sábado, 20 de agosto de 2016

DISTRITO DE VENTURA EM ALCÂNTARAS JÁ CELEBRANDO A FESTA DE SÃO JOSÉ

De hoje sábado (20) até o próximo domingo dia 28 de agosto, a vila (sede) do distrito de Ventura estará festejando o seu Padroeiro São José.

A abertura da festa aconteceu no amanhecer deste sábado com queima de fogos, procissão, e o café comunitário, além de um rito religioso no interior da capela. A festa de São José do distrito de Ventura, é um dos mais tradicionais da Paróquia de N.S do Perpétuo Socorro de Alcântaras e de toda Serra da Meruoca, atraindo visitantes de toda região serrana e também de comunidades do sertão de Coreaú.

Além da festa religiosa, um dos principais atrativos naturais do lugar, é o Talhado, um penhasco que dispõe de uma visão deslumbrante que atrai milhares de visitantes durante todo o ano para Ventura.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA BOLSAS DE ESTUDO EM FACULDADES DE SOBRAL

Imagem: Divulgação internet
Ainda dá tempo de concorrer às vagas disponibilizadas pelo Mais Bolsas, programa de bolsas de estudo que concede descontos de até 50% para estudantes interessados em ingressar no ensino superior. Em Sobral, há vagas para diversos cursos de pós-graduação, na modalidade a distância (EAD), em faculdades da rede particular de ensino.

“O Mais Bolsas trabalha em prol da inserção de alunos no ensino superior, por meio da concessão de bolsas de estudo em todo o Brasil. Há muitos que anseiam ingressar em uma faculdade, centro universitário ou universidade e que, por falta de condições financeiras, não conseguem custear uma mensalidade total”, revela José Araújo, gerente do programa.

Os interessados em concorrer a uma bolsa de estudo podem se inscrever no www.maisbolsas.com.br, onde é possível escolher o curso e a instituição de ensino pretendida. Havendo vaga disponível, o candidato poderá ser aprovado de imediato.

Mais informações ou dúvidas podem ser adquiridas nos canais de atendimento, SAC ou central de atendimento, nos números 4007-2209 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 002 5854 (demais localidades).

QUEDA DE BRAÇOS ENTRE OS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DE ALCÂNTARAS, CONTINUAM

Presidente da Câmara Cleuvilândia Menezes
Na última Sessão Legislatica, a Presidente da Câmara de Alcântaras Cleuvilândia Menezes, faz denúncias contra o Prefeito Municipal. As informações são Blog Política em Evidência.

A Presidente da Câmara de Alcântara, Cleuvilandia Menezes, usou a tribuna do legislativo, para denunciar que a gestão municipal esta devendo os contratados. Que prestam serviço a municipalidade. Cleuvilândia disse que o prefeito anunciou a chegada de uma ambulância nova e até agora ela não apareceu, sendo somente propaganda enganosa neste período de eleição. 

A Presidente ainda afirmou que o transporte do Conselho Tutelar que é uma motocicleta, está em péssimas condições, dando o “prego” de vez em quando, ficando os conselheiros sem poderem trabalhar, prejudicando as suas atribuições. "O prefeito tentou mais uma vez me afastar da presidência da Câmara, e mais uma vez ele quebrou a cara, graças ao meu bom Deus, porque continuo firme comandando o legislativo até o final de meu mandato”. Finalizou Cleuvilandia.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

ÚLTIMOS DIAS DE INSCRIÇÃO PARA O CONCURSO DA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ

Termina na próxima segunda-feira (22) o período de inscrições para o concurso público para ingresso no cargo de soldado da Polícia Militar do Ceará. Os interessados podem se inscrever no site da empresa organizadora do certame, Instituto AOCP (www.institutoaocp.org.br), ou no posto de inscrição presencial (Rua Barão do Rio Branco, nº1071, Sala 923 – Ed. Lobrás, Centro,Fortaleza-CE). O valor da taxa de inscrição é R$ 100.

O concurso oferece 4.200 vagas, distribuídas em três turmas, que deverão ser convocadas até o ano de 2018. Para participar o candidato deve ter o Ensino Médio completo e idade inferior a 30 anos no primeiro dia de inscrição do concurso. Pessoas com menos de 18 anos também poderão se inscrever, desde que tenham atingido a maioridade na data da matrícula do Curso de Formação. Possuir Carteira Nacional de Habilitação (no mínimo, na categoria “B”) e ter altura mínima de 1,62 cm para os homens e de 1,57 cm para as mulheres, também são requisitos básicos para investidura no cargo. A remuneração inicial da categoria é de R$ 3.134,58.

O concurso está dividido em três etapas. A primeira é uma prova objetiva composta por 120 questões; a segunda fase inclui exames médico, biométrico, odontológico e toxicológico, e a terceira etapa do certame é o Curso de Formação Profissional, que inclui ainda avaliação psicológica, teste de capacidade física, investigação social e avaliação final do curso de formação profissional, sendo todas de caráter eliminatório.

A primeira etapa, prova objetiva, está prevista para acontecer no dia 25 de setembro de 2016.

Para mais informações, o edital está disponível no endereço: http://www.institutoaocp.org.br/  

Site Governo do Ceará (Imagem: Leandro Freire)

CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS REALIZA SESSÃO NESTA SEXTA-FEIRA (19)

A Câmara Municipal de Alcântaras realiza nesta noite sexta-feira (19/08) mais uma sessão ordinária.

A reunião presidida pela Vereadora Cleuvilândia Menezes com auxiliada pelos demais membros da mesa diretora, tem início a partir das 19 horas, no plenário Raimundo Nonato Albuquerque. Na pauta, serão discutidos diversos assuntos de interesse da coletividade do município.

ELEIÇÕES: TSE DIVULGOU LISTA DE CANDIDATURAS PARA O MUNICÍPIO DE ALCÂNTARAS

Imagem: Divulgação internet
Psol está sem registro na base de consultas. Demais partidos e coligações já disponível os nomes.

O município de Alcântaras, Zona Norte do Ceará, estava em as três cidades no Estado onde até até as 09:00 não haviam sido divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a lista dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores nestas eleições. 

Na cidade onde os últimos pedidos de registos de candidaturas foram feitos pelas coligações na última segunda-feira(15) no cartório eleitoral de Sobral,  os nomes dos candidatos foram disponibilizados na base do TSE por volta as dez horas desta sexta-feria,19/08. 

Segundo o TSE, como candidatos a Prefeitura estão Cleuvilândia Menezes Costa Machado (PMB) e Joaquim Freire Carvalho ( PTD). Já para o cargo de vereadores até o horário de atualização desta matéria, 28 nomes foram listados, sendo 17 pela "Coligação para Alcântaras Seguir Crescendo" e outros 11 pela "Coligação, Respeito Trabalho e Competência". 

Os candidatos pelo PSOL ainda não aparecem na lista. Contato o Diretório informou ser sabedor da situação e disse que em breve os nomes constarão na base.

Post. Francisco Freire PJ  (Atualizado às 09:55  de 19  de agosto de 2016)

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

SENAI ESTÁ COM VAGAS ABERTAS PARA CURSOS NA CAPITAL E INTERIOR

O Senai Ceará está com vagas abertas para os jovens que querem aprender uma nova profissão. São oportunidades em cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional em unidades da capital (Barra do Ceará, Jacarecanga, Mucuripe, Parangaba), Região Metropolitana de Fortaleza (Maracanaú e Horizonte) e interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

O número de vagas é limitado por curso. As inscrições devem ser efetuadas com antecedência. Os interessados (pessoas físicas e jurídicas) podem reservar suas vagas nos cursos pelo telefone (85) 4009.6300 ou pelo endereço eletrônico.

Cursos de qualificação
Caldereiro, Cortador de Roupas, Eletricista de Automóveis, Padeiro, Pizzaiolo, Supervisor Industrial e Instalador Hidráulico são só alguns dos 30 cursos com matrículas abertas no estado.

Curta duração
Há 180 cursos com matrículas abertas em todo o estado. Comandos Elétricos, Eletricidade Básica, Excel, Gestão do Sistema Logístico, Informática, Lubrificação Industrial, Visual Merchandising de Moda e Técnicas de Pintura de Obras são só alguns dos cursos.

Sobral em Revista

QUEM FOI JOSÉ TEODORO SOARES?

Nascido em 28 de dezembro de 1940, José Teodoro Soares fazia parte de uma tradicional família política da região norte. O avô dele, coronel José Theodoro Soares, fundou a cidade de Santa Cruz do Norte (hoje Reriutaba) em 25 de setembro de 1927.

Atualmente Professor Teodoro era presidente da Universidade da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) e docente da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

José Teodoro Soares foi eleito deputado pela primeira vez em 2006, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Nas eleições de 2010, ficou com uma vaga na suplência, assumindo o mandato em 2011 e se efetivando no final de 2012. Em 2014, voltou a ocupar a suplência, assumindo o mandato em 2015 pelo Partido Social Democrático (PSD). 

Com trajetória ligada à defesa da educação, Professor Teodoro era membro das academias Cearense de Ciências Sociais; Sobralense de Letras; e de Letras dos Municípios do Ceará. Também já foi reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), entre 1990 e 2006, e da Universidade Regional do Cariri (Urca), de 1987 a 1990.

O parlamentar foi ainda presidente do Conselho de Reitores do Ceará, vice-presidente do Conselho de Educação do Ceará e secretário geral adjunto do Ministério da Educação e Cultura. Ao longo da vida, publicou 32 livros.

Na década de 1960, José Teodoro Soares estudou em Roma e Paris. Em 1966, ingressou no curso de Ciências Políticas do Instituto de Estudos Políticos, da Universidade de Paris, onde acompanhou as manifestações de maio de 1968.

“Testemunhei um momento de grande transformação cultural na França – o movimento estudantil de maio de 1968 – , cujas ideias se espalharam pelo mundo, uma verdadeira revolução dos costumes”, afirmou Professor Teodoro, em texto biográfico publicado no site oficial do parlamentar.

José Teodoro Soares integrou ainda a equipe que implantou o curso de Ciências Sociais na Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1970 e, no ano seguinte, participou da criação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ainda em 1971, ingressou no recém-criado Projeto Rondon. O parlamentar também fez parte da equipe de transição do primeiro governo Tasso Jereissati.

Casado por 36 anos com a professora e escritora Maria Norma Maia Soares, que morreu em julho de 2014. Ela foi presidente do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense entre 2008 e 2014.

Blog Sobral de Prima

FALECEU NA MANHÃ DE HOJE, O DEPUTADO E EX-REITOR DA UEVA PROFESSOR TEODORO SOARES

A Assessora de Comunicação do Deputado Teodoro Soares, acaba de comunicar de forma oficial o seu falecimento. Segundo informações, Professor Teodoro Soares faleceu nas primeiras horas desta quinta feira(18). O mesmo estava internado num hospital em Fortaleza em estado grave.

O Deputado José Teodoro Soares, 77 anos, no seu terceiro mandato, assumiria em definitivo o cargo de Deputado Estadual, mas infelizmente não será possível de acontecer.

O deputado será velado inicialmente na Assembléia Legislativa, logo depois será velado na Universidade Estadual Vale do Acaraú, onde o mesmo foi Reitor durante 16 anos. O esputamento está previsto para acontecer em sua terra natal, Reriutaba(CE).

A família do nobre Deputado Teodoro Soares as nossas condolências.

Via blog Sobral Agora. 

terça-feira, 16 de agosto de 2016

PROPAGANDA ELEITORAL COMEÇA HOJE NAS RUAS E NA INTERNET

Imagem: Divulgação internet
A propaganda eleitoral nas ruas e na internet está autorizada a partir hoje (16), de acordo com as regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral. Os candidatos aos cargos de prefeito e vereador nas eleições de outubro podem participar de carreatas, distribuir panfletos e usar carros de som das 8h às 22h. Também estão permitidos comícios das 8h às 24h. A campanha vai até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno.

A propaganda foi autorizada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) receber ontem (15) o número parcial de 485.268 mil pedidos de registros de candidaturas. O número final deve ser divulgado hoje.

A partir de agora, caberá aos juízes eleitorais julgar os pedidos de registro, que poderão ser indeferidos se os candidatos não cumprirem os requisitos legais, entre eles estar elegível pela Lei da Ficha Limpa. A norma impede que pessoas condenadas por órgãos colegiados disputem eleições pelo prazo de oito anos.

Fiscalização

Nestas eleições, a Justiça Eleitoral em todo o país utilizará novas regras para fiscalizar os recursos empregados nas campanhas dos candidatos. De acordo com a reforma eleitoral aprovada pelo Congresso no ano passado, os partidos e coligações deverão prestar contas aos tribunais regionais eleitorais (TREs) a cada 72 horas. Os dados poderão ser consultados no site do TSE. 

Pela nova norma, os candidatos também estão proibidos de receber doações de empresas e só poderão ser financiados por pessoas físicas e recursos do Fundo Partidário. As doações de simpatizantes dos candidatos só podem ser feitas por meio de recibo e declaradas no Imposto de Renda. As chamadas “vaquinhas virtuais” foram vetadas pelo TSE.

Da Agência Brasil

MORRE AOS 71 ANOS A ATRIZ ELKE MARAVILHA

Imagem: Divulgação TV Brasil
A atriz Elke Maravilha morreu na madrugada de hoje (16), aos 71 anos, no Rio de Janeiro. Elke estava internada desde o fim de junho para tratar uma úlcera e chegou a ser operada. Desde então, a atriz ficou em coma induzido na Casa de Saúde Pinheiro Machado, nas Laranjeiras, zona sul do Rio.

No perfil de Elke na rede social Facebook, familiares confirmaram o falecimento da atriz: “Avisamos que nossa Elke já não esta por aqui conosco. Como ela mesma dizia, foi brincar de outra coisa. Que todos os deuses, que ela tanto amava, estejam com ela nessa viagem. Eros anikate mahan.”.

Carismática e bem-humorada, com um estilo irreverente e ousado de ser, a atriz, modelo e apresentadora Elke Georgievna Grunnupp era russa, nascida na então Leningrado, hoje São Petersburgo, em 22 de fevereiro de 1945.

Filha de um russo e de uma alemã, ela tinha seis anos quando sua família emigrou para o Brasil, fugindo de perseguições políticas do stalinismo soviético. O casal e os três filhos, privados da cidadania russa, se estabeleceram em um sítio em Itabira (MG) e, mais tarde, em outra cidade mineira Jaguaruçu.

Naturalizada brasileira, Elke saiu de casa aos 20 anos para morar sozinha no Rio de Janeiro, onde arrumou emprego como secretária bilíngue, valendo-se de sua fluência em oito idiomas, muitos deles aprendidos no próprio ambiente familiar. Fluência que a levou a formar-se em Letras e a trabalhar como professora, tradutora e intérprete de línguas estrangeiras.

Começou a carreira de modelo no final da década de 60, desfilando para o estilista Guilherme Guimarães. Trabalhou para outros grandes estilistas e logo ficou famosa no mundo da moda, projetando uma imagem que simbolizava transgressão e liberação.

Foi nos desfiles que conheceu a estilista Zuzu Angel, de quem ficou amiga. Na época, em pleno regime militar, Zuzu denunciava ao mundo o desaparecimento de seu filho Stuart Angel Jones, que hoje o Brasil sabe ter sido torturado e morto por agentes da ditadura na Base Aérea do Galeão.

No final de 1971, Elke foi presa no Aeroporto Santos Dumont, depois de rasgar, aos gritos de “covardes! Como ousam? Vocês já o assassinaram!”, cartazes de procurado com a fotografia de Stuart. Enquadrada na Lei de Segurança Nacional, Elke teve a cidadania brasileira cassada, tornando-se apátrida. Anos depois, requisitou e obteve a cidadania alemã, a única que passou a possuir.

A essa altura, já havia iniciado carreira de atriz, no cinema, com o nome artístico que a consagrou, dado pelo jornalista Daniel Más, espanhol naturalizado brasileiro e colunista social de vários jornais cariocas. Em 1972, Elke Maravilha surge na televisão, como jurada do programa do "Velho Guerreiro” Abelardo Chacrinha Barbosa.

Na televisão, foi também jurada do Show dos Calouros, de Sílvio Santos, apresentou o talk show Elke, no SBT, além da novela A volta de Beto Rockfeller, na TV Tupi (1973) e da minissérie Memórias de um Gigolô (1986), na TV Globo, entre outras papéis e participações especiais.

No cinema, foram 28 filmes, a começar por Barão Otelo no Barato dos Bilhões (1971), passando por títulos como Xica da Silva (1976), de Cacá Diegues, Pixote, a lei do mais fraco (1981), do recém-falecido diretor Hector Babenco, e até mesmo o filme biográfico sobre Zuzu Angel, no qual aparece em participação especial cantando num cabaré a música alemã Lili Marlene, sucesso de Marlene Dietrich. Nesse filme, a própria Elke foi personagem, interpretada pela atriz Luana Piovani. Atuou ainda em 11 peças teatrais.

Elke por ela mesma:

“Perguntam-me como criei este estilo, este visual que me caracteriza. Digo que sempre busquei compor este jeito, claro que não era assim como agora, pois hoje a coisa é mais abrangente. Com o tempo venho me descobrindo muito mais por dentro e colocando o que descubro para fora. Costumo dizer que sempre fui assim, só que com o tempo estou piorando! Na realidade, sempre fui um trem meio diferente, sabe? Ainda adolescente resolvi rasgar a roupa, desgrenhei o cabelo, exagerei na maquiagem e saí na rua... Levei até cuspida na cara. Mas foi bom porque entendi aquela situação como se estivessem colocando-me em teste. Talvez, se meu estilo não fosse verdadeiramente minha realidade interior, eu teria voltado atrás. Mas sabia que nunca iria recuar. Eu nunca quis agredir ninguém! O que eu quero é brincar, me mostrar, me comunicar”.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

CIDADES DO INTERIOR CEARENSE TERÃO CONCURSOS COM 1050 VAGAS

Este ano tem eleições municipais, os concursos públicos são afetados pela Lei Eleitoral nº 9.504/97. Segundo o artigo 73, está restrita a nomeação, contratação ou admissão do servidor público nos três meses antes do pleito e até a posse dos eleitos, que neste ano será de 2 de outubro de 2016 (primeiro turno) a 1º de janeiro de 2017. Ou seja, os concursos públicos podem ser abertos, lançar editais, receber inscrições e até mesmo realizar provas durante o período eleitoral. A restrição é apenas referente à homologação do resultado e nomeação dos aprovados. 

Acompanhe abaixo as cidades cearenses que estão com concursos em andamento ou em processo de abertura:

Chaval
Serão oferecidos cargos de nível fundamental, médio e superior, entre eles auxiliar de serviços gerais, merendeira, agente administrativo, técnico de enfermagem, assessor jurídico, professor, médico etc. Os salários variam de R$ 880 a R$ 7.000.

Deputado Irapuan Pinheiro
Serão selecionados candidatos com nível fundamental completo e incompleto, nível médio e técnico e nível superior. Alguns dos cargos disponíveis serão para motorista, vigia, agente comunitário de saúde, agente de combate de endemias, fiscal de tributos, professor, assistente social, médico, veterinário, engenheiro agrônomo, entre outros.

Milhã
A Prefeitura Municipal de Milhã tem o intuito de abrir concurso para o preenchimento de 178 vagas distribuídas em cargos de todos os níveis de escolaridade, entre eles auxiliar de serviços gerais, agente de endemias, recepcionista, secretário escolar, professor, enfermeiro e médico. O órgão municipal já iniciou o processo de escolha da banca organizadora. No dia 4 de agosto, foi realizada uma licitação na modalidade tomada de preços.

Iguatu
A seleção visa abrir 496 vagas para todos os níveis de escolaridade. Haverá ofertas para auxiliar de laboratório, auxiliar de limpeza urbana, cozinheiro, cuidador, intérprete de Libras, jardineiro, professor, entre outros. Tão logo for definido, o concurso será retomado.

Jijoca
O intuito é abrir 96 oportunidades em diversos cargos, dos quais 10 seriam para candidatos no nível fundamental, 56 para quem possui ensino médio e/ou curso técnico e 30 para os profissionais graduados.

Fonte: Sobral em Revista

MORRE O JORNALISTA NENO CAVALCANTE

Neno trabalhavano Jornal Diário do Nordeste (Foto DN)
José Nairton Quezado tinha 39 anos de jornalismo e destacou-se pelo senso crítico. A causa da morte não foi confirmada

O jornalista cearense Neno Cavalcante morreu, aos 61 anos, na tarde deste domingo, 14, em Fortaleza. O velório será na funerária Ethernus, na Aldeota, mas o horário ainda não foi divulgado.

Neno foi encontrado morto por volta das 17 horas, em seu apartamento na Praia de Iracema. Os amigos e familiares acreditam que a provável causa da morte foi um infarto fulminante, no início da tarde.

José Nairton Quezado tinha 39 anos de jornalismo e era colunista do jornal Diário do Nordeste, onde também trabalhou com televisão apresentando o programa "TeveNeno", entre 1999 e 2013. Antes, o programa era apresentado na TV Manchete.

O advogado Paulo Quezado, primo de Neno, destacou o profissionalismo do jornalista. "Era um jornalista independente, sincero e que tinha muita coragem de viver”, disse.

Professor da Universidade Federal do Ceará, Tadeu Feitosa lembrou a integridade de Neno. "Uma pessoa de muito caráter, um professor do jornalismo. É uma grande perda nesse momento de crise do jornalismo brasileiro", afirma.

Nilton de Almeida, vice-presidente da Associação Cearense de Imprensa, homenageou o amigo de profissão. "Quantas histórias juntos, Neno, quantas lutas travamos, quantas pressões suportamos, quantas desesperanças transformamos em experiências que nos fizeram aprender a ser jornalistas com todas as dificuldades de um Ceará árido. Mas tudo valeu a pena porque, cultivamos, com Ronaldo Salgado, Agostinho Gósson, Dedé de Castro e tantos outros amigos, a alegria de viver com afeto e solidariedade que nos uniram por mais de três décadas", escreveu.

Para a jornalista Ana Quezado, que trabalhou 21 anos na TV Verdes Mares e também era prima de Neno, fica na memória a lembrança dele de bom humor e independência. "A gente se encontrava no almoço e sempre brincava. Como jornalista, era um profissional completamente livre para falar do que queria, da forma como gostava. Criou bordões como 'É o novo!', que era a cara dele. Era essa pessoa que não tinha vínculo com nada a não ser com a informação", completa. 

Neno era o caçula dentre nove irmãos de uma família de Aurora, no interior do Ceará. O irmão mais velho é o também colunista Lúcio Brasileiro. Ele deixa duas filhas e três netos.  

Redação O POVO Online

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores