sábado, 31 de outubro de 2009

ALCÂNTARAS “UNIVERSITÁRIOS TEM TRANSPORTE ESCOLAR INTERROMPIDO”


A falta de uma política assistencialista ao transporte de estudantes do curso superior no Brasil, gera um problema aos estudantes universitários de Alcântaras, que a mais de uma semana estão sem poder ir à faculdade.

Como os transportes escolares para os estudantes do ensino fundamental ficam por conta das prefeituras, e dos estudantes do ensino médio em parte fica por conta das unidades da federação (os Estados), os estudantes de cursos superiores ficam por conta da sorte ou da boa vontade de alguns administradores.

Em Alcântaras um ônibus escolar adquirido através do Governo do Estado, modelo igual ao da foto, deveria está transportando integralmente somente os estudantes do ensino publico de Alcântaras, no entanto, segundo uma denuncia, também estava sendo usado no transporte de dezenas de estudantes universitários no turno manhã e noite, e que precisam se deslocar diariamente para a Universidade Estadual Vale do Acaraú e para outros cursos de graduação em faculdades de Sobral.

A denuncia feita ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) prejudicou os que necessitavam do ônibus. O fato ocasionou no problema, em que mais de uma semana muitos alunos de Alcântaras estão perdendo aula em Sobral. Os que podem pagar passagens estão pagando, enquanto outros estão se arrumando de outra maneira, alguns de moto, carona ou ficando em Sobral.

A maioria dos alunos denunciam que não tem como arcar com as despesas, que além do transporte ainda possui despesas com lanches e apostilas, ficando assim a maioria dos alunos com os estudos paralisados.

É comum ver esses ônibus de prefeituras estacionados aos arredores e nas dependências da UVA, no entanto a denuncia que segundo os comentários de alguns alunos, seria para prejudicar a prefeitura ou o prefeito, acabou pegando de cheio foram os alunos.

Enquanto a prefeitura trabalha para solucionar o problema, a maioria dos alunos aguardam a solução perdendo aulas.
.
Foto: DN

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ALCÂNTARAS “O CLIMA FICA TENSO EM FRENTE À IGREJA”


Está se aproximando do dia 03 de novembro de 2009, data marcada para a demolição, e o desmanche interno na Igreja Matriz de Alcântaras já começou.

Nem o repúdio do Superintendente do IPHAN Clodoveu de Arruda e nem as constantes matérias divulgadas em Rádios e Blogs de Sobral e na televisão! nada parece surtir efeito da idéia de exorcizar a história do povo da cidade de Alcântaras.

O clima está ficando tenso e ninguém sabe como vai ser a reação das pessoas ao ver a centenária igreja cair, a maioria fala que não quer ver. Hoje pela manhã uma multidão se posicionou em frente à praça da igreja diante dos barulhos ocorridos no interior da Igreja. “Estão fazendo um desmanche” conta os populares.
Opiniões divergentes e muita discussão ocorreram durante a manhã em frente à igreja. “Somente um milagre de Nossa Senhora salva a igreja” conta outra pessoa.

Do alto da igreja já se percebe uma pequena parte da cobertura descoberta e segundo comentários os objetos menores de dentro já foram retirados como ventiladores, imagens sacras e etc.

Histórico

A Igreja Matriz de Alcântaras foi construída pelo português João Capistrano de Alcântara Souza, conta à história que foi um imenso “sacrifício” para erguer a igreja, o que teria impulsionado mesmo a sua construção foi à dívida de uma promessa que lhe foi feio a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Somente para a permissão de sua construção foram inúmeras viagens a Fortaleza somente para pedir a autorização ao Bispo Geral do Ceará. Na época as viajens a Fortaleza eram feito a Cavalos.

Mais informações a qualquer momento.
Foto: Arquivo

ALCÂNTARAS “DEMOLIÇÃO DE IGREJA É MOTIVO DE POLÊMICA”


Reportagem do Caderno Regional do Diário do Nordeste de hoje 30/10/09

Diocese de Sobral decide demolir Igreja Matriz de Alcântaras. Medida é contestada pelo Iphan e por parte dos católicos.

Alcântaras. A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, centenária e que conta a história do povo deste pequeno município, na região norte, será demolida e já tem data para o feito, terça-feira, 3. "Nós já estamos retirando as imagens, os bancos, os ventiladores e outros materiais. Boa parte será levada para a Igreja de São Vicente Ferrer", disse Antônio Freire, sacristão da paróquia. No lugar, a Diocese de Sobral promete construir um novo templo.

A decisão divide opiniões e virou alvo de uma polêmica. A justificativa da Diocese é o tempo e os tremores de terra que deixaram rachaduras no prédio da Igreja Matriz. Também aponta necessidade de mais espaços para os fieis católicos participarem das celebrações.

Na foto, IGREJA DE ALCÂNTARAS será demolida no próximo dia 3 de novembro, onde deve ser erguido novo templo. Decisão da Diocese de Sobral divide opiniões entre os fieis

O aposentado Vicente Sales Filho, 63 anos, é um dos moradores que não está satisfeito. Ele diz que foi feita uma pesquisa onde as pessoas foram chamadas para participar de um plebiscito mas que poucas participaram da votação. "Quem se mostrava contra a demolição não compareceu para votar porque acreditava que de nada adiantava. O dinheiro da demolição poderia ser aproveitado para reformar o prédio. E o novo templo ser construído em outro terreno", disse.

"Sou a favor da demolição pelo fato da Igreja ser muito pequena, sem sacristia, e com o inconveniente de apresentar largas colunas no centro, o que dificulta a comunicação do padre com o público, e também de já ter perdido a originalidade nas sucessivas reformas", disse Manoel Noceiro, 42 anos, comerciante.

Em carta aberta, o pároco padre Edmilson Eugênio do Nascimento informa que no dia 19 de outubro de 2007, a antiga Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi elevada a Paróquia. "O acontecimento trouxe muita alegria para o povo católico deste município, que há muito sonhava e lutava para ver acontecer aquele dia. Desde então muita coisa mudou, para melhor, na rotina religiosa da comunidade".

Em outro trecho, o religioso destaca que "nos últimos dois anos a cidade foi atingida por uma série de abalos sísmicos cujos efeitos danificaram a estrutura de muitos prédios antigos, dentre eles a própria Igreja Matriz. A Defesa Civil do Estado esteve no município à época, e constatou os danos nas paredes e no forro da Igreja. Chegou a recomendar, inclusive, a suspensão das atividades religiosas caso continuassem os tremores, para não colocar em risco a vida da população".

Segundo a administração, o templo não é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Mesmo assim, técnicos do Iphan foram chamados para analisar o prédio atual. "Nos prontificamos a oferecer à Diocese de Sobral um projeto arquitetônico para reforma do prédio", disse José Clodoveu de Arruda, "Veveu", superintendente do Iphan no Ceará.

Para ele, o que o padre Edmilson Eugênio está tentando fazer não é apenas demolir um prédio histórico, é apagar da memória do povo parte de sua história. "Nós, como superintendente do Iphan, repudiamos o ato, inclusive já manifestamos à adminstração da Diocese o nosso ato de repúdio".

O projeto para a construção do novo templo, segundo o Conselho Diocesano, já se encontra aprovado. Os custos estão orçados em R$ 508 mil. Constituída uma comissão paroquial para acompanhar o projeto, definiu-se também um cronograma de execução da obra. O início está previsto para o próximo dia 3 e conclusão para dezembro do ano de 2011.

Os trabalhos iniciais da atual capela datam de 1908 e tiveram como responsável o padre Custódio de Araújo, dedicando o nicho a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A partir desse estágio, começou a se definir o perfil urbano, atraindo novos moradores ao lugar e promovendo construções mais recentes.

A história conta que foi o fazendeiro João Capistrano Alcântaras de Souza que em 1907 doou o terreno para a construção da capela. Devoto de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Capistrano passou a valer-se dela, pedindo-lhe que se fizesse brotar naquele lugar alguma fonte d´agua, em troca ergueria uma capela em sua homenagem. Para cumprir sua promessa, ele contribuiu para a formação da igreja, doando a propriedade territorial da mesma.

ENQUETE

Católico divergem

Francisco Eneldo ângelo,30 ANOS.
Serv. Público.Tentei conscientizar a população sobre a importância do prédio da Igreja de nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Foi em vão

Maria carvalho alcântaras,63 anos.
Dona de casa,Acho que a gente merece uma igreja mais moderna. Sou a favor demolição, para que tenhamos mais segurança
.
Vicente Sales Filho,63 anos.
Aposentado.É o único patrimônio que temos aqui que conta a história de Alcântaras. Por isso sou contra a demolição da igreja.
.
Mais Informações:Iphan - 4ª Superintendência Regional, Praça José Alencar, Fortaleza(85) 3221.6360/3221.6263
.
Diocese de Sobral: (88) 3611.3170
Wilson Gomes: foto e reportagem (Colaborador DN)

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CLUBE SOCIAL “BNB” DE SOBRAL É VENDIDO PARA INICIATIVA PRIVADA

O Clube BNB foi vendido para um grupo empresarial bastante conhecido pelos alcantarenses, quem não gostaram muito foram os moradores do bairro Sinhá Sabóia de Sobral.

Veja Reportagem do Blog do Bené Fernandes de hoje 29/10/09

“Prefeitura de Sobral dormiu no ponto e BNB é vendido para iniciativa privada... Sinha Saboia perde por isso!!!”
O Clube Social do Banco do Nordeste(BNB), localizado na avenida Senador Virgilio Tavora, um equipamento social abandonado pelos seus sócios patrimoniais, foi vendido nesta semana pelo BNB de Sobral á empresa DONIZETE TRANSPORTE, pelo valor de 990 Mil reais. Lamentamos á falta de visão da Prefeitura de Sobral, em não atender uma "antiga" reividicação dos Moradores do grande Sinhá Saboia, para que fosse desapropriado aquele Clube e transformado no Centro de Arte, Cultura e Lazer daquela comunidade. O Ex-Vereador SASSÁ solicitou ao ex-prefeito Cid Gomes através de vários requerimentos e não foi atendido, Cid fez ouvido de mercador.

Na atual administração, o Vereador Junior Balreira, também já havia solicitado ao poder publico municipal, esse Centro Cultural e em nada foi atendido. A comunidade fez passeata, até um abraço simbolico foi feito ao redor da propriedade, mas nada disso serviu para sensibilizar o Prefeito Leônidas Cristino e seus Secretários.
O Sindicatos dos Servidores Municipais havia se manifestado no sentido de sensibilizar o gestor municipal para adquirir o imóvel e colocar á disposição dos seus Servidores.
O fato é que perdemos uma grande oportunidade de construir uma equipamento valoroso que serveria para aglutinar alí todos os programas sociais que poderiam ser desenvolvido na nossa comunidade.
.
Imagem: site Donizete
Foto: Blog Bené Fernandes

RÁDIO BELA VISTA FM "DE ALCÂNTARAS PARA O MUNDO"


O pioneirismo da Rádio Bela Vista FM de Alcântaras voltou a ter presença marcante no sistema de meio de comunicação comunitária e amador.

A Emissora da Associação Comunitária São Francisco que entrou no “ar” em Agosto de 2005, tem como atual diretor geral o Sr. Joaquim Benício Filho.

Na sua grade de programação vários programas musicais e informativos variados. Programas desportivos; inclusive com transmissões ao vivo do campeonato alcantarense de futebol de campo e futsal. Transmissão de shows culturais como o tradicional Festival de Quadrilhas. Outro destaque também fica por conta da transmissão das missas católicas cristãs e também de programas evangélicos.

A emissora que funciona no prédio anexo ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alcântaras, também tem um trabalho especial voltado principalmente para homem do campo, e agora poderar oferecer várias vantagens ao filhos da terra espalhados por todo o país.

Agora, desde ontem 28 de Outubro, a rádio Bela Vista FM pode ser sintonizada na Internet através do Portal de Notícias Blog Alcântaras e desde hoje pelo site da Bela Vista FM para todo Brasil e para o mundo. É a única emissora da Serra da Meruoca a oferecer o serviço.A emissora também está trabalhando na construção do seu novo portal.
.
"Parabéns a todos"

terça-feira, 27 de outubro de 2009

ALCÂNTARAS PROMOVE CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA

Educação e Cultura

As Secretarias do Desenvolvimento da Cultura, Turismo e Desporto e do Desenvolvimento da Educação Básica promoverão nesta quarta-feira 28/10 a II Conferência Municipal de Cultura de Alcântaras 2009.

O tema da conferência será: Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento. O evento está previsto para começar a partir das 07:30 hs, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alcântaras.

A SECULTUR tem o comando de Miguel Marcelo Facundo de Melo (Professor Marcelo), enquanto que a SEDEB é comandada por Francisco Carlos Alves da Silva (Carlinhos) como secretário da pasta.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ALCÂNTARAS “MULTIDÃO INVADE A CIDADE NA ÚLTIMA NOITE DA I FESTA CULTURAL”

A quarta e última noite da I Festa Cultural de Alcântaras reuniu milhares de pessoas no centro da cidade no sábado 24 de outubro.

Milhares de pessoas de varias cidades do Ceará e de outros estados do Brasil, assistiram aos shows de encerramento da festa que de agora em diante deverá fazer parte do calendário de eventos culturais do município.

A surpresa da noite ficou por conta a apresentação da Banda “Outros Toques”. Pouca gente imaginava do que ia encontrar, principalmente a grande multidão de sobralenses que subiram a serra e esperavam logo cedo dançar forró e música latina; o que viram mesmo no início da festa foram muitos clássicos do Rock and roll Progressivo. Rock brasileiro e outros sucessos que marcaram época na música popular brasileira. Foi impressionante o delírio da multidão.

Só depois do grande Show da Banda outros toques, entraram em cena o Grupo Capim Cubado.À noite de sábado 24 de outubro de 2009 certamente não será esquecida.

Veja algumas imagens da noite aqui:

Banda Outros Toques

Banda Outros Toques

Capim Cubano

Capim Cubano

Capim Cubano

Entrocamento Av. Antônio Rocha, ruas Antônio Guilherme e Antunino Cunha


Rua Antunino Cunha (continuação)

Capim Cubano

domingo, 25 de outubro de 2009

IPHAN DO CEARÁ REPUDIA DIOCESE DE SOBRAL, QUE VAI DESTRUIR IGREJA CENTENÁRIA...

Matéria publicada domingo 25 de outubro de 2009, no Blog do Bené Fernandes.
.
Em entrevista exclusiva ao nosso Blog, o Superintendente do IPHAN do Estado Ceará, Clodoveu de Arruda, externou seu "repudio" contra a Diocese de Sobral, especificamente ao Padre Eugênio, pela "infeliz" idéia de destruir a Centenária Igreja da cidade de Alcantaras. A alegativa da Diocese é a questão das "rachaduras" nas paredes da Igreja, causadas pelos inumeros tremores de terras naquela região. A Diocese promete construir uma nova Igreja. Para o Superintendente do IPHAN a Diocese está cometendo um "crime contra a história daquela cidade". Quantas pessoas não foram alí batizadas, quantos casamentos não foram alí realizados e por ser uma igreja com mais de cem anos da sua construção, esperava-se outra atitude, que não fosse a destruição. Poderia ser até construido outra Igreja, mas que fosse preservado o que já existe, e não destruisse o templo sagrado de Deus e do povo de Alcantaras. O Superintendente lamenta não poder fazer NADA contra, haja vista que a cidade de Alcantaras não está entre as cidades tombadas pelos Patrimônio Histórico Nacional.

DO BLOG - O Superintendente sabe que por Lei não pode fazer NADA, mas o apelo está feito á Diocese, onde acho que o bom censo, a visão de respeito á história de um povo deve ser maior do que a simples vontade de alguns. Parabéns ao IPHAN pelo trabalho que está desenvolvendo em todo o Estado do Ceará.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores