sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

ASSALTANTES AGRIDEM UM CASAL DE IDOSOS NA ZONA RURAL DE ALCÂNTARAS

Um casal de idosos foi agredido por três homens encapuzados. Após uma luta corporal os bandidos fugiram sem conseguir levar dinheiro ou objetos.

Por volta de meia noite, aconteceu no sítio Doutor 4 km de Alcântaras na estrada que liga ao povoado de Rosápolis, o casal Adalgisa Alves da Costa e Benedito Monteiro Costa, ambos de 83 anos foram brutalmente agredidos por três homens que chagaram armados e  encapuzados.

Antes da ação, os homens que chegaram a pé, primeiro desligaram a energia elétrica da casa, bateram na porta e ao serem atendidos iniciaram fortemente agredindo o senhor Benedito Costa onde o jogaram para fora da casa o arremessando do alpendre. Ainda no escuro partiram para a idosa batendo e pedindo dinheiro.

Enquanto batiam na dona da casa, o idoso ainda teve forças para levantar-se, e se armar com  um facão, lutou com os bandidos chegando ainda a quebrar a espingarda no poder dos assaltantes e conseguiu expulsá-los. Apesar de o local ficar localizado em uma estrada, é também bastante isolado, pois no seu entorno quase não há outras residências e foi o que facilitou a ação dos bandidos.

O Senhor Benedito Costa como foi fortemente agredido, encontra-se hospitalizado na Santa Casa em Sobral, e a esposa em estado de choque. Sobre os bandidos ainda não há informações.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

EDUCAÇÃO: Jovens e adultos podem obter certificado do Ensino Médio a partir do Enem

Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) interessados em obter o certificado de conclusão dessa etapa última da educação básica devem comparecer a um dos 32 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas), unidades escolares da Secretaria da Educação (Seduc), para fazer a solicitação. Durante o atendimento, é preciso apresentar RG e CPF.

A iniciativa é destinada às pessoas que não cursaram ou não concluíram o Ensino Médio e que, a partir da oportunidade de fazer a prova do Enem, poderão receber seu certificado de conclusão. Para isso, devem ser observados os seguintes critérios: ter 18 anos ou mais na data da realização da primeira prova do Exame; ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de 500 pontos na redação.

Conforme Antônia Alves dos Santos, técnica da área de EJA da Seduc, caso o interessado não tenha alcançado a pontuação necessária em todas áreas, poderá também solicitar uma declaração ao Ceja com as notas das matérias aprovadas. “De posse do documento, terá a opção de fazer sua matrícula no próprio Centro para cursar apenas as disciplinas em que não conseguiu resultados satisfatórios” - explica.

Certificação

A partir de 2009, o Ministério da Educação(MEC) ampliou os objetivos do Enem e incluiu a certificação para as pessoas com idade a partir de 18 anos que por algum motivo deixaram de concluir o Ensino Médio na idade certa. A Seduc solicitou ao Conselho de Educação do Ceará autorização para realizar a certificação nas unidades dos Cejas, dos quais, nove estão na Capital e 23 no Interior. Conforme a legislação nacional, os Institutos Federais de Educação também podem fazer a certificação.

Assessoria de Imprensa da Seduc
Jacqueline Cavalcante

FÉRIAS NO CEARÁ TRAZ JOTA QUEST HOJE EM TIANGUÁ, AMANHÃ EM SOBRAL

Palco da apresentação do Jota Quest sendo montado

Os mineiros do Jota Quest já começaram sua passagem pelo Ceará, a primeira apresentação foi quarta-feira (26), com um super show no município de Tauá, no Parque da Cidade.

Nesta quinta-feira (27) a banda esquentará o clima de Tianguá (Serra da Ibiapaba), com apresentação na Praça de Eventos.

Já na sexta-feira (28) é a vez de Sobral curtir os sucessos do Jota, na Boulevard do Arco, por ocasião do "Projeto Férias no Ceará".

Todos os shows são gratuitos e começam a partir das 20 horas.

Do Blog Sobral de Prima (Armando Costa)

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

SECRETARIA DE SAÚDE DE ALCÂNTARAS REUNE-SE COM COMUNIDADE E ANUNCIA PROJETOS

O Secretário de Saúde do município de Alcântaras Francisco dos Santos (Nascimento) prestou esclarecimentos a comunidade do sítio Espírito Santo, que fica no limite da zona urbana da cidade. Além de ouvir os moradores, alguns projetos na área da Saúde Pública foram anunciados; um deles é o programa "Mãe Serrana". Leia mais

Nesta última terça-feira(25.01) estiveram reunidos no Colégio Municipal João Caetano Freire, moradores da comunidade do Sítio Espírito Santo e o Secretário de Saúde de Alcântaras em conjunto com a Coordenadora Municipal de Saúde, para debater e prestar esclarecimentos sobre as modificações que acontecerão no serviços de atendimento básico de saúde a referida comunidade.

A reunião ocorreu devido as várias reclamações geradas pela comunidade e encaminhadas pelas Agentes Comunitárias de Saúde ACS da região sobre a distância do Posto de Saúde que atende as famílias do Sítio Espírito Santo, situado a uma distância de aproximadamente 1,5km da localidade, o que  segundo os moradores dificultaria o acesso aos que necessitam os serviços  básicos de saúde da família.

Durante a ocasião, o Secretário Municipal de Saúde - Nascimento, admitiu que realmente a comunidade deveria ser atendida no posto de saúde mais próximo , conforme  orienta  as portarias do Ministério da Saúde, evidenciando os motivos pela qual  a comunidade estaria sendo atendida no PSF - Ventura, e  ressaltando ainda que até o mês de Março as famílias que compõe o Sítio Espírito Santo, Maracajá e Machado deverão ser transferidos para o PSF- Rosápoles, localizado no Bairro do Junco conforme o  novo mapeamento e territorialização das equipes municipal de PSF's.

Nascimento ainda enfatizou sobre alguns projetos implementados para a melhoria na qualidade de saúde do município, como  o projeto mãe serrana, ampliação da rede de atendimento odontológico, contratação de novos profissionais de saúde, transformação da UBS - Antônio Rocha Freire  em HPP ( Hospital de Pequeno Porte) e implantação da Ouvidoria Municipal do SUS, um canal gratuito disponibilizado à comunidade via tefefônica com o intuito de aprimorar e avaliar os serviços de saúde prestados pelo município de Alcântaras, seja através de  denúncias, reclamações,  sugestões e elogios .

O canal ainda não foi liberado, no entanto a comunidade poderá participar a partir do dia 31 de Janeiro ligando para  0800.275.1067 e formalizando seu contato.

Texto: Francisco Freire ( nci_freire@hotmail.com) Portal Jovem
Foto: Arquivo (Inauguração do PSF de Santa Bárbara)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A HABILIDADE POLÍTICA DO GOVERNADOR CID GOMES DE NEUTRALIZAR A OPOSIÇÃO

Cid e o secretariado Rexona?
A oposição vai virar suco?

Eis artigo do professor Uribam Xavier (UFC), publicado no O POVO desta segunda-feira e que merece boas reflexões. O título é instigante: “Cid Gomes e os deputados biônicos”. Confira:


Os analistas políticos, quando se manifestaram sobre a reforma no secretariado anunciada pelo governo Cid Gomes, ressaltaram – além do estranhamento com a indicação de Antônio Carlos (PT), candidato derrotado nas urnas para ocupar a função de líder do governo – a habilidade dele na construção de uma engenharia política que aglutinou várias correntes políticas, criando condições de conforto para arrastar seu mandato sem os incômodos da presença de uma oposição política. No tipo de arranjo político criado por Cid fica implícito um princípio: a ideia de que a presença de oposição é boa para a democracia desde que não se tenha um democrata no poder.

O anúncio da reforma no secretariado, longe de seguir o critério da competência técnica, serviu para modelar uma imagem de Cid Gomes como um político talentoso, e um governo discreto que buscou, sem alarde, anular ao máximo as possibilidades do surgimento de forças desagregadoras, pelo menos no início de seu mandato, feito que Dilma, no plano nacional, não vem conseguindo com o PT e o PMDB. Todavia, o que não se diz ou não se percebe é que essa ação de Cid se faz reproduzindo uma ação politiqueira da velha tradição patrimonialista que está impregnada na cultura política dos nossos dirigentes políticos.

O que o suposto talento de Cid promoveu foi a eleição de deputados estaduais biônicos, ou seja, transformou em parlamentares parte daqueles que foram rejeitados nas urnas pelos eleitores. Assim, pela ação de Cid, danosa ao processo de representação política do nosso viciado e desgastado sistema eleitoral, os rejeitados nas urnas passaram a assumir cargo de representação. No mesmo processo, alguns que foram eleitos para representar traíram seus eleitores assumindo cargos no executivo.

Os eleitos para o legislativo estadual, num total desdém ao voto de seus eleitores, que passaram a comandar pastas no executivo, além de cometerem estelionato eleitoral, deixaram subentendido que suas verdadeiras intenções são a de usar o tráfico de influências, os favores políticos e os recursos materiais e simbólicos estatais em função da sua reprodução no poder ou para se manterem em torno dos poderosos.

Um bom exemplo, que vale a todos os envolvidos, é o caso do deputado Camilo Santana (PT), que deixou sem representação milhares de trabalhadores rurais que votaram nele em função do seu compromisso com a agricultura familiar e com a reforma agrária. Essas atitudes, tanto de Cid como dos referidos deputados, só comprovam que as eleições não passam de um simulacro.

No Ceará, alguns dos rejeitados pelas urnas e transformados por Cid Gomes em deputados biônicos vão assumir não um mandato democrático, mas um mandato autocrático, porque provém diretamente da vontade, da graça e do favor especial do governador. Neste gesto de apadrinhamento político, o que apraz ao governador tem força de lei maior que as vozes das urnas. Logo, uma reforma política se faz urgente para que práticas conservadoras que tornam o poder público suscetível de corrupção não possam ser compreendidas como talento político necessário a governabilidade.

Uribam Xavier – Professor do Departamento de Ciências Sociais da UFC.

uribam@ufc.br

 Postagem do Blog Eliomar de Lima (Foto – Paulo MOska)

CAGECE VAI CONSTRUIR MAIS DE 2.000 KITS SANITÁRIOS NO CEARÁ

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) vai construir 2003 módulos sanitários nas residências que ainda não possuem banheiros. Na lista, os municípios de Coreaú, Massapê e Frecheirinha, além de outros da zona norte que serão beneficiados. Leia mais:

Uma licitação está em andamento e irá atender os imóveis que estão situados nas cidades em que a Companhia implantou ou está realizando obras de esgotamento sanitário.Nessa licitação, serão beneficiadas famílias de Massapê, Cariré, Coreaú, Frecheirinha, São Benedito e Guaraciaba do Norte.Ao todo, serão investidos R$ 4,9 milhões, com recursos do Projeto Alvorada e do Tesouro do Estado.

Somente em Massapê, serão investidos R$ 873.808,51 em 337 módulos sanitários. Em Cariré, serão instalados 503 banheiros, no valor de R$ 1.237.577,76. Em Coreaú, serão 193 módulos para um investimento de R$ 481.362,09. Em Frecheirinha, a Cagece irá realizar 330 unidades, no valor de R$ 776.878,25. A população de São Benedito receberá 279 banheiros, cujo valor é de R$ R$ 736.448,67. Já Guaraciaba do Norte, terá um investimento de R$ 869.449,33 na construção de 361 kits sanitários.

Esgoto em Cariré

A Cagece também concluiu a licitação para a complementação do sistema de esgoto de Cariré. Serão investidos R$ 1.681.005,23, beneficiando 539 habitantes, por meio de 127 ligações de esgoto e 4.788,27 metros de rede coletora. A obra inclui melhorias na estação de tratamento de esgoto.

Assessoria de Imprensa da Cagece
Márcio Teles

CHOVEU EM 150 MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ: O MAIOR REGISTRO ACONTECEU NA CIDADE DE PACUJÁ


Boletim da Funceme registra chuvas na maioria dos Municípios, com inundações e estragos na Zona Norte

Casas foram construídas em área de risco em Pacujá, aumentando as consequências das fortes chuvas na rua. (Foto: Wilson Gomes)

Pacujá. Chuvas intensas foram registradas de domingo a ontem na grande maioria dos Municípios do Interior. Pacujá registrou a maior precipitação, com 137mm, segundo a Funceme. Em Canindé, ruas foram inundadas e o rio que corta a sede transbordou nas áreas ribeirinhas. Famílias que moram em áreas de risco e na parte baixa de Pacujá sofreram as consequências.

Os bairros mais afetados foram Barro Branco e Pantanal, onde dezenas de casas foram invadidas pelas águas de um canal que corta a cidade e pela cheia do Rio Pacujá. "Eu comecei a tirar água de dentro casa por volta das 22h até as 2h da madrugada. Foi mais uma noite de sofrimento", disse a aposentada Raimunda Mariano.

Vicentina Teixeira da Silva, moradora da Rua Padre Vicente Jorge, uma das mais afetadas do Bairro Barro Branco, também foi vitima das águas. Ela conta que toda época de inverno, a situação se repete, principalmente depois da construção de um canal.

Responsabiliza a Prefeitura por deixar as famílias construírem em área de risco, mesmo admitindo que os próprios moradores também têm culpa. O Barro Branco foi construído em 2007, para abrigar famílias que antes moravam em área de risco ou não tinha moradia. Lá residem aproximadamente 70 famílias.

Reportagem completa no Diário do Nordeste

PEQUENOS ACIDENTES MARCARAM O DOMINGO EM ALCÂNTARAS

O dia (23/01), domingo passado, deixou um rastro de acontecimentos na cidade de Alcântaras, todos no final da tarde e no momento em que o céu estava bonito e sem chuvas. No entanto a sorte não estava boa para algumas pessoas. Todas as informações são do BlogAlcântaras.

- Acidente com uma criança de 02 anos, que cortou-se com um vasilhame de refrigerante, cortando o pulso;

- Acidente envolvendo 02 motos no Bairro São José, deixando 04 feridos;

- Acidente de moto no Bairro do Junco, deixando 01 ferido;

- Briga no Sítio Algodões, deixando 02 feridos. (Ressaltando que os envolvidos ainda brigaram dentro do hospital de Alcântaras, causando danos e estragos ao patrimônio público);

- Acidente domiciliar no Sítio Prata, deixando 01 ferido;

- Acidente domiciliar no Bairro Bela Vista, deixando uma Senhora com fratura.

Na maioria destes acontecimentos os envolvidos estavam sobre efeito do álcool. Os transportes disponibilizados pela Prefeitura de Alcântaras para translado de pacientes do Hospital de Alcântaras para a Santa Casa estavam todos ocupados e enquanto isso, pacientes ficavam no aguardo para novas viagens.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

SISU: Ministério da Educação (MEC) divulga a lista dos aprovados

O Ministério da Educação antecipou e divulgou neste domingo, 23, o resultado dos aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Foram selecionados 82.949 candidatos, segundo o ministério.

A lista estava prevista para ser divulgada nesta segunda-feira, 24. Foram ofertadas 83.125 vagas em 83 instituições públicas de educação superior. Entre 16 e 20 de janeiro, o Sisu registrou 2.020.157 inscrições, feitas por 1.080.194 candidatos, segundo o MEC.

A matrícula para os aprovados deve ser feita nas instituições de ensino para a qual foram selecionados, nos dias 27, 28 e 31 de janeiro. A documentação necessária pode ser consultada pelo boletim individual, disponível no sistema, e na própria instituição.

Os estudantes que foram selecionados, nesta primeira chamada, em sua primeira opção de inscrição, não serão convocados nas chamadas posteriores – nem mesmo aqueles que não fizeram a matrícula.”

Confira a lista dos aprovados no site do MEC.

(Portal G1) com Blog do Eliomar

CHUVAS NO CEARÁ: ZONA NORTE REGISTRA MAIORES PRECIPITAÇÕES

Em todo o Estado, 142 municípios registraram chuvas. A maior precipitação foi registrada em Pacujá, na Serra de Ibiapaba, com 137 milímetros.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva de 55,8 milímetros em Fortaleza na manhã desta segunda-feira, 24. A temperatura deve ficar entre 24 ºC (mínima) 29º C (máxima).

Em todo o Estado, até as 10h, 142 municípios registraram chuvas. A maior precipitação foi registrada em Pacujá, na Serra de Ibiapaba, com 137 milímetros. Choveu bem ainda em Pires Ferreira, com 135 mm, e Graça, com 122 mm.

No resto do Estado, segundo a Funceme, deve ocorrer céu nublado com chuva em parte da região Sul, faixa litorânea e adjacências. Nas demais regiões a previsão é de céu parcialmente nublado com chuva isolada.

Fonte: Redação O POVO Online

Em Alcântaras (Serra da Meruoca), depois de uma chuvosa manhã de domingo, a tarde a chuva deu uma trégua e o sol reapareceu para a alegria e muitos. A noite a cidade voltou a registrar mais chuvas que se estenderam pela madrugada.

Na foto, o momento do forte calor na cidade e a paisagem proporcionada pela estação chuvosa.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores