sábado, 3 de setembro de 2011

VEREADOR CRITICA TEXTO DO "PORTAL JOVEM" NA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS

O Vereador Manoel Albuquerque - PSB não concorda com texto publicado no Portal Jovem. Levou um exemplar do informativo O SERRANO para a tribuna e direcionou as palavras ao autor do texto. Hoje, através do site, o autor Douglas Alcântara divulgou nota sobre o episódio. Veja:

O Quadro A VERDADE INCOMODA foi criado para expor aqui no PORTAL JOVEM verdades que muitas vezes não sabemos ou que muitas vezes não queremos saber, ou ainda que devem ser ditas, pois muitas pessoas se incomodam mesmo, pois a verdade dói.

O texto QUEM FAZ É A PREFEITURA, NÃO O PREFEITO! publicado no quadro como o texto de número 3 foi bem divulgado e comentado, sendo postado no Blog VISÃO NORTE e no blog ALERTA ANTONINA NO NORTE e mais recentemente criticado na Câmara Municipal de Alcântaras pelo Vereador Manoel Freire Albuquerque. Recebeu elogios de várias pessoas, acadêmicos de Direito, professores, blogueiros e demais.

O fato é que o Vereador Manoel não concordou com o texto que também foi publicado no Informativo Semanal O Serrano, tudo bem, ele tem todo o direito de não concordar, ou de se incomodar. Mas o texto é baseado em um dispositivo Constitucional, trata-se de um Princípio da Administração Pública, o da Impessoalidade. Portanto o vereador demonstrou não concordar com a Constituição da República Federativa do Brasil. O Princípio da Impessoalidade pode ser encontrado no Art. 37, §1º.

Veja o que diz o art. 37, §1º, da CF/88, que representa a garantia de observância do princípio da Impessoalidade:

“A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.”

Veja bem, de acordo com esse dispositivo Constitucional, toda obra pública realizada não é feita pelo prefeito, mas sim pela prefeitura. O prefeito não passa de um representante temporário da Prefeitura, já esta é constante.

Conclusão: O Quadro A VERDADE INCOMODA está cumprindo com seus objetivos.

Texto: Douglas Alcântara

Na minha opinião, o vereador foi infeliz pois analisou apenas um pequeno trecho do texto, e não o texto por completo.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

MUNICÍPIO DE JARDIM TERÁ ELEIÇÕES SUPLEMENTARES NESTE DOMINGO


Além do Município de Jardim na região do Cariri cearense, haverá Eleições Suplementares no município de Umirim no Vale do Curú. Leia mais do O POVO/Blog Eliomar.

“A dois dias das eleições extraordinárias para o comando da Prefeitura de Jardim, os eleitores deverão escolher entre duas chapas desmembradas de um mesmo grupo político, tradicional na história do poder público no município, localizado a 540 km de Fortaleza. Às vésperas do pleito, as chapas passaram por uma briga judicial.

Isso porque, durante o período de campanha eleitoral, a chapa da candidata da situação, Cremilda Bringel (PSDB), chegou a pedir a impugnação da candidata a vice da chapa de Antônio Roriz (PMDB), Dona Mana. O grupo de Cremilda argumentava que a candidata a vice tinha contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

A Justiça Eleitoral, no entanto, indeferiu o pedido de impugnação e deferiu a candidatura de Dona Mana, no último de 19 de agosto. A chapa de Cremilda, por sua vez, recorreu da decisão judicial, reabrindo o questionamento sobre a candidatura opositora. No entanto, uma posição definitiva foi protocolada no dia 26 de agosto pela juíza Alexsandra Lacerda, responsável pelo cartório eleitoral do município, indeferindo o recurso.

Segundo o chefe do cartório eleitoral de Jardim, José Gilson Andrade, a Justiça entendeu que o recurso foi “intempestivo”, apresentado depois do prazo de três dias após a publicação da sentença. Segundo ele, caso a chapa de Cremilda queira apresentar novo recurso, deverá recorrer diretamente ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

As duas chapas entraram em campanha no dia 29 de julho e se focaram no corpo-a-corpo com o eleitorado, em vistas diárias na área urbana e na zona rural da cidade. O período de campanha foi marcado por acusações e críticas à postura do prefeito afastado, Fernando Neves da Luz (PMDB).

Enquanto a chapa opositora, encabeçada por Cremilda Bringel, se referia a Roriz como sem experiência para assumir o cargo, Roriz acusava o grupo político da adversária de “traidor”, referindo-se ao rompimento do grupo e o apoio ao prefeito interino. Ambos são vereadores pelo município de Jardim.(colaborou Amaury Alencar)

SERVIÇO

A votação para a Prefeitura de Jardim será realizada no próximo dia 4, das 8 horas às 17 horas. O eleitor deve portar documento oficial com foto, como o RG, a Carteira Nacional de Habilitação ou passaporte. Só com o Título não vota.

CANDIDATA DA SITUAÇÃO

* Cremilda Gulgel é candidata de situação
Filiada ao PSDB, foi a vereadora mais votada do município de Jardim nas eleições municipais de 2008, com 1.457 votos. É apoiada pelo presidente da Câmara Municipal e atual prefeito interino, João Cláudio Coutinho (PTC). Recebe apoio também do secretário de Cidades do Estado Camilo Santana (PT) e do presidente do PT na cidade, Júnior Coutinho, autor das denúncias contra o prefeito e vice-prefeito cassados. O candidato a vice-prefeito em sua chapa é Fernando Roriz (PRB), tio do candidato adversário, Antônio Roriz. Filha do vice-prefeito afastado, Etelvino Bringel (PSDB), que rompeu com Fernando da Luz.

CANDIDATO DE OPOSIÇÃO

* Antônio Roriz é candidato de oposição ao prefeito interino
É sobrinho e correligionário do candidato cassado, Fernando Nevez da Luz, do PMDB. Tem apoio do deputado estadual Wellington Landim (PSB), do senador Eunício Oliveira (PMDB) e do próprio Fernando da Luz. Aos 22 anos, ele é estudante de Administração e também vereador do município de Jardim. Sua candidata à vice-prefeita é Maria Neide Filgueira Piancó (PPS), conhecida por Dona Mana, que é filha do ex-prefeito do município, Valmir Piancó (PSDB). Tem Dona Mana como vice em sua chapa, e caso seja eleito, governará por pouco mais de um ano, já em 2012 acontecem novas eleições municipais.”

HOJE TEM MAIS UMA SESSÃO PARLAMENTAR NA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS

Em seu 4º mandato como Vereador, esta e a segunda vez que José Maurício desempenha o papel de oposição a um Governo Municipal.

A primeira vez ocorreu no final do primeiro mandato do ex-prefeito Joaquim Ximenes Carvalho (Quinca Tibúrcio) 1997-2000, e agora no atual mandato suplementar. Ser oposição tem lá suas vantagens e desvantagens quando se sabe aproveitar, atualmente como vice-presidente da casa, José Maurício (Zé do Povo) tem sido o mais esperado durante as sessões parlamentares.

Enquanto há vereadores que são pouco aplaudidos, ou nem são, por ser o mais aguardado ao se pronunciar, os aplausos para ele tem sido antes e depois de ir a tribuna, as vezes até durante. O motivo é o discurso carregado e cobrança de coerência contra aqueles que o confrontavam na época que em que era situação.

Vocês não eram tão certos, porque agora estão fazendo tudo ao contrário? é com indagações deste tipo, que ele tem atraído o povão para a Câmara Municipal.

E hoje é mais uma noite de sessão parlamentar, você pode escutar ao vivo através da Rádio Bela Vista FM aqui mesmo neste blog a partias das 19:30 hs.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

ALCÂNTARAS PROMOVERÁ " I OUTUBRO JOVEM"


A realização é da Pastoral da Juventude da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Alcântaras

Banner Blog alcântaras

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

GRENDENE ABRE VAGAS PARA SEU PROCESSO DE TREINEE EXECUTIVO

Os 10 trainees escolhidos iniciarão carreira em 2012 e, na fabricante nacional de calçados, terão contato com marcas como Melissa, Ipanema, Rider e Grendene Kids

A Grendene, uma das maiores produtoras mundiais de calçados, maior exportadora nacional do setor e referência em design, anuncia a abertura das inscrições para o seu 
processo de trainee Executivo. Serão 10 vagas paras as áreas de marketing, pesquisa e desenvolvimento, comercial, engenharia de processos, industrial, recursos humanos e suprimentos. O período de inscrições inicia em 01 de setembro e encerra em 24 de outubro.

Para se inscrever no Programa de Trainee Grendene 2012, o candidato deve ter concluído o ensino superior entre julho de 2008 e dezembro de 2011, em diversas áreas, como: administração, computação, comunicação social, direito, engenharia, pedagogia, psicologia, química e relações internacionais.

O programa iniciará com um processo de integração, com uma plataforma de desenvolvimento que contemplará estímulos ao autodesenvolvimento, competências relacionadas a negócios, pessoas, segmento de moda e organizacionais. Os trainees terão a oportunidade de visualizar os processos das diversas áreas através de job rotation e, posteriormente, serão direcionados para uma área de atuação onde terão um projeto de conclusão para definição dos primeiros passos da carreira na Grendene. 

‘Essas etapas proporcionam ao trainee uma visão sistêmica da cadeia, que engloba o conceito de criação do produto, a produção e a comercialização’, enfatiza o gerente de Recursos Humanos da Grendene, Jaime Bellicanta, que completa: ‘O processo de trainee é um programa de desenvolvimento que contará com o apoio da Academia Grendene, a universidade corporativa que já aprimora os talentos internos da empresa’.

Durante o programa, os trainees serão baseados em Farroupilha (RS), núcleo de expertise da Grendene – onde estão reunidas as áreas de design, pesquisa e desenvolvimento de produtos e marketing – e, ao final do programa poderão ser direcionados para qualquer uma das unidades de negócio da Grendene, localizadas na Bahia, Ceará e Rio Grande do Sul. Após o término do período, os novos profissionais estarão preparados para assumir funções de liderança dentro da companhia. 

De acordo com Jaime Bellicanta, o pleno crescimento da fabricante de calçados, bem como a solidez financeira, geram grandes oportunidades profissionais para os trainees. ‘A Grendene está em um momento de preparação para novos desafios e precisamos contar com pessoas preparadas para assumir essas responsabilidades. Isso vai ser vital para a expansão de nossos negócios’, reforça.

Este Programa difere um pouco daquele lançado em fevereiro deste ano em Sobral. O Programa lançado em Sobral é o de Trainee Industrial, que visa preparar e capacitar líderes técnicos para as funções de supervisão do processo produtivo; já o Programa que a Grendene lança agora é de Trainee Executivo, com foco no desenvolvimento de pessoas para futuras posições nas áreas administrativas da organização.

Veja mais detalhes do Programa de Trainee Grendene 2012:

Período de inscrição: de 01.09 a 24.10
Inscrições somente pelo site: www.traineegrendene.com.br (site disponível a partir do dia 01/09/11)
Ano de formação: 07/2008 - 12/2011
Idiomas: Inglês - intermediário; Espanhol - desejável.

Herbert Rocha
Relações Públicas da Grendene S/A para Sobral
twitter: aurionarq

SOBRE A GREVE DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO CEARÁ

E os estudantes como ficam?
Charge Clayton, Jornal  O POVO 31/08/2011

ELEIÇÕES SUPLEMENTARES EM UMIRIM: PSDB SUBSTITUI CANDIDATO A VICE-PREFEITO

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Umirim, através da sua comissão executiva municipal decidiu por unanimidade de seus membros substituir o candidato a vice-prefeito Dedé da Ambulância que concorreria na chapa composta por Zé da Marieta (PR) prefeito.

Todas as informações são do site Umirim Notícias

O motivo da substituição foi à impugnação em 1ª instância e confirmada pelo TRE-CE em julgamento realizado nesta segunda-feira (29/08), o qual considerou Dedé da Ambulância impossibilitado de concorrer ao citado cargo.

Decidiu a executiva municipal do PSDB fazer a substituição de Dedé da Ambulância pelo Sr. Erasmo Ferreira Castro. Este filho natural de Umirim, pessoa de boa índole, bom caráter, pai de família exemplar e que poderá contribuir e muito para elevar o nível da disputa eleitoral em Umirim. Erasmo como já dissemos foi ungido pela executiva do partido assim como, terá a difícil responsabilidade de substituir Dedé da Ambulância na chapa da Coligação PR/PSDB (União por Umirim) que tem como candidato a prefeito Zé da Marieta. Dedé Ambulância, como líder nato estar no seu 4º mandato de vereador, sendo 3 vezes o vereador mais bem votado do município. 

Registramos ainda que a escolha de Erasmo Castro tem o apoio incondicional da Coligação PR/PSDB, de todos os seus membros filiados, assim como Dedé da Ambulância se sente perfeitamente representado na chapa por Erasmo, dando total apoio seu e de toda a sua família para o desfecho do pleito que se avizinha, dia 4 de setembro. 

Garantindo um ritmo normal na campanha da Família 22, agora composta da seguinte forma:
PREFEITO: ZÉ DA MARIETA
VICE-PREFEITO: ERASMO CASTRO

TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS-TCM ENVIA AO LEGISLATIVO CONTAS DO EX-PREFEITO JOÃO COUTINHO PARA APRECIAÇÃO DOS EDIS


As contas do ex-prefeito João Coutinho de Meruoca (foto), exercício 2005, serão analisadas pelo Poder Legislativo local.

Do site da Câmara de Meruoca

O presidente da Câmara Municipal de Meruoca, Rubens Lima-PDT, depois de receber do Tribunal de Contas dos Municípios-TCM, as Contas de Governo do ex-prefeito João Coutinho, exercício 2005, apresentou no plenário Osvaldo Soares para ser lido e entregar as diversas Comissões do legislativo para serem analisadas pelos demais vereadores. Disse Rubens Lima na oportunidade, que os edis terão até o mês de setembro para analisar as Contas de João Coutinho, que veio com o parecer prévio de aplicação de multas, por algumas pequenas irregularidades.

Depois de passar pelas diversas Comissões, haverá uma sessão específica para debates, aprovação ou não das Contas do ex-prefeito de Meruoca.

"Entendo que o parecer prévio de aplicação de multas, por algumas pequenas irregularidades, seja a desaprovação por parte do TCM. Inclusive, o exemplo de bom gestor, como dizem! já tem nota de improbidade administrativa. VEJA MAIS AQUI."

terça-feira, 30 de agosto de 2011

ELEIÇÕES EM UMIRIM


A eleição está marcada para o próximo domingo 4 de setembro

O município de Umirim está em clima de campanha política com a eleição suplementar marcada para o próximo domingo (4), onde o prefeito e o vice-prefeito, eleitos em 2008 foram cassados pela Justiça Eleitoral.

O candidato eleito ocupará o cargo até 31 de dezembro de 2012, conforme prevê a Lei Eleitoral em caso de cassação.

José Afrânio Pinto Pinheiro (PR) e Francisco Clodoveu Oliveira Sales (PRB), respectivamente, prefeito e vice-prefeito de Umirim foram cassados por improbidade durante a campanha. Eles foram alvo de uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo interposta pelo Ministério Público. Atualmente o candidato Zé da Marieta, assume o cargo de prefeito.

Dois candidatos, Zé da Marieta (PR) e Felipe Uchoa (PSB) disputam a Prefeitura de Umirim.


 São Gonçalo Notícias/ com TRE/Umirim Notícias

UVA SUSPENDE AULAS E DECRETA LUTO OFICIAL EM MEMÓRIA AOS ESTUDANTES DE ACARAÚ



A Reitoria da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, considerando o trágico acidente envolvendo o ônibus que conduzia os estudantes do Município de Acaraú para Sobral, ocorrido nessa noite, vem, de público, manifestar o mais profundo pesar, ao tempo em que se solidariza com toda a comunidade acadêmica e, também, com familiares e amigos dos alunos envolvidos.

Em respeito à memória dos que faleceram, decreta luto oficial por três dias e suspende as aulas que ocorreriam no dia de amanhã, 30 de agosto de 2011, em todos os seus turnos.

Sobral, aos 29 de agosto de 2011.

A Reitoria

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ACIDENTE ENVOLVENDO UM ÔNIBUS DE ESTUDANTES DA CIDADE DE ACARAÚ(Ce) E UM CAMINHÃO, MATA TRÊS PESSOAS E DEIXA MAIS DE 20 FERIDOS.


Um Acidente ocorrido por volta das 18:40hs desta segunda feira(29), deixa três pessoas mortas e mais de vinte feridos na CE-178. O acidente aconteceu na estrada que liga Santana do Acarau(Ce) a cidade de Sobral e envolveu um ônibus da Prefeitura da cidade de Acaraú que transporta alunos para a Universidade Estadual Vale do Acaraú, um caminhão carreta e um motoqueiro que seguia com destino a Santana do Acaraú.
O blog tomou conhecimento que houve a batida frontal entre o ônibus e o caminhão e que ao tentar desviar, o motorista do ônibus teria atingido um motoqueiro que trafegava com destino a cidade de Santana do Acaraú. O ônibus teria capotado e caído em um buraco na encosta da CE-178, no Km que fica próximo a sub-estação da CHESF.
Na Santa de Casa de Misericórdia de Sobral foi o hospital destinado a receber os feridos. Um batalhão de ambulâncias foram mobilizadas para atender a ocorrência. O SAMU fez o trabalho de socorro das vítimas, sendo trazidas para esta unidade hospitalar 22 pessoas.
O pessoal do SAMU encontrou 5 pessoas presas nas ferragens do ônibus, sendo que destas 3 já estavam mortas.

Uma multidão de curiosos se aglomeram na porta do Hospital Santa Casa, enquanto as ambulâncias chegavam uma após a outra no hospital.
Fotos: Bené Fernandes

FESTA DE SÃO JOSÉ DE VENTURA ATRAI MULTIDÃO

Terminou no último domingo mais um Festejo de São José do Distrito de Ventura em Alcântaras. A missa da última novena realizada sábado dia 27 foi celebrada pelo Padre Jairo para uma multidão que compareceu ao local. 

Por todo o dia de domingo foi intenso a movimentação de visitantes e também dos moradores em Ventura.

Além da missa de encerramento, as pessoas procuravam o lugar para visitar pontos turísticos com o Talhado e pequena Igreja da Vila, a mais antiga do município de Alcântaras construída no início do século passado. A movimentação também foi grande devido os grupos musicais e entraram pela noite na região.
Se todos os Padres, ou pelo menos parte deles fosse ao menos parecido com esse, a Igreja Católica não estaria perdendo tantos fiéis no Brasil. Não desmerecendo os demais, mas Alcântaras estava precisando e muito de um pastor que tocasse mais no interior (espírito,alma) das pessoas.
Apesar das inúmeras reformas e mudanças em sua estrutura física, a Igreja de São José ainda detém o título de mais antiga do município.

FOGÕES ECOLÓGICOS SÃO CONSTRUÍDOS EM COMUNIDADES DE CARIRÉ


A parceria firmada entre Município de Cariré, Governo do Estado e a Secretaria das Cidades, vem de concluir a instalação de 192 fogões ecológicos nas comunidades de Anil, Campo Frio, Lagoa de Fora, Caiçara, Cajueiro, Muquem de São Pedro, Flores e Tapuio. 

Esteve gerenciando a instalação dos referidos equipamentos, a nível local, a primeira dama e dinâmica secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgina Souza Aguiar, em sintonia com a Secretaria da Infraestrutura de Cariré. 

Segundo informações de Àkilas Girão, técnico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis-IDER, "os fogões a lenha ecológicos são construídos com tijolos refratários que mantém o calor dentro da estufa e economizam lenha. Isso também garante que a temperatura do ambiente não se altere. Outra vantagem é a fumaça, que antes ficava pela casa e agora é totalmente eliminada pela chaminé. O pedreiro demora apenas algumas horas para concluir o trabalho e quatro dias depois, o fogão já pode ser usado. O fim da fumaça é um alívio para agricultores com problemas respiratórios". 

Conforme ainda Ákilas Girão, "a construção dos fogões gera também empregos nas comunidades pobres, trabalhadores locais são treinados para a instalação. Um mestre de obras, previamente treinado pelo IDER, vai até as comunidades, para treinar os profissionais locais, gerando mão de obra qualificada e fonte de renda para os mesmos. O Governo do Estado financia, integralmente, a instalação do fogão ecoeficiente, enquanto que a Prefeitura Municipal solicita o equipamento, contando, também, com o apoio das associações comunitárias locais". 

Do Blog Wilson Gomes (Postado por Vicente J. Rodrigues).

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores