sábado, 1 de outubro de 2016

SITE E APLICATIVO PERMITEM CONFERIR LOCAL DE VOTAÇÃO

Basta digitar o nome do eleitor - ou então o número do título de eleitor - data de nascimento e nome da mãe. O telefone 148 ainda foi disponibilizado para a função.

Não tem certeza de onde vai votar nas Eleições Municipais 2016 no domingo, 2? A Justiça Eleitoral disponibiliza opções online — inclusive, para smartphones — para essa checagem. As opções também permitem consultar a validade do título de eleitor.

O site do Tribunal Regional Eleitoral no Ceará (TRE/CE) permite consultar o local de votação, bastando digitar o nome do eleitor, data de nascimento e nome da mãe ou o número do título de eleitor. O site ainda gera a zona e a seção em que o eleitor vota. Para smartphones, a Justiça Eleitoral disponibiliza o aplicativo Onde votar ou justificar, disponível para os sistemas operacionais iOS e Android. Também é possível checar zona e a seção de votação.

Já quem prefere opções offlines tem a opção de ligar para o Disque Eleitor, através do número 148. O preço é de uma ligação para telefone local. "O TRE/CE contratou 72 operadores de telemarketing, que atenderão às ligações até 2 de outubro (data da eleição no 1º turno) das 7 às 19 horas. O serviço funciona com capacidade para atender até 10 mil ligações por dia", informa o TRE/CE.

Saiba mais
Conheça a ferramenta de consulta de local de votação clicando AQUI.

Redação O POVO Online

ALCÂNTARAS: PJ DO NORTE LUTA POR IMPLANTAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE

A Pastoral da Juventude da comunidade do Sítio Norte Alcântaras, protocolou na noite de sexta-feira (30/09) na secretaria da Câmara Municipal dos Vereadores de Alcântaras (CE), os ofícios de Nº 01/2016 que trata do pedido de implantação da TRIBUNA POPULAR e ofício de Nº 02 que trata da criação do CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE.

A ação da PJ do Norte tem como objetivo sensibilizar os Edis da augusta casa e ao poder público assegurar e garantir a participação popular e ativa dos cidadãos, como cita a justificativa do Oficio primeiro e o oficio segundo.

No seu esboço traz a solicitação da garantia da organização da juventude Alcantarense, como também, a base de luta pelas politicas públicas que garanta a participação e assegure a inclusão dos jovens, que tais politicas, promovam educação e saúde de qualidade, atividades culturais, além programas de formação profissional, empregos e lazer ao público juvenil.
Para melhor visualisar clique na imagem
Via Facebook PJ Norte

A ELEIÇÃO DE DOMINGO NÃO DEFINIRÁ APENAS OS NOVOS PREFEITOS

A eleição deste domingo não definirá apenas os novos prefeitos. Os brasileiros também escolherão mais de 57 mil futuros vereadores, que terão direito a ocupar gabinetes, nomear assessores e ser chamados de “excelência” pelos próximos quatro anos.

Os vencedores serão selecionados entre 463 mil candidatos —um universo tão grande que supera a população de seis capitais. Apesar dos números superlativos, a disputa é quase invisível. Não há debates na TV, e a cobertura jornalística acaba dominada pela corrida às prefeituras.

Neste ano, a escolha do eleitor ficará ainda mais difícil. A campanha encurtou, o dinheiro desapareceu e os aspirantes à vereança perderam espaço na propaganda obrigatória. As mudanças na lei tendem a beneficiar quem já é conhecido ou tem o apoio de máquinas, como igrejas e sindicatos.
O clima de desilusão com a política também aumentou o desinteresse pela eleição dos vereadores, que não chega a ser uma novidade. Isso alimenta um círculo vicioso em que as cadeiras ficam com gente que está na disputa para fazer negócios.

Com blog Sobral de Prima

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

O QUE É PERMITIDO NESTA RETA FINAL DA ELEIÇÃO

Veja o que é permitido nesta reta final de campanha eleitoral nas eleições 2016.

Com Blog Wilson Gomes

PROED/UVA ABRE INSCRIÇÕES PARA ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

A Pró-Reitoria de Educação Continuada (PROED) da UVA, informa que está com matrículas abertas para o curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional, Clínica e na Saúde. As aulas do curso iniciarão no primeiro final de semana de novembro deste ano, e acontecerão no Centro de Ciências da Saúde - CCS, campus do Derby.

As matrículas estão sendo realizadas na Pró-Reitoria de Educação Continuada - PROED, no campus Betânia - UVA Sobral, no horário de 8h às 12h e das 14h às 18h. Maiores informações entrar em contato através do telefone (88) 3611.6669 e ou e-mail proed@uvanet.br

Blog Sobral em Revista

ELEIÇÕES: TERMINA A CAMPANHA NO RÁDIO E NA TV

Os candidatos às eleições deste ano vão apresentar nesta quinta-feira (29) os últimos programas do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão referentes ao primeiro turno. Nestas eleições, o tempo da propaganda foi reduzido de 45 para 35 dias. 

O horário eleitoral gratuito vai ao ar das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10 no rádio. Na televisão, a propaganda é transmitida das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Já as inserções são veiculadas em tempos de 30 e 60 segundos para prefeito e vereador, de segunda a domingo, em um total de 70 minutos diários, distribuídos ao longo da programação entre 5h e 00h.

Hoje também é o último dia para a realização de debates no rádio e na TV e para a propaganda mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e carros de som.

Confira aqui o Calendário Eleitoral.

Com Blog Sobral de Prima

terça-feira, 27 de setembro de 2016

TV E FM ASSEMBLEIA LANÇAM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA COBERTURA DAS ELEIÇÕES

A TV Assembleia (Canal 30) e a rádio FM Assembleia (96,7MHz) terão uma programação especial para a cobertura das eleições municipais deste domingo (02/10).

Na TV Assembleia serão produzidos dois telejornais. O primeiro irá ao ar a partir do meio-dia com as primeiras informações sobre as eleições em Fortaleza e no interior do Estado. O outro será exibido logo após o término da votação com a cobertura completa do dia da eleição.

"Ao longo do dia, dentro da programação, também serão exibidos flashes de repórteres do Interior com informações sobre o desenrolar do pleito nos diversos municípios cearenses", destaca o diretor da TV Assembleia, Leonardo Borba. “Nossos repórteres também apresentarão informações sobre a apuração do pleito municipal no Ceará direto da sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE)”, acrescenta o diretor.   

Ele ressalta que após o jornal da noite, o programa Questão de Ordem será apresentado ao vivo pelo jornalista Renato Abreu, com a presença de convidados especiais que farão análise sobre o processo eleitoral no Ceará.

Na FM Assembleia, a programação de cobertura das eleições municipais começa a partir das 08h e só termina com a apuração do último voto, ressalta a diretora da emissora, jornalista Fátima Abreu.
Segundo ela, toda a equipe será convocada para acompanhar o dia da eleição. Além dos profissionais da Casa, também haverá a participação de jornalistas da Rádio Câmara e Rádio Senado, com as notícias do pleito em outras capitais do País e de repórteres das rádios do interior do Estado, com informações sobre o andamento da eleição em cada município cearense.

"Teremos ainda a participação de comentaristas convidados”,  acrescenta Fátima Abreu. Já estão confirmadas as participações do advogado e especialista em direito eleitoral, Djalma Pinto; do cientista político do curso de Direito da Unifor , professor Francisco Moreira; da mestra em sociologia, membro do Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia da UFC, Paula Vieira; do  do professor graduado em História e Direito pela UFC, Olavo Colares; do cientista político, Osmar de Sá Ponte; da jornalista Adísia Sá; e do sociólogo e cientista político Jawdat Abu-El-Haj.
A diretora da FM Assembleia adianta que, em caso de segundo turno da eleição em Fortaleza, a FM Assembleia repetirá a mesma cobertura do primeiro turno.

Ainda segundo ela, em função da cobertura das eleições, a programação cultural da FM Assembleia deixará de ser transmitida neste domingo, voltando à grade da programação no final de semana seguinte.

 Antes das eleições, tanto a TV como a FM Assembleia realizaram especiais ao longo do mês de setembro, com a participação dos oito candidatos à Prefeitura de Fortaleza. O propósito foi oferecer aos eleitores o maior número de informações sobre os postulantes e suas propostas para a cidade.
Na TV, o Questão de Ordem lançou o Especial - Eleições 2016, com duração de 20 minutos. Exibido de 12 à 21/09, o jornalista Renato Abreu fez 15 perguntas comuns a todos os candidatos. No dia das eleições, ao vivo, o programa contará com as participações dos cientistas políticos Jawdat Abu-El-Haj, Uribam Xavier, Carla Michele Quaresma e João Paulo Bandeira.

Na FM Assembleia, as entrevistas foram apresentadas no programa Narcélio Limaverde, entre os dias 05 e 16/09.

Assessoria de Imprensa da AL/CE (Aline Pedrosa)

INSTITUTO DR. JOSÉ FROTA (IJF) CONVOCA NOVOS MÉDICOS APROVADOS EM CONCURSO

O Instituto Dr. José Frota (IJF) realiza, na próxima sexta-feira (30), às 9h, a cerimônia de celebração do ato de contratação de 17 novos médicos, selecionados no último concurso público promovido em 2015. O evento será realizado no auditório principal do hospital, com as presenças dos servidores recém-admitidos e seus familiares, do Superintendente do IJF, Walter Frota; da secretária de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins, e do secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Phillipe Nottingham.

Com a convocação, o contingente de profissionais da principal unidade de urgência e emergência da rede de saúde da Prefeitura de Fortaleza será reforçado nas especialidades de Radiologia, Neurocirurgia, Medicina Intensiva (Adulto e Pediátrico), Cirurgia Cardiovascular, Pediatria e Anestesiologia.

Outros 74 profissionais, aprovados no mesmo certame, já estão em atendimento no IJF desde março deste ano. Os novos cargos foram criados por meio de mensagem encaminhada pela Prefeitura de Fortaleza, com redação aprovada na Câmara Municipal no último mês de julho, para a instituição da chamada de 30 profissionais selecionados no cadastro de reserva, à medida que avançam os processos de aposentadoria em tramitação na unidade.

Novo Concurso
Nos próximos dias 9 e 16 de outubro ocorrem as primeiras etapas dos concursos para contração de 183 novos servidores, de nível médio e superior, do Instituto Dr. José Frota (IJF). Os editais 97 e 98 de 2016 disponibilizam vagas para: Assistente Social (9), Cirurgião-dentista (2), Enfermeiro (16), Farmacêutico Hospitalar (3), Farmacêutico  Bioquímico (1), Fisioterapeuta (12), Nutricionista (2), Terapeuta Ocupacional (2), Técnico de Enfermagem (115), Técnico de Laboratório em Análises Clínicas (02) e Técnico em Radiologia (19).

SERVIÇO
Posse de novos médicos do IJF
Data: 30/09/2016
Hora: 9h
Local: Instituto Dr. José Frota (Auditório Principal)

Anderson Pires

URNAS ELETRÔNICAS COMEÇAM A SER DISTRIBUÍDAS

No sábado, 1º/10, equipes dos cartórios eleitorais irão percorrer todos os locais de votação para testar urna a urna e verificar o correto funcionamento, bem como hora, data, local e seção correspondente. Nesse momento, também serão checadas as condições elétricas dos locais onde funcionarão as seções eleitorais.

Nas zonas eleitorais do interior do Estado, o transporte das urnas para os 6.239 locais de votação ocorre no sábado (1º/10), véspera da eleição, quando também são realizados todos os procedimentos de teste de cada urna eletrônica.

No interior, serão usadas 15.842 urnas nas seções eleitorais, sendo 15.831 nas seções de votação e 11 exclusivas para justificativa de votos. Somando Interior e Capital, são 6.857 locais de votação e 20.362 urnas utilizadas – 20.323 nas seções de votação e 39 nas seções exclusivas de justificativa, além de 2.553 urnas reservas.

Informações Diário do Nordeste (Via Sobral em Revista)

REALIZADO COM SUCESSO EM ALCÂNTARAS, FESTEJOS DE SÃO VICENTE DE PAULO

Terminou no último domingo dia 25 de setembro a Festa de São Vicente de Paulo no Bairro do Junco em Alcântaras.

A Festa teve início dia 17, e durante toda a semana que se passou foi intensa a programação religiosa e social em frente a Igreja de São Vicente. Seguindo a tradição, também foi grande a participação da comunidade católica, Vicentinos e comunidade do entorno do Junco.

O tema de 2016 "São Vicente de Paulo, modelo de caridade e misericórdia"

EVENTO APRESENTA CANDIDATAS AO MISS PLUS SIZE CEARÁ 2016

As candidatas ao Miss Plus Size Ceará 2016 serão apresentadas a sociedade cearense, no próximo dia 29 de setembro, durante o coquetel de lançamento do concurso. No total 20 mulheres com o manequim acima do 44, concorrem ao título de mais bela do estado.

O Miss Plus Size Ceará 2016 será realizado no dia 17 de novembro, no espaço de eventos do Shopping Rio Mar, em Fortaleza. Uma noite com muito glamour, elegância e beleza, valorizando o corpo da mulher GG.

Idealizado pela produtora de eventos, Jaqueline Queiroz, o evento traz uma proposta cultural, social e de elevação da autoestima da mulher acima do peso, vestindo um manequim acima do 44. "Além de valorizar o corpo da mulher GG, nosso propósito é enobrecer a beleza da mulher e realizar seus mais lindos sonhos", explica Jaqueline Queiroz sobre o objetivo do concurso.

O concurso será julgado por uma comissão formada por fotógrafos, lojistas, empresários e personalidades que apoiam o movimento Plus Size.  Além do título, a primeira colocada ganhará uma Moto Traxx e brindes de patrocinadores do evento. As candidatas representam os municípios de Aquiraz, Aracati, Caucaia, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Itaitinga, Itapipoca, Juazeiro do Norte Maracanaú, Maranguape, Messejana, Morada Nova, Pacatuba, Quixadá, Russas, Santa Tereza, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Tianguá.

Serviço:

COQUETEL DE LANÇAMENTO DO MISS PLUS SIZE CEARÁ 2016 E APRESENTAÇÃO DAS CANDIDATAS
Quando:  29 de setembro (quinta-feira) às 18h
Local: Espaço Luigi Bertioli Piso L2 -  Shopping Rio Mar (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 - Papicu)

Informações: (85) 98750.7982 ou 99906.6398

Assessoria de Imprensa: Renato Almeida

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

UVA DIVULGA CALENDÁRIO DE AJUSTE DE MATRÍCULA PARA O SEMESTRE 2016.1 E AULAS REINICIADAS NESTA SEGUNDA-FEIRA (30)

UVA divulga calendário de ajuste de matrícula para o Semestre 2016.1 e aulas reiniciaram na última segunda-feira (30).

As atividades letivas referentes ao Semestre 2016.1 foram retomadas ontem segunda-feira, dia 31 de outubro de 2016. O calendário estabelece os prazos dentro dos quais os estudantes poderão solicitar exclusão e inclusão de disciplinas nas suas matrículas, já realizadas para o Semestre 2016.1, antes da greve de professores. O ajuste de matrícula deve ser feito por meio do Sistema Acadêmico, no Módulo do Aluno, utilizando login e senha de acesso. Caso tenha alguma dificuldade em acessar o Sistema Acadêmico, o aluno dever se dirigir à PROGRAD, no campus Betânia.

Desde o último dia do mês de outubro, o aluno já pode excluir de sua matrícula, por qualquer motivo, as disciplinas que desejar. A PROGRAD adverte para que, “caso o estudante faça a exclusão de todas as disciplinas em que esteja matriculado, deverá fazer Matrícula Institucional para que não fique em situação de abandono de curso”.

Já no período de 03 a 09 de novembro, o aluno poderá solicitar a inclusão de disciplinas que, no início do Período Letivo 2016.1, não tenham sido ofertadas e passaram agora a constar na lista de oferta. A PROGRAD adverte também que “a solicitação será aceita por ordem de prioridade e não por ordem de solicitação”.

Por fim, no período de 14 a 25 de novembro, o aluno terá mais um prazo para que possa, por qualquer motivo, excluir disciplinas de sua matrícula. Se optar por excluir todas as disciplinas em que esteja matriculado, o aluno deverá fazer Matrícula Institucional para que não fique em situação de abandono de curso. De acordo com a PROGRAD, o novo Calendário Acadêmico, completo, referente aos semestres 2016.1 e 2016.2, será divulgado  em www.uvanet.br, após aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UVA (CEPE). O atendimento ao público na PROGRAD, no campus Betânia, durante o mês de novembro, será das 8h às 12h e das 14h às 21h. Saiba mais: (88)3611-6652.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UVA (Via Sobral em Revista)

MÚSICA, TEATRO, CINEMA E DANÇA MOVIMENTA O “SOBRAL CIDADE DAS ARTES” DURANTE ESTA SEMANA

Diversas atrações promovidas pelo projeto ocupam espaços da cidade gratuitamente. As inscrições para os cursos técnicos de roadie, áudio e iluminação, assessoria de imprensa, redes sociais e oficinas participativas continuam abertas até o dia 6 de outubro. Sobral Cidade das Artes segue até dezembro, mas iniciou no dia 22 de setembro e já é um grande sucesso!

As artes continuam ocupando Sobral durante os próximos dias. De segunda (26/9) a sexta (30/9), atividades de música, dança, cinema e teatro acontecem gratuitamente. Série de eventos integra o “Sobral Cidade das Artes” - projeto implantado através de parceria entre Instituto Dragão do Mar, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e Instituto Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa). Os eventos acontecem no Teatro São João, no Cine Falb Rangel, na Praça São João e no Largo das Dores.

Segunda, 26, e terça, 27, o Teatro São João comemora os 136 anos de existência e, para comemorar a data,terá apresentações do Grupo 4 Portas na Mesa e do Coletivo As Travestidas. Já na quarta-feira, 28, é dia de assistir Cine Holliúdy em sessão especial, às 20 horas, no Cine Falb Rangel. Na quinta-feira, 29, a música ganha espaço com apresentações do Grupo Receita de Choro, de Freud Explica e do grupo Os Transacionais. Também na quinta-feira, Felipe Castro apresenta a montagem É cor de laranja. A semana ainda terá o espetáculo Os Deslimites da Palavra, da Companhia Primeiro Ato, com sessão especial na sexta-feira, 30, às 20 horas, na Ecoa. No mesmo dia, o Largo das Dores recebe, a partir das 21 horas, shows de Edu Asaf e Lorena Nunes.

Sobral é o primeiro de seis municípios do Ceará a sediar o projeto. Até o fim do ano, acontece uma série de programações culturais. Artistas locais e de todo o Vale do Acaraú assumem o papel de protagonistas no intercâmbio de ideias e apresentações previstas. Pelos próximos meses, “Sobral Cidade das Artes” é ancoradouro de toda a efervescência cultural da região. E, ainda, parada obrigatória para festivais aclamados - como a Feira da Música, o Festival de Teatro Infantil, a Bienal Internacional de Dança e o Festival Concreto – que conquistarão espaço no município durante os próximos meses.

Além das programações culturais, será ofertada gratuitamente uma diversificada grade de cursos técnicos, laboratórios de criação, oficinas livres, intercâmbios e experimentações estéticas. O intuito é ampliar conhecimentos, aperfeiçoar habilidades e fomentar talentos. As inscrições para os cinco primeiros cursos podem ser realizadas, até o dia 06 de outubro, na sede da Ecoa ou pelo endereço eletrônico: www.cidadedasartes.org.br.

PROGRAMAÇÃO
(de 26 a 30 de setembro)

DIA 26 (Segunda)
Teatro São João (Programação do Aniversário de 136 anos) – 19h
-  Premiação dos Vencedores do IX Festival de Esquetes de Teatro e Dança de Sobral
-  Grupo 4 Portas na Mesa – À Deriva... Leitura livre do texto “Em Pleno Mar” de SlawomirMirozek
DIA 27 (Terça)
Teatro São João (Programação do Aniversário de 136 anos) – 20h
-   (Teatro) Coletivo As Travestidas – Cabaré das Travestidas
DIA 28 (Quarta)
Cine Falb Rangel – 20h
-  Exibição do filme Cine Holliúdy
DIA 29 (Quinta)
Praça São João – 19h
-  (Instrumental) Grupo Receita de Choro
ECOA – 20h
-  (Dança) Felipe Castro - É cor de laranja
Largo das Dores – 21h
-  (Música) Freud Explica
-  (Música) Os Transacionais tocam Mutantes e Novos Baianos
DIA 30 (Sexta)
ECOA – 20h
-  (Teatro) Companhia Primeiro Ato – Os Deslimites da Palavra
Largo das Dores – 21h
-  Edu Asaf – Pré-lançamento do discoEstelar
-  Lorena Nunes – Ouvi Dizer que Lá Faz Sol

CURSOS

1) Curso Áudio e Iluminação: cursos LABTEC, que fazem parte do Percurso Produção e Técnica, ofertam programas de formação técnica e profissionalizante para as artes, gestão e produção cultural em parceria com o Instituto de Artes e Técnica em Comunicação - IATEC. As aulas serão na Ecoa, de 10 de outubro a 15 de dezembro, nos seguintes horários: Percurso áudio: 08h às 12h30 e Percurso Iluminação: 14h às 18h.

2) Curso Livre de Roadie: curso será realizado no Ecoa e no Anfiteatro Largo das Dores nos dias 13 e 14 de outubro. Os horários são diferenciados: dia 13, das 13h às 17h e das 18h às 20h. No dia 14, as aulas serão das 14h às 18h e das 19h às 23h.

3) Assessoria de Imprensa: breve formação para qualificar a comunicação utilizada pelos comunicadores locais nas divulgações de seus trabalhos. O curso acontece no CED - Centro de Educação à Distância de Sobral, de 13 a 15 de outubro. Na quinta e sexta (13 e 14) as aulas ocorrem das 14h às 18h e, no sábado (15), das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h.

4) Redes Sociais e Planejamento de Comunicação para Mídias Digitais: este curso será realizado também no CED - Centro de Educação à Distância de Sobral e tem a mesma proposta de aumentar a qualidade da divulgação de seus trabalhos. As aulas ocorrem de 20 a 22 de outubro, sendo que quinta e sexta (20 e 21) será das 14h às 18h e, no sábado (22), das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h.

5) Oficina Participativa na Estação da Juventude: este curso contará com um mix de artistas/oficineiros e população, envolvendo profissionais como soldadores, marceneiros, pedreiros e demais pessoas residentes na área da Estação da Juventude – Recanto. A oficina será realizada entre os dias 18 e 23 de outubro e as ações a serem desenvolvidas são construção criativa de playground (horizontal, brinquedos e jogos); hortas e jardins verticais; murais (fachada estação, laterias e espaços da praça); pintura caixa d’água e sombreiros.

Serviço:
OFICINAS DE FORMAÇÃO - INSCRIÇÕES
Período: até 06 de outubro
Locais: on-line: www.cidadedasartes.org.br e presencial na Ecoa (88) 3111-0257

Mais informações: www.cidadedasartes.org.br
Instagram: @cidadedasartesce

Tiago Braga - Jornalista

PROPAGANDA ELEITORAL NO RÁDIO E NA TV ACABA NA PRÓXIMA QUINTA

Termina na próxima quinta-feira (29) a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Também é o último dia para reuniões públicas, comício e a utilização de aparelhagens de sonorização fixa, entre às 8h até a meia-noite, com exceção do comício de encerramento da campanha que poderá ser prorrogado por mais duas horas.

Termina, ainda, o prazo para a realização de debate no rádio e na televisão. A partir da próxima quinta-feira, o juiz poderá expedir salvo conduto em favor de eleitor que sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar.

Com Sobral de Prima

MORADORES PREOCUPADOS COM QUEIMADAS QUE SE INTENSIFICAM NA SERRA DA MERUOCA

Após mais um atentado à natureza, ou seja, um incêndio criminoso na Serra da Meruoca, vem preocupando moradores e pessoas que curtem à Serra da Meruoca. 

Nessa época em que o mato seco pode ser um foco quando é jogado qualquer faísca sobre o mato. Outro local no qual chama atenção é exatamente onde fica um local que já foi fotografado e filmado por pessoas do mundo inteiro, ou seja o bambuzal da CE-440 onde liga Meruoca/Sobral. 

Atualmente a Serra da Meruoca é uma área da APA(Área de Preservação Ambiental), onde é fiscalizado pelo ICMBil (Instituto Chico Mendes de Conservação de Bioversidade) localizado na Serra da Ibiapaba.

Blog Luís Carlos Silva (Andarilho)

HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO

Charge Clayton para o Jornal O Povo em 26.09.2016

NOBEL DA PAZ. MARIA DA PENHA DEVE SER INDICADA

No próximo mês de fevereiro, a fortalezense Maria da Penha Maia Fernandes deve ser confirmada como uma das indicações ao Prêmio Nobel da Paz de 2017. Durante este mês, o comitê da premiação recebe sugestões de possíveis candidatos de todo o mundo. Os nomes serão analisados pelo conselho até o início do próximo ano. A nomeação dos vencedores do maior prêmio mundial de promoção de paz ocorre, anualmente, em outubro, na Noruega. 

O anúncio da possibilidade de Maria da Penha ser indicada foi feito em agosto pela senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) e pela primeira-dama do Distrito Federal, Márcia Rollemberg. A declaração ocorreu durante sessão solene no Congresso Nacional que celebrou os dez anos da Lei Maria da Penha (11.340/06), no último 7 de agosto. 

Em entrevista ao O POVO, Maria da Penha afirmou não ter conhecido a proposta do Governo até o momento do pronunciamento no Congresso. “Foi uma surpresa”, disse. De acordo com a biofarmacêutica, o prêmio pode dar maior visibilidade à proteção da mulher. “Cerca de 98% da população brasileira sabe da existência da lei, mas nem todos os municípios têm políticas públicas de assistência. Ainda é muito pouco”, diz.

Conforme a senadora Lúcia Vânia, somente 28 dos 5.570 municípios brasileiros têm policiamento específico para mulheres — por meio de delegacias especializadas. 

Lúcia, durante a solenidade, realçou a coragem de Maria da Penha, que levou à Corte Interamericana de Direitos Humanos as duas tentativas de assassinato que sofreu do ex-marido, em 1983. Ela foi atingida por um tiro de espingarda enquanto dormia e ficou paraplégica. “É corajoso porque enfrenta um silêncio envergonhado da violência de um Estado que despreza por completo o direito de milhões de brasileiras de se sentirem seguras”, disse a senadora. 
Mesmo ainda sendo uma possibilidade, Maria da Penha já enxerga na nomeação um “avanço”. Contudo, ela afirma que ainda há o desafio de alterar a cultura de violência no País. “Delegacias da mulher ainda não funcionam 24 horas, nem em feriados, quando, geralmente, o homem agressor está em casa. É preciso rever o atendimento”, indica a farmacêutica.  

Saiba mais

Alguns dos perfis de indivíduos que podem fazer indicação ao Prêmio Nobel da Paz: membros de assembleias nacionais e governos; reitores e professores de ciências sociais, história, filosofia, direito e teologia; ganhadores do Prêmio Nobel da Paz e membros atuais e antigos do Comitê Norueguês do Nobel.

O Nobel da Paz pode ser atribuído a pessoas ou organizações que estejam envolvidas em resoluções de problemas sociais. 

Fonte: Coluna Cotidiano O Povo Online

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores