sexta-feira, 30 de agosto de 2019

MORADORES DE MERUOCA RECEBEM TÍTULOS DE POSSE DE TERRA E SISTEMA DE ABASTECIMENTO

Grupo político de oposição no município prestigia o evento (Foto: Facebook/Carlos José)
Com isso, o Município do Cariri chega a 367 imóveis rurais cadastrados.

Moradores de Meruoca, na região do Norte, receberam hoje (30) um novo sistema de abastecimento de água e títulos de propriedade rural do Programa de Regularização Fundiária. Com o título da terra, o agricultor recebe, também, um memorial descritivo e a planta do terreno. Segundo o Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace), o Município possui 367 imóveis rurais cadastrados, 176 posses e composses e 54 documentos já entregues.

O documento de posse de terra precisa, ainda, ser registrado no cartório, mas, feito isso, o produtor pode ter acesso a uma série de benefícios, como crédito rural, financiamento bancário e assistência técnica. O documento também facilita no processo de aposentadoria e participação nos programas de apoio à agricultura familiar.

Coco Babaçu 

Por meio do Projeto São José III, o Governo do Estado beneficiou, também hoje (30), 541 famílias da comunidade Sítio Recife com módulos sanitários, além de entregar a unidade de processamento do coco babaçu da comunidade Sítio Barras, em Meruoca.

O valor investido nos módulos sanitários chega a R$ 2 milhões, já a unidade de processamento, que garante a aquisição de equipamentos e serviços para fortalecer a produção, foi orçada em R$ 371.252,22, beneficiando 18 famílias da Associação Comunitária Nossa Senhora da Conceição.

LUTO - JUSSIE GOMES

Lamentar a partida precoce de Jussie Gomes. Professor e desportista, Jussie lutou muito contra os problemas de saúde que apareceram ainda quando jovem. Deixa uma bonita família, muitos amigos e parentes com saudades. É um sinal que foi uma boa pessoa!

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

CONHEÇA AS 10 MAIORES E AS 5 MENORES POPULAÇÕES DO ESTADO DO CEARÁ

População de Guaramiranga cresce 44,5%; veja mudanças em outros municípios (Foto: O Povo: Divulgação)
Mudanças nas divisas territoriais acarretaram aumentos e diminuições acima da média para algumas cidades do Ceará.

De 2018 até 1º de julho de 2019, Guaramiranga teve crescimento populacional de 44,5%, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Distante de Fortaleza 99,6 km, a cidade tinha aproximadamente 3.595 habitantes no ano passado. Agora, o número chega a 5.193, sendo a segunda menor população entre os municípios do Ceará. Isso aconteceu devido a mudanças nas divisas territoriais da cidade, que englobou áreas de localidades vizinhas. O aumento aconteceu também em General Sampaio, com mais 9,5%.

Por perder área para Guaramiranga, a cidade vizinha Mulungu ficou com população estimada 16% menor que em 2018. O supervisor da disseminação de pesquisas do IBGE, Helder Rocha, explica que o mesmo aconteceu com Graça, que teve diminuição de 6,6% no número de habitantes, Senador Pompeu, com menos 4,4%, Itatinga (- 3,9%) e Tarrafas (- 3,7%).

Confira a lista das 10 cidades mais populosas do Ceará:

Fortaleza - 2,7 milhões de habitantes

Caucaia - 361 mil habitantes

Juazeiro do Norte - 274 mil habitantes

Maracanaú - 228 mil habitantes

Sobral - 209 mil habitantes

Crato - 132,1 mil habitantes

Itapipoca - 129,3 mil habitantes

Maranguape - 128,9 mil habitantes

Iguatu - 102,4 mil habitantes

Quixadá - 87,7 mil

Confira a lista das 5 cidades menos populosas do Ceará:

Granjeiro - 4,8 mil habitantes

Guaramiranga - 5,1 mil habitantes

Baixio - 6,2 mil habitantes

Potiretama - 6,4 mil habitantes

Pacujá - 6,5 mil habitantes

Por Redação O Povo Online 

terça-feira, 27 de agosto de 2019

II ENCONTRO DE BANDAS CELEBROU OS 25 ANOS DA BANDA DE MÚSICA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS

Oito Bandas participaram do evento, que foram, os grupos dos municípios de Marco, Tianguá, Uruoca, Itarema, Santana do Acaraú, Graça, Meruoca, além da anfitriã.

BANDA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS “PREFEITO JOSÉ RAMOS FREIRE”

Numa manhã de quinta-feira 11 de agosto de 1994, a Banda de Música de Alcântaras fez sua primeira apresentação oficial. Foi em uma Gincana Cultura realizada na Escola Municipal Inocência Alcântara Freire. Na ocasião apenas três peças musicais foram executadas: os dobrados José Wilson, Âncoras ao Mar e Bons Amigos.

A Banda iniciou-se sem uma formação definitiva, pois não havia instrumentos para todos os futuros músicos. No início havia revezamentos de instrumentos. Dos cerca de 30 alunos, e após engajamentos e desistências de alguns, (entre outros o hoje Padre Elânio, e o Professor Cláudio Ângelo), a base inicial ficou com a formação de 21 músicos no seu primeiro fardamento.

...Em 2010, Na Gestão do então prefeito Raimundo Gomes Sobrinho, a Banda recebeu novos instrumentos e outros equipamentos. Novos músicos começam a ser formados. Surgiu nesse momento, por intermédio do então regente e Músico da formação original “Márcio Cleber Alcântara Silva”, à ideia de além do nome Banda Municipal de Alcântaras, colocar um nome próprio neste equipamento cultural, seguindo assim o exemplo que ocorre em várias e grandes Bandas no Estado do Ceará.

Foram então colocados para apreciação dos músicos, dois nomes: Banda Municipal de Alcântaras Maestro José Jerson de Araújo (primeiro Maestro) e/ou Banda Municipal de Alcântaras Prefeito José Ramos Freire, que foi o idealizador e responsável pela implantação da Banda no Município. Os nomes dois foram considerados importantes, mas José Ramos Freire foi aclamado naturalmente e posteriormente acatado o seu pela Secretaria de Cultura do Município...No dia 26 de novembro de 2010, em um encontro de Bandas realizado na cidade de Meruoca, a Banda se apresentou pela primeira vez fora do município de Alcântaras com a denominação Banda Municipal José Ramos Freire. 
Sobre o encontro: No ultimo sábado (24) Realizou-se o II ENCONTRO DE BANDAS DA CIDADE DE ALCÂNTARAS - CEARA. Além da Banda de Musica Municipal, participaram bandas das cidades do Marco, Tianguá, Uruoca, Itarema, Santana do Acaraú, Graça e Meruoca. Neste ano, o encontro celebra os 25 anos da nossa Banda de Musica. Na oportunidade foram homenageados: José Ramos Freire, ex prefeito de Alcântaras e fundador da Banda de Musica; a família do senhor Joaquim Ximenes Carvalho (in memoriam) que em sua gestão realizou a compra dos instrumentos da banda; o primeiro maestro da Banda José Gerson Araújo. Também foi homenageado o músico Antonio Freire Araujo (Vilson) - in memoriam - que agora da nome ao espaço cultural no sítio Bom Jesus, atualmente a sede da Banda de Música. O evento também contou com as presenças dos Secretários de Cultura de Meruoca e Graça e no final do evento foi entoado os parabéns pelas as bandas convidadas.

Veja outras imagens do dia do evento:
Com informações e imagens da SEMEC - Alcântaras

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

E.E.M FRANCISCO DE ALMEIDA MONTE, EM ALCÂNTARAS, PARABENIZA OS ALUNOS APROVADOS NO VESTIBULAR 2019.2 DA UVA

Para melhor visualizar, clique na imagem
A E.E.M Francisco de Almeida Monte, PARABENIZA os alunos APROVADOS e aos professores pelo empenho e dedicação. 

Veja a relação:

Walacy Sales - Letras Inglês
Kassia Hellem – Pedagogia
Lourdes Silva – Administração
Estevão Bento – Matemática
Francisco Raniere – História
Francisco Alcântara – Ciências da Computação
Francisco Sousa – Educação Física
Inaiê Alves – Letras Inglês
Rayssa Christina- Pedagogia
Bruna Marques – Letras Inglês
Gilmara Silva – Pedagogia
Ítalo Sousa - Geografia

Fonte: Redes Sociais da Escola

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores