sábado, 15 de junho de 2013

AS ÚLTIMAS CHUVAS NO ESTADO DO CEARÁ: EM ALCÂNTARAS CHOVEU 7.0 MILÍMETROS NA NOITE DE SEXTA-FEIRA (14/06)

Alcântaras foto (arquivo), choveu 7 milímetros no início da noite de ontem 14/06

Choveu em cinquenta e dois (52) municípios de ontem para hoje no estado do Ceará. Os maiores índices pluviométricos foram registrados nos municípios de  Morada Nova (32,5 mm), seguido pelos municípios de Mucambo (28 mm), Viçosa do Ceará (25,2 mm) e Chaval (25 mm). Veja os números relativos as chuvas do período de 7:00 de 14/6/2013 às 7:00 de 15/6/2013, para as regiões Litoral Norte e Ibiapaba: 

Macro Região 1 - Litoral Norte:

Chaval 25.0 mm, Camilos (Meruoca) 19.2 mm, Icaraí de Amontada (Amontada) 8.0 mm, Alcântaras 7.0 mm, Sinhá Saboia (Sobral) 3.6 mm, Amontada  3.4 mm, Lagoa do Carneiro (Acaraú) 2.4 mm.

Macro Região 5 - Ibiapaba:

Mucambo  28.0 mm, Sitio Vambira (Vicosa do Ceara) 25.2, Manhoso (Viçosa do Ceará) 23.0, Sitio Urubu (Coreau) 21.0 , Reriutaba 18.0 mm, Matriz (Ipueiras) 15.0 mm, Ibiapina 15.0 mm, Ipueiras 12.2 mm, Tianguá 9.2 mm, Ac. Forquilha (Forquilha) 7.6 São Benedito 7.2 mm, Coreaú 6.5 mm, America 6.2 mm, Poranga 6.0 mm e Guaraciaba do Norte 4.0 mm.
Legenda determinada pela chuva máxima no município. Total de postos com chuva em todo o estado: 62. Total de municípios com chuva em todo o estado: 52. Dados extraídos automaticamente às: 13:25 de 15/6/2013.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

SECRETARIA DE CULTURA DE SOBRAL DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO 17º FESTIVAL DE QUADRILHAS

(Secretária da Secult, Eliane Leite, e representantes da imprensa durante divulgação da programação do 17º Festival de Quadrilhas Juninas de Sobral).

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo (Secult), e do Instituto ECOA, com apoio do Governo do Estado, divulgou, nesta sexta-feira, 14, na Casa da Cultura de Sobral, a programação do 17° Festival de Quadrilhas, que traz o tema “Sobral Cidade Junina”. 

A Secretária da Cultura, Eliane Leite, divulgou à imprensa o calendário de apresentação das Quadrilhas Juninas, que subirão ao palco montado à margem esquerda do Rio Acaraú, na quarta-feira, 19. As festividades se estenderão até o sábado, 22. A novidade deste ano é que a Cidade Cenográfica terá movimentação de uma pequena cidade do interior, com a Casa da Moda: ponto de comercialização dos vendedores do Mercado Central, que poderão negociar seus produtos, aos visitantes; a Casa da Gastronomia, que vai oferecer o melhor da comida regional, característica do Município; Casa do Patativa do Assaré, uma homenagem ao grande poeta nordestino, que terá um local de divulgação de sua produção artística; a Casa do Artesão, com a exposição e comercialização da arte popular local; a tradicional Bodega, tão presente na vida do pequeno comerciante do interior nordestino, além de uma Igreja, erguida no centro da Cidade Cenográfica. 

Foi apresentado, ainda, o mapeamento com a localização de entradas e saídas do espaço da festa, e todos os pontos importantes para facilitar a locomoção dos visitantes, além da articulação de segurança, composta pela Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Outra novidade, é que entre os dias 20 e 30 deste mês, a Cidade Cenográfica ficará aberta para visitação de alunos da Rede Municipal de Ensino, de acordo com calendário e ser acertado com as escolas. A Secult também divulgou uma lista de utilidade pública com acesso a serviços prioritários durante o período de festividades juninas, como: hotéis; restaurantes; caixas eletrônicos, e hospitais. Farmácias 24 horas, Polícia Militar, Samu, SOS Criança, Prefeitura Municipal, Vigilância Sanitária, e Corpo de Bombeiros, também estão na lista.

Fonte: Sobral de Prima


SOBRE OS POLICIAIS DO INTERIOR DO CEARÁ REFORÇANDO A SEGURANÇA NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES EM FORTALEZA

Charge Sinfrônio para o Jornal Diário do Nordeste em 14/06/2013

CEARÁ REGISTRA MAIS DE 700 NOVOS CASOS DE DENGUE EM UMA SEMANA

Fortaleza e Tauá lideram os números de infecções no Estado. O número de casos confirmados de dengue no Ceará só aumenta. Foram confirmados 788 novos casos da doença, segundo o boletim semanal divulgado nesta sexta-feira (14), pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). Em 2013, 6 pessoas morreram em decorrência da doença.

No ano, foram notificados 26.376 casos de dengue no Estado e 7.706 casos já foram confirmados, em 128 municípios. Na última semana, 6.918 casos da doença já haviam sido confirmados. Fortaleza lidera o número de infecções.

Na Capital, 2.753 pessoas foram infectadas pelo mosquito Aedes aegypti. No interior, o maior número de casos foi registrado em Tauá, com 685 confirmações. O boletim aponta que 2013, 4 pessoas morreram por complicação da doença e outras 2 óbitos em decorrência da dengue hemorrágica.

Regional V e VI apresentam maior número de pacientes com dengue na Capital

Em Fortaleza, o bairro que apresenta o maior número de pessoas com dengue é Messejana, com 154 casos. Outros bairros que apresentam mais de 100 pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti são: Barroso 135, Mondubim 111 e Jardim 100. 

Mais de 50 mil casos de dengue foram confirmados em 2012

No ano passado, o Ceará apresentou 51.701 casos confirmados de dengue em 167 municípios cearenses. Segundo informações da secretária de Saúde do Estado, foram confirmados 11 mortes de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) e 25 óbitos de Dengue com Complicação (DCC).

Diário do Nordeste Online (Foto: Alex Costa)

COMO FICOU A VOTAÇÃO QUE ELEGEU COMO DIRETORA DA ESCOLA ESTADUAL DE ALCÂNTARAS, A PROFª KARLENIELE MUNIZ

Eleição para direção da Escola Estadual Francisco de Almeida Monte na cidade de Alcântaras ocorreu na ultima quarta-feira 12/06. Profª Karleniele Muniz foi a grande vencedora com aceitação de mais de 70% de todos os votantes, e no total 72% dos votos válidos.

As eleições escolares que ocorreram nesta ultima quarta-feira,12 no período matutino ao noturno registrou a presença de dezenas de estudantes, pais e professores que compareceram a urna para escolher a nova diretora que comandará a instituição pertencente a rede estadual de ensino do Ceará.

 Na disputa estavam a professora e pós-graduada em gestão escolar pelo INTA - Profª Karleniele Muniz, do outro uma outra alcantarense, também professora - Ghardênia Carvalho ( ex- estudante do Colégio Luciano Feijão, UVA e INTA). A disputa mobilizou a escola durante muitos dias, devido a campanha, as propostas e a decisão do voto.  Veja os números da votação:

Pais e Professores:
Karleniele: 184  Ghardênia : 78.  Brancos: 05 e nulo: 01

Alunos:
Karleniele: 307 Ghardênia : 111. Nulos 02 e Brancos: 06

Total Karleniele: 491 
Total Ghardênia : 189

Total Votantes 694

Editado por Visão Norte, 
Com algumas informações Francisco Freire (Portal Jovem)
Foto: Facebook Karleniele

ALCÂNTARAS: POPULAÇÃO RECLAMA DA FALTA DE MEDICAMENTOS E PRESIDENTE AFIRMA QUE PREFEITURA NÃO TEM CULPA

A diferença entre ser a 'Pedrada' ou ser a 'Vidraça': "O Prefeito não tem culpa nenhuma"

"O presidente da Câmara de Alcântaras, Manoel Albuquerque-PSB (foto), usou a tribuna do legislativo, para afirmar que tem ouvido algumas pessoas reclamarem que buscam remédios na farmácia da prefeitura e não tem encontrado. Comentou Manoel, que foi procurar saber a fundo sobre esse problema, e constatou que existem vários remédios na farmácia da prefeitura, mas outros estão faltando. Em conversa com o prefeito Eliésio Fonteles, ficou sabendo que a gestão pediu esses remédios a Secretaria de Saúde do Estado em janeiro de 2013, e que somente uma parte havia chegado." 

Com informações e imagem Blog Marcelo Marques/Política em Evidência

Verdade ou não, pelo menos esse vereador (foto) reconhece o problema e tenta saber o motivo.  Para outros: antes nada prestava. Agora está tudo BOM! tudo LINDO, Alcântaras está quase um Céu. É, realmente, só se for...

SECRETARIA DA CULTURA E TURISMO DE SOBRAL APRESENTARÁ HOJE (14/06) A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINO 2013

A Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral realiza, nesta sexta-feira, 14, a partir das 9h, na Casa da Cultura, Coletiva de imprensa para apresentar a Programação do Festival de Quadrilhas 2013.

Grato pelo convite!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

CÂMARA MUNICIPAL DE SOBRAL CONFERE MENÇÃO HONROSA À GRENDENE POR 20 ANOS DE INSTALAÇÃO EM SOBRAL

Gerentes homenageados e vereadores

A Câmara Municipal de Sobral realizou Sessão Solene no dia 11/06/2013 para homenagear a Grendene S/A por seus 20 anos de operação em Sobral.

Por força dos Decretos Legislativos 457, 458 e 459, de autoria dos vereadores Gilmar Bastos e Hermenegildo Sousa Neto, foram conferidas Menções Honrosas respectivamente para a Grendene S/A, seu Diretor  Industrial Nelson Rossi e o corpo de gerentes da unidade de Sobral e para 46 funcionários que trabalham na empresa desde 1993.

Um belíssimo diploma foi entregue a cada agraciado “por sua importância para nossa economia, geração de emprego e renda. Pelo zelo e carinho no bom trato aos sobralenses. Pelo cuidado com meio ambiente. Pela beleza e conforto de suas 7 fábricas com cerca de 20 mil funcionários. Pela gratidão aos investimentos desta importante empresa.” 

Na ocasião os autores dos requerimentos que deram origem aos Decretos, discursaram relembrando as primeiras atividades políticas em prol da instalação da empresa e ressaltando a importância da Grendene para Sobral. O vereador Adaldécio Linhares também manifestou-se registrando que juntamente com os vereadores Antonio Galdêncio e Itamar Ribeiro, atual Presidente da Casa, há vinte anos naquela Casa Legislativa, votaram favoravelmente à desafetação do terreno destinado à instalação da primeira fábrica que se chamava na época, Grendene Sobral S/A.

O Diretor Industrial, Nelson Rossi, falou em nome de todos os homenageados agradecendo a iniciativa da Casa do Povo e ressaltando o papel do legislativo na construção do desenvolvimento de Sobral, tendo sido encerrada a sessão com o pronunciamento do vice-prefeito Carlos Hilton que também destacou a importância da parceria da Grendene nas ações de saúde pública dando seu testemunho de quando estava à frente da Secretaria de Saúde do Município.

Em gratidão a mais este reconhecimento público por parte do povo de Sobral, a Grendene doou 100 pares de calçados para a Casa Belém e Fazenda da Esperança, instituições que trabalham com a recuperação de dependentes químicos em Sobral.
 Colaboradores homenageados
 Hermenegildo Sousa Neto e Bruno Iacuzio
Nelson Rossi e Gilmar Bastos
--
Herbert Rocha
Relações Públicas da Grendene S/A para Sobral
twitter: aurionarq

GOVERNO MUNICIPAL DE COREAÚ ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DE UM GINÁSIO POLIESPORTIVO

A Prefeitura de Coreaú, que tem como gestora municipal Érica Frota Cristino, assinou a ordem de serviço para a construção de um Ginásio Poliesportivo para a Escola da comunidade de Boqueirão.

Boqueirão fica 4 km da sede do distrito de Araquém, e é uma das muitas comunidades carentes longe da sede municipal. A evento que marca o início da obra aconteceu na tarde de ontem 12/06 com a presença da Prefeita Municipal Érica Cristino, Secretários Municipais,Vereadores, populares e comunidade escolar local. Os Agentes participantes são; Governo Federal, Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Coreaú, o valor R$ 520.763,67, o prazo de Execução 150 dias.
CE-240, na comunidade de Boqueirão, entre os distritos de Araquém e Arapá Tianguá.

FEBRE AFTOSA: MUNICÍPIO DE ALCÂNTARAS IMUNIZOU 96,5% DE SEU REBANHO BOVINO

O município de Alcântaras conseguiu vacinar mais de 96% de seu rebanho bovino durante a 1º etapa de vacinação contra a febre aftosa 2013.

Na cidade onde aparecem como cadastrados cerca de 232 criados, distribuídos em 217 propriedades foram vacinados 1496 animais, ou seja, um percentual equivalente a 96,45% de todo o rebanho municipal. Segundo os dados da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará 93,06% das propriedades declaram a vacinação do gado e 93,22% dos criadores alcantarenses contribuíram com a campanha de vacinação que ocorreu entre 1º e 30 de maio passado. 

De todas as cidades monitoradas pelo escritório da ADAGRI de Sobral, a cidade de Alcântaras apresentou o 2ª melhor índice, ficando atrás apenas para o município de Groaíras que vacinou 98,75% de todo seu rebanho. Ao todo na Unidade Regional de Sobral foram vacinados o equivalente a 88,16% do rebanho  de 330407 cabeças distribuídas entre  08 municípios acompanhados pela ADAGRI da Princesa do Norte.

Post.Francisco Freire (Portal Jovem)

DISTRITO DE ARAQUÉM EM COREAÚ, FESTEJA O DIA DE SANTO ANTÔNIO

A comunidade do Distrito de Araquém no município de Coreaú, encerra hoje 13/06 os Festejos de Santo Antônio de Pádua.

Após dez dias de novenas, hoje a noite chega ao fim mais uma Festa de Santo Antônio no Araquém. Ontem, última novena, uma multadão compareceu a sede do distrito para a última novena. Araquém tem uma das maiores Festas religiosas do município de Coreaú e região.

O encerramento do Festejo acontece a partir das 17h:30m, (05:30 da Tarde) com uma procissão pelas ruas e avenidas do distrito.
Celebração de ontem, com Pe. Lucione, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade de Coreaú.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

HOJE, 12 DE JUNHO, NOITE DO "DIA DOS NAMORADOS"

O dia dos namorados é uma data especial.

Seu surgimento foi em homenagem aos deuses Juno e Lupercus, conhecidos como os protetores dos casais. No dia 15 de fevereiro, faziam uma festa a estes, agradecendo a fertilidade da terra, os rapazes colocavam nomes de moças em papeizinhos para serem sorteados. O papel retirado seria o nome de sua esposa.

Como muitos casais apaixonados eram impedidos por suas famílias de casarem-se, um padre de nome Valentino passou a realizar matrimônios às escondidas, quando os casais fugiam, para que não ficassem sem receber as bênçãos de Deus.

Com isso, o dia 14 de fevereiro passou a ser considerado o dia de São Valentin (Valentine’s Day), em homenagem ao padre, sendo comemorado nos Estados Unidos e na Europa como o dia dos namorados.

A divulgação da data no Brasil foi feita pelo empresário João Dória, que havia chegado do exterior. Representantes do comércio acharam uma ótima ideia para aquecer as vendas e escolheram o dia 12 de junho para ser o dia dos namorados em nosso país. A data foi escolhida às vésperas do dia de santo Antônio, o santo casamenteiro.

As pessoas apaixonadas costumam presentear seus namorados ou cônjuges, a fim de mostrar todo o amor que sentem.

Nessa data, os casais saem para trocar presentes e comemorar, com um jantar romântico, a paixão que sentem um pelo outro, a afetividade e o amor, como forma de agradecer o companheirismo e a dedicação entre ambos.

Mas existem várias formas de comemorar o dia dos namorados. Mandar flores, cestas de café da manhã, uma cesta de happy hour para degustarem juntos, mensagens por telefone, serenatas, fazer uma pequena viagem, passar um dia em uma casa de relaxamento (SPA), dentre outras.

O importante é usar a criatividade e o romantismo!

Fonte: Equipe Brasil Escola (Jussara de Barros) via  Montanhas em Ação

ASSASSINATO NO DISTRITO DE AROEIRAS - COREAÚ NA NOITE DE ONTEM 11/06: JOVEM DE 23 ANOS É BALEADO E FALECE NO CAMINHO PARA O HOSPITAL

A polícia Militar registrou mais um crime de homicídio em nossa região, desta feita o fato aconteceu por volta de 20 horas desta terça-feira, dia 11, na localidade denominada Aroeiras - Coreaú-CE. 

Informações repassadas através do repórter Aldenir Alves (blog Sinhá Sabóia), dão conta que dois elementos chegaram numa moto BRÓS cor preta, no comércio do pai da vítima e pediram dois cigarros, o pai da vítima respondeu que não tinha, sendo que o seu filho saiu de dentro de casa para saber o que estava acontecendo, sem conversa os bandidos efetuaram três disparos de revólver,  dois perfuraram o peito esquerdo e outro no adomem, a vítima ainda foi socorrida e no caminho para Sobral veio a falecer.

VÍTIMA.
Narcélio Gomes Cavalcante, 23 anos.

Os elementos empreenderam fuga, um dos bandidos estava sem capacete, a polícia fechou o cerco na região, torcemos que a polícia identifique e prenda os acusados.

Mais detalhes, clicando AQUI.

UECE DIVULGA LISTA DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS NA PRIMEIRA FASE DO VESTIBULAR 2013.2

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) divulgou no início da noite desta terça-feira (11), o resultado da primeira fase do Vestibular 2013.2. 10.918 candidatos se inscreveram para o vestibular 2013.2 (foto: arquivo)


A segunda fase do Vestibular 2013.2 da UECE acontece no próximo domingo (16) e segunda-feira (17), respectivamente nos horários de 9h às 13h. No total, 10.918 candidatos se inscreveram para o vestibular 2013.2 da Universidade Estadual. Foram disponibilzados 1.150 vagas dos cursos em Fortaleza e mais 490 no interior do Estado.

Diário do Nordeste Online

UM PÉSSIMO EXEMPLO: NADA DE ADESIVOS EM CARROS, VEREADORES DE SOBRAL VOTAM CONTRA TRANSPARÊNCIA

No mesmo dia em que a Câmara de Sobral licitou quase vinte (20) veículos - um para cada vereador – a Casa também votou pela não identificação dos carros, que ficaram em poder, dos nobres edis.

Na contra mão da transparência, a maioria absoluta do legislativo sobralense desaprovou a colocação de adesivos, que identificariam os carros que estarão a disposição dos vereadores, com aluguéis custeados com o dinheiro do povo sobralense. Mais uma que vem da Câmara de Sobral. Foram favoráveis, apenas o vereador autor do Projeto de Lei, Gilmar Bastos (PSB) e o vereador do PRB Paulo Vasconcelos.
Os veículos já podem levar filhos, parentes e agregados do Colégio a Praia.

Blog Sobral de Prima

terça-feira, 11 de junho de 2013

GOVERNO INVESTIRÁ R$ 1 BILHÃO EM ESTRADAS ESTADUAIS

A expectativa é que aproximadamente 35 trechos rodoviários sejam beneficiados pelo Ceará IV.

O Governo do Ceará fechou, nesta terça-feira, 11, em Brasília, acordo para viabilizar melhorias na malha viária estadual. Segundo a Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra), mais de R$ 1 bilhão estão garantidos para obras de implantação e restauração de rodovias cearenses. 

Trata-se do Programa Viário de Integração e Logística – Ceará IV, que consiste na ampliação e melhoria da malha rodoviária estadual, através do desenvolvimento de planos de fortalecimento institucional e capacitação de servidores do Departamento Estadual de Rodovias (DER). O valor destinado é de US$ 504.116.667, sendo US$ 400 milhões financiados pelo BID e US$ 104.116.667,00 de contrapartida do Estado - valores estes referentes a primeira etapa do programa. 

A Seinfra informou que a expectativa é que aproximadamente 35 trechos rodoviários sejam beneficiados pelo Ceará IV. A geometria, largura, inclinações, raios de curva e reforço no pavimento devem ser transofrmados para permitir tráfego pesado de maior fluxo, hoje só permitido em BRs. 

A proposta, que seguiu para análise da diretoria executiva do BID, em Washington, deve ser aprovada em reuniões previstas para o dia 03 de julho de 2013, quando se inicia o processo licitatório dos oito primeiros trechos da amostra representativa do programa. Segundo o superintendente do DER a partir do mês de agosto será iniciado o processo de negociação da segunda etapa do Ceará IV.

O programa começará a partir da pavimentação de quatro trechos e restauração de outros quatro:CE-187 (Salitre/Divisa CE/PE), CE-060 (Mombaça/Acopiara), CE-232 (Massapê/Moraújo), CE-060 (Juazeiro do Norte/Caririaçu), CE-253 (Groaíras/Cariré), CE-371 (Acopiara/Catarina), CE-371 (Palhano/Itaiçaba), CE-183 (Entroncamento BR-222/Varjota).

Redação O POVO Online com informações da Seinfra

UVA COMEMORA OS 15 ANOS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Foram entregues placas em homenagem a todas as pessoas que contribuíram com o curso de Ciências Sociais. Reitora Palmira Soares homenageada com placa do curso de Ciências Sociais. 

O curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) comemorou os 15 anos de sua fundação na noite de sexta-feira, 7, no auditório Milton Santos, no Centro de Ciências Humanas (CCH), campus Junco. Foram entregues placas em homenagem a todas as pessoas que contribuíram com o Curso. Apresentações artísticas e festa dançante também marcaram o evento que reuniu o corpo discente e o corpo docente, ex-alunos e ex-professores.

Participaram da cerimônia a reitora da UVA, professora Maria Palmira Soares de Mesquita; o pró-reitor de Extensão, professor José Falcão Sobrinho; a diretora do Centro de Ciências Humanas (CCH), professora Cleire Lima da Costa Falcão; o coordenador do Curso, professor Marcus Flávio Alexandre da Silva e a coordenadora adjunta, professora Isaurora Martins de Freitas. Dentre as pessoas homenageadas, estiveram presentes as professoras Simone Simões, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Simone Maldonado, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A reitora Maria Palmira Soares, homenageada com placa comemorativa, proferiu palavras de agradecimento, incentivo e reconhecimento a todos que fizeram e fazem parte do Curso, destacando a contribuição com o desenvolvimento de Sobral e da zona Norte do Ceará com a formação de cientistas sociais. Em seguida, ela fez a leitura de mensagem do deputado professor Teodoro Soares, ex-reitor da UVA, que também recebeu homenagem.

Na mensagem, o deputado professor Teodoro Soares fez questão de destacar a trajetória do Curso, comunicando que solicitou na Assembleia Legislativa votos de congratulações: “Nestes momentos de comemorações, que deixarão marcas indeléveis em todos os que fazem o Curso de Ciências Sociais da UVA e do qual me sinto parte integrante, quer como cientista social que sou, quer pelo fato de que foi criado em meu reitorado resta-me enviar, por meio deste requerimento, uma mensagem para os cientistas sociais: que vocês nunca se esqueçam do juramento que fizeram de pugnar pelo desenvolvimento econômico e social da zona Norte, do Ceará e do Brasil”.

http://www.uvanet.br/ (Foto - Hudson Costa)

DICA SAÚDE: "Sobras de Cascas e talos a gosto"

Extrair o que geralmente é desprezado para ingestão e transformá-lo em iguarias. Essa é a proposta em aproveitar os alimentos de forma integral, trazendo benefícios à saúde por meio de uma a alimentação nutritiva.

Desprezar as cascas dos alimentos é um erro segundo a nutricionista Iramaia Bruno, professora do curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza (Unifor). Isso porque alguns alimentos devem ser consumidos com as cascas, a exemplo de frutas cuja textura é suave (maçã, uva, carambola, morango).

"Os nutrientes estão distribuídos em todo o fruto, mas as camadas periféricas, aquelas bem próximas à casca, concentram maior quantidade de vitaminas e sais minerais. Na extração da casca, uma fração destes nutrientes é perdida", esclarece.

A nutricionista acrescenta que, além dos nutrientes comumente conhecidos, as cascas trazem boa quantidade de fibras alimentares, nas camadas celulósicas, imprescindíveis em uma alimentação saudável.

No entanto, há alimentos que, por apresentarem texturas espessas e aparência pouco atrativa, não são incluídos na dieta. Como é o caso do abacaxi, da manga, da melancia, do melão, das folhas da cenoura e da macaxeira, por exemplo.

Neles, a quantidade de vitaminas e sais minerais estão presentes da mesma forma, como também as fibras. Daí, a importância do aproveitamento integral dos alimentos.

Cultura do não desperdício

"A inclusão de estruturas antes desprezadas ocorre por meio do auxílio de técnicas de abrandamento, cortes e trituração das fibras estruturais, permitindo sua utilização em preparações alternativas, com sabor e boa aceitabilidade", explica Iramaia Bruno.

É o caso da iniciativa Favela Orgânica, que incentiva e ensina pessoas a aproveitar sobras dos alimentos. Idealizado pela paraibana e empreendedora individual, Regina Tchelly, o projeto tem sede em sua casa, no Morro da Babilônia (Rio de Janeiro) e realiza oficinas sobre o tema, além de serviços de buffet em eventos.

Mas antes de manipular o alimento, Regina destaca que o primeiro passo é a higienizá-lo: lavá-lo em água tratada corrente e submergi-lo com hipoclorito de sódio. Conforme a nutricionista Iramaia Bruno, essa é uma boa forma de higienização, mesmo sabendo que a contaminação por microrganismos e parasitas pode ocorrer em toda cadeia produtiva do alimento.

No último sábado, dia 8, o município cearense de Beberibe foi palco para Regina passar um pouco da sua experiência no assunto durante oficina que compôs o II Encontro da Nação Pachamama.

Vicky nóbrega
Especial para o Vida (Diário do Nordeste)

COREAÚ: PROJETO DE AÇÃO SOCIAL COLOCA MUNICÍPIO EM DESTAQUE

Prefeita Erika com a secretária adjunta Nayana Rios e a Secretária de Ação Social Cláudia Cristino.

Com pouco mais de seis meses a frente da Prefeitura de Coreaú, a prefeita Erika Frota Cristino começa a colher os bons frutos plantados no inicio da gestão quando escolheu priorizar as pessoas, oferecendo as condições necessárias para que possam viver dignamente seja na sede ou nos distritos.

Na última sexta-feira (7), ao lado da secretária de Ação Social, Cláudia Cristino, a prefeita recebeu da Revista Ceará e Municípios, o ‘Prêmio Boas Práticas de Gestão na Assistência Social’.

Coreaú foi contemplada como melhor Projeto Social na área da Cultural com o Programa Arte, Música e Esporte, que atende mãos de 400 pessoas, entre crianças, jovens, adolescentes e idosos, que participam dos serviços de convivência e são atendidas, com aulas de arte, esportes e música, onde aprendem a tocar um instrumento musical.

Municípios contemplados

Barroquinha, Boa Viagem, Camocim, Capistrano, Carnaubal, Caucaia, Coreaú, Crateús, Croatá, Dep. Irapuan Pinheiro, Fortaleza, Fortim, Horizonte, Ibicuitinga, Limoeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Moraújo, Morrinhos, Ocara, Orós, Palhano, Pentecoste, Piquet Carneiro, Russas, Santa Quitéria, Sobral, Tauá, Tururu, Uruburetama.

Sobral em Revista

segunda-feira, 10 de junho de 2013

PASTORAL DA SOBRIEDADE FAZ LANÇAMENTO DO PROJETO "PREVENIR" NA PARÓQUIA DE ALCÂNTARAS

Aconteceu entre os dias 23 a 27 de maio o lançamento do Projeto Prevenir, com um ciclo de palestras de prevenção às drogas e outras dependências em diversas localidades do município de Alcântaras, com o Sr. Rogério Melo, coordenador Regional da Pastoral da Sobriedade. Houve também nesse período uma capacitação para agentes que ficarão a frente da Pastoral da Sobriedade que está sendo criada na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Alcântaras.

O Pároco Pe. Edmílson Eugênio participou dessa formação demonstrando grande interesse em apoiar os agentes que irão colaborar para a formação de mais um grupo de auto-ajuda da Pastoral da Sobriedade na Diocese de Sobral . Essa formação contou com aproximadamente vinte agentes que estão se organizando para realizar trabalhos pastorais visando:

A PREVENÇÃO ao uso de drogas.

A INTERVENÇÃO junto a quem experimentou a droga, mas ainda não se tornou dependente dela.

A RECUPERAÇÃO do dependente químico.

A REINSERÇÃO FAMILIAR E SOCIAL do dependente em sobriedade.

Informações blog Marcelo Marques

MUITA REPERCUSSÃO: 'SOBRAL - Motorista usava "Ambulância" da cidade de Meruoca para transportar DROGAS'

O novo prefeito eleito nas eleições complementares ocorridas na Cidade de Meruoca, ARISTIDES (PT),  têm pela frente um grande desafio: o de MUDAR TUDO NA MERUOCA. A começar pelo motorista de uma das ambulâncias daquela cidade, que estava usando o veículo para comprar “drogas” nas “bocas de fumo” de Sobral e levava no veículo da Prefeitura para abastecer as bocas de fumo de Meruoca. Veja a informações do site Plantão Alerta, repórter Cleves Oliveira.

Reeditado pelo Blog  Sobral Agora)

Um indivíduo que já vinha sendo monitorado por policiais militares, suspeito em levar drogas na ambulância da cidade de Meruoca, abastecendo as “bocas de fumo” daquela cidade, foi preso na tarde deste domingo(9). Informações do SD Maicon do Ronda do Quarteirão, quando fazia ronda nas imediações da Av. John Sanford, quando visualizou a ambulância e viu o motorista, que era o que já vinha sendo investigado pela polícia, mandou que ele parasse mas o acusado saiu em disparada fugindo da polícia.
A perseguição se deu em várias ruas da cidade de Sobral, tendo que ter participação de outras viaturas. Nas proximidades do Centro de Convenções, quando o indivíduo pegou uma via mais tranquila, sem risco para populares, os policiais jogou a viatura para cima da ambulância e só assim, conseguiram fazer que o acusado parasse forçosamente.
Os policiais ao fazerem a revista no interior da ambulância de placas HYU 9033 de Meruoca, encontraram crack e um tubo com um liquido que pode ser lança perfume.
O acusado que foi identificado como Francisco Simão Neto, residente na rua Miguel Trajano na cidade da Meruoca, foi preso na tarde desse domingo(9), sem o documento do carro e sem Carteira de Habilitação. Ele foi levado para Delegacia para os procedimentos. Policiais que fizeram a prisão do acusado, SD Maicon, Isaías e outros vários policiais Militares.

Informações: Plantão Alerta.

domingo, 9 de junho de 2013

AMBULÂNCIA DA CIDADE DE MERUOCA É INTERCEPTADA PELA POLÍCIA E PEDRAS DE CRACK SÃO ENCONTRADAS DENTRO DA MACA

Sobral-CE. ambulância da cidade de meruoca é interceptada pelos policiais do ronda do quarteirão e pedras de crack são encontradas com o motorista.

O policial Maicon relatou que a ambulância foi vista na rua Francisquinha Frota (segundo o policial é o centro da droga de Sobral), o motorista da ambulância não atendeu a ordem de parada e empreendeu fuga em alta velocidade, várias viaturas foram mobilizadas na perseguição do veículo municipal, sendo que nas imediações do centro de convenções a ambulância foi interceptada, após uma vistoria no veiculo foi encontrado dentro do mesmo cinco pedras de crack (as pedras estavam escondidas dentro da maca de conduzir pacientes).

Quem vai contar com mais detalhes, inclusive o nome do acusado, é o soldado Maicon. Assista a reportagem direta do local CLICANDO AQUI.

INSCRIÇÕES PARA O 'SISU' COMEÇAM NESTA SEGUNDA-FEIRA

Podem se inscrever os estudantes que tenham participado da edição do Enem 2012 e não tenham zerado a redação.

Começam nesta segunda-feira (10) e vão até sexta-feira (14) as inscrições para a segunda edição deste ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Podem se inscrever os estudantes que tenham participado da edição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2012 e não tenham zerado a redação. As inscrições devem ser feitas no portal do Sisu.

Pelo Sisu, o estudante concorre a vagas em cursos de graduação em universidades e institutos federais de ensino superior. Nesta edição, serão ofertadas 39.724 vagas em 1.179 cursos de 54 instituições de ensino superior.

Na página do sistema de seleção estão disponíveis as etapas da inscrição para orientar os candidatos. Antes de começar é preciso ter em mãos o número de inscrição e o da senha no Enem 2012. A primeira coisa a fazer é confirmar os dados pessoais, pois é por eles que o Sisu entra em contato com o candidato.

Em seguida, ele pode escolher até duas opções de curso. Estará disponível um sistema de busca com os detalhes de cada opção. O candidato deve clicar no curso para ver o número de vagas e de modalidades ofertadas. É preciso estar atento também à documentação exigida pelas instituições de ensino no momento da matrícula. Confirmada a inscrição, é possível alterar as opções apenas até sexta-feira.

As notas de corte dos cursos e a classificação parcial de cada candidato serão divulgadas diariamente, nos dias 11, 12, 13, e 14 deste mês. O candidato poderá acompanhá-las ainda durante o período de inscrição e avaliar as chances de ser aprovado.

A primeira chamada está marcada para o dia 17 deste mês e a segunda, para 1° de julho. As matrículas da primeira chamada poderão ser feitas nos dias 21, 24 e 25 próximos e as da segunda chamada, nos dias 5, 8 e 9 de julho.

Agência Brasil/Diário do Nordeste

ESTÃO AUTORIZADOS 29 NOVOS CONCURSOS E 22,3 MIL VAGAS

Os empregos são federais, estaduais no Ceará e municipais em Fortaleza. Devem ser criados ainda em 2013.

O Ministério do Planejamento autorizou a criação de 15.151 vagas em concursos públicos federais até agora. São 17 concursos, com as maiores quantidade de vagas no Ministério da Educação (MEC), com 10.203, Polícia Rodoviária Federal (PRF), com mil oportunidades e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (736). Somados-se aos empregos a serem criados no Governo do Estado (3.460) e na Prefeitura de Fortaleza (3,7 mil), são o 22.311 chances de estabilidade financeira ainda em 2013.

Mas não é fácil nem barato ser “concurseiro” profissional. Para encarar provas Brasil afora, o investimento pode chegar a mais de R$ 10 mil por ano, a depender do número de concurso que se faça e da localização das provas.

Matéria completa no O POVO clicando AQUI.


Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores