sexta-feira, 21 de outubro de 2011

SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS, HOJE SERÁ REALIZADA MAIS CEDO

Devido a novena dos Festejos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro a sessão da Câmara Municipal de Alcântaras será antecipado o horário, e a reunião acontecerá 1(uma) hora antes, a partir das 18:00 hs.

Na última sessão realizada dia 07 de outubro, teve a presença de apenas 6 dos 9 vereadores, e também não foi possível a transmissão da Rádio Bela Vista FM. A mudança visa adequar o horário para não distanciar as sessões do povo. Hoje além da presença no local e da transmissão da Rádio, também é possível acompanhar a sessão através da Internet.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

ABERTURA DA FESTA DA PADROEIRA DE ALCÂNTARAS É REALIZADA DEBAIXO DE CHUVAS

Começou mais uma uma Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira de Alcântaras.

Depois da inauguração/consagração do novo templo ocorrido na quarta-feira 19/10, as atenções se voltaram para a solenidade da abertura da festa, e parte da comunidade católica do município voltou ao local nesta noite de quinta-feira. A abertura não saiu como programada, a procissão com as imagens que deveria sair da Praça localizada no Bairro Bela Vista não foi possível devido a chuva que ocorria na cidade.

A missa aconteceu dentro da igreja e não fora como previa, e os fiéis tiveram que assistir o hasteamento das bandeiras sobre forte chuva depois da missa e não entes, e sem a entoação dos hinos pela Banda Municipal 

A festa segue nesta sexta com a primeira novena e dedicação; Noite dos Casais, Pastoral do Matrimônio, ECC e Capela de Ventura.

A CONSAGRAÇÃO DA IGREJA MATRIZ DE ALCÂNTARAS

A consagração da Nova Matriz de Alcântaras, contou com um grande número de fiéis, autoridades políticas e religiosas.


A Nova Igreja Matriz de Alcântaras, Zona Norte do Ceará, foi entregue à comunidade católica nesta ultima quarta-feira,19, com o momento de Consagração do novo templo. A capela de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, que foi ao chão no dia 03 de novembro de 2011, por decisão da comunidade que optou pela demolição da centenária igreja através de plebiscito, uma vez que a mesma apresentava rachaduras e estrutura comprometida. Mesmo com a intervenção de orgão importantes como IPHAN que na época ignorou a ideia da necessiade  de uma demolição do templo,  a igreja aos poucos transformou-se em poeira. 

Meses depois, a estrutura de fundação de um novo templo, mais amplo, moderno havia iniciado-se, e com o passar do tempo a Paróquia foi lançando campanhas para a arrecadação de fundos para erguer o novo e milionário projeto orçado em mais de 508 mil Reais ,como as campanhas do piso, reboco e altar. A Paróquia de Nossa Senhora também recebeu diversas doações vindas de vários lugares e amigos de Alcântaras. A Nova Matriz  ganhou uma nova praça, também denominada largo e  após 1 Ano, 23 meses e 16 dias o Pároco Edmilson Eugênio honrou a promessa feita em 2009 " que entregaria o novo templo em até dois anos".

Na mesma data em que a comunidade comemorava a Consagração da Nova Matriz, fora lembrado também os 5 anos de elevação da capela à Paróquia, fato ocorrido em 19 de Outubro de 2006.A Festa de entrega do novo templo reuniu grandes importantes lideranças politicas, eclesiais, comunitárias e toda a comunidade católica alcantarense.

Os Festejos da Padroeira iniciaram-se hoje (20.10.11) e prosseguirão até próximo dia 30.10.11.

Texto do Portal Jovem (Francisco Freire)

É importante destacar, que nesses casos da demolições, assim como muitas outras ocorridas, se prevalece a decisão do Padre, claro apoiado por alguém muito forte. A idéia de demolir a igreja de Alcântaras foi anunciada um (1) ano antes, e no plebiscito um (1) ano depois, claro não podia dá outra coisa. Se declarar contra, era um ato de coragem.

Apesar da perda que tivemos, que eles não entendem e pelo visto nunca irão entender. Parabéns pela realização.

CHUVAS FORA DE ÉPOCA EM ALCÂNTARAS

Chuvas durante a tarde e noite desta quinta-feira 20 de outubro. Nas últimas semanas, o clima nublado e abafado já anunciava as chuvas que a qualquer momento poderia cair e depois de algumas fracas, hoje choveu forte em Alcântaras.

As chuvas fora de época podem prejudicar a safra do caju, ou da castanha de caju que é uma das principais culturas do município, senão a mais rentável, hoje o Kg é comprado no mercado local por R$ 1,30. A safra deste ano que começou de forma adiantada, também pode terminar precoce se o clima continuar com está.

Ainda no final da tarde, uma neblina cobriu toda a cidade de Alcântaras, e o tempo chuvoso entrou pela noite.
Imagem do Bairro Bela Vista

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

SURGE MAIS UM PARTIDO POLÍTICO EM ALCÂNTARAS

O Partido Trabalhista do Brasil, será um dos novos partidos que aparecerão na eleição municipal de Alcântaras em 2012

O Partido  Trabalhista do Brasil - PT do B de Alcântaras surge como uma ala independente e é resultado da migração de ex-militantes do PRP, PC do B, além de outras pessoas que fazem parte do atual contexto da política local.

Na sua primeira formação, tem como presidente o ex-secretário de agricultura Francisco Eneudo Alcântara, e como vice-presidente Liliane Batista Lúcio esposa do ex-presidente da Câmara, o Sr. Nonato Albuquerque.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

ITAPIPOCA: PREFEITO ACUSADO DE NEGOCIAR VAGAS DE PROFESSOR


Na Prefeitura de Itapipoca, a 147,3 km de Fortaleza, professores estariam sendo nomeados pelo critério de “apadrinhamento político”. ( GRANDE DESCOBERTA ). 


Quem denuncia é o vice-prefeito do Município, Geraldinho Azevedo (PDT). Segundo o gestor, um acordo para as nomeações teria sido firmado entre o prefeito João Barroso (PSDB) e alguns vereadores, em que os parlamentares indicariam os funcionários que deveriam assumir as vagas, em troca de apoio político ao chefe do Executivo. O prefeito nega.

“Ele nomeia e contrata trocando cargos por apoio político dos vereadores, e não chama os concursados”, acusa Azevedo, que apresentou uma série de documentos, segundo ele, escrito pelo próprio prefeito, em que os nomes dos professores substitutos figuram ao lado do nome dos vereadores que os indicaram.

O vice alega ter sido exonerado do cargo de secretário da Educação, que ocupou até julho, por não concordar com a prática “irregular”.

“É um perturbado”

O prefeito João Barroso nega as acusações, alegando “acusação política”, com vistas às eleições de 2012. “Desde que ele saiu da secretaria, está meio perturbado, desesperado. Ele esteve comigo, praticamente, desde 2004. Após esses sete anos, ele tá de um jeito que até para montar documento, ele faz. Eu só assino documento oficial”, disse.

Segundo o prefeito, todos os professores que assumiram são concursados, tendo a categoria recebido uma aumento de mais de 50% nas gratificações, desde setembro.

“Eu não confirmo isso. Nós só estamos nomeando esses professores porque fizeram concurso. Esse é o critério mais justo. Eu nego as acusações que ele está fazendo, se utilizando das rádios no município”, rebateu o prefeito.

Thiago Paiva 
thiagopaiva@opovo.com.br
Via blog do Zezão.

" Lá, eles só negocia vagas de professores?"

UMA "MANCADA" DO PODER MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS

Imagem blog da Prefeitura
(Artigo de Douglas Alcântara)
NÃO SE ESQUEÇAM DO PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE!

A Prefeitura Municipal de Alcântaras lançou na última quinta-feira, 13/10, um informativo contendo algumas informações sobre fatos ocorridos no município durante a gestão do novo prefeito Eliésio Fonteles, que assumiu o cargo de chefe do poder executivo a um pouco mais de 3 meses.

A novidade é uma ótima atitude, louvável até, mas carregada de erros! Erros que se confrontam com a Constituição Federal! Erros que caracterizam como desvio de finalidade e até de improbidade administrativa!
Não vamos julgar aqui as informações contidas no informativo, pois o conteúdo é outro assunto. E as informações contidas lá, são ações reais da prefeitura.

O que está muito contrário à maior lei deste país é a promoção pessoal da pessoa de Eliésio Fonteles. Onde no informativo há frases como: "Uma das coisas mais importantes que o Eliésio fez foi a reotimização do lixão de nossa cidade". (pág. 4 do Informativo, como apenas um exemplo). Não queremos discutir se essa informação é verídica ou não! O que queremos mostrar é que o Princípio da Impessoalidade da Administração Pública não estar sendo levado em conta. Veja o artigo da Constituição Federal que fala sobre isso:

"A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo, ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridade ou servidores públicos” (art. 37, §1º da CF)

A publicidade dos atos de governo deve ser impessoal em razão dos interesses que o Poder Público representa quando atua. Tal publicidade é uma obrigação imposta ao administrador, não tendo qualquer relação com a propaganda eleitoral gratuita.

Outra vertente desse mesmo princípio é a que prevê que os atos não serão imputados a quem os pratica, mas sim à entidade à qual está vinculado.

No Exemplo anterior, a reotimização do lixão não foi feito pelo prefeito, mas sim pelo município, pela prefeitura. O prefeito não passa de um representante eleito pela maioria do povo! O prefeito é como um maestro em uma orquestra, comanda todo o conserto, mas não é só ele quem faz tocar a música, mas todo o conjunto formado por músicos, e demais!

Observe também o que diz a Lei 9.784/99, em seu art. 2º, parágrafo único, inc. III, que determina que, nos processos administrativos, serão observados os critérios de objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades. 

A  impessoalidade  estabelece  que  Administração  Pública  não  deve  conter  a marca pessoal do administrador, ou seja, os atos públicos não são praticados pelo servidor, e sim pela Administração a que ele pertence.

Então o Informativo Municipal encontra-se em total descompasso com a doutrina e principalmente contrário ao que diz o Princípio da Impessoalidade da Administração Pública prevista Constitucionalmente do art. 37, §1º da CF.

Sugestões para o Informativo Municipal:
- Celebrar a nossa Constituição Federal;
- Não ser contrário ao Princípio da Impessoalidade;
- Publicar as contas públicas! (já pensou?)

Outra Sugestão:
- Deixe para se vangloriar na Campanha Eleitoral. Cargo Público não é lugar para isso!

Não se enganem povo alcantarense, apesar de ser uma novidade no município, isso não passa de uma OBRIGAÇÃO da Prefeitura, pois condiz com outro Príncipio da Administraçao Pública, o da Publicidade, previsto no art. 37 da Constituição Federal, mas isso é um outro assunto.

Para saber mais sobre o assunto confiram o texto publicado pelo PORTAL JOVEM, tão criticado pelo Vereador Manoel Albuquerque, que é da base aliado do Prefeito, mas que é uma verdade que incomoda, e Constitucionalmente correta. Veja o texto clicando AQUI.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

BOLSA FAMÍLIA: Mais de 5 milhões de famílias deixaram de receber o benefício em todo Brasil

Levantamento divulgado nesta segunda-feira (17) no jornal Valor Econômico revela que 5.856 milhões de famílias em todo o país deixaram de receber os benefícios do programa Bolsa Família, desde a sua criação no final de 2003.

Desse total, 40% dos ex-beneficiários, ou 2,227 milhões de lares, fazem parte de núcleos familiares que aumentaram sua renda per capita e não se enquadram mais na atual faixa de pagamento do benefício - renda mensal em grupos de até R$ 70 por pessoa ou rendimento individual mensal de R$ 70 a R$ 140.

Esse universo é composto principalmente por pessoas que foram beneficiadas pela atual política de valorização do salário mínimo, destaca o Valor Econômico. Elas conseguiram emprego formal, montaram negócios próprios ou foram alcançadas pela aposentadoria rural ou Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social, que paga um salário mínimo para ex-trabalhadores rurais, idosos e deficientes.

Outras dezenas de razões justificam o cancelamento da transferência no período, como por exemplo o não cumprimento de condicionalidades na área de educação e saúde (117 mil famílias), revisão cadastral não concluída (613,1 mil famílias) e até mesmo decisão judicial (20 mil famílias).

Do Portal Ceará Agora (Luciano Augusto)

CAMOCIM: JOVEM CAPOTA "PAJERO" NA AVENIDA BEIRA-MAR.

A jovem declarou ser filha do prefeito de Moraújo e estaria em Camocim a passeio.

Era em torno de 23h20min da noite de sábado (15), quando a policiais militares (Sds Rocha e R. Cruz) se depararam com um acidente de trânsito na Av. Beira-Mar de Camocim, próximo o local de travessia das balças.

A jovem Priscila Maria, 22 anos, trafegava em um veículo Pajero de cor preta e placa HXZ 4545, quando num certo momento perdeu o controle do automóvel e veio a capotar no local já citado. Segundo a Vítima, o motivo de ter perdido o controle, foi devido o pneu traseiro ter desembeiçado, fazendo com que o carro ficasse descontrolado.

Os policiais e Guardas Municipais interditaram o local e providenciaram o reboque para que fosse retirado o veículo, desobstruindo o trânsito. Por Deus nada de grave aconteceu com a jovem, somente o estado de pânico em que ela se encontrava.
Colaborador: Sd R. Cruz

Fonte: Do Camocim Polícia24hs
Foto: Afrânio Bruno

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores