidários subjugados, os quais não respeitam a opção livre e democrática de escolhas, e, vivem como escravos mentais, submissos e curvados à arrogância, sem sequer, possuir a capacidade de pensar ou contestar.

Atualmente, na política sou filiado ao PPS, e, só ao meu partido, devo respeito e fidelidade, no caso, está apoiando Tasso para o Senado e Eunicio, para o Governo.

Na minha vida nada foi fácil. E não será nenhum dejeto ou grupo de escória social, que impedirá eu exercer minha livre reflexão e cidadania.

Respeito todas as candidaturas e todas as escolhas, e, fundamentalmente, à liberdade e o exercício da atividade política - que faço desde os 15 anos - com dignidade, tenacidade e talento.

Em respeito a hombridade pública não citarei fatos ou pessoas, pois seria um hecatombe nesse período eleitoral. Aguardarei, esse tempo passar, mas a história logo chegará para desmascarar a hipocrisia falso-moralista tão irradiada em nome da verdade”.

Reno Ximenes
(via Facebook)

(32 PREFEITURAS) "MPF" RECOMENDA ADOÇÃO DE MEDIDAS DE FISCALIZAÇÃO DO USO DE MÁQUINAS DO "PAC"

Denúncias apontam para a malversação no uso dos equipamentos, que estariam sendo utilizados em proveito particular de gestores e terceiros.

O Ministério Público Federal (MPF) enviou recomendação a 32 prefeituras de municípios cearenses e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Ceará, para que sejam adotadas medidas de fiscalização da utilização das máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Procedimento instaurado pelo MPF apura denúncias de que equipamentos do PAC doados às prefeituras estariam sendo usados indevidamente, inclusive para benefício de gestores e terceiros. 

O procurador da República Patrício Noé da Fonseca, autor da recomendação, estabelece o prazo de 60 dias para que os municípios e a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Ceará informem as medidas adotadas. Entre as providências recomendadas pelo MPF estão o tombamento dos equipamentos, a designação de local específico para guarda das máquinas, liberação e custeio do deslocamento de servidores para treinamento de operação dos equipamentos, a realização de revisões e manutenções preventivas, o preenchimento de diário de operação indicando o operador, a localidade e os serviços executados, a apresentação dos relatórios anuais de utilização, a guarda da documentação comprobatória pelo prazo mínimo de 10 anos e a disponibilização de canais para que os cidadãos possam encaminhar eventuais denúncias, em obediência às normas contratuais e legais aplicáveis às doações. 

De acordo com o procurador Patrício Noé, são constantes as denúncias de malversação no uso de máquinas - caminhões-caçamba, motoniveladoras e retroescavadeiras - doadas pelo Governo Federal, no âmbito do PAC. 

Fonte: Informações da Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará (site) Matéria dia 29/09/2014 

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS JÁ GASTOU MAIS DE R$ 14 MIL COM DIÁRIAS CIVIL

Apenas dois dos nove vereadores não  requereram benefício
Até a última segunda-feira, 22 de setembro, a Câmara Municipal de Alcântaras no Ceará já gastou mais de R$ 14 mil com diárias civis concedidas à sete parlamentares da casa. Conforme os dados do Portal da Transparência até o momento apenas os vereadores Antônio Marcos e José Maurício não haveriam recebidos valores que se empenham  ao cobrimento de despesas referente ao deslocamento "para dentro" e fora do município. 

Dos sete vereadores que requereram o benefício com menor valores pagos está a vice-presidente Cleuvilândia Menezes que recebeu R$ 400 durante estes quase nove meses de 2014. Do outro lado o TCM aponta 15 pagamentos que totalizam a ordem de R$ 7.500 recebidos em diárias pelo presidente da Casa Manoel Albuquerque. Na mesma lista Rogério Angelo  aparece como o segundo vereador que mais recebeu dinheiro para o cobrimento de deslocamentos somando até o momento  o equivalente a R$2.940. 

Já outros  R$3.480 foram pagos em diárias aos vereadores Giberto Freire, Regis Barros, Aírton e José Cunha. Para este ano, de acordo com os dados enviados até o inicio desta semana (anterior) pelo município ao Tribunal de Contas os gastos com diárias civis, situam-se como a quarta maior aplicação de recursos públicos feita pela Câmara Municipal até o momento e correspondem a 40% do total utilizado para o mesmo fim pelo poder executivo, que já gastou R$35.456,00. No geral os gastos do parlamento municipal já ultrapassam R$ 473 mil, o que representa um gasto de cinquenta e dois mil reais em média a cada 30 dias. As informações estão disponíveis para consulta publica no portal da transparência.
 Para melhor visualizar clique na imagem

Matéria: Francisco Freire (Portal Jovem) publicada quarta-feira, 24 de setembro de 2014

domingo, 28 de setembro de 2014

CANDIDATOS INTENSIFICAM CAMPANHA ELEITORAL

Charge Clayton para o Jornal O Povo em 28/09/2014

INCÊNDIO NO CENTRO DE SOBRAL

Informações iniciais especulam que o fogo tenha começado na loja de plásticos Mucambo Plásticos nas proximidades do Mercado Central no centro de Sobral.

 Aproximadamente às 22h deste sábado, 27, um incêndio de grandes proporções atingiu as lojas do Centro de Sobral. De acordo com as informações de populares que deram o alerta aos Bombeiros, o fogo teria iniciado na loja Mucambo Plásticos na Rua Cel. Diogo Gomes. Várias viaturas do Corpo de Bombeiros estiveram no local tentando controlar o incêndio. Até o momento não há informações de vítimas. De acordo com o uma das testemunhas, José Murilo Nascimento, o fogo atingiu a estrutura da loja, que veio a desabar. “Quando passei por aqui vi o fogo de longe, e dava para ver que estava ameaçando as lojas ao redor. Vi quando não resistiu e caiu”. Ainda não há motivo oficial para o inicio do incêndio. A especulação é que tenha sido curto circuito.

MULTIDÃO COMPARECE A ÚLTIMA NOITE DA FESTA DE SÃO VICENTE DE PAULO NO BAIRRO DO JUNCO - ALCÂNTARAS

"Vicente de Paulo e a Alegria da Missão" foi o tema da festa 2014
Termina nesta manhã de domingo 28/09 mais uma Festa de São Vicente de Paulo no Bairro do Junco em Alcântaras.

A Festa Vicentina teve início no último dia 21, e na noite de ontem sábado 27, uma verdadeira multidão compareceu a última e principal noite da festa, com interior da Igreja, ao redor dela, além rua completamente lotadas "Vicente de Paulo e a Alegria da Missão" foi o tema da festa 2014. 

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores