sexta-feira, 11 de março de 2011

REUNIÃO EM SOBRAL DISCUTE O FUTURO DOS TRANSPORTES DE ALCÂNTARAS E MERUOCA

Transporte entre Sobral e cidades serranas é feito em paus-de-arara. Motoristas dizem não ter condições de se adaptar

Sobral. Uma reunião com proprietários de camionetas, que fazem o transporte de passageiros entre os Municípios de Sobral, Meruoca e Alcântaras, foi realizada, na manhã de ontem, no auditório da Prefeitura de Sobral. Na pauta de discussão, a legalização do meio de transporte e a substituição dos veículos por modelos tipo vans, que fazem o sistema complementar no Estado do Ceará.

Atualmente, os operadores aguardam a etapa final do processo de licitação dos últimos seis lotes, a serem licitados ainda neste ano. As duas regiões são contempladas pelo edital, que será publicado para a licitação de seis lotes que não tiveram vencedor, no processo público realizado em 2009.

Operação

Para o superintende do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), João Pupo, a reunião serviu também para entender como deve operar o serviço de transportes entre as duas cidades serranas.

"A intenção desse encontro é discutir quais são as peculiaridades dessas cidades, e tentar buscar uma solução para que o transporte de passageiros seja feito em carro fechado como acontece em outras cidades do Ceará", disse João Pupo.

A ligação, por meio de transportes de passageiros, entre Sobral e Alcântaras é feita por 26 veículos tipo pau-de-arara, sendo disponibilizados 13 por dia. "O máximo que a gente consegue é fazer duas viagens por dia. Temos que esperar por passageiros", disse o motorista Raimundo Nonato, que trabalha no sistema há mais de sete anos.

Ele acredita que ficará de fora do sistema a ser implantado por não ter condições de comprar um outro veículo. "Na minha casa são quatro pessoas que eu sustento com o dinheiro que ganho aqui, comprar um carro novo é uma despesa que não está no meu orçamento", acrescentou Raimundo Nonato.

De acordo com o presidente da Cooperativa de Transportes de Meruoca (Coopertram), Rômulo Marques Alves, o preço de cada passagem entre Sobral e Alcântaras custa R$ 5,00. Entre Sobral e Meruoca, onde operam 41 carros, o preço é de R$ 7,00.

Como não houve vencedor para exploração das duas linhas, o Detran considera que todos os carros que fazem o serviço operam de forma clandestina. "Para o Detran, estamos atuando de forma irregular, e por conta disso temos pago multas altíssimas devido à fiscalização", disse o presidente da Coopertram.

Eficiente

João Pupo considera o sistema implantado entre as cidades de Sobral e Massapê como o mais eficiente da região. "É um sistema que tem boa aceitação, por parte de quem utiliza. Isto prova que o sistema nessa outra região também tem tudo para dar certo", classifica João Pupo.

No Ceará, 27 cooperativas operaram o sistema, com capacidade para transportar 1,2 milhão passageiros por mês, de 139 Municípios cearenses. De acordo com o Detran, são atualmente 740 veículos tipo vans circulando nas 164 linhas, gerando aproximadamente 2.200 empregos diretos. "A licitação dos transportes de passageiros intermunicipais, operados pelas vans, significa o ordenamento do setor e o fim dos transportes clandestinos ou piratas, que colocava em risco a vida das pessoas", finaliza João Pupo.

No Ceará, dois tipos de serviço de transportes rodoviário intermunicipal de passageiro, regular (ônibus) e complementar (vans) sofreram modernização nos últimos dois anos. O processo ficará concluído quando forem anunciados os nomes das cooperativas vencedoras da licitação dos seis últimos lotes do sistema complementar.

Adaptação

"O que pretendemos é traçar um novo sistema de transportes para essa região"

João Pupo
Superintendente do Detran-CE

"Vamos ter que nos adaptar a esse novo sistema de transportes no Estado"

Rômulo Marques Alves
Presidente da Coopertram

MAIS INFORMAÇÕES

Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE)
Rua Godofredo Maciel, 2900, Maraponga, Fortaleza/ (85) 3101.5588

Reportagem do Diário do Nordeste (Wilson Gomes)

quinta-feira, 10 de março de 2011

FALTA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS DE ALCÂNTARAS A SOBRAL

Viajar de Alcântaras a Sobral ou fazer o trajeto inverso tem sido uma tarefa difícil nos últimos dias. Sem os transportes alternativos e sem linha de ônibus regularizada, fazer o trajeto entre Alcântaras e a principal cidade da zona norte passou a ser um caos público.

Desde que o governo estadual começou com a política moralizar o transporte intermunicipal de passageiros que vários trabalhadores autônomos começaram a se preocupar com as exigências que viriam a aparecer. Em Alcântaras, a Associação dos Motoristas local até se preocupou em mudar a frota de veículos. De D-20 a F-1000, e a maioria dos motoristas já trocaram os antigos veículos por microônibus.

A situação piorou de vez, se trabalhando já estava muito complicado pagar as prestações das trocas dos veículos, agora ficou impossível.  Para que possam transitar, a associação terá que ser regularizada, com ônibus novos a participar da concorrência pública (licitação). Enquanto isso não acontece, nenhum veículo de passageiro poderá transitar, e os que se arriscam como aconteceu com alguns, “a multa é muito pesada” “esclarece um motorista”

Enquanto isso os usuários dos transportes que costumam irem a Sobral para os compromissos em Bancos, clínicas e hospitais particulares, instituições públicas e de serviços, estudantes e principalmente aos estabelecimentos comerciais, está cada vez mais precário.

Para os microônibus, as atuais exigências são as licenças do DETRAN-CE, a maioria ainda não possui.  Os poucos e tradicionais carros com capotas D-20 e F-100 ainda circulam, mas ninguém sabe até quando. E enquanto a situação não se resolve os passageiros simplesmente passaram a ter sérias dificuldades em utilizar o serviço já antes precário.

Em matéria, o site do Governo do Estado do Ceará do dia 07 de Dezembro de 2010 diz o seguinte:

As 27 cooperativas vencedoras do processo estão aptas a operar o sistema de transportes de vans, com capacidade para transportar 1milhão e 200 mil passageiros por mês, de 139 municípios cearenses. Segundo o Superintendente do Detran, João Pupo, as 740 vans vão operar 164 linhas, gerando aproximadamente 2.200 empregos diretos. Ele explicou que a licitação dos transportes de passageiros intermunicipais, operados pelas vans, significa o ordenamento do setor e o fim dos transportes clandestinos ou piratas, que colocava em risco a vida das pessoas. A partir de agora, o sistema está regularizado e os passageiros podem contar com veículos novos e seguros.

A Coopitrace, é uma das vencedores da licitação e  deveria operar as linhas intermunicipais de Alcântaras, Barroquinha, Camocim, Chaval, Coreaú, Granja, Meruóca, Moraújo e Sobral; mas até agora o que se sabe sobre transportes de passageiros são protestos e reclamações em vários municípios. Ainda não há uma definição de como ficará a situação dos motoristas autônomos.

Enquanto isso, sem poder viajar a população espera pela melhoria no sistema de transportes. Na foto, o ponto dos carros em Alcântaras passa a maior parte do tempo praticamente indisponível para passageiros.

IMAGENS DO CARNAVAL 2011 EM ALCÂNTARAS

Além de sexta-feira com a entrega de abadás, foram mais quatro dias de festa. Durante o dia, o destino de alguns era a cidade de Moraújo, quem preferia ficar na cidade procurava os bares, bicas e restaurantes do município.

Durante as noites, a folia em Alcântaras se concentrou principalmente nas ruas do entorno do Mercado Público, Antunino Cunha, Antônio Guilherme, Roberto Ximenes e Senador Virgílio Távora onde havia um palco com bandas ao vivo. Confira algumas imagens:

quarta-feira, 9 de março de 2011

QUARTA-FEIRA DE CINZAS E O INÍCIO DA QUARESMA

Porque tu és pó e ao pó hás de voltar (Gn 3,19)

O período quaresmal é iniciado nesta quarta-feira de cinzas (09), de acordo com o calendário cristão ocidental. Veja mais informações deste período religioso abaixo:

As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

A data ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos (que não são incluídos na Quaresma) ou quarenta e seis dias contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março.

Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade da própria mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside à cerimónia.

O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia).

No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência. Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia após do carnaval. A Igreja Ortodoxa não observa a quarta-feira de cinzas, começando a quaresma já na segunda-feira anterior a ela.

* Icó Notícia (Com informações da Wikipédia)

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores