sexta-feira, 15 de abril de 2011

SECRETARIA DE SAÚDE ALCÂNTARAS INTENSIFICA O CAMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

A Secretaria de Saúde de Alcântaras trabalha na prevenção de casos da doença na cidade. O trabalho conta com a participação da população.

Depois de o Governo Estadual confirmar a epidemia de dengue no Estado, a Secretaria de Saúde e população ficaram em alerta. A cidade possui o foco do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, e com os casos confirmados em municípios vizinho, o perigo se tornou ainda mais evidente.

Um das cidades em epidemia é a cidade de Coreaú que tem ligação dieta com o município de Alcântaras, apenas 17 km separam as duas cidades que tem limites municipais em comum. Diariamente inúmeros veículos circulam entre as duas cidades, o movimento aumenta no final de semana por ocasião da feira livre de Coreaú que atrai alguns autônomos (feirantes) e demais pessoas de Alcântaras para o comércio daquela cidade.

Alcântaras está preparada para combater a dengue, e historicamente tem conseguido realizar este combate com eficácia, no entanto necessita sempre e principalmente da contribuição da população. Para isso mantém uma equipe diariamente a disposição e recebendo os comunicados para verificar alguma ocorrência. Equipes do Núcleo de Endemias e Zoonoses realizam o trabalho em todas as ruas dos bairros da cidade e aqueles casos considerados prioritários serão visitados assim que comunicados a secretaria.

Para isso, é só procurar a pessoa responsável pelo seu setor, rua ou bairro, ou entrar em contato com a Secretaria de Saúde Alcântaras pelo telefones , 0800 – 2751067 (ligação gratuita), ou ainda 36401044

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO: INSCRIÇÕES ABERTAS

O curso é promovido pela Sesa, pela UECE e a Escola Nacional de Saúde Pública – Fiocruz. Inscricões vão até o dia 20 de abril, o curso é totalmente gratuito.

Sem nenhum custo para os concorrentes, estão abertas as inscrições para a primeira turma do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde até o dia 20 deste mês de abril. Local das inscrições: Campus do Itapery da Universidade Estadual do Ceará, na secretaria do laboratório de práticas coletivas em saúde. A oferta é de 30 vagas para trabalhadores do Sistema Único de Saúde – SUS, com vínculos públicos (celetistas ou estatuários) e portadores de diploma de graduação. As inscrições e as mensalidades são financiadas pela Secretaria da Saúde do Estado e o Ministério da Saúde. O curso é promovido pela Sesa, pela UECE e a Escola Nacional de Saúde Pública – Fiocruz.

Os interessados no curso de especialização devem trabalhar nas secretarias Estadual da Saúde e municipais de saúde que desenvolvem atividades na área de gestão do trabalho e da educação na saúde dos municípios com adesão ao Programa de Qualificação e Estruturação da Gestão do Trabalho e Educação no SUS – ProgeSUS. Os municípios são: Horizonte, Ibiapina, Guaiúba, Caririaçu, Cascavel, Cruz, Morada Nova, Aratuba, Crato, Carnaubal, Deputado Irapuan Pinheiro, Guaramiranga, Juazeiro do Norte, Senador Pompeu, Umirim, Tamboril, Pentecoste, Milhã, Bela Cruz, Ocara, Jaguaretama, Redenção, Aracoiaba, Barbalha, Capistrano, Cariús, Eusébio, Mauriti, Pindoretama, Mulungu, Fortaleza, Iguatu, Caucaia, Crateús, Maranguape e Quixeramobim.

Também poderão se inscrever integrantes nas mesas de negociação do SUS do município de Fortaleza e da mesa estadual e ainda conselheiros estaduais e municipais de saúde. Os telefones para mais informações: (85) 3101.9798 (manhã e à tarde) e (85) 3101.9959 (manhã).

Veja o edital, na íntegra, do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde

SOBRAL SEGUE HOJE COM OS EVENTOS DA SEMANA SANTA COM A TRADICIONAL PROCISSÃO DOS PASSOS

Hoje, em Sobral, acontece a Procissão de Passos, saindo da Igreja do Rosário à Praça do Teatro São João. A Procissão de passos, na cidade de Sobral, também chamada de "fugida", representa um momento de profunda religiosidade popular para os católicos
Foto: Wilson Gomes

A Semana Santa representa a grande celebração vivenciando toda agonia de Jesus, sua morte para a salvação dos cristãos e, por fim, sua ressurreição no Domingo de Páscoa. Os festejos neste Município, na região Norte, começaram ontem, com a procissão de trasladação, tendo à frente o bispo Diocesano, dom Odelir Magri. O percurso com a condução da imagem de Bom Jesus, da Catedral até para Igreja do Rosário, teve início às 18 horas, com acompanhamento da Irmandade do Santíssimo e do povo em geral.

Hoje às 17 horas, acontece a Procissão de Passos, saindo da Igreja do Rosário rumo à Praça do Teatro São João, onde solenemente é anunciado o famoso "Sermão de Encontro de Jesus com sua mãe, Maria Santíssima". A Procissão dos Passos, também chamada de "fugida", representa um momento de profunda religiosidade popular, particularmente visível nos símbolos e rituais da preparação e celebração. Relaciona-se com a saída de Jesus Cristo para o Horto das Oliveiras, onde se recolheu para orar.

O momento litúrgico contagia todo o povo católico pelo mundo, mostrando a devoção ao Senhor Jesus dos Passos, como se comprova com a multiprocissão, no caminho de sofrimento, crucificação, morte e ressurreição de Cristo.

Cortejo

O cortejo é aberto por um estandarte, chamado Guião, no qual se lê a sigla S.P.Q.R. - Senado de Todo o Povo Romano - e segue, então, restituindo os passos do Calvário, numa representação da "Via Crucis".

No decorrer da Procissão, acontecem algumas paradas, chamadas de "Estações da Via Crucis", onde são lembrados o momentos finais da morte de Jesus. Um dos pontos de maior destaque é quando Cristo recebe a coroa de espinhos e é espancado pelos soldados romanos, destacando-se ainda o encontro de Jesus com sua Mãe.

Para os católicos, cada passo é uma etapa para o ápice da fé cristã: a Ressurreição, que ocorre três dias após a morte. A Igreja Católica destaca que "é a hora de refletir sobre o sofrimento de Jesus, de reviver o mistério da Cruz". Todos os anos é grande o número de populares e autoridades que acompanham esta procissão, numa comovente atitude de fé e amor ao Senhor Jesus dos Passos.

A programação prossegue no domingo, às 8h30, com a bênção dos ramos no santuário São Francisco, seguida de procissão em direção a Sé catedral, onde acontece a tradicional Missa de Ramos, às 9 horas.

Programação

Na terça-feira, 19, Via Sacra, na Praça da Sé; Praça Manuel Artur da Frota (Várzea) e Largo das Dores. O Ofício das Trevas, dia 20, às 19h, na Catedral da Sé, e Quinta-Feira Santa, Missa do Crisma, às 8h.

Na sexta-feira, 21, Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte do Senhor, às 15h, e em seguida Procissão do Senhor Morto, saindo da Catedral da Sé percorrendo as principais ruas do Centro da cidade, retornando à Catedral. A Celebração da Ceia do Senhor com o Rito Lava-Pés acontecerão às 18h. Dia 23, Solene Vigília Pascal, às 21h, tendo como local a Catedral da Sé. Trata-se da Vigília mais antiga da Igreja já praticada pelos primeiros cristãos. E, no Domingo de Páscoa, acontecerá a Procissão do Senhor Ressuscitado, às 5 horas, na Catedral da Sé. Após a procissão, será celebrada a eucaristia. Além da Catedral da Sé, as demais paróquias e igrejas de Sobral realizam as celebrações da Semana Santa. Paróquias da Ressurreição, Nossa Senhora do Patrocínio e de Fátima, São Paulo Apóstolo e Santuário de São Francisco.

Diocese de Sobral
Praça Quirino Rodrigues, 76
Centro - Zona Norte
Telefone: (88) 3611.0545

SOBRAL ESTÁ ENTRE AS 10 PEQUENAS CIDADES DAS AMÉRICAS PARA INVESTIDORES ESTRANGEIROS

Sobral muito bem na fita!

Levantamento realizado pela revista inglesa fDI, do prestigiado grupo Financial Times, indica Sobral como uma das 10 pequenas cidades das Américas com a melhor relação custo-benefício para investidores estrangeiros .(Foto: Fco Fontenele )

Não duvide. Sobral, a pouco mais de 200 quilômetros de Fortaleza, é uma das principais “cidades do futuro” das três Américas. Quem garante é uma das mais respeitadas publicações do mercado econômico mundial, a revista britânica fDI Magazine, do grupo Financial Times.

Anualmente, a fDI classifica por continente as cidades que tenham as melhores perspectivas para investimento estrangeiro, desenvolvimento econômico e expansão de negócios. Seu mais recente estudo, American Cities of the Future 2011/2012 (“Cidades Americanas do Futuro”, em português), divulgado nesta semana, debruçou-se sobre as Américas Anglo-saxônica e Latina. E, na categoria Melhores Cidades em Relação Custo-Benefício, com população entre 100 mil habitantes e 250 mil, Sobral figura garbosamente em sexto lugar.

De acordo com o relatório publicado juntamente com a pesquisa, mais de 400 cidades foram avaliadas e tiveram suas informações divididas em seis categorias: Potencial Econômico, Recursos Humanos, Relação Custo-Benefício, Qualidade de Vida, Infraestrutura e Facilidade para Negócios. Cada uma dessas categorias tinha critérios específicos a serem analisados pela comissão julgadora.

Na categoria em que Sobral obteve a sexta colocação, por exemplo, os critérios analisados foram: Salário médio anual de um trabalhador não qualificado; Salário médio anual de um trabalhador semiqualificado; Salário médio anual de um trabalhador qualificado; Média anual de aluguel do escritório de uma localização privilegiada no Centro da cidade; Média da renda anual para uma fábrica/unidade industrial, em uma localização privilegiada; Preço médio de uma casa de três quartos; Custo da eletricidade; preço do quarto do hotel 3 estrelas/4 estrelas; Preço da gasolina; Salário mínimo; Custo de registro de propriedade; Custo para exportar; Custo para importar; Custo da criação de uma empresa; Impostos estaduais; e Impostos federais.

Além de Sobral, apenas mais outras três cidades brasileiras aparecem no ranking da fDI Magazine. São Paulo (SP), que pontua em 10ª posição no Top 10 das Cidades Latino-Americanas do Futuro (veja tabela nesta página); a Capital paulista também ocupa o segundo lugar na categoria Potencial Econômico em Metrópoles (população acima de 750 mil habitantes); e o quarto lugar no quesito Facilidade para Negócios em Metrópoles. Outra cidade do Brasil que emplaca na lista é Indaiatuba, a 100 quilômetros de São Paulo, apontada em décimo lugar na mesma categoria que Sobral: Relação Custo-Benefício em Cidades Pequenas (mais de 100 mil habitantes e menos de 250 mil).

A quarta cidade brasileira ranqueada pela fDI Magazine é um mistério. Maracanã (RJ) ocupa a sétima posição na mesma categoria que Sobral e Indaiatuba. O que é digno de estranhamento é que o estado do Rio de Janeiro não tem nenhuma cidade com esse nome. O único município brasileiro a ter Maracanã como nome fica no Pará, mas sua população mal chega aos 28 mil habitantes (o que a exclui imediatamente dessa categoria).

O POVO entrou em contato com a Redação da fDI, em Londres, para esclarecer a dúvida. No entanto, até o fechamento desta edição, os jornalistas da revista britânica não retornaram com os devidos esclarecimentos de qual cidade seria essa.

Este vácuo de informação termina por alimentar uma nesga de esperança que exista outro município cearense indicado pela publicação financeira internacional. Não custa nada imaginar (ou torcer para) que certo distrito industrial logo ali, com pouco mais de 200 mil habitantes, e só com uma letrinha a mais que Maracanã possa também estar nos planos de investidores internacionais.

Em tempo, fDI, o nome da revista, é a sigla em inglês para Foreign Direct Investmen (Investimento Direto Estrangeiro). (colaborou Tatiana Pavarino, especial para O POVO).

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA
O levantamento Cidades Americanas do Futuro 2011/2012 foi realizado pela fDi Inteligência, provedora de informações de investimento direto estrangeiro do grupo de Comunicação The Financial Times Ltd.
Fonte:  O POVO Online

quinta-feira, 14 de abril de 2011

EM CAMOCIM, HOTEL BOA VISTA RESORT FECHA AS PORTAS EM DEFINITIVO.

O Boa Vista Resort, situado em Camocim, no litoral Oeste do Ceará, a 340 km de Fortaleza, possui 123 instalações hoteleiras e três suítes temáticas (Lua-de-Mel, Africana e Tropical)

O Boa Vista Resort, empreendimento hoteleiro inaugurado há nove anos e que foi o grande responsável pelo crescimento do turismo de Camocim, fechou em definitivo as portas após o Carnaval.

Ugo Covin, representante do investidor italiano Roberto Ferrori, proprietário do hotel, disse à Coluna que não havia mais como o hotel continuar funcionando apenas nas épocas de alta temporada. Nos últimos três anos o resort vinha operando em períodos alternados como forma de equilibra as despesas em função da falta de hóspedes.

O Boa Vista possui 123 apartamentos que, segundo ainda Ugo Covin, serão adaptados para residencial service, sendo que 36 deles vão ser transformados em uma pousada. “Nós acreditamos que o mercado de Sobral responderá bem a essa proposta de transformação do resort em apart-hotel”, prevê o gerente do Boa Vista Resort.

A página do hotel na internet (www.boavistaresort.com.br) traz uma informação dirigida aos clientes, onde diz que “está em período de reforma extraordinária”.

RESORT PODE SE TRANSFORMAR EM HOTEL ESCOLA

Uma fonte ligada ao turismo local disse à Coluna que há interesse do empreendedor de negociar com o Governo do Estado para que o empreendimento passe a funcionar como hotel escola. A ideia é formar mão-de-obra especializada em gastronomia e hotelaria.

Além do Boa Vista Resort, o investidor italiano Roberto Ferrori possui outros negócios em Camocim, entre terrenos e o hotel Ilha do Amor, voltado para executivos em viagens, e um projeto hoteleiro e residencial em Parnaíba (PI).

Do Jornal O POVO Online

quarta-feira, 13 de abril de 2011

HOMEM É ENCONTRADO SEM VIDA DENTRO DO KÁTHIA CLUB DE ALCÂNTARAS

Raimundo Nonato do Nascimento Souza (45) foi encontrado morto na tarde de quarta-feira 13/04 nas dependências do Káthia Club de Alcântaras.

Neguim da Hosana como era mais conhecido, era ex-preso da cadeia pública de Alcântaras, onde tinha sido enquadrado na lei Maria da Penha. Em liberdade, estava vivendo provisoriamente e de favores no Káthia Club, aonde veio a óbito na tarde de quarta-feira causado provavelmente por uma  forte ressaca alcoólica.

O corpo foi encontrado pela administração do Club no setor de bilheteria, que em frente ao local passou a atrair curiosos. A polícia foi chamada para realizar os procedimentos legais. Neguim era casado mas estava separado, deixou esposa e um casal de filhos.

ASSEMBLEIA DISCUTE MODELO DE MONITORAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A COPA DE 2014

As políticas públicas para a Copa de 2014 será o tema da próxima edição do Projeto “Ponto de Vista. Um tema. Um comentário. Dois pontos de vista”, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Ceará (Inesp). 

O evento acontece no próximo dia 15, às 14 horas, nos auditórios Almir Pinto e Abelardo Costa Lima, no Complexo das Comissões da Casa. “O debate dá prosseguimento à política de qualificação dos debates em torno dos temas de interesse público do Estado”, observa o presidente Roberto Cláudio.

Com a discussão em torno de um modelo de monitoramento das políticas públicas a serem efetuadas para a Copa 2014, a Assembleia Legislativa traz para o debate um dos maiores pesquisadores do Brasil e do mundo nessa área, Henrique Carlos Oliveira de Castro. Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Henrique Cardoso já coordenou importantes pesquisas na área de avaliação de políticas públicas, representando atualmente o Brasil na Pesquisa Mundial de Valores (World Values Survey), que envolve 80 países em um consórcio de cientistas sociais que identificam os valores e atitudes dos cidadãos do mundo.

Participarão desta segunda edição do “Ponto de Vista” o secretário de Esportes do Estado, Ferrúcio Feitosa, e os presidentes da Comissão de Cultura e Esportes, Ferreira Aragão, e da Comissão de Indústria e Comércio, em exercício, Sérgio Aguiar.

O “Programa Ponto de Vista. Um Tema. Dois pontos de vista” integra o plano de ação do Inesp para o biênio 2011-2012. Segundo o presidente do instituto, Paulo Linhares, o projeto reúne nomes do mundo das ciências para mobilizar instituições públicas e privadas, a sociedade civil organizada e os indivíduos para a agenda de discussões públicas da Assembleia Legislativa.

Mais informações:
Assessoria de imprensa do Inesp
Jô Abreu: (85) 3277.3709

Assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa
Daniel Sampaio: (85) 9627.8187
Andrea Fontenele: (85) 9991.6979
comunicacao@al.ce.gov.br

INUTILIZADA: Guanabara muda rota na BR-222 devido a buracos

Como se já não bastasse a buraqueira, a BR-222 também não será mais rota para veículos da Guanabara.Veículos de carga trafegam com dificuldades na BR-222. Pior trecho é entre Umirim e Itapajé. Empresa de transporte de passageiros suspende ônibus na rodovia. Foto: Wilson Gomes.

Sobral As precárias condições de tráfego na BR-222, no trecho entre Fortaleza e Sobral, parece que chegou ao extremo. Até mesmo as empresas de ônibus que utilizam este trecho da rodovia estão deixando de trafegar na rodovia, por conta das buraqueiras e dos constantes trabalhos de conservação.

A rodovia ficou completamente intransitável entre as cidades de Umirim e Itapajé, onde o asfalto desapareceu por completo e no Km 108, onde a ponte sobre o Riacho Pedra D´água está com a estrutura comprometida, obrigando motoristas a terem cautela na hora de passar sobre o pontilhão.

Outra rota

A empresa de ônibus Expresso Guanabara, que mantém uma linha regularmente ligando Fortaleza a dezenas de Municípios da Zona Norte do Estado e outras capitais do Nordeste passando por Sobral, está utilizando a rodovia Estruturante, passando por Caucaia, via Itapipoca e Santana do Acaraú, para chegar a Sobral. A mudança aumentou em duas horas e meia o tempo de viagem que antes era de quatro horas. Agora, ultrapassa as seis horas para chegar ao mesmo destino.

De acordo com a Expresso Guanabara, serão mais de 250 mil quilômetros por mês a mais, o que poderá acarretar um prejuízo de R$ 600 mil. "Precisamos preservar a vida dos nossos clientes. Trafegar pela BR-222 é colocar em risco a vida de quem utiliza nossos ônibus. Por isso optamos em mudar o trajeto", disse Rodrigo Mont´Alverne, diretor de marketing da empresa. A mudança trouxe aborrecimento e insatisfação para centenas de passageiros. "Viajei domingo, de Fortaleza para Sobral, e pensava que não chegava mais", disse a estudante universitária Joana D´arc Norões.
Reportagem completa no Jornal Diário do Nordeste
Chaegar ao Ceará tem sido fácil, principalmente de avião, o pior ou "mais demorado" é sair de Fortaleza para chagar em Sobral. Isso é o que mais se escuta dos viajantes.

CGU CONSTATA DESVIO DE VERBAS NOS MUNICÍPIOS DE PACUJÁ E IPU

Pacujá e Ipu entram na lista da Controladoria Geral da União com os Municípios que desviaram verba pública. Entre as obras fiscalizadas pela Controladoria Geral da União (CGU), em Pacujá, foi constatado o completo abandono no projeto do aterro sanitário. Fotos: Wilson Gomes

Pacujá A Controladoria Geral da União (CGU) encontrou irregularidades na aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb), neste Município localizado na Zona Norte do Estado, e na cidade de Ipu, na Serra da Ibiapaba. Na fiscalização, em Pacujá foi constatado que as obras de construção de uma creche-escola e de um sistema para tratamento de resíduos sólidos (aterro sanitário) estão totalmente abandonadas.

As obras de construção de uma creche, mostrada na edição de 29 de maio do ano passado no Caderno Regional, comprova a denúncia. Além da creche-escola, um sistema para tratamento de resíduos sólidos totalmente abandonado pela Prefeitura de Pacujá, segundo a assessoria de comunicação da CGU. Ambas contaram com recursos repassados pelo Governo Federal, sendo R$ 700 mil do Ministério da Educação, e R$ 140 mil, do Ministério da Saúde. As construções já deveriam estar concluídas. No Estado, somente este ano, o Governo Federal deve liberar R$ 3,7 bilhões vindos do Fundeb.
A Creche-escola está inacabada. Deveria ser um complexo educacional de multiuso para atividades variadas

Reportagem completa no Jornal Diário do Nordeste

terça-feira, 12 de abril de 2011

CALENDÁRIO DA ELEIÇÃO SUPLEMENTAR DE ALCÂNTARAS

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral aprovou na sessão desta segunda-feira (11/04) as Resoluções que disciplinam as eleições suplementares nos municípios e Alcântaras e Umirim, onde os prefeitos e vice-prefeitos, eleitos em 2008, foram cassados pelo TRE.

Confira o resumo da Resolução nº 439/2011 do Calendário das Eleições de Alcântaras.

Dia 05 de Junho de 2011 para a realização de novas eleições para Prefeito e Vice-prefeito de Alcântaras.
Assim, estão aptos a participar, todos os partidos políticos registrados um ano antes do pleito. As convenções partidárias serão realizadas no período de 25 a 26 de Abril e o candidato escolhido em convenção partidária terá que se descompatibilizar de outras funções nas seguinte 24 horas.

Os partidos  políticos terão até às 19: 00 horas do dia 28 de Abril para entregarem o requerimento de registro de candidaturas ,improrrogável até as 19: 00 horas do dia 29. O edital com os pedidos de registros dos candidatos será fixado no Cartório Eleitoral até o dia 30 de Abril, passando a correr o prazo de  5 (cinco) dias, para qualquer candidato, partido político, coligação ou Ministérios Público apresentarem alguma impugnação.

A propaganda eleitoral será permitida a partir do dia 29 de Abril. Sendo que a propaganda de rádio será do dia 13 de maio até 02 de Junho, que é também o último dia para realização de comícios e outras como debates e etc.  A Propaganda em páginas institucionais na Internet vai até o dia 03 de Junho.

Se confirmar o calendário da resolução do TRE-CE, o dia 05 será o grande dia da eleição.

A decisão que julgar as contas dos candidatos eleitos, será publicada até 3 (três) dias antes da diplomação, sendo que a diplomação terá que atender o prazo limite do 19 de Junho de 2011.

Clique abaixo e leia na íntegra:
Resolução 439/2011

Foto arquivo: Cidade de Alcântaras

UNIFOR LEVA ALUNOS DO INTERIOR PARA CONHECER EXPOSIÇÃO DO PROJETO CAMINHOS DA ARTE

Nos 60 anos da Nacional Gás, estudantes do interior cearense ganham o presente de conhecer obras raras. O Projeto Caminhos da Arte oferece transporte, hospedagem e alimentação para os alunos participantes.
Todos os 184 municípios do Ceará visitaram a exposição em Fortaleza, que na última sexta-feira 08 de Abril, foi a vez de receber os alunos de  Alcântaras, Camocim, Granja, Ibiapina, Itarema, Martinópole, Meruoca e Moraújo participarem do projeto.

Leia mais do blog Alcântaras (foto) 12/04/2011

Alunos da Escola Inocência Freire Visitam Exposição da Unifor

Os alunos da escola Inocência Freire tiveram o privilégio de conhecer as exposições promovida pela Nacional Gás e Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

A visita aconteceu sexta-feira dia 08/04. Foram selecionados os melhores alunos de 11 a 14 anos e foram acompanhados pela diretora  Margarida Freire, coordenadora pedagógica Margarida Fernandes, três professores e pelo Secretário de Educação Joaquim Silva.

Os alunos foram conduzidos pela empresa Guanabara com todas as despesas de alimentação patrocinadas pela nacional gás.

Foi uma aula bem diferente e cada produziu ainda no local da visitação uma redação sobre o que viram e aprenderam.

Mais sobre o Projeto Caminhos da Arte, no Diário do Nordeste

TARDE DE MUITA CHUVA EM ALCÂNTARAS

Já são mais de duas horas de chuva na cidade de Alcântaras e região serrana

A chuva se iniciou as aproximadamente às 13: 45, e  não tem previsão de parar pois o tempo continua totalmente "fechado".

O fenômero natural, que quando pega, mesmo sendo em plena tarde deixa a cidade as escuras, praticamente paralisa o movimento de pessoas e trânsito. A construção civil também tem uma baixa produtividade, assim como a maioria dos serviços públicos. Hoje, a chuva foi seguida de quedas de energia elétrica.

Mesmo assim, é sempre muito bem vinda!

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE ALCÂNTARAS LANÇA PROJETO DE MANUTENÇÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

O Secretário de Educação de Alcântaras Joaquim Silva fala sobre as metas pretendidas pela educação de Alcântaras. O evento agradou os educadores e demais pessoas que compareceram ao evento.

 Do blog Alcântaras

Aconteceu nessa segunda-feira 11/04 no Káthia Club de Alcântaras, o I ENCONTRO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO  EM ALCÂNTARAS.

O evento que contou com a participação dos Gestores Escolares, Conselheiros, Secretários e Prefeito Municipal, e causou grande impacto na  educação do municipio com o lançamento do Projeto de Manutenção das Escolas Municipais – PMEALC.

Com o projeto cada escola receberá um valor em dinheiro de acordo com a quantidade de alunos referentes ao censo escolar de 2010.

O valor por aluno será R$ 12,00, num total de R$ 32.000,00, que será investido em material didático visando a melhoria da aprendizagem dos alunos e assim elevar os índices educacionais.

FDR LANÇA O CURSO OLIMPÍADA E CIDADANIA: PARTICIPE

É mais uma promoção da Fundação Demócrito Rocha (FDR). O projeto "Olimpíada e Cidadania - Qualificação Integrada dos Profissionais de Educação Física na formação de atletas e cidadãos", é uma excelente oportunidade para os profissionais de educação física e atletas em geral.
  
O momento não poderia ser outro, já que o Brasil se prepara para sediar a Copa do Mundo 2014, e principalmente os Jogos Olímpicos de 2016.

O Curso é voltado para os Profissionais de Educação Física, inscritos no CREF 5ª Região dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, universitários dos cursos de Educação Física com no mínimo 50% de créditos cursados e Profissionais de Educação Física da rede pública estadual e municipal.

Obtenha mais informações, ou participe do curso clicando AQUI

segunda-feira, 11 de abril de 2011

ALCÂNTARAS TERÁ NOVA ELEIÇÃO PARA PREFEITO

Caso se confirme, o novo pleito ocorrerá no dia 05 de Junho. Confira do Blog Eliomar de Lima

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu, durante sessão nesta noite de segunda-feira, 11, que haverá eleição suplementar para prefeitos dos municípios de Umirim e Alcântaras.

Os prefeitos e vices desses municípios foram cassados por captação ilegal de recursos de campanha - caso de Alcântaras, e abuso do poder econômico - caso de Umirim.

A nova eleição ficou marcada para 5 de junho próximo.

GÊMEAS EX-SIAMESAS SÃO RECEBIDAS COM FESTA EM SANTA QUITÉRIA

Após o sucesso da cirurgia de separação de corpos, em São Paulo, Maria Clara e Maria Clarice voltam para casa. Aliviados, os pais das gêmeas Maria Clara e Maria Clarice esperam que as meninas tenham uma vida normal. Elas continuarão sendo acompanhadas por psicólogo e nutricionista. Foto: Wilson Gomes

Santa Quitéria. As irmãs siamesas Maria Clara e Maria Clarice já estão em casa. A chegada foi festejada por milhares de pessoas, que foram ao Terminal Rodoviário Francisco Figueiredo, na tarde de sábado, aguardar o desembarque. Numa viatura do Corpo de Bombeiros, as irmãs, na companhia dos pais, Francisca Regina e Jorge dos Santos, seguiram em carreata até o bairro Pereiro. "Esse é momento de festa, que ninguém quis perder, até os comerciantes da cidade estão aqui para celebrar esse momento", disse Marcelo Magalhães, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Quitéria.

Ao chegar em casa, o pai das crianças contou, aliviado, detalhes da cirurgia e a vida que suas filhas terão daqui para frente. "Elas serão acompanhadas por uma psicóloga e por uma nutricionista. O peso delas está entre 9,5 e 10 quilos, cada uma".

Sobre a cirurgia, ele contou que os médicos do Hospital das Clínicas demonstraram alta confiança e segurança no pós-operatório. "Eles (médicos) sempre nos confortavam, dizendo que a operação seria de grande sucesso. E terminou sendo, graças a Deus", disse Jorge dos Santos.

A vida de Maria Clara e Maria Clarice será normal, acredita a mãe, Francisca Regina. "Os médicos disseram que elas serão iguais a qualquer outra criança e no futuro poderão se casar e ter filhos normalmente", relata a mãe. O acompanhamento das gêmeas ficará sob a responsabilidade do Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza.

Na casa da família, mais uma multidão aguardava a chegada, animados pelo grupo de tambores da ONG Amigos do Futuro, projeto destacado da Casa Amiga da Juventude. As meninas entraram em casa ao som da música "Jesus Cristo". A grande recepção foi organizada pela CDL e Associação dos Filhos e Amigos de Santa Quitéria (Afasq) e contou com o apoio da Prefeitura e de segmentos da sociedade quiteriense.

A cirurgia que separou as gêmeas aconteceu no último dia 3. As despesas médicas, conforme decisão do juiz Francisco Eduardo Torquato Scorsafava, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, estão sendo pagas pelo Estado, a partir de uma decisão da Justiça de janeiro.

Maria Clara e Maria Clarice nasceram ligadas pelo abdômen. No dia seguinte ao nascimento, foram transferidas para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral e, em seguida, para o Hospital Albert Sabin, em Fortaleza, onde foram realizados os exames para separá-las.

FESTIVAL DE INVERNO DE MERUOCA 2011: CONFIRA AS ATRAÇÕES

Confira os dias e atrações que já foram definidas pela coordenação do evento.

A Prefeitura de Meruoca e a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, começam a definir as atrações do Festival de Inverno de Meruoca que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de junho, com as inscrições abertas e o regulamento pronto, para ser analisado pelos que desejam inscrever sua música, e participar do festival competitivo.

De acordo com informações da Secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, Ana karina, o prefeito Fonteles bateu o martelo em algumas atrações, que estarão se apresentando no Festival de Inverno.

Dentre esses nomes que já estão confirmados:

- Jorge Vercilo

- David Duarte

- Pingo de Fortaleza

- Tribo de Jah

- Cabra da Pest

VIII Festival de Inverno - regulamento

VIII Festival de Inverno - ficha de inscrição

Mais informações no site da Prefeitura de Meruoca

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores