sexta-feira, 4 de setembro de 2009

COREAÚ "FÉ, RELIGIOSIDADE E TRADIÇÃO"


Município do Vale do Coreaú festeja sua Padroeira Nossa Senhora da Piedade.

O município de Coreaú situado no Norte do estado do Ceará, festeja de 05 a 15 deste mês sua Padroeira Nossa Senhora da Piedade. O município ou terra mãe de Frecheirinha e Moraújo tem em Nossa Senhora da Piedade uma das maiores tradições religiosas na região do Vale do Coreaú no Norte ou Noroeste cearense.

Fé, religiosidade, tradição, e por que não dizer muita animação nesses dias na velha e boa Palma. Aos amigos da serra e do sertão, nos encontraremos em Coreaú qualquer dia desses.

Foto: Blog Coreaú On Line

MUNICÍPIOS COM MELHORES IDS SÃO HOMENAGEADOS


Trinta prefeitos receberão placas e diplomas no próximo dia 10.

Trinta municípios do Estado do Ceará que apresentaram os Melhores Índices de Desenvolvimento Social-IDS, tanto na área de serviços (IDS-O) como de resultados(IDS-R), receberão, no dia 10 de setembro, uma homenagem da Revista Municípios do Ceará, que há 12 anos vem realizando o evento. Conforme, explica, a editora da publicação jornalista Silvana Frota, a escolha dos municípios é respaldada por critérios técnicos definidos pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado (IPECE) e pela implementação das políticas sociais definidas pelo Sistema Único da Assistência Social - SUAS. Entre os critérios estão índice de alfabetização, índice de mortalidade infantil, projetos voltados para deficientes, idosos, crianças e adolescentes, que promovam a inclusão produtiva (cursos de capacitação).

Na ocasião será lançada uma publicação mostrando os projetos de cada uma das cidades, uma forma de dar transparência à escolha. No mesmo documento, será publicado um encarte sobre O SUAS - Sistema Único da Assistência Social, com informações completas sobre o programa, meios de fiscalização e de prestação de contas junto ao Tribunal de Contas da União e dos Estados.

"Esse é o nosso projeto de responsabilidade social e sentimos que a cada ano cresce a nossa responsabilidade," disse Silvana Frota, que na ocasião divulgará os projetos de cada uma das cidades em uma publicação especial.

Os municípios homenageados este ano são:

Melhores IDS: Fortaleza, Sobral, Maracanaú, Brejo Santo, Pacoti, Aratuba, Jaguaretama, Paraipaba, Barbalha, Jardim, Juazeiro do Norte, Eusébio, Aquiraz, Jaguaribara, São Gonçalo do Amarante.

Melhores Programas de Assistência Social:

Acopiara, Aracati, Crateús, Pacajus, Forquilha, Deputado Irapuan Pinheiro, Carnaubal, Várzea Alegre, Maranguape, Cariré, Maracanaú, Lavras da Mangabeira, São Benedito, Catarina, Horizonte, Mombaça, Orós, Limoeiro do Norte, Poranga, Croatá, Tauá, Ipu, Santa Quitéria, Guaiúba, Nova Russas, Hidrolândia, Sobral e Reriutaba.Fonte: (Blog da Revista Municípios do Ceará)
Foto: Web, cidade de Hidrolândia, uma das Homenageadas.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

NO CEARÁ, NÚMERO DE TRANSPLANTES JÁ É MAIOR QUE O DE 2006



Até o mês de agosto deste ano, o Ceará superou o número total de transplantes realizados no Estado no ano de 2006. Foram feitos 486 transplantes até o dia 31 de agosto de 2009, contra 446 realizados em todo o ano de 2006.

Nos últimos dois, o Ceará acumulou recordes no número de procedimentos, com totais de 618 em 2007 e de 739 em 2008. O desafio para este ano é chegar aos mil transplantes de órgãos e tecidos.

A Secretaria da Saúde do Estado fecha ainda nesta semana a programação da XI Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos, que acontecerá de 21 a 27 de setembro, e contribuirá para o cumprimento da meta.

Este ano, até o mês de agosto, 271 pessoas saíram da fila de espera por córneas. Outros 140 pacientes receberam um novo rim. Foram, ainda, realizados 52 transplantes de fígado, 16 de coração e cinco de medula óssea. Dois pacientes receberam válvulas cardíacas.

Em atenção aos critérios de urgência e a fila única, a Central de Transplantes da Secretaria da Saúde enviou órgãos para outros cinco estados. Pernambuco recebeu do Ceará três fígados e um rim, a Bahia dois fígados, o Rio de Janeiro um fígado e o Rio Grande do Sul e o Maranhão um rim cada um. Em contrapartida, o Ceará recebeu um fígado do Pará.

Na fila de espera por doações de órgãos e medula óssea estão 1.112 pacientes. São 656 pessoas esperando por doação de córnea, 266 por rim, 152 por fígado, 9 por coração e 29 por medula óssea. Fonte: (Secretaria de Saúde do Estado do Ceará).

Este ano, recentemente a poucos dias tivemos em Alcântaras o caso de Francisco Inácio que teve morte cerebral e sua família resolver doar seus órgãos.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

PROJOVEM ADOLESCENTE PROMOVE I FEIRA CULTURAL


O ProJovem Adolescente – Serviço Socioeducativo integra a proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e configura-se como uma reformulação do Agente Jovem no contexto da Política Nacional da Juventude elaborada pelo Governo Federal como uma modalidade do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) destinada a jovens de 15 a 17 anos. (MDS)

Os jovens são organizados em grupos de 25 integrantes, denominados de coletivos, sob a responsabilidade de um orientador social. São esses jovens coletivos de Alcântaras que promoverão logo mais a partir das 18:00 horas no centro comunitário Luiza Távora a I feira cultural do Projovem Adolescente, o apoio será da Secretaria de Ação Social

O encontro abordará o Folclore, onde haverá exposições folclóricas locais, adivinhações, brincadeiras tipo trava línguas e muitas outras.Vale a pena conferir.
Foto: Arquivo

VALEU BLOG ALCÂNTARAS, PELO 1° ANO DE EXISTÊNCIA


Um canal de comunicação barato para quem faz, acessível e de qualidade para quem gosta de notícias ou informações locias.

É assim que as cidades e comunidades interioranas reconhecidas como pequenas estão se valendo. A blogosfera, uma iniciativa de muitos que quando feita com responsabilidade pode se tornar em um excelente canal de informações locais e próximas da realidade. Os blogs informativos surgiram para quebrar o tabu de somente as cidades médias e grandes levarem informações, pois se não tem jornal impresso tem blog, e o melhor para o mundo inteiro.

Após um ano de existência o Blog Alcântaras fez isso, levou informações rápidas e locais, exatamente aquilo que esperamos e não tínhamos estando aqui em nossa sociedade local ou mesmo vivendo em sociedades diferentes espalhados pelo o Brasil ou pelo o Mundo.

Ao amigo Alberto e colaboradores.

Valeu Blog Alcântaras

terça-feira, 1 de setembro de 2009

ALCÂNTARAS, “ESTIMATIVA DO IBGE CONFIRMA CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO.”


O município de Alcântaras após ter decrescido em 1991, confirma os crescimentos populacionais dos últimos censos,1996, 2000 e 2007.

População varia de acordo com o tempo, em recentes números divulgados pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 14/08 sobre os municípios brasileiros, o município confirma a seqüência de crescimento da população. Não temos os números de 1970, mas sabemos que a população daquele ano era maior de que em 1980 e 1991. década em que muitos alcantarenses foram embora para outras regiões do país.

Em 1991 a população alcantarense era de apenas de 8.606, em 1996; 9.166, em 2000; 9.548 e em 2007; 10.270 habitantes. Com base nos últimos 5 recenseamentos incluindo também o de 1980, o IBGE faz um calculo estatístico e simula a população para uma projeção atual e conclui que, em 1° de Julho de 2009, segundo o IBGE Alcântaras possui uma população de 10.816 habitantes. Isso poderá ser confirmado somente em 2010 onde o IBGE prepara um novo censo demográfico geral e não somente uma estimativa.

Serviços de atendimento a população como por exemplo atenção à saúde, a educação e Políticas Públicas especiais como a criança, a gestante e aos idosos certamente tem contribuído para a mudança desse quadro. Mas não podemos garantir que o motivo seja somente este, pois alguns municípios do estado do ceará também possuem estes serviços, e mesmo assim teve a população reduzida, como é o caso de Guaramiranga e mais outros 12 municípios; Reriutaba, Granjeiro, Porteiras, Farias Brito, Tarrafas, Lavras da Mangabeira, Morada Nova, São João do Jaguaribe, Orós, Arneiroz, Aurora, Chorozinho e Jardim.

Um dos maiores motivos para a volta de crescimento certamente está ligado à exportação de mão obra do município no setor da construção civil para outras regiões do país, diferentemente de antigamente, esses trabalhadores são poucos os fixam residências onde estão, a grande maioria mantém vínculos direto com seus familiares em Alcântaras, muitos com esposas e filhos e mais cedo ou tarde estão de volta. São apenas temporadas que variam de 5 a 1 ano, ou ainda de seis meses ou até menos.

Na foto arquivo a rua Pedro Caetano, uma das mais populosas da cidade e uma das responsáveis pelo crescimento da zona urbana nas ultimas duas décadas, que praticamente dobrou a população da sede. O outro impulso populacional foi o surgimento da comunidade que se autodenomina como bairro Santo Antônio.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

NOTÍCIAS RÁPIDAS


Depois do mistério, o programa Fantástico da rede Globo desvendou o paradeiro do cantor e compositor Belchior que está hospedado em uma pousada de San Gregório, uma cidade de apenas de 2.500 moradores no sul do Uruguai.

Terminou ontem os Festejos de São José, padroeiro do Distrito de Ventura (foto). A vila recebeu um expressivo numero de visitantes durante os últimos três dias. Mas ainda hoje quem quiser se divertir, a partir das 16:00 hs, haverá na localidade de Venturinha a tradicional seresta da ressaca que promete entrar pela a noite.

Governo do Estado do Ceará abrirá inscrições para concurso público na próxima semana. São 4.000 vagas para professores, distribuídas em diversas disciplinas do Ensino Médio. As inscrições começarão no dia 08 de Setembro e vão até o dia 04 de Outubro.

Velório do Jovem Francisco Inácio, foi muito diferente dos ocorridos na história de Alcântaras, com músicas e homenagens diversas. Diferente também foi à atitude de sua família que, ao saber de sua morte cerebral colocou a disposição todos os seus órgãos para transplante.

Já está em fase final de conclusão o Jornal Impresso do Sindicato dos Servidores Públicos de Alcântaras SINDICAN, que deverá ser lançado a qualquer momento onde trará noticias frequentes sobre a instituição.

BOLSA FAMÍLIA “PRAZO PARA REVISÃO CADASTRAL É PRORROGADO”


O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio da Senarc, prorroga o prazo para atualização de dados dos beneficiários do Programa Bolsa Família, público da Revisão Cadastral. A nova data limite para atualização das informações no CadÚnico é 31 de outubro.

Os municípios que apresentaram alguma dificuldade em atualizar o cadastro do público-alvo da Revisão Cadastral– beneficiários do Programa Bolsa Família que estão há mais de dois anos sem atualização cadastral – têm até o dia 31 de outubro para fazê-lo.

Observou-se que as principais dificuldades dos municípios em atualizar o cadastro dos beneficiários, foram: municípios em estado de calamidade ou emergência; municípios com problemas de rejeição de cadastro, e dificuldades de comunicação com beneficiários do Programa pertencentes à inclusão bancária.

Calamidade ou emergência – municípios com ocorrência de enchentes, alagamentos ou enxurradas no primeiro semestre, para os quais o governo federal, por meio do Ministério das Cidades, reconheceu a situação de calamidade ou emergência, estão ainda no meio das ações de cadastramento.

Rejeição de cadastro – o Ministério identificou que as rejeições estão sendo causadas por divergências entre a base de informações local e nacional, e que o município não tem como corrigir. Mas é importante lembrar que há necessidade de ter atenção à atividade de digitação e transmissão de dados. Assim, evitam-se boa parte das rejeições causadas por falhas operacionais.

Está prevista para o início de outubro a implantação da versão 6.06 do CadÚnico, que vai possibilitar que os municípios corrijam tais divergências.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores